Sunteți pe pagina 1din 31

Drenagem e desintoxicao

IAH AC Drenagem e desintoxicao

IAH 2009

Os trs pilares da homotoxicologia so: a drenagem e desintoxicao, a imunomodulao e o apoio orgnico e celular. A drenagem e a desintoxicao compem ento o primeiro dos trs pilares ou fundamentos no tratamento antihomotxico das doenas crnicas. Assim, muito importante que se conhea a importncia desta ferramenta estratgica para depurar o organismo de cargas txicas e para apoiar o organismo sem sua vicariao regressiva. Uma vez compreendida a MEC com mais detalhes e mais recentemente a matriz vivente (para mais detalhes consulte o tema IAH AC A matriz: Histologia e Fisiologia), a necessidade de efetuar a drenagem e a desintoxicao, cuja relevncia j foi definida pelo prprio Dr. Reckeweg, adquiriu importncia em qualquer tipo de medicina complementar. Mediante a drenagem no somente se produz uma forte reduo da deposio de toxinas e os transtornos da funo celular, mas aumenta a eficcia dos medicamentos anti-homotxicos ao trabalhar em um terreno limpo, j que os sistemas auto reguladores e as interaes entre eles no esto bloqueados pela presena de fatores e substncias interferentes.

As doenas so o resultado de uma reao do organismo intoxicao

IAH 2009

Do ponto de vista da homotoxicologia, as doenas so resultado de uma reao do organismo a uma intoxicao. As cargas txicas (homotoxinas) podem bloquear a transmisso de mediadores reguladores essenciais e interativos junto a matriz extra-celular ou gerar reaes metablicas que, finalmente pem em perigo a qualidade de vida e a funo celular. Isso significa que as mensagens de controle de um sistema a outro sero obstruas, inibidas ou alteradas, gerando um desequilbrio do sistema como conseqncia, ou que as substncias bioqumicas influenciaro na correta funo celular. Partindo da definio homotoxicolgica de doena sabemos que o que vemos como sintomas clnicos de uma doena, no so nada mais que a reao de defesa do organismo frente a uma homotoxina. O organismo, mediante diferentes estratgias, dependendo da fase de evoluo da doena do paciente, tende a inibir a acumulao ou a proliferao das homotoxinas e desfazer-se delas. O resultado das medidas adotadas pelo organismo o que vemos como sintomas clnicos (febre, dor, vmitos, edema...). Como a doena , em primeiro lugar, resultado de intoxicao, o tratamento etiolgico real consiste em eliminar as homotoxinas responsveis por este estado e no em eliminar ou suprimir o resultado das medidas empreendidas pelo organismo (sintomas), o que seria equivalente a um tratamento sintomtico.

Definio de homotoxina
Uma homotoxina qualquer substncia txica para o organismo
humano indiferente se j txica antes de penetrar no organismo (homotoxina exgena) ou se converte-se em txica como um produto intermedirio ou final de processos metablicos que tem lugar no organismo (homotoxina endgena) A dose faz o veneno (Paracelso)

IAH 2009

Definimos como homotoxina qualquer substncia txica para o organismo humano (homo = homem, txico = veneno, txico). A toxicidade pode ser devida s caractersticas qumicas da toxina, reaes bioqumicas ou metablicas que gera, dano que produz sendo um microorganismo, ou mais a distncia, o impacto que tem sobre o correto funcionamento da clula. Isso significa que junto a substncias e microorganismos, tambm pode ser homotoxina uma radiao ou uma secreo desarmnica disfuncional de um hormnio ou mediador prprios. Portanto, h que se considerarem as homotoxinas em um sentido mais amplo e em nenhum caso limitar-se somente s toxinas clssicas que conhecemos fora do ambiente. Diferenciamos entre homotoxinas endgenas e exgenas. H sculos Paracelso j se referia importncia de uma dose para qualificar como txica uma substncia. O arsnico muito conhecido como substncia muito txica, embora sejam poucas as pessoas conscientes de que encontramos arsnico em muito alimentos que ingerimos diariamente, mas s em doses muito pequenas. Doses mais altas so mortais, doses muito baixas de uma toxina podem ser benficas para o organismo. Outras substncias que declaramos sem dvida como saudveis podem ser extremamente txicas em doses elevadas (beber gua em quantidade superior a 30% de nosso peso corporal em um prazo de 24 horas tem um risco mortal). Assim, mais que a prpria substncia que a converte em txica. Deveramos analisar: - a substncia; - as doses (repetidas); - o tempo de interao com o organismo; - a adaptao intoxicao; - a capacidade de armazenamento (MEC); - a capacidade de excreo; - as interaes (potencializao ou inibio) com outras substncias fora do entorno direto do organismo; - a combinao das doses e o tempo de impacto da toxina podem provocar efeitos de intoxicao inesperados. Uma dose elevada de toxina quase sempre perigosa assim como uma intoxicao a curto prazo com pequenas doses. Portanto, poderamos afirmar de fato que uma homotoxina s se torna txica no organismo sob condies bem definidas e que nem todas as homotoxinas tem o mesmo grau de toxicidade em cada organismo humano. Podemos estabelecer normas e padres, mas no se podem aplicar da mesma forma sem nuances a todos os seres humanos.

