Sunteți pe pagina 1din 16

Noes de Hardware e Software

Principais conceitos relativos Hardware e Software


Professor Wagner Bugs

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

Sumrio
PROCESSAMENTO DE DADOS:..........................................................................................................................3 TIPOS DE COMPUTADORES..............................................................................................................................4 UNIDADES DE MEDIDA....................................................................................................................................4 UCP ou CPU - Unidade Central de Processamento ou Processador..........................................................................5 PLACA ME....................................................................................................................................................5 PORTAS (Conexes)........................................................................................................................................6 MEMRIAS.....................................................................................................................................................6 MEMRIAS PRINCIPAIS, INTERNAS OU PRIMRIAS..........................................................................................6 MEMRIA SECUNDRIA OU EXTERNA................................................................................................................8 MEMRIA AUXILIAR......................................................................................................................................11 PERIFRICOS...............................................................................................................................................11 OUTROS EQUIPAMENTOS............................................................................................................................13 SOFTWARE...................................................................................................................................................13 TIPOS DE SOFTWARES..................................................................................................................................14

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

MICROINFORMTICA
CONCEITOS INICIAIS

Hardware: os dispositivos fsicos, o que podemos tocar. Software: So as partes lgicas, os programas. Peopleware: So os usurios. Firmware: So programas armazenados em chip.

PROCESSAMENTO DE DADOS:

Alguns conceitos bsicos ajudam-nos a compreender a expresso processamento de dados. Dados: Algum tipo desorganizado de informao que no significa nada isoladamente. Informao: o resultado da transformao dos dados em algo til e organizado para o usurio. EX: Se eu entrar na sala de aula gritando nove (9). Eu estou apresentando um dado. O nove no tem significado nenhum. Agora, se eu ao invs de gritar nove, gritasse: na pgina nove, da apostila, temos algumas questes de prova. Ento estaria passando uma informao. Processar dados significa transformar informaes iniciais (chamadas de dados iniciais ou de entrada) em resultados (chamadas de dados finais ou de sada), atravs de procedimentos pr-definidos. Processar dados significa muito mais do que apenas calcular. Pode ser considerado um clculo, uma ordenao de informaes, uma classificao de forma conveniente, uma comparao, uma listagem (relatrio), etc... O computador realiza quatro operaes bsicas com dados:

Entrada (input); Processamento (processing); Sada (output); Armazenamento (storage).

Entrada

Processamento

Sada

Armazenamento

Agora as trs etapas do processamento dos dados, como no exemplo abaixo, ajuda a entender como realizada a entrada, organizao de dados e sada de informao.

Entrada

Processamento

Sada

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

O processamento dos dados feito na UCP, ou CPU (unidade central de processamento). A entrada de dados feita por intermdio de dispositivos especiais que coletam informaes externas (ex: teclado, mouse, etc...) e os enviam para a unidade central de processamento. Aps processado o dado, a informao pode ser armazenada em um dispositivo de armazenamento ou enviada para o usurio atravs de dispositivos de sada de dados ou informao (ex: monitor, impressora, etc...).

TIPOS DE COMPUTADORES
Os computadores podem ser classificados quanto a sua capacidade de processamento (porte) em: Grande (mainframes) Mdio (minicomputadores) Pequeno (microcomputadores) Computadores destinados a empresas que tenham um volume mdio de processamento de dados. So usados em controle de processos, comunicaes e sistemas de informaes. Possuem uma capacidade de memria e velocidade de processamentos inferiores aos de grande porte. Hoje j esto em desuso e sendo substitudos pelos microcomputadores. Pequeno Porte (Microcomputadores) Os computadores de pequeno porte apresentam-se em diversos formatos e com diversas caractersticas. Os microcomputadores so computadores pessoais (PC), monousurios, destinados ao uso de empresas que tenham um pequeno, mas variado tipo de processamento de dados. Atualmente, existem microcomputadores com capacidade de processamento muito grande, que superam os grandes computadores de 10 ou 20 anos atrs.

Grande Porte (Mainframes) So destinados para um grande volume de dados, tm grandes dimenses, requerendo uma grande variedade de pessoal especializado para a sua operao. Esses equipamentos esto distribudos em uma ampla sala, com possibilidade de instalao de terminais em ambientes remotos.

