Sunteți pe pagina 1din 32

1

DECRETO-LEI N. 220 DE 18 DE JULHO DE 1975 DISPE SOBRE O ESTATUTO DOS FUNCIONRIOS PBLICOS CIVIS DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso da atribuio que lhe confere o 1 do artigo 3 da Lei Complementar n. 20, de 1 de julho de 1974. Art. 1 Este Decreto-Lei institui o regime jurdico dos funcionrios pblicos civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro. Cabe, primeiramente, ressaltar que com as devidas adaptaes e interpretaes, o que estiver disposto no Estatuto e no seu regulamento ser aplicado aos servidores do Poder Judicirio e do Poder Legislativo. As disposies do Decreto-Lei que se mostrarem incompatveis com o texto constitucional no foram recepcionadas no momento da promulgao da Constituio, no sendo mais aplicadas. Neste trabalho, estaremos indicando quais os artigos, que com o advento da Constituio Federal de 1988 no tm mais aplicao no atual sistema jurdico. Por fora da Lei 1698/90 foi institudo no Estado do Rio de janeiro o Regime jurdico nico, sendo aplicado o Estatuto (DL 220/75) e seu Regulamento (d. 2479/79) a todos os servidores do Estado da Administrao Direta de quaisquer dos trs Poderes. Antes da promulgao da constituio de 88 havia um duplo regime, ou seja, o estatutrio e o celetista. Com o advento de nossa Constituio foi estabelecida a adoo do Regime Jurdico nico, ou seja, cada esfera do governo iria

definir qual o regime que iria utilizar, sendo certo que a maioria dos entes da Administrao Pblica adotaram o regime estatutrio. Deste modo todos os antigos servidores celetistas passaram ao regime estatutrio, ocorrendo a efetivao, com a transformao de seus empregos em cargos pblicos., tanto que os crditos trabalhistas destes servidores celetistas foram satisfeitos quando de sua efetivao, inclusive em relao ao FGTS. Com a publicao da Emenda Constitucional 19/98 foi abolido o Regime Jurdico nico, e a partir da, tornou-se possvel a adoo do duplo regime, ou seja, do estatutrio e do celetista em uma mesma esfera de governo. Contudo ficou assegurado o regime estatutrio para todos aqueles que estivessem em exerccio na data da publicao da Emenda Constitucional 19/98, sendo regidos pelo estatuto.

Qual a diferena do Decreto-lei x Decreto ? O Decreto-Lei, figura que foi extinta com a promulgao da CF/88, tem eficcia de lei, ou seja, mesmo depois de extintos, os decretos-leis que foram editados antes da CF/88, e com ela sejam compatveis, continuam vigendo. DO PROVIMENTO, DO EXERCCIO E DA VACNCIA Art. 2 A nomeao para cargo de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico. DECRETO 2479/79 TTULO II DO PROVIMENTO, DO EXERCCIO E DA VACNCIA Captulo I - Disposies Gerais Art. 2 - Os cargos pblicos so providos por: I-nomeao;

nica forma de provimento que originria. II - reintegrao; Retorno do servidor/funcionrio demitido, quando anulada sua demisso por deciso judicial ou administrativa. III - aproveitamento; Retorno do servidor colocado em disponibilidade IV readaptao Reenquadramento de funes, haja vista uma diminuio da capacidade fsica para o trabalho.; V outras formas determinadas em lei.

Governadoria do Estado, ou dirigente de autarquia e pelo prazo que for estabelecido, em cada caso, pelo rgo Central do Sistema de Pessoal Civil do Estado. O Estgio Experimental no Estado do Rio de Janeiro uma etapa do concurso, no h que se falar em funcionrio nesta etapa, mas sim candidato. No Tribunal de Justia o Corregedor-Geral da Justia quem vai designar os candidatos para o estgio experimental. 3 A designao prevista no pargrafo anterior observar a ordem de classificao nas provas e o limite das vagas a serem preenchidas. percebendo o estagirio, retribuio correspondente a 80% (oitenta por cento) do vencimento do cargo, assegurada a diferena, se nomeado afinal. Durante o estgio experimental o candidato recebe 80% do vencimento do cargo pretendido a ttulo de retribuio, ao final do estgio quando for nomeado receber a diferena de 20% acumulada durante os meses. 4 O prazo de validade das provas ser fixado nas instrues reguladoras do concurso, aprovadas pelo rgo Central do Sistema de Pessoal Civil do Estado e poder ser prorrogado, uma vez, por perodo no excedente a 12 (doze) meses. Evidentemente, esta regra no tem mais aplicao, pois como sabemos, o prazo de validade dos concursos poder ser de at 2 anos, prorrogvel por igual perodo, nos termos do art. 37, III da CF. 5 O candidato que, ao ser designado para o estgio experimental, for ocupante, em carter efetivo, de cargo ou emprego em rgo da Administrao Estadual direta ou autrquica ficar dele afastado com a perda do vencimento ou salrio e vantagens, observado o disposto no inciso IV do art. 20 e ressalvado o

O DECRETO 2479/79 EM SEU ARTIGO 2 DISPE QUAIS SO AS FORMAS DE PROVIMENTO DOS CARGOS PBLICOS ESTADUAIS. Conforme j vimos ATO DE PROVIMENTO ato pelo qual algum designado para ocupar um cargo pblico, convm lembrar que o ato de provimento dever indicar necessariamente a existncia de vaga, com todos os elementos capazes de identifica-la. 1 O concurso objetivar avaliar: 1. conhecimento e qualificao profissionais, mediante provas ou provas e ttulos; 2. condies de sanidade fsicomental; e 3. desempenho das atividades do cargo, inclusive condies psicolgicas, mediante estgio experimental, ressalvado o disposto no 11 deste artigo. Podemos entender, pois, que temos trs etapas nos concursos realizados no Estado do Rio de Janeiro, a ltima sendo o Estgio Experimental. Porm, os funcionrios da rea de magistrio no tero Estgio Experimental. 2 O candidato habilitado nas provas e no exame de sanidade fsico-mental ser submetido a estgio experimental, mediante ato de designao do Secretrio de Estado, titular de rgo integrante da

salrio-famlia, continuando filiado mesma instituio de previdncia, sem alterao da base de contribuio. Caso o funcionrio efetivo estadual, passe para outro concurso estadual, ele ficar afastado durante o perodo de estgio experimental, caso no seja aprovado no estgio experimental retornar ao cargo anteriormente ocupado.

mas a nomeao s sair depois de 9 meses, nestes 3 meses de atraso, o candidato permanece recebendo 80%, at que seja publicada a sua nomeao.

Importante observar que basta ser efetivo, no necessita ser estvel. Ok?
6 O candidato no aprovado no estgio experimental ser considerado inabilitado no concurso e voltar automaticamente ao cargo ou emprego de que se tenha afastado, na hiptese do pargrafo anterior. Cuidado, pois no final do Estgio Experimental o candidato no ser EXONERADO, mas sim DISPENSADO. Ao fim do estgio experimental, caso seja reprovado, o candidato ser considerado inabilitado no concurso, sendo publicada a sua dispensa.

Convm lembrar que a data da nomeao ser considerada para todos os efeitos o incio do exerccio do cargo, e, como sabemos, a investidura em cargo de provimento efetivo ocorre com o exerccio, logo, a investidura em cargo de provimento efetivo ocorrer com a nomeao.

No que tange a limitao de idade, s permitida quando, para o cargo para o qual est se pretendendo abrir vagas, se faz necessrio certo vigor fsico. Ex: PM, BOMBEIRO, Etc. OK?

Nos 15 dias anteriores ao trmino do estgio experimental, o chefe imediato do candidato ir enviar relatrio circunstanciado das atividades do estagirio, enviar para a autoridade responsvel pela designao, que no TJ o Corregedor-Geral da Justia.
7 O candidato aprovado permanecer na situao de estagirio at a data da publicao do, ato de nomeao, considerada a mesma data, para, todos os efeitos, incio do exerccio do cargo ressalvado o disposto no pargrafo terceiro antecedente e no artigo seguinte. Importante observar que enquanto no for publicada a nomeao do candidato ele permanece como estagirio, portanto, recebendo 80% do vencimento do cargo. Portanto, se no edital do concurso estiver estabelecido que o perodo de estgio experimental de 6 meses,

Decreto 2479/79 Art.15 So requisitos para a posse, alm dos enumerados nos itens 1 a 3, do 3, do artigo 8: I habilitao em exame de sanidade fsico-mental realizado exclusivamente por rgo oficial do Estado; II declarao de bens; III bom procedimento, comprovado por atestado de antecedentes expedido por rgo de identificao do Estado do domiclio do candidato investidora ou mediante informao, em processo, ratificada pelo Secretrio de Estado de Segurana Pblica; IV declarao sobre se detm outro cargo, funo ou emprego, na Administrao Direta ou Indireta de qualquer esfera de Poder Pblico, ou se percebe proventos de inatividade; V inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas do Ministrio da Fazenda (CPF); VI atendimento s condies especiais previstas em lei ou regulamento para determinados cargos.

