Sunteți pe pagina 1din 11

Apresentao do Negcio

O homem desde Eras mais remotas, sempre buscou solucionar um dos grandes problemas para garantir sua sobrevivncia que se relaciona com a conservao de alimentos. Tanto assim que algumas culturas antigas descobriram que os alimentos mantinham-se conservados de forma melhor em lugares frios que em lugares quentes. O gelo sempre foi usado para preservar alimentos. Escavaes arqueolgicas realizadas no vale do rio Indo regio atualmente constitui o Paquisto e a ndia - mostraram que antigas culturas j conheciam um processo de fabricao de gelo. Estas escavaes revelaram diversas "fbricas de gelo": milhares de frmas com tampas, feitas de material poroso. Nestas "fbricas", o gelo era obtido do seguinte modo: inicialmente, enchiam-se frmas com gua que eram, posteriormente, tampadas. A seguir, as frmas eram molhadas com gua e ento abanadas por uma legio de escravos, provocando assim a evaporao da gua derramada por cima das frmas. Essa evaporao causava o resfriamento da gua do interior das frmas at o seu congelamento. Na Roma antiga, empregava-se gelo para resfriar alimentos e bebidas. Ele era coletado durante o inverno em lagos dos Alpes, embalado em palha e transportado para a capital do Imprio Romano. O gelo natural foi utilizado para conservar alimentos at 1930: blocos de gelo eram cortados dos lagos e do mar e cobertos com serragem, a fim de serem conservados para utilizao durante o vero. Sabe-se que o gelo o estado slido da gua, seu aspecto vtreo, semitransparente e sua densidade inferior da gua ficando em 0,92 g/cm. O estado de fuso do gelo de 0 C a uma atmosfera de presso. A mesma massa de gua em estado lquido ou em estado slido tm volumes diferentes, pois ao passar de um estado para outro o volume aumenta cerca de 9%; ao contrrio de todos os outros slidos, o gelo, no seu ponto de fuso, apresenta-se mais dilatado do que a sua forma lquida at atingir os 4 C. O gelo pode ser empregado em fins teraputicos, na conservao de alimentos e tambm como ingrediente para realarm o paladar a bebidas, alm de outros diversos usos o seu ponto de formao usado como valor de referencia em termodinmica.

Mercado
Como em todos os segmentos de mercado, o empreendedor dever avaliar bem as possibilidades inerentes ao novo negcio, que passa pelo conhecimento do mercado consumidor, rea de instalao e comercializao de seus produtos, aliado a uma refinada avaliao do potencial de sua provvel clientela. Baseado nisso consegue-se ter uma viso mais ampla do segmento de uma Fbrica de Gelo, principalmente para a avaliao da concorrncia em especial os grandes fabricantes, seja de gelo mineral ou comum,. O mercado oferece condies de insero de novos empreendimentos. Ser necessrio realizar uma rigorosa avaliao das condies e possibilidades do crescimento de seu negcio em comparao s marcas j existentes em sua regio.Um dos pontos primordiais a ser avaliado ser o valor do investimento inicial, aliado ao tempo de retorno, e o custo de comercializao do produto. Esse segmento de mercado tem a demanda sazonal, ou seja , o consumo forte em determinadas pocas do ano e em outras nem tanto. Assim o empreendedor dever avaliar criteriosamente esses picos de consumo, para que

no tenha surpresas ou sobressaltos de expectativa ou mesmo desespero com o empreendimento montado.

Localizao
Na definio da localizao do empreendimento dever ser considerado a proximidade aos plos de grandes consumidores, por exemplo: bares, lanchonetes, padarias, restaurantes, sorveterias, peixarias, frigorficos, hotis, etc. Possivelmente no ser encontrada toda essa gama de segmentos empresariais reunidos em uma nica regio ou bairro, no entanto so pontos referenciais que devem ser avaliados conjuntamente a demanda dos pequenos consumidores que so as pessoas fsicas (residncias). O local a ser definido dever ser dotado de estacionamento prprio, ou que tenha nas proximidades estacionamento rotativo, buscando facilitar o acesso da clientela.