(O Cray-1 foi um dos mais famosos supercomputadores inventados por Seymour Cray). Mdio Porte (Minicomputadores)

UNIDADES DE MEDIDA
Bit - Contrao do termo em ingls binary digit a unidade bsica de informaes no sistema binrio de numerao. O bit a menor quantidade de informao que se pode armazenar num computador. A reunio, de certo nmero de bits forma um dgito ou uma palavra. A cada bit armazenado na memria corresponde um sistema fsico dentro do computador: 1 ligado 0 desligado. Outros termos: Byte - um grupo de 8 bits. Cada byte armazena o equivalente a um caracter de nossa linguagem. a
Noes de Hardware e Software

unidade de medida bsica e universal para a capacidade de armazenamento de informaes que o computador e todos os seus dispositivos utilizam e, sendo assim, possui os seguintes mltiplos: Kilobyte = 1.024 bytes Pode ser designada tambm por Kbyte ou Kb. Megabyte = 1.024 kilobytes, isto , 1.048.576 bytes. Pode ser designada tambm por Mbytes ou Mb. Gigabyte = 1.024 megabytes, ou seja, 1.073..741.824 bytes. tambm denominada de Gbytes ou Gb. Terabyte = 1.024 gigabytes, isto equivale a um valor aproximado a um trilho de bytes.

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

Observe a tabela de medidas: Medida bit b Kilobyte - KB Megabyte MB Gigabyte GB Terabyte TB Equivalncia 8 bits = 1 Byte = 1 caracter 210 = 1.024 Bytes 220 = 1.048.576 Bytes = 1.024 KB 230 = 1.073.741.824 Bytes = 1.048.576 KB = 1.024 MB 240 = 1.099.511.627.776 Bytes = 1.073.741.824 KB = 1.048.576 MB = 1.024 GB

UCP ou CPU - Unidade Central de Processamento ou Processador.


o chip principal de interpretao de comandos de um computador; ela que processa as instrues, que executa os clculos e que gerencia o fluxo de informaes pelo computador. Podemos dizer que a CPU o crebro do computador; ela executa as instrues do programa e coordena o fluxo de informaes inseridas. Para os outros equipamentos ou perifricos funcionarem. nesta unidade fundamental, o processador, em que ocorrem as mudanas requeridas pelos programas nos seus dados fornecidos e, ele quem determina a velocidade e a qualidade das operaes realizadas. Executa operaes lgicas (se, e, ou, no, etc.) e aritmticas (adio, subtrao, etc.). O Processador possui duas unidades: Unidade de Controle (UC) e Unidade Lgica e Aritmtica (ULA). Nos microcomputadores o processador chamado de microprocessador. Unidade de Controle (UC) Controla a E/S (entrada e sada, I/O, ou input/output) de informaes, executa operaes e comanda o funcionamento da ULA (ALU). Informa s demais unidades o que fazer e quando fizer. Unidade Lgica e Aritmtica (ULA) Executa operaes lgicas (SE, E, OU, NO, etc.) e aritmticas (adio e subtrao) requeridas pelos programas. a calculadora do microprocessador. Registradores (Register) Os registradores armazenam os dados que sero enviados para a ULA e armazena tambm as informaes geradas pela ULA. Relgio (Clock) a velocidade de processamento. A medida em Hertz (Hz), a qual indica 1 ciclo por segundo. Um ciclo de clock o menor espao de tempo durante o qual uma operao pode durar em um computador. Atualmente os microcomputadores utilizam a unidade de medida Megahertz e Gigahertz. Ex: 2000 MHz equivalem a 2 GHz.

Suas principais funes so:

Ler e escrever informaes na memria; Reconhecer e executar os comandos; Controlar todas as operaes entre o processador, memria e perifricos.

PLACA ME
A placa me (motherboard) a placa de circuito impresso onde reside toda a principal parte eletrnica do computador. Os componentes eltricos / eletrnicos ligados placa-me so os seguintes: O microprocessador; A memria do computador; Os slots (encaixes) de expanso e as placas especiais de expanso que so encaixadas neles; Chips especiais, chamados de chips ROM; Outros circuitos de suporte.

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

PORTAS (Conexes)
Porta PS/2 Utilizado at hoje para conectar mouse e teclado. As principais caractersticas so: rpida velocidade e ocupam pouco espao. Porta SERIAL Utilizada para conectarem perifricos como mouses, joystick ou modem. Tambm conhecida como RS-232. identificada como COM1 e COM2 (caso tenha duas portas seriais). Porta PARALELA Utilizada para conectarem perifricos como a impressora. Vem sendo gradativamente substituda pela tecnologia USB. Porta USB (Universal Serial Bus) o tipo de barramento que se destaca pela sua alta velocidade, destaca-se tambm pela capacidade de em um nico conector com a placa me, conectar at 127 dispositivos e um tipo de conector Plug And Play (conecte e use), ou seja, se o Sistema Operacional oferecer suporte a esta tecnologia o usurio pode conectar um perifrico sem a necessidade de desligar o computador. verdade, so apenas as terminaes de vrios tipos de barramentos (BUS).

MEMRIAS
MEMRIAS PRINCIPAIS, INTERNAS OU PRIMRIAS.

