Sunteți pe pagina 1din 9

1.

INTRODUO A eletroqumica o ramo da qumica que trata do uso de reaes qumicas espontneas para produzir eletricidade e do uso da eletricidade para as reaes qumicas no espontneas acontecerem. A eletroqumica tambm fornece tcnicas de monitoramento de reaes qumicas e de medida de propriedades das solues, inclusive o pH de uma e o pKa de um cido. Para se entender melhor a eletroqumica necessrio estudar as reaes de oxirreduo, pois elas so importantes para o tratamento de uso da eletricidade para formar reaes qumicas em solues. Reao de oxirreduo uma reao na quais eltrons so transferidos entre reagentes. Quando um metal sofre corroso, ele perde eltrons e forma ctions. Por exemplo, o clcio atacado vigorosamente por vrios cidos para formar ons clcio (Ca2+). Ca(s) + 2H+(aq) Ca2+(aq) +H2(aq)

Quando, on ou molcula se torna mais positivamente carregado (isto , quando ele perde eltrons), dizemos que ele foi oxidado, ou seja, a perda de eltrons por uma substncia chamada de oxidao. Portanto, Ca, que no tem carga, oxidado, formando Ca2+. Brown nos mostra tambm um exemplo de reduo. 2Ca(s) + O2(g) 2CaO(s) Conforme Ca vai sendo oxidado o oxignio transformado da forma O2 neutro para dois ons O2-. Quando um tomo, on ou molcula se torna mais negativamente carregado (ganha eltrons), dizemos que ele reduzimos, ou seja, o ganho de eltrons por uma substncia chamado reduo.

Ponte salina A parede porosa (de porcelana, por exemplo) tem por funo manter constante a concentrao de ons positivos e negativos, durante o funcionamento da pilha. Ela permite a passagem de ctions em excesso em direo ao ctodo e tambm

a passagem dos nions em direo ao nodo. Atravessando a parede porosa, os ons em constante migrao estabelecem o circuito interno da pilha. Teoria Eletroltica da pilha de Daniell Devemos analisar o funcionamento da pilha de Daniell em duas fases: 1a) aparecimento
a

da

diferena

de

potencial

inicial,

entre

cobre

zinco;

2 ) manuteno da diferena de potencial. Aparecimento da diferena de potencial inicial. Inicialmente aparece uma diferena de potencial inicial devida ao mesmo fenmeno que j estudamos na pilha de Volta: o zinco liberta ons positivos de zinco na soluo de sulfato de zinco, e retm eltrons, ficando negativo em relao soluo. O cobre liberta ons positivos de cobre, na soluo de sulfato de cobre, e retm eltrons, ficando negativo em relao essa soluo. Mas, o zinco liberta mais ons do que o cobre, retendo mais eltrons. Por isso, o zinco fica mais negativo que o cobre conforme pode ser observado na figura 1.

Figura 1: Representao da liberao de eltrons e reteno de eletros na pilha de Daniell.

A libertao de ons de zinco no continua indefinidamente, porque as cargas positivas dos ons que contornam esse eletrodo atingem valor tal que impede a libertao de novos ons; isto , qualquer novo on solto na soluo repelido pela carga positiva e volta ao zinco, a se unindo a dois eltrons e formando novamente um tomo de zinco (neutro).

O zinco fica ento com carga negativa, devida aos eltrons, e a soluo com carga positiva, devida aos ons. A consequncia que o zinco fica com um potencial mais baixo que a soluo. Com a lmina de cobre acontece o mesmo. Ela tambm solta na soluo ons positivos bivalentes de cobre, e retm eltrons. Ento, o cobre tambm fica com potencial mais baixo que a soluo. Mas, os metais no tem todos a mesma facilidade para soltar ons. O cobre solta menos ons que o zinco e, portanto, retm menos eltrons que o zinco. A consequncia que o cobre fica com potencial mais alto que o zinco, embora ambos tenham potencial mais baixo que a soluo. Esses potenciais esto esquematizados na figura abaixo.

Figura 2: Representao da diferena de potencial dos diferentes materiais. A diferena de potencial entre o cobre e o zinco aparece ento porque esses dois metais no tm a mesma facilidade para libertar ons na soluo. Sentido da corrente eltrica Como o zinco possui mais eltrons que o cobre, quando eles so reunidos pelo condutor c h passagem de eltrons do zinco para o cobre, isto , carga negativa, do zinco para o cobre. Mas, convencionamos que a corrente nos metais seja constituda por movimento de partculas positivas imaginrias que se desloquem do cobre para o zinco. Manutenco da diferena de potencial. devida ao dos sulfatos de cobre e de zinco. Sulfato de cobre Este sal se dissocia em on de cobre e on SO4-2 :

O on de cobre se dirige para o cobre; a recebe eltrons que esto chegando pelo condutor c e se transforma em tomo de cobre, ficando no eletrodo de cobre. Este eletrodo vai crescendo medida que a pilha funciona. O on SO4-2 atravessa a parede porosa e se dirige para o zinco. A reage com o zinco e produz sulfato de zinco, libertando-se dois eltrons na reao:

Esses dois eltrons, o zinco os cede ao condutor c, que os transporta para o cobre. O sulfato de zinco se dissolve. Do mesmo modo que na pilha de Volta esta reao qumica a fonte de eltrons para a pilha de Daniell. nessa reao que consiste a transformao da energia qumica em energia eltrica. A energia provm da transformao do zinco em sulfato de zinco. O zinco vai sendo consumido. 2. OBJETIVO Ver no caderno!