Exigncias legais especficas


O empreendedor de uma fbrica de gelo dever cumprir algumas exigncias iniciais e somente poder se estabelecer depois de cumpridas, quais sejam: Etapas do Registro 1 Etapa: a) Registro da empresa nos seguintes rgos: -Junta Comercial; -Secretaria da Receita Federal (CNPJ); -Secretaria Estadual de Fazenda; -Prefeitura do Municpio para obter o alvar de funcionamento; -Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficar obrigada a recolher por ocasio da constituio e at o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuio Sindical Patronal); -Cadastramento junto Caixa Econmica Federal no sistema Conectividade Social INSS/FGTS. -Corpo de Bombeiros Militar. b) Visita a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua fbrica de gelo para fazer a consulta de local e emisso das certides de Uso do Solo e Nmero Oficial. c) Deve-se adequar s instalaes de acordo com o Cdigo Sanitrio (especificaes legais sobre as condies fsicas). Em mbito federal a fiscalizao cabe a Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, na esfera estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Sade. Alm do processo de registro legal da empresa, o empreendedor dever atentar ainda a algumas legislaes especficas, conforme segue: a. Resoluo de Diretoria Colegiada RDC n. 274, de 22 de setembro de 2005. Resoluo da ANVISA que define e aprova o Regulamento Tcnico para guas Envasadas e Gelo. b. Lei Federal n. 6.437, de 20 de agosto de 1977 - Configura infraes legislao sanitria federal, estabelece as sanes respectivas, e d outras providncias. c. Decreto-lei n. 7.841, de 08 de agosto de 1945

d. Decreto-lei n. 986, de 21 de outubro de 1969. e. Portaria n. 1003, de 13 de agosto de 1976. f. Decreto n. 79.367, de 09 de maro de 1977. g. Portaria n. 805, de 06 de junho de 1978. h. Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Cdigo de Defesa do Consumidor). i. Portaria n. 1.428, de 26 de novembro de 1993. j. Portaria n. 326, de 30 de julho de 1997. k. Portaria n. 470, de 24 de novembro de 1999. l. Resoluo n. 22, de 15 de maro de 2000. m. Resoluo n. 23, de 15 de maro de 2000. n. Resoluo RDC n. 259, de 20 de setembro de 2002. o. Resoluo RDC n. 275, de 21 de outubro de 2002. p. Lei n. 10.674, de 16 de maio de 2003. q. Resoluo RDC n. 175, de 08 de julho de 2003. r. Resoluo RDC n. 360, de 23 de dezembro de 2003. s. Portaria n. 518, de 25 de maro de 2004. t. Portaria n. 326/SVS/MS/97. Aprova o Regulamento Tcnico; "Condies Higinico-sanitrias e de Boas Prticas de Fabricao para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos", disponvel no site do Ministrio da Agricultura.

Estrutura
O tamanho da estrutura fsica varia de empresa para empresa, segundo o interesse e expectativa do empreendedor, no entanto dever se atentar a disponibilizao de alguns espaos especficos, conforme segue: 1. rea destinada fabricao de gelo em cubos; 2. rea de fabricao de gelo em barras; 3. rea de fabricao de gelo em escamas; 4. Setor de embalagem; 5. rea para as cmaras frias - armazenamento; 6. rea para carga e descarga; 7. Vestirios; 8. rea para montagem do setor administrativo-financeiro e comercial. Todos os espaos indicados acima devem ser dotados de lay-out adequado, respeitando a facilidade de movimentao, bem como ser parte integrante do processo integrado com a rea de estocagem dos produtos acabados (gelo), linha de produo, rea de expedio e no deixando de integrar tambm a rea de gesto da empresa, em todos os seus detalhes administrativos, financeiros, operacionais e comerciais.