3. quitao obrigaes militares.

das

Conforme j vimos a Constituio Federal no probe o acesso de estrangeiros a cargos e empregos pblicos, porm esta matria no foi regulamentada, resta, pois, em vigor o disposto neste artigo, e, ainda, o disposto no artigo 8 3 do Decreto 2479/79: 3 - Alm dos requisitos de que trata este artigo, so exigveis para inscrio em concurso pblico: 1) nacionalidade brasileira ou portuguesa, desde que reconhecida, na forma de legislao federal pertinente, a igualdade de direitos e obrigaes civis; 2) pleno gozo dos direitos polticos; 3) quitao das obrigaes militares; Nestes termos, para a investidura em cargos e empregos pblicos estaduais necessria nacionalidade brasileira ou portuguesa. Ok? 11 - A norma contida no item 3 do 1 deste artigo no se aplica ao candidato habilitado nas provas para o preenchimento de cargo de Professor ou de cargos destinados ao Pessoal de Apoio ao Magistrio Funcionrios da rea de magistrio no tm estgio experimental. Art. 3 O funcionrio nomeado na forma do artigo anterior adquirir estabilidade aps 2 (dois) anos de efetivo exerccio computando-se, para esse efeito, o perodo de estgio experimental em que tenha sido aprovado. O disposto neste artigo est em desacordo com o dispoto no art. 41 da Constituio Federal, pois, como sabemos, a estabilidade se dar aps 3 anos de efetivo exerccio. Vale lembrar que empregado pblico no ter direito estabilidade. Pargrafo nico O funcionrio que se desvincular de um cargo pblico do Estado do Rio de Janeiro ou de suas autarquias

No ato de posse, o funcionrio ir apresentar a declarao de bens, inclusive de seu cnjuge, se houver. COMPETNCIAS TJ ATO NOMEAO DESIGNAO PARA ESTGIO EXPERIMENTAL POSSE EXERCCIO AUTORIDADE PRESIDENTE DO TJ CORREGEDOR

CORREGEDOR CHEFE IMEDIATO

10 Alm dos requisitos de que trata o 8 deste artigo, so exigveis para inscrio em concurso pblico: 1. nacionalidade brasileira; 2. pleno gozo dos direitos polticos;

para investir-se em outro conservar a estabilidade j adquirida. O funcionrio no conservar a estabilidade, por isso quando um funcionrio estadual ESTVEL aprovado em outro concurso, ter que cumprir novo estgio probatrio.OK? Art. 5 Invalidada a demisso do funcionrio, ser ele reintegrado e ressarcido. 1 Far-se- a reintegrao no cargo anteriormente ocupado; se alterado, no resultante da alterao; se extinto, noutro de vencimento equivalente, atendida a habilitao profissional. A reintegrao o retorno do funcionrio demitido quando anulada sua demisso, caso o eventual ocupante do cargo seja estvel o que acontecer com ele (eventual ocupante).? EX: FULANO, FUNCIONRIO ESTADUAL, FOI DEMITIDO (PUNIO), INGRESSOU NA JUSTIA, CONSEGUINDO SUA REINTEGRAO, PORM, O CARGO DE FULANO ESTAVA SENDO OCUPADO POR CICLANO, CASO CICLANO SEJA ESTVEL ELE PODER: SER APROVEITADO EM OUTRO CARGO COLOCADO EM DISPONIBILIDADE, COM REMUNERAO PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIO SER RECONDUZIDO AO CARGO ANTERIOR Vide art. 41 2 da Constituio Federal 2 No ocorrendo qualquer das hipteses previstas no pargrafo anterior, restabelecer-se- o cargo anteriormente exercido, que ficar como excedente, e nele se far a reintegrao. Caso o cargo onde FULANO ser reintegrado no exista mais, o cargo ser restabelecido como excedente. 3 A reintegrao ocorrer, sempre, no sistema de classificao a que pertencia o funcionrio. 4 Reintegrado o funcionrio, aquele que no ocuparia cargo de igual classe se

no tivesse ocorrido o ato de demisso objeto da medida ser exonerado ou reconduzido ao cargo anterior, sem direito a qualquer ressarcimento, se no estvel; caso contrrio, ser ele provido em vaga existente ou permanecer como excedente at a ocorrncia de vaga. O Estatuto aqui prev que caso o eventual ocupante do cargo, no qual houve a reintegrao, no seja estvel, poder ser EXONERADO OU RECONDUZIDO AO CARGO ANTERIOR, SE TIVER TIDO EVIDENTEMENTE UM CARGO ANTERIOR. Art. 6 O funcionrio em disponibilidade poder ser aproveitado em cargo de natureza e vencimento compatveis com os do anteriormente ocupado. Quando extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade o servidor estvel que o ocupa ser colocado em disponibilidade com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado aproveitamento, portanto, aproveitamento o retorno do servidor colocado em disponibilidade. A disponibilidade consubstancia-se em uma garantia de inatividade remunerada. Mas e se tivermos (2) funcionrios com o mesmo tempo de disponibilidade, quem ser aproveitado primeiro ? A resposta est prevista no art. 47 do decreto 2479/79: Art. 47 Havendo mais de um concorrente mesma vaga, ter preferncia o de maior tempo de disponibilidade e, no caso de empate, o de maior tempo de servio pblico estadual. CUIDADO TER PREFERNCIA O DE MAIOR TEMPO DE SERVIO PBLICO ESTADUAL !!!

Art. 7 O funcionrio estvel fisicamente incapacitado para o pleno exerccio do cargo poder ser ajustado em outro de

vencimento equivalente e compatvel com suas aptides e qualificaes profissionais. O disposto neste artigo equivale a READAPTAO, ou seja, compatibilizao entre a situao fsica ou de sade do funcionrio com a funo que ele exerce. Art. 8 A investidura em cargo de provimento efetivo ocorrer com o exerccio, que, nos casos de nomeao, reintegrao, transferncia e aproveitamento, se iniciar no prazo de 30 (trinta) dias, contado da publicao do ato de provimento. Aps o provimento do cargo, teremos a investidura, ou seja, quando efetivamente o funcionrio estiver ocupando o cargo. A INVESTIDURA EM CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO OCORRECOM O EXERCCIO, LOGO, OCORRER COM A NOMEAO. Ok? Art. 8 4 Ser tornada sem efeito a nomeao se o exerccio no se verificar no prazo estabelecido. Cuidado, pois caso o funcionrio no entre em exerccio ele no ser exonerado, mas sim ser tornado sem efeito a nomeao, ou seja, como se no tivesse existido. Art. 9 O funcionrio que deva entrar em exerccio em nova sede ter, para esse efeito, prazo de 5 (cinco) dias, contados da data da publicao do ato que o determinar. o chamado perodo de trnsito, perodo concedido ao funcionrio removido para que ele entre em exerccio na nova sede. Este prazo poder ser prorrogado, no mximo por igual perodo, por solicitao do interessado a juzo da autoridade competente para dar-lhe exerccio. Quando em frias, licenciado ou afastado legalmente de seu cargo,

esse prazo ser contado a partir do trmino do impedimento. Art. 10 A investidura em cargo em comisso ocorrer com a posse, da qual se lavrar termo incluindo o compromisso de fiel cumprimento dos deveres da funo pblica. Os cargos em comisso so de livre nomeao e exonerao, podendo qualquer pessoa ser investida neles, porm a Lei 3893/2002, prev que no Poder Judicirio Estadual 75% dos cargos em comisso so preenchidos por servidores de cargo efetivo.

EFETIVO EXERCCIO
Art. 11 Considerar-se- em efetivo exerccio o funcionrio afastado por motivo de: Nestes afastamentos a seguir, o funcionrio no est trabalhando, mas considerado como se estivesse. I. frias; II. casamento e luto, at 8 (oito) dias;
DECRETO 2479 TTULO VI DAS CONCESSES CAPTULO I - DISPOSIES GERAIS Art. 225 Sem prejuzo do vencimento, direitos e vantagens, o funcionrio poder faltar ao servio at oito dias consecutivos por motivo de: I casamento; II falecimento do cnjuge, companheiro ou companheira, pais, filhos ou irmos.

Cuidado, pois aqui difere da licena por doena em pessoa da famlia, a qual ser concedida por doena de parente at o 2 grau . No caso da concesso de oito dias por motivo de luto, o rol dos familiares taxativo, ou seja, no se admite ampliao. OK.?

1 - Computar-se-o, para os efeitos deste artigo, os sbados, domingos e feriados compreendidos no perodo. 2 - A qualidade de companheiro ou companheira, exclusivamente para esse efeito, ser demonstrada pela coabitao por prazo mnimo de 02 (dois) anos, desnecessria em havendo filho comum.

XI. recolhimento priso, se absolvido afinal; S ser considerado efetivo exerccio se o funcionrio for absolvido afinal, portanto, nem todo perodo de recolhimento priso ser obrigatoriamente de efetivo exerccio. XII. .suspenso preventiva, se inocentado afinal; Durante o perodo de suspenso preventiva a remunerao do servidor fica proporcional ao tempo de servio.. XIII. .convocao para servio militar, jri e outros servios obrigatrios por lei, e XIV. trnsito para ter exerccio em nova sede, Importante observar que este artigo deve ser estudado conjuntamente com o artigo 79 do Decreto 2479/79, o qual inclui os seguintes afastamentos que tambm so considerados de efetivo exerccio: IX licena em pessoa da famlia, desde que no ultrapasse os prazo de 12 meses ; Portanto, o funcionrio poder ficar licenciado 24 meses por motivo de doena em pessoa da famlia, porm somente os 12 meses iniciais sero considerados de efetivo exerccio.