Entre os dispositivos que podem ser conectados pela porta USB, temos: o teclado, o mouse, o modem, impressoras, pendrives e etc... Porta FIREWIRE (IEEE 1394) Entre as principais caractersticas destacam-se a alta velocidade e capacidade de conectar at 63 perifricos. Muito utilizada para conectar cmeras digitais, IPODs, HDs externos entre outros. Principais BARRAMENTOS. Tambm conhecido como BUS o nome dado ao conjunto de vias que fazem a informao viajar dentro do computador. O BUS liga o processador aos perifricos e s placas externas que se encaixam na placa me. As placas-me dos computadores possuem encaixes em suas estruturas que possibilitam o encaixe de outras placas. Esses encaixes so chamados slots e, na

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

ROM (Read Only Memory) As principais caractersticas da memria ROM so: Memria somente de Leitura (no gravamos nada nesta memria); No Voltil (no perde seu contedo quando o computador desligado); J vem gravada do fabricante. ROM BIOS (Basic Input/Output System Sistema Bsico de Entrada e Sada). o primeiro programa da ROM, mais voltada para o Hardware. Ou seja, este programa encarregado de fazer toda a inicializao (boot) do computador reconhecendo os dispositivos de hardware instalados e prover as informaes bsicas para o funcionamento do computador. SETUP Este outro programa da ROM. Porm, este utilizado para configurar o programa da ROM BIOS. Ele permite, por exemplo, alterar a seqncia de leitura inicial dos discos, alterar a hora do sistema, entre outras configuraes. Permite tambm ver a temperatura do processador e forar a reinicilizao do computador caso a temperatura exceda a determinada no SETUP. Lembre-se que todas as informaes contidas no SETUP conforme configuradas, so lidas pelo programa ROM BIOS na inicializao e atua de acordo com elas.

importante lembrar que estas informaes configuradas no SETUP esto armazenadas em uma memria do tipo RAM que perde as informaes quando o computador desligado. Porm, para manter estas informaes, uma bateria utilizada para que mesmo na ausncia de energia eltrica as informaes sejam mantidas. Esta memria do tipo RAM chamada de CMOS (Complementary Metal Oxide Semicondutor). POST POST o nome dado ao teste iniciado pela ROM BIOS. Este teste tem como finalidade verificar a quantidade de memria RAM disponvel, alm de verificar o(s) disco(s) rgido(s), drives como Disquete e CD ou DVD instalados no computador e carrega o sistema operacional na memria RAM. Tipos de memria ROM (evolues)

ROM (Read Only Memory): Somente Leitura; PROM (Programmable Read Only Memory): Programvel uma vez; EPROM (Erasable Programmable Read Only Memory): Regravveis, ou seja, podemos gravar apagar e regravar. Utiliza-se o mtodo de luz ultravioleta e pulsos eltricos para apagar as informaes j existentes. EEPROM (Eletrically Erasable Programmable Read Only Memory): Regravvel. Porm, podemos selecionar o que ser a
Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

pagado ao invs de apagarmos todas as informaes.

principal caracterstica e o baixo consumo de energia e a altssima velocidade. VRAM (Video Random Access Memory): a memria RAM utilizada nas placas de vdeo. As capacidades so: 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1024 MB ou 1 GB.

MEMRIA SECUNDRIA OU EXTERNA


RAM (Random Access Memory) As principais caractersticas da memria RAM so:

Memria de acesso randmico (aleatrio ou direto); Voltil (est sempre em mudana); Memria de escrita (podemos gravar informaes nela) e leitura; Perde todo seu contedo quando o computador desligado.

Qualquer dispositivo que pode armazenar dados sem perd-los na ausncia de energia eltrica. Essas unidades de armazenamento podem conter programas que controlam o computador, por exemplo, o Sistema Operacional, como podem conter arquivos de dados gerados pelo usurio. Disco rgido (Hard Disc, HD ou Winchester) Esta unidade de entrada e sada de informao o que tem maior capacidade de armazenamento. nesta unidade que esto armazenados os programa e arquivos que sero carregados na memria RAM e executados pelo processador. Assim como os computadores, os discos rgidos foram diminuindo de tamanho e aumentando a capacidade. Os primeiros eram capazes de armazenar 5 MB. No comeo da dcada de 90, os discos possuam em mdia 120 MB. A capacidade dos discos vem crescendo. Em 1999, os discos j tinham a capacidade de 8GB. No mesmo ano j encontrvamos discos de 20 GB. importante lembrar que hoje podemos encontrar HDs com capacidade acima de 300 GB. O tamanho do Disco Rgido pode variar de acordo com a necessidade do usurio.

Todos os dados e programas que esto sendo manipulados pelo usurio so carregados nesta memria.