Assim a rea fsica da empresa, como dito acima poder variar segundo a expectativa do empresrio e seus nveis de produo, aliada a capacidade de comercializao.Esse espao dever ser dotado de no mnimo 100m de rea privativa, alm de um ptio para circulao e manobras de caminhes e outros veculos que atuaro na distribuio do gelo pronto para ser comercializado.

Pessoal
O nmero de empregados varia de acordo com o tamanho do empreendimento e o nvel de capacidade de fabricao.Pode-se iniciar as atividades operacionais com um nmero aproximado de 7 (sete) funcionrios sendo: 1 - Secretria/Recepcionista; 1 - Auxiliar de administrativo; 2 - Encarregado da fabricao de gelo; 2 Entregadores, que tenha Carta de motorista e de motociclista; 1 Auxiliar de servios gerais. Alm desse quadro fixo a empresa poder contar com um nmero varivel de vendedores autnomos, caso esta seja a inteno do empreendedor. O(s) proprietrio(s) do negcio dever estar presente em todas as operaes da empresa, acompanhando a linha de fabricao de gelo, e a gesto administrativo-financeira da empresa.

Equipamentos
Equipamentos necessrios para a montagem de uma empresa de fabricao de gelo de porte mdio: Assim os principais equipamentos so: 1. Equipamento da rea industrial: 1.1 Fabricadores de gelo em escamas 1.2 Fabricadores de gelo em cubos 1.3 Fabricadores de gelo em barras 1.4 Cmara frigorfica 1.5 Freezeres horizontal 1.6 Geladeira 1.7 Filtros industriais 1.8 Britadores (para moer o gelo) 1.9 Seladoras (para sacos de polietileno) 1.10 Veculo com ba trmico 2. Materiais para escritrio: 2.1 Mesa 2.2 Cadeira 2.3 Computador 2.4 Impressora 2.5 Fax 2.6 Telefone

Matria Prima / Mercadoria


A principal matria-prima para esse tipo de empreendimento a gua. Claro que no poder ser uma gua em estado natural, tem que ser devidamente tratada, filtrada, visando atingir os patamares requeridos pela legislao inerente a produo de gelo.

A gua para produo de gelo para uso humano dever ser preparada, segundo os parmetros microbiolgicos, qumicos e radioativos atendam Norma de Qualidade de gua para Consumo Humano.

Organizao do processo produtivo


A organizao do processo produtivo deve obedecer alguns pontos importantes, que passa inicialmente pela adequao da matria-prima principal que a gua pura, devidamente tratada segundo os preceitos legais requeridos pelos rgos fiscalizadores, em especial a ANVISA. No contexto geral a fabricao de gelo bastante simples, conforme segue: gelo em escamas: a gua, aps devidamente filtrada e tratada, entra pela mquina fabricadora de gelo em escamas. Na seqncia, quando o gelo fica pronto, a mquina acumula esse gelo produzido em um depsito especfico na prpria mquina. Desse ponto para frente o processo dever ser o de pesar o gelo em escamas, acondicionar em embalagem plstica, lacrar e estocar em freezer ou cmara frigorfica. Estando ento em condies de ser comercializado. gelo em cubos: a gua, aps devidamente filtrada e tratada, entra pela mquina fabricadora de gelo em cubos. Na seqncia, quando o gelo fica pronto, a mquina acumula esse gelo produzido em um depsito especfico na prpria mquina. Desse ponto para frente o processo dever ser o de pesar o gelo em cubos, acondicionar em embalagem plstica adequada, lacrar e estocar em freezer ou cmara frigorfica. Estando ento em condies de ser comercializado. gelo em barras: coloca-se a gua em frmas especiais, segundo o peso que queira fabricar as barras de gelo, que pode ser de 5kg, 10kg, ou outros pesos. As frmas sero mergulhadas em soluo de cloreto de sdio ou lcool hidratado, a uma temperatura de menos 15 C. E de acordo com a potncia da fabricadora, o gelo estar pronto normalmente aps 10 horas. Para desenformar basta passar a frma em gua corrente que a barra de gelo ir se desprender da referida frma.

