Sunteți pe pagina 1din 14

AUDITORIA

Auditoria de forma geral: definida como o levantamento, o estudo e a avaliao sistemtica das transaes, procedimentos e rotinas com o objetivo de fornecer a seus usurios uma opinio imparcial e fundamentada em normas e princpios sobre sua adequao.
O objetivo da auditoria aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. Isso alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel.

A auditoria das demonstraes contbeis constitui o conjunto de procedimentos tcnicos que tem por objetivo aumentar o grau de confiana nas demonstraes contbeis por parte dos usurios. O aumento de grau de confiana por parte dos usurios alcanado mediante a expresso de uma opinio pelo auditor sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. Auditoria Interna: o exame dos controles internos (toda empresa tem controle dos procedimentos internos) e a avaliao da eficincia e eficcia da gesto (se est de acordo com o previamente definido como controle e se est funcionando). Relevncia depende da representatividade quantitativa ou qualitativa do item ou da distoro em relao s demonstraes contbeis como um todo ou informao sob anlise. Estrutura do relatrio financeiro aplicado => a estrutura de relatrio financeiro adotada pela administrao que aceitvel em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstraes contbeis ou que seja exigida por lei ou regulamento. Auditor deve obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro. objetivos gerais do auditor so: (a) obter segurana razovel de que as demonstraes contbeis como um todo esto livres de distoro relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse sua opinio sobre se as demonstraes contbeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel; e (b) apresentar relatrio sobre as demonstraes contbeis e comunicar-se como exigido pelas normas (NBC TAs) em conformidade com as constataes do auditor.

Na ausncia de disposies especficas, prevalecem as prticas j consagradas pela profisso contbil, formalizadas ou no pelos seus organismos prprios. A prtica de auditoria, seja ela interna ou externa, de exerccio exclusivo do contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade CRC As normas so de mbito nacional e, por outros motivos tambm, que o Conselho que emite essas normas o Conselho Federal de Contabilidade CFC Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) compreendem as Normas propriamente ditas, as Interpretaes Tcnicas, os Comunicados Tcnicos e o Cdigo de tica Profissional do Contabilista. As Normas propriamente ditas so as normas que regulamentam a profisso, seus aspectos tcnicos e suas aplicaes, entre outras questes. J a Interpretao Tcnica tem por objetivo esclarecer a aplicao das Normas Brasileiras de Contabilidade, definindo regras e procedimentos a serem aplicados em situaes, transaes ou atividades especficas, sem alterar a substncia dessas normas. Por ltimo, o Comunicado Tcnico tem por objetivo esclarecer assuntos de natureza contbil, com a definio de procedimentos a serem observados, considerando os interesses da profisso e as demandas da sociedade. As Normas Brasileiras de Contabilidade, de acordo com a Resoluo CFC 1.298/10, classificam-se em Profissionais e Tcnicas. Estabelecem preceitos de conduta profissional e padres e procedimentos tcnicos necessrios para o adequado exerccio profissional. Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais classificadas em: Geral todos profissionais de Contabilidade; Auditor Independente; Auditor Interno; e do Perito. Normas Brasileiras de Contabilidade Tcnicas classificam-se em: Geral convergentes com as normas internacionais emitidas pela IFRS Foundation; e as editadas por necessidades locais, sem equivalentes internacionais; do Setor Pblico - convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Pblico, emitidas pela International Federation of Accountants (IFAC) e as necessidades locais, sem equivalente internacional; de Auditoria Independente de Informao Contbil Histrica (IFAC); de Reviso de Informao Contbil Histrica (IFAC); de Assegurao de Informao No Histrica; de Servio Correlato; de Auditoria Interna; de Percia. Auditoria Interna exercida nas pessoas jurdicas de direito pblico, interno ou externo, e de direito privado.

