Sunteți pe pagina 1din 14

1

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

PROCESSO N PGE2008268527 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DA BAHIA - PGE/BA PARECER N PLC-LB-MQ-3953/2008

LICITAO. FASE INTERNA. Ordem de Servio n PLC-31/2008. Elementos e providncias a serem adotadas na instruo dos processos de licitao, com vistas a proceder orientao uniforme para os rgos e entidades da administrao pblica estadual. Sugesto de concesso de efeito normativo, nos termos do art. 3 da Lei estadual n 8.207/02.

Em cumprimento Ordem de Servio n PLC-31/2008, passamos a proceder a orientao jurdica relacionando os elementos e providncias que devem ser adotadas na instruo dos processos de licitao, com vistas a traar orientao uniforme para os rgos e entidades da administrao pblica estadual.

A licitao um procedimento administrativo formal, no qual imprescindvel a observncia de uma seqncia ordenada de atos que daro ensejo celebrao do contrato pela Administrao.

O procedimento licitatrio caracteriza ato administrativo formal (art. 4, pargrafo nico da Lei federal n 8.666/93), seu fim especfico a conduo do processo de compras, da contratao de servios ou de alienao pela Administrao e o seu processamento se d por meio de atos sucessivos e encadeados tendentes obteno da proposta mais vantajosa para a Administrao, bem assim preservao do princpio da igualdade.

Alm disso, como resulta claro do disposto no caput do art. 3 da Lei federal n 8.666/93 e da Lei estadual n 9.433/05, a licitao destina-se a garantir a

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da eficincia, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhes so correlatos.

Para a deflagrao e realizao de cada licitao especfica, a Administrao deve observar o procedimento previsto na Lei estadual n 9.433/05, com as alteraes procedidas pela Lei estadual n 9.658/05, e na fase interna da licitao, que vai at a divulgao do edital do certame, deve instruir devidamente o processo com os elementos legalmente exigidos.

Portanto, o processo licitatrio deve ser devidamente instrudo com todos os elementos legalmente exigidos, como os indicados nos artigos 11; 30; 31; 73; 74; 75; 79; 80; 81; 113 da Lei estadual n 9.433/05, e ser observado todo o procedimento detalhadamente previsto na Lei n 9.433/05, a exemplo da publicao do aviso na forma determinada nos arts. 54 e art. 118, inciso I.

Existem duas fases distintas no curso da licitao: uma fase interna e outra externa.

A fase interna a preparatria do procedimento licitatrio, na qual a Administrao deve, preliminarmente, verificar a necessidade e a convenincia da contratao; avaliar, quantitativa e qualitativamente, o que precisa ser contratado; detalhar o objeto do contrato; definir o modo como deve ser executado; estimar custos; justificar a conformidade do desembolso com as metas planejadas e constantes no oramento; assegurar a economicidade, razoabilidade, eficincia e legalidade da contratao; atender a todos os princpios norteadores da Administrao e motivar o ato administrativo deflagrador do procedimento.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

Para a instruo processual, deve o processo licitatrio ser instrudo com os seguintes elementos:

1. Requisio, do setor competente, da compra, servio ou obra de que necessita a Administrao, devidamente motivada, com a adequada caracterizao, quantitativa e qualitativamente, do objeto a ser contratado e da forma de sua execuo (obra e servio: art. 11; compra: art. 30; prego: art. 113, incisos I, II e IV da Lei estadual n 9.433/05), que deve contemplar, ainda: 1.1. Definio dos mtodos e o prazo de execuo do servio (art. 8, pargrafo IX, art. 113, inciso IV, da Lei Estadual n 9433/05); 1.2. Critrios de aceitao das propostas, as exigncias de habilitao, as sanes administrativas aplicveis por inadimplemento s clusulas do contrato, inclusive com fixao dos prazos e das demais condies essncias para a contratao (art. 113, inciso V, da Lei Estadual n 9433/05); 1.3. Critrios de julgamento de menor preo, observando os prazos mximos para fornecimento do bem; as especificaes tcnicas e os parmetros mnimos de desempenho e de qualidade e as demais condies que devam constar obrigatoriamente no edital (art. 113, inciso VII, da Lei Estadual n 9433/05).

Impende observar que as razes de ordem tcnica-administrativa para a deflagrao da licitao, bem como para a incluso de todos os componentes do contrato devem ser declinadas expressamente pelo servidor pblico que solicita a abertura do procedimento licitatrio, posto dever constar dos autos, de forma explcita, a motivao do ato da Administrao.

A justificativa, em face do interessa pblico a ser atendido, tem que ser explicitada no processo por servidor devidamente identificado, em razo da necessidade de motivao dos atos da administrao.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

2. Autuao, numerao e protocolo da requisio (art. 74 - caput da Lei estadual n 9.433/05).

3. Cotao de preos de mercado, mnimo de 03 (trs) oramentos de empresas do ramo e/ou consulta ao banco de preos do Estado SIMPAS, visando comprovar os preos mdios de mercado (obra e servio: art. 11, inciso V; compra: art. 31, inciso V; prego: art. 113, inciso III da Lei estadual n 9.433/05).

A cotao de preos de mercado, no mnimo com 03 (trs) oramentos apresentados por empresas do ramo para o objeto especfico da licitao, tem por finalidade comprovar que o valor estimado da contratao foi obtido com base nos preos mdios de mercado na data da realizao da licitao, alm de atender ao quanto exigido pela Lei estadual n 9.433/05 e aos princpios constitucionais da legalidade, moralidade, eficincia, economicidade, razoabilidade e da necessidade de motivao dos atos da administrao.

Embora o texto legal no fixe o nmero mnimo de cotaes de preos que devem ser coletadas para comprovar que o valor estimado da contratao foi obtido com base nos preos de mercado, pacfico o entendimento de que o mnimo necessrio de 03 (trs) oramentos, que devem ser contemporneos licitao, pois os preos podem oscilar no tempo em razo das caractersticas de cada produto/servio e do prprio mercado, variando em funo da lei da oferta e da procura e de outros fatores scioeconmicos.

Portanto, o Administrador Pblico deve agir com cautela e instruir os autos com o quantitativo mnimo de 03 (trs) cotaes e, acaso no seja possvel obter este mnimo no SIMPAS (ou acaso os constantes do SIMPAS estejam desatualizados ou no retratem o mnimo de trs), deve buscar obter oramentos com empresas do ramo e se,

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

mesmo assim, no conseguir o mnimo de 03 (trs) oramentos, deve justificar nos autos a impossibilidade e todas as providncias que foram adotadas, em razo da necessidade de motivao dos atos da Administrao.

A exigncia de o processo ser instrudo com cotao de preos de mercado visa, portanto, justificar o valor que foi estimado