Sunteți pe pagina 1din 7

Resumo O Leviat de Thomas Hobbes.

Chevallier, Jean-Jacques as grande obras polticas de Maquiavel a nossos dias 4 Edio Rio de Janeiro , Agir, 2002.

Hobbes e o Leviat - o gigante composto por indivduos aglomerados.

Hobbes publica em 1651 Leviat, ou a matria , a Forma e o Poder de um Eclesistico e Civil Leviat, na introduo o autor indica o caminho que pretende seguir: ... a arte do homem... pode fazer um animal artificial...Mais ainda, a arte pode imitar o homem, obraprima racional da natureza.Pois justamente uma obra de arte esse grande Leviat que se denomina coisa pblica ou Estado (Commonwealth) ... o qual no mais do que um homem artificial, embora de estatura muito mais elevada e de froa muito maior que a do homem natural, para cuja proteo e defesa foi imaginado. Nele, a soberania uma alma artificial,pois que d a vida e o movimento a todo corpo... A recompensa e o castigo... so os seus nervos. A opulncia e as riquezas de todos os particulares, a sua fora.Salus populi, a salvao do povo, e a sua funo... a equidade e as leis so para ele razo e vontade artificiais. A concrdia a sua sade, a sedio sua doena, e a guerra civil sua morte. Enfim, os pactos e os contratos que, na origem, presidiram a constituio, agregao e unio das partes desse corpo poltico, assemelham-se ao Fiat ou faamos o homem, pronunciado por Deus na criao.

O Leviat a sinopse do bobbismo, trata-se de seguirmos um rgido desenvolvimento dialtico que nos conduz, dos homens naturais ao homem artificial, ao Estado-Leviat. Para Hobbes no princpio de tudo est o movimento. O homem um mecanismo. Do movimento nasce a sensao.Apetite ou desejo, averso ou dio,trata-se de um pequeno comeo de movimento, ou esforo em direo a alguma coisa ou para longe de alguma coisa. O objeto da cobia ou do anseio o bem. O objeto da averso ou do dio o mal. Nada existe de bom ou de mau em si: estes adjetivos s tm sentido relativamente quele que os emprega. O prazer o efeito do bem. O desprazer, o efeito do mal. O mal soberano, supremo, a morte.A dor causada pela infelicidade de outrem a piedade; decorre da idia de que anloga infelicidade nos pode atingir.A vontade, o ato de desejar, no mais do que derradeiro apetite ou derradeira averso que encerra o debate redundando imediatamente em agir ou no agir. o que se chama felicidade existe quando nossos desejos se realizam com um sucesso inabalvel. O poder a condio sine qua non para esta felicidade.

Para o autor o homem se diferencia dos outros animais pela razo, que apenas um clculo, pela curiosidade ou desejo de conhecer o porqu e como; pela religio que provm, no s desse desejo de conhecer causas... mas tambm da ansiedade do futuro e do temor do invisvel. L em ti mesmo a natureza do homem, disse Hobbes.O homem, porm, no vive sozinho, a est a sua condio natural. Para todo homem, um outro homem um concorrente como ele, vido pelo poder sob todas as suas formas. Concorrncia, desconfiana recproca, voracidade da glria ou de fama tm como resultado a guerra perptua de cada um contra cada um, de todos contra todos : o homem um lobo para o homem: homo homini lupus. Onde no h poder comum, no h lei; onde no h lei, no h justia. Na guerra, a fora e a astcia so as duas virtudes cardeais. Em tal guerra, no h propriedade, no h teu e meu distintos, mas s pertence a cada um o que este tomar e durante o tempo em que conseguir conservar. A miservel condio em que a simples natureza afora todo pecado, toda perverso situa o homem. Eis o estado de natureza.

Algumas de suas paixes o inclinam paz: em primeira linha, o medo da morte. A razo, que apenas um clculo, sugere-lhe apropriados artigos de paz, que lhe permitem entrar em acordo com os outros homens. Hobbes chama a esses artigos de paz: leis de natureza; define-as como concluso ou teoremas concernentes ao que conduz nossa prpria conservao e defesa. Hobbes enumera dezenove leis de natureza, essas leis se acham resumidas em uma frmula: no faais aos outros o que no quereis que vos faam. Concordai, portanto, em renunciar ao direito absoluto sobre todas as coisas, direito que cada um de vs, igual aos outros, possu no estado de natureza, e tende a vontade de observar esse acordo de renncia.