Tipos de memria RAM

DRAM (Dynamic Random Access Memory): a memria RAM dinmica. A principal caracterstica desta memria RAM o alto consumo de energia eltrica, alm de exigir reforo eltrico, processo conhecido como REFRESH e tambm de ser mais lenta. SRAM (Static Random Access Memory): a memria RAM esttica. A

Outras informaes: No possvel gravar dados num HD ou num disquete sem um sistema de arquivos, que , basicamente, uma estrutura que indica como os
Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

arquivos devem ser gravados e guardados em mdias. Atravs do sistema de arquivos, que se determina o espao utilizado no disco, alm de ser o mtodo que permite gerenciar como partes de um arquivo podem ficar "espalhadas" no dispositivo de armazenamento. Um outro detalhe importante: o sistema de arquivos que determina como arquivos podem ser gravados, copiados, alterados, nomeados e at apagados. Ou seja, resumindo, toda e qualquer manipulao de dados numa mdia necessita de um sistema de arquivos para que essas aes sejam possveis. Se no houver estrutura de armazenamento e manipulao impossvel gravar dados. Sistema de Arquivos FAT (Table allocation File)

arquivos. Entre essas qualidades esto: confiana, pois permite que o sistema operacional se recupere de problemas sem perder informaes, fazendo-o ser tolerante a falhas; segurana, onde possvel ter um controle de acesso preciso e ter aplicaes que rodem em rede, fazendo com que seja possvel o gerenciamento de usurios, incluindo suas permisses de acesso e escrita de dados. Entre os novos recursos do NTFS esto:

Trata-se de um sistema que funciona atravs de uma espcie de tabela que contm indicaes para onde esto as informaes de cada arquivo. Quando um arquivo salvo no HD, o FAT divide a rea do disco em pequenos blocos. Assim, um arquivo pode (e ocupa) vrios blocos, mas eles no precisam estar numa seqncia. Os blocos de determinados arquivos podem estar em vrias posies diferentes. Da a necessidade de uma tabela para indicar cada bloco. Ao trabalharmos com HDs necessrio prepar-los, fazendo uma formatao fsica. Este processo divide os discos em trilhas (uma espcie de caminho circular) e setores (subdivises de cada trilha, com geralmente 512 bytes). Um conjunto de trilhas recebe o nome de cilindro. A formatao fsica j vem de fbrica e pode ser alterada se o usurio quiser dividir o disco em parties. Depois se deve fazer uma formatao lgica, que nada mais do que "instalar" o sistema de arquivos no dispositivo de armazenamento. O sistema de arquivos FAT no trabalha diretamente com cada setor, mas sim com um grupo de setores. Esse grupo chamado de cluster (ou unidade de alocao). Se por exemplo, um disco com setor de 512 bytes, tiver 5 KB de tamanho, ele ter 10 setores e 5 clusters, se cada cluster ocupar dois setores. Sendo assim, quando o FAT precisar acessar um determinado setor, primeiro ele descobre em qual cluster ele se encontra. vlido citar que tanto o FAT quanto o FAT32 trabalham de acordo com este princpio. Sistema de Arquivos NTFS (New Tecnology File System) Entre os objetivos da idealizao do NTFS estava o fornecimento de um sistema de arquivos flexvel, adaptvel, altamente seguro e confivel. O NTFS possui caractersticas importantes, que o fez ser considerado um bom sistema de

Novas caractersticas de segurana, onde o mecanismo para gerenciamento da segurana e de usurios, principalmente em relao a acesso e arquivos foi melhorado; Quotas de discos, onde o administrador do sistema pode determinar o espao em disco disponvel a um usurio ou a um grupo de usurios; Dirios de alteraes, onde volumes podem ser ajustados para rastrear as operaes efetuadas nos arquivos e pastas; Codificao, onde o sistema permite que arquivos sejam codificados/ decodificados automaticamente; Suporte a arquivos esparsos, onde possvel armazenar de forma eficiente arquivos esparsos (que so arquivos grandes, mas que possuem algumas estruturas vazias, desperdiando espao em disco). importante lembrar que o sistema de arquivos NTFS no trabalha com a base de clusters.

Disquete 31/2 (Disco Flexvel) um dispositivo de armazenamento removvel que vem sendo gradativamente substitudo por outros dispositivos como, por exemplo, o PENDRIVE ou at mesmo o CD. utilizado para transporte de pequenos arquivos, tendo uma capacidade de 1,44 MB. O PENDRIVE citado acima tem capacidades variadas podendo substituir facilmente 60 disquetes. Um CD podendo substituir 600 disquetes. CD (Compact Disc) Este um dispositivo de armazenamento removvel que vem sendo gradativamente substitudo pelo DVD devido alta capacidade de armazenamento podendo substituir 8 a mais CDs. Tipos de CD:

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

CD-ROM (Compact Disc - Read Only Memory): Um CD apenas de leitura, no permitindo alterar ou gravar informaes contidas nele; CD-R (Compact Disc Recordable): este CD no contm informaes, que posteriormente sero inseridas pelo usurio. Porm, depois de gravadas no podero ser alteradas ou apagadas. Podemos afirmar que todo CD-ROM j foi um CD-R; CD-RW (Compact Disc Read and Write): esse tipo de CD permite tanto a escrita, ou seja, podemos gravar, alterar e apagar as informaes contidas nele e a leitura.

