Sunteți pe pagina 1din 8

LISTA DE EXERCCIOS ORIENTAO A OBJETOS COM UML 1. Diferencie classe de objeto.

Classe a estrutura constituda por nome, atributos e operaes. E no ocupa espao em memria. Objeto a instancia de uma classe. Um objeto ocupa espao na memria.

2. Explique atravs do diagrama abaixo a razo pela qual a classe Carro possui o mtodo abrirAirBag():

A classe carro possu o mtodo abirAirbag() pois implementa a Interface Segurana.

3. Escreva um modelo (classe) para representar uma lmpada que est venda em um supermercado. Que dados devem ser representados por este modelo? Lampada voltagem watts tipoFilamento ligar() desligar() queimar()

4. Baseado no diagrama abaixo, explique o que est acontecendo na classe Gol, visto que ela possui o mtodo abrirAirBag():

A classe Gol esta implementando a sobrescrita do mtodo herdada da classe Carro, que implementa a interface Segurana.

5. Identifique os erros (quanto a padronizao de mercado e/ou futura gerao de cdigo) no diagrama abaixo:

1. Classe Carro esta com seu nome em minusculo. 2. Classe Carro esta com a operao com a primeira letra maiscula. 3. Classe KombiEscolar possu um espao em seu nome. 4. Classe KombiEscolar possui uma operao com acentuao e espao em sua assinatura. 5. Classe Moto esta com a assinatura da operao com caracteres especiais.

6. Explique o porqu do X no diagrama abaixo; informando que a aplicao no deve acessar diretamente os atributos do Objeto. Como ela faz ento para acess-los? De qual conceito da orientao a objetos estamos falando?

A aplicao no pode acessar diretamente os atributos de um objeto. Para cessar a aplicao deve utilizar operaes para realizar essa manipulao. O conceito que priva o acesso aos atributos denomina-se Encapsulamento.

7. Que leitura voc faz do diagrama abaixo? E qual o nome deste relacionamento/associao entre classes?

8. Como se chama o relacionamento entre classes que ocorre no diagrama abaixo? Mais especificamente na classe Triciclo.

Herana mltipla.

9. No diagrama abaixo, est sendo utilizado um conceito importante da orientao a objetos. Nele, ao executarmos o mtodo imprimeNome(), temos a sada demonstrada a seguir: Empreendimento: Sada => Parque Florestal

Edifcio: Sada => Jardim das Figueiras

A classe Empreendimento implementa a operao imprimeNome() onde sua sada parque Florestal. Como a classe Edifcio herda de Empreendimento mas a implementao do mtodo imprimeNome() diferente, a classe realiza uma sobre escrita do mtodo.

Explique este conceito. 10. Explique o conceito da orientao a objetos utilizado nas operaes do diagrama de classe abaixo:

O conceito utilizado na classe Construo a sobrecarga, onde possvel ter mais um uma operao com a mesma assinatura para executar vrias implementaes diferente de acordo com a necessidade e parmetros.

11. Resumidamente: o que so e para que servem os Design Patterns? Cite o nome de 02 destes padres procurando na internet.

12. Complete o quadro abaixo referente visibilidade aplicada em atributos e mtodos:

SINAL + # ~

NOME

DESCRIO

13. Quais as fases bsicas de um projeto de software? Cite cada uma, em ordem, e a descreva basicamente.

FASE
1 2 3 4 5

DESCRIO

14. O que voc entende pela imagem abaixo? Explique.

15. Baseados no diagrama de caso de uso abaixo, especifique brevemente os 02 casos identificados, conforme modelo a seguir:

Caso de Uso: Registra Locao do DVD Funcionrio

Sistema

Caso de Uso: Registra Entrega do DVD Funcionrio

Sistema

16. O que ocorre entre Usurio e Cliente? Quais aes cada papel pode executar?

17. Construa um modelo de casos de uso para a seguinte situao fictcia: "Estamos criando um servio de entregas. Nossos clientes podem nos requisitar a entrega de volumes. Alguns volumes so considerados de maior valor por nossos clientes, e portanto, eles querem ter tais volumes segurados durante o transporte. Contratamos uma companhia de seguro para segurar volumes de valor. 18. Considere um sistema de controle de uma biblioteca. Desenhe o diagrama para os seguintes casos de uso: Reservar Livro (situao em que um usurio faz a reserva de um livro), Obter Emprstimo de Livro (situao em que um usurio pega um exemplar de livro emprestado), Cancelar Reserva (situao em que um usurio cancela uma reserva) e Devolver Cpia (situao em que um usurio devolve uma cpia anteriormente adquirida).

S-ar putea să vă placă și