Tirado da Resoluo CFC 986/03 NBC T12 a Auditoria Interna compreende os exames, anlises, avaliaes, levantamentos e comprovaes, metodologicamente estruturados para a avaliao da integridade, adequao, eficcia, eficincia e economicidade dos processos, dos sistemas de informaes e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir administrao da entidade no cumprimento de seus objetivos. a atividade da Auditoria Interna est estruturada em procedimentos, com enfoque tcnico, objetivo, sistemtico e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o aperfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. S para neguin no achar que eu to falando bizuleu rsrs Prova: FGV - 2010 - SEA-AP - Auditor da Receita do Estado - Prova 2 A norma brasileira de contabilidade relativa auditoria interna (NBC T 12) estabelece que a atividade da Auditoria Interna deve estar estruturada em procedimentos tcnicos, objetivos, sistemticos e disciplinados, com a finalidade de: a) avaliar a fidelidade funcional de todos quantos tenham sob sua responsabilidade a guarda e gerenciamento de bens, crditos e valores da empresa, seguindo as orientaes dos rgos governamentais responsveis pela fiscalizao de operaes financeiras. b) agregar valor ao resultado da organizao, apresentando subsdios para o perfeioamento dos processos, da gesto e dos controles internos, por meio da recomendao de solues para as no-conformidades apontadas nos relatrios. c) verificar as conformidade das operaes da empresa em relao aos manuais de procedimentos externos das agncias pblicas reguladoras das atividades empresariais. d) avaliar a gesto administrativa sob os aspectos da qualidade das aes da empresa em relao ao mercado para confirmar a efetividade das praticas adotadas. e) resguardar a administrao quanto s prticas lesivas adotadas pelas empresas concorrentes e denunciar os abusos verificados nos processos da gesto. Gabarito: B Os objetivos das funes de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administrao e, quando aplicvel, dos responsveis pela governana. atividades da funo de auditoria interna: Monitoramento do controle interno: reviso dos controles, monitoramento de sua operao e recomendao de melhorias nos mesmos; Exame das informaes contbeis e operacionais; fazer indagaes especficas sobre itens individuais, incluindo o teste detalhado de transaes, saldos e procedimentos; Reviso das atividades operacionais; Reviso da conformidade com leis

e regulamentos; Gesto de risco (avaliao das exposies significativas a riscos e a contribuio para a melhoria da gesto de risco e dos sistemas de controle); Governana: anlise das atividades administrativas da empresa. Prova: FGV - 2010 - SEFAZ-RJ - Fiscal de Rendas - Prova 2 De acordo com a Resoluo CFC n. 1229/09, as atividades inerentes a auditoria interna esto relacionadas nas alternativas a seguir, exceo de uma. Assinale-a. a) Reviso da conformidade com leis e regulamentos. b) Monitoramento da auditoria externa. c) Exame das informaes contbeis e operacionais. d) Reviso das atividades operacionais. e) Gesto de risco. Planejamento da Auditoria Interna compreende os exames preliminares das reas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a poca do trabalho a ser realizado, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela administrao da entidade. Fatores relevantes na execuo dos trabalhos de planejamento, a serem considerados: a) o conhecimento detalhado da poltica e dos instrumentos de gesto de riscos da entidade; b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contbil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade; c) a natureza, a oportunidade e a extenso dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados, alinhados com a poltica de gesto de riscos da entidade; d) a existncia de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam no mbito dos trabalhos da Auditoria Interna; e) o uso do trabalho de especialistas; f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transaes e operaes; g) o conhecimento do resultado e das providncias tomadas em relao a trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados; h) as orientaes e as expectativas externadas pela administrao aos auditores internos; i) o conhecimento da misso e objetivos estratgicos da entidade. O planejamento deve ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, detalhando-se o que for necessrio compreenso dos procedimentos que sero aplicados, em termos de natureza, oportunidade, extenso, equipe tcnica e uso de especialistas. Os programas de trabalho devem ser estruturados de forma a servir como guia e meio de controle de execuo do trabalho, devendo ser revisados e atualizados sempre que as circunstncias o exigirem.