No caso de luto, a concesso de at oito dias no ser estendida, no caso de morte de parentes at o 2 grau civil de parentesco, somente no caso de morte das pessoas elencadas acima. OK?. III. desempenho de cargo ou funo de confiana na administrao pblica federal, estadual ou municipal; IV. estgio experimental; Trata da hiptese de funcionrio efetivo estadual aprovado em outro concurso estadual, neste caso, durante o cumprimento do estgio experimental no outro cargo, o funcionrio ficar afastado do seu cargo, com a perda do vencimento e vantagens do cargo, exceto adicional por tempo de servio. V. licena-prmio, licena gestante, acidente em servio ou doena profissional; VI. licena para tratamento de sade; VII. .doena de notificao compulsria; VIII. .misso oficial;

IX. estudo no exterior ou em qualquer


parte do territrio nacional desde que de interesse para a Administrao e no ultrapasse o prazo de 12 (doze) meses; Cabe ressaltar que se o estudo no exterior no for de interesse da Administrao, o afastamento no ser considerado de efetivo exerccio. X. prestao de prova ou de exame em curso regular ou em concurso pblico;

XIV prestao de prova ou de exame em curso regular ou em concurso pblico; XVII convocao para servio militar ou encargo da segurana nacional, jri e outros servios obrigatrios por lei; XIX faltas por motivo de doena comprovada, inclusive em pessoa da famlia, at o mximo de 3 (trs) durante o ms, e outros casos de fora maior; Devemos lembrar que a competncia para abonar as faltas do chefe imediato.

competncia, de prvia autorizao do Governador do Estado. Este artigo no ser aplicado ao Poder Judicirio, devendo, pois ser adaptado, portanto, cabendo ao Presidente do TJ, tal autorizao. Art. 13 O afastamento do funcionrio de sua unidade administrativa dar-se- somente para desempenho de cargo ou funo de confiana e com nus para a unidade requisitante. Art. 14 - O cargo ou funo de confiana poder ser exercido, eventualmente, em substituio, hiptese em que a investidura independer da posse. DECRETO 2479/79 SEO III - DA SUBSTITUIO Art. 35 Os cargos em comisso ou funes gratificadas podero ser exercidos eventualmente em substituio, nos casos de impedimento legal e afastamento de seus titulares.

XX

candidatura a cargo eletivo, conforme o disposto nos incisos IV e V, do artigo 74;

O servidor estadual ficar afastado do seu cargo, do tempo que mediar entre sua candidatura at o dia seguinte da eleio, nos termos do art. 74, IV do Decreto 2479/79. XXI mandato legislativo ou executivo, federal ou estadual; XXII mandato de Prefeito ou VicePrefeito; XXIII mandato de Vereador, nos termos do disposto no inciso III, do artigo 74.

Na verdade, este artigo trata da substituio das funes de confiana e dos cargos em comisso. A substituio no poder recair em pessoa estranha ao servio pblico, sendo gratuita at 30 dias, aps isso o substituto ter direito a diferena de remunerao, se existente. 1 - Ressalvada a hiptese prevista em regulamento, a substituio ser gratuita, salvo quando o afastamento exceder de 30 (trinta) dias. 2 - A substituio no poder recair em possa estranha ao servio pblico.

Vale lembrar que a nica hiptese que poderemos ter acumulao de cargo efetivo + cargo eletivo, acontece no caso de funcionrio eleito para o cargo de vereador, quando neste caso, existindo compatibilidade de horrios, poder acumular as remuneraes. Art. 12 O afastamento para o exterior, exceto em gozo de frias ou licena, depender, salvo delegao de

VACNCIA
Art. 15 - Dar-se- a vacncia do cargo ou funo na data do fato ou da publicao do ato que implique desinvestidura.

DECRETO 2479/79 CAPTULO IV - DA VACNCIA Art. 52 Dar-se- vacncia do cargo ou da funo na data do fato, ou da publicao do ato que implique desinvestidura. A vacncia o fato administrativo funcional que indica que determinado cargo pblico no est provido, ou seja, est sem titular.

IV aposentadoria; V falecimento; VI perda do cargo; VII determinao em lei; VIII dispensa; IX destituio de funo. Pargrafo nico - Na vacncia do cargo ou funo, e at o seu provimento, poder ser designado, pela autoridade imediatamente superior, responsvel pelo expediente, aplicando-se hiptese o disposto no art. 14. Art. 16 A exonerao ou dispensa, ocorrer: 1. a pedido; 2. e ex-officio. Pargrafo nico Aplicar-se- a exonerao ou dispensa ex-officio: 1. no caso de exerccio de cargo ou funo de confiana; 2. no caso de abandono de cargo, quando extinta a punibilidade por prescrio e o funcionrio no houver requerido a exonerao; e na hiptese prevista no art. 5, 4. Neste caso, haja vista o decurso do prazo prescricional, como a Administrao Pblica no poder mais demiti-lo,o estatuto prev esta hiptese de exonerao ex-offcio. Art. 17 Declarar-se- a perda do cargo: nas hipteses previstas na legislao penal; e nos demais casos especificados em lei. Nos termos da Constituio Federal o funcionrio estvel somente perder o cargo: Em virtude de sentena judicial transitada em julgado; Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa;

Art. 53 A vacncia decorrer de: I exonerao; II demisso; Estes termos tm um ponto em comum, so atos administrativos que iro acarretar a extino do vnculo estatutrio do servidor pblico. A DEMISSO ato de carter punitivo, representando uma penalidade aplicada ao servidor em razo de infrao funcional grave, a EXONERAO a dispensa do servidor por interesse deste (A PEDIDO) ou da administrao (EX OFFICIO), no havendo na exonerao nenhum carter punitivo.

III transferncia; Aps a promulgao da Constituio Federal de 1988, haja vista, ademais, a necessidade de aprovao em concurso pblico para o provimento de cargos e empregos pblicos, a transferncia e a ascenso no so mais aceitas. TRANSFERNCIA a passagem do servidor de seu cargo efetivo para outro de igual denominao, situado em quadro funcional diverso.

10

Mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

DOS DIREITOS E DAS VANTAGENS

FRIAS
Art. 18 O funcionrio gozar, por ano de exerccio, 30 (trinta) dias consecutivos de frias, que somente podero ser acumuladas at o mximo de 2 (dois) perodos, em face de imperiosa necessidade do servio. Direito do servidor que consiste em um descanso remunerado, em regra de 30 dias. 1 vedado levar conta de frias qualquer falta ao servio. 2 - Na impossibilidade absoluta de gozo de frias acumuladas ou no caso de sua interrupo, no interesse do servio, os funcionrios contaro em dobro para efeito de aposentadoria ou disponibilidade, o perodo no gozado. Cuidado, no temos mais a contagem em dobro para a aposentadoria do perodo de frias no gozados, haja vista que a Constituio probe qualquer tipo de contagem de tempo de contribuio fictcio.

consecutivos por ano civil, de acordo com a escala respectiva. O funcionrio s adquirir direito as frias aps o primeiro ano de exerccio. Mas cuidado, este perodo de 12 meses s necessrio para o primeiro perodo de frias., tendo em vista que as frias sero concedidas por ano civil, nada impede, pois, que o funcionrio goze frias em julho/2004 e outra em Janeiro/2005, so exerccios diferentes. Ok?

Como regra geral o perodo de frias de 30 dias consecutivos por ano, porm, os funcionrios que operem com Raios-X ou substncias radioativas gozaro 2 perodos de 20 dias, por semestre, neste caso eles no podero acumular, nem parcelar este perodo. OK ? Vide art. 94 decreto 2479/79. Nos termos do art. 90 do Decreto 2479/79, o funcionrio gozar, obrigatoriamente, de 30 dias

11

As escalas de frias sero elaboradas pelas chefias imediatas, e tero por base os trimestres: Fev / mar / abr Maio / Jun / Jul Ago / Set / Out Nov / Dez / Jan MACETE: CASO TENHA ACHADO DIFCIL GRAVAR ESSES TRIMESTRES, S LEMBRAR QUE O ANO S COMEA DEPOIS DO CARNAVAL, E QUE O CARNAVAL EM FEVEREIRO !! Importante: A escala de frias dever ser entregue ao rgo de pessoal com antecedncia mnima de (60) dias com a relao aos trimestres acima. proibida a concesso de frias coletivas no funcionalismo estadual, exceto aos funcionrios da rea de magistrio. (art. 90 8 D. 2479) As frias podero ser gozadas me perodos de (10) ou (15) dias. (art. 92 D.2479), no absoluto interesse do servio. Somente por absoluta necessidade de servio o funcionrio deixar de gozar as frias do perodo, importante observar que esta necessidade dever ser informada por MEMORANDO ao departamento de pessoal

Ex: Diogo cumpriu estgio experimental de 12 meses, mas at agora no foi publicada sua nomeao, neste caso, como j citamos, ele permanece na situao de estagirio, dito isso, Diogo tem direito a gozar frias ? Resposta: Sim, haja vista disposio do art. 96 do Decreto 2479/79 que dispe que o direito de frias extensivo aos estagirios.

LICENAS
Inicialmente, cabe dizer que alguns afastamentos dos funcionrios no so tidos como licenas. Ex: No caso de casamento, concedido ao funcionrio at 8 dias de afastamento, mas no licena.

Art. 98 Salvo os casos previsto nos incisos IV, V e VII, do artigo anterior, o funcionrio no poder permanecer em licena por prazo superior a 24 (vinte quatro) meses. 1 - Excetua-se do prazo estabelecido neste artigo a licena para tratamento de sade, quando o funcionrio for considerado recupervel , a juiz da junta mdica.

do funcionrio, pelo chefe imediato. (91 1)

12

PRAZO MXIMO DAS LICENAS Como regra geral, nenhum funcionrio poder ficar licenciado por mais de 24 meses, porm, temos 4 excees a esta regra, vejamos: Licena para acompanhar cnjuge Licena para Mandato Eletivo Licena para Servio Militar No caso da licena para tratamento de sade, o funcionrio poder permanecer por mais de 24 meses, desde que seja considerado recupervel por uma junta mdica. (98 1)

meses iniciais e durante os 12 meses finais com 2/3 da remunerao. Porm, no possvel o gozo desta licena, sendo qualquer pessoa da famlia, o grau de parentesco tem que ser at o 2 grau civil, consangneo o afim. Cabe destacar que s ser efetivo exerccio os 12 meses iniciais, nos termos do art. 79, IX do decreto 2479/79.

