Sunteți pe pagina 1din 22

4612

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 52/2011
de 13 de Outubro

b) A tomada de posse do novo Governo ocorra entre 15 de Julho e 14 de Outubro; c) O termo da legislatura ocorra entre 15 de Outubro e 31 de Dezembro. 3 ..................................... Artigo 51.
[...]

Procede sexta alterao lei de enquadramento oramental, aprovada pela Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, e determina a apresentao da estratgia e dos procedimentos a adoptar at 2015 em matria de enquadramento oramental.

A Assembleia da Repblica decreta, nos termos da alnea c) do artigo 161. da Constituio, o seguinte: Artigo 1.
Objecto

1 ..................................... 2 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) De aumento de receitas efectivas prprias ou consignadas, contabilizadas como receita pblica do prprio ano; d) De reforo de receitas de transferncias provenientes dos oramentos dos servios e fundos autnomos ou do oramento da segurana social, excepo de transferncias dos saldos anuais e das receitas resultantes do sistema previdencial da segurana social. 3 ..................................... 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Artigo 3.
Norma revogatria

A presente lei procede sexta alterao lei de enquadramento oramental, aprovada pela Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, alterada pela Lei Orgnica n. 2/2002, de 28 de Agosto, e pelas Leis n. os 23/2003, de 2 de Julho, 48/2004, de 24 de Agosto, 48/2010, de 19 de Outubro, e 22/2011, de 20 de Maio, e determina a apresentao da estratgia e dos procedimentos a adoptar at 2015 em matria de enquadramento oramental. Artigo 2.
Alterao Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto

Os artigos 7., 12.-E e 51. da Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, alterada pela Lei Orgnica n. 2/2002, de 28 de Agosto, e pelas Leis n.os 23/2003, de 2 de Julho, 48/2004, de 24 de Agosto, 48/2010, de 19 de Outubro, e 22/2011, de 20 de Maio, passam a ter a seguinte redaco: Artigo 7.
[...]

1 ..................................... 2 ..................................... a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . c) As receitas afectas ao financiamento da segurana social e dos seus diferentes subsistemas, nos termos legais; d) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . e) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . f) As receitas que sejam, por razo especial, afectadas a determinadas despesas por expressa estatuio legal ou contratual; g) (Revogada.) 3 As normas que, nos termos da alnea f) do nmero anterior, consignem receitas a determinadas despesas tm carcter excepcional e temporrio, em termos a definir em legislao complementar. Artigo 12.-E
[...]

1 So revogados a alnea g) do n. 2 do artigo 7. e o artigo 79. da Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, alterada pela Lei Orgnica n. 2/2002, de 28 de Agosto, e pelas Leis n.os 23/2003, de 2 de Julho, 48/2004, de 24 de Agosto, 48/2010, de 19 de Outubro, e 22/2011, de 20 de Maio. 2 revogado o n. 2 do artigo 7. da Lei n. 22/2011, de 20 de Maio. Artigo 4.
Norma repristinatria

repristinado o artigo 76. da Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, na sua redaco originria, para ser integrado no texto actual da lei de enquadramento oramental como artigo 79. Artigo 5.
Republicao

republicada, em anexo presente lei, da qual faz parte integrante, a Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto, com a redaco actual. Artigo 6.
Estratgia e procedimentos a adoptar no mbito da lei de enquadramento oramental

1 ..................................... 2 ..................................... a) O Governo em funes se encontre demitido em 15 de Outubro;

1 O Governo apresenta Assembleia da Repblica, juntamente com a proposta de lei do Oramento do Estado para o ano de 2012, a estratgia e os procedimentos a adoptar no mbito da lei de enquadramento oramental. 2 A estratgia e os procedimentos referidos no nmero anterior devem ser efectivamente implementados at 2015, devendo o Governo apresentar, para este efeito, a respectiva calendarizao.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 7.


Entrada em vigor

4613

c) Disponham de receitas prprias para cobertura das suas despesas, nos termos da lei. 4 Dentro do sector pblico administrativo, entende-se por subsector da segurana social o sistema de solidariedade e segurana social, constitudo pelo conjunto dos subsistemas definidos na respectiva lei de bases, as respectivas fontes de financiamento e os organismos responsveis pela sua gesto. 5 Para efeitos da presente lei, consideram-se integradas no sector pblico administrativo, como servios e fundos autnomos, nos respectivos subsectores da administrao central, regional e local e da segurana social, as entidades que, independentemente da sua natureza e forma, tenham sido includas em cada subsector no mbito do Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais, nas ltimas contas sectoriais publicadas pela autoridade estatstica nacional, referentes ao ano anterior ao da apresentao do Oramento. 6 Sem prejuzo do princpio da independncia oramental estabelecido no n. 2 do artigo 5., so aplicveis aos oramentos dos subsectores regional e local os princpios e as regras contidos no ttulo II, bem como, com as devidas adaptaes, o disposto no artigo 17., devendo as respectivas leis de enquadramento conter as normas adequadas para o efeito. Artigo 3.
Valor reforado

A presente lei entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Aprovada em 8 de Setembro de 2011. A Presidente da Assembleia da Repblica, Maria da Assuno A. Esteves. Promulgada em 30 de Setembro de 2011. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendada em 3 de Outubro de 2011. O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.
ANEXO Republicao da Lei n. 91/2001, de 20 de Agosto (lei de enquadramento oramental)

TTULO I
Objecto, mbito e valor da lei
Artigo 1.
Objecto

A presente lei estabelece: a) As disposies gerais e comuns de enquadramento dos oramentos e contas de todo o sector pblico administrativo; b) As regras e os procedimentos relativos organizao, elaborao, apresentao, discusso, votao, alterao e execuo do Oramento do Estado, incluindo o da segurana social, e a correspondente fiscalizao e responsabilidade oramental; c) As regras relativas organizao, elaborao, apresentao, discusso e votao das contas do Estado, incluindo a da segurana social. Artigo 2.
mbito

O disposto na presente lei prevalece, nos termos do n. 3 do artigo 112. da Constituio, sobre todas as normas que estabeleam regimes oramentais particulares que a contrariem.

TTULO II
Princpios e regras oramentais
Artigo 4.
Anualidade e plurianualidade

1 A presente lei aplica-se ao Oramento do Estado, que abrange, dentro do sector pblico administrativo, os oramentos do subsector da administrao central, incluindo os servios e organismos que no dispem de autonomia administrativa e financeira, os servios e fundos autnomos e a segurana social, bem como s correspondentes contas. 2 Os servios do Estado que no disponham de autonomia administrativa e financeira so designados, para efeitos da presente lei, por servios integrados. 3 So servios e fundos autnomos os que satisfaam, cumulativamente, os seguintes requisitos: a) No tenham natureza e forma de empresa, fundao ou associao pblicas, mesmo se submetidos ao regime de qualquer destas por outro diploma; b) Tenham autonomia administrativa e financeira;

1 Os oramentos dos organismos do sector pblico administrativo so anuais. 2 A elaborao dos oramentos enquadrada num quadro plurianual de programao oramental, que tem em conta os princpios estabelecidos na presente lei e as obrigaes referidas no artigo 17. 3 Os oramentos integram os programas, medidas e projectos ou actividades que implicam encargos plurianuais, os quais evidenciam a despesa total prevista para cada um, as parcelas desses encargos relativas ao ano em causa e, com carcter indicativo, a, pelo menos, cada um dos trs anos seguintes. 4 O ano econmico coincide com o ano civil. 5 O disposto no nmero anterior no prejudica a possibilidade de existir um perodo complementar de execuo oramental, nos termos previstos na lei. Artigo 5.
Unidade e universalidade

1 O Oramento do Estado unitrio e compreende todas as receitas e despesas dos servios integrados, dos servios e fundos autnomos e do sistema de segurana social.

4614

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 7.


No consignao

2 Os oramentos das regies autnomas e das autarquias locais so independentes do Oramento do Estado e compreendem todas as receitas e despesas das administraes, regional e local, incluindo as de todos os seus servios e fundos autnomos. 3 O Oramento do Estado e os oramentos das regies autnomas e das autarquias locais devem apresentar, nos termos do artigo 32., o total das responsabilidades financeiras resultantes de compromissos plurianuais, cuja natureza impea a contabilizao directa do respectivo montante total no ano em que os compromissos so assumidos ou os bens em causa postos disposio do Estado. Artigo 6.
No compensao

1 No pode afectar-se o produto de quaisquer receitas cobertura de determinadas despesas. 2 Exceptuam-se do disposto no nmero anterior: a) As receitas das reprivatizaes; b) As receitas relativas aos recursos prprios comunitrios tradicionais; c) As receitas afectas ao financiamento da segurana social e dos seus diferentes subsistemas, nos termos legais; d) As receitas que correspondam a transferncias provenientes da Unio Europeia, de organizaes internacionais ou de oramentos de outras instituies do sector pblico administrativo que se destinem a financiar, total ou parcialmente, determinadas despesas; e) As receitas que correspondam a subsdios, donativos ou legados de particulares, que, por vontade destes, devam ser afectados cobertura de determinadas despesas; f) As receitas que sejam, por razo especial, afectadas a determinadas despesas por expressa estatuio legal ou contratual; g) (Revogada). 3 As normas que, nos termos da alnea f) do nmero anterior, consignem receitas a determinadas despesas tm carcter excepcional e temporrio, em termos a definir em legislao complementar. Artigo 8.
Especificao

1 Todas as receitas so previstas pela importncia integral em que foram avaliadas, sem deduo alguma para encargos de cobrana ou de qualquer outra natureza. 2 A importncia integral das receitas tributrias corresponde previso dos montantes que, depois de abatidas as estimativas das receitas cessantes em virtude de benefcios tributrios e os montantes estimados para reembolsos e restituies, sero efectivamente cobrados. 3 Todas as despesas so inscritas pela sua importncia integral, sem deduo de qualquer espcie. 4 (Revogado.) 5 O disposto nos n.os 1 e 3 no se aplica aos activos financeiros. 6 As operaes de gesto da dvida pblica directa do Estado so inscritas nos correspondentes oramentos que integram o Oramento do Estado nos seguintes termos: a) As despesas decorrentes de operaes de derivados financeiros so deduzidas das receitas obtidas com as mesmas operaes, sendo o respectivo saldo sempre inscrito em rubrica da despesa; b) As receitas de juros resultantes de operaes associadas emisso e gesto da dvida pblica directa do Estado e ou gesto da Tesouraria do Estado so abatidas s despesas da mesma natureza; c) As receitas de juros resultantes das operaes associadas aplicao dos excedentes de Tesouraria do Estado, assim como as associadas aos adiantamentos de tesouraria, so abatidas s despesas com juros da dvida pblica directa do Estado. 7 O disposto nas alneas do nmero anterior no dispensa o registo contabilstico individualizado de todos os fluxos financeiros, ainda que meramente escriturais, associados s operaes nelas referidas, nem a apresentao de todos eles na Conta Geral do Estado. 8 A inscrio oramental dos fluxos financeiros decorrentes de operaes associadas gesto da carteira de activos dos fundos sob administrao do Instituto de Gesto de Fundos de Capitalizao da Segurana Social, I. P., efectuada de acordo com as seguintes regras: a) As receitas obtidas em operaes de derivados financeiros so deduzidas das despesas decorrentes das mesmas operaes, sendo o respectivo saldo sempre inscrito em rubrica de receita; b) Os juros corridos recebidos nas vendas de valores representativos de dvida so deduzidos dos juros corridos pagos na aquisio do mesmo gnero de valores, sendo o respectivo saldo sempre inscrito em rubrica de receita.

