Sunteți pe pagina 1din 6

ESTATUTO DA CONFEDERAO DE ENTIDADES DE ESTUDANTES DE GEOGRAFIA CAPTULO 01 DA ORGANIZAO Art.

. 1 - A Confederao de Entidades de Estudantes de Geografia CONEEG fundada em 21 de janeiro de 1996, em Belm do Par PA, sucessora da Executiva Nacional de Estudantes De Geografia, fundada no ano de 1979, o rgo mximo de representao dos Estudantes de Geografia do Brasil, e regida pelo presente estatuto. Art. 2 - A CONEEG pessoa jurdica de direito privado e tem autonomia poltica, administrativa e financeira, com atuao em todo territrio nacional. Art. 3 - A CONEEG tem foro na cidade Curitiba PR, e uma sociedade civil de durao indeterminada, sem fins lucrativos. Art. 4 - A CONEEG ter uma coordenao composta por 05 (cinco) coordenadores do Estado Sede, eleitos em plenria do Encontro Nacional de Estudantes de Geografia ENEG, especialmente convocada para este fim, anterior a plenria final. 1 - A coordenao ter a seguinte composio: - 01 Secretrio Geral - 01 Coordenador de Finanas - 02 Coordenadores de imprensa - 01 Coordenadores de ensino 2 - Cinco 05 Coordenadores indicados pelas executivas regionais, sendo um coordenador para cada regio geogrfica conforme estabelecido pelo IBGE. Pargrafo 1 - O Coordenador indicado pela regio dever ser necessariamente da coordenao da executiva regional. Pargrafo 2 - Caso no exista executiva regional os CAs e DAs podero indicar um nome de uma das escolas da regio. Art. 5 - Sede da CONEEG ser num nico Estado e estar localizada junto a Coordenao Nacional eleita na plenria do ENEG. CAPTULO II DOS PRINCPIOS E FINALIDADES Art. 6 - So princpios e finalidades da CONEEG I Representar o conjunto dos estudantes de Geografia em mbitos Nacional e Internacional II Defender os interesses dos estudantes de Geografia junto a instituies pblicas e privadas. III Criar mecanismos para garantir a organizao dos estudantes de Geografia, como jornais, seminrios, projetos de integrao, entre outros. IV Promover e coordenar o Encontro Nacional de Estudantes de Geografia, seminrios, CONEGEOS e outros eventos para fins de melhor entrosamento dos estudantes e afirmao da cincia geogrfica.

V Manter contato permanente com as entidades regionais, estaduais e locais para fins de garantir a publicao e divulgao de todas as informaes de interesse de estudantes de Geografia. VI Lutar pela manuteno e democratizao da Universidade pblica e gratuita, bem como garantir a qualidade do ensino, da pesquisa e da extenso de Geografia. VII Promover o engajamento dos estudantes nos movimentos sociais, bem como apoio institucional, a fim de garantir o direito a cidadania. CAPTULO III DA COMPOSIO Art. 7 - Podero fazer parte, atravs de filiao CONEEG, alunos e entidades estudantis que sejam representativas dos cursos superiores de Geografia de todo territrio nacional. Art. 8 - A filiao individual dever ser efetuada mediante a apresentao de documento que comprove sua matrcula na instituio de ensino superior e mediante o pagamento de anuidade.

1 - A filiao individual s ser aceita nos cursos de Geografia onde no existem entidades representativas de base (CS e Das) organizadas. 2 - Em caso de organizao das entidades de base a que se refere o inciso 1 deste artigo, a esta filiando-se a CONEEG, as filiaes individuais sero automaticamente eliminadas. Pargrafo nico: No caso de eliminao da filiao individual, ficam garantidos os direitos do associado individual, conforme especificados neste estatuto at o fim da anuidade que o mesmo tenha quitado. Art. 9 A filiao de entidades representativas dos cursos superiores de Geografia dever ser efetuada mediante ata de Assemblia do curso de que definiu pela filiao pela entidade e pagamento de anuidade. Pargrafo nico: O pagamento das anuidades a que se referem os artigos 8 e 9 sero diferenciados pela filiao individual e por entidades representativas, cujos valores sero definidos pelo primeiro CONEGEO de cada ano. CAPTULO IV DOS DIREITOS E OBRIGAES Art. 10 - Dos direitos dos filiados: I Exigir o cumprimento do presente estatuto. II Manifestar-se e votar nos fruns de deliberao Pargrafo nico: No caso dos CONEGEOS, o membro individual, conforme espedificado no artigo 8 inciso 1, s ter direito a voto se apresentar ata de indicao como delegado contando um mnimo de assinaturas correspondente a 15% dos estudantes do curso. III Receber relatrio de atividades desenvolvidas, bem como jornais, informativos e textos publicados pela CONEEG. IV Descontos nas inscries em atividades promovidas pela CONEEG, sendo que este desconto ser de no mnimo 15% do valor das inscries.