Na auditoria interna (e na externa tambm), deve-se avaliar o risco de no se chegar ao resultado. Riscos da Auditoria Interna - risco de no entender bem as operaes da empresa; risco de no preparar um programa de auditoria adequado; risco de no identificar um erro ou fraude quando ele existe; risco de selecionar uma amostra que no represente a populao. Tcnica de Amostragem - projetar e selecionar uma amostra que possa proporcionar evidncia de auditoria suficiente e apropriada. Procedimentos da Auditoria Interna - exames e investigaes, incluindo testes de observncia (aderncia, controle) e testes substantivos (de detalhes), que permitem ao auditor interno obter subsdios suficientes para fundamentar suas concluses e recomendaes administrao da entidade. Nomenclaturas mantiveram pois a NBC no foi revogada!!! Testes de observncia visam obteno de razovel segurana de que os controles internos estabelecidos pela administrao esto em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionrios e administradores da entidade. Podem ser: a) inspeo verificao de registros, documentos e ativos tangveis; b) observao acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execuo; e c) investigao e confirmao obteno de informaes perante pessoas fsicas ou jurdicas conhecedoras das transaes e das operaes, dentro ou fora da entidade. Testes substantivos visam obteno de evidncia quanto suficincia, exatido e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informao da entidade. evidncias, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e teis, de modo a fornecer base slida para as concluses e recomendaes administrao da entidade. Papis de Trabalho - A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papis de trabalho, elaborados em meio fsico ou eletrnico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemtica e racional. papis de trabalho - evidenciar os exames realizados e dar suporte sua opinio, crticas, sugestes e recomendaes. Relatrio de Auditoria Interna - objetividade e imparcialidade - deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu contedo. A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emisso de relatrio parcial, na hiptese de constatar impropriedades/irregularidades/ilegalidades que necessitem providncias imediatas da administrao da entidade, e que no possam aguardar o final dos exames.

assessorar a administrao da entidade no trabalho de preveno de fraudes e erros, obrigando-se a inform-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indcios ou confirmaes de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. fraude aplica-se a ato intencional de omisso e/ou manipulao de transaes e operaes, adulterao de documentos, registros, relatrios, informaes e demonstraes contbeis, tanto em termos fsicos quanto monetrios. erro aplica-se a ato no-intencional de omisso, desateno, desconhecimento ou m interpretao de fatos na elaborao de registros, informaes e demonstraes contbeis, bem como de transaes e operaes da entidade, tanto em termos fsicos quanto monetrios. o trabalho da Auditoria Interna, quando aplicvel, observar PFC,as NBC e legislao tributria, trabalhista e societria, bem como o cumprimento das normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade. Auditor Interno pode ser profissional da empresa ou terceirizado; no independente, mas deve preservar sua autonomia; amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade esto limitadas sua rea de atuao. Cabe tambm ao auditor interno, quando solicitado, prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou rgos equivalentes. O auditor interno deve respeitar o sigilo relativamente s informaes obtidas durante o seu trabalho, no as divulgando para terceiros, sob nenhuma circunstncia, sem autorizao expressa da Entidade em que atua. O dever de manter o sigilo continua depois de terminado o vnculo empregatcio ou contratual. Deve apresentar os seus papis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cpias, quando este entender necessrio. Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis Planejamento da Auditoria para realiz-la de maneira eficiente e eficaz. incluir a descrio da natureza, a poca e a extenso dos procedimentos planejados de avaliao de risco. Tambm deve considerar os fatores que no seu julgamento profissional so significativos; considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando for o caso, a relevncia do conhecimento obtido em outros trabalhos. A natureza e a extenso das atividades de planejamento variam conforme o porte e a complexidade da entidade, a experincia anterior dos membros-chave da equipe de trabalho com a entidade e as mudanas nas circunstncias que ocorrem durante o trabalho de auditoria. importante destacar que o planejamento no uma fase isolada da auditoria, mas um processo contnuo e iterativo, que muitas vezes comea logo aps (ou em conexo com) a concluso da auditoria anterior, continuando at a concluso do trabalho de auditoria atual.