1 As receitas previstas devem ser suficientemente especificadas de acordo com uma classificao econmica. 2 As despesas so fixadas de acordo com uma classificao orgnica, econmica e funcional, podendo os nveis mais desagregados de especificao constar apenas dos desenvolvimentos, nos termos da presente lei. 3 As despesas so ainda estruturadas por programas. 4 A especificao das receitas cessantes em virtude de benefcios fiscais efectuada de acordo com os cdigos de classificao econmica das receitas. 5 No oramento do Ministrio das Finanas ser inscrita uma dotao provisional destinada a fazer face a despesas no previsveis e inadiveis. 6 So nulos os crditos oramentais que possibilitem a existncia de dotaes para utilizao confidencial ou para fundos secretos, sem prejuzo dos regimes especiais legalmente previstos de utilizao de verbas que excepcionalmente se justifiquem por razes de segurana nacional, autorizados pela Assembleia da Repblica, sob proposta do Governo. 7 A estrutura dos cdigos da classificao econmica das receitas e das classificaes econmica e funcional das despesas definida por decreto-lei, podendo a especificao desagregada do terceiro nvel de detalhe ser definida por portaria do membro do Governo responsvel pela rea das finanas. Artigo 9.
Equilbrio

1 Os oramentos dos organismos do sector pblico administrativo prevem as receitas necessrias para co-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 brir todas as despesas, sem prejuzo do disposto nos artigos 23., 25. e 28. 2 As receitas e as despesas efectivas so as que alteram definitivamente o patrimnio financeiro lquido. 3 O patrimnio financeiro lquido constitudo pelos activos financeiros detidos, nomeadamente pelas disponibilidades, pelos depsitos, pelos ttulos, pelas aces e por outros valores mobilirios, subtrados dos passivos financeiros. 4 A diferena entre as receitas efectivas e as despesas efectivas corresponde ao saldo global. 5 A diferena entre as receitas efectivas e as despesas efectivas, deduzidas dos encargos com os juros da dvida, corresponde ao saldo primrio. Artigo 10.
Equidade intergeracional

4615

3 O princpio da transparncia implica, designadamente, o dever de fornecimento de informao entidade encarregada de monitorar a execuo oramental, nos termos e prazos a definir no decreto-lei de execuo oramental. Artigo 11.
Instrumentos de gesto

1 O Oramento do Estado subordina-se ao princpio da equidade na distribuio de benefcios e custos entre geraes. 2 A apreciao da equidade intergeracional incluir necessariamente a incidncia oramental: a) Das medidas e aces includas no mapa XVII; b) Do investimento pblico; c) Do investimento em capacitao humana, co-financiado pelo Estado; d) Dos encargos com a dvida pblica; e) Das necessidades de financiamento do sector empresarial do Estado; f) Das penses de reforma ou de outro tipo. Artigo 10.-A
Estabilidade oramental

1 Os organismos do sector pblico administrativo ficam sujeitos ao Plano Oficial de Contabilidade Pblica, podendo ainda dispor de outros instrumentos necessrios boa gesto e ao controlo dos dinheiros e outros activos pblicos, nos termos previstos na lei. 2 Todos os servios e fundos autnomos que ainda no apliquem o Plano Oficial de Contabilidade Pblica ou outro plano de substituio ficam sujeitos disciplina financeira dos servios integrados, sendo a estes equiparados para todos os efeitos, sem prejuzo do regime especial de autonomia administrativa e financeira que decorra de imperativo constitucional, da sua integrao nas reas do Servio Nacional de Sade, da regulao e superviso, bem como do facto de se tratar de organismos especialmente competentes para a gesto dos fundos comunitrios que tenham a autonomia indispensvel sua gesto. 3 O disposto nos nmeros anteriores no abrange as entidades que aplicam o sistema de normalizao contabilstica ou que elaborem as suas contas em conformidade com as normas internacionais de contabilidade. Artigo 12.
Publicidade

1 Os subsectores que constituem o sector pblico administrativo, bem como os organismos e entidades que os integram, esto sujeitos, na aprovao e execuo dos seus oramentos, ao princpio da estabilidade oramental. 2 A estabilidade oramental consiste numa situao de equilbrio ou excedente oramental, calculada de acordo com a definio constante do Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais, nas condies estabelecidas para cada um dos subsectores. Artigo 10.-B
Solidariedade recproca

1 O Governo assegura a publicao de todos os documentos que se revelem necessrios para assegurar a adequada divulgao e transparncia do Oramento do Estado e da sua execuo, recorrendo, sempre que possvel, aos mais avanados meios de comunicao existentes em cada momento. 2 A obrigao prevista no nmero anterior assegurada nas regies autnomas e nas autarquias locais pelos respectivos governos regionais e cmaras municipais. Artigo 12.-A
Endividamento das regies autnomas e das autarquias locais

1 A aprovao e a execuo dos oramentos dos subsectores a que se refere o n. 1 do artigo anterior esto sujeitas ao princpio da solidariedade recproca. 2 O princpio da solidariedade recproca obriga todos os subsectores, atravs dos seus organismos, a contriburem proporcionalmente para a realizao do princpio da estabilidade oramental de modo a evitar situaes de desigualdade. 3 As medidas que venham a ser implementadas no mbito do presente artigo devem constar da sntese de execuo oramental do ms a que respeitam. Artigo 10.-C
Transparncia oramental

1 As regies autnomas no podem endividar-se para alm dos valores inscritos no Oramento do Estado, nos termos das respectivas leis de financiamento, sem prejuzo do disposto no artigo 87. 2 As autarquias locais s podem endividar-se nos termos das suas leis de financiamento, sem prejuzo do disposto no artigo 87. 3 O aumento do endividamento em violao dos nmeros anteriores origina uma reduo das transferncias do Oramento do Estado devidas nos anos subsequentes, de acordo com os critrios estabelecidos nas respectivas leis de financiamento.

TTULO II-A
Processo oramental
Artigo 12.-B
Programa de Estabilidade e Crescimento

1 A aprovao e a execuo dos oramentos dos subsectores a que se refere o n. 1 do artigo 10.-A esto sujeitas ao princpio da transparncia oramental. 2 O princpio da transparncia implica a existncia de um dever de informao entre todas as entidades pblicas.

1 O processo oramental inicia-se com a reviso anual do Programa de Estabilidade e Crescimento, elabo-

4616

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 respectivamente, para o primeiro, para o segundo e para os terceiro e quarto anos econmicos seguintes. 6 As leis de programao financeira e as transferncias efectuadas no mbito da lei de financiamento da segurana social ficam sujeitas aos limites resultantes da aplicao dos n.os 4 e 5. 7 As despesas relativas a transferncias resultantes da aplicao das leis de financiamento das regies autnomas e das autarquias locais, as transferncias para a Unio Europeia e os encargos com a dvida pblica esto apenas sujeitos aos limites que resultam da aplicao do n. 4. 8 Os saldos apurados em cada ano nos programas oramentais e o respectivo financiamento, nomeadamente as autorizaes de endividamento, podem transitar para os anos seguintes, de acordo com regras a definir pelo Governo. 9 A dotao provisional prevista no n. 5 do artigo 8. concorre para os limites a que se refere o n. 4 e pode destinar-se a despesas de qualquer programa. Artigo 12.-E
Prazos de apresentao da proposta de lei do Oramento do Estado

rada pelo Governo e efectuada de acordo com a regulamentao comunitria. 2 O Programa de Estabilidade e Crescimento especifica as medidas de poltica econmica e oramental, apresentando de forma suficiente os seus efeitos financeiros, devidamente justificados, e o respectivo calendrio de execuo. 3 A reviso anual do Programa de Estabilidade e Crescimento inclui um projecto de actualizao do quadro plurianual de programao oramental, a que se refere o artigo 12.-D, para os quatro anos seguintes. 4 A Assembleia da Repblica procede apreciao do Programa de Estabilidade e Crescimento no prazo de 10 dias teis a contar da data da sua apresentao, pelo Governo. 5 O Governo envia Assembleia da Repblica a reviso final do Programa de Estabilidade e Crescimento antes de o entregar definitivamente ao Conselho Europeu e Comisso Europeia. 6 O disposto nos n.os 3 e 4 no prejudica a necessria aprovao do quadro plurianual de programao oramental nos termos do artigo 12.-D. Artigo 12.-C
Saldo oramental

1 O saldo oramental das administraes pblicas, definido de acordo com o Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais, corrigido dos efeitos cclicos e das medidas temporrias, no pode ser inferior ao objectivo de mdio prazo. 2 Quando no for possvel o cumprimento da regra estabelecida no nmero anterior, o desvio corrigido nos anos seguintes. 3 O cumprimento do disposto nos nmeros anteriores objecto de parecer do conselho das finanas pblicas previsto no artigo 12.-I. 4 O objectivo de mdio prazo o definido no mbito e de acordo com o Pacto de Estabilidade e Crescimento. Artigo 12.-D
Quadro plurianual de programao oramental

1 O Governo apresenta Assembleia da Repblica, at 15 de Outubro de cada ano, a proposta de lei do Oramento do Estado para o ano econmico seguinte, acompanhada por todos os elementos a que se referem os artigos 35. a 37. 2 O prazo a que se refere o nmero anterior no se aplica nos casos em que: a) O Governo em funes se encontre demitido em 15 de Outubro; b) A tomada de posse do novo Governo ocorra entre 15 de Julho e 14 de Outubro; c) O termo da legislatura ocorra entre 15 de Outubro e 31 de Dezembro. 3 Nos casos previstos no nmero anterior, a proposta de lei do Oramento do Estado para o ano econmico seguinte, acompanhada pelos elementos a que se referem os artigos 35. a 37., apresentada, pelo Governo, Assembleia da Repblica, no prazo de trs meses a contar da data da sua posse. Artigo 12.-F
Discusso e votao

1 O Governo apresenta Assembleia da Repblica, de harmonia com as Grandes Opes do Plano, uma proposta de lei com o quadro plurianual de programao oramental. 2 A proposta referida no nmero anterior deve ser apresentada e debatida simultaneamente com a primeira proposta de lei do Oramento do Estado apresentada aps tomada de posse do Governo. 3 O quadro plurianual de programao oramental actualizado anualmente, para os quatro anos seguintes, na lei do Oramento do Estado, em consonncia com os objectivos estabelecidos no Programa de Estabilidade e Crescimento a que se refere o artigo 12.-B. 4 O quadro plurianual de programao oramental define os limites da despesa da administrao central financiada por receitas gerais, em consonncia com os objectivos estabelecidos no Programa de Estabilidade e Crescimento. 5 O quadro plurianual de programao oramental define ainda os limites de despesa para cada programa oramental, para cada agrupamento de programas e para o conjunto de todos os programas, os quais so vinculativos,

1 A proposta de lei do Oramento do Estado discutida e votada nos termos do disposto na Constituio, na presente lei e no Regimento da Assembleia da Repblica. 2 A votao da proposta de lei do Oramento do Estado realiza-se no prazo de 45 dias aps a data da sua admisso pela Assembleia da Repblica. 3 O Plenrio da Assembleia da Repblica discute e vota, na generalidade, a proposta de lei do Oramento do Estado, nos termos e nos prazos estabelecidos no Regimento da Assembleia da Repblica. 4 O Plenrio da Assembleia da Repblica discute na especialidade a proposta de lei do Oramento do Estado, nos termos e prazos estabelecidos no Regimento da Assembleia da Repblica. 5 Com excepo das matrias votadas na especialidade pelo Plenrio nos termos do n. 4 do artigo 168. da

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Constituio, a votao na especialidade da proposta de lei do Oramento do Estado decorre na comisso parlamentar competente em matria de apreciao da proposta de lei do Oramento e tem por objecto o articulado e os mapas oramentais constantes daquela proposta de lei. 6 Quaisquer matrias compreendidas na fase de votao na especialidade da proposta de lei do Oramento do Estado podem ser objecto de avocao pelo Plenrio da Assembleia da Repblica, nos termos previstos no respectivo Regimento. 7 No mbito do exame e da discusso da proposta de lei do Oramento do Estado, a Assembleia da Repblica pode realizar quaisquer audies nos termos gerais. 8 Para efeitos do disposto no nmero anterior, pode, designadamente, a Assembleia da Repblica convocar directamente, a solicitao da comisso especializada permanente competente em matria oramental, as entidades que no estejam submetidas ao poder de direco do Governo e cujo depoimento considere relevante para o cabal esclarecimento da matria em apreo. Artigo 12.-G
Publicao do contedo integral do Oramento

4617

de acordo com a classificao orgnica, sem prejuzo das excepes previstas na alnea a) do n. 5 do artigo 43. 5 Durante o perodo transitrio em que se mantiver a prorrogao da vigncia da lei do Oramento do Estado respeitante ao ano anterior, o Governo e os servios e fundos autnomos podem: a) Emitir dvida pblica fundada, nos termos previstos na respectiva legislao; b) Conceder emprstimos e realizar outras operaes activas de crdito, at ao limite de um duodcimo do montante mximo autorizado pela lei do Oramento em cada ms em que ela vigore transitoriamente; c) Conceder garantias pessoais, nos termos previstos na respectiva legislao. 6 As operaes de receita e de despesa executadas ao abrigo do regime transitrio so imputadas s contas respeitantes ao novo ano econmico iniciado em 1 de Janeiro. 7 Para efeitos do disposto no nmero anterior, os decretos-leis de execuo das leis do Oramento do Estado que entrem em vigor com atraso estabelecem os procedimentos a adoptar nos casos em que nestas deixem de constar dotaes ou sejam modificadas designaes de rubricas existentes no Oramento anterior e por conta das quais tenham sido efectuadas despesas durante o perodo transitrio. 8 Durante o perodo transitrio em que se mantiver a prorrogao da vigncia da lei do Oramento respeitante ao ano anterior, o Governo pode aprovar, por decreto-lei, as normas de execuo oramental necessrias para disciplinar a aplicao do regime estabelecido no presente captulo. Artigo 12.-I
Conselho das finanas pblicas

