Sunteți pe pagina 1din 27

Disciplina de Infra-estrutura de TI

Dispositivos de memria e armazenamento


Um dos componentes bsicos de um sistema computacional a memria, responsvel pelo armazenamento dos programas a serem executados e dos seus dados. Toda a memria disponvel, contudo, no organizada em um espao nico. Existem diversos nveis de memria em um computador, os quais organizamos na forma de uma hierarquia, a qual costuma ser pirmide. representada na forma de uma A forma de pirmide ilustra a capacidade total de

armazenamento disponvel em cada um destes nveis, que so os registradores, a memria cache, a memria principal e a memria secundria. Registradores Cache Tempo de Acesso Tamanho Custo Memria Principal (MP)

Memria Secundria (MS)

Hierarquia de Memria

A figura anterior ilustra uma hierarquia tradicional de memria, colocando informaes em relao a capacidade de armazenamento, custo (R$/Byte) e tempo de acesso.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

Antes de prosseguir com a leitura deste texto, voc deve ler o artigo Bits e Bytes, disponvel no Moodle, no Material de Apoio da disciplina.

1.1. Memria Secundria Os nveis no topo da hierarquia de memria (registradores, cache e memria principal) so constitudos de memria voltil, isto , que perdem seu contedo quando o computador desligado. Existe a necessidade, portanto de um tipo de armazenamento permanente, no qual os dados possam ser mantidos a cada vez que o computador desligado. Este o papel da memria secundria (MS), que possui, tradicionalmente um tamanho (capacidade de armazenamento) muito superior ao dos demais nveis na hierarquia de memria. O objetivo principal dos dispositivos de armazenamentos encontrados no nvel da memria secundria o de armazenar os arquivos dos usurios, tais como documentos, fotos, msicas, programas, etc. Dispositivos de memria permanente tambm so empregados para manter cpia de segurana (backup) dos arquivos de dados, possibilitando uma forma de recuperao destes no caso de falha nos sistemas que armazenam estes arquivos. Alm destas finalidades bsicas, parte da memria secundria tambm pode ser utilizada pelo sistema operacional como uma extenso da memria principal, sempre que os programas em execuo precisarem mais espao em memria do que o disponvel na RAM instalada. Neste esquema, chamado de memria virtual, o sistema operacional copia parte do contedo da Memria Principal para a Memria Secundria, liberando espao na Memria Principal. Para armazenar estes trechos de memria principal, normalmente usa-se arquivos chamados de arquivos de troca ou swap.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

3
empregadas so os para

As

principais

tecnologias de memria

atualmente secundria

implementao

dispositivos

magnticos, dispositivos ticos e dispositivos de estado slido. 1.1.1. Dispositivos magnticos

Dispositivos magnticos de armazenamento usam a capacidade de alguns materiais de manter-se magnetizados por muito tempo para conservar os bits. Cabeas de leitura e escrita, que so construdas na forma de bobinas eletromagnticas, so usadas para imantar e detectar o estado desta superfcie durante as operaes de gravao e leitura de dados. Os discos rgidos ou hard disks (HD), disquetes e fitas magnticas so exemplos desta classe de dispositivos. Os HD's tradicionalmente so o principal dispositivo de memria secundria de um computador. Disquetes esto caindo em desuso com o advento de outras medias mais eficientes como pendrives. Fitas magnticas ainda encontram bom espao no mercado como dispositivos de backup.
Agora voc deve assistir funciona um HD (Seagate) ao vdeo Como

1.1.2.

Dispositivos ticos

Usam as propriedades da luz, geralmente concentradas em um raio laser, para fazer a leitura e escrita de dados em uma superficie. So usualmente empregados como media para transporte de dados, backup domstico de dados eu em pequenas organizaes e como media de distribuio de programas de computadores (softwares). CD-ROM, CD-R, CD-RW, DVD e Blu-Ray disks so exemplos de dispositivos ticos.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

1.1.3.