Planejar exige que se conhea a empresa que se est auditando. No processo do planejamento, o primeiro passo conhecer a empresa, ou seja, saber o ramo que ela atua, quais so seus principais clientes, principais fornecedores, seus concorrentes, o processo produtivo, seu sistema de controle interno. Todo o planejamento documentado no Plano de Auditoria e detalhado nos programas de trabalho. o risco de auditoria a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinio tecnicamente inadequada sobre demonstraes contbeis significativamente incorretas. Lembrando que deve ser feita na fase de planejamento de auditoria. a) Risco de auditoria: Risco de que o auditor expresse uma opinio inadequada quando as demonstraes contbeis contiverem distoro relevante. b) Risco de distoro relevante: Risco de que as demonstraes contbeis contenham divergncias relevantes antes da auditoria. Podem existir em dois nveis: Nvel Geral da Demonstrao Contbil (relacionam-se de forma disseminada s demonstraes contbeis como um todo e afetam potencialmente muitas afirmaes) e Nvel de Afirmaes para Classes de Transaes (possibilita ao auditor a expressar uma opinio sobre as demonstraes em nvel aceitvel de riscos de auditoria). c) Risco de deteco: Risco de que os procedimentos executados pelo auditor no captem uma distoro existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores. (risco do auditor no encontrar um erro) d) Risco inerente: Suscetibilidade de uma afirmao a respeito de uma transao, saldo contbil ou divulgao, a uma distoro que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores, antes da considerao de quaisquer controles relacionados. ( a possibilidade de ter erro, caso no exista controles) e) Risco de controle: Risco de que uma distoro que possa ocorrer em uma afirmao sobre uma classe de transao, saldo contbil ou divulgao e que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distores, no seja prevenida, detectada e corrigida tempestivamente pelo controle interno da entidade. (no existe controle ou existe um controle e ele no funciona adequadamente) Os procedimentos de auditoria so o conjunto de tcnicas que permitem ao auditor obter evidncias sobre as informaes das demonstraes financeiras ou evidncias sobre a conformidade com uma estrutura de relatrio financeiro aplicvel. 1. Inspeo -> Exame de registros, documentos e de ativos tangveis. De outra forma: Exame de registros ou documentos, internos ou externos, em forma de papel, em meio eletrnico ou em outras mdias, ou exame fsico de um ativo. 2. Observao -> Acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execuo. Exame do processo ou procedimento executado por outros, como o acompanhamento pelo auditor da contagem do estoque pelos empregados da entidade ou da execuo de atividades de controle. 3. Circularizao a tcnica de auditoria que consiste em fazer com que o cliente expea cartas dirigidas s empresas ou s pessoas com as quais mantm relaes de

negcios, solicitando que confirmem, em carta dirigida diretamente ao auditor, a situao desses negcios, em determinada data base. 4. Investigao e Confirmao -> Obteno de informaes junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transao, dentro ou fora da entidade. A tcnica de auditoria denominada investigao e confirmao representa o cotejamento de informaes obtidas de fontes independentes, autnomas e distintas, no interior da prpria organizao. Neste ltimo caso pode tambm ser de origem externa e no s no interior. Nesse contexto, quando se busca informaes externas, h o procedimento denominado Confirmao Externa que representa a resposta de terceiro ao auditor, em forma escrita, eletrnica ou em outra mdia. 5. Clculo -> Conferncia da exatido aritmtica de documentos comprobatrios, registros e demonstraes contbeis e outras circunstncias. H tambm o Reclculo que a verificao da exatido matemtica de documentos ou registros, que pode ser realizada manual ou eletronicamente. A pequena diferena que o reclculo no sentido de que este ocorre aps um teste de clculo. 6. Reviso Analtica -> Verificao do comportamento de valores significativos, com vistas identificao de situao ou tendncias atpicas.O objetivo da reviso analtica detectar e analisar situaes anormais e significativas constatadas no balano patrimonial e na demonstrao do resultado do exerccio. 7. corte de operaes, ou cut-off -> Tcnica de auditoria que consiste no corte interruptivo das operaes ou transaes para apurar, de forma seccionada, a dinmica de um procedimento. Representa a fotografia do momento-chave de um processo Procedimento substantivo o procedimento de auditoria planejado para detectar distores relevantes no nvel de afirmaes. Os procedimentos substantivos incluem: (a) testes de detalhes (de classes de transaes, de saldos de contas e de divulgaes); e (b) procedimentos analticos substantivos. Independentemente dos riscos identificados de distoro relevante, o auditor deve planejar e executar procedimentos substantivos para cada classe de transaes, saldo de contas e divulgaes significativas. Teste de detalhes so todos os procedimentos citados anteriormente, exceto a reviso analtica, que so procedimentos analticos substantivos. Os procedimentos substantivos do auditor devem incluir os seguintes procedimentos de auditoria relacionados com o processo de encerramento das demonstraes contbeis: (a) confrontar ou conciliar as demonstraes contbeis com os registros contbeis que as suportam; e (b) examinar lanamentos relevantes de dirio e outros ajustes efetuados durante a elaborao das demonstraes contbeis. Teste de controle o procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na preveno ou deteco e correo de distores relevantes no nvel de afirmaes.