Automao
O nvel de automao no to expressivo. Isto porque o processo produtivo bastante simples.O ideal que o empreendedor invista em automao visando dinamizar toda a sua rea de fabricao, estocagem e tambm para o controle da rea administrativa, financeira, comercial e operacional. Assim entende-se que inicialmente com trs a cinco microcomputadores ser possvel viabilizar uma gesto automatizada. O empreendedor deve adquirir um software para auxiliar na gesto.Caso queira deixar esta opo para um segundo momento ser necessrio que tais controles sejam executados pelo menos em planilhas eletrnicas construdas segundo as necessidades e expectativas do empreendedor. Futuramente ser necessrio identificar no mercado ,com o auxilio de profissionais qualificados, um sistema integrado capaz de auxiliar em todo o processo produtivo, administrativo, financeiro, comercial e operacional.

Canais de distribuio
O principal canal de distribuio de uma fbrica de gelo a formao de pontos de revendas, como exemplo cita-se: distribuidoras de bebidas, padarias, frutarias, mercearias, aougues, supermercados, bares e lanchonetes. Alm desses pontos de apoio de distribuio, a fbrica de gelo tambm dever atuar como ponto de venda direta, tanto em seu prprio local de fabricao atendendo pessoalmente ou efetuando as vendas via fone com entregas em domiclio.

A formao dos canais de distribuio exigir do proprietrio da fbrica de gelo um esforo bastante expressivo para abrir novos pontos de vendas para seu empreendimento, sendo necessrio inclusive investimento nessa rea, seja com a oferta de bnus para os proprietrios dos possveis pontos de vendas.Devem ser disponibiliza dos freezeres estilizados com a marca da fbrica de gelo para instalao nos pontos de vendas . O pagamento de bnus ou mesmo a disponibilizao de freezeres nos pontos de vendas ir depender de negociaes fortes e diretas, dependendo principalmente da capacidade de investimento do empreendedor.

Investimentos
Seguem os valores referenciais para o investimento inicial: rea industrial: Normalmente ser requerida uma rea fsica mnima de aproximadamente 100m. Nesse espao dever ser instalado todas as mquinas necessrias ao desenvolvimento da atividade de uma fbrica de gelo alm das demais reas tais como :rea para embalagem do gelo, rea para instalao da cmara frigorfica, espao para instalao dos frezeres, ptio para manobra de veculos para transporte dos gelos embalados para os pontos de vendas e rea administrativa. Investimento em maquinrio necessrio a estruturao de uma fbrica de gelo: 1. Fabricadores de gelo em escamas 1 = R$ 3.500,00 2. Fabricadores de gelo em cubos 1 = R$ 2.700,00 3. Fabricadores de gelo em barras 1 = R$ 4.000,00 4. Cmara frigorfica 1 = R$ 35.000,00 5. Freezeres horizontal 5 = R$ 8.000,00 6. Geladeira 3 = R$ 2.400,00 7. Filtros industriais 1 = R$ 12.000,00 8. Britadores (para moer o gelo) - 3 = R$ 6.000,00 9. Seladoras (para sacos de polietileno) 5 = R$ 1.000,00 10. Veculo com ba trmico 1 = R$ 30.000,00 Total Equipamentos................................... R$ 104.600,00 Mobilirio para rea administrativa e de pessoal: 1. Microcomputador 3 = R$ 3.900,00 2. Impressora matricial 1 = R$ 900,00 3. Impressora laser 1 = R$ 600,00 4. Mesa - 4 = R$ 1.000,00 5. Cadeira 12 = R$ 1.440,00 6. Fax 1 = R$ 450,00 7. Telefone 4 = R$ 200,00 Total mobilirio.................. R$ 8.490,00 Total de equipamentos/mobilirio= R$ 113.090,00 Construo e adequao de imvel: Para este segmento empresarial o ideal que o espao para funcionamento da empresa de fbrica de gelo seja concebido na forma de galpo devido a necessidade de diversos espaos a serem utilizados tanto na etapa de produo do gelo, quanto de embalagem e armazenamento. Caso o empreendedor opte por construir a instalao empresarial o custo ir girar em torno de R$ 50.000,00, incluindo as instalaes eltricas, hidrulicas e rea administrativa. Caso o projeto inclua locao de uma casa ou galpo o custo de adequao ser bastante varivel, pois depender de como ser encontrada a estrutura atual, as condies das instalaes eltricas, hidrulicas, rea de

