Sunteți pe pagina 1din 5

Extensivo - Manh 2012 Profa Naty

Lista 11 ptica Geomtrica


1. (G1) Um objeto de 4,0 m de altura colocado a 2,0 m de uma cmara escura de orifcio, que possui 20 cm de profundidade. Qual o tamanho da imagem formada no fundo da cmara escura? 2. (Ufrj) No mundo artstico as antigas "cmaras escuras" voltaram moda. Uma cmara escura uma caixa fechada de paredes opacas que possui um orifcio em uma de suas faces. Na face oposta do orifcio fica preso um filme fotogrfico, onde se formam as imagens dos objetos localizados no exterior da caixa, como mostra a figura.

Suponha que um objeto de 3m de altura esteja a uma distncia de 5m do orifcio, e que a distncia entre as faces seja de 6cm. Calcule a altura h da imagem. 3. (Unesp) Em 3 de novembro de 1994, no perodo da manh, foi observado, numa faixa ao sul do Brasil, o ltimo eclipse solar total do milnio. Supondo retilnea a trajetria da luz, um eclipse pode ser explicado pela participao de trs corpos alinhados: um anteparo, uma fonte e um obstculo. a) Quais so os trs corpos do Sistema Solar envolvidos nesse eclipse? b) Desses trs corpos, qual deles faz o papel: De anteparo? De fonte? De obstculo?

Extensivo - Manh 2012 Profa Naty


4. (Faap) Um quadro coberto com uma placa de vidro plano, no pode ser visto to distintamente quanto outro no coberto, porque o vidro: a) opaco b) transparente c) no reflete a luz d) reflete parte da luz e) uma fonte luminosa 5. (Fei) Uma cmara escura de orifcio fornece a imagem de um prdio, o qual se apresenta com altura de 5cm. Aumentando-se de 100m a distncia do prdio cmara, a imagem se reduz para 4cm de altura. Qual a distncia entre o prdio e a cmara, na primeira posio? a) 100 m b) 200 m c) 300 m d) 400 m e) 500 m 6. (Fuvest) A luz solar penetra numa sala atravs de uma janela de vidro transparente. Abrindo-se a janela, a intensidade da radiao solar no interior da sala: a) permanece constante. b) diminui, graas conveco que a radiao solar provoca. c) diminui, porque os raios solares so concentrados na sala pela janela de vidro. d) aumenta, porque a luz solar no sofre mais difrao. e) aumenta, porque parte da luz solar no mais se reflete na janela. 7. (Fuvest) Admita que o sol subitamente "morresse", ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. 24 horas aps este evento, um eventual sobrevivente, olhando para o cu, sem nuvens, veria: a) a Lua e estrelas. b) somente a Lua. c) somente estrelas. d) uma completa escurido. e) somente os planetas do sistema solar.

Extensivo - Manh 2012 Profa Naty


8. (Fuvest) Num dia sem nuvens, ao meio-dia, a sombra projeta no cho por uma esfera de 1,0cm de dimetro bem ntida se ela estiver a 10cm do cho. Entretanto, se a esfera estiver a 200cm do cho, sua sombra muito pouco ntida. Pode-se afirmar que a principal causa do efeito observado que: a) o Sol uma fonte extensa de luz. b) o ndice de refrao do ar depende da temperatura. c) a luz um fenmeno ondulatrio. d) a luz do Sol contm diferentes cores. e) a difuso da luz no ar "borra" a sombra. 9. (Ufes) Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromtica azul, ser visto a) amarelo. b) azul. c) preto. d) violeta. e) vermelho.

Extensivo - Manh 2012 Profa Naty


10. (Ufrrj) Na figura a seguir, F uma fonte de luz extensa e A um anteparo opaco.

Pode-se afirmar que I, II e III so, respectivamente, regies de a) sombra, sombra e penumbra. b) sombra, sombra e sombra. c) penumbra, sombra e penumbra. d) sombra, penumbra e sombra. e) penumbra, penumbra e sombra. 11. (Unirio) Durante a final da Copa do Mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da "Azurra" (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromtica. Quando a cena foi exibida ao pblico, a bandeira apareceu: a) verde e branca. b) verde e amarela. c) preta e branca. d) preta e amarela. e) azul e branca.

Extensivo - Manh 2012 Profa Naty

GABARITO
1. 40 cm. 2. h = 3,6 10 m 3. a) Sol, Lua e Terra. b) Terra: anteparo; Sol: fonte; Lua: obstculo. 4. [D] 5. [D] 6. [E] 7. [C] 8. [A] 9. [C] 10. [C] 11. [D]

S-ar putea să vă placă și