(a) a avaliao de riscos de distoro relevante no nvel das afirmaes pelo auditor inclui a expectativa de que os controles esto operando efetivamente (isto , o auditor pretende confiar na efetividade operacional dos controles para determinar a natureza, poca e extenso dos procedimentos substantivos); ou (b) os procedimentos substantivos isoladamente no fornecem evidncia de auditoria apropriada e suficiente no nvel de afirmaes. Ao planejar e executar os testes de controle, o auditor deve obter evidncia de auditoria mais persuasiva quanto maior for a sua confiana na efetividade do controle. Amostragem em auditoria - aplicao de procedimentos de auditoria em menos de 100% dos itens de populao relevante para fins de auditoria, de maneira que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de serem selecionadas para proporcionar uma base razovel que possibilite o auditor concluir sobre toda a populao. Amostragem estatstica: (a) seleo aleatria dos itens da amostra; e (b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensurao do risco de amostragem. Sem (a) e (b) considerada uma amostragem no estatstica. Nvel de risco de amostragem que o auditor est disposto a aceitar afeta o tamanho da amostra exigida. Pela amostragem estatstica, cada unidade de amostragem tenha uma probabilidade conhecida de ser selecionada. J pela amostragem no estatstica, o julgamento usado para selecionar os itens da amostra. Quanto menor o risco que o auditor est disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra. Estratificao o processo de dividir uma populao em subpopulaes, cada uma sendo um grupo de unidades de amostragem com caractersticas semelhantes Contingncias - a administrao da entidade a responsvel pela adoo de polticas e procedimentos para identificar, avaliar, contabilizar e/ou divulgar, adequadamente, os passivos no-registrados e as contingncias. passivo ou contingncia deve ser registrado quando se espera que em algum momento no futuro haja desembolso para liquidar essas obrigaes. para a identificao de passivos no-registrados e contingncias, o Auditor Independente deve obter evidncias para os seguintes assuntos, claro, desde que relevantes: a) a existncia de uma condio ou uma situao circunstancial ocorrida, indicando uma incerteza com possibilidade de perdas ou ganhos para a entidade; b) o perodo em que foram gerados; c) o grau de probabilidade de um resultado favorvel ou desfavorvel; e d) o valor ou a extenso de perda ou ganho potencial.

Dessa forma, os seguintes procedimentos devem ser executados pelo Auditor Independente com respeito aos passivos no-registrados e s contingncias: a) indagar e discutir com a administrao a respeito das polticas e dos procedimentos adotados para identificar, avaliar e contabilizar e/ou divulgar os passivos no-registrados e as contingncias; b) obter, formalmente, da administrao uma descrio das contingncias na data de encerramento das Demonstraes Contbeis e para o perodo que abrange essa data e a data de emisso do parecer de auditoria sobre essas demonstraes, incluindo a identificao dos assuntos sob os cuidados profissionais de consultores jurdicos; c) examinar os documentos em poder do cliente vinculados aos passivos no-registrados e s contingncias, incluindo correspondncias e faturas de consultores jurdicos; d) obter representao formal da administrao, contendo a lista de consultores ou assessores jurdicos que cuidam do assunto e representao de que todas as contingncias potenciais ou ainda no-formalizadas, relevantes, foram divulgadas nas Demonstraes Contbeis. Outro conceito de fraude: Fraude o ato intencional de um ou mais indivduos da administrao, dos responsveis pela governana, empregados ou terceiros, que envolva dolo para obteno de vantagem injusta ou ilegal. A principal responsabilidade pela preveno e deteco da fraude dos responsveis pela governana da entidade e da sua administrao. Apesar de o auditor poder suspeitar ou, em raros casos, identificar a ocorrncia de fraude, ele NO estabelece juridicamente se realmente ocorreu fraude.
Segundo a NBC TA 200 a expresso estrutura de apresentao adequada utilizada para se referir a uma estrutura de relatrio financeiro que exige conformidade com as exigncias dessa estrutura e: (i) reconhece explcita ou implicitamente que, para conseguir a apresentao adequada das demonstraes contbeis, pode ser necessrio que a administrao fornea divulgaes alm das especificamente exigidas pela estrutura; ou (ii) reconhece explicitamente que pode ser necessrio que a administrao se desvie de uma exigncia da estrutura para conseguir a apresentao adequada das demonstraes contbeis. Espera-se que tais desvios sejam necessrios apenas em circunstncias extremamente raras.