escritrio, dentre outros espaos para a instalao da fbrica de gelo, mas estima-se que o custo para adequao do imvel ir girar em torno de R$ 10.000,00 R$ 20.000,00.

Capital de giro
Capital de giro um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinmica do seu processo de negcio. O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a funo de minimizar o impacto das mudanas no ambiente de negcios onde a empresa atua. O desafio da gesto do capital de giro deve-se, principalmente, ocorrncia dos fatores a seguir: -Variao dos diversos custos absorvidos pela empresa; -Aumento de despesas financeiras, em decorrncia das instabilidades desse mercado; -Baixo volume de vendas; -Aumento dos ndices de inadimplncia; -Pagamento das parcelas de possveis financiamentos; -Altos nveis de estoques. O empreendedor dever ter um controle oramentrio rgido de forma a no consumir recursos sem previso. O empresrio deve evitar a retirada de valores alm do pr-labore estipulado, pois no incio todo o recurso que entrar na empresa nela dever permanecer, possibilitando o crescimento e a expanso do negcio. Dessa forma a empresa poder alcanar mais rapidamente sua auto-sustentao, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negcio. A necessidade de capital de giro de nvel mdio, estimada em 30% a 50% do investimento inicial. Ressalta-se que se o empresrio for um empreendedor pr-ativo o tempo de retorno desse segmento empresarial poder estar sendo atingido no intervalo entre o longo e mdio prazo, pois trata-se de uma empresa que atua em um mercado sazonal .

Custos
So todos os gastos realizados na produo de um bem ou servio e que sero incorporados posteriormente no preo dos produtos ou servios prestados, como: aluguel, gua, luz, salrios, honorrios profissionais, despesas de vendas, matria-prima e insumos consumidos no processo de produo, depreciao de maquinrio e instalaes. O cuidado na administrao e reduo de todos os custos envolvidos na compra, produo e venda de produtos ou servios que compem o negcio, indica que o empreendedor poder ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a reduo de desperdcios, a compra pelo melhor preo e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negcio. Os custos para abrir uma fbrica de gelo devem ser estimados considerando os itens abaixo:

1. Salrios, comisses (caso tenha vendedores internos e/ou externos) e encargos; 2. Tributos, impostos, contribuies e taxas; 3. Aluguel, taxa de condomnio, segurana; 4. gua, Luz, Telefone e acesso a internet; 5. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionrios; 6. Recursos para manutenes corretivas; 7. Valores para quitar possveis financiamentos de mquinas e construes; 8. Assessoria contbil; 9. Propaganda e Publicidade da empresa; 10. Aquisio de matria-prima base para produo de gelo, que nesse caso especfico a gua; 11. Despesas com vendas; 12. Despesas com estocagem e transporte. O empreendedor de uma fbrica de gelo, caso entenda como interessante disponibilizar freezer estilizados nos pontos de venda, dever computar como custo a aquisio de tais refrigeradores.Ser necessrio avaliar os gastos com a manuteno de tais mquinas e com a reposio de estoques.Muito provavelmente haver desembolso de bnus para os proprietrios dos pontos de venda visando manter exclusividade ou mesmo t-los como revendedores de seu produto.