Homotoxinas
exgenas endgenas

Mercrio, chumbo e outros metais CO2 pesados cido ltico Tabaco Uria Caf Oxalato clcico Gases industriais e do trfego Amonaco Evaporao de materiais txicos Desequilbrio hormonal como pigmentos, pinturas, tira ...
manchas, produtos de limpeza e desinfeco Corantes alimentares, aromatizantes, acar refinado

IAH 2009

As homotoxinas exgenas so substncias que por definio j so txicas para o organismo humano em determinadas condies (ver slide anterior). Algumas delas so bem conhecidas (tabaco, lcool, drogas em diversas formas), outras menos conhecidas (aromatizantes, corantes, edulcorantes alimentcios) ou so desconhecidas (cdmio, pigmentos, gases, radiaes). As homotoxinas endgenas so geradas no prprio organismo. Em sua maior parte so produtos intermedirios ou resduos de processos metablicos (por exemplo, CO2), outras homotoxinas endgenas so resultado de um desequilbrio da secreo hormonal (por exemplo estrgeno / progesterona), uma inibio da secreo de mediador ou de substncia intermediria (por exemplo, insulina na diabetes) ou para acelerar a reabsoro (p. ex. serotonina na depresso) ou precisamente o contrrio, aumentar a estimulao repetida, por um aporte excessivo de mediador (p. ex. hormnio da tireide no hipertireoidismo). fundamental a atividade de interferncia ou bloqueio da homotoxina sobre o normal funcionamento da clula ou sistemas de rgos. Inclusive fora da clula a homotoxina pode interagir com os sistemas de regulao, de modo que finalmente v amenizando o funcionamento da clula.

Homotoxinas As homotoxinas se consomem no fogo de uma inflamao (postulado por Dr. H.-H. Reckeweg) Se armazenaro na matriz extracelular (MEC) ou na clula e vo gerar doenas crnicas

IAH 2009

Utilizando uma imagem, o Dr. Reckeweg postulou que as homotoxinas se consomem no fogo da inflamao. Com isso queria dizer que o organismo, mediante a criao de uma inflamao no nvel em qual esto presentes as homotoxinas na MEC, atravs da mobilizao geral das clulas de defesa, ir gerar um nvel aumentado de limpeza (majoritariamente mediante resposta de anticorpos ou fagocitose) at que no fique nada, como no fogo. Durante um processo de inflamao, a estrutura de proteoglucanos da matriz extra-celular decomposta por enzimas. Como resultado desta decomposio, se facilita a eliminao de homotoxinas pelos sistemas de defesa. Em uma segunda fase da inflamao, a estrutura reparada pela atividade dos fibroblastos. A acumulao de homotoxinas na MEC, adipcitos, terminaes nervosas e inclusive lipossomas celulares, sem uma reao de limpeza a tempo, ter como resultado um armazenamento a longo prazo e uma situao de intoxicao. Este armazenamento ser a principal causa de doenas crnicas degenerativas, que dever ser evitada por todos os meios.

Sistema bsico ou MEC

H. Heine

IAH 2009

Nesta imagem, as setas mostram o enorme nmero de interaes que acontecem no nvel da MEC, onde tambm as clulas interagem entre si. De fato, podemos inclusive dizer que em qualquer momento toda clula do organismo de comunicar e interagir com outras clulas devido existncia da matriz vivente (ver o tema IAH AC A matriz: histologia e fisiologia). J tratamos a via de transmisso de nutrientes dos capilares at as clulas, assim como de produtos finais da clula at a corrente sangunea ou o sistema linftico. Outra via a informao nervo-clula e vice-versa. A difuso de mensageiros fora da corrente sangunea pode ativar nervos, clulas de defesa, fibroblastos e pode influenciar atravs do sistema endcrino na secreo de hormnios. Os biorritmos influenciaro no sistema nervoso central, que influenciar por sua vez no prprio biorritmo, o sistema endcrino e todo o sistema nervoso (psico-neuro-endocrino-imunolgico). Os fibroblastos geram proteoglucanos e reparam o colgeno danificado. Em ltimo lugar, mas no menos importante, as clulas do mesmo tecido interagem entre si de forma que todas as clulas de um sistema orgnico trabalhem em equipe para cumprir a funo especfica do sistema. Qualquer acumulao ou armazenamento de homotoxinas nesta rede tridimensional de malha fina provocar bloqueios e interferncias na transmisso normal de mediadores e interaes do sistema. A desregulao dos sistemas provocar finalmente disfunes celulares.