Dada a natureza humana, no obstante o medo da morte e as normas da razo, tal acordo no ser observado, a menos que um poder irresistvel, visvel e tangvel, armado do castigo, constranja a observncia os homens atemorizados.Qual ser esse poder irresistvel? O estado ou coisa pblica, commonwealth, o homem artificial. Quem o constituir? E como, ou faamos o homem? So os homens naturais que o constituiro, por um pacto voluntrio firmado entre si, tendo em vista a prpria proteo, a fim de sarem, sem temor de recada, do espantoso estado natural para a sua libertao, sua salvao.

A natureza no depositou no homem o instinto de sociabilidade; o homem s busca companheiros por interesse, por necessidade; a sociedade poltica o fruto artificial de um pacto voluntrio, de um clculo interesseiro. A transferncia a um terceiro, por um contrato firmado entre cada um e cada um, do direito natural que cada um possu sobre todas as coisas, eis o artifcio que constituir os homens naturais em sociedade poltica. A vontade nica desse terceiro (homem ou assemblia) vai substituir a vontade de todos, a todos representando.

Tal a origem desse grande leviat, ou, melhor, desse Deus mortal a que devemos, com o auxlio do Deus imortal, nossa paz e nossa proteo, porque munido do direito de representar cada um dos membros do estado, detentor de tanto poder, e fora que se torna capaz, graas ao terror que inspira, de dirigir as vontades de todos paz no interior e ao auxlio mtuo contra os inimigos do exterior.

Hobbes surge com uma concepo nova, ele realiza o esforo supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisvel, consegue isso rompendo com o dualismo anterior (corporativo e individualista Althusius e Grotius respectivamente) fazendo dos dois contratos um s. Demonstrando que por um nico e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade poltica e submetem-se a um senhor, a um soberano. No firmam contrato com esse senhor, mas entre si. entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo direito e toda liberdade prejudiciais paz. Esto comprometidos; o senhor que escolheram no.Hobbes fortalece o poder de maneira nica, sua concepo acaba por conferir-lhe direitos exorbitantes, direitos que equilibram mal, no s obrigaes, mas simples deveres.

Surge uma questo: a da forma do estado. quando o representante um homem, ento o estado uma Monarquia. Quando uma assemblia de todos quantos se unem, uma Democracia ou estado popular. Quando uma assemblia composta apenas de uma parte dos que se unem, o que se chama uma Aristocracia.No pode existir qualquer outra espcie de estado, pois necessrio que um, ou mais, ou todos, possuam o soberano poder que ... indivisvel, integral.

de suma importncia a diferena, porque essas formas no tm a mesma capacidade para conservar a paz e a segurana. Dessa perspectiva Hobbes prefere a monarquia, tudo quanto se censura na Monarquia, encontra-se fora dela, e , especialmente na Democracia, at mesmo de forma mais grave. Assim os reis tm favoritos, mas pouco numerosos; os favoritos das democracias so numerosos e custam mais caro. A

Monarquia tem mais de uma vantagem que lhe caracterstica. Todo homem, e por conseguinte todo governante, pensa em seu interesse pessoal, no dos seus, de seus amigos.Sua tendncia natural dar-lhes vantagem sobre o interesse publico. Na Monarquia o interesse pessoal do soberano o mesmo que o interesse pblico. As riquezas, o poder e a honra de um monarca no podem provir seno das riquezas, da fora e da reputao de seus sditos.Nenhum rei pode ser rico, glorioso, nem estar em segurana, se os sditos so pobres, desprezveis ou...fracos

Na Democracia, no assim: um governante corrompido ou ambicioso pode colher de sua deslealdade, de sua perfdia ou de uma guerra civil mais vantagens do que da prosperidade pblica.Homem ou assemblia, os direitos e deveres do soberano so os mesmos; a situao dos sditos a mesma.Para que reine a paz, bem supremo, todos renunciam em favor do soberano, ao direito natural absoluto sobre todas as coisas.A renncia a um direito absoluto no pode deixar de ser absoluta. A transmisso no pode ter sido seno total. Do contrrio, o estado de guerra natural continuaria entre os homens, na justa medida em que tivessem conservado, por pouco que fosse, a sua liberdade natural.