Diversificao / Agregao de valor


Nesse segmento de mercado diversificar no um processo fcil, pois o seu produto sempre ser o mesmo, ou seja, gelo.Ser criativo e diversificar sempre ser o ponto delimitador da barreira entre ser um empresrio comum ou de sucesso, j que o processo de inovar na forma de produzir gelo e como o produzir manter a empresa em constante evidncia junto ao consumidor. Com a tendncia mundial de preservao ambiental, o empreendedor dever inserir-se nesse mercado visando valorizao dos recursos naturais, j que a sua matria-prima gua dever ser consumida de forma moderada, utilizando exclusivamente o necessrio e eliminando definitivamente o desperdcio desse precioso bem natural. Outra forma de diversificar o mix de produtos de sua empresa seria o de pesquisar e investir na produo do chamado gelo ecolgico. Esse novo produto foi desenvolvido pela empresa Gelo Absoluto (www.geloabsoluto.com.br) situada em Belo Horizonte, talvez esse tipo de gelo poder ser um grande produto para um futuro prximo. Essa possibilidade de crescimento desse tipo de gelo acaba por atender as novas necessidades e expectativas de mercado que o de ter produtos que no agridam e degradem o meio ambiente.

Divulgao
A divulgao de uma fbrica de gelo dever seguir os conceitos tradicionais da propaganda existente no mercado, via rdio, outdoors, internet , revistas especializadas e panfletagem.

No entanto a maioria desses meios de comunicao apresenta um custo bastante expressivo, por isso o empresrio dever se esforar ao mximo para colocar sua empresa na maior quantidade de pontos de distribuio possveis.

Informaes Fiscais e Tributrias


O segmento de fbrica de gelo, assim entendida a fabricao de gelo comum para qualquer fim, exceto gelo seco, poder optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, institudo pela Lei Complementar n 123/2006, caso a receita bruta de sua atividade no ultrapassar R$ 240.000,00 (microempresa) ou R$ 2.400.000,00 (empresa de pequeno porte) e respeitando os demais requisitos previstos na Lei. Nesse regime, o empreendedor poder recolher os seguintes tributos e contribuies, por meio de apenas um documento fiscal o DAS (Documento de Arrecadao do Simples Nacional): -IRPJ (imposto de renda da pessoa jurdica); -CSLL (contribuio social sobre o lucro); -PIS (programa de integrao social); -COFINS (contribuio para o financiamento da seguridade social); -ICMS (imposto sobre circulao de mercadorias e servios); -IPI (imposto sobre produtos industrializados); -INSS (contribuio para a seguridade social). Conforme o Anexo II da referida Lei Complementar n 123/2006, as alquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, vo de 4,5% at 12,11%, dependendo da receita bruta auferida pelo negcio. No caso de incio de atividade no prprio ano-calendrio da opo pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinao da alquota no primeiro ms de atividade, o empreendedor utilizar, como receita bruta total acumulada, a receita do prprio ms de apurao multiplicada por 12 (doze). Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefcios de iseno e/ou substituio tributria para o ICMS, a alquota poder ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poder ocorrer reduo quando se tratar de PIS e/ou COFINS (Resoluo n 05/2007, do Comit Gestor de Tributao das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). Essa opo de tributao poder ser amplamente vantajosa para o segmento de fbrica de gelo, motivo pelo qual sugerimos uma avaliao cuidadosa do regime de tributao apresentado. Orienta-se ao empreendedor que atente ao tpico Exigncias legais especificas, que inclui as normas e regulamentos que devem ser atendidos para operacionalizao dessa atividade.

Glossrio
Arqueolgico: refere-se a pesquisas e escavaes em reas de possvel existncia de civilizaes muito antigas; ERP (Enterprise Resource Planning): um software de gesto integrada de empresas. Lay-out: distribuio de mobilirio, mquinas e outros itens que compe uma empresa, com vistas a deixar o ambiente o mais agradvel possvel, tendo um amplo aproveitamento de espaos. Microbiolgicos: o estudo dos micrbios, vem da microbiologia.