O Governo assegura a publicao anual do contedo integral do Oramento do Estado at ao final do segundo ms aps a entrada em vigor da lei do Oramento do Estado. Artigo 12.-H
Prorrogao da vigncia da lei do Oramento

1 A vigncia da lei do Oramento do Estado prorrogada quando se verifique: a) A rejeio da proposta de lei do Oramento do Estado; b) A tomada de posse do novo Governo, se esta tiver ocorrido entre 1 de Julho e 30 de Setembro; c) A caducidade da proposta de lei do Oramento do Estado em virtude da demisso do Governo proponente ou de o Governo anterior no ter apresentado qualquer proposta; d) A no votao parlamentar da proposta de lei do Oramento do Estado. 2 A prorrogao da vigncia da lei do Oramento do Estado abrange o respectivo articulado e os correspondentes mapas oramentais, bem como os seus desenvolvimentos e os decretos-leis de execuo oramental. 3 A prorrogao da vigncia da lei do Oramento do Estado no abrange: a) As autorizaes legislativas contidas no seu articulado que, de acordo com a Constituio ou os termos em que foram concedidas, devam caducar no final do ano econmico a que respeitava a lei; b) A autorizao para a cobrana das receitas cujos regimes se destinavam a vigorar apenas at ao final do ano econmico a que respeitava a lei; c) A autorizao para a realizao das despesas relativas a servios, programas e medidas plurianuais que devam extinguir-se at ao final do ano econmico a que respeitava aquela lei. 4 Durante o perodo transitrio em que se mantiver a prorrogao da vigncia da lei do Oramento do Estado respeitante ao ano anterior, a execuo do oramento das despesas obedece ao princpio da utilizao por duodcimos das verbas fixadas nos mapas oramentais que as especificam,

1 criado um rgo independente, o conselho das finanas pblicas, cuja misso consiste em pronunciar-se sobre os objectivos propostos relativamente aos cenrios macroeconmico e oramental, sustentabilidade de longo prazo das finanas pblicas e ao cumprimento da regra sobre o saldo oramental, prevista no artigo 12.-C, da regra da despesa da administrao central, prevista no artigo 12.-D, e das regras de endividamento das regies autnomas e das autarquias locais previstas nas respectivas leis de financiamento. 2 O conselho deve integrar personalidades de reconhecido mrito, com experincia nas reas econmica e de finanas pblicas. 3 A composio, as competncias, a organizao e o funcionamento do conselho, bem como o estatuto dos respectivos membros, so definidos por lei.

TTULO III
Contedo e estrutura do Oramento do Estado
CAPTULO I Contedo e estrutura Artigo 13.
Contedo formal e estrutura

1 O Oramento do Estado contm, relativamente ao perodo a que respeita, as dotaes das despesas e as

4618

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 16.-A


Financiamento do Estado

previses das receitas relativas aos organismos referidos no n. 1 do artigo 2., devidamente quantificadas, bem como as estimativas das receitas cessantes em virtude de benefcios tributrios. 2 As dotaes, previses e estimativas referidas no nmero anterior formam, respectivamente, o oramento do subsector dos servios integrados, adiante designado por oramento dos servios integrados, o oramento do subsector dos servios e fundos autnomos, incluindo os dos vrios servios e fundos, adiante designado por oramento dos servios e fundos autnomos, e o oramento do sistema de solidariedade e segurana social, adiante designado por oramento da segurana social. Artigo 14.
Harmonizao com os planos

O Oramento do Estado desenvolvido de harmonia com as Grandes Opes e demais planos elaborados nos termos e para os efeitos previstos no ttulo II da parte II da Constituio da Repblica Portuguesa, designadamente mediante a gesto por objectivos a que se refere o artigo seguinte. Artigo 15.
Gesto por objectivos

1 Para fazer face s necessidades de financiamento decorrentes da sua execuo, incluindo os servios e fundos autnomos, o Oramento do Estado estabelece a variao mxima do endividamento lquido global directo do Estado. 2 Em acrscimo variao mxima do endividamento lquido global directo referida no nmero anterior, o Estado pode financiar-se antecipadamente at ao limite de 50 % das amortizaes previstas de dvida pblica fundada a realizar no ano oramental subsequente. 3 Caso seja efectuado financiamento antecipado num determinado ano oramental, o limite de endividamento do ano subsequente reduzido pelo financiamento antecipado efectuado, mas pode ser aumentado at 50 % das amortizaes de dvida pblica fundada a realizar no ano oramental subsequente. Artigo 17.
Vinculaes externas

Os oramentos que integram o Oramento do Estado so elaborados, aprovados e executados por forma que: a) Contenham as dotaes necessrias para a realizao das despesas obrigatrias a que se refere o artigo anterior; b) Respeitem as obrigaes decorrentes do Tratado da Unio Europeia; c) Tenham em conta as grandes opes em matria de planeamento e a programao financeira plurianual elaborada pelo Governo.
SECO I Oramento por programas

1 Os oramentos e contas dos organismos a que se refere o n. 1 do artigo 2. devem ser objecto de uma sistematizao por objectivos, compatibilizada com os objectivos previstos nas Grandes Opes do Plano, considerando a definio das actividades a desenvolver por cada organismo e respectivos centros de custos e tendo em conta a totalidade dos recursos envolvidos, incluindo os de capital, visando fundamentar as decises sobre a reorientao e o controlo da despesa pblica: a) No conhecimento da misso, objectivos e estratgia do organismo; b) Na correcta articulao de cada rea de actividade em relao aos objectivos; c) Na responsabilizao dos agentes empenhados na gesto das actividades pela concretizao dos objectivos e bom uso dos recursos que lhes esto afectos; d) Na identificao de actividades redundantes na cadeia de valor do organismo a justificada reafectao dos recursos nelas consumidos. 2 Os desenvolvimentos oramentais referidos no n. 1 obedecem estruturao por programas prevista na presente lei. Artigo 16.
Despesas obrigatrias

Artigo 18.
Regime

1 Sem prejuzo da sua especificao de acordo com as classificaes orgnica, funcional e econmica, as despesas inscritas nos oramentos que integram o Oramento do Estado estruturam-se por programas, nos termos previstos na presente lei. 2 (Revogado.) 3 (Revogado.) Artigo 19.
Programas oramentais

1 No Oramento do Estado sero inscritas obrigatoriamente: a) As dotaes necessrias para o cumprimento das obrigaes decorrentes de lei ou de contrato; b) As dotaes destinadas ao pagamento de encargos resultantes de sentenas de quaisquer tribunais; c) Outras dotaes determinadas por lei. 2 As dotaes correspondentes a despesas obrigatrias de montante certo, conhecidas data da apresentao da proposta de lei do Oramento do Estado, sero devidamente evidenciadas nessa proposta.

1 O programa oramental inclui as despesas correspondentes a um conjunto de medidas que concorrem, de forma articulada e complementar, para a concretizao de um ou vrios objectivos especficos, relativos a uma ou mais polticas pblicas, dele fazendo necessariamente parte integrante um conjunto de indicadores que permitam avaliar a economia, a eficincia e a eficcia da sua realizao. 2 A avaliao da economia, da eficincia e da eficcia de programas com recurso a parcerias dos sectores pblico e privado tomar como base um programa alternativo visando a obteno dos mesmos objectivos com excluso de financiamentos ou de explorao a cargo de entidades

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 privadas, devendo incluir, sempre que possvel, a estimativa da sua incidncia oramental lquida. 3 O Governo define agrupamentos de programas de acordo com as respectivas reas de actuao. 4 O programa oramental pode ser executado por uma ou vrias entidades pertencentes: a) Ao mesmo ttulo; b) Ao mesmo ou a diferentes subsectores da administrao central. 5 Cada programa oramental divide-se em medidas, podendo existir programas com uma nica medida. 6 Os programas oramentais com financiamento comunitrio devem identificar os programas comunitrios que lhes esto associados. Artigo 20.
Medidas

4619

oramento, com base na anlise de custo de estrutura e de cada uma das actividades que pretende desenvolver; b) Obrigatoriedade de indicao de alternativas para a concretizao de cada uma das actividades a desenvolver; c) Anlise das propostas de despesa e das alternativas apresentadas, em funo do seu enquadramento nas actividades programadas; d) Avaliao e deciso sobre as propostas e as alternativas apresentadas. 2 As regras previstas no nmero anterior devem preferencialmente ser aplicadas na organizao e na elaborao do segundo ou terceiro Oramento do Estado aps o incio de uma nova legislatura. 3 Compete ao Governo, mediante proposta do Ministro das Finanas, definir quais os organismos e programas includos no processo de oramentao de base zero, com prioridade para os programas oramentais em situao de dfice oramental. Artigo 21.-B
Anlise e avaliao da oramentao de base zero

1 A medida compreende despesas de um programa oramental correspondente a projectos ou actividades, bem especificados e caracterizados, que se articulam e complementam entre si e concorrem para a concretizao dos objectivos do programa em que se inserem. 2 A medida pode ser executada por uma ou vrias entidades pertencentes ao mesmo ou a diferentes subsectores da administrao central. 3 Cada medida divide-se em projectos ou actividades, podendo existir medidas com um nico projecto ou actividade. 4 O projecto ou actividade correspondem a unidades bsicas de realizao da medida, com oramento e calendarizao rigorosamente definidos. 5 As medidas, projectos ou actividades podem ser criados no decurso da execuo do Oramento do Estado. 6 As alteraes decorrentes da criao de medidas, nos termos do nmero anterior, devem constar expressamente do relatrio informativo sobre a execuo oramental a publicar mensalmente. Artigo 21.
Legislao complementar

1 A anlise das propostas e das alternativas apresentadas pelos organismos e servios integrados em ministrios ser feita no mbito do respectivo Gabinete de Planeamento, Estratgia, Avaliao e Relaes Internacionais ou pela Direco-Geral do Oramento. 2 A anlise das propostas e das alternativas apresentadas pelos restantes organismos e servios ser feita pelo Gabinete de Planeamento, Estratgia, Avaliao e Relaes Internacionais, do Ministrio das Finanas e da Administrao Pblica, ou pela Direco-Geral do Oramento. 3 A avaliao das propostas e das alternativas engloba poderes de correco de deficincias ou excessos de oramentao, com fundamento no critrio da adequao dos meios aos fins definidos. 4 Compete ao Ministro das Finanas, que pode delegar, efectuar a anlise final das propostas e das alternativas apresentadas pelos organismos referidos nos nmeros anteriores. Artigo 21.-C
Aplicao da oramentao de base zero s empresas pblicas

As regras relativas ao modo e forma de definio concreta dos programas e medidas a inscrever no Oramento do Estado e das respectivas estruturas, bem como sua especificao nos desenvolvimentos oramentais e respectiva execuo, sero estabelecidas por decreto-lei.
SECO II Oramentao de base zero

Artigo 21.-A
Processo de oramentao de base zero

1 Sem prejuzo dos princpios e das regras oramentais constantes da presente lei de enquadramento oramental, a organizao e a elaborao do Oramento do Estado comporta os seguintes procedimentos: a) A sistematizao de objectivos referida no n. 1 do artigo 15. obriga a que cada um dos organismos a que se refere o n. 1 do artigo 2. justifique detalhadamente todas as dotaes de despesa que pretende inscrever no

1 No mbito dos poderes relativos ao exerccio da funo accionista nas empresas pblicas, previstos no artigo 11. do Decreto-Lei n. 558/99, de 17 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 300/2007, de 23 de Agosto, e pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, o Governo incluir nas orientaes estratgicas a necessidade de observncia pelas empresas pblicas do processo de oramentao de base zero na elaborao dos respectivos oramentos, orientadas no sentido de contribuir para o equilbrio econmico e financeiro do conjunto do sector pblico e para a obteno de nveis adequados de satisfao das necessidades da colectividade. 2 Compete ao Ministro das Finanas e ao ministro responsvel pelo respectivo sector, que podem delegar, a verificao do cumprimento das orientaes previstas no nmero anterior, podendo emitir directivas para a sua aplicao.