A qualidade de vida depende da pureza da matriz extra-celular

IAH 2009

Resumindo, podemos dizer que a qualidade de vida do paciente depende em primeiro lugar da pureza de sua matriz extra-celular e do correto funcionamento interativo de sua matriz vivente. Por conseguinte, a drenagem e a desintoxicao do organismo uma de seus principais objetivos em medicina anti-homotxica. Tambm poderamos dizer que qualquer medida teraputica abordada para o tratamento das doenas crnicas sem adotar medidas de drenagem e desintoxicao, no produzir efeito a longo prazo. Com freqncia se produziro recidivas.

3 formas de tratar as homotoxinas


1. Metabolismo e auto-regulao da defesa Mobilizao dos mecanismos de defesa que eliminaro as toxinas Auto-regulao do encauzamiento e drenagem de homotoxinas para desintoxicar rgos 2. Deposio de toxinas na MEC. Intoxicao extra-celular. Alto risco de hipoxia e finalmente impregnao celular 3. Armazenamento intracelular e intoxicao. Danos em estruturas intracelulares. Doenas crnicas

IAH 2009

O organismo tem 3 formas principais de tratar as homotoxinas presentes no corpo: 1. Tenta eliminar as homotoxinas mediante processos metablicos (de maneira que se gera um produto intermedirio ou final no txico) ou mediante atividade de eliminao de um mecanismo de defesa auto regulado. Em termos concretos, isso significa que se falha a hiper excreo, as clulas locais de defesa ativaro a cascata de inflamao com o nico objetivo de eliminar as toxinas acumuladas. Se este processo fracassa, se produzir da segunda forma; 2. As homotoxinas se armazenam (acumulam) no nvel do filtro biofsico GAGs/PGs. Como este filtro se estabelece na zona de transmisso de mediadores, nutrientes e outras substncias essenciais que viajam da corrente sangunea clula e vice-versa, a acumulao de toxinas bloqueia fisicamente a rota ou desregula as interaes entre os diferentes sistemas presentes. A longo prazo se produzir uma fase de asfixia celular e desarranjo. No pior dos casos, se proceder da terceira forma. 3. As prprias homotoxinas ou seus efeitos desreguladores impregnaro o interior da clula e causaro disfuno intra-celular, danos ou inclusive morte celular. A intoxicao intra-celular, os danos ou a morte celular influenciaro na funo dos tecidos aos quais pertencem as clulas. Quanto mais clulas estiverem afetadas, maior ser a disfuno orgnica ou do tecido e pior ser a doena degenerativa. No terceiro caso vemos doenas crnicas degenerativas que se prolongam por muito tempo, o dano orgnico torna-se irreversvel, se estende e no se pode reparar.

3 formas de armazenar toxinas na MEC


Fisicamente Electricamente Hidrofilicamente

IAH 2009

Existem trs formas de armazenar homotoxinas na estrutura da MEC e obstruir a transmisso de mensagens (mensageiros) e desregular a funo celular, inclusive distncia, atravs da matriz viva. 1. Fisicamente: por sua forma e tamanho as homotoxinas podem aderir-se estrutura reticular de proteoglucanos e glucosaminoglucanos ao nvel da MEC. Se o nmero de homotoxinas aderidas aumenta de forma significativa, obstruir (fisicamente) o trnsito de todo o tipo de substncias benficas. 2. Eletricamente: a carga eltrica dos proteoglucanos negativa. Em conseqncia, as homotoxinas carregadas positivamente so atradas pela estrutura da MEC e se fixam mesma mediante enlaces eltricos. 3. Hidrofilicamente: as homotoxinas hidrossolveis ou de tamanho pequeno podem permanecer na estrutura da matriz extra-celular. Os proteoglucanos so extremamente hidrfilos e nesta estrutura podem encontrar-se substncias que captam lquidos.

3 formas de tratar as homotoxinas


1. Auto-regulao da defesa Mobilizao dos mecanismos de defensa que eliminaro as toxinas Auto-regulao do encauzamiento e drenagem de homotoxinas aos rgos desintoxicantes 2. Deposio de toxinas na MEC. Intoxicao extra-celular. Risco elevado de hipoxia e finalmente impregnao celular 3. Armazenamento intracelular e intoxicao. Danos em estruturas intra-celulares. Doenas crnicas

IAH 2009

10

Se as homotoxinas fixam-se matriz extra-celular, em qualquer posicionamento homotoxicolgico o padro deveria ser a drenagem e desintoxicao. Na tabela de evoluo da doena (antigo nome: tabela de seis fases de Reckeweg) encontramos as caractersticas desta fase na terceira coluna: a fase de deposio. Como nesta fase freqentemente observam-se poucos sintomas clnicos na fase inicial de deposio, o processo da doena pode no ser aparente e por isso, no se produz a interveno. Isso tem co conseqncia uma evoluo latente at um status de intoxicao a longo prazo. Quando o paciente comea finalmente a apresentar sintomas clnicos, com freqncia j se produziram danos colaterais na clula e estruturas orgnicas. Portanto, quanto antes se proceda com a drenagem e desintoxicao em uma fase de deposio, melhor para o paciente.