Dispositivos de estado slido

Usam material semicondutor para armazenamento dos dados, ou seja, uma memria no voltil construda com chips de silcio. A principal tecnologia atual para este tipo de armazenamento a memria FLASH. Com este tipo de memria so construdos desde dispositivos removveis como Pen Drives at discos internos, chamados de SSD's (Solid State Disk) que possuem formatos semelhantes e conectividade idntica usada pelos HD. Esto se popularizando tambm no mercado dispositivos hbridos, que armazenam parte de sua capacidade em meio magntico (HD) e parte em estado slido (SSD).
1.1.3.1. Memrias FLASH

As memrias Flash so um tipo moderno de memria semicondutora (implementada em chips), que apesar de no serem volteis, permite que mltiplos endereos sejam apagados ou reescritos numa s operao. Pela grande versatilidade no uso como dispositivo de armazenamento regravvel e devido a constante reduo de preo, este tipo de memria tem se popularizado muito e encontrada em uma grande gama de aplicaes, como pen drives, unidades SSD, cartes de memria para mquinas fotogrficas digitais, celulares, etc.
Antes de prosseguir com a leitura deste texto voc deve assistir ao vdeo Comparativo HDD x SSD (Sansung) , disponvel no Moodle, no Material de Apoio da disciplina.

1.2. Memria Principal A memria principal (MP) o nvel utilizado para armazenar os dados e instrues dos programas que esto em execuo (programas

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

abertos). um tipo de memria que pode ser acessada diretamente pelo processador (CPU) usando uma interface exclusiva. A MP formada por um conjunto de clulas de armazenamento, todas com o mesmo tamanho (normalmente 8 bits = 1 byte). Cada clula identificada por um nmero exclusivo que o seu endereo. Todo e qualquer acesso que o processador fizer memria principal deve ser feito atravs de um destes endereos. A memria principal de um computador costuma ser dividida em dois tipos distintos de memria: RAM e ROM 1.2.1. Memria RAM

A RAM (Random Access Memory) um tipo de memria rpida que permite leitura e escrita, porm, seu contedo perdido quando a alimentao (fonte de energia) desligada. Existem dois tipos de RAM: RAM esttica (SRAM) e RAM dinmica (DRAM).
1.2.1.1. DRAM x SRAM

A DRAM (Dynamic RAM) formada por transistores que funcionam como capacitores, que so componentes fceis de construir, baratos e pode-se aglomerar muitas clulas de memria em pequeno espao fsico. O problema que aps algum tempo, eles descarregam, dessa forma dever haver um perodo de recarga, chamado refresh. Durante este perodo, a memria geralmente no pode ser acessada, limitando assim com uma imposio fsica sua velocidade. Por outro lado, a SRAM (Static RAM) formada por caros circuitos digitais chamados flip-flops, que armazenam dados sem a necessidade de ciclos para refresh. Um flip-flop, por ser um circuito completo, maior que um capacitor, consequentemente, onde cabem muitos capacitores tm-se somente alguns flip-flops. Devido aos custos, tamanho e consumo, no vivel que um microcomputador tenha toda sua RAM de memria esttica, ento

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

atualmente se utiliza apenas DRAM para memria principal de computadores. Em funo disto, se usa costumeiramente apenas o termo RAM para indicar a DRAM usada em MP de computadores.
1.2.1.2. Tecnologias de memria DRAM

As

principais

tecnologias

mais

recentemente

empregadas

para

construo de memrias RAM utilizadas em computadores so:

SDRAM (Synchronous Dynamic RAM): Ao contrrio das tecnologias mais antigas, a SDRAM uma memria sncrona, isto , utiliza o sinal de relgio (clock) da placa me para comandar as transferncias.

DDR-SDRAM (Double Data Rate SDRAM): Um avano sobre a SDRAM que suporta transferncias de dados duas vezes por pulso (na subida e na descida do pulso), dobrando o desempenho da SDRAM tradicional. Em funo disto, sempre seu clock anunciado como sendo o dobro da frequncia real que ela utiliza. A tabela a seguir exibe caractersticas de alguns modelos de DDR-SDRAM:
Nome DDR200 (PC-1600) DDR266 (PC-2100) DDR400 (PC-3200) Clock anunciado 200 Mhz 266 Mhz 400 Mhz Clock real 100Mhz 133 Mhz 200 Mhz Transferncia 1600 MB/s 2100 MB/s 3200 MB/s

DDR2-SDRAM:

Evoluo

das

DDR,

que

trabalha

com

voltagem menor que os modelos anteriores, pode atingir frequncias superiores e possibilita at quatro transferncia por ciclo interno do clock. O formato do mdulo de memria (pente) tambm diferenciado. Segue alguns modelos de DDR2 e sua respectiva taxa mxima de transferncia:

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI Nome DDR2-400 (PC2-3200) DDR2-800 (PC2-6400) Clock anunciado 400 Mhz 800 Mhz Clock real 100 Mhz 200 Mhz 266 Mhz Transferncia 3200 MB/s 6400 MB/s 8533 MB/s

DDR2-1066 (PC2-8600) 1066 Mhz

DDR3-SDRAM:

Terceira

gerao

de

memrias

DDR,

evoluo das DDR2, trabalha com tenso eltrica mais baixa e suportando frequncias de clock mais altas.

Mdulos de Memria DDR


Fonte: http://www.electrical-res.com/EX/10-16-12/ddr3-vs-ddr2-ram.jpg

Nesta figura se percebe que, alm das diferenas internas, o formato dos mdulos de memria (pentes) DDR3 diferem fisicamente dos DDR2, no podendo ser encaixados nos mesmos formatos de slots. 1.2.2. Memrias ROM

As memrias ROM (Read-Only Memory) somente permitem a leitura de dados e costumam ser mais quando desligadas. lentas do que as RAM. Em compensao, este tipo de memria no perdem seu contedo

1.3. Memria cache Um dos grandes gargalos encontrados que limitam o aumento do desempenho dos computadores a diferena de velocidade entre a CPU e a memria principal, isto , o processador consegue processar dados a uma taxa muito maior do que a memria capaz de fornecer. Esta diferena tem se acentuado com o passar do tempo e a

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

8
desempenho dos

evoluo

tecnolgica.

Enquanto

microprocessadores, por exemplo, vem dobrando a cada 18/24 meses, o mesmo no acontece com a taxa de transferncia e o tempo de acesso das memrias DRAM, que vm aumentando pouco de ano para ano, como ilustra a figura abaixo:

Fonte: Adaptado de John L. Hennessy & David A. Patterson. Arquitetura de Computadores: Uma Abordagem Quantitativa. 3 ed. Pg 285.

Na busca de uma soluo para este problema foi desenvolvida uma tcnica que consiste da incluso de um dispositivo entre o processador e a MP, denominado de memria cache, cuja funo reduzir reduzir o tempo mdio de acesso ao contedo armazenado em memria e, com isso, aumentar o desempenho do sistema de computao. A cache um nvel na hierarquia de memria entre a CPU e a memria principal (MP). construda com memria SRAM, que muito mais rpida do que a DRAM, normalmente empregada na construo de MP. A cache fabricada com tecnologia semelhante da CPU e, em consequncia possui tempos de acesso pequenos,

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

resultando numa considervel reduo da espera da CPU. Como o custo da memria esttica (SRAM) muito alto, a cache normalmente muito menor do que a memria principal. Por exemplo, enquanto o tamanho tpico da MP de um computador atual fica em torno de 2 a 4 GiB, o tamanho da memria cache costuma ser inferior a 4 MiB. Esta diferena de 1000/1 (1024/1 para ser mais exato) tem se mantido historicamente no mercado de computadores pessoais.

Processador

Cache

MP

Memria Cache Com a incluso da cache o funcionamento do sistema passa a se dar da seguinte forma: 1. Sempre que a CPU precisar buscar uma nova informao na

Memria Principal, primeiro procura-se por uma cpia deste valor na Memria Cache; 2. Se a informao estiver na cache (chama-se acerto na cache), ela transferida rapidamente para a CPU sem ser necessrio um demorado acesso MP; 3. Se a informao no estiver na cache (chama-se falta na cache), ento o sistema buscar o contedo na Memria Principal. Mas antes deste ser enviado para o processador, uma cpia guardada na cache, para acessos futuros.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

10

Para haver algum aumento no desempenho de um computado com a incluso da memria cache necessrio que haja mais acertos do que faltas. Isto , a memria cache somente vlida se a taxa de acertos for superior taxa de faltas. Com uma cache maior, h maior probabilidade de a informao desejada estar contida nela, aumentando a taxa de acertos. Outros fatores tambm devem afetam esta taxa, como por exemplo as caractersticas dos programas em execuo. Na maioria dos computadores atuais a taxa de acertos da cache muito alta, superior a 80%. Em bons computadores esta taxa pode ser at superior a 90%. Outra alternativa de implementao de cache muito empregada atualmente o uso de mais de um nvel de memria cache. Neste caso, o primeiro nvel (L1) aparece, na hierarquia de memria, entre o processador e o segundo nvel de cache (L2). Assim, cada nvel posterior Ln, interliga o nvel Ln-1 com Ln+1. Somente o ltimo nvel de cache est diretamente ligado memria principal. A implementao de um terceiro nvel de cache (L3) est sendo comum nos modelos mais recentes de processadores. Numa cache multinvel o tamanho da cache cresce em direo MP enquanto que a velocidade cresce em direo CPU.