4620
Artigo 21.-D
Adopo da oramentao de base zero pelos institutos pblicos e pelas entidades pblicas empresariais

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 c) Das transferncias para os oramentos dos rgos de soberania e outros organismos no integrados em ministrios que disponham de autonomia administrativa e financeira; d) Das transferncias para os oramentos das regies autnomas; e) Das transferncias para as autarquias locais. 5 Em cada captulo so agrupadas todas as despesas que concorram para uma mesma finalidade e, designadamente, as despesas de uma direco-geral, inspeco-geral ou servio equivalente, incluindo as despesas de todos os servios que lhe estiverem subordinados. 6 No mesmo captulo podem agrupar-se as despesas de duas ou mais direces-gerais, inspeces-gerais ou servios equivalentes desde que os servios em causa desenvolvam actividades afins. 7 Em casos excepcionais, devidamente justificados nos elementos complementares da proposta de lei do Oramento do Estado, podem ser inscritos na classificao orgnica captulos especiais. Artigo 23.
Saldo primrio dos servios integrados

1 No mbito dos poderes de tutela e superintendncia sobre os institutos pblicos, elencados nos artigos 41. e 42. da Lei n. 3/2004, de 15 de Janeiro, na redaco dada pela Lei n. 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e dos poderes de tutela econmica e financeira das entidades pblicas empresariais, elencados no artigo 29. do Decreto-Lei n. 558/99, de 17 de Dezembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 300/2007, de 23 de Agosto, e pelas Leis n.os 64-A/2008, de 31 de Dezembro, e 55-A/2010, de 31 de Dezembro, o Governo aprovar: a) As orientaes estratgicas e as directrizes necessrias para a observncia pelos institutos pblicos e entidades pblicas empresariais de oramentao de base zero na elaborao dos respectivos oramentos; b) Os critrios a observar no processo tutelar de aprovao dos oramentos dos institutos pblicos para avaliao da sua conformidade s orientaes referidas na alnea anterior. 2 Compete ao Ministro das Finanas e ao ministro responsvel pelo respectivo sector, que podem delegar, a verificao do cumprimento das orientaes previstas no nmero anterior. Artigo 21.-E
Enquadramento oramental da oramentao de base zero

Para alm dos elementos informativos referidos no artigo 37. da presente lei de enquadramento oramental, nos anos em que o oramento de base zero seja aplicado, o Governo deve incluir na proposta de lei do Oramento do Estado as informaes relevantes relacionadas com a apresentao de cada programa sujeito a esta regra oramental.
SECO III Oramento dos servios integrados

1 Os servios integrados tm de apresentar saldo primrio positivo, salvo se a conjuntura do perodo a que se refere o oramento justificadamente o no permitir. 2 Os relatrios da proposta de lei do Oramento do Estado e da Conta Geral do Estado apresentam a justificao a que se refere a parte final do nmero anterior. 3 (Revogado.)
SECO IV Oramento dos servios e fundos autnomos

Artigo 24.
Especificao

Artigo 22.
Especificao

1 A especificao das despesas do oramento dos servios integrados, de acordo com a classificao orgnica, subordina-se aos critrios gerais previstos nos nmeros seguintes. 2 A classificao orgnica agrupa as despesas em ttulos, divididos em captulos, podendo estes dividir-se em um ou mais nveis de desagregao, conforme se revele necessrio para uma adequada especificao das despesas. 3 Sem prejuzo do disposto no nmero seguinte, cada ttulo corresponde a um ministrio, abrangendo as secretarias de Estado e os servios nele inseridos, nos termos da respectiva Lei Orgnica. 4 So inscritos em ttulo prprio os encargos gerais do Estado correspondentes s despesas: a) Dos rgos de soberania que no disponham de autonomia administrativa e financeira, bem como dos servios e outros organismos seus dependentes; b) Dos restantes servios e outros organismos que no disponham de autonomia administrativa e financeira no integrados em ministrios;

1 No oramento do subsector dos servios e fundos autnomos, incluindo o de cada um destes servios e fundos, as receitas e despesas especificam-se do seguinte modo: a) As receitas globais do subsector especificam-se de acordo com as classificaes orgnica e econmica; b) As despesas globais do subsector especificam-se de acordo com as classificaes orgnica, econmica e funcional; c) As receitas cessantes do subsector, em virtude de benefcios tributrios, especificam-se de acordo com a classificao econmica das receitas; d) As receitas de cada servio e fundo autnomo especificam-se de acordo com a classificao econmica; e) As despesas de cada servio e fundo autnomo especificam-se de acordo com as classificaes econmica e funcional. 2 No oramento do subsector dos servios e fundos autnomos, incluindo o de cada um destes servios e fundos, as respectivas despesas estruturam-se ainda por programas, nos termos do disposto nos artigos 18. a 21.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 25.


Equilbrio

4621

1 O oramento de cada servio ou fundo autnomo elaborado, aprovado e executado por forma a apresentar saldo global nulo ou positivo. 2 Para efeitos do cmputo do saldo referido no nmero anterior, no so consideradas as receitas provenientes de activos e passivos financeiros, bem como do saldo da gerncia anterior, nem as despesas relativas a activos e passivos financeiros. 3 Nos casos em que, durante o ano a que respeitam os oramentos a que se refere o n. 1, a execuo oramental do conjunto das instituies do sector pblico administrativo o permitir, poder o Governo, atravs do Ministro das Finanas, dispensar, em situaes excepcionais, a aplicao da regra de equilbrio estabelecida no mesmo nmero. 4 Nos casos em que seja dispensada a aplicao da regra de equilbrio, nos termos do nmero anterior, o Governo: a) Aprovar as correspondentes alteraes oramentais que sejam da sua competncia; b) Propor Assembleia da Repblica as correspondentes alteraes oramentais que sejam da competncia deste rgo. Artigo 26.
Recurso ao crdito

d) As despesas de cada subsistema especificam-se de acordo com a respectiva classificao econmica e funcional. 2 O oramento da segurana social pode ser estruturado por programas. 3 As despesas do oramento da segurana social sero estruturadas por classificao orgnica a definir por decreto-lei. Artigo 28.
Equilbrio

1 As receitas efectivas do oramento da segurana social tm de ser, pelo menos, iguais s despesas efectivas do mesmo oramento. 2 Os saldos anuais do subsistema previdencial revertem a favor do Fundo de Estabilizao Financeira da Segurana Social, nos termos da Lei de Bases da Segurana Social. 3 Para efeitos do disposto no n. 1, no so consideradas as receitas provenientes de activos e passivos financeiros, bem como do saldo da gerncia anterior, nem das despesas relativas a activos e passivos financeiros. Artigo 29.
Recurso ao crdito

1 vedado o recurso ao crdito pelos servios e fundos autnomos. 2 Exceptua-se do disposto no nmero anterior a contraco de emprstimos que dem origem: a) A dvida flutuante, nos termos do disposto na alnea a) do artigo 3. da Lei n. 7/98, de 3 de Fevereiro; b) A dvida fundada, nos termos do disposto na alnea b) do artigo 3. da Lei n. 7/98, de 3 de Fevereiro, desde que se verifique a situao prevista no n. 3 e na alnea b) do n. 4 do artigo anterior e que o correspondente endividamento lquido seja autorizado pela Assembleia da Repblica. 3 Apenas podem contrair os emprstimos a que se refere a alnea b) do nmero anterior os servios e fundos autnomos cujas leis orgnicas permitam que os mesmos disponham dessas receitas. 4 Nos casos previstos nos n.os 2 e 3, os servios e fundos autnomos recorrero prioritariamente a financiamento junto do Tesouro.
SECO V Oramento da segurana social

O recurso ao crdito no mbito do sistema de segurana social s permitido ao Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social e desde que no d origem a dvida fundada. CAPTULO II Lei do Oramento do Estado Artigo 30.
Contedo formal e estrutura

A lei do Oramento do Estado contm o articulado e os mapas oramentais. Artigo 31.


Articulado

1 O articulado da lei do Oramento do Estado contm, designadamente: a) A aprovao dos mapas oramentais; b) As normas necessrias para orientar a execuo oramental; c) A indicao do destino a dar aos fundos resultantes dos eventuais excedentes dos oramentos dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos; d) A eventual indicao das verbas inscritas no oramento que, para assegurar a consecuo de objectivos de poltica oramental, ficam cativas at o Governo autorizar a sua utilizao, total ou parcial, nos casos em que a evoluo da execuo oramental o permita; e) A determinao do montante mximo do acrscimo de endividamento lquido e as demais condies gerais a que se deve subordinar a emisso de dvida pblica fundada pelo Estado, atravs do Governo, e pelos servios e fundos autnomos, durante o ano econmico; f) A determinao dos montantes suplementares ao acrscimo de endividamento lquido autorizado, nos casos em que se preveja o recurso ao crdito para financiar as

Artigo 27.
Especificao

1 No oramento da segurana social, as receitas e despesas especificam-se da seguinte forma: a) As receitas globais do sistema especificam-se de acordo com a respectiva classificao econmica; b) As despesas globais do sistema especificam-se de acordo com a classificao econmica e funcional; c) As receitas de cada subsistema especificam-se de acordo com a respectiva classificao econmica;

4622

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Mapa IX, Despesas dos servios e fundos autnomos, por classificao econmica; Mapa X, Receitas da segurana social, por classificao econmica; Mapa XI, Despesas da segurana social, por classificao funcional; Mapa XII, Despesas da segurana social, por classificao econmica; Mapa XIII, Receitas de cada subsistema, por classificao econmica; Mapa XIV, Despesas de cada subsistema, por classificao econmica; Mapa XV, Despesas correspondentes a programas; Mapa XVI, Repartio regionalizada dos programas e medidas, de apresentao obrigatria, mas no sujeito a votao; Mapa XVII, Responsabilidades contratuais plurianuais dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos, agrupadas por ministrios; Mapa XVIII, Transferncias para as regies autnomas; Mapa XIX, Transferncias para os municpios; Mapa XX, Transferncias para as freguesias; Mapa XXI, Receitas tributrias cessantes dos servios integrados, dos servios e fundos autnomos e da segurana social. Artigo 33.
Espcies de mapas oramentais

despesas com as operaes a que se refere a antecedente alnea d) ou os programas de aco conjuntural; g) A determinao das condies gerais a que se devem subordinar as operaes de gesto da dvida pblica legalmente previstas; h) A determinao do limite mximo das garantias pessoais a conceder pelo Estado, atravs do Governo, e pelos servios e fundos autnomos, durante o ano econmico; i) A determinao do limite mximo dos emprstimos a conceder e de outras operaes de crdito activas, cujo prazo de reembolso exceda o final do ano econmico, a realizar pelo Estado, atravs do Governo, e pelos servios e fundos autnomos; j) A determinao do limite mximo das antecipaes a efectuar, nos termos da legislao aplicvel; l) A determinao do limite mximo de eventuais compromissos a assumir com contratos de prestao de servios em regime de financiamento privado ou outra forma de parceria dos sectores pblico e privado; m) A determinao dos limites mximos do endividamento das regies autnomas, nos termos previstos na respectiva lei de finanas; n) A eventual actualizao dos valores abaixo dos quais os actos, contratos e outros instrumentos geradores de despesa ou representativos de responsabilidades financeiras directas ou indirectas ficam isentos de fiscalizao prvia pelo Tribunal de Contas; o) O montante global mximo de autorizao financeira ao Governo para satisfao de encargos com as prestaes a liquidar referentes a contratos de investimento pblico no mbito da Lei de Programao Militar, sob a forma de locao; p) As demais medidas que se revelem indispensveis correcta gesto financeira dos servios integrados, dos servios e fundos autnomos e do sistema de segurana social no ano econmico a que respeita a lei do Oramento. 2 As disposies constantes do articulado da lei do Oramento do Estado devem limitar-se ao estritamente necessrio para a execuo da poltica oramental e financeira. Artigo 32.
Mapas oramentais

(Revogado.) Artigo 34.