3. PARTE EXPERIMENTAL

3.1 Materiais e reagentes Multmetro digital (0-2, 5 V) Fios eltricos Terminais tipo jacarezinho 2 Bequers 50ml Proveta de 25 ml Chumao de palha de ao Papel toalha Pedaos de papel filtro

1 tira de zinco 1 tira de magnsio Eletrodo de grafite Tubo de Vidro em forma de U Chumao de algodo Soluo saturada de NaCl Soluo de sulfato de cobre 25,0 g/l

3.2 Procedimento Experimental Parte A I


Eletrodo de Zn X Eletrodo Grafite Primeiramente limparam-se os eletrodos de zinco e grafite, para isso utilizou-se a palha de ao, lavou-se com agua destilada e secou-se com papel toalha. Em seguida colocou-se 20 ml da soluo saturada de NaCl em um bequer e 20 ml da soluo de CuSO4 em outro bequer, prendeu-se cada um dos eletrodos (Zinco e Grafite) aos terminais tipo jacarezinho, nestes jacarezinhos prendeu-se tambm o fio de cobre uma ponta em cada eletrodo. Introduziu-se o eletrodo de zinco na soluo de CuSO4, e o eletrodo de grafite na soluo contendo NaCl, tomando o mximo de cuidado para que o jacarezinho no entre em contato com a soluo. Colocou-se o polo negativo do multmetro no eletrodo de zinco e o polo positivo do multmetro no eletrodo de grafite, anotou-se ento a voltagem lida no multmetro.

3.2.1 Procedimento Experimental Parte A II Eletrodo de Mg X Eletrodo Grafite Realizou-se o mesmo procedimento utilizado na Parte A I, apenas substituiu-se o eletrodo de Zinco por um eletrodo de magnsio, que foi devidamente limpo com a palha de ao. E anotou-se a voltagem lida no multmetro.

3.2.3 Procedimento Experimental Parte A III Eletrodo de Ferro X Eletrodo Grafite Seguiu-se o mesmo procedimento utilizado na Parte A I, apenas substituiu-se o eletrodo de Zinco pele eletrodo e ferro, anotou-se a voltagem lida no multmetro.

3.3 Procedimento Experimental Parte B I Eletrodo de Zn X Eletrodo de Grafite Limpou-se adequadamente os eletrodos de Zn e Grafite com a Palha de ao, lavou-se os mesmos com gua destilada e secou-se com papel toalha. Colocou-se no fundo do tudo em forma de U um chumao de algodo compactado embebecido na soluo de NaCl, de modo a impedir que as duas solues se misturem, como pode ser visto na figura 3. Prendeu-se o tudo no suporte universal com o auxilio de uma garra adicionou-se em um lado do tubo a soluo saturada de NaCl e na outra extremidade do tubo a soluo de CuSO 4. Prendeu-se cada um dos eletrodos nos terminais tipo jacarezinho, introduziu-se o eletrodo de zinco no brao do tubo contendo a soluo de NaCl, e o eletrodo de grafite no brao do tudo que continha a soluo de CuSO 4. O polo negativo do multmetro foi colocado no eletrodo de zinco e o polo positivo no eletrodo de grafite. Anotou-se a voltagem lida no multmetro.

3.3.1

Procedimento Experimental Parte B II Eletrodo de Mg X Eletrodo de Grafite Repetiu-se o mesmo procedimento utilizado na Parte B I, apenas substituiu-

se o eletrodo de Zn pelo eletrodo de Mg, anotou-se a voltagem lida no multmetro.

3.3.2

Procedimento Experimental Parte B III Eletrodo de Ferro X Eletrodo de Grafite Novamente seguiu-se o procedimento B I, trocando-se apenas o eletrodo de

Zn por um eletrodo de ferro, anotou-se a voltagem lida no multmetro.

Figura 3 Pilha de Daniell simplificada (Procurar)

4. Resultado e Discusso

DADOS:

3.2 Procedimento Experimental Parte A I


Eletrodo de Zn X Eletrodo Grafite Voltagem medida no multmetro: 1,42 mA 3.2.1 Procedimento Experimental Parte A II Eletrodo de Mg X Eletrodo Grafite Voltagem medida no multmetro: 1,95 mA 3.2.2 Procedimento Experimental Parte A III Eletrodo de Ferro X Eletrodo Grafite Voltagem medida no multmetro: 0,25 mA

PAPEL FILTRO MOLHADO NA SOLUO DE NaCl Voltagem lida no multmetro: 0,25 mA

PILHA DE DANIELL
4.1 Procedimento Experimental Parte B I Eletrodo de Zn X Eletrodo de Grafite Voltagem lida no multmetro: 0,81 mA

4.1.1

Procedimento Experimental Parte B II Eletrodo de Mg X Eletrodo de Grafite Voltagem lida no multmetro: 1,20 mA

4.1.2

Procedimento Experimental Parte B III Eletrodo de Ferro X Eletrodo de Grafite Voltagem lida no multmetro: 0,12 mA

S-ar putea să vă placă și