CPU

Cache L1

Cache L2

MP

Uma Cache Multinvel

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

11

1.4. Registradores Os registradores so dispositivos de memria que armazenam valores temporrios dentro dos processadores. So utilizados para a realizao das operaes internas. Os registradores tambm so utilizados para a recuperao/armazenamento de cpias dos valores na memria e para tarefas de controle da execuo dos programas. Em outras palavras, so os locais onde se pode armazenar temporariamente bits dentro da CPU. O tamanho e quantidade de registradores em um processador depende da sua arquitetura. Atualmente 32 ou 64 bit, so tamanhos comuns enquanto que a quantidade costuma variar de algumas poucas dezenas at algumas centenas deles. Em geral o tempo de acesso ao registrador o mesmo dos processador (ciclo de clock). demais circuitos do

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

12

Processadores
O processador, ou CPU (ou UCP - Unidade Central de Processamento) o o principal componente de um computador. responsvel pela realizao das operaes de processamento e de controle necessrias para a execuo de um programa, ou seja, a CPU o dispositivo que executa os softwares.
Ateno: - O termo CPU no deve ser utilizado para designar o gabinete do computador, como algumas pessoas fazem, incorretamente. - Microprocessador o circuito integrado que contm os circuitos necessrios para implementar um processador.

Microprocessador

Gabinete

1.5. Funcionamento dos processadores Um programa constitudo de uma srie de instrues em linguagem de mquina que uma representao em formas de 0 (zeros) e 1 (ums) (por isto diz-se que est codificadas em binrio). Para ser efetivamente executado por um processador, este programa deve estar armazenado na memria principal. Uma instruo como que

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

13

uma ordem para que o processador execute determinada operao, como por exemplo: operaes aritmticas (somas, subtraes, divises, etc..), operaes lgicas (testes de bits), operaes de transferncias de dados (de registrador para registrador, de memria para registrador, em de registrador para memria, da entre CPU e e dispositivo de entrada e sada). Estas instrues so, normalmente, armazenadas posies sucessivas memria principal executadas sequencialmente, realizando os seguintes passos: 1. Buscar da memria a prxima instruo, uma de cada vez; 2. Interpretar que operao a instruo est solicitando, tarefa esta denominada decodificao; 3. Calcular o endereo da memria onde est armazenada a prxima instruo do programa; 4. Buscar os dados necessrios para a realizao da operao (se for o caso) e traz-los para a CPU, guardando em registradores; 5. Executar a operao solicitada; 6. Armazenar o resultado obtido no local apropriado; 7. Reiniciar o processo com uma nova instruo. Uma CPU executa repetidamente esta sequncia de operaes, interrompendo o processo quando ocorrer um erro interno, sistema for desligado ou pela CPU. for concluda a execuo dos programas. O fluxograma a seguir ilustra este processo de execuo das instrues

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

14
Calcular endereo da prxima instruo

Incio

Buscar a prxima instruo

Decodificar a instruo

Armazenar Resultado

Buscar operando Sim

Tem Operando?

No Executar a Instruo

Ciclo de instrues 1.5.1. Organizao de uma CPU

A CPU formada por diversos componentes, compostos de circuitos eletrnicos digitais. A figura abaixo ilustra, em um nvel mais alto, um processador bsico, agrupados em dois blocos: Processamento e Controle. Os diversos componentes internos esto interligados atravs de conexo fsica para a transmisso de sinais chamados de Barramento Interno. Estes so um conjunto de condutores por onde passam os bits.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

15

ULA

Unidade de Controle

Registradores Operacionais

Registradores de Controle

Clock

Bloco de Processamento

Bloco de Controle

CPU
Organizao da CPU

1.5.1.1.