DVD (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc) Uma das principais caractersticas deste dispositivo de armazenamento a grande capacidade de armazenamento. Muito utilizado para vdeos. Vem substituindo as Fitas VHS. Tipos de DVD e capacidades:

DVD-ROM (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc Read Only Memory): Um DVD apenas de leitura, no permitindo alterar ou gravar informaes contidas nele; DVD-R (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc Recordable): este DVD no contm informaes, que posteriormente sero inseridas pelo usurio. Porm, depois de gravadas no podero ser alteradas ou apagadas. Podemos afirmar que todo DVDROM j foi um DVD-R; DVD-RW (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc Read and Write): esse tipo de CD permite tanto a escrita, ou seja, podemos gravar, alterar e apagar as informaes contidas nele e a leitura. DVD 5: com capacidade de 4,7 GB; DVD 9: com capacidade de 8,5 GB; DVD 10: com capacidade de 9,4 GB; DVD 18: com capacidade de 17 GB.

Os discos BD tambm tm diferentes formatos, sendo eles: BD-ROM (Blue-Ray Disc Read Only Memory): Um BD apenas de leitura, no permitindo alterar ou gravar informaes contidas nele; BD-R (Blue-Ray Disc Recordable): este BD no contm informaes, que posteriormente sero inseridas pelo usurio. Porm, depois de gravadas no podero ser alteradas ou apagadas. Podemos afirmar que todo BDROM j foi um BD-R; BD-RW (Blue-Ray Disc Read and Write): esse tipo de BD permite tanto a escrita, ou seja, podemos gravar, alterar e apagar as informaes contidas nele e a leitura. Dimenso Capacidade Caractersticas 12 cm 25 GB 1 face e 1 camada 12 cm 50 GB 2 faces e 1 camada 12 cm 50 GB 1 face e 2 camadas 12 cm 100 GB 2 faces e 2 camadas 12 cm 200 GB 1 face e 6 camadas 8 cm 9,4 GB 2 faces e 1 camada 8 cm 17 GB 2 faces e 2 camadas 8 cm 15,6 GB 1 face e 2 camadas 8 cm 31,2 GB 2 faces e 2 camadas FITA MAGNTICA Dispositivo de armazenamento de dados seqencial. So muito utilizados para realizao de cpias de segurana (Back Up). Tipos de fitas e capacidades:

DAT (Digital Audio Tape): Este tipo de fita bastante popular e muito utilizado devido sua alta capacidade de armazenamento chegando a 40, 60 e 80 GB. DLT (Digital Linear Tape): As principais caractersticas deste tipo de fita a alta velocidade de leitura, confiabilidade e assim com o modelo DAT tem alta capacidade de armazenamento podendo ultrapassar os 110 GB.

Disco Blue-Ray (BD) um disco tico da nova gerao de 12 cm (igual ao CD e o DVD), ele foi desenvolvido principalmente para armazenamentos de vdeos de alta-definio e grande volumes de dados. Seu nome vem devido ao mtodo de gravao que realizado atravs de um laser de cor violeta.

PENDRIVE Dispositivo de armazenamento de acesso direto, assim com os discos (HD, disquete, CD, DVD, etc...). Porm, seu armazenamento em chip. Avaliando a grande tendncia de armazenamento em chip vale citar os IPODs, Cmeras Digitais, Celulares e etc... As capacidades so: 16 MB, 32 MB, 64 MB, 128 MB, 256 MB, 512 MB, 1024 MB ou 1GB e muito mais.
Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

Alto custo; Alta velocidade; Pequena capacidade de armazenamento, podendo variar entre 256 KB, 512 KB e 1024 KB (1 MB). Nveis da memria Cache:

MEMRIA AUXILIAR
Entre as memrias auxiliares encontramos memrias que so utilizadas para melhorar o desempenho do computador, tornando-o mais rpido, mais seguro e confivel.

Memria BUFFER Pode ser chamada de intermediria, pois se encontra entre a CPU (processador) e os perifricos de entrada e sada de informao. As principais funes so:

Cache L1: Localizada no processador Cache L2: Anteriormente integrado na placa-me, agora presente no processador. Cache L3: Nos processadores de IA64 est localizada no prprio processador. Nos demais processadores pode estar presente na placa me, sendo tratados como memria suplementar. CACHE L4: Somente nos processadores IA64 estando presente na placa me.

Reter as informaes enquanto o processador permanece ocupado; Armazena as instrues para liberar o processador para outra tarefa; Faz uma compatibilizao de velocidade entre os perifricos de velocidades diferentes.

Memria VIRTUAL uma memria controlada pelo Sistema Operacional. Tanto o Windows quanto o Linux reservam 10% do espao livre do Disco Rgido como memria RAM. comum afirmar que a parte da memria fixa (no caso HD) que usada como memria provisria (no caso a RAM). importante lembrar que o armazenamento temporrio e s usado para executar programas ou arquivos que necessitem mais memria do que o existente e os dados do programa que no cabem na memria Ram so salvos em arquivos de paginao no HD.