Por seu desinteresse, por essa transmisso definitiva e irrevogvel, os homens voluntariamente privaram-se de sua liberdade de julgamento sobre o bem e o mal, sobre o justo e o injusto. Comprometeram-se a considerar bom e justo o que ordena o soberano, mau e injusto o que ele probe.Tudo o que o soberano faz como se eles mesmos o fizessem, queixar-se do soberano queixar-se de si mesmo. preciso escolher entre a guerra perptua de todos contra todos, fruto da ausncia do poder absoluto, e a paz, fruto de tal poder.

Em Hobbes o absolutismo da soberania ocasiona sua indivisibilidade, e a desdenhosa rejeio de qualquer governo misto. Dividir o poder, dissolve-lo. Os fragmentos do poder reciprocamente se destroem. Tornam-se outras tantas faces, pessoas soberanas.Verdadeira doena do corpo social. O soberano o nico poder legislativo. No h lei seno sua ordem expressa. Para Hobbes as leis costumeiras no escritas tiram sua fora da vontade do soberano, expressa em silncio e no do tempo. Resumindo, para o autor onde no h poder comum, no h lei, e que onde no h lei no h justia. Pois os da lei decide, artificialmente a respeito e do injusto. Fora de uma lei, nada se pode considerar injusto.E, por hiptese nenhuma lei pode ser injusta, contrrio ao direito. Pode ser contrria a equidade, definida pelos preceitos racionais que Hobbes chama por leis da natureza, pode ser m por no ser necessria; no pode ser injusta.

O direito para Hobbes no tem nem pode ter seno uma fonte: o estado, isto , o poder, ou seja, a ordem, a expresso da vontade. Direito natural, direito racional, reflexos da razo, no so, para Hobbes, direito. Hobbes v na propriedade apenas uma concesso do soberano. Pois antes de existir poder comum, soberania, ningum podia gozar, em segurana, de um domnio qualquer, tendo cada um igual direito natural sobre todas as coisas. A distribuio estvel dos bens, que se denomina propriedade, s pode ter sido feita pelo soberano.O soberano no pode estar sujeito as leis que estabeleceu, ningum pode submeter-se a si mesmo... quem s est submetido a si mesmo, no est vinculado. Todo poder legislativo forosamente, independente das leis. No entanto certo que o soberano permanece submetido pela lei que fez enquanto no resolve revogalas. Nessa medida, seu poder absoluto no poder arbitrrio e , pode-se falar do reino da lei. Sabendo o que o soberano pode fazer, e que ilimitado, resta-nos ver o que ele deve fazer.Ao mesmo tempo, ir revelar-se qual ,no sistema de Hobbes a verdadeira situao dos sditos.

O Soberano deve proporcionar aos sditos aquilo para que se instituiu o Estado: a segurana. A segurana do povo no somente a conservao da vida dos sditos contra todos os perigos, tambm o deleite das satisfaes legtimas desta vida. Os homens uniram-se voluntariamente em sociedade poltica para nela viverem felizes ou menos felizes, tanto quanto o permite a condio humana. Da resulta que o soberano tem o dever de assegurar aos sditos uma inocente liberdade. Inocente, no sentido de no ser nociva a paz. A ausncia de impedimento exterior a nossos desejos, eis tudo. A lei um impedimento exterior. O sdito tem a liberdade de praticar todos os atos que a lei no probe, e s eles.Boas leis so apenas as necessrias ao bem do povo. E poucas leis so necessrias, por conseguinte boas.As leis no so feitas para aborrecer os homens, perturbar sua existncia, mas para dirigi-los, orienta-los, protege-los contra si mesmos e contra os outros, a fim de que reine a paz. Assim as cercas, feitas no para deter os viajantes, mas para conserv-los no caminho.Sendo assim, a liberdade dos sditos, uma ampla esfera de liberdade real, lhes est assegurada pelo silencio desejvel, da lei.

O soberano deve garantir aos sditos a igualdade diante a lei e os cargos pblicos, a instruo e a educao que os formem nas doutrinas verdadeiras, a prosperidade material, que exige que o soberano lute contra a ociosidade; fornea trabalho a todos; ponha a cargo do Estado, da assistncia pblica, os incapazes de trabalhar.A mesma preocupao de prosperidade impe ao soberano conceder aos sditos as propriedades particulares suficientes; ao mesmo tempo, vigiar para que tal distribuio das propriedades no seja transtornada pela avidez de alguns que acumulariam excesso de riquezas na prpria bolsa por meio de monoplios ou pela reteno das rendas pblicas.