Bloco de Processamento

O bloco de processamento se encarrega de realizar as atividades relacionadas com a efetiva execuo de uma operao, ou seja, o processamento das operaes solicitadas pelo programa. O principal componente desta seo da CPU a Unidade Lgica e Aritmtica (ULA). Entre as diversas operaes que ela tem a capacidade de executar, pode-se citar as operaes aritmticas (somar, subtrair, multiplicar, dividir, etc.) e operaes lgicas (teste de bits, comparaes, ...) Alm da ULA formam tambm o bloco de processamento diversos registradores auxiliares onde esto os valores com os quais a ULA realiza suas operaes.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

16

1.5.1.2.

Bloco de Controle

A funo de controle exercida pelos componentes da CPU que se encarregam de atividades de busca, interpretao e controle da execuo das instrues, bem como do controle da ao dos demais componentes do sistema de computao (controle da memria, controle dos dispositivos de entrada/sada). O principal componente da CPU responsvel pela funo de controle a Unidade de Controle (UC), que um dos dispositivo mais complexos da CPU. Alm controlar a ao da ULA, ela possui a lgica necessria para realizar a movimentao de dados e instrues de/e para a CPU, atravs de sinais de controle. Alm da UC, compem este bloco os registradores que so utilizados para armazenar informaes necessrias para o controle da execuo do programa, como por exemplo, endereos para acessos memria.

1.6. Tecnologias atuais para aumento do desempenho de computadores Apesar de um processador elementar, com apenas os componentes acima apresentados, ser de implementao vivel, atualmente os fabricantes empregam diversas tecnologias mais avanadas em seus produtos com o objetivo de aumentar o desempenho das CPUs. 1.6.1. Pipeline de Instrues

Ao descrever o funcionamento da CPU na execuo das instrues, este funcionamento foi apresentado de forma que, embora o ciclo de instruo seja composto de vrias etapas, ele era realizado de forma sequencial, isto , uma etapa se inicia aps a concluso da etapa anterior. Desta forma enquanto a fase de decodificao da instruo estava sendo realizada, o circuito responsvel pela execuo (ULA)

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

17

estava ocioso, assim como outras partes da CPU. Esta situao poderia levar a crer que a CPU somente inicia a busca por uma nova instruo assim que finalizar a execuo da instruo anterior, o que seria um desperdcio na aproveitamento dos recursos de hardware disponveis no processador e uma limitao no tempo de execuo dos programas. Como uma alternativa para aumento do desempenho dos

processadores, os avanos da tecnologia possibilitaram que mais de uma instruo esteja, simultaneamente, sendo tratada pela CPU. Esta tcnica chamada de Pipeline de Instrues. O pipeline de instrues uma tcnica de implementao de CPU onde mltiplas instrues esto na CPU ao mesmo tempo. O processador construdo com diversos estgios distintos, cada um responsvel pelas tarefas necessrias por uma etapa na execuo da instruo. Ao final de cada ciclo de clock, cada estgio completa sua tarefa com uma instruo, instruo concluda. passa esta para o estgio seguinte e comea a tratar da prxima instruo. Ao atingir o final do pipeline a

Estagio1

Estagio2

Estagio3

Estagio4

Estagion

Pipeline de Instrues Os processadores modernos possuem pipelines muito sub-divididos. O nmero de estgios tpico de uma CPU atual fica entre 10 e 20 estgios. A principal motivao para o aumento do nmero de estgios nos pipelines que, com mais estgios, cada um deles realiza um trabalho menor, precisando de menos tempo para concluir a sua tarefa. Desta forma o ciclo do relgio pode ser mais curto, possibilitando um aumento na frequencia do clock. Este aumento,

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

18

porm, tem uma srie de efeitos colaterais, como por exemplo aumento do consumo e aquecimento do processador. 1.6.2. Processadores Superescalares