Poroso: rea que tem poros (micros orifcios das frmas). Sazonal: so intervalos entre as quatro estaes ou tambm relativo a perodos de busca por grande grupos de pessoas por uma mesma regio. Serragem: o p que se obtm ao serrar madeiras. Tecnolgico: relativo ao conhecimento cientfico especfico sobre determinado campos de estudos e evoluo da tecnologia. Teraputicos: uma forma medicinal para tratar determinadas enfermidades. Termodinmica: Parte da fsica que investiga os processos de transformao de energia e o comportamento dos sistemas nesses processos Vtreo: que tem aspecto de vidro.

Dicas do Negcio
O candidato a empresrio no segmento de fbrica de gelo deve entrar neste negcio consciente de que ter que estar presente tempo integral, devendo atentar que seu desprendimento com horrio, inclusive aos sbados, domingos, feriados, dia e noite, pois o consumidor normalmente no tem horrio para se interessar pelo consumo de gelo. O empresrio tambm dever integrar a gesto das diversas reas da empresa principalmente no incio das atividades do novo empreendimento, tanto na parte comercial, quanto operacional e na gesto financeira do negcio. Com a tendncia mundial de preservao ambiental, o empreendedor dever inserir-se nesse mercado visando a valorizao dos recursos naturais, principalmente por considerar que a sua matria-prima gua - atualmente um bem natural em processo de escassez e por isso mesmo dever respeitar esse importante recurso bem como toda a sociedade consumidora. Assim o empreendedor dever investir na possibilidade de produo do gelo ecolgico. O empreendedor de uma fbrica de gelo precisa contar com o apoio de um qumico respeitado e com amplos conhecimentos tcnicos e cientficos sobre anlise de gua, visando produzir gelo puro e altamente adequado para consumo humano.

Caractersticas especficas do empreendedor


O empreendedor que tender a iniciar uma fbrica de gelo, deve ter algumas caractersticas bsicas, tais como: 1. Ter conhecimento especfico sobre produo de gelo e suas diversas variaes. Esse conhecimento poder ser adquirido por intermdio de servios prestados em empresas do segmento ou via participao em cursos e eventos sobre fabricao de gelo; 2. Estar amparado nas tendncias de mercado e estar preparado para ultrapassar as sazonalidades desse tipo de empresa; 3. Ser uma pessoa que sempre busca melhorar o nvel de seu negcio, tanto com a participao em cursos especficos sobre fabricao de gelo, refrigerao, conservao adequada de gelo, quanto de gesto empresarial, pois no basta ter conhecimento de fabricao de gelo necessrio tambm estar preparado para gerir o seu empreendimento;

4. Ter habilidade no tratamento com pessoas tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim com todos que de forma direta ou indireta tenha ligao com a empresa; 5. Ser empreendedor com viso prospectiva, atuando com antecipao de tendncias, ter viso de futuro no que tange o interesse e expectativa de mercado dos consumidores, alm de estar sempre antenado com as inovaes tecnolgicas e de mercado. ; 6. Estar atento aos quesitos de limpeza, controle rigoroso de assepsia de todos os equipamentos envolvidos na produo de gelo, bem como dos colaboradores;

Bibliografia Complementar
ASSOCIAO BRASILEIRA DE REFRIGERAO, AR CONDICIONADO, VENTILAO E AQUECIMENTO. Disponvel em: <http://www.abrava.com.br>. Acesso em: 10 janeiro 2008. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA. Disponvel em: <http://www.anvisa.gov.br>. Acesso em: 10 janeiro 2008. INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMATIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL. Disponvel em: <http://www.inmetro.gov.br>. Acesso em: 10 janeiro 2008. INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS. Esse instituto tem representao em todos os estados brasileiros, assim o endereo eletrnico sempre ser seguido da indicao do estado, conforme segue. Disponvel em: <http://www.ipem.sp.gov.br>. Acesso em: 10 janeiro 2008. GELO ABSOLUTO. Empresa que trabalha com gelo ecolgico. Disponvel em: <http://www.geloabsoluto.com.br>. Acesso em: 10 janeiro 2008.

S-ar putea să vă placă și