Um exemplo de aplicao que o processador no pode ficar esperando pela impresso de um arquivo, pois a impressora , em relao ao processador, muito lenta. Por esta razo o processador envia as pginas de impresso para a memria Buffer que por sua vez alimentar a impressora em sua velocidade normal. Memria CACHE Memria que est interposta entre o processador e a memria RAM. Pode ser chamada de aceleradora, no por acelerar o processador, mas por aumentar a velocidade de processamento. Ela realiza uma busca precipitada na memria RAM para que o processador no necessite fazer isso. A memria Cache armazena pequenas quantidades de informaes que sero utilizadas pelo processador e depois que foram utilizadas pelo processador so devolvidas a ela. As principais caractersticas so:

PERIFRICOS
Teclado O teclado apenas um conjunto de teclas que enviam impulsos eltricos unidade de sistema quando apertada uma tecla.

importante lembrar que os teclados atuais apresentam caractersticas e teclas especiais. Os teclados ABNT no tinham as teclas e a tecla ALT GR, por exemplo. Caso o usurio desejasse a letra ele
Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

deveria pressionar a tecla de acento agudo () + a tecla da C. O novo padro de teclado ABNT2, j possui a tecla . Mouse Na maioria dos computadores existem duas formas de inserir informaes: o teclado e o mouse. O mouse um dispositivo manual, usado para apontador e selecionar itens na tela. Quando o mouse movido, o ponteiro do mouse na tela se move na mesma direo. As principais funes so executadas por dois botes alguns possuem trs na parte superior que, quando pressionados, faz com que um sinal seja enviado ao computador. Podemos encontrar mouses com cinco botes e a tecnologia ptica.

Ateno: Existem monitores que so sensveis ao toque, os chamados Touch Screen (toque na tela). Os monitores LCD so sensveis ao toque atravs de uma pelcula. Porm, existem tecnologias criadas para monitores CRT e Plasma que permitem tambm o toque, no por uma pelcula sensvel ao toque, mas sim por infravermelho onde a tela cercada por um circuito de luzes visveis ou no. Estes monitores com estas caractersticas so monitores de entrada e sada de informao. Impressora Perifrico de sada que permite imprimir no papel as informaes processadas. A velocidade da impressora determina a rapidez com que ela pode imprimir as pginas selecionadas.

Scanner Converte uma foto ou uma imagem em um cdigo de forma que um programa grfico ou de editorao eletrnica possa produzi-la na tela e at mesmo imprimi-la atravs de uma impressora grfica. Pode tambm converter pginas com texto em pginas possveis de serem editoradas. Monitor de Vdeo Perifrico de sada de informao reproduz tudo o que est sendo executado. A resoluo medida em pixel. Um pixel um termo que significa picture element, ou componente de tela, a menor unidade lgica que pode ser utilizada para construir uma imagem em tela. Um nico pixel normalmente formado pelo agrupamento de vrios pontos de luz. Quanto menores forem os pontos utilizados para criar um pixel e quanto mais pixels for mostrada no monitor melhor a resoluo desse monitor. importante lembrar que quanto maior for a resoluo maior ser a rea de trabalho diminuindo os itens que so apresentados na tela. Os monitores podem ser CRT (Catodic Ray Tube), LCD (Liquid Cristal Display) ou Plasma.

A velocidade medida em caracteres por segundo (cps) ou pginas por minuto (ppm). A resoluo da impressora determina a qualidade das imagens numa pgina impressa. A resoluo medida em pontos por polegada (dpi - dots per inch). Plotter um traador grfico utilizado em aplicaes de engenharia, para desenhos e projetos. Usa canetas ou penas de tinta, requer dados em formato de grfico vetorial, que constri imagem como uma srie de linhas ponto a ponto.

Modem O modem (Modulador/Demodulador) um dispositivo que permite que os computadores se comuniquem por linhas telefnicas, permitindo a troca de informaes entre eles. Os dados que esto em forma
Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

de sinais digitais so transformados em sinais analgicos para serem transmitidos pela linha telefnica; quando chegam ao local de destino, so novamente transformados em sinais digitais. Transmitem a uma velocidade medida em BPS (bits por segundo).

OUTROS EQUIPAMENTOS
Estabilizador Alimenta o computador com a medida exata de energia, mesmo nas variaes de energia. No-Break Funciona com bateria. Utilizado para situaes onde mesmo na falta de energia eltrica ele continua alimentando o computador com energia, o tempo mdio pode variar de acordo com o porte do NoBreak. Os mais comuns mantm o computador ligado por 30 ou 45 minutos. Tudo isso para que as informaes no sejam perdidas e o usurio possa desligar o computador com segurana. Filtro de Linha Utilizado para limpar a energia que chega ao computador. Evitando interferncia em caso de outros aparelhos eletrnicos estarem sendo utilizados ao mesmo tempo.