Processadores Superescalares possuem pipelines que permitem a execuo de mais de uma instruo simultaneamente, isto , no mesmo ciclo de clock. Isto obtido atravs da implementao de mltiplas unidades de execuo, que so as unidades onde as instrues so executadas (ULAs). Nos processador superescalar mais recentes, as diversas unidades de execuo so especializadas. Isto significa que cada uma delas projetada para executar uma classe de instrues diferentes, como por exemplo: clculos com nmeros inteiros (sem casas decimais), clculos com nmeros em ponto-flutuante (com casas decimais), manipulao de grficos, etc, podendo, ainda, existir mais de uma unidade de execuo para a mesma classe de instrues. A implementao de processadores superescalares possibilitou que a taxa de execuo de instrues em um computador fosse superior taxa de ciclos de relgio. Por exemplo, possvel em um CPU que trabalha a 2 GHz (2 bilhes de ciclo por segundo) consiga executar 4 bilhes de instrues por segundo, ou at mais do que isto, dependendo da quantidade de unidades de execuo disponveis. 1.6.3. Simultaneous Multithreading ou HyperThreading

Simultaneous Multithreading (SMT) uma tecnologia utilizada em diversos processadores superescalar mais modernos. A Intel utiliza para esta tecnologia o nome comercial HyperThreading (HT) em seus produtos. Estes processadores possuem algum dos seus componentes duplicados. So repetidos aqueles circuitos que armazenam o estado da execuo dos programas, como por exemplo, os registradores internos. Isto permite aos processadores equipados com esta

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

19

tecnologia serem tratados pelo sistema operacional como sendo dois processadores lgicos. Isto possibilita ao sistema operacional manter simultaneamente na CPU o estado de dois programas. Quando alguma das unidades de execuo no puderem ser utilizadas por um dos programas, ela pode ser empregada para executar as instrues do outro programa, resultando em um melhor aproveitamento dos recursos de hardware disponveis. Segundo a Intel, esta tecnologia oferece um ganho de desempenho de aproximadamente 25% no caso do Pentium 4 com HT, comparado com a verso de mesmo clock, mas sem HT. 1.6.4. Processadores Multincleo ou Multicore

Uma CPU multincleo consiste na implementao de mais de uma CPU na mesma pastilha de silcio (chip), ou no empacotamento de mais de um chip no mesmo encapsulamento, portanto ocupando um nico soquete na placa-me. Cada uma das diversas CPUs chamada de um core (ncleo). Atualmente o nmero tpico de cores neste tipo de soluo 2 (dual-core) ou 4 (quad-core). package. Alguns produtos quad-core so, internamente, dois dual-core encapsulados na mesma

Pentium D (quad core)

Core i7 (quad core)

Fontes: http://www.in4.pl/komentarze.htm?news_id=6726&kid=31508&kbt=K http://images.tweaktown.com/content/1/6/1642_8.jpg

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

20

1.6.5.

Multiprocessadores SMP

Existem aplicaes da computao onde a quantidade de tarefas e dados a serem processados muito grande, de forma que um nico processador, mesmo que multi-ncleo, no conseguiria dar um tempo de resposta adequado. Um exemplo disto so os servidores, que hospedam dados e aplicaes que so acessados por inmeros terminais clientes, exigindo portanto, grande capacidade de processamento. Nestes casos impera a necessidade de mltiplos processadores trabalharem em conjunto de forma a acelerar a execuo dos programas. Um tipo de computador que faz uso desta tecnologia so os multiprocessadores SMP (Symmetric Multiprocessing). So computadores que possuem diversos microprocessadores, todos na mesma placa me e compartilhando uma mesma Memria Principal (MP). Como todos os processadores acessam a MP atravs do mesmo barramento, este tipo de mquina tem problemas de escalabilidade, isto , no comportam um grande nmero de CPUs (normalmente menos de uma dezena).

Servidor SMP Sun SPARC Enterprise T5440 Server


Fonte: http://photos.sun.com/page/2729

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

21

Dispositivos de E/S e interconexo


Apesar da grande capacidade dos computadores em executar rapidamente grande quantidade de clculos e operaes e tambm armazenar imensas quantidades de dados e programas em seus dispositivos de memria, um dos grandes motivos pela popularizao destes equipamentos e pela sua versatilidade de uso se deve a e com outros capacidade que eles tm de se comunicar entre si dispositivos externos ao ncleo processador/memria. 1.7. Entrada e Sada Para a grande maioria das aplicaes para as quais os computadores so empregados atualmente, alm da capacidade de processamento, fornecida pela CPU, e de armazenamento, fornecida pela hierarquia de memria, necessrio, tambm, meios que permitam que se faa comunicao destes componentes com os usurios, seja no sentido usurio/computador, seja computador/usurio ou ainda computador/ computador. Quem prov esta capacidade o Subsistema de Entrada e Sada (E/S), tambm conhecido por I/O (Input/Output). Os diversos elementos que cooperam no processo de entrada e sada fazem parte do Subsistema de E/S e so responsveis por:

Receber ou enviar informaes ao meio exterior; Converter as informaes (de entrada ou de sada) em uma forma inteligvel para a mquina ou para o usurio (dependendo do caso).