Proposta de lei

Os mapas a que se refere a alnea a) do n. 1 do artigo anterior so os seguintes: Mapa I, Receitas dos servios integrados, por classificao econmica; Mapa II, Despesas dos servios integrados, por classificao orgnica, especificadas por captulos; Mapa III, Despesas dos servios integrados, por classificao funcional; Mapa IV, Despesas dos servios integrados, por classificao econmica; Mapa V, Receitas dos servios e fundos autnomos, por classificao orgnica, com especificao das receitas globais de cada servio e fundo; Mapa VI, Receitas dos servios e fundos autnomos, por classificao econmica; Mapa VII, Despesas dos servios e fundos autnomos, por classificao orgnica, com especificao das despesas globais de cada servio e fundo; Mapa VIII, Despesas dos servios e fundos autnomos, por classificao funcional;

1 A proposta de lei do Oramento do Estado tem uma estrutura e um contedo formal idnticos aos da lei do Oramento. 2 A proposta de lei do Oramento acompanhada pelos desenvolvimentos oramentais, pelo respectivo relatrio e pelos elementos informativos previstos na presente seco, bem como por todos os demais elementos necessrios justificao das decises e das polticas oramental e financeira apresentadas. 3 Os elementos informativos a que se refere o nmero anterior podem ser apresentados sob a forma de anexos autnomos ou de elementos integrados no relatrio que acompanham a proposta de lei. Artigo 35.
Desenvolvimentos oramentais

1 Os desenvolvimentos oramentais que acompanham a proposta de lei do Oramento do Estado compreendem: a) O desenvolvimento das receitas e das despesas dos servios integrados; b) Os oramentos dos servios e fundos autnomos; c) O oramento da segurana social. 2 O desenvolvimento das receitas dos servios integrados integra um quadro de observaes que indicam, designadamente, as principais caractersticas de cada rubrica de receitas e as respectivas bases legais. 3 Os desenvolvimentos das despesas dos servios integrados organizam-se por ministrios e apresentam as despesas de cada um dos respectivos servios, especifica-

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 das, at aos nveis mximos de desagregao, de acordo com as classificaes econmica e funcional. 4 O oramento de cada servio e fundo autnomo apresenta as respectivas receitas e despesas especificadas, at aos nveis mximos de desagregao, de acordo com as classificaes econmica e funcional. 5 Os desenvolvimentos oramentais dos servios integrados, o oramento de cada servio e fundo autnomo e o oramento da segurana social evidenciam as despesas relativas aos programas e medidas a cargo da respectiva entidade gestora. Artigo 36.
Contedo do relatrio

4623

1 O relatrio da proposta de lei do Oramento do Estado contm a apresentao e a justificao da poltica oramental proposta. 2 O relatrio referido no nmero anterior inclui a anlise dos principais elementos relativos aos seguintes aspectos: a) Evoluo e projeces dos principais agregados macroeconmicos com influncia no Oramento do Estado; b) Evoluo da situao financeira do sector pblico administrativo e, em particular, do Estado, incluindo servios integrados, servios e fundos autnomos e sistema de solidariedade e segurana social; c) Linhas gerais da poltica oramental; d) Adequao da poltica oramental proposta s obrigaes decorrentes do Tratado da Unio Europeia e da Unio Econmica e Monetria; e) Impacte oramental das decises relativas s polticas pblicas; f) Medidas de racionalizao da gesto dos dinheiros e outros valores pblicos; g) Outras matrias relevantes para a apresentao e justificao das principais decises e polticas oramentais propostas. Artigo 37.
Elementos informativos

j) Situao financeira e patrimonial do subsector dos servios integrados; l) Situao financeira e patrimonial do subsector dos servios e fundos autnomos; m) Situao financeira e patrimonial do sistema de solidariedade e de segurana social; n) Transferncias financeiras entre Portugal e o exterior com incidncia na proposta de oramento; o) Transferncias oramentais para as regies autnomas; p) Transferncias oramentais para os municpios e freguesias; q) Transferncias oramentais para as empresas pblicas e outras instituies no integradas no sector pblico administrativo; r) Elementos informativos sobre os programas oramentais; s) Justificao das previses das receitas fiscais, com discriminao da situao dos principais impostos; t) Benefcios tributrios, estimativas das receitas cessantes e sua justificao econmica e social; u) Despesas cruzadas pelas diversas classificaes oramentais; v) Identificao de medidas destinadas cobertura da receita cessante que resulte da criao ou alargamento de quaisquer benefcios fiscais. 2 A apresentao dos elementos informativos sobre a situao patrimonial dos servios e fundos autnomos depende da aplicao a cada um do Plano Oficial de Contabilidade Pblica (POCP). Artigo 38.
Prazos de apresentao

(Revogado.) Artigo 39.


Discusso e votao

(Revogado.) Artigo 40.


Publicao do contedo integral do Oramento

1 A proposta de lei do Oramento do Estado acompanhada, pelo menos, pelos seguintes elementos informativos: a) Indicadores financeiros de mdio e longo prazos; b) Programao financeira plurianual; c) Memria descritiva das razes que justificam o recurso a parcerias dos sectores pblico e privado face a um programa alternativo elaborado nos termos do n. 2 do artigo 19.; d) Informao individualizada sobre despesas anuais e plurianuais com parcerias pblico-privadas; e) Estimativa do oramento consolidado do sector pblico administrativo, na ptica da contabilidade pblica e da contabilidade nacional; f) Memria descritiva das razes que justificam as diferenas entre os valores apurados, na ptica da contabilidade pblica e da contabilidade nacional; g) Oramento consolidado dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos e oramento consolidado do Estado, incluindo o da segurana social; h) Situao do endividamento global do conjunto das administraes pblicas e das empresas pblicas, das empresas de capitais pblicos, das parcerias pblico-privadas, das empresas regionais e das empresas municipais; i) Situao da dvida pblica, das operaes de tesouraria e das contas do Tesouro;

(Revogado.) Artigo 41.


Prorrogao da vigncia da lei do Oramento

(Revogado.)

TTULO III-A
Execuo oramental
CAPTULO I Execuo oramental Artigo 42.
Princpios

1 As operaes de execuo do oramento das receitas e das despesas obedecem ao princpio da segregao das funes de liquidao e de cobrana, quanto s primeiras, e de autorizao da despesa, de autorizao de pagamento e de pagamento, quanto s segundas.

4624

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 5 O decreto-lei relativo execuo do oramento dos servios integrados, dos servios e fundos autnomos e do oramento da segurana social contm: a) A indicao das dotaes oramentais em relao s quais no ser aplicvel o regime dos duodcimos; b) A indicao das dotaes oramentais que ficam cativas e das condies a que fica condicionada a sua utilizao, total ou parcial; c) A indicao das despesas ou pagamentos cuja autorizao depende da interveno dos servios centrais incumbidos de coordenar e controlar globalmente a execuo do oramento dos servios integrados e dos oramentos dos servios e fundos autnomos e a do oramento da segurana social; d) Os prazos para autorizao de despesas; e) As demais normas necessrias para execuo do Oramento do Estado e de cada um dos oramentos por ele abrangidos. 6 O decreto-lei a que se referem os n.os 2 e 5 publicado at ao final do ms seguinte ao da entrada em vigor da lei do Oramento do Estado. Artigo 44.
Regimes de execuo

2 A segregao de funes a que se refere o nmero anterior pode estabelecer-se entre diferentes servios ou entre diferentes agentes do mesmo servio. 3 Nenhuma receita pode ser liquidada ou cobrada, mesmo que seja legal, sem que, cumulativamente: a) Tenha sido objecto de correcta inscrio oramental; b) Esteja adequadamente classificada. 4 A liquidao e a cobrana podem, todavia, ser efectuadas para alm dos valores previstos na respectiva inscrio oramental. 5 As dotaes constantes do oramento das despesas constituem o limite mximo a utilizar na realizao destas. 6 Nenhuma despesa pode ser autorizada ou paga sem que, cumulativamente: a) O facto gerador da obrigao de despesa respeite as normas legais aplicveis; b) A despesa em causa disponha de inscrio oramental, tenha cabimento na correspondente dotao, esteja adequadamente classificada e obedea ao princpio da execuo do oramento por duodcimos, salvas, nesta ltima matria, as excepes previstas na lei; c) A despesa em causa satisfaa o princpio da economia, eficincia e eficcia. 7 Salvo disposio legal em contrrio, o cabimento a que se refere a alnea b) do nmero anterior afere-se pelas rubricas do nvel mais desagregado da classificao econmica e respeitando, se aplicvel, o cabimento no programa, projecto ou actividade. 8 O respeito pelos princpios da economia, eficincia e eficcia, a que se refere a alnea c) do n. 6, dever ser verificado, em particular, em relao s despesas que, pelo seu elevado montante, pela sua continuidade no tempo, uma vez iniciadas, ou por qualquer outro motivo envolvam um dispndio significativo de dinheiros pblicos. 9 Para alm dos requisitos exigveis, a realizao de qualquer despesa qual esteja consignada determinada receita fica tambm condicionada cobrana desta receita em igual montante. Artigo 43.
Competncia

1 A execuo do oramento das despesas subordina-se ao regime: a) De autonomia administrativa, na parte respeitante ao oramento dos servios integrados; b) De autonomia administrativa e financeira, na parte respeitante aos oramentos dos servios e fundos autnomos; c) Especial de execuo do oramento da segurana social. 2 O disposto no presente captulo aplicvel a todos os regimes de execuo oramental a que se refere o nmero anterior. 3 A Lei de Bases da Contabilidade Pblica estabelece as bases dos regimes de execuo oramental, de acordo com o disposto na presente lei. Artigo 45.
Assuno de compromissos

1 O Governo define, por decreto-lei, as operaes de execuo oramental da competncia dos membros do Governo e dos dirigentes dos servios sob sua direco ou tutela. 2 Em cada ano, o Governo estabelece, por decreto-lei, as disposies necessrias execuo da lei do Oramento do Estado, incluindo o da segurana social respeitante ao ano em causa, sem prejuzo da aplicao imediata das normas desta lei que sejam exequveis por si mesmas. 3 Para efeitos do disposto no nmero anterior, o Governo deve aprovar num nico decreto-lei as normas de execuo do Oramento do Estado, incluindo as relativas ao oramento dos servios integrados, aos oramentos dos servios e fundos autnomos e ao oramento da segurana social. 4 O disposto no nmero anterior no impede que, durante o ano econmico, sejam aprovados outros decretos-leis de execuo oramental, sempre que tal se justifique.

1 Apenas podem ser assumidos compromissos de despesa aps os competentes servios de contabilidade exararem informao prvia de cabimento no documento de autorizao da despesa em causa. 2 Os compromissos que dem origem a encargos plurianuais apenas podem ser assumidos mediante prvia autorizao, a conceder por portaria conjunta dos Ministros das Finanas e da tutela, salvo se, alternativamente: a) Respeitarem a programas, medidas, projectos ou actividades constantes do mapa XV da lei do Oramento do Estado que sejam consistentes com o quadro plurianual de programao oramental a que se refere o artigo 12.-D; b) Os respectivos montantes no excederem, em cada um dos anos econmicos seguintes, os limites e prazos estabelecidos, para este efeito, na lei. 3 O primeiro ano da execuo das despesas respeitantes aos compromissos plurianuais deve corresponder

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 quele em que assumido o compromisso em causa, com as excepes legalmente previstas. Artigo 46.
Execuo do oramento dos servios integrados

4625

1 A execuo do oramento dos servios integrados assegurada: a) Na parte respeitante s receitas, pelos servios que as liquidam e que zelam pela sua cobrana, bem como pela rede de cobranas do Tesouro; b) Na parte respeitante s despesas, pelos membros do Governo e pelos dirigentes dos servios, bem como pelo sistema de pagamentos do Tesouro. 2 A lei define, em funo das suas caractersticas ou montantes, as operaes de execuo oramental, designadamente as autorizaes de despesa que incumbem aos membros do Governo. 3 No mbito da gesto corrente dos servios integrados, incumbem aos respectivos dirigentes e responsveis pelos servios de contabilidade as operaes de execuo oramental, cabendo especialmente aos dirigentes a prtica dos actos de autorizao de despesa e de autorizao de pagamento. Artigo 47.
Execuo do oramento dos servios e fundos autnomos

4 As cobranas das receitas e os pagamentos das despesas do sistema de segurana social so efectuados pelo Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, que assume as competncias de tesouraria nica do sistema de segurana social em articulao com a Tesouraria do Estado. 5 A execuo do oramento do sistema de segurana social tem por base os respectivos planos de tesouraria, elaborados pelo Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social. 6 As entradas e sadas de fundos do sistema de segurana social so efectuadas atravs do Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, directamente ou por intermdio de entidades colaboradoras, onde se mantm depositados os seus excedentes e disponibilidades de tesouraria. CAPTULO II Alteraes oramentais
SECO I Disposies gerais

Artigo 49.
Regime geral

1 A execuo dos oramentos dos servios e fundos autnomos incumbe aos respectivos dirigentes, sem prejuzo das autorizaes de despesas que, nos termos da lei, devam ser concedidas pelos membros do Governo. 2 A realizao das despesas com a aquisio de bens e servios ou a realizao de empreitadas pelos servios e fundos autnomos fica sujeita ao regime da contratao pblica, salvas as excepes previstas nas normas comunitrias e na lei. 3 Os servios e fundos autnomos utilizam prioritariamente as suas receitas prprias no consignadas por lei a fins especficos para a cobertura das respectivas despesas. 4 S nos casos em que as receitas prprias a que se refere o nmero anterior se revelem insuficientes, os fundos e servios autnomos procedero cobertura das respectivas despesas atravs das transferncias que recebam do oramento dos servios integrados ou dos oramentos de outros servios ou fundos autnomos. Artigo 48.
Execuo do oramento da segurana social

1 As alteraes ao Oramento do Estado obedecem ao disposto no presente captulo. 2 Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, o articulado da lei do Oramento do Estado pode estabelecer as regras complementares a que se subordinaro as alteraes do oramento em causa. Artigo 50.
Leis de alterao oramental

1 A estrutura e o contedo das leis de alterao oramental obedecem ao disposto no captulo II do ttulo III, cujas normas so aplicveis com as necessrias adaptaes. 2 O Governo poder definir por decreto-lei as regras que entender necessrias aplicao do disposto no nmero anterior. 3 As leis de alterao oramental entram em vigor na data da sua publicao, salvo disposio em contrrio delas constante. Artigo 50.-A
Alteraes oramentais da competncia da Assembleia da Repblica

1 Incumbe ao Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social a gesto global da execuo do oramento da segurana social, no respeito pelo disposto na presente lei e nas normas especificamente aplicveis no mbito do sistema. 2 O Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social s pode realizar operaes de financiamento mediante autorizao do Governo, a conceder atravs de despacho conjunto dos Ministros das Finanas e do Trabalho e da Solidariedade. 3 Os saldos de gerncia do oramento da segurana social sero utilizados mediante prvia autorizao a conceder pelo Governo, atravs de despacho conjunto dos Ministros das Finanas e do Trabalho e da Solidariedade.