V Ter espao nas publicaes da CONEEG. Art. 11 - Das obrigaes dos filiados. I Cumprir o que rege o presente estatuto II Ser assduo no pagamento da anuidade CONEEG III Coordenao da CONEEG. CAPTULO VI DO ENEG Art. 12 - As plenrias do Encontro Nacional so fruns mximo de deliberaes dos Estudantes de Geografia. 1 - O Encontro Nacional dos Estudantes de Geografia ser realizado a cada 18 meses com local e data definidos no encontro anterior, salvo em casos em que o referido encontro coincida com outro encontro de Geografia, onde a plenria ter o direito de deliberar sobre local e data do encontro. 2 - O ENEG ser aberto participao de todos os estudantes. Pargrafo 1 - Tero direito a voz todos estudantes presentes no encontro e a voz e voto todos os estudantes de Geografia devidamente inscritos no encontro. Pargrafo 2 - Os estudantes de outras reas apenas tero direito a voz e no a voto nas plenrias do ENEG. 3 - A comisso organizadora do ENEG ser composta pela Coordenao Nacional e pela escola sede do encontro. Art. 13 As deliberaes sero aprovadas em plenria por maioria simples dos alunos inscritos. 1 - Se em votao ocorrer a maioria simples de absteno, a matria em votao dever ser novamente discutida, e permanecendo a maioria simples de absteno caber plenria do ENEG a deciso sobre o encaminhamento da matria. 2 - Todas as deliberaes no ENEG aprovadas em plenria final devero constar de um documento que ser amplamente divulgado a todos os estudantes de Geografia. Art. 15 - funo do ENEG, discutir e traar polticas e estratgias necessrias para o crescimento do movimento estudantil da Geografia. CAPTULO VII DO CONEGEO Art. 16 - O Conselho Nacional de Entidades de Geografia se reunir sempre que houver necessidade, com local e data definidos pelo CONEGEO anterior. Art. 17 - O CONEGEO ser convocado pelo CONEGEO anterior e coordenado pela coordenao da CONEEG. 1 - Em caso de irregularidades, o CONEGEO poder ser convocado por 10% das entidades filiadas CONEEG que estejam em dia com suas obrigaes.

2 - Em casos extraordinrios, o CONEGEO poder ser convocado por uma das executivas regionais, desde que o assunto seja de mbito nacional. Art. 18 - funo do CONEGEO afastar a corrdenao da CONEEG no caso desta no cumprir as funes que regem este estatuto. 1 - Nas plenrias do CONEGEO no sero aceitos votos por correspondncia ou porcurao. 2 - A coordenao da CONEEG no ter direito a voto nas plenrias do CONEGEO. Art. 19 - Promover todas as aes necessrias para o cumprimento das atividades definidas pela plenria do ENEG. Art. 20 - Cabe ao CONEGEO definir temas, estrutura e encaminhamentos necessrios para a realizao do ENEG e outras atividades realizadas pela CONEEG. Art. 21 - No CONEGEO tero direito a voz qualquer estudante de Geografia presente no conselho e a voz e voto toda entidade de Geografia presente no conselho, sendo considerado um voto por entidade. 1 - Nas plenrias do CONEGEO no sero aceitos votos por correspondncia ou procurao. 2 - A coordenao da CONEEG no ter direito a voto nas plenrias do CONEGEO. CAPTULO VIII DA COORDENAO DA CONEEG. Art. 22 - A coordenao o rgo executivo da CONEEG. Art. 23 - So obrigaes da Coordenao A Secretrio Geral I Secretaria as reunies, CONEGEOS, seminrios e todas as atividades da CONEEG quando necessrio. II Lavrar as ataqs das reunies, conselhos, seminrios, bem como de todas as atividades desenvolvidas pela CONEEG, registrando-as quando necessrio. III Manter um arquivo e banco de dados atualizados de todos os filiados da CONEEG, bem como do todas suas entidades. IV Demais atividades afins e correlatas. B Coordenadores de Imprensa I Divulgar as atividades e os eventos promovidos pela CONEEG nos meios de comunicao. II Encaminhar correspondncias para todas as instituies de representao estudantil de Geografia e demais rgos que se fizer necessrio. III Coordenar a elaborao, confeco e divulgao de boletins informativos da CONEEG. IV Outras atribuies afins ou correlatas.