10

3 formas de tratar as homotoxinas


1. Auto-regulao da defesa Mobilizao dos mecanismos de defesa que eliminaro as toxinas Auto-regulao do encauzamiento e drenagem de homotoxinas aos rgos desintoxicantes 2. Deposio de toxinas na MEC. Intoxicao extra-celular. Risco elevado de hipoxia e finalmente impregnao celular 3. Armazenamento intracelular e intoxicao. Danos em estruturas intra-celulares. Doenas crnicas

IAH 2009

11

Em um estado de intoxicao celular tambm tem capital importncia a drenagem e a desintoxicao. No somente temos que deter a presena asfixiante e alteradora das homotoxinas na matriz extra-celular, mas tambm eliminar tambm as toxinas intra-celulares se estiverem presentes e transportlas atravs da MEC aos rgos de desintoxicao e excreo. A maioria dos medicamentos de drenagem e desintoxicao atuar sobre o armazenamento das toxinas na MEC e no sobre a eliminao do depsito ou presena intra-celular das mesmas. Por este motivo na medicina anti-homotxica tem-se desenvolvido e utilizado medicamentos especficos para a ativao celular.

11

Fases de deposio: resumo


As homotoxinas so depositadas
na MEC e na clula Bloqueiam a transmisso normal de nutrientes e resduos dos capilares clula e vice-versa Aumentam o risco de dano intracelular

H. Heine

IAH 2009

12

Resumindo: as homotoxinas armazenadas na MEC bloqueiam a transmisso e funo de filtrado do filtro biolgico e geram um risco elevado de hipxia e desregulao das funes celulares. As homotoxinas intra-celulares podem interferir ou danificar as estruturas intra-celulares e aumentar por isso o risco de patologias degenerativas.

12

Fases de deposio na tabela de evoluo da doena

IAH 2009

13

Na tabela de evoluo da doena a fase de deposio se situa na margem entre a intoxicao ou disfuno extra-celular e intra-celular e por isso, a longo prazo um risco para a sade do paciente.

13

As fases de deposio e impregnao esto estreitamente relacionadas com a matriz

IAH 2009

14

Podemos afirmar que o equilbrio entre uma deposio prolongada de homotoxinas na matriz e a impregnao imperceptvel de homotoxinas ou de seus efeitos intoxicantes e desreguladores ao interior da clula muito frgil. As fases de deposio freqentemente podem ser processos latentes com poucos males clnicas no comeo (pense em litase renal e vesical, plipos, cistos, amlgamas dentrios, DDT no fgado...). Quando aparecem os sintomas clnicos, os danos colaterais j podem estar presentes e a clula j est afetada. Este o motivo pelo qual na tabela de evoluo da doena, as fases de deposio e impregnao so fases estreitamente relacionadas com a matriz. A principal causa comum o estado da matriz.

14

Homotoxina

Intoxicao MEC Hipoxia celular

Doena crnica
Interrupo fisiolgica Intoxicao celular Disfuno celular

IAH 2009

15

A cascata de origem de uma doena crnica passa por uma intoxicao da MEC que provoca uma hipxia celular. questo de tempo at que se produza uma intoxicao intra-celular ou desregulao e se manifeste uma disfuno grave. Quanto mais clulas so afetadas no mesmo tecido, maior ser a interrupo fisiolgica que se apresenta na funo do tecido. Como se instaura uma falha fisiolgica em um prazo mais ou menos longo, origina-se a doena crnica.

15

Os trs pilares do tratamento homotoxicolgico Drenagem e desintoxicao Imuno-modulao Apoio celular e orgnico

IAH 2009

16

Agora discutiremos com mais detalhes os trs pilares fundamentais do tratamento anti-homotxico das doenas crnicas. Como o tempo no corre a favor da clula quando h o depsito de homotoxinas, quanto antes se produza a desintoxicao e a drenagem de homotoxinas, melhor para a clula. Por este motivo, o primeiro pilar do tratamento anti-homotxico a drenagem e a desintoxicao. Com freqncia observamos que a drenagem e a desintoxicao ativam processos inflamatrios como resultado do transporte de homotoxinas e a elevada possibilidade de deteco das toxinas pelo sistema de defesa. Por outro lado, a mobilizao das defesas at o lugar da intoxicao acelera a desintoxicao e a inflamao pode ser considerada como uma depurao acelerada da matriz extra-celular. Mediante imuno-modulao (o segundo pilar do tratamento homotoxicolgico) por um lado, mobilizaremos as defesas e por outro, manteremos a reao de defesa dentro de determinados nveis. Desta forma no reduziremos demasiadamente a qualidade de vida do paciente fomentando processos inflamatrios. Em slides anteriores temos visto que a qualidade de vida das clulas se v amenizada pelo armazenamento prolongado de homotoxinas extra-celulares. No s existe risco de hipxia celular por bloqueio fsico da matriz extra-celular por homotoxinas (se dificulta a transmisso). Tambm possvel uma impregnao da prpria homotoxina ao interior da clula. Por isso, o terceiro pilar do tratamento homotoxicolgico ser o apoio celular e orgnico.