Competem Assembleia da Repblica as alteraes oramentais que: a) Consistam na inscrio de novos programas; b) Consistam num aumento do montante total das despesas de cada programa aprovadas no mapa XV da lei do Oramento; c) Consistam em transferncias de verbas entre programas; d) Consistam numa alterao do oramento das receitas dos servios integrados, do oramento dos servios ou fundos autnomos ou da segurana social determinadas por alteraes dos respectivos oramentos das despesas, da competncia da Assembleia da Repblica; e) Envolvam um acrscimo dos respectivos limites do endividamento lquido fixados na lei do Oramento do Estado;

4626

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 56.


Oramento dos servios e fundos autnomos

f) Consistam num aumento do montante total das despesas do oramento da segurana social, com excepo das referidas a prestaes que constituam direitos dos beneficirios do sistema de segurana social; g) Envolvam transferncias de verbas do oramento da segurana social entre diferentes grandes funes ou funes no respeito pela adequao selectiva das fontes de financiamento consagradas na Lei de Bases do Sistema de Segurana Social. Artigo 51.
Alteraes oramentais da competncia do Governo

(Revogado.) Artigo 57.


Oramento da segurana social

(Revogado.) CAPTULO III Controlo oramental e responsabilidade financeira Artigo 58.


Controlo oramental

1 No mbito da execuo dos programas oramentais, competem ao Governo as alteraes oramentais no referidas no artigo anterior. 2 Competem ao Governo as alteraes oramentais que consistam num aumento do montante total das despesas de cada programa aprovadas no mapa XV da lei do Oramento do Estado quando as mesmas resultem: a) De saldos de gerncia ou dotaes de anos anteriores cuja utilizao seja permitida por lei; b) Da dotao provisional; c) De aumento de receitas efectivas prprias ou consignadas, contabilizadas como receita pblica do prprio ano; d) De reforo de receitas de transferncias provenientes dos oramentos dos servios e fundos autnomos ou do oramento da segurana social, excepo de transferncias dos saldos anuais e das receitas resultantes do sistema previdencial da segurana social. 3 As alteraes efectuadas nos termos do nmero anterior devem constar do relatrio de execuo dos programas a que se refere o artigo 72.-A. 4 (Revogado.) Artigo 52.
Publicao das alteraes oramentais

Nos casos em que a respectiva publicidade no seja assegurada atravs da obrigatoriedade da publicao no Dirio da Repblica dos actos que as aprovam, as alteraes oramentais e os mapas da lei do Oramento do Estado modificados em virtude das alteraes neles introduzidas durante o trimestre em causa so divulgadas na pgina electrnica da entidade encarregue do acompanhamento da execuo oramental: a) At ao final do ms seguinte a cada trimestre, no caso dos trs primeiros trimestres do ano econmico; b) At final do ms de Fevereiro, no caso do 4. trimestre. Artigo 53.
Alteraes do oramento das receitas

1 A execuo do Oramento do Estado fica sujeita a controlo, nos termos da presente lei e da demais legislao aplicvel, o qual tem por objecto a verificao da legalidade e da regularidade financeira das receitas e das despesas pblicas, bem como a apreciao da boa gesto dos dinheiros e outros activos pblicos e da dvida pblica. 2 A execuo do Oramento do Estado objecto de controlo administrativo, jurisdicional e poltico. 3 O controlo oramental efectua-se prvia, concomitante e sucessivamente realizao das operaes de execuo oramental. 4 O controlo administrativo compete ao prprio servio ou instituio responsvel pela respectiva execuo, aos respectivos servios de oramento e de contabilidade pblica, s entidades hierarquicamente superiores, de superintendncia ou de tutela e aos servios gerais de inspeco e de controlo da Administrao Pblica. 5 Os servios ou instituies responsveis pela execuo oramental e os respectivos servios de oramento e de contabilidade pblica elaboram, organizam e mantm em funcionamento sistemas e procedimentos de controlo interno das operaes de execuo do Oramento, os quais podero envolver, nos casos em que tal se justifique, o recurso a servios de empresas de auditoria. 6 O controlo jurisdicional da execuo do Oramento do Estado compete ao Tribunal de Contas e efectuado nos termos da respectiva legislao. 7 O controlo jurisdicional de actos de execuo do Oramento e a efectivao das responsabilidades no financeiras deles emergentes incumbem tambm aos demais tribunais, designadamente aos tribunais administrativos e fiscais e aos tribunais judiciais, no mbito das respectivas competncias. 8 A execuo do oramento da segurana social est sujeita ao controlo oramental previsto para o Oramento do Estado, do qual faz parte integrante. Artigo 59.
Controlo poltico

(Revogado.) Artigo 54.


Oramento por programas

(Revogado.) Artigo 55.


Oramento dos servios integrados

(Revogado.)

1 A Assembleia da Repblica exerce o controlo poltico sobre a execuo do Oramento do Estado e efectiva as correspondentes responsabilidades polticas, nos termos do disposto na Constituio, no Regimento da Assembleia da Repblica, na presente lei e na demais legislao aplicvel. 2 No exerccio das suas funes de controlo da execuo do Oramento do Estado, compete Assembleia da Repblica, designadamente, tomar a Conta do Estado e acompanhar a execuo oramental, nos termos do disposto na presente lei.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 3 O Governo envia tempestivamente Assembleia da Repblica todos os elementos informativos necessrios para a habilitar a acompanhar e controlar, de modo efectivo, a execuo do Oramento do Estado, designadamente relatrios sobre: a) A execuo do Oramento do Estado, incluindo o da segurana social; b) A utilizao da dotao provisional; c) A execuo do oramento consolidado das instituies do sector pblico administrativo; d) As alteraes oramentais aprovadas pelo Governo; e) As operaes de gesto da dvida pblica, o recurso ao crdito pblico e as condies especficas dos emprstimos pblicos celebrados nos termos previstos na lei do Oramento do Estado e na legislao relativa emisso e gesto da dvida pblica; f) Os emprstimos concedidos e outras operaes activas de crdito realizadas nos termos previstos na lei do Oramento do Estado; g) As garantias pessoais concedidas pelo Estado nos termos previstos na lei do Oramento do Estado e na legislao aplicvel, incluindo a relao nominal dos beneficirios dos avales e fianas concedidas pelo Estado, com explicitao individual dos respectivos valores, bem como do montante global em vigor; h) Os fluxos financeiros entre Portugal e a Unio Europeia. 4 Os elementos informativos a que se referem as alneas a) e b) do nmero anterior so enviados, pelo Governo, Assembleia da Repblica mensalmente e os restantes trimestralmente, devendo, em qualquer caso, o respectivo envio efectuar-se nos 60 dias seguintes ao perodo a que respeitam. 5 O Tribunal de Contas envia Assembleia da Repblica os relatrios finais referentes ao exerccio das suas competncias de controlo oramental. 6 A Assembleia da Repblica pode solicitar ao Governo, nos termos previstos na Constituio e no Regimento da Assembleia da Repblica, a prestao de quaisquer informaes suplementares sobre a execuo do Oramento do Estado, para alm das previstas no n. 1, devendo essas informaes ser prestadas em prazo no superior a 60 dias. 7 A Assembleia da Repblica pode solicitar ao Tribunal de Contas: a) Informaes relacionadas com as respectivas funes de controlo financeiro, a prestar, nomeadamente, mediante a presena do presidente do Tribunal de Contas ou de relatores em sesses de comisso, nomeadamente de inqurito, ou pela colaborao tcnica de pessoal dos servios de apoio do tribunal; b) Relatrios intercalares sobre os resultados do controlo da execuo do Oramento do Estado ao longo do ano; c) Quaisquer esclarecimentos necessrios apreciao do Oramento do Estado e do parecer sobre a Conta Geral do Estado. 8 Sempre que se justifique, o Tribunal de Contas pode comunicar Assembleia da Repblica as informaes por ele obtidas no exerccio das suas competncias de controlo da execuo oramental. Artigo 60.
Orientao da poltica oramental

4627
Artigo 61.
Apreciao da reviso do Programa de Estabilidade e Crescimento

(Revogado.) Artigo 62.


Controlo da despesa pblica

1 As despesas dos organismos referidos no n. 1 do artigo 2. devero ser sujeitas a auditoria externa, pelo menos de oito em oito anos, abrangendo a avaliao da misso e objectivos do organismo, bem como a economia, eficincia e eficcia da despesa correspondente. 2 O sistema e os procedimentos de controlo interno das operaes de execuo do Oramento a que se refere o n. 5 do artigo 58. devem ser sujeitos a auditoria no quadro do funcionamento do Sistema de Controlo Interno (SCI), luz dos respectivos princpios de coordenao e tendo presentes os princpios de auditoria internacionalmente consagrados. 3 O Governo informar a Assembleia da Repblica dos programas de auditorias que promover por sua iniciativa no ano em curso, para efeitos de cumprimento do disposto nos n.os 1 e 2, acompanhados dos respectivos termos de referncia. 4 Em acrscimo ao disposto no nmero anterior, a Assembleia da Repblica determinar em cada ano ao Governo duas auditorias suplementares para os efeitos previstos no n. 1 e solicitar ao Tribunal de Contas a auditoria de dois organismos do Sistema de Controlo Interno (SCI) para os efeitos previstos no n. 2. 5 Os resultados das auditorias a que se referem os n.os 3 e 4 devem ser enviados Assembleia da Repblica no prazo de um ano, prorrogvel at 18 meses, por razes devidamente justificadas. 6 O Governo responde em 60 dias s recomendaes da Assembleia da Repblica que incidirem sobre as auditorias referidas nos n.os 4 e 5. Artigo 63.
Sistemas e procedimentos do controlo interno

O Governo envia Assembleia da Repblica, acompanhando o relatrio da Conta Geral do Estado, uma informao sobre os resultados do funcionamento do sistema e dos procedimentos do controlo interno das operaes de execuo do oramento a que se refere o n. 5 do artigo 58., especificando o respectivo impacte financeiro. Artigo 64.
Gesto por objectivos

1 Os oramentos e contas dos organismos a que se refere o n. 1 do artigo 2. devem ser objecto de uma sistematizao complementar por objectivos, considerando a definio das actividades a desenvolver por cada organismo e respectivos centros de custos e tendo em conta a totalidade dos recursos envolvidos, incluindo os de capital, visando fundamentar as decises sobre a reorientao e o controlo da despesa pblica: a) No conhecimento da misso, objectivos e estratgia do organismo; b) Na correcta articulao de cada rea de actividade em relao aos objectivos;

(Revogado.)

