Sunteți pe pagina 1din 5

FORMAS DE TRATAMENTO: COMO SE DIRIGIR AO DESTINATRIO Como se dirigir a autoridades pblicas e a membros do clero?

As convenes associadas redao de cartas vodesde o uso da palavra Senhor, ao se enderear um envelope a uma pessoa do sexo masculino, at o uso de formasde tratamento mais complexas, usadas para se dirigir a pessoas de posio. Aqui seguem algumas formas de tratamento: I. Presidente: A carta comea com: Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica No corpo do texto: Vossa Excelncia Endereado em envelope como: Dignssimo Presidente da Repblica Federativa do Brasil ou Ao Excelentssimo Presidente da Repblica. II. Presidente da CNBB:A carta comea com: Vossa Excelncia Reverendssima No corpo do texto: Excelentssimo Senhor No envelope: A Sua Excelncia Reverendssima Dom Fulano de Tal. III. Papa:A carta comea com: Vossa Santidade No corpo do texto: Santssimo Padre No envelope: A Sua Santidade o Papa. IV. Ministro do Estado A carta comea com: Vossa Excelncia No corpo do texto: Excelentssimo Senhor No envelope:

A Sua Excelncia o Senhor Dignssimo Ministro Fulano de Tal V. Membros do Congresso Nacional A carta comea com: Vossa Excelncia No corpo do texto: Excelentssimo Senhor No envelope: A Sua Excelncia o Senhor Deputado Fulano de Tal ou DD. Membro da Cmara Fulano de Tal. VI. Governadores e Prefeitos A carta comea com: Vossa Excelncia No corpo do texto: Excelentssimo Senhor Governador/Prefeito No envelope: Ao Excelentssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal VII. Reitor e Vice-Reitor de Universidade A carta comea com: Vossa Magnificncia ou Vossa Excelncia No corpo do texto: Magnfico Reitor ou Excelentssimo Senhor Reitor No envelope: A Sua Magnificncia o Senhor Fulano de Tal ou Dignssimo Reitor Fulano de Tal. VIII. Desembargadores municipais e delegados de polcia A carta comea com:

Vossa Senhoria No corpo do texto: Ilustrssimo Senhor ou Prezado Senhor No envelope: Ao Senhor Fulano de Tal ou A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal Escrevendo para Organizaes Se voc estiver escrevendo para uma organizao ou instituio, tente primeiro descobrir por telefone onome da pessoa que dever receber sua carta, alm da maneira pela qual ela prefere ser tratada.

Se voc no tiver tempo ou oportunidade para descobrir esse tipo de informao, procure no se dirigir organizao genericamente. Em geral, h um funcionrio especializado, a que voc pode se dirigir.Segue-se uma lista de organizaes e instituies, com o ttulo da pessoa a quem voc deve dirigir-se. Associao: Presidente Autoridade Policial: Chefe de Polcia Banco: Gerente Cmara do Comrcio: Presidente/Secretrio Cartrio: Tabelio Cartrio de Registro: Escrivo Clube: Presidente/Secretrio Colgio: Diretor/Professor/Supervisor Comisso: Membro da Comisso/Secretrio Comit: Presidente

Companhia/Sociedade Annima: Presidente Confederao: Presidente Conselho: Secretrio-Geral Conselhos ou Juntas: Secretrio Construtora: Gerente/Administrador Corte: Juiz Distrito Policial: Superintendente Fundao: Presidente/Diretor Instituto/Instituio: Diretor Ministrio: Ministro Museu/Galeria: Diretor Organizao: Diretor Repartio Pblica: Chefe Sindicato: Presidente/Secretrio Sociedade: Secretrio/Administrador Tribunal: Secretrio/Escrivo Unidade das Foras Armadas: Oficial Encarregado Zona Eleitoral: Funcionrio de Registro A forma habitual de se iniciar uma carta para uma organizao utilizando-se as expresses

PrezadoSenhor ou Prezada Senhora . Estas cartas geralmente devem terminar com a expresso Atenciosamente. Sevoc souber o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, use ento Prezado Sr. Fulano de Tal e terminecom Cordialmente. Se a pessoa for uma mulher, e voc no tiver certeza de seu estado civil (Senhora ouSenhorita) ou de seu status profissional (Dra.), escreva seu nome completo no envelope e na partesuperior da folha (junto com seu endereo), e simplesmente comece a carta com Prezada Senhora.

S-ar putea să vă placă și