16

Homotoxinas

Terapia de drenagem Terapia de regulao

Melhora fisiolgica

Melhor qualidade de vida


Oxigenao celular Ativao da funo celular
IAH 2009 17

Mediante a induo dos trs pilares da homotoxicologia em nossa estratgia teraputica, reduzimos o risco de evoluo da doena (evoluo da influncia da intoxicao a rgos e tecidos mais importantes). A drenagem e a desintoxicao depuraro a matriz extra-celular e atravs dela, o meio celular. A terapia de regulao proteger o paciente de reaes inflamatrias intensas durante o transporte e processamento das homotoxinas. Mediante a oxigenao celular se otimiza a atividade e funo da clula. O apoio da funo celular trs consigo uma melhoria fisiolgica do tecido, que por sua vez conduz a menos sintomas e a uma maior qualidade de vida.

17

rgos de desintoxicao
Rins Fgado Pele Mucosas Gastrointestinal Respiratria

IAH 2009

18

Entende-se por drenagem o transporte das homotoxinas atravs do sistema linftico at a corrente sangunea. O fgado e os rins so os principais rgos de desintoxicao, de modo que desintoxicar significa ativar os rgos de desintoxicao. Embora a pele possua certa capacidade de desintoxicao, sua funo principal a proteo frente homotoxinas e a excreo destas. Assim mesmo, as mucosas tm uma funo similar.

18

Desintoxicao atravs dos rins


1. Regulao do volume de fluidos corporais, composio mineral e acidez 2. Regulao da excreo e reabsoro de gua e eletrlitos 3. Excreo de homotoxinas hidrossolveis (produtos finais do organismo) e certos produtos qumicos e metais pesados atravs da produo de urina, principalmente compostos polares que se transformaram em hidrossolveis no fgado

IAH 2009

19

Os rins desintoxicam indiretamente e excretam. Os rins so responsveis pela concentrao de minerais no volume de fluidos corporais. Os rins tambm regulam a acidez, tem influncia no potencial eltrico (equilbrio eletroltico) e mediante uma maior ou menor excreo de gua regularo o volume de fluidos do corpo. Na produo diria de urina os rins excretam diretamente homotoxinas hidrossolveis que em sua maior parte so produtos finais do organismo, certas substncias qumicas e metais pesados. Embora um adulto produza em mdia 150 litros de urina primria, somente 1% deste volume (1,5 litro) excretado como urina final cheia de substncias indesejadas, sobretudo homotoxinas. O resto reabsorvido e reciclado para manter em harmonia o equilbrio mineral e eletroltico.

19

Desintoxicao atravs do fgado


1. Transforma as homotoxinas lipossolveis em hidrossolveis para excret-las atravs dos rins e bile 2. Metabolizao de homotoxinas atravs de substncias com grupos sulfidrilo em produtos finais atxicos 3. Combinao de ambos

IAH 2009

20

O fgado o principal rgo de desintoxicao do corpo humano. As homotoxinas lipossolveis que chegam ao fgado atravs da corrente sangunea se transformaro metabolicamente em homotoxinas hidrossolveis e chegam aos rins, sendo excretadas atravs da produo de urina. Algumas homotoxinas se metabolizaro diretamente atravs de substncias que contm grupos sulfidrilo, em produtos finais atxicos, denominados homotoxonas. claro que, no processo de desintoxicao do fgado possvel uma combinao de ambos os processos metablicos.

20

Pele
Barreira externa rgo de mnima absoro Regulao de temperatura, evaporao Excreo de suor Proteo UV

IAH 2009

21

Embora a pele seja em primeiro lugar a primeira barreira de proteo do organismo, no deveramos esquecer da capacidade de drenagem (excreo) e desintoxicao deste tecido. de suma importncia considerar a capacidade de drenagem e desintoxicao da pele quando se trata de programas de desintoxicao mais avanados e completos. Freqentemente vemos que as pessoas fortemente intoxicadas,em uma terapia de desintoxicao reagem ao nvel da pele com uma erupo, sudorese noturna, mau cheiro, etc... Em uma desintoxicao mais avanada se levaro em conta desintoxicantes especficos da pele e medicamentos de drenagem. Este tambm o caso quando se tratam as doenas da pele ou doenas que tem evoludo progressivamente partindo de um transtorno da pele.

