Sunteți pe pagina 1din 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARABA CENTRO DE CINCIAS AGRARIAS E AMBIENTAIS Curso de Bacharelado em Agroecologia

RELATRIO DIA DE CAMPO ASSENTAMENTO VITRIA CAMPINA GRANDE-PB

ANTONIO MANOEL DA SILVA FILHO

LAGOA SECA PB 2011

ANTONIO MANOEL DA SILVA FILHO

RELATRIO DIA DE CAMPO ASSENTAMENTO VITRIA CAMPINA GRANDE-PB

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraba, em cumprimento s exigncias do componente da disciplina, estgio supervisionado IV.

ORIENTADOR: Prof. Jos Everardo

LAGOA SECA PB 2011

1.INTRODUO
No dia 18 de outubro de 2011, a disciplina de estgio supervisionado IV promoveu o Dia de Campo no Assentamento Vitria-Campina Grande-PB com altitude de 402m, na propriedade do Sr. Severino. Contou com a participao 1(um) tcnico da CONAP e os prprios estudantes do curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraba-UEPB, sob orientao do professor Jos Everardo.

O Dia de Campo promoveu a troca de informaes entre o aluno e o produtor, sobre possveis tcnicas que busca um meio sustentvel, e identificar quais as problemticas do assentamento.

2. OBJETIVOS
Os objetivos do Dia de Campo prover a interao do(os) assentado(os), com a metodologia de reunio na sede do assentamento antes de irmos a campo diagnosticar as problemticas , onde abrimos espao para os questionamentos e outros atributos relevantes s suas implicaes tcnicas na execuo e acompanhamento;

Diagnosticar os problemas relacionados fertilidade do solo, fontes de gua e condies de trabalho;

Analisar o tipo de mecanizao agrcola para o preparo do solo;

Identificar a participao da famlia nas atividades produtivas;

Avaliar a condio scio-ambiental da famlia entrevistada;

Verificar os tipos de cultivares que o assentado trabalha;

Quantificar quais as instituies que existem no assentamento;

Reconhecer a participao do poder pblico no assentamento

3.METODOLOGIA
- Visita a uma propriedade localizada no assentamento vitria; -Apresentao do tcnico da CONAP - Apresentao dos participantes; -Apresentao dos agricultores - Apresentao sobre as tcnicas que esto em execuo e quais tcnicas que desejam implantar em sua propriedade; - Atributos e benefcios da execuo das praticas das praticas desejadas.

4. RECURSOS HUMANOS
NOME INSTITUIO

Prof. Jos Everardo Tcnico, Shinidjer Tcnico e aluno, Pombo Janailson Santos aluno e pesquisador

(UEPB) (CONAP) (EMATER) (EMBRAPA)

5. RELATO GERAL
Como forma de propor uma maior interao entre os participantes, o momento da apresentao parte importante para o desenvolvimento das atividades posteriores. As apresentaes foram realizadas na sede do Assentamento Vitria. Foram relacionados temas sobre tcnicas de manejo de solo, gua, culturas, suas vantagens, abordagens sobre produo e comercializao destas culturas. Contudo, buscou-se atravs de uma linguagem prtica e de fcil compreenso, incentivar o produtor e assentado utilizar novas prticas de manejo de solo, gua e uma agricultura sustentvel, ou seja, o modelo agroecolgico.

O assentamento Vitria se encontra em pssimas condies, infraestrutura baixa, no possui escolas, onde os assentados esto em pssimas condies de vida, pois as casas esto quase caindo sobre os moradores. O agricultor Severino trabalha com diferentes cultivares sendo eles milho, feijo, girassol, hortalias, mas os dados mais importantes

refere-se a uma boa produtividade deste assentado sendo em 3ha de milho ele colheu 60 sacos de milho, 0,5ha ele colheu 9 sacos de feijo e em 1ha ele colheu 10 sacos girassol, onde parte do milho e todo o feijo para alimentao da famlia e o resto para as galinhas, cabras, etc. A descrio das classes de solos identificadas e suas respectivas fases resulta de um estudo rpido realizado na rea, atravs de um

levantamento em campo e do reconhecimento dos componentes ambientais tais como: relevo, geologia, vegetao e uso atual das terras. A textura observada in loco bastante varivel, parecendo ser, desde franco-argilo-arenosa a franco-argilo-siltosa; so moderadamente drenados, ocorrendo a presena de fendilhamento entre os agregados estruturais. De um modo geral, so solos com srios problemas quanto ao uso agrcola racional, em virtude da falta de gua. Alm disso, as condies fsicas no so favorveis ao manejo, apresentando certas limitaes por excesso de umidade durante o inverno.
A mecanizao que o assentado utiliza a tcnica do cultivador animal.

