Sunteți pe pagina 1din 3

A Dilma aumentou a Democracia.

A Anistia uma excrescncia sob medida feita para tentar salvar torturadores
Publicado em 17/05/2012. Blog Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim
)

De Tancredo a Lula, as masmorras se fecharam

No foi dizer que no h perdo a torturado, ainda que tortura seja crime imprescritvel. Nem dizer que no haver esquecimento. Que no h remisso para os que morrem todo dia, porque no enterraram seus mortos. Ou que a Lei da Anistia no equivale a cumplicidade com os agentes do Estado que torturaram ou se omitiram. No foi isso o que marcou o discurso da Presidenta o melhor de sua carreira. No vai haver revanchismo a palavra de consolo das carpideiras do regime militar porque a Comisso da Verdade no rever a Lei da Anistia. A reviso iminente da Lei da Anistia se dar nas ruas, a partir do Esculacho, no Legislativo e subir a escada do Judicirio, a partir da Primeira Instncia, at chegar ao Supremo. A Comisso da Verdade no apaga a condenao da Lei da Anistia na Corte dos Direitos Humanos da OEA. O Brasil ficou menos marginal na Comisso da Verdade, mas ainda no pode olhar a Argentina no olho.

A Comisso da Verdade vai inevitavelmente informar e robustecer as aes judicias queiram ou no os scios do Clube Militar, os generais da ativa que do entrevista em off ao Estado, e os colonistas (*) de quepe (invisvel). Tambm no adianta o ministro tucano da Comisso da Verdade achar que preciso ouvir o outro lado bobagem que Paulo Sergio Pinheiro logo observou. (Alis, no poderia ser mais plano o discurso que o referido ministro tucano pronunciou na abertura da solenidade: a platitude exaltada !) A sorte est trancada. Dentro da Comisso. Ali dentro ningum entra mais. Nem a Presidenta. Nem o Albernaz ou o Ustra. Os sete juzes vo trabalhar sob a intocvel proteo da Democracia.

E este foi o ponto alto de um discurso soberbo. O elogio da Democracia. E o elogio dos presidentes que ajudaram a fincar 27 anos de horror tortura imperdovel. Tancredo, O Brasil Sarney, deve a realou Collor, eles esse esse Itamar, Fernando passo: Henrique conhecer livre: a a e Lula. verdade.

primeiro da

Porque

Dilma

trao

sociedade

continuidade.

De Tancredo a Lula e a Dilma, a nica mulher e torturada deles todos, de Tancredo a Dilma o Brasil se preparou: trancou a porta das masmorras. E agora vai conhecer os crimes dos torturadores. A Democracia se expandiu com o discurso da Dilma. E a Lei da Anistia virou uma excrescncia. Uma vergonha. Que a mesma Democracia saber corrigir.

Paulo Henrique Amorim

(*) No tem nada a ver com clon. So os colonistas do PiG (Partido da imprensa Golpista) que combateram na milcia para derrubar o presidente Lula e, depois, a presidenta Dilma. E assim se comportaro sempre que um presidente no Brasil, no mundo e na Galxia tiver origem no trabalho e, no, no capital. O Mino Carta costuma dizer que o Brasil o nico lugar do mundo em que jornalista chama patro de colega. esse pessoal a.

S-ar putea să vă placă și