21

Membranas mucosas e MALT


Barreira interna Maior rgo de absoro seletiva O tecido linfide associado mucosa (MALT) o principal
rgo imunitrio Bronquial (BALT) Gastrointestinal (GALT) Preveno de homotoxinas que invadem o organismo Eliminao mediante ativao das clulas de defesa

IAH 2009

22

A funo da barreira da pele no exterior do organismo realizada internamente pelas diferentes mucosas. Alm de sua funo defensiva e, ao contrrio da pele, nossa maior superfcie de contato com o entorno que nos rodeia. Por isso, tambm nossa principal via de penetrao das toxinas que intoxicam o organismo. O tecido linfide associado mucosa e as clulas linfticas competentes no encapsuladas, esto muito presentes ao nvel da mucosa. As principais mucosas so a respiratria (com BALT) e a intestinal (com GALT). O MALT funciona como barreira controlando os rgos dispersos, para inspecionar as substncias que penetram no organismo. Por ativao das clulas de defesa, as membranas mucosas com seu MALT desempenham um papel crucial na desintoxicao do organismo.

22

Estratgia de desintoxicao
Apoio dos rgos de eliminao como fgado, rins, pulmes e
pele Drenagem de homotoxinas atravs do sistema linftico da MEC ao fgado e rins Desintoxica as homotoxinas do fgado e rins Excreo de homotoxinas para fora do organismo

IAH 2009

23

A maioria das homotoxinas se encontraro na matriz extra-celular e devido a seu tamanho, tipo ou estrutura,sero transportadas em sua maior parte atravs do sistema linftico da MEC at o fgado e os rins. Aps a desintoxicao no fgado e rins, as homotoxinas podem ser excretadas do organismo atravs dos rgos de excreo. Se existe uma deficincia do sistema linftico, os rins e o fgado criaro um enorme estado de intoxicao no organismo em um breve espao de tempo. Por esta razo, na maioria dos pacientes drenamos e desintoxicamos ao mesmo tempo, j que uma drenagem sem apoio do fgado e rim pode causar uma sobrecarga de toxinas ao nvel destes rgos cruciais.

23

Lymphomyosot
Drenagem linftica 10 gotas 3 vezes ao dia

Detox-Kit
Drenagem linftica Drenagem renal Drenagem heptica e intestinal 30 gotas de cada um
em 1,5 litro de gua

Detox-Kit
Lymphomyosot Berberis-Homaccord Nux vomica-Homaccord

IAH 2009

24

Naturalmente, podemos ativar o sistema linftico e drenar a MEC com o medicamento linftico Lymphomyosot. Mas como na maioria das doenas crnicas cabe imaginar que se produz um armazenamento a longo prazo de homotoxinas, poderia ocorrer que a quantidade de homotoxinas transportadas em um breve perodo de tempo sobrecarregue o fgado e os rins, sobretudo se existe previamente uma disfuno leve ou moderada destes rgos. Em relao a segurana, especialmente em patologias crnicas, o Detox-Kit a opo mais completa e segura para a terapia de desintoxicao e drenagem. No s se depura o terreno, tambm se apia terapeuticamente o fgado e os rins para desempenhar sua funo de desintoxicao. A dose habitual de Lymphomyosot para adultos de 10 gotas 3 vezes ao dia. No deveramos esquecer que com propsito de drenagem, Lymphomyosot se administrar ao menos durante vrias semanas j que o fluxo linftico muito lento comparado ao sistema venoso. Uma boa drenagem e desintoxicao requerem lquido, preferencialmente gua. Muitos produtos finais so protenas transportadas facilmente atravs da gua. Por esta razo, um aspecto importante da terapia de desintoxicao e drenagem que o organismo necessita dispor de uma maior quantidade de gua do que o normal. Alm do consumo normal de lquidos, o paciente adulto necessitaria de uma quantidade adicional de 1,5 litro de gua. Para aumentar o cumprimento do tratamento pelo paciente, a forma mais indicada adicionar os componentes do Detox-Kit a 1,5 litro de gua e beb-lo ao longo do dia. Com este propsito, o paciente adicionar 30 gotas de cada frasco de Detox-Kit (3 diferentes frascos, 30 gotas de cada um) em uma garrafa com 500 ml de gua. .Dever seguir este esquema dia aps dia ao menos por 3 semanas. O Detox-Kit consiste de 3 diferentes medicamentos: Lymphomyosot gotas, Berberis-Homaccord gotas e Nux vomica-Homaccord gotas.

24

Lymphomyosot
Pessoas jovens Rins e fgado no o
sobrecargados esquerda da diviso regulao/ compensao Sem fadiga, tendncia inflamao

Detox-Kit
Pessoas maiores Risco elevado de intoxicao
heptica e renal ou de sobrecarga direita da diviso regulao/compensao Fadiga geral com perodos de latncia Tendncia doenas crnicas