SOFTWARE
a parte lgica do computador. Os programas que permitem controlar a parte fsica (Hardware). TIPOS DE DISTRIBUIES: Freeware x Software Livre (Open Source, GPL, GNU) Existem algumas diferenas simples que distinguem um programa com o atributo Freeware do Software Livre. O Freeware um programa gratuito enquanto que o Software Livre pode ser vendido ou distribudo de maneira gratuita. A grande diferena refere-se ao cdigo fonte (como feito o programa). No caso do Freeware os cdigos e comandos que foram desenvolvidos podem ou no ser disponibilizado para um usurio, ficando a critrio do autor. Agora, no caso do Software Livre suas linhas de comando e cdigos so disponibilizadas livremente. O usurio tendo acesso ao seu cdigo fonte podendo alterar seu cdigo, adaptar de acordo com suas necessidades e at mesmo acrescentar novas linhas de comando ao programa. permitido no Software Livre a redistribuio do programa. importante lembrar que seu um usurio criar um programa baseado em um software livre, seu cdigo tambm dever ser aberto. Exemplo de programas Freeware: Internet Explorer e MSN Messenger. Exemplo de programas Software Livre: Linux, Sute BrOffice, Mozilla Firefox, Thunderbird entre outros. Software Livre (Free Software) o software disponvel com a permisso para qualquer um us-lo, copi-lo, e distribu-lo, seja na sua forma original ou com modificaes, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificaes implica em que o cdigo fonte esteja disponvel. Se um programa livre, potencialmente ele pode ser includo em um sistema operacional tambm livre. E importante no confundir software livre com software grtis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente, mas que no podem ser modificados, nem redistribudos. Por outro lado, existe a possibilidade de uso noNoes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

gratuito em todas as categorias listadas no que segue. H uma cpia da definio de software livre pela Free Software Foundation publicada na pgina http://www.fsf.org/philosophy/free-sw.pt.html Copyleft A maioria das licenas usadas na publicao de software livre permite que os programas sejam modificados e redistribudos. Estas prticas so geralmente proibidas pela legislao interna-cional de copyright, que tenta justamente impedir que alteraes e cpias sejam efetuadas sem a autorizao do/s autor/es. As licenas que acompanham software livre fazem uso da legislao de copyright para impedir utilizao no-autorizada, mas estas licenas definem clara e explicitamente as condies sob as quais cpias, modificaes e redistribuies podem ser efetuadas, para garantir as liberdades de modificar e redistribuir o software assim licenciado. A esta verso de copyright, d-se o nome de copyleft. GPL A Licena Pblica Geral GNU (GNU General Public License GPL) a licena que acompanha os pacotes distribudos pelo Projeto GNU, e mais uma grande variedade de software, incluindo o ncleo do sistema operacional Linux. A formulao da GPL tal que ao invs de limitar a distribuio do software por ela protegido, ela de fato impede que este software seja

integrado em software proprietrio. A GPL baseada na legislao internacional de copyright, o que deve garantir cobertura legal para o software licenciado com a GPL. (veja tambm a recm publicada licena CC-GNU GPL [Brasil]). Shareware So programas pagos que necessitam de uma licena, seja um nmero serial, cdigo ou arquivo para habilit-lo. Exemplos de programas Shareware: Windows, Sute Office, Brazip entre outros. Demo e Trial Demo uma demonstrao do programa, geralmente alguns comandos so desabilitados como o salvar. Trial semelhante. Porm, o destaque maior no em bloquear ou desabilitar ferramentas e sim o uso total do programa por um determinado tempo de uso. O tempo de uso pode ser por dias ou quantidade de vezes de abertura do software. Beta Verses ainda em desenvolvimento. Podendo apresentar falhas, bugs, panes e at mesmo falhas de segurana. So realizados testes at a verso oficial.

TIPOS DE SOFTWARES
SOFTWARE O software toda parte lgica do computador. Fazem parte do software: os programas, o sistema operacional, os dados, o compilador, o interpretador, etc. O software utilizado para gerir o funcionamento do computador e ampliar sua potencialidade, para que possamos ter a soluo de um problema. Podemos dividir o software em trs grupos: software bsico (do fabricante), software utilitrio (de apoio) e software aplicativo (do usurio). SOFTWARE BSICO um conjunto de programas que define o padro de comportamento do equipamento, tornando-o utilizvel, ou seja, so os programas usados para permitir o funcionamento do hardware. O software bsico orientado para a mquina e torna possvel a operao e a prpria programao do computador. Seus programas se destinam a realizar tarefas bsicas do computador, como: acionar perifricos, gerenciar buffers, mapear memria, manter o relgio e a data, etc. Exemplo: Sistema Operacional.