4628

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 e) Dados referentes situao da dvida e dos activos expressos em ttulos de dvida pblica; f) Documentos de prestao de contas. 2 Nos termos a estabelecer pelo diploma referido no nmero anterior, podem ser solicitados a todo o tempo aos servios e fundos autnomos outros elementos de informao no referidos neste artigo destinados ao acompanhamento da respectiva gesto oramental. Artigo 67.-A
Informao a prestar por outras entidades pertencentes ao sector pblico administrativo

c) Na responsabilizao dos agentes empenhados na gesto das actividades pela concretizao dos objectivos e bom uso dos recursos que lhes esto afectos; d) Na identificao de actividades redundantes na cadeia de valor do organismo a justificada reafectao dos recursos nelas consumidos. 2 Os desenvolvimentos por objectivo devem ser introduzidos faseadamente, acompanhando a proposta de lei do Oramento do Estado e a Conta Geral do Estado a ttulo informativo, enquanto a lei no dispuser de outro modo. 3 Os trabalhos preparatrios e os progressos registados na aplicao da sistematizao por objectivos devem ser objecto de especial meno no momento da apresentao do quadro plurianual de programao oramental a que se refere o artigo 12.-D. Artigo 65.
Cooperao entre as instncias de controlo

As entidades referidas no n. 5 do artigo 2. remetem ao Ministrio das Finanas os elementos informativos definidos no decreto-lei de execuo oramental. Artigo 68.
Informao a prestar pelos municpios e regies autnomas

Sem prejuzo das respectivas competncias fixadas na Constituio e na lei, os rgos e servios encarregados do controlo interno e externo da execuo do Oramento do Estado cooperam entre si tendo em vista o melhor desempenho das suas funes. Artigo 66.
Controlo cruzado

Com o objectivo de permitir uma informao consolidada do conjunto do sector pblico administrativo, os municpios e as regies autnomas devem remeter ao Ministrio das Finanas, nos termos e com a periodicidade a definir no decreto-lei de execuo oramental, os seguintes elementos: a) Oramentos e contas trimestrais e contas anuais; b) Informao sobre a dvida contrada e sobre os activos expressos em ttulos da dvida pblica. Artigo 69.
Informao a prestar pelo Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social

1 As instncias de controlo, a que se refere o artigo 58., dispem de poderes de controlo sobre quaisquer entidades, pblicas ou privadas, nos casos em que estas beneficiem de subvenes ou outros auxlios financeiros concedidos atravs do Oramento do Estado ou aqueles poderes se mostrem imprescindveis ao controlo, por via indirecta e cruzada, da execuo oramental. 2 O controlo cruzado ser efectuado apenas nos casos em que se revele indispensvel e na medida estritamente necessria ao controlo da execuo oramental e fiscalizao da legalidade, regularidade e correco econmica e financeira da aplicao dos dinheiros e outros activos pblicos. Artigo 67.
Informao a prestar pelos servios e fundos autnomos

Com o objectivo de permitir uma informao consolidada do conjunto do sector pblico administrativo, o Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social deve remeter ao Ministrio das Finanas, nos termos e com a periodicidade a definir no decreto-lei de execuo oramental, os elementos sobre a execuo do oramento da segurana social. Artigo 70.
Responsabilidade pela execuo oramental

1 Com o objectivo de permitir uma informao consolidada do conjunto do sector pblico administrativo, os servios e fundos autnomos devem remeter ao Ministrio das Finanas, nos termos e com a periodicidade a definir no decreto-lei de execuo oramental, os seguintes elementos: a) Informao completa sobre os saldos de depsitos ou de outras aplicaes financeiras e respectivas remuneraes; b) Informao completa sobre as operaes de financiamento, nomeadamente emprstimos e amortizaes efectuados, bem como as previstas at ao final de cada ano; c) Contas da sua execuo oramental, donde constem os compromissos assumidos, os processamentos efectuados e os montantes pagos, bem como a previso actualizada da execuo oramental para todo o ano e os balancetes que evidenciem as contas das classes de disponibilidades e de terceiros, no caso de organismos que utilizem a contabilidade patrimonial; d) Relatrio de execuo oramental;

1 Os titulares de cargos polticos respondem poltica, financeira, civil e criminalmente pelos actos e omisses que pratiquem no mbito do exerccio das suas funes de execuo oramental, nos termos da Constituio e demais legislao aplicvel, a qual tipifica as infraces criminais e financeiras, bem como as respectivas sanes, conforme sejam ou no cometidas com dolo. 2 Os funcionrios e agentes so responsveis disciplinar, financeira, civil e criminalmente pelos seus actos e omisses de que resulte violao das normas de execuo oramental, nos termos do artigo 271. da Constituio e da legislao aplicvel. Artigo 71.
Responsabilidade financeira

Sem prejuzo das formas prprias de efectivao das restantes modalidades de responsabilidade a que se refere o artigo anterior, a responsabilidade financeira efectivada pelo Tribunal de Contas, nos termos da respectiva legislao.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 72.


Remessa do parecer do Tribunal de Contas

4629

2 Os mapas referentes execuo oramental so os seguintes: Mapas I a XIX de acordo com o disposto no n. 7; Mapa XX contas das receitas e das despesas do subsector dos servios integrados; Mapa XXI conta consolidada das receitas e das despesas dos servios e fundos autnomos; Mapa XXII conta consolidada das receitas e das despesas do sistema de segurana social; Mapa XXIII conta consolidada do Estado, incluindo a do sistema de segurana social. 3 Os mapas referentes situao de tesouraria so os seguintes: Mapa XXIV cobranas e pagamentos oramentais; Mapa XXV reposies abatidas nos pagamentos; Mapa XXVI movimentos e saldos das contas na Tesouraria do Estado; Mapa XXVI-A movimentos e saldos das contas na tesouraria do sistema de segurana social; Mapa XXVII movimentos e saldos nas caixas da Tesouraria do Estado; Mapa XXVII-A movimentos e saldos nas caixas da tesouraria do sistema de segurana social. 4 Os mapas referentes situao patrimonial so os seguintes: Mapa XXVIII aplicao do produto de emprstimos; Mapa XXIX movimento da dvida pblica; Mapa XXX balano e demonstrao de resultados do subsector dos servios integrados; Mapa XXXI balano e demonstrao de resultados dos servios e fundos autnomos; Mapa XXXII balano e demonstrao de resultados do sistema de solidariedade e segurana social. 5 O mapa XXXIII referente conta dos fluxos financeiros dos servios integrados do Estado. 6 A apresentao dos mapas XXX a XXXI, previstos no n. 4, apenas ser obrigatria quando todos os servios a que se referem tiverem adoptado o Plano Oficial de Contabilidade Pblica, devendo os balanos apresentados nos mapas XXX a XXXII distinguir o patrimnio dos servios e instituies abrangidos do patrimnio afecto por ou a outros servios e instituies. 7 Sem prejuzo do que o Governo estabelecer quanto ao contedo mnimo dos mapas contabilsticos gerais, a estrutura dos mapas I a XIX ser idntica dos correspondentes mapas oramentais, devendo o seu contedo, bem como o dos restantes mapas, evidenciar, conforme os casos, as principais regras contabilsticas utilizadas na execuo das receitas e das despesas, nomeadamente as que se referem a excepes regra da no compensao e da no consignao. Artigo 76.
Elementos informativos

Para efeitos da efectivao de eventuais responsabilidades financeiras ou criminais decorrentes da execuo do Oramento do Estado, o Plenrio da Assembleia da Repblica pode deliberar remeter s entidades competentes o parecer do Tribunal de Contas sobre a Conta Geral do Estado, quer esta seja ou no aprovada. Artigo 72.-A
Relatrio com indicadores de resultados

O Governo envia Assembleia da Repblica, at 31 de Maro, um relatrio da execuo dos programas oramentais do ano anterior, explicitando os resultados obtidos e os recursos utilizados.

TTULO IV
Contas
Artigo 73.
Conta Geral do Estado

1 O Governo apresenta Assembleia da Repblica a Conta Geral do Estado, incluindo a da segurana social, at 30 de Junho do ano seguinte quele a que respeite. 2 A Assembleia da Repblica aprecia e aprova a Conta Geral do Estado, incluindo a da segurana social, precedendo parecer do Tribunal de Contas, at 31 de Dezembro seguinte e, no caso de no aprovao, determina, se a isso houver lugar, a efectivao da correspondente responsabilidade. 3 O parecer do Tribunal de Contas ser acompanhado das respostas dos servios e organismos s questes que esse rgo lhes formular. 4 A Conta Geral do Estado inclui o relatrio, os mapas contabilsticos e os elementos informativos. Artigo 74.
Relatrio

O relatrio contm a apresentao da Conta Geral do Estado e a anlise dos principais elementos relativos aos seguintes aspectos: a) Evoluo dos principais agregados macroeconmicos durante o perodo da execuo oramental; b) Evoluo da situao financeira do Estado, incluindo a dos servios e fundos autnomos e a da segurana social; c) Execuo e alteraes do Oramento do Estado, incluindo o da segurana social; d) Outras matrias relevantes para a apresentao e justificao da Conta Geral do Estado. Artigo 75.
Mapas contabilsticos gerais

1 A Conta Geral do Estado compreende mapas contabilsticos gerais referentes : a) Execuo oramental; b) Situao de tesouraria; c) Situao patrimonial; d) Conta dos fluxos financeiros do Estado.

1 A Conta Geral do Estado compreende elementos informativos, apresentados sob a forma de mapas, referentes: a) Em comum, s contas dos subsectores dos servios integrados, dos servios e fundos autnomos e do sistema de segurana social;

4630

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 e) Despesas cruzadas pelas diversas classificaes oramentais; f) Discriminao das receitas e das despesas dos servios e fundos autnomos; g) Mapa dos compromissos assumidos. 5 Os elementos informativos referentes conta do sistema de segurana social so os seguintes: a) Alteraes oramentais; b) Receitas cobradas, especificadas de acordo com a classificao econmica, comparadas com as oramentadas e com as cobradas no ano econmico anterior; c) Despesas pagas, especificadas de acordo com a classificao econmica, comparadas com as do ano econmico anterior; d) Despesas pagas, especificadas de acordo com a classificao funcional, comparadas com as do ano econmico anterior; e) Despesas cruzadas pelas diversas classificaes oramentais; f) Mapa dos compromissos assumidos. 6 Os elementos informativos relativos aos programas oramentais concludos no ano evidenciam a despesa oramental paga relativa a cada programa, medida e projecto. 7 Para alm dos elementos informativos previstos nos nmeros anteriores, a Conta Geral do Estado dever conter todos os demais elementos que se mostrem adequados a uma prestao clara e completa das contas pblicas. 8 (Revogado.) 9 O Governo definir, por decreto-lei, o contedo mnimo dos elementos informativos. Artigo 77.
Apresentao das contas

b) conta do subsector dos servios integrados; c) conta do subsector dos servios e fundos autnomos; d) conta do sistema de segurana social. 2 Os elementos informativos referentes, em comum, s contas do subsector dos servios integrados, do subsector dos servios e fundos autnomos e do sistema de segurana social so os seguintes: a) Identificao das garantias pessoais do Estado, dos servios e fundos autnomos e do sistema de segurana social; b) Montante global das transferncias e dos subsdios para entidades privadas exteriores ao sector pblico administrativo; c) Montante global das indemnizaes pagas a entidades privadas exteriores ao sector pblico administrativo; d) Crditos satisfeitos por dao em pagamento ou por compensao; e) Crditos objecto de consolidao, alienao, converso em capital ou qualquer outra forma de mobilizao; f) Crditos extintos por confuso; g) Crditos extintos por prescrio; h) Crditos anulados por fora de deciso judicial ou por qualquer outra razo. 3 Os elementos informativos referentes conta do subsector dos servios integrados so os seguintes: a) Alteraes oramentais; b) Desdobramento das coberturas em receita das alteraes oramentais; c) Receitas cobradas, especificadas de acordo com a classificao econmica, comparadas com as oramentadas e com as cobradas no ano econmico anterior; d) Despesas pagas, especificadas de acordo com a classificao econmica, comparadas com as do ano econmico anterior; e) Despesas pagas, especificadas de acordo com a classificao funcional, comparadas com as do ano econmico anterior; f) Despesas sem receita consignada, comparadas com as do ano econmico anterior; g) Despesas com receita consignada, comparadas com as do ano econmico anterior; h) Despesas cruzadas pelas diversas classificaes oramentais; i) Desenvolvimentos das despesas; j) Mapa dos compromissos assumidos. 4 Os elementos informativos referentes conta do subsector dos servios e fundos autnomos so os seguintes: a) Alteraes oramentais; b) Receitas cobradas, especificadas de acordo com a classificao econmica, comparadas com as oramentadas e com as cobradas no ano econmico anterior; c) Despesas pagas, especificadas de acordo com a classificao econmica, comparadas com as do ano econmico anterior; d) Despesas pagas, especificadas de acordo com a classificao funcional, comparadas com as do ano econmico anterior;

1 As contas dos servios integrados e dos servios e fundos autnomos so prestadas, at 30 de Abril do ano seguinte quele a que respeitam, ao membro do Governo responsvel pela rea das finanas e ao respectivo ministro da tutela. 2 A falta injustificada da prestao de contas a que se refere o nmero anterior constitui: a) Infraco financeira, punvel com multa de valor igual ao previsto nos n.os 2, 4 e 5 do artigo 65. da Lei n. 98/97, de 26 de Agosto, alterada pela Lei n. 35/2007, de 13 de Agosto, pela qual so responsveis os dirigentes dos servios em causa; b) Fundamento de recusa dos pedidos de requisio de fundos, de libertao de crditos, de autorizao de pagamentos e de transferncias relativamente ao oramento em execuo enquanto permanecer a situao de atraso. Artigo 78.
Conta da Assembleia da Repblica

1 O relatrio e a conta da Assembleia da Repblica so elaborados pelo conselho de administrao, at 31 de Maro do ano seguinte quele a que respeitam. 2 A conta da Assembleia da Repblica enviada, at 30 de Abril do ano seguinte quele a que respeita, ao Governo, para efeitos da sua integrao na Conta Geral do Estado.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Artigo 79.