IAH 2009

25

A escolha de Lymphomyosot frente ao Detox-Kit nem sempre est clara. Mostramos alguns conselhos sugestivos, no vinculantes. Como os jovens tm um menor risco de insuficincia heptica ou renal, Lymphomyosot s, pode realizar o trabalho de drenagem e desintoxicao. Sobretudo as patologias situadas esquerda da tabela de evoluo da doena so geralmente as que recebem uma ajuda mais eficaz com este medicamento para a drenagem e desintoxicao de seu organismo. importante o sintoma de uma fadiga prolongada apesar de dormir bem e de no realizar atividades fatigosas. A fadiga prolongada na vida normal com freqncia sinal de sobrecarga homotxica intensa, inclusive ao nvel intra-celular, com riscos mais elevados de sobrecarga renal e heptica em uma terapia de drenagem isolada. Neste caso se necessita de um apoio heptico e renal. Se h suspeita de intoxicao intra-celular (ver mais abaixo), ser necessrio realizar uma limpeza em nvel intra-celular. Se o paciente um adulto ou a patologia se encontra direita da tabela de evoluo da doena, deve-se levar a cabo uma terapia de drenagem e desintoxicao mais complexa. Por isso se desenvolveu o Detox-Kit como conceito teraputico. Junto ao transporte de homotoxinas para fora do meio extra-celular, apia-se o fgado e os rins para desintoxicar e finalmente excretar os resduos metablicos e os produtos finais. Em especial, se apresenta fadiga prolongada sem motivos claros, o Detox-Kit obrigatrio e inclusive tem que ser ajudado por medicamentos desintoxicantes intra-celulares mais especficos e medicamentos protetores de clulas e rgos. Em casos crnicos se aconselha apoiar os rgos de eliminao antes de iniciar uma terapia de desintoxicao e drenagem. Desta forma se prepara os rgos de eliminao antes da chagada do fluxo de homotoxinas para ser tratadas.

25

Lymphomyosot
Terapia de drenagem linftica Ativao do fluxo linftico Transporte para fora da MEC de produtos finais que contm
protenas Ativao do sistema de defesa

CUIDADO ! Intolerncia ao iodo en transtornos (hiper) tireoideanos

IAH 2009

26

O sistema linftico um sistema paralelo ao sistema venoso. Transportar o lquido para fora do espao intersticial, passando atravs de ao menos um gnglio linftico, antes de desembocar no sistema venoso. A linfa contm muitos produtos finais e homotoxinas, parte dos quais sero filtrados j no nvel dos gnglios linfticos (pontos de filtrado e defesa). Lymphomyosot ativar a funo do sistema linftico. Se tem postulado que Lymphomyosot acelera o fluxo linftico e melhora a drenagem da linfa. Desta forma, as protenas, os produtos finais e outras homotoxinas so transportadas para fora da matriz extra-celular e se ativa o sistema de defesa ao nvel dos gnglios linfticos. Embora Lymphomyosot seja bem conhecido como medicamento anti-homotxico para o tratamento de amigdalite, hipertrofia amigdalar e outras patologias relacionadas com a linfa, como vemos no linfedema ou nas infeces causadas pelo vrus Epstein-Barr, sobretudo um medicamento de drenagem linftico, utilizado para depurar a MEC. Cuidado! Como Lymphomyosot contm uma microdose de Ferrum iodatum e levotiroxina, deve ser utilizado com precauo em caso de hiperfuno tireoideana muito acentuada.

26

Berberis-Homaccord
Tropismo pela funo do trato urogenital e condutos biliares Ativao da desintoxicao atravs dos rins Efeito regulador sobre processos inflamatrios no sistema
urinrio Tem efeito sobre a glndula adrenal e, portanto, apoia a regulao da matriz extra-celular

IAH 2009

27

Berberis-Homaccord um medicamento anti-homotxico que se utiliza habitualmente em inflamao e irritao no nvel do trato urogenital e biliar. Tem uma notvel atividade sobre a funo renal e vesical. Ativa a funo desintoxicante e excretora dos rins, de forma que se converte em um valioso instrumento teraputico em tratamentos de drenagem e desintoxicao. Como parte do Detox-Kit, ativa a desintoxicao atravs dos rins e impede que um aporte elevado de homotoxinas durante a terapia de drenagem no ative processos inflamatrios no nvel dos rins (devido concentrao temporariamente elevada de homotoxinas). Berberis-Homaccord um componente seguro e muito eficaz da trade no DetoxKit.

27

Nux vomica-Homaccord
Atividade funciotrpica sobre a rego intestinal e heptica Melhoria da atividade desintoxicante do fgado Efeito regulador sobre modelos inflamatrios no sistema
intestinal e fgado

IAH 2009

28

Nux vomica-Homaccord utilizado na prtica diria para o tratamento de transtornos gastrintestinais, especialmente os produzidos aps o abuso de nicotina, lcool, caf e outros estimulantes. Possui em intenso efeito de apoio sobre o fgado. Por isso foi selecionado para fazer parte da trade do Detox-Kit, mais corretamente, para apoiar a funo desintoxicante do fgado. Como durante as terapias de drenagem, flui ao fgado uma elevada quantidade de toxinas em um espao muito curto de tempo, pode-se produzir transtornos hepticos como resultado de sobrecarga. Nux vomica-Homaccord protege melhor o paciente frente sobrecarga heptica durante a terapia de drenagem e desintoxicao. Nux vomica-Homaccord um medicamento anti-homotxico eficaz que realiza uma elevada ativao funciotrpica da funo desintoxicante do fgado.