III para repouso gestante;

DECRETO 2479/79 CAPTULO III - DAS LICENAS Seo I - Disposies Gerais Art. 97 Conceder-se- licena: I para tratamento de sade;

LICENA GESTANTE (ART. 19 III DL 220/75)


De acordo com a Constituio o prazo da licena gestante ser de 120 dias, nos termos do Estatuto o prazo desta licena ser de 4 meses. De toda sorte, em que pese as discusses acerca dos prazos acima referidos, prevalece o disposto na Constituio Federal. A licena gestante poder ser prorrogada em caso de aleitamento, pelo prazo de 30 90 dias. No que tange a partir de quando ser concedida, cabe dizer que a Consolidao Normativa dispe que ser a partir do nascimento, por outro lado pelo o que est inserto no Estatuto a licena gestante ser

Esta licena ser considerada para todos efeitos de efetivo de exerccio, com remunerao integral por todo o perodo, o funcionrio licenciado para tratamento de sade s poder ficar mais de 24 meses, desde que seja considerado recupervel por inspeo mdica.

Decreto 2479/79 II por motivo de doena em pessoa da famlia;

concedida a partir do 8 ms. Depender, pois, a qual norma a questo se referir. Ok?.
O Art. 121 do Decreto 2479/79 trata da questo da readaptao provisria da gestante que se dar a partir do 5 ms at a concesso da licena gestante.

LICENA POR DOENA EM PESSOA DA FAMLIA (Art. 19 II DL 220/75 C/C Art. 117 d. 2479/79)
Licena com vencimentos e vantagens integrais durante os 12

IV para servio militar, na forma da legislao especfica;

13

LICENA PARA SERVIO MILITAR (Art. 19 IV DL 220/75 C/C 123 D. 2479/79)


Licena concedida pelo prazo que durar a incorporao. Porm do vencimento do funcionrio ser descontada a importncia que recebe na qualidade de incorporado, exceto se optar pelas vantagens do servio militar. Ao fim do servio militar o funcionrio ter o prazo de 30 dias para reassumir o exerccio.

observado o perodo mnimo de (1) ano entre os perodos. Cabe ressaltar que no existe prazo para o gozo desta licena, ou seja, o funcionrio poder acumular os perodos de licena-prmio. Porm, tambm no temos mais a contagem em dobro para a aposentadoria, pois como sabemos, a aposentadoria est ligada ao tempo de contribuio, e, ademais, nossa Constituio Federal probe a contagem fictcia de tempo de servio.

V para acompanhar o cnjuge;

LICENA PARA ACOMPANHAR CNJUGE (Art. 19 V DL 220/75 C/C 125 D. 2479/79) Evidentemente, esta licena concedida sem vencimento, concedida ao funcionrio para acompanhar cnjuge que for para outro ponto do territrio estadual, nacional e at internacional. Com efeito, cabe ressaltar que muito embora esta licena possa ultrapassar o prazo mximo de 24 meses, conforme j vimos, nos termos do art. 126 do Decreto 2479/79 esta licena dever ser renovada no prazo de 2 em 2 anos. Caso exista na localidade para onde est indo o funcionrio, unidade administrativa onde haja claro na lotao ou vaga, processar-se- a movimentao cabvel.

Importante observar que ser considerado de efetivo o exerccio o perodo de licena prmio, e, ainda, que no existe mais contagem em dobro do perodo de licena prmio no gozado para a aposentadoria. Nos termos do art. 129 1 do Decreto 2479/79, no ser concedida licena-prmio, se no qinqnio correspondente o funcionrio:

1. Pena de suspenso ou multa 2. Faltado ao servio, salvo se abonada a falta 3. Ter gozado, por mais de 90 dias: Licena para Tratamento de Sade Licena por Doena em pessoa da Famlia Licena para Acompanhar Cnjuge

VI a ttulo de prmio;

LICENA PRMIO (Art. 19 VI DL 220/75 C/C 129 D. 2479/79) Aps (5) anos de exerccio ininterrupto, o funcionrio ter direito 3 meses a ttulo de licenaprmio. A licena-prmio poder ser gozada parceladamente em perodos de 01 a 02 meses, porm dever ser

Ex: Caio ingressou no servio pblico estadual em 1999, portanto, em 2004 ter direito a licena Prmio, porm, em 2002, Caio gozou 95 dias de licena para Tratamento de Sade, neste caso no ser concedida licena-prmio a Caio. Tendo que reiniciar a contagem de 5 anos de exerccio.

14

Nos casos de licena para tratamento de sade, motivo por doena em pessoa da famlia e por motivo de afastamento cnjuge, por at 90 dias, a contagem do prazo para aquisio do direito a licenaprmio fica suspenso, ou seja, quando a causa da suspenso for

respeito a esta licena. No pode ultrapassar 24 meses. Evidentemente, tambm no ser considerada de efetivo exerccio.

extinta continua a contar de onde parou.


No caso de acumulao de cargos, a licena-prmio ser concedida a cada um deles, simultnea ou separadamente. A licena-prmio poder ser gozada em perodos de (1) ou (2) meses, devendo ser observado o intervalo de (1) ano entre o trmino de um perodo at o incio do outro.

VII

para desempenho de legislativo ou executivo.

mandato

LICENA PARA DESEMPENHO DE MANDATO ELETIVO (Art. 19 VII DL 220/75 C/C 138 D. 2479/79) Estes artigos devem ser estudados, conjuntamente, com o disposto no Art. 38 da Constituio Federal. O funcionrio s poder acumular o cargo efetivo com cargo eletivo, se for o cargo de vereador, e houver compatibilidade de horrio. A licena ser concedida a partir da diplomao. O perodo que o funcionrio ficar licenciado por motivo de mandato eletivo ser considerado de efetivo exerccio.

DECRETO 2479/79 Art. 98 1 - Estando o funcionrio, ou pessoa de sua famlia absolutamente impossibilitada de locomover-se e no havendo na localidade qualquer dos rgos referidos neste artigo, poder ser admitido laudo expedido por rgo mdico de outra entidade pblica e, na falta, atestado passado por mdico particular, com firma reconhecida. 2 - Nas hipteses referidas no pargrafo anterior, o laudo ou atestado dever ser encaminhado ao rgo mdico competente, no prazo mximo de 3 (trs) dias contados da primeira falta ao servio; a licena respectiva somente ser considerada concedida com a homologao do laudo ou atestado, a qual ser sempre publicada.

Se na localidade onde estiver o funcionrio no existir rgo mdico oficial estadual, e na falta de rgo mdico pblico de outra esfera, poder ser aceito laudo ou atestado expedido por mdico particular, devendo este laudo ser enviado para o rgo mdico oficial competente dentre de (3) dias no mximo. Ok?

LICENA

PARA TRATO DE ASSUNTOS PARTICULARES (Art. 19 VIII DL 220/75)

Esta licena s est prevista no Estatuto (DL 220/75) o Regulamento (Decreto 2479/79) foi silente no diz

15

- Ser facultado ao rgo competente, em caso de dvida razovel, exigir nova inspeo por outro mdico ou junta oficial. 4 - No caso do laudo ou atestado no ser homologado, o funcionrio ser obrigado a reassumir o exerccio do cargo dentro de 3 (trs) dias contados da publicao do despacho denegatrio, sendo considerado como de efetivo exerccio os dias que deixou de comparecer ao servio, por esse motivo.

contados do trmino da anterior ser, a critrio mdico, considerada como sua prorrogao .

Os funcionrios providos, exclusivamente, em cargos de provimento em comisso tero direito as seguintes licenas:

Licena para Tratamento de Sade Licena por Doena pessoa da famlia Licena Gestante em

Na hiptese deste ltimo pargrafo, o laudo foi enviado para o rgo mdico oficial competente, porm no foi homologado, ou seja, no foi aceito, devendo o funcionrio neste caso, reassumir o exerccio no prazo de (3) dias.

A licena para tratamento de sade e por doena em pessoa da famlia, quando superior a noventa dias, depender de inspeo por junta mdica (art. 105)

5 - Se, na hiptese do pargrafo anterior, a no homologao decorrer de falsa afirmativa por parte do mdico atestante, os dias de ausncia do funcionrio sero tidos como falta ao servio, sujeitos, um e outro, a processo administrativo disciplinar, que apurar e definir responsabilidades; caso o atestante no esteja vinculado ao Estado para fins disciplinares, este comunicar o fato ao Ministrio Pblico e ao Conselho Regional de Medicina, em que seja inscrito.

A concesso de licena ao funcionrio, no impede sua exonerao, exceto no caso de licena para tratamento de sade decorrente de acidente em servio. H que se destacar tambm que a comprovao deste acidente em servio dever ser feita no prazo de 8 DIAS.

OBSERVAES
A licena poder ser prorrogada exoficio ou a pedido, porm a licena concedida dentro de (60) dias

O candidato durante o estgio experimental no ter direito a nenhuma das licenas previstas no estatuto do funcionalismo, a ocorrncia de qualquer fato ou circunstncia tipificadora daquelas licenas importar no seu imediato afastamento do estgio e eliminao do respectivo concurso.

Art. 20 O funcionrio deixar de receber vencimentos e vantagens, exceto gratificao, adicional por tempo de

16

servio, quando se afastar do exerccio do cargo: I. para prestar servio Unio, a outro Estado, a Municpio, Sociedade de Economia Mista, Empresa Pblica, Fundao ou Organizao Internacional, salvo quando a juzo do Governador, reconhecido o afastamento como de interesse do Estado; II. em decorrncia de priso administrativa, salvo se inocentado afinal; A priso administrativa no existe mais em nosso ordenamento jurdico, s teremos priso em caso de flagrante delito ou por ordem judicial. Ok? para exercer cargo ou funo de confiana, ressalvado o direito de opo legal; e IV. para estgio experimental. Conforme j vimos o funcionrio que ao ser aprovado em outro concurso estadual, seja funcionrio efetivo estadual deixar de receber os vencimentos e vantagens do cargo, exceto adicional por tempo de servio e o salrio que porventura receba. Art. 21 O funcionrio deixar de receber: I - um tero do vencimento e vantagens, durante o recolhimento priso por ordem judicial no decorrente de condenao definitiva ressalvado o direito diferena se absolvido afinal; Cuidado, pois na prova o examinador poder perguntar quanto o funcionrio receber. OK? II - dois teros do vencimento e vantagens, durante o cumprimento, sem perda do cargo, de pena privativa de liberdade; e III - o vencimento e vantagens do dia em que no comparecer ao servio, salvo por motivo de fora maior devidamente comprovado. III.