C Coordenador de finanas I Acompanhar e administrar a aplicao dos recursos financeiros da CONEEG. II Elaborar os projetos de gerao de fundos para execuo dos trabalhos da CONEEG. III Elaborar as planilhas de custos de todas as atividades promovidas pela CONEEG. IV Apresentar o balano e prestao de contas a cada CONEGEO, especificando receitas e despesas, publicando-os a cada boletim informativo. V Outras atribuies afins ou correlatas. D Coordenador de ensino I Promover e incentivar as discusses acerca da produo geogrfica. II Buscar informaes junto a ANDES, AGB, MEC e outros rgos e instituies ligados a educao que sejam de interesse do movimento estudantil da Geografia, divulgando-os amplamente a todos os estudantes. III Organizar eventos culturais dentro das atividades da CONEEG. IV Outras atribuies afins ou correlatas. E Do coordenador regional I Representar a CONEEG dentro da sua regio, junto as Executivas Regionais, Estaduais e demais entidades de base. II Outras atribuies afins ou correlatas. CAPTULO IX DO PATRIMNIO Art. 24 A CONEEG poder constituir patrimnio atravs de aquisio e/ou recebimento de doao de bens materiais necessrios ao seu bom andamento. 1 - Na aquisio de bens materiais de valor elevado, a Coordenao ter que submeter a autorizao prvia do CONEGEO. 2 - A alienao ou dissoluo patrimonial s poder ser deliberada pela plenria do ENEG. CAPTULO X DAS FINANAS Art. 25 - A CONEEG arrecadar seus recursos atravs de: I Anuidade paga pelos membros filiados. II Supervit das atividades realizadas pela CONEEG, como o ENEG, seminrios etc., na proporo de 30% do supervit para a CONEEG e 70% para a entidade local realizadora do evento, sendo que em caso de prejuzo na realizao do evento, 30% deste ser coberto pela CONEEG e 70% pela entidade local realizadora do evento. III Projetos junto a rgos financiadores, desde que autorizados previamente pelo CONEGEO. IV Doaes diversas. V Outras formas que podem ser definidas pelo CONEGEO e/ou plenria do ENEG.

CAPTULO XI DAS DISPOSIES FINAIS Art. 26 - A dissoluo da CONEEG s poder ser deliberada em plenria anterior a pelnria final do ENEG, especialmente convocada para este fim. Art. 27 - A entidade ou membro individual que comprovadamente ferir o presente estatuto ou que provocar danos comunidade estudantil ser advertida e seu caso ser julgado pelo CONEGEO posterior, acarretando penas que vo desde o cancelamento da filiao at a proibio de sua participao em eventos posteriores. Art. 28 - Os integrantes eleitos para administrar a Confederao de Entidades de Estudantes de Geografia no respondero, sequer subsidiariamente pelas obrigaes assumidas em nome da CONEEG. Art. 29 - Os cargos previsto na CONEEG, na forma do artigo 4, incisos 1 e 2 no sero remunerados de nenhuma forma, nem sofrero nus pelo exerccio de sua funo. Art. 30 - Em casos de vacncia de cargos da CONEEG, a coordenao indicar novos nomes que sero aprovados pelo CONEGEO. Art. 31 - Este estatuto entrar em vigor na data de aprovao pela estatuinte e poder ser revisado por plenria do ENEG, especialmente convocada para este fim. Art. 32 Os casos omissos e as dvidas que porventura surjam na aplicao deste estatuto sero resolvidas pela coordenao nacional, pelos rgos representativos, CONEGEO e ENEG, dando preferncia aos de instncia superior.

S-ar putea să vă placă și