Conta do Tribunal de Contas

4631

Depois de aprovada, a conta do Tribunal de Contas remetida, at 30 de Abril do ano seguinte quele a que respeita, Assembleia da Repblica, para informao, e ao Governo, para efeitos da sua integrao na Conta Geral do Estado. Artigo 80.
Publicao

plena realizao deste, e concretiza o disposto na parte final do n. 6 do artigo 2., no n. 2 do artigo 4. e na alnea b) do artigo 17. Artigo 83.
mbito

O presente ttulo aplica-se ao Oramento do Estado e aos oramentos das regies autnomas e das autarquias locais, sem prejuzo do princpio da independncia oramental estabelecido no n. 2 do artigo 5. CAPTULO II Estabilidade oramental Artigo 84.
Princpios da estabilidade oramental, de solidariedade recproca e de transparncia oramental

Depois de aprovada pela Assembleia da Repblica, a Conta Geral do Estado publicada no Dirio da Repblica, nos termos a definir pelo Governo, que definir igualmente o regime de publicao das contas prprias e dos elementos informativos, bem como a informao susceptvel de ser publicada apenas em suporte informtico. Artigo 81.
Contas provisrias

(Revogado.) Artigo 85.


Conselho de coordenao financeira do sector pblico administrativo

1 O Governo faz publicar, no Dirio da Repblica, no prazo de 45 dias aps o final de cada trimestre, contas provisrias respeitantes aos trimestres decorridos. 2 As contas a que se refere o nmero anterior contm, pelo menos, os seguintes elementos: a) Mapas correspondentes aos mapas XXVI e XXVIII; b) Resumos dos mapas XXVI e XXVIII; c) Mapa correspondente ao mapa I; d) Mapa apresentando a comparao, at ao nvel dos artigos da classificao econmica, entre as receitas do conjunto dos servios integrados liquidadas e cobradas no perodo em causa e no perodo homlogo do ano anterior; e) Mapas das despesas do subsector dos servios integrados, especificadas por ttulo da classificao orgnica, indicando os respectivos montantes dos duodcimos, das autorizaes de pagamento e dos pagamentos; f) Mapa do desenvolvimento das despesas do subsector dos servios integrados, especificadas por captulo da classificao orgnica, comparando os montantes dos respectivos duodcimos com os das correspondentes autorizaes de pagamento expedidas no perodo em causa; g) Mapas correspondentes aos mapas XXI e XXII.

(Revogado.) Artigo 86.


Objectivos e medidas de estabilidade oramental

TTULO V
Estabilidade oramental
CAPTULO I Objecto e mbito Artigo 82.
Objecto

1 A aprovao e a execuo dos oramentos de todos os organismos do sector pblico administrativo so obrigatoriamente efectuadas de acordo com as medidas de estabilidade oramental a inserir na lei do Oramento, em conformidade com objectivos devidamente identificados para cada um dos subsectores, para cumprimento do Programa de Estabilidade e Crescimento. 2 Os objectivos e medidas a que se refere o nmero anterior so integrados no elemento informativo previsto na alnea b) do n. 1 do artigo 37., o qual constitui um instrumento de gesto previsional que contm a programao financeira plurianual necessria para garantir a estabilidade oramental. 3 As medidas de estabilidade devem incluir a fixao dos limites de endividamento e do montante das transferncias, nos termos dos artigos 87. e 88. 4 A justificao das medidas de estabilidade consta do relatrio da proposta de lei do Oramento e inclui, designadamente, a justificao do cumprimento do Programa de Estabilidade e Crescimento e a sua repercusso nos oramentos do sector pblico administrativo. Artigo 87.
Equilbrio oramental e limites de endividamento

1 O presente ttulo contm os princpios e os procedimentos especficos a que devem obedecer a aprovao e execuo dos oramentos de todo o sector pblico administrativo em matria de estabilidade oramental. 2 No mbito da estabilidade oramental, o presente ttulo destina-se a cumprir as obrigaes decorrentes do artigo 126. do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia e do Pacto de Estabilidade e Crescimento, at

1 Em cumprimento das obrigaes de estabilidade oramental decorrentes do Programa de Estabilidade e Crescimento, a lei do Oramento estabelece limites especficos de endividamento anual da administrao central do Estado, das regies autnomas e das autarquias locais compatveis com o saldo oramental calculado para o conjunto do sector pblico administrativo. 2 Os limites de endividamento a que se refere o nmero anterior podem ser inferiores aos que resultariam das leis financeiras especialmente aplicveis a cada subsector.

4632
Artigo 88.
Transferncias do Oramento do Estado

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 a que se refere o artigo 86., o respectivo organismo deve remeter imediatamente ao Ministrio das Finanas uma informao pormenorizada e justificada acerca do ocorrido, identificando as receitas e despesas que as originaram, e uma proposta de regularizao da situao verificada. 3 O Ministro das Finanas pode solicitar ao Banco de Portugal e a todas as instituies de crdito e sociedades financeiras toda a informao que recaia sobre qualquer organismo do sector pblico administrativo e que considere pertinente para a verificao do cumprimento da presente lei. Artigo 92.
Incumprimento das normas do presente ttulo

1 Para assegurar o estrito cumprimento dos princpios da estabilidade oramental e da solidariedade recproca, decorrentes do artigo 126. do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia e do Pacto de Estabilidade e Crescimento, a lei do Oramento pode determinar transferncias do Oramento do Estado de montante inferior quele que resultaria das leis financeiras especialmente aplicveis a cada subsector, sem prejuzo dos compromissos assumidos pelo Estado no mbito do sistema de solidariedade e de segurana social. 2 A possibilidade de reduo prevista no nmero anterior depende sempre da verificao de circunstncias excepcionais imperiosamente exigidas pela rigorosa observncia das obrigaes decorrentes do Programa de Estabilidade e Crescimento e dos princpios da proporcionalidade, no arbtrio e solidariedade recproca e carece de audio prvia dos rgos constitucional e legalmente competentes dos subsectores envolvidos. Artigo 89.
Prestao de informao

O Governo presta Assembleia da Repblica toda a informao necessria ao acompanhamento e fiscalizao da execuo oramental e, bem assim, toda a informao que se revele justificada para a fixao na lei do Oramento do Estado dos limites especficos de endividamento anual da administrao central, das regies autnomas e das autarquias locais. CAPTULO III Garantias da estabilidade oramental Artigo 90.
Verificao do cumprimento do princpio da estabilidade oramental

1 O incumprimento das regras e procedimentos previstos no presente ttulo constitui sempre uma circunstncia agravante da inerente responsabilidade financeira. 2 A verificao do incumprimento a que se refere o nmero anterior comunicada de imediato ao Tribunal de Contas. 3 Tendo em vista o estrito cumprimento das obrigaes decorrentes do artigo 126. do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia e do Pacto de Estabilidade e Crescimento em matria de estabilidade oramental, pode suspender-se a efectivao das transferncias do Oramento do Estado em caso de incumprimento do dever de informao estabelecido no artigo anterior e at que a situao criada tenha sido devidamente sanada. 4 (Revogado.)

TTULO VI
Disposies finais
Artigo 93.
Servios e fundos autnomos

1 A verificao do cumprimento das exigncias da estabilidade oramental feita pelos rgos competentes para o controlo oramental, nos termos da presente lei. 2 O Governo apresentar, no relatrio da proposta de lei do Oramento do Estado, as informaes necessrias sobre a concretizao das medidas de estabilidade oramental respeitantes ao ano econmico anterior, em cumprimento do Programa de Estabilidade e Crescimento. Artigo 91.
Dever de informao

(Revogado.) Artigo 94.


Autonomia administrativa e financeira das universidades e dos institutos politcnicos

(Revogado.) Artigo 95.


Legislao complementar

(Revogado.) Artigo 96.


Norma revogatria

1 O Ministro das Finanas pode exigir dos organismos que integram o sector pblico administrativo uma informao pormenorizada e justificada da observncia das medidas e procedimentos que tm de cumprir nos termos da presente lei. 2 Sempre que se verifique qualquer circunstncia que envolva o perigo de ocorrncia, no oramento de qualquer dos organismos que integram o sector pblico administrativo, de uma situao oramental incompatvel com o cumprimento das medidas de estabilidade

So revogadas a Lei n. 6/91, de 20 de Fevereiro, e todas as normas, ainda que de carcter especial, que contrariem o disposto na presente lei, sem prejuzo do disposto no artigo seguinte. Artigo 97.
Disposio transitria

1 Os processos de organizao, elaborao, apresentao, discusso, votao, alterao e execuo da fiscalizao e responsabilidade oramental relativos aos

Dirio da Repblica, 1. srie N. 197 13 de Outubro de 2011 Oramentos do Estado e contas anteriores aos de 2003 continuam a reger-se pela legislao a que se refere o artigo 96. 2 O disposto no nmero anterior igualmente aplicvel durante o perodo em que o Oramento do Estado, incluindo o da segurana social, respeitante ao ano econmico em curso vigor e no ano de 2003, por a sua vigncia ter sido prorrogada nos termos da legislao a que se refere o artigo 96. 3 No so de aplicao obrigatria preparao, elaborao e apresentao do Oramento do Estado para 2003 as disposies dos artigos 18. a 20. 4 O disposto no ttulo V aplica-se aos oramentos para 2003 e vigora at plena realizao do Pacto de Estabilidade e Crescimento. Artigo 98.
Regulamentao da oramentao de base zero

4633

manda o Governo, pelo Secretrio de Estado do Ensino e da Administrao Escolar, o seguinte: Artigo 1.
Alteraes

Os artigos 8., 9., 10. e 15. da Portaria n. 1324-A/2010 passam a ter a seguinte redaco: Artigo 8.
Gesto flexvel

Caber aos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo, promoverem: a) Nos 2. e 3. ciclos de escolaridade e no ensino secundrio uma gesto flexvel dos tempos lectivos entre os quarenta e cinco e noventa minutos, visando uma adequada resposta s necessidades dos alunos, salvaguardando o cumprimento dos tempos anuais constantes nos currculos nacionais; b) No 2. ciclo de escolaridade e no mbito da componente curricular no disciplinar caso assim entendam e, de acordo com o seu projecto educativo, assegurarem o estudo acompanhado apenas por um professor; c) No 3. ciclo, a carga horria definida na alnea f) do anexo III do Decreto-Lei n. 94/2011, de 3 de Agosto, poder ser distribuda por qualquer rea curricular disciplinar, ou por projectos especficos no mbito do projecto educativo de escola. Artigo 9.
Montante do apoio financeiro

Para efeitos do previsto nos artigos 21.-A e seguintes, compete ao Governo definir: a) A adaptao ao processo de oramentao de base zero das regras relativas ao modo e forma de definio concreta dos programas e medidas a inscrever no Oramento do Estado e das respectivas estruturas; b) O modo de aplicao do processo de oramentao de base zero na organizao e elaborao dos oramentos dos servios e fundos autnomos, no oramento da segurana social, bem como no mbito dos programas plurianuais dos servios pblicos nas reas da sade, educao, segurana social, justia e segurana pblica.

MINISTRIO DA EDUCAO E CINCIA


Portaria n. 277/2011
de 13 de Outubro

1 O apoio financeiro a conceder, no mbito dos contratos de associao por turma, traduzido num subsdio, fixado para o ano de 2011-2012 no valor de 85 288 por turma. 2 ..................................... Artigo 10.
Reduo do financiamento

Atento necessidade de garantir a oferta educativa a todos os alunos, bem como promover maior autonomia aos estabelecimentos de ensino integrados no sistema educativo e, valorizando o importante contributo que o ensino particular e cooperativo lhe tem prestado, designadamente aquele que ocorre no mbito dos contratos de associao, o XIX Governo Constitucional decidiu introduzir alteraes Portaria n. 1324-A/2010, de 29 de Dezembro, visando garantir a adequao das reais necessidades do sistema ao interesse pblico subjacente. A presente portaria vem, assim, no domnio da regulamentao do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo quanto aos contratos de associao, alterar o valor do subsdio destes contratos bem como aprofundar, no mbito da experincia pedaggica, a gesto flexvel do currculo nos diferentes ciclos de escolaridade. Foram ouvidas a Associao de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e o Movimento de Escolas Privadas com Ensino Pblico Contratualizado. Assim: Nos termos do disposto no artigo 15. do Decreto-Lei n. 553/80, de 21 de Novembro, com a redaco dada pelo Decreto-Lei n. 138-C/2010, de 28 de Dezembro,

1 garantido o financiamento referido no n. 1 do artigo anterior s turmas de continuidade dentro do ciclo. 2 O disposto no nmero anterior no aplicado caso se verifique que, em pelo menos duas turmas do ensino bsico, a soma do nmero de alunos inferior a 24. 3 (Revogado.) Artigo 15.
Rede escolar

A reavaliao da rede escolar decorre at ao final do ano escolar de 2012-2013. Artigo 2.


Produo de efeitos

A presente portaria produz efeitos a partir de 1 de Setembro de 2011. O Secretrio de Estado do Ensino e da Administrao Escolar, Joo Casanova de Almeida, em 27 de Setembro de 2011.

S-ar putea să vă placă și