TIPO PRISO

DE PERDE

RECEBE

PRISO NO 1/3 DO 2/3 DO DECORRENTE DE VENCIMENTO VENCIMENTO DECISO E VANTAGENS E VANTAGENS DEFINITIVA PRISO 2/3 DO 1/3 DO DECORRENTE DE VENCIMENTO VENCIMENTO DECISO E VANTAGENS E VANTAGENS DEFINITIVA Pargrafo nico - Na hiptese do artigo 59 o recebimento do vencimento e vantagens ser proporcional ao tempo de servio, ressalvado o direito diferena em caso de arquivamento do inqurito. IMPORTANTE ! NA SUSPENSO PREVENTIVA A REMUNERAO FICA PROPORCIONAL AO TEMPO DE SERVIO. OK.? Art. 22 As reposies e indenizaes Fazenda Pblica far-se-o em parcelas mensais no excedentes dcima parte do vencimento, exceto na ocorrncia de m f, hiptese em que no se admitir parcelamento. Tenho que repor R$ 1000,00 fazenda pblica, ganho R$ 500,00 por ms, o mximo que poder ser descontado todo ms do meu salrio R$ 50,00. OK? Art. 23 O vencimento e as vantagens pecunirias do funcionrio no sero objeto de penhora, salvo quando se tratar: Mas o que Remunerao ? o montante percebido pelo servidor pblico a ttulo de vencimentos e vantagens pecunirias. , portanto, o somatrio das vrias parcelas pecunirias a que faz jus, em decorrncia da situao funcional. I - de prestao de alimentos; e II - de dvida para com a Fazenda Pblica. Vale lembrar que as reposies fazenda pblica devero ser feitas

17

tendo por base 10% da remunerao do servidor.

TEMPO DE SERVIO
O incio, a interrupo e o reinicio do exerccio sero registrados no assentamento individual do funcionrio. Ao entrar em exerccio o funcionrio apresentar ao rgo competente os elementos necessrio abertura de seu assentamento individual. O incio do exerccio e as alteraes que nele ocorrerem sero comunicados ao rgo setorial de pessoal, pelo titular da unidade administrativa em que estiver servindo o funcionrio.

VANTAGENS E CONCESSES CAPTULO V - DAS VANTAGENS SEO I - DISPOSIES GERAIS Art. 149 Alm do vencimento, poder o funcionrio perceber as seguintes vantagens pecunirias: I adicional por tempo de servio; ADICIONAL SERVIO POR TEMPO DE

Decreto 2479/79 Art. 68 O funcionrio entrar em exerccio no prazo de 30 (trinta) dias contados da data: I da publicao do ato de nomeao em cargo efetivo; II da publicao do ato de reintegrao, de transferncia ou de aproveitamento; III da publicao do ato de provimento em funo gratificada. CAPITULO II - DA APURAO Art. 76 A apurao do tempo de servio ser feita em dias, no considerado, para qualquer efeito, o exerccio de funo gratuita. 1 - O nmero de dias ser convertido em anos, considerado o ano como de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias. 2 - Feita a converso, os dias restantes at 182 (cento e oitenta e dois) no sero computados, arredondando-se para um ano quando exceder esse nmero, nos casos, de clculo para aposentadoria.

Trata-se do chamado trinio, ou seja, aps o decorridos trs anos de exerccio, o funcionrio recebe um aumento a ttulo de trinio. No TJ o primeiro trinio de 10% e os seguintes de 5%. H que se destacar que conforme j salientamos, o funcionrio que ao ser designado para o estgio experimental for ocupante de cargo efetivo estadual, durante o cumprimento de tal etapa, ficar afastado do cargo, perdendo o vencimento e as vantagens do seu cargo, mas no perde o adicional por tempo de servio e o salrio famlia que porventura receba. (Vide art. 25 DL 220/75 c/c 10 1 d. 2479/79)

II gratificaes; GRATIFICAES 2479/79 ART. 151 D.

1. de

2.

VANTAGENS

funo funes de confiana exercidas, exclusivamente, por servidores ocupantes de cargo efetivo. Vide art. 37 , V da Constituio. pelo exerccio de cargo em comisso tem cabimento quando o funcionrio de cargo efetivo, for provido em um cargo em comisso, neste caso o funcionrio pode escolher recebe sua remunerao + 70% do cargo em comisso. Vide art. 23 D. 2479/79.

18

3. pela

prestao de servio extraordinrio esta gratificao consiste em remunerar as atividades que forem exercidas fora do perodo normal de trabalho.

Esta gratificao acumulvel com quaisquer outras vantagens recebidas pelo funcionrio

O importante a saber no que tange a esta gratificao que o funcionrio trabalhar no mximo, 2 horas dirias excedentes, e que no se admite recusa por parte do funcionrio. O Valor da hora extraordinria ser 50% maior que a hora normal, cabe dizer ainda que o funcionrio no poder receber mais que 50% do seu vencimento a ttulo de hora extra. O desempenho de atividades em horas extraordinrias no ser computado como tempo de servio pblico para qualquer efeito.
Ex: Caio, funcionrio do Estado, recebe R$ 2000,00, no poder receber mais do que R$ 1000,00, por ms, a ttulo de servio extraordinrio. Ok ?

6. gratificao pela participao banca examinadora de concurso ou em curso oficialmente institudo .

III ajuda de custo e transporte ao funcionrio mandando servir em nova sede;

A ajuda de custo est intimamente ligada ao carter de permanncia do exerccio em nova sede, diferentemente da diria, na qual o carter da transitoriedade prevalece. Nos termos do art. 180 do D. 2479/79, a ajuda de custo no ser inferior a uma nem superior a trs vezes a importncia correspondente ao vencimento do funcionrio. Importante observar que o funcionrio que ficar fora da sede de sua unidade administrativa, em objeto de servio, por mais de 30 dias, perceber ajuda de custo correspondente a um ms de vencimento, sem prejuzo das dirias que lhe couberem, ou seja, recebe as dirias + a ajuda custo. Ok ?

4. gratificao de representao
de gabinete compensao de despesas de apresentao inerentes ao local de trabalho. Vide art. 168 d. 2479/79. gratificao pela participao em rgo de deliberao coletiva Tem cabimento quando o funcionrio participa de algum rgo de deliberao coletiva, p. ex., conselho fiscal, conselho penitencirio etc.

5.

Importante: No sero remuneradas as sesses que excederem ao nmero de 12 por ms. Importante destacar tambm que vedada, ou seja, proibida a participao do funcionrio em mais de um rgo de deliberao coletiva, salvo quando for membro nato.

Quando a designao para nova sede for a pedido no se conceder ajuda de custo ao funcionrio. O funcionrio ter que restituir a ajuda de custo:

19

Quando no se transportar para a nova sede ou local da misso, nos prazos determinados. Como sabemos o funcionrio tem (5) dias, para entra em exerccio na nova sede, o chamado perodo de trnsito. Tambm vai devolver quando antes de decorridos 3 meses do deslocamento: Regressar Pedir exonerao Abandonar o cargo ! Esta restituio no poder ser feita parceladamente. (183 1) !! Aps o recebimento da ajuda de custo, somente aps decorridos noventas dias de exerccios na nova sede o funcionrio poder gozar a licena prmio que porventura tenha direito. Vide art. 182 3 O funcionrio no ser obrigado a restituir quando o regresso for determinado a juzo da Administrao Pblica, ou ainda, quando decorrer de doena comprovada ou de motivo de fora maior.

utilizar, se quiser, veculo prprio, neste caso:


Recebe como indenizao: A importncia de (1) tarifa integral + 50% por dependente que o acompanhe, at o mximo de 3. Ex: Sabendo-se que a tarifa rodoviria R$ 10,00, indique quanto Rodrigo, que casado, tem 5 filhos, ao ser designado para trabalhar em uma nova sede, receber: (a) R$ 40,00 (b) R$ 35,00 (c) R$ 30,00 (d) R$ 25,00 (e) R$ 20,00 Resposta: (D) 1 integral = R$ 10,00 + 3 x R$ 5,00 = 25,00. Ok ?