28

Como utilizar o Detox-Kit ?


Misturar 30 gotas de cada
medicamento do kit em 1,5 litro de gua mineral Beber ao longo do dia Tomar ao menos durante 3 semanas (1 kit) Melhor ainda tomar durante 6 semanas (2 kits)

IAH 2009

29

Como j fo mencionado anteriormente, o Detox-Kit uma trade bem equilibrada formada por um medicamento linftico (Lymphomyosot), um estimulador e ativador da funo renal (Berberis-Homaccord) e outro da funo heptica (Nux vomica-Homaccord). O Detox-Kit dever ser utilizado durante um perodo de tempo suficientemente longo para gerar um efeito de drenagem e desintoxicao. No se dever utilizar durante dias, mas durante semanas. Com a dosagem normal, um kit dura por 3 semanas de tratamento. Um tratamento timo requer 6 semanas seguidas de tratamento, que pode completar-se com dois kits sucessivos. Repetimos que a dose normal recomendada de 30 gotas de cada um dos trs diferentes frascos em 1,5 litro de gua ao dia. O contedo da garrafa se bebe ao longo do dia, somado ao contedo de lquido que o paciente toma normalmente. Recorde que uma menor quantidade de gua pode inibir a capacidade de transporte de homotoxinas e provocar temporariamente elevadas concentraes das mesmas.

29

Nveis de drenagem / desintoxicao por tecido orgnico 1


Fgado Drenagem bsica/ Desintoxicao Desintox avanada 1 Desintox avanada 2 Desintox avanada 3 Adicional para a desintoxicao celular Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Trato urinrio Rim Detox-Kit Solidago comp. Reneel Linfa Pele

Detox-Kit Hepar comp. Hepeel

Detox-Kit Tonsilla comp. Galium-Heel/ Lymphomyosot

Cutis comp. Schwef-Heel

IAH 2009

30

Com o Detox-Kit drenamos e desintoxicamos atravs dos principais rgos. Outros rgos e tecidos tambm possuem capacidade desintoxicante e de drenagem e por isso no devem ser esquecidos. Junto com a linfa, fgado e rins, outros rgos devem ser considerados como desintoxicantes. Mencionamos a pele, o intestino, a bile, o tecido conectivo e o sistema respiratrio. Em alguns casos, quanto maior for sua complexidade, teremos que ser mais especficos na drenagem e desintoxicao. Nestes casos, o Detox-Kit sozinho no satisfaz nossos objetivos. Na tabela deste e do slide seguinte se mencionam os medicamentos especficos para realizar uma drenagem e desintoxicao adequados do tecido ou rgo afetado. Poderamos dizer que em uma primeira linha de drenagem e desintoxicao, o Detox-Kit tentar realizar uma drenagem e desintoxicao satisfatria. Se tivermos que focar em tecidos mais especficos, primeiramente teremos que buscar na primeira fila para escolher nosso medicamento adicional. No prximo slide se mencionam os medicamentos utilizados para desintoxicar as toxinas intra-celulares e melhorar a oxigenao celular.

30

Nveis de drenagem / desintoxicao por tecido orgnico 2


Intestino Drenagem bsica / Desintoxicao Desintox avanada 1 Desintox avanada 2 Desintox avanada 3 Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Detox-Kit Mucosa comp. Nux vomicaHomaccord Bile ChelidoniumHomaccord Hepar comp. Leber-Galle Tropfen (nuevo) Injeel-Chol Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Tecido conectivo Detox-Kit Thyreoidea comp. Pulsatilla comp. Galium-Heel/ Lymphomyosot Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Coenzyme comp./ Ubichinon comp. Trato respiratrio BronchalisHeel Mucosa comp.

Adicional para a desintoxicao celular

IAH 2009

31

Nos casos mais crnicos e graves possvel que tenhamos que ir a um esquema de drenagem e desintoxicao mais avanado. Nas sucessivas fileiras de desintoxicao avanada se mencionam, em ordem ascendente de intensidade, os medicamentos de choque por rgo e tecido. Como o Detox-Kit drena a MEC e estimula a atividade heptica e renal, no se faz nada para apoiar diretamente s clulas orgnicas, que certamente necessrio em intoxicaes intra-celulares e asfixia celular crnica, assim como em bloqueio da transmisso extra-celular por acumulao massiva de homotoxinas. Os componentes organo-suis dos medicamentos compostos apoiaro clula e aumentaro suas possibilidades de sobrevivncia. Desta forma melhorar a funo orgnica geral. Coenzime compositum e Ubichinon compositum melhoram o ciclo do cido ctrico e por isso possuem caractersticas de apoio e desintoxicao celular.

31

S-ar putea să vă placă și