Os dispositivos responsveis pela entrada/sada so denominados de perifricos, pois esto instalados fora do ncleo principal CPU/MP.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

22

1.7.1.

Interfaces de E/S

Devido s diferenas, a ligao entre os perifricos e a CPU no realizada direta e individualmente. Isto significa que a CPU no tem uma conexo direta com o teclado, por exemplo. Na prtica, a CPU se conecta dispositivos genricos, chamados de interface de E/S, responsveis pela traduo e a compatibilizao das caractersticas do perifricos de E/S para a CPU, alm de realizar outras tarefas de controle. Estas interfaces podem servir para a ligao de vrios dispositivos, como ocorre com a USB (Universal Serial Bus). Uma interface , em geral, responsvel pelas seguintes tarefas:

Controlar e sincronizar o fluxo de dados entre CPU/MP e o perifrico;

Realizar a comunicao com a CPU, inclusive interpretando suas instrues (sinais de controle) para acesso fsico ao perifrico;

Servir de memria auxiliar para o trnsito das informaes entre os componentes (buffer de dados);

Realizar algum tipo de deteco e correo de erros durante as transmisses.

1.7.2.

Transmisso de dados

H duas maneiras bsicas de se realizar a transmisso/recepo de dados entre perifricos/interfaces e interfaces/CPU:


1.7.2.1. Transmisso serial

A informao transmitida/recebida bit a bit. Para isto, numa ponta da comunicao os dados so serializados, colocando-se um bit aps o outro. Ao serem recebidos, na outra ponta, os dados so reagrupados formando-se os bytes originais.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

23

Interface de E/S

bits 7,6,5,4,3,2,1,0

Dispositivo de E/S

Transmisso Serial

Dispositivos USB, discos SATA e modems so exemplos de aplicao de transmisso serial.


1.7.2.2. Transmisso paralela

A informao transmitida/recebida em grupos de bits de cada vez. Cada bit transmitido por uma linha distinta do barramento. Discos rgidos (HDs) IDE e impressoras mais antigas (no-usb) so exemplos de aplicaes deste tipo de transmisso.
bits

Interface de E/S

Dispositivo de E/S

Transmisso Paralela 1.8. Barramentos Os caminhos por onde os dados e sinais de controle circulam em um computador so genericamente conhecido como barramentos. Em outras palavras, os barramentos nada mais so do que um conjunto de condutores (fios, trilhas) por onde passam os bits. As principais caractersticas de um barramento so:

A freqncia de clock (Hz, MHz, GHz).

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

24

Quantidade de transferncias realizadas por ciclo de clock (1, 2 , ...)

A largura (nmero de bits transportados em cada transferncia. Num barramento que faa uso de transmisso serial este valor 1)

1.8.1.1.

Desempenho dos barramentos

O produtos deste 3 valores define a taxa mxima de transferncia de um barramento (throughput).


Taxa de Transferncia = (Clock * Transfer por ciclo *Largura) / 8

Como a largura medida em bits, e a taxa de transferncia medida em bytes por segundo, se divide por 8 para obter o desempenho. Exemplo: Barramento PCI Convencional

Clock: 33,33 Mhz Transferncias por ciclo: 1 Largura: 32 bits Throughput: 133 MB/s (33,33 * 1 * 32) / 8

1.8.1.2.

Slots de expanso

Alguns

tipos

tipos

de

barramento ao

permitem

que

dispositivos

adicionais

sejam

acrescentados

computador

simplesmente

encaixando novas placas em conectores especiais, chamados de slots. Isto elimina a necessidade de se soldar novos componentes a placa-me.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

25

Exemplo de Slot
Fonte: http://www.cs.uwaterloo.ca/~brecht/servers/docs/PowerEdge-2600/en/Perc4scdc/UG/user8.jpg

1.8.2.
1.8.2.1.