Sistema operacional: um programa que gerenciam todos os sistemas internos da mquina, supervisionando o funcionamento de todo o sistema e administrando os recursos e facilidades do computador. So as funes bsicas que o computador realiza tais como conhecer os seus perifricos, realizar tarefas inerentes a ele, como copiar, apagar, mover, renomear arquivos, etc. Existem dois tipos de sistema operacional: Monousurio: um usurio com uma tarefa sendo executada por vez. Exemplo: MS DOS. Multiusurio: Um usurio com mais de uma tarefa sendo executada por vez. Exemplo: Windows 95, 98, ME, 2000, XP, Linux, etc.

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

SOFTWARE UTILITRIO So programas desenvolvidos com aplicaes definidas, que facilitam a operao do computador por parte do usurio. SOFTWARE APLICATIVO So programas utilizados na automao das rotinas comerciais, industriais e cientficas. o conjunto de programas voltados para a soluo de problemas do usurio, ou seja, executa uma srie de instrues comandadas pelo usurio. LINGUAGEM DE PROGRAMAO Linguagem de programao um conjunto finito de palavras, comandos e instrues, escrito com o objetivo de orientar a realizao de uma tarefa pelo computador. Esse conjunto tem normas e estruturas preestabelecidas com significado interpretvel. A linguagem que ns utilizamos em nosso dia-a-dia diferente da linguagem utilizada pela mquina. a mquina trabalha somente com cdigos numricos (linguagem de mquina), baseados nos nmeros 0 e 1, que representam impulsos eltricos sistema binrio. Assim, qualquer linguagem de programao deve estar situada entre dois extremos: o da linguagem natural do homem (muito clara, porm lenta) e o da linguagem da mquina (muito rpida, porm muito complexa). As linguagens esto divididas em dois nveis: Alto Nvel: Linguagens de programao prximas linguagem do homem; Baixo Nvel: Linguagens semelhantes linguagem da mquina. Linguagem de Baixo Nvel Possuem maiores recursos de programao e permite maior controle dos dispositivos do computador. So mais difceis, pois so muito semelhantes linguagem de mquina (consiste na programao de cdigos binrios, atualmente responsvel pela programao bsica fornecida pelo fabricante do hardware. Cada microprocessador tem o seu conjunto de instrues especfico.). O programador deve programar passo a passo cada instruo que o computador ir executar. Explora ao mximo a capacidade do computador a fim de ocupar menos espao de memria. Para ser usada requer o uso de montador. Como exemplo de linguagem de baixo nvel: Assembly. Linguagens de Alto Nvel

So de fcil utilizao, a maior parte dos comandos realiza internamente o controle dos dispositivos. Foram elaboradas para evitar a natureza tediosa e propensa a erros das linguagens de baixo nvel, fazendo com que o computador faa o trabalho de gerar as instrues em linguagem de mquina. So semelhantes a linguagem natural, portanto os programas podem ser escritos e testados mais rapidamente, alm da facilidade de adaptaes, modificaes e melhorias. Para serem usadas, necessitam ser traduzidas para linguagem de mquina, atravs de compiladores ou interpretadores. As linguagens de alto nvel mais usadas so o Cobol, Fortran, Pascal, Natural, Clipper, Logo, Visual Basic, C, etc. Independente do nvel da linguagem torna-se necessrio um meio de traduo entre a linguagem utilizada no programa e a linguagem da mquina. Este meio pode ser de trs tipos: Compilador e Interpretador: para linguagem de alto nvel; Montador: para linguagem de baixo nvel; Tradutores. COMPILADOR Programa que traduz as instrues escritas em uma linguagem de programao legvel como o Pascal ou Basic e transforma em um programa executvel que o computador consegue entender e processar diretamente. O compilador transforma um programa fonte em programa objeto e somente depois de gerado integralmente que ser executado. INTERPRETADOR o tradutor de uma linguagem de programao de alto nvel, que converte as instrues para a linguagem de mquina, mas no cria uma verso executvel do programa. Os interpretadores traduzem e executam os programas ao mesmo tempo. Em geral so mais lentos que os compiladores, j que aqueles fazem a traduo de uma nica vez e, a partir da, executam diretamente o programa traduzido. MONTADOR Responsvel pela montagem do programa fonte, gerando assim o programa objeto, ou seja, monta um programa em linguagem de baixo nvel de forma que se obtm um programa em linguagem de mquina. Podemos citar como exemplo o montador Assembler que um programa que traduz programas escritos na linguagem Assembly. TRADUTORES

Noes de Hardware e Software

Noes de Hardware e Software


Principais conceitos relativos Hardware e Software Professor Wagner Bugs

So programas responsveis pela traduo da linguagem conhecida pelo homem para a linguagem conhecida pelo computador (cdigo binrio ou linguagem de mquina). Esses programas transformam programas escritos em linguagem de alto nvel (programa fonte) em linguagem de mquina (programa objeto)

Noes de Hardware e Software

S-ar putea să vă placă și