Ainda o soberano tem o dever, sempre proveniente da mesma fonte: ser constantemente afortunado.Caso se enfraquea a ponto de no conseguir mais assegurar aos sditos a proteo que seu nico objetivo, acham-se os sditos dispensados de toda obrigao. a nica exceo ao carter irrevogvel da transmisso, feita ao estado, do direito natural de cada um. Nada pde fazer com que os sditos renunciassem a seu direito natural absoluto de se proteger a si prprios quando a isso se esquivava o estado.Vencido o soberano na guerra civil ou estrangeira, os sditos tm o direito, sob certas distines ,de se unir ao vencedor, desde ento o nico que se acha em condies de proteg-los.

O que preserva e o que dissolve o homem artificial, o Estado-leviat, resulta claramente do que o precede.O que o preserva a autoridade, benefcio inestimvel que, do homem lobo para o homem do estado natural, fez o homem Deus para o homem do estado social, homo hominis deus. a afirmao intransigente e o exerccio integral, por parte do soberano, de todos os seus direitos: a mnima renncia de sua parte funesta, pois seus direitos so meios de desempenhar sua funo, e quem renuncia aos meios renuncia tambm aos fins.

O que dissolve o Estado, depois de o haver enfraquecido e minado, a ausncia de autoridade absoluta e indivisvel, o governo misto; a pretenso de submeter o soberano s leis; de atribuir aos sditos um direito de propriedade absoluta.O que dissolve o Estado a discusso do soberano poder; so, por conseguinte,as falsas doutrinas j denunciadas, que o Estado deve perseguir: em primeiro lugar, como fonte de todas as calamidades, a idia de que os homens devem julgar do que permitido e do que no , no pela lei, mas pela prpria conscincia, isto , por seu julgamento pessoal. Arvorando-se em juzes do bem e do mal, os homens voltam ao estado natural e sua abominvel anarquia.

Enfim, o que dissolve o Estado , expondo-o por outra maneira, especialmente perigosa, a algumas das mais graves doenas descritas por Hobbes, uma falsa concepo das relaes do poder civil com a religio e o poder religioso.Hobbes viu os homens sujeitos lei de uma religio positiva o Estado, cuja teoria Hobbes constri, um Estado cristo, ou seja, composto por pessoas crists.Sua lei religiosa, isto , o conjunto dos mandamentos que exprimem a vontade do seu Deus, acha-se na escritura. No estado de natureza imprescindvel admitir que cada cristo tem o direito de decorrer a essa interpretao segundo sua razo individual.Ento, tm-se tantas leis ditas crists.Eis o que vem agravar ainda mais o caos do Estado de natureza anteriormente descrito. Sem dvida, esse direito de interpretao pessoal, que to somente um aspecto do

direito geral do homem sobre todas as coisas, deve ser transferido, com tudo o mais, no momento do pacto social.

A assemblia dos fiis, uma reunio de homens que professam a f crist, unidos na pessoa do soberano, sob cuja ordem devem congregar-se.A matria do Estado e da igreja a mesma matria: as pessoas crists. No h, na realidade, a igreja e o Estado, um governo espiritual e um governo temporal. O Estado composto de cristos e a Igreja Crist so a mesma coisa, uma s pessoa cuja vontade a do soberano, seu rgo nico. Cada nao uma Igreja, o reino de Deus um reino civil.Assim nenhuma autoridade que se pretenda espiritual tem base para erigir-se em rival do poder soberano. Nenhum PaPa, nenhum mandamento, tampouco da conscincia individual. Nenhum debate pode mais abrir-se no corao de cada um, entre o cristo e o homem sdito. Nenhum sdito pode mais considerar proibida, como cristo e sob pena de morte eterna, uma ao que lhe ordena a lei civil, sob pena de morte natural. Ningum mais est obrigada a servir dois senhores.

Pastor Supremo de seu povo, detentor do direito de nomear os pastores subordinados, o soberano poderia batizar, administrar os sacramentos.No o fez porm. E, se no pronuncia a excomunho, de que a Igreja catlica abusava na Idade mdia contra os prncipes cristos, ele quem d fora executria sentena de seus doutores. O estado hobbiano no encara encarna verdade religiosa alguma,no exige dos sditos crenas,mas sim obedincia. Impe uma sincronia prtica entre o que pe de ordem religiosa e o que de ordem civil, para que os sditos no sejama abalados, entre as ordens do poder religioso e as do poder civil, para que reine a paz, qual as discusses poltico-religiosas so fatais.

S-ar putea să vă placă și