O grande problema a gua do aude que fica nas imediaes do assentamento que de acordo com o Sr. Severino a gua muito salina, assim dificultando o seu trabalho na agropecuria.

O assentamento conta com a ajuda do governo que aprovou um projeto de apoio a mulher com uma contribuio financeira de 3.000,00 reais que em discusses em reunies decidiram usar este dinheiro para construo de uma cerca, pois o assentamento no possui, onde iro praticar a caprinocultura e bovinocultura.

A criao de bovinos de extrema importncia diz o Sr. Severino, pois de onde obtenho o leite para meu consumo e tambm para produo de queijos, e, para a produo de esterco para fertilizao do solo. Ele ainda disse mais a respeito da bovinocultura, relatou que a produo superior ao consumo assim gerando um excedente que comercializado.

No que diz respeito a questo ambiental eles no usam fogo para eliminao de plantas espontneas, j so conhecedores de praticas agroecolgicas relatou o tcnico da

CONAP. A questo social a que deixa a desejar, pois o assentamento no possui

nenhuma unidade bsica de sade e nenhuma estrutura ou centro educacional, assim os assentados so obrigados a se deslocarem para as Unidade Bsica de Sade-UBS mais prximas. E o pior que a prefeitura do municpio de Campina Grande-PB, pretende instalar um lixo nas imediaes do assentamento, assim aumentando os riscos de sade assentados.

CONFLITOS

Esta palavra foi colocada por eles, que o confronto entre pessoas, idias que ocorrem em suas reunies, fazendo com que algumas vezes no chegando ao consenso, assim no resolvendo nada.

O conflito maior com os outros assentados do Assentamento Venncio Tom que se apartaram deles e gerando muitos conflitos, onde queimaram algumas casas, sendo a principal a sede do Assentamento Vitria, que foi totalmente danificada.

ACOMODAO

Foram observados alguns casos de acomodao, como por exemplo, no caso do projeto de apoio a mulher, poucas mulheres quiserem se inscrever neste projeto, onde todas podem participar e no participaram devido a o medo de no d certo e o motivo maior foi acomodao.

PROBLEMAS

-No falar os erros que acham que existe no assentamento principalmente nas reunies -Fazer intrigas uns com os outros -Desorganizao do assentamento e dos assentados -Falta de informaes -Falta de unio e dialogo -Falta de pacincia com o INCRA

SOLUES

-Sugerir e no criticar -Serem mais organizados -Procurar saber mais sobre o que est acontecendo no assentamento -Procurar viver em harmonia com todos os assentados -Ter mais unio uns com os outros procurando o bem de todos -Ter mais pacincia em relao ao INCRA at que resolva a situao

6. RESULTADOS OBTIDOS
Interesse do assentado em implantar novas tcnicas de manejo agroecolgico em sua propriedade; A divergncia entre os dois assentamentos nunca ser resolvida; Identificao por parte dos alunos de varias problemticas no assentamento, como, falta de educao, sade, desconhecimento de algumas tcnicas etc.; A agricultura de subsistncia, mais sempre h lucratividade, pois excede alguns valores em algumas propriedades.

7. CONCLUSO
de suma importncia a realizao do dia de campo na transmisso do conhecimento e contato inicial com agricultores assentados, sendo parte fundamental deste processo.

Conclui-se que assentamento vitria apresentarem severas deficincias hdricas e ainda por situar-se em reas imprprias para explorao com culturas anuais, sendo estas representadas por classes de capacidade de uso e/ou associaes de classes que, em funo das caractersticas dos solos e da topografia, apresentam restries severas para sua utilizao. Mas em relao a culturas semestrais, trimestrais e hortalias so viveis para o uso destas terras e por pouco perodo de tempo para colher.

S-ar putea să vă placă și