Sunteți pe pagina 1din 3

A Reforma Anglicana

A busca do poder poltico e econmico do rei da Inglaterra


Henrique VIII (1509-1547), rei da Inglaterra, tinha sido um fiel aliado do papa, recebendo o ttulo de Defensor da F. Entretanto, urna srie de questes polticas e econmicas o levaram a romper com a Igreja catlica e a fundar urna Igreja nacional na Inglaterra, isto , a Igreja anglicana. Entre os principais fatores que provocaram a Reforma anglicana, destacam-se os seguintes: - Fortalecimento da monarquia: a Igreja catlica exercia grande influencia poltica na Inglaterra. Era dona de grande parte das terras e monopolizava o comrcio de relquias sagradas. Para fortalecer o poder da monarquia inglesa, Henrique VIII teria que reduzir a influncia do papa dentro da Inglaterra.

- Posse das terras da Igreja: a nobreza capitalista inglesa queria apossar-se das terras e dos bens da Igreja. Para isso era preciso apoiar o rei, a fim de enfraquecer os poderes da Igreja catlica.

- Recusa ao pedido de divrcio do rei Henrique VIII: casado com a princesa espanhola Catarina de Arago, Henrique VIII teve com ela uma filha para suced-lo no trono. Entretanto o rei estava bastante descontente com seu casamento. Primeiro, devido origem espanhola de sua esposa, j que a Espanha era inimiga da Inglaterra. Segundo, porque desejava um herdeiro masculino e pretendia casar-se com Ana Bolena. Assim, em 1529 pediu ao papa que anulasse seu matrimnio com Catarina de Arago, mas seu pedido foi recusado. Apesar disso, Henrique VIII conseguiu que o alto clero ingls e o parlamento reconhecessem a validade de suas intenes. Em 1534, o parlamento ingls votou o Ato de Supremacia, pelo qual considerava Henrique VIII o chefe supremo da Igreja da Inglaterra. Criava-se a nova Igreja anglicana, mas nada foi modificado em termos de doutrina e culto em relao a catlica. Os ingleses, por juramento, deviam submeter-se ao rei da Inglaterra e no ao papa, caso contrrio seriam excomungados e perseguidos pela justia real. Houve pouca resistncia, nela includa a de Toms Morus, (autor do livro Utopia), que foi decapitado.

Aps a fundao da Igreja anglicana, surgiram, com os sucessores de Henrique VIII, urna srie de lutas religiosas internas. Primeiro, no governo de Eduardo VI (15471553), tentou-se implantar o calvinismo no pas. Depois, no governo de Maria Tudor (1553-1558), filha de Catarina de Arago, houve a reao catlica. Somente no reinado de Elizabete I (1558-1603) aconteceu a consolidao da Igreja anglicana, com a mistura de elementos do catolicismo e da doutrina protestante.

O calvinismo conseguiu, entretanto, grande nmero de adeptos entre a burguesia manufatureira. Foi entre os calvinistas que surgiram os grandes lderes da Revoluo Inglesa do sculo XVII, revoluo que rompeu de vez com que restava do sistema feudal na Inglaterra, promoveu o avano do capitalismo.

O Anglicanismo na Inglaterra
Em 1527, o papa Clemente VII se negou a realizar o divrcio do rei da Inglaterra Henrique VIII e de sua esposa Catarina de Arago, pois o rei desejava se casar Ana Bolena, uma dama da corte. Com essa recusa seria impossvel consolidar a monarquia Tudor. Em 1534, manipulando o clero, Henrique conseguiu se tornar chefe supremo da Igreja inglesa, anular seu casamento como Catarina e casar-se com Ana Bolena. Sendo assim, a Igreja Anglicana passou a ser uma Igreja Nacional, sem nenhum vnculo com Roma. O Papado reagiu imediatamente excomungando o rei, e em contrapartida o Parlamento quebrou as relaes com Roma, sendo assim o rei adquiria o direito de governar a Igreja, de combater as heresias e de excomungar. Quando o rompimento finalmente se fortaleceu, Henrique VIII organizou a Igreja na Inglaterra com o auxlio de seus conselheiros. No entanto, a reforma anglicana foi muito mais poltica do que doutrinria. As transformaes teolgicas s vieram realmente durante o reinado do sucessor de Henrique VIII, seu filho Eduardo VI (1547-1553), que estabeleceu reformas inspiradas no calvinismo. Contudo, a Igreja Anglicana s se fortaleceu durante o reinado de Elizabeth I (15581603), que tornou-se chefe da Igreja Anglicana independente. Neste perodo, houve a consolidao da supremacia do Estado sobre a Igreja, e a separao de Roma foi concluda.

S-ar putea să vă placă și