No exemplo acima, caso algum dependente no fosse no carro com o Rodrigo, a Administrao, obrigatoriamente, forneceria as passagens. (Vide art. 184 2 Decreto 2479/79). So considerados dependentes, para efeito de indenizao de transporte: 1. Cnjuge / companheiro (a) 2. Filho ou enteado / menor que viva sob a guarda e o sustento do funcionrio 3. Os pais sem economia prpria (que recebem menos que um salrio mnimo. Vide art. 186 2). 4. (1) empregado domstico portanto, para efeito de indenizao de transporte, empregada domstica dependente. 5. Importante: Maioridade filhos perdem condio de dependente, exceto: (V. 186 1) 6. filha solteira e sem economia prpria 7. o filho invlido 8. filho estudante, que no exera qualquer atividade lucrativa (at 24 anos)

Tambm no ser obrigado a restituir quando pedir exonerao aps 90 dias de exerccio na nova sede. No podemos confundir ajuda de custo com auxlio moradia. ( Vide art.251)
INDENIZAO DE TRANSPORTE

Tambm assegurado transporte para a nova sede, inclusive para os dependentes do funcionrio, vale lembrar que alm da indenizao de transporte o funcionrio recebe a ajuda de custo. Porm, ao se deslocar para a nova sede, o funcionrio poder

20

IV dirias, quele que, em objeto de servio, se deslocar eventualmente da sede.

por morte de qualquer pessoa da famlia. OK? 1 - Computar-se-o, para os efeitos deste artigo, os sbados, domingos e feriados compreendidos no perodo. 2 - A qualidade de companheiro ou companheira, exclusivamente para esse efeito, ser demonstrada pela coabitao por prazo mnimo de 02 (dois) anos, desnecessria em havendo filho comum. No confundir este dispositivo com o previsto no art. 128 do decreto 2479/79, o qual dispe que para concesso de licena para acompanhar cnjuge, caso haja um impedimento legal ao casamento, ser aplicada esta licena aos funcionrios que vivam maritalmente e convivncia por mais de cinco anos. Art. 226 Ao licenciado para tratamento de sade em virtude de acidente em servio ou doena profissional, que deva ser deslocado de sua sede para qualquer ponto do territrio nacional, por exigncia do laudo mdico, ser concedido transporte conta dos cofres estaduais, inclusive para um acompanhante. Pelo previsto neste artigo o Estado dever custear as despesas de transporte, do funcionrio licena para tratamento de sade decorrente de acidente em servio. Licenciado para tratamento de sade em virtude de acidente de servio ou doena profissional transporte conta dos cofres estaduais para qualquer ponto do territrio nacional. 1 - Ser, ainda, concedido transporte famlia do funcionrio falecido no desempenho de servio, fora de sede de seus trabalho, inclusive quando no exterior. 2 - Correro, tambm, por conta do Estado, as despesas com a remoo e

Conforme j citamos a diria tem um carter de transitoriedade, a diria ir cobrir as despesas de alimentao e pousada ou somente alimentao. Vejamos:
Diria de alimenta oe pousada Deslocament Quando o o superior a deslocament 100 KM, o da sede desde que o exceder 18 pernoite seja horas. por exigncia do servio Deslocament Quando o o inferiores a afastamento 100 KM e for inferior a superiores a 18 hs e 50 KM superior a 8 hs.

Diria de alimenta o

O funcionrio recebe as dirias adiantadamente, aquelas que no utilizar dever restituir, dentro do prazo de 48 horas contadas do regresso sede.

CONCESSES
TTULO VI DAS CONCESSES CAPTULO I - DISPOSIES GERAIS Art. 225 Sem prejuzo do vencimento, direitos e vantagens, o funcionrio poder faltar ao servio at oito dias consecutivos por motivo de: I casamento; II falecimento do cnjuge, companheiro ou companheira, pais, filhos ou irmos. Importante observar que este afastamento no ser concedido

21

com o sepultamento do funcionrio falecido no desempenho do servio.

O funcionrio estudante poder faltar nos dias de provas em estabelecimentos de ensino de qualquer grau, basta para isso que comprove, mediante declarao. Sendo que este afastamento de efetivo exerccio. Ao funcionrio que mudar o domiclio, para o exerccio de cargo pblico estadual, ser assegurada a vaga, mesmo que no exista, se o estabelecimento seja integrante do sistema estadual de ensino. Os atos que deslocarem ex-oficio os funcionrios estudantes de uma para outra cidade ficaro suspensos, se, na nova sede ou em localidade prxima, no existir estabelecimento congnere, oficial, reconhecido ou equiparado quele em que o interessado esteja matriculado. O funcionrio estudante matriculado em estabelecimento de ensino que no possua curso noturno, poder, sempre que possvel, ser aproveitado em servios cujo horrio no colida com o relativo ao perodo das aulas.

IV por filho estudante que freqenta curso mdio ou superior e que no exera atividade lucrativa, at a idade de 24 (vinte quatro) anos; V pelo ascendente, sem rendimento prprio, que viva a expensas do funcionrio; VI pela esposa que no exera atividade remunerada por motivo de invalidez permanente; VII pelo esposo que no exera atividade remunerada, por motivo de invalidez permanente; VIII pela companheira, assim conceituada na lei civil. Pargrafo nico Compreendem-se neste artigo o filho de qualquer condio o enteado, o adotivo, e o menor que comprovadamente viva sob a guarda e o sustento do funcionrio. Caso o pai e a me sejam funcionrios de qualquer rgo pblico federal, estadual ou municipal, e viverem em comum, o salrio-famlia ser concedido, exclusivamente ao pai.(235). Importante observar tambm que a cota de salrio-famlia por dependente invlido corresponder ao triplo da cota normal. Nos termos do art. 240, no casos de acumulao legal, o salrio-famlia ser pago somente em relao a um deles.
AUXLIO DOENA ART. 245 DECRETO 2479/79

SALRIO-FAMLIA ART. 233 Ajuda concedida ao funcionrio para o custeio das despesas de sua famlia, a cada dependente arrolado no art. 234 corresponder uma cota de salriofamlia. 1. I por filho menor de 21 (vinte um) anos, que no exera atividade remunerada; 2. II por filho invlido; III por filha solteira, separada judicialmente ou divorciada sem economia prpria;

Aps cada perodo de 12 meses consecutivos de licena para tratamento de sade o funcionrio ter direito a 1 ms de vencimento a ttulo de auxlio doena. No caso de acumulao legal, este auxilio s ser pago em relao a um deles, se ambos forem estaduais, calculado sobre o de maior vencimento.
AUXLIO FUNERAL ART. 249

Valor de 15 UFERJs (aproximadamente R$ 50,00 cada), na verdade este auxlio ser pago a quem pagou as despesas do

22

funeral, vide art. 250 1. O pagamento do auxlio funeral dever estar concludo no prazo de 48 horas da apresentao da certido de bito. Cabe destacar que este benefcio tambm ser concedido ao estagirio, ou seja, caso o candidato falea durante o estgio experimental, famlia dele ser concedido auxlio funeral.
AUXLIO MORADIA ART. 251

Art. 32 O direito de requerer prescrever: I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demisso, de cassao, de aposentadoria ou de disponibilidade e quanto s questes que envolvam direitos patrimoniais; II - em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos, ressalvados os previstos em leis especiais. PRESCRIO PARA O FUNCIONRIO PLEITEAR ALGO NA ADMINISTRAO
DEMISSO

S ter cabimento quando da designao ex officio, ou seja, pela prpria administrao, para servir em outra sede e o funcionrio no venha residir em imvel pblico. O auxlio moradia corresponder a 20% do vencimento do funcionrio. Porm ao completar 1 ano de servio na nova sede o funcionrio deixar de receber auxlio moradia. O auxlio-moradia, pago mensalmente junto com o vencimento do funcionrio, ser suspenso nas hipteses previstas nos incisos II, IV, V, XVIII e XX do artigo 79. Neste sentido, Quando o funcionrio se afastar do seu cargo, para cumprir estgio experimental em outro tambm perder o auxlio moradia. Vide art. 254.

5 ANOS

CASSAO APOSENTADORIA CASSAO DISPONIBILIDADE

DE DE

QUESTE QUE ENVOLVAM $$$

120 DIAS

DEMAIS CASOS

DIREITO DE PETIO
Art. 31 assegurado aos funcionrios o direito de requerer ou representar.

No podemos confundir este prazo prescrional, que na verdade para o funcionrio pleitear contra algum ato da administrao, com o prazo prescricional que tem a Administrao Pblica para punir o funcionrio. OK? 1 O prazo de prescrio contar-se- da data da cincia do interessado, a qual se presumir da publicao do ato. 2 No correr a prescrio enquanto o processo estiver em estudo. 3 O recurso interrompe a prescrio at duas vezes. DO REGIME DISCIPLINAR INFRAO DISCIPLINAR Art. 38 Constitui infrao disciplinar toda ao ou omisso do funcionrio capaz de comprometer a dignidade e o decoro da funo pblica, ferir a disciplina e a hierarquia, prejudicar a eficincia do servio ou causar dano Administrao Pblica.

Um direito constitucionalmente protegido, o direito de representar tem como finalidade dar-se noticia de fato ilegal ou abusivo ao poder pblico, para que providencie as medidas adequadas. O exerccio do direito de petio no exige seu endereamento ao rgo competente para tomada de providncias., devendo, pois quem a receber, encaminha-la autoridade competente. Pargrafo nico O recurso no tem efeito suspensivo; seu provimento retroagir data do ato impugnado.

23

DAS PROIBIES CAPTULO II DOS DEVERES O art. 39 do Decreto-Lei 220/75 enumera os deveres dos funcionrios pblicos civis do Estado do Rio de Janeiro, por outro lado o art. 40 dispe acerca das proibies a que esto sujeitos os funcionrios, dito isso, no instante que houver a violao de uma dessas imposies que surge para o estado o dever de punir os agentes pblicos, haja vista a responsabilidade administrativa de tais agentes, neste sentido, o Estado tem o dever de instaurar um processo administrativo disciplinar para se apurar tal conduta. Art. 39 So deveres do funcionrio: Entre os deveres podemos destacar: do funcionrio PRINCIPAIS PROIBIES Art. 40, III - valer-se do cargo ou funo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica; a conhecida carteirada, ento j saiba que proibido utilizar a carteira funcional para lograr proveito pessoal. OK?. Art. 39, IV - discriao; No descrio, que tem significado diferente de discrio. OK? Art. 40, IV - coagir ou aliciar subordinados com objetivo de natureza partidria; Art. 40 V participar de diretoria, gerncia, administrao, conselho tcnico ou administrativo de empresa ou sociedade: ou

Art. 39, VIII - obedincia s ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais; Cuidado, pois o funcionrio no obrigado a obedecer ordem ilegal, ainda que de um superior hierrquico. Art. 39, IV - discriao; No descrio, que tem significado diferente de discrio. OK? Art. 39 XIII - guardar sigilo sobre a documentao e os assuntos de natureza reservada de que tenha conhecimento em razo do cargo ou funo; Art. 39 XIV - submeter-se inspeo mdica determinada por autoridade competente, salvo justa causa.