Papis de Trabalho e Documentao de Auditoria documentao de auditoria o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidncia de auditoria relevante obtida e concluses alcanadas pelo auditor (usualmente tambm utilizada a expresso papis de trabalho). A documentao de auditoria serve para vrias finalidades adicionais, que incluem: a) assistir a equipe de trabalho no planejamento e execuo da auditoria; b) assistir aos membros da equipe de trabalho responsveis pela direo e superviso do

trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de reviso em conformidade com a NBC TA 220 Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstraes Contbeis; c) permitir que a equipe de trabalho possa ser responsabilizada por seu trabalho; d) manter um registro de assuntos de importncia recorrente para auditorias futuras; e) permitir a conduo de revises e inspees de controle de qualidade em conformidade com a NBC PA 01 Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurdicas e Fsicas) de Auditores Independentes que executam exames de auditoria e revises de informao financeira histrica, e outros trabalhos de assegurao e de servios correlatos; f) permitir a conduo de inspees externas em conformidade com as exigncias legais, regulamentares e outras exigncias aplicveis. o auditor deve preparar documentao de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda: (a) a natureza, poca e extenso dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigncias legais e regulamentares aplicveis; (b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidncia de auditoria obtida; e (c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as concluses obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas concluses Pode ser registrada em papel, em formatos eletrnicos ou outros. Exs. De documentao de auditoria - programas de auditoria; anlises; memorandos de assuntos do trabalho; resumos de assuntos significativos; cartas de confirmao e representao; listas de verificao. Dois tipos de papel de trabalho: o papel de trabalho preparado pelo auditor e o papel de trabalho preparado pela empresa. No primeiro, o auditor monta o papel aps a realizao dos procedimentos de auditoria por ele realizados. No segundo os empregados da empresa auditada preparam o papel de trabalho, a responsabilidade do auditor conferir se todas as informaes constantes nesse papel esto corretas Transaes e Eventos Subsequentes - eventos que ocorrem aps a data das demonstraes contbeis dois tipos de eventos: os que fornecem evidncia de condies existentes na data das demonstraes contbeis; os que fornecem evidncia de condies que surgiram aps a data das demonstraes contbeis. os objetivos do auditor, acerca desse tema, so: (a) obter evidncia de auditoria apropriada e suficiente sobre se os eventos ocorridos entre a data das demonstraes contbeis e a data do relatrio do auditor independente precisam ser ajustados ou divulgados nas demonstraes contbeis, esto adequadamente refletidos nessas demonstraes contbeis; responder

adequadamente aos fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente aps a data de seu relatrio, que, se fossem do seu conhecimento naquela data (do relatrio), poderiam ter levado o auditor a alterar seu relatrio. Relatrio do Auditor Independente informar ao leitor que o auditor considerou o efeito dos eventos e transaes dos quais o auditor se tornou ciente e que ocorreram at aquela data. Interessante uma questo da FCC, que diz: quando houver uma destruio por incndio e ser coberta pelo seguro, no dever ser feito ajuste. Controle de Qualidade - o objetivo do auditor implementar procedimentos de controle de qualidade no nvel do trabalho que forneam ao auditor segurana razovel de que: (a) a auditoria est de acordo com normas profissionais e tcnicas e exigncias legais e regulatrias aplicveis; e (b) os relatrios emitidos pelo auditor so apropriados nas circunstncias. O sistema de controle de qualidade inclui polticas e procedimentos que tratam dos seguintes elementos: responsabilidades da liderana pela qualidade na firma; exigncias ticas relevantes; aceitao e continuidade de relacionamentos com clientes e trabalhos especficos; recursos humanos; execuo do trabalho; e monitoramento. a responsabilidade pela qualidade do auditor scio encarregado do trabalho o scio encarregado do trabalho deve assumir a responsabilidade pela: (a) direo, superviso e execuo do trabalho de auditoria de acordo com as normas tcnicas e exigncias legais e regulatrias aplicveis; e (b) emisso do relatrio apropriado nas circunstncias. o scio encarregado do trabalho deve: (a) determinar que seja designado um revisor do controle de qualidade do trabalho; (b) discutir assuntos significativos que surgem durante o trabalho de auditoria, incluindo aqueles identificados durante a reviso do controle de qualidade do trabalho, com o revisor de controle de qualidade do trabalho; e (c) no datar o relatrio at a concluso da reviso do controle de qualidade do trabalho. revisor do controle de qualidade do trabalho deve: (a) discusso de assuntos significativos com o scio encarregado do trabalho; (b) reviso das demonstraes contbeis e do relatrio proposto; (c) reviso da documentao selecionada de auditoria relativa aos julgamentos significativos feitos pela equipe de trabalho e das concluses obtidas; e (d) avaliao das concluses atingidas ao elaborar o relatrio e considerao se o relatrio apropriado.