Exemplos de Barramentos de Interconexo


PCI (Peripheral Component Interconnect)

Desenvolvido pela Intel no incio dos anos 90 e adotado pela indstria de PCs, ainda um importante padro para a conexo de componentes de hardware ao computador. Em geral, trabalha com largura de 32bits, a uma frequncia de 33,33 MHz (convencional) ou at 66.66 MHz. Transfere at 133 MB/s (transmisso paralela de 32 bits) ou 266 MB/s (em 64 bits)
1.8.2.2. PCIe (PCI Express)

Barramento que atualmente o mais utilizado pelos fabricantes de Pcs em seus novos equipamentos, O PCIe conta com um recurso que permite o uso de uma ou mais conexes seriais (lanes, ou pistas) para transferncia de dados. Se um determinado dispositivo usa

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

26

apenas um caminho, ento diz-se que este utiliza o barramento PCI Express 1x. Se utiliza 4 conexes, sua denominao PCI Express 4x e assim por diante. Cada caminho pode ser bidirecional, ou seja, recebe e envia dados simultneamente. Na primeira verso (PCIe 1.0) a frequncia usada de 2,5 GHz. Como usa tempo do barramento para sincronismo e verificao de erros, o PCIe somente consegue transmitir um byte a cada 10 ciclos de relgio. Assim sendo, o PCI Express 1x consegue trabalhar com taxas de 250 MB por segundo. Em 2007 foi lanada a verso 2.0, que trabalha a 5,0 Ghz, atingindo de 500 MB/s( 1x) at 8 GB/s (16x).
1.8.2.3. USB (Universal Serial Bus)

Barramento serial usado para ligar muitos tipos de dispositivos com capacidade de serem removidos sem desligamento do sistema (Hot Plug). Suporta taxas de 1.5 Mbit/s (verses 1.1 e 2.0 em modo Low Speed), 12 Mbit/s (1.1 e 2.0 em modo Full Speed) e ainda 480 Mbit/ s (2.0 em modo High-Speed) . Recentemente foi anunciado o padro 3.0, com capacidade de transferncia de 4.8 Gbits/s (em modo SuperSpeed).
1.8.2.4. FSB (Front Side Bus)

um

barramento

especializado

que

conecta

CPU

de

um

microcomputador a outro circuito da placa me conhecido por pontenorte. atravs deste circuito que o processador se comunica com a memria principal. No , portanto, um barramento de expanso, pois no tem slots para a conexo de perifricos adicionais. Nos computadores atuais, a largura deste barramento de 64 bits, permitindo 4 transferncias por ciclo de clock e trabalhando em frequncias que variam entre 100 MHz e 400 Mhz.

Marcos Jos Brusso

Disciplina de Infra-estrutura de TI

27

E o meu FSB que de 1066 MHz???? regra no mercado de informtica os fabricantes e revendedores divulgarem valores muito altos para o clock do FSB dos seus produtos, como por exemplo 800 MHz ou 1333 Mhz. Este no o clock real! Como este barramento tem a capacidade de realizar at 4 transferncias por ciclo de clock, o que eles fazem multiplicar a frequncia real por 4 e divulgar este nmero. Ento um FSB de 800 MHz, trabalha internamente a 200 MHz. Mas ele tem o mesmo desempenho que teria um de 800 MHZ que suportasse apenas uma nica transferncia por ciclo.

1.8.2.5.

HyperTransport/QuickPath

Os mais novos microprocessadores para PCs, fabricados pela AMD e Intel, no esto mais fazendo uso de FSB para acessar a Memria Principal, como o caso dos AMD Opteron/Phenom e Intel Core I7/I5/I3. O motivo por esta mudana que nestas CPUs mais recentes o controlador da memria principal deixou de estar localizado em um circuito da placa-me (ponte-norte) sendo construdo no mesmo chip da CPU (interno). Assim o acesso MP feito diretamente pela CPU sem passar por outros chips da placame. Nestes computadores, o acesso aos dispositivos de E/S passa ento por outro barramento especializado. Cada fabricante desenvolveu uma verso proprietria para este barramento. A intel chama-o de QuickPath Interconnect (QPI). J a AMD, precursora nesta tendncia, denomina o seu barramento de HyperTransport.

Marcos Jos Brusso

S-ar putea să vă placă și