contratante, permissionria concessionria de servio pblico;

fornecedora de equipamento ou material de qualquer natureza ou espcie, a qualquer rgo estadual; de consultoria tcnica que execute projetos e estudos, inclusive de viabilidade, para rgos pblicos.
Art. 40 VI praticar usura, em qualquer de suas formas, no mbito do servio pblico; Usura emprstimo a juros Art. 40 VI praticar usura, em qualquer de suas formas, no mbito do servio pblico; Usura emprstimo a juros 40, VII - pleitear, como procurador ou intermedirio, junto aos rgos estaduais, salvo quando se tratar de percepo de vencimento, remunerao, provento ou vantagem de parente, consangneo ou afim, at o segundo grau civil; Art. 40, VIII - exigir, solicitar ou receber propinas, comisses, presentes ou vantagens de qualquer espcie em razo do

CAPTULO III

24

cargo ou funo, ou aceitar promessa de tais vantagens; Art. 40, IX - revelar fato ou informao de natureza sigilosa, de que tenha cincia em razo do cargo ou funo, salvo quando se tratar de depoimento em processo judicial, policial ou administrativo; Art. 40, X cometer a pessoa estranha ao servio do Estado, salvo nos casos previstos em lei, o desempenho de encargo que lhe competir ou a seus subordinados; Art. 40, XI - dedicar-se, nos locais e horas de trabalho, a palestras, leituras ou quaisquer outras atividades estranhas ao servio, inclusive ao trato de interesses de natureza particular; Art. 40, XII - deixar de comparecer ao trabalho sem causa justificada; Art. 40, XIII - empregar material ou quaisquer bens do Estado em servio particular; Art. 40, XIV - retirar objetos de rgos estaduais, salvo quando autorizado por escrito pela autoridade competente; Art. 40, XV - fazer cobranas ou despesas em desacordo com o estabelecido na legislao fiscal e financeira; Art. 40, XVI - deixar de prestar declarao em inqurito administrativo, quando regularmente intimado; Art. 40, XVII - exercer cargo ou funo pblica antes de atendido os requisitos legais, ou continuar a exerc-los sabendo-o indevidamente.

responsabilidade penal ou administrativa. Pode tambm haver responsabilidade administrativa sem que se siga conjuntamente a responsabilidade penal ou civil.

Responsabilidade Civil A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe em prejuzo da Fazenda Estadual ou de terceiros. No caso de dano causado a terceiros, responder o funcionrio perante a Fazenda Estadual em ao regressiva. Responsabilidade Penal Abrange os crimes e contravenes imputadas ao funcionrio nessa qualidade. Responsabilidade Administrativa Resulta de atos praticados ou omisses ocorridas no desempenho do cargo ou funo, ou fora dele, quando comprometedores da dignidade e do decoro da funo pblica.

Art. 45 As combinaes civis, penais e disciplinares podero cumular-se, sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instncias civil, penal e administrativa.

CAPTULO IV DA RESPONSABILIDADE Art. 41 Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o funcionrio responde civil, penal e administrativamente. Cada responsabilidade , em princpio, independente da outra. Por exemplo, pode haver responsabilidade civil sem que haja

Em alguns casos a conduta pode acarretar responsabilidade civil, penal e administrativa, ora se as responsabilidades se acumulam, a conseqncia natural ser a acumulao das sanes.OK? CAPTULO V DAS PENALIDADES

Para que o funcionrio seja punido imprescindvel que seja instaurado

25

um processo administrativo disciplinar, no qual sejam assegurados a ampla defesa e o contraditrio. Convm lembrar que o rol das penalidades taxativo, desta feita, no poderemos ter a aplicao de outra espcie de punio que no esteja prevista no Estatuto.

receber 50% do vencimento do cargo. O importante observar que na suspenso ele no trabalharia, e, logicamente, tambm no receberia, j no caso da converso para multa ele s ir receber 50% do vencimento. V) Destituio de Funo

O servidor no atuar no administrativo estar sujeito as seguintes penalidades: I) Advertncia

Ocorrer quando verificada falta de exao no cumprimento do dever, ou seja, falta de exatido. VI) Demisso

A penalidade de advertncia ser aplicada verbalmente em casos de negligncia e comunicada ao rgo de pessoal II) Repreenso

A punio mais grave a que est sujeito um funcionrio pblico, porm, comumente confundida com a EXONERAO, esta ltima que no punio, apenas um ato que gera vacncia. O ato de demisso mencionar sempre a causa da penalidade, podendo inclusive, conforme a gravidade da falta, podendo ser aplicada com a nota a BEM DO SERVIO PBLICO, neste caso o funcionrio no poder fazer mais concurso pblico. IMPORTANTE, EXONERAO NO PUNIO ! A PENA DE DEMISSO SER APLICADA NOS SEGUINTES CASOS:

Aplicada por escrito em casos de desobedincia ou falta de cumprimento de deveres, bem como reincidncia especfica em transgresso punvel com pena de advertncia III) Suspenso

A pena de suspenso ser aplicada em casos de falta grave, desrespeito a proibies que, pela sua natureza, no ensejarem pena de demisso e nos casos de reincidncia em falta j punida com repreenso. A pena de suspenso no poder exceder 180 dias, o funcionrio suspenso perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo, diferentemente da SUSPENSO PREVENTIVA que conforme j citamos, neste caso a remunerao ficar proporcional ao tempo de servio. IV) Multa

Consiste na converso da punio de suspenso em pena pecuniria, deste modo, o funcionrio ficar obrigado a comparecer ao servio, porm s

1) Falta relacionada no art. 40, quando de sua natureza grave, a juzo da autoridade competente, e se comprovada m-f 2) Incontinncia pblica e escandalosa; prtica de jogos proibidos 3) Embriaguez habitual ou em servio; 4) Ofensa fsica em servio, contra funcionrio ou particular, salvo em legtima defesa;

26

5) Abandono de cargo; Considera-se abandono de cargo a ausncia ao servio, sem justa causa, por 10 DIAS CONSECUTIVOS. 6) Ausncia ao servio, sem causa justificada, por 20 DIAS, interpoladamente, durante o perodo de 12 meses; 7) Insubordinao grave em servio; 8) Ineficincia comprovada, com carter de habitualidade, no desempenho dos encargos de sua competncia; 9) Desdia no cumprimento dos deveres.

PENALID ADE ADVERT. REPREENS. SUSPENSA O AT 30 DIAS SUSPENS O MAIS DE 30 DIAS MULTA DESTITUI O FUNO DEMISSO CASSAO APS / DISP

TITULAR SERVENT IA

JUI Z

CORREGED OR

PRESIDEN TE DO TJ

X X

X X X

X X X

X X X

X X X

X X X

X X

VII) Cassao de Aposentadoria / Cassao de Disponibilidade Tem cabimento quando ficar provado, em inqurito administrativo, que o aposentado ou o disponvel praticou, quando ainda no exerccio do cargo, falta suscetvel de determinar demisso ou ainda, aceitou, na atividade, ilegalmente, cargo ou funo pblica, provada a m-f; No momento da aposentadoria teremos a vacncia do cargo, deste modo o funcionrio no poder ser demitido, h que se ter em mente que na cassao da aposentadoria o momento da apurao da irregularidade se d na inatividade, por isso a cassao de aposentadoria, que equivale a demisso.

A APLICAO DA PENA DE DESTITUIO DE FUNO CABER AUTORIDADE QUE HOUVER FEITO A DESIGNAO DO FUNCIONRIO.

PRESCRIO DA CONDUTA ILCITA A Administrao Pblica ter, dependendo do tipo de penalidade a que estiver sujeito o funcionrio, prazo especfico para punilo, pois caso fique inerte, no poder mais faze-lo. PRESCRIO DA CONDUTA ILCTA, OU SEJA, APS QUANTO TEMPO O ESTADO NO PODER MAIS PUNIR O FUNCIONRIO ART. 57 DECRETO 2479/79
DEMISSO

Ser cassada a disponibilidade ao funcionrio que no assumir no prazo legal (30 dias) o exerccio do cargo ou funo em que for aproveitado.
COMPETNCIA PARA APLICAO DAS PENALIDADES

5 ANOS

DESTITUIO DE FUNO CASSAO APOSENTADORIA CASSAO DISPONIBILIDADE DE DE

27

ADVERTNCIA 2 ANOS REPREENSO MULTA SUSPENSO Os policiais civis, suspensos previamente, tero a arma, o distintivo, a carteira funcional ou qualquer outro bem patrimonial, que mantenham mediante cautela, devidamente recolhidos, caso tal providncia ainda no tenha sido tomada.

A falta tambm prevista como crime na lei penal prescrever juntamente com este. O curso da prescrio comea a fluir da data do evento punvel disciplinarmente e interrompese pela abertura de inqurito administrativo. As penalidades aplicadas aos servidores sero registradas no seu assentamento funcional.

CAPTULO VII DA APURAO SUMRIA DA IRREGULARIDADE De acordo com o disposto a Administrao Pblica dispe dos seguintes instrumentos para apurar os ilcitos administrativos:

DA SUSPENSO PREVENTIVA Trata-se medida administrativa acautelatria que no tem a natureza de punio, haja vista que seu objetivo permitir a verificao/apurao do ilcito administrativo sem interferncia do funcionrio nas investigaes. A suspenso preventiva poder ser ordenada, a qualquer tempo, no curso do inqurito administrativo, e ter prazo de at 30 dias, os quais podero ser estendidos at 90 dias.

SINDICNCIA (Apurao Sumria) PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR (Inqurito Administrativo)

Art. 61 A autoridade que tiver cincia de qualquer irregularidade no servio pblico obrigada a promover-lhe, imediatamente, a apurao sumria, por meio de sindicncia.

O funcionrio que responder por malversao ou alcance de dinheiro pblico ou infrao de que possa resultar a pena de demisso, poder permanecer suspenso preventivamente, a critrio da autoridade que determinar a abertura do respectivo inqurito, at deciso final do processo administrativo.