demonstraes contbeis de companhias abertas, revisor tambm deve: (a) a avaliao, pela equipe de trabalho, da independncia da firma em relao ao trabalho de auditoria; (b) se foi feita uma consulta apropriada sobre assuntos que envolvem diferenas de opinio ou outros assuntos complexos ou controversos, e as concluses resultantes dessas consultas; e (c) se a documentao de auditoria selecionada para reviso reflete o trabalho realizado em relao aos julgamentos significativos feitos e suporta as concluses obtidas Carta de Responsabilidade da Administrao o documento emitido pelos administradores da entidade, cujas Demonstraes Contbeis esto sendo auditadas. Essa carta endereada ao auditor independente, confirmando as informaes e os dados a ele fornecidos, assim como as bases de preparao, apresentao e divulgao das Demonstraes Contbeis submetidas para exame de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstraes Contbeis. O auditor deve obter evidncia de que a administrao reconhece sua responsabilidade pela preparao e apresentao adequada, assim como pela aprovao das Demonstraes Contbeis de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil ou outro conjunto de normas contbeis que sejam aplicveis nas circunstncias. O auditor deve obter declarao por escrito da administrao que: a) reconhece sua responsabilidade pela elaborao e implementao de controles internos para prevenir e identificar erros; e b) acredita que os efeitos agregados de distores no-ajustadas so irrelevantes, individualmente ou em conjunto, para as Demonstraes Contbeis como um todo. Carta com as declaraes de responsabilidade da administrao da entidade deve ter a mesma data do parecer dos auditores independentes sobre essas Demonstraes Contbeis. Uma carta contendo declaraes sobre certas transaes ou outros eventos especficos tambm pode ser obtida no decorrer da auditoria ou em data posterior quela do parecer dos auditores, por exemplo, na data de uma oferta pblica. A carta de responsabilidade da administrao deve ser assinada pelos membros da administrao que sejam os principais responsveis pela entidade e sua movimentao financeira (geralmente, o principal diretor executivo e o principal executivo financeiro), assim como pelo contabilista responsvel pelas Demonstraes Contbeis, de forma a cobrir os aspectos contbeis com base no melhor entendimento e juzo desses executivos. Normas do Parecer (Atual Relatrio de Auditoria) dos Auditores Independentes opinio no modificada ou sem modificaes a opinio expressa pelo auditor quando ele

conclui que as demonstraes contbeis so elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatrio financeiro aplicvel. o antigo Parecer sem ressalva, Parecer limpo. H trs tipos de opinio modificada, a saber, opinio com ressalva, opinio adversa e absteno de opinio. Opinio sem ressalvas ou limpo: aquele em que as demonstraes financeiras foram elaboradas de acordo com os princpios de contabilidade geralmente aceitos, aplicados de em uniformidade com o exerccio anterior e no foi identificado pelo auditor qualquer ajuste ou limitaes de escopo de exame que poderiam impactar as demonstraes financeiras. Opinio com ressalva: aquela em que o auditor identificou ajuste ou limitao de escopo de exame que poderiam impactar as demonstraes financeiras, porm, estes ajustes ou limitaes no so materiais a ponto do auditor emitir um parecer adverso. Opinio adversa aquele que emitida quando o auditor possui informaes suficientes para formar uma opinio de que as demonstraes financeiras no representam a posio patrimonial e financeira da respectiva empresa. Absteno de opinio ou negativa de opinio: aquele em que o auditor no obtm elementos comprobatrios suficientes para forma sua opinio sobre as demonstraes financeiras.
O auditor ao estabelecer uma estratgia global de auditoria deve: identificar as caractersticas do trabalho para definir o seu alcance; definir os objetivos do relatrio do trabalho de forma a planejar a poca da auditoria e a natureza das comunicaes requeridas; considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor so significativos para orientar os esforos da equipe do trabalho; considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicvel, se relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados; e determinar a natureza, a poca e a extenso dos recursos necessrios para realizar o trabalho.

S-ar putea să vă placă și