Como regra geral a sindicncia consubstancia-se em uma apurao mais superficial das irregularidades, em tese a sindicncia deve anteceder a instaurao de um processo administrativo disciplinar.

Pargrafo nico - A autoridade promover a apurao da irregularidade diretamente por meio de inqurito administrativo, sem a necessidade de sindicncia sumria, quando: Este pargrafo nos demonstra trs hipteses em que no ser necessria a instaurao de uma sindicncia, para que esta desse ensejo a um processo administrativo disciplinar. Portanto, nos casos previstos neste pargrafo a autoridade competente j poder

Durante a suspenso preventiva o servidor recebe de forma proporcional ao tempo de servio. E o perodo de suspenso preventiva s ser considerado de efetivo exerccio se o funcionrio for inocentado ao final do processo administrativo disciplinar.

28

instaurar direto o processo administrativo disciplinar, sem a obrigatoriedade de instaurao de sindicncia. 1- j existir denncia no Ministrio Pblico; Aqui o ilcito administrativo tambm se configura como um ilcito penal, ora, se o Ministrio Pblico j props a competente denncia porque o Ministrio Pblico j rene condies de apontar a AUTORIA E A MATERIALIDADE DO ILCITO. 2- tiver ocorrido priso em flagrante; e 3- for apurado abandono de cargo ou funo. No que tange ao abandono de cargo h que se convir que no existe a necessidade de se apurar este ilcito, haja vista a clareza de tal infrao, basta verificar a folha de freqncia e verificar que o servidor faltou, sem causa justificada, 10 dias consecutivos. Art. 62 A apurao sumria, por meio de sindicncia no ficar adstrita ao rito determinado para o inqurito administrativo, constituindo simples averiguao, que poder ser realizada por um nico funcionrio. Haja vista tratar-se a sindicncia de uma simples averiguao, poder ser processada por um nico servidor ou uma comisso de trs servidores. (Vide art. 311 nico) A sindicncia no obedece a maiores formalidades j que sua finalidade bsica a reunio de elementos para que o Estado possa a vir a processar administrativamente o servidor. As declaraes do servidor suspeito sero recebidas tambm como defesa, tendo em vista o carter sumrio da sindicncia, porm o servidor poder juntar em 5 DIAS

quaisquer documentos que considere teis. Art. 63 Se no curso da apurao sumria ficar evidenciada falta punvel com pena superior advertncia, repreenso, suspenso at 30 (trinta) dias ou multa correspondente, o responsvel pela apurao comunicar o fato ao superior imediato, que solicitar, pelos canais competentes, a instaurao do inqurito administrativo. Conforme j falamos a sindicncia pode servir para lastrear um processo administrativo disciplinar, para isso basta que no curso das investigaes sumrias fique evidenciada a pratica de conduta que d ensejo a uma das punies previstas neste artigo: SUSPENSO POR MAIS DE 30 DIAS DEMISSO CASSAO DE APOSENTADORIA CASSAO DE DISPONIBILIDADE DESTITUIO DE FUNO

A sindicncia ter prazo de 30 dias, que podero ser prorrogados por mais 8 dias, em caso de fora maior. Ao fim da sindicncia ser apresentado relatrio de carter expositivo, contendo, exclusivamente, de modo claro e ordenado, os elementos fticos colhidos ao curso da sindicncia.

Recebido o relatrio de sindicncia a autoridade competente propor imediatamente: O ARQUIVAMENTO DA SINDICNCIA, NO CASO DE VERIFICAO DE INEXISTNCIA DE IRREGULARIDADES OU DE IDENTIFCAO DE AUTORIA; APLICAO DAS PENAS DE ADVERTNCIA, REPREENSO E

29

SUSPENSO DE AT 30 DIAS E MULTA CORRESPONDENTE; ENCAMINHAMENTO AUTORIDADE COMPETENTE NO CASOD EVIDNCIA DE FALTA PUNVEL COM PENA SUPERIOR A 30 DIAS; DESTITUIO DE FUNO; DEMISSO; CASSAO DE APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE

no ir acarretar nulidade do processo administrativo, na verdade os membros da comisso devero responder administrativamente por tal fato. 2 O sobrestamento de inqurito administrativo s ocorrer em caso de absoluta impossibilidade de prosseguimento, a juzo do Secretrio de Estado de Administrao. Sobrestar significa paralisar o andamento do processo. . 3 - Em se tratando de abandono de cargo o inqurito dever estar concludo no prazo de 60 dias, contados a partir da chegada dos autos Comisso, prorrogveis por 2 (dois) perodos de 30 (trinta) dias cada um, a juzo do Secretrio de Estado de Administrao. IMPORTANTE --> O INCIO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR OCORRE POR DETERMINAO DA PRPRIA ADMINISTRAO ASSIM QUE A MESMA VENHA A TER CINCIA DA OCORRNCIA DE ALGUM ILCITO ADMINISTRATIVO PRATICADO PELO SERVIDOR. No caso de abandono de cargo o inqurito dever estar concludo no prazo de

CAPTULO VIII DO INQURITO ADMINISTRATIVO Art. 64 O inqurito administrativo preceder sempre aplicao das penas de suspenso por mais de 30 (trinta) dias, destituio de funo, demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade.

Art. 68 O inqurito dever estar concludo no prazo de 90 (noventa) dias, contados a partir do dia em que os autos chegarem Comisso, prorrogveis, sucessivamente, por perodos de 30 (trinta) dias, em caso de fora maior a juzo do Secretrio de Estado de Administrao, at o mximo de 180 (cento e oitenta) dias. O inqurito administrativo (Processo Administrativo Disciplinar) ser conduzido por uma comisso de inqurito, sendo que tal processo dever estar concludo no prazo de 90 dias, podendo vir a ser prorrogado, em caso de fora maior, por mais 03 perodos de 30 dias, no mximo. 1 A no observncia desses prazos no acarretar nulidade do processo, importando, porm, quando no se tratar de sobrestamento, em responsabilidade administrativa dos membros da Comisso. H que se destacar que se por um acaso o processo administrativo disciplinar no se encerrar no prazo estabelecido acima, isto

60

dias + (30) + (30). Ok?


Art. 70 - Ultimada a instruo ser feita no prazo de 3 (trs) dias a citao do indiciado para apresentao de defesa no prazo de 10 (dez) dias, que ser comum sendo mais de um indiciado, com vista dos autos na sede da Comisso. Podemos identificar no Processo Administrativo disciplinar (5) fases distintas:

1. INSTAURAO
Portaria

Atravs

de

30

2. INSTRUO

Momento da colheita de provas, fase na qual so ouvidas as testemunhas, realizadas as percias, etc

O servidor ser intimado de todos os atos que vierem a ser produzidos na fase instrutria. As solicitaes das Comisses de Inqurito sero atendidas no prazo mximo de (7) dias, porm os rgos estaduais devero comunicar no prazo de 48 horas a impossibilidade do atendimento no prazo estabelecido. OK? . 3. DEFESA ultimada, ou seja, terminada a instruo, ser feita a citao a citao do indiciado em 3 dias, para
que apresente defesa em

ter o prazo de 60 dias para apresentao de um relatrio. Este relatrio dever no somente apontar o que foi apurado no processo como tambm dever concluir objetivamente acerca da inocncia ou da responsabilidade do servidor.

5. RELATRIO O relatrio da
Comisso de encaminhado competente, a Inqurito ser a autoridade qual ter

20

dias

contados do recebimento, para adotar uma das seguintes medidas: Concorda com a concluso do relatrio, aplicando a penalidade cabvel. Entende que os fatos no foram devidamente apurados, neste caso, os autos do processo retornaro Comisso de Inqurito que ter que cumprir as diligncias no prazo mximo de 30 dias. Aps remeter novamente os autos do processo para autoridade que ter decidir. OK?

10

DIAS.
Caso haja dois ou mais indiciados, o prazo ser comum e de 20 DIAS. 1 - Estando o indiciado em lugar incerto, ser citado por edital, no rgo oficial de divulgao do Estado

20 dias

para

por 3 (trs) dias consecutivos, sendo que o


prazo de defesa neste caso ser contado da ltima publicao.

PROCESSO ADMINISTRATIVO ABANDONO DE CARGO


O prazo do Processo Administrativo Disciplinar ser de 60 dias
podendo ser prorrogado por mais

As diligncias e oitivas de testemunhas requeridas pela defesa ficaro a cargo do interessado e devero ser concludas no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de perda de prova Ocorrendo revelia, ou seja, no havendo apresentao de defesa pelo servidor acusado dever ser designado algum servidor, bacharel em direito, para defender o indiciado.

2x

(30)
O acusado ser citado por edital, que ser publicado por (3) vezes no mbito de 20 dias,

A comisso s poder propor:


Arquivamento do Processo Expedio do ato de demisso

4. RELATRIO Aps a fase da


defesa a Comisso de inqurito

31

O prazo do Processo Administrativo Disciplinar ser de 60 dias


podendo ser prorrogado por mais

2x

(30)
O funcionrio s poder ser exonerado a pedido aps a concluso do Processo Administrativo Disciplinar a que responder e do qual mo resultar pena de demisso

REVISO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO


Ter cabimento quando forem aduzidos fatos ainda no conhecidos, comprobatrios da inocncia do funcionrio punido. A reviso poder ser solicitada por qualquer pessoa, tratando-se de funcionrio falecido, desaparecido ou incapacitado de requerer. A reviso ser processada em apenso ao processo originrio e ser instituda por uma Comisso Revisora. No constitui fundamento para a reviso a simples alegao de injustia da penalidade. PRAZO REVISO
DO PROCESSO DE

90 dias + (30) prorrogao

Aps este prazo a autoridade ter

30 dias para decidir se acolhe


ou no o pedido de formulado pelo servidor. reviso

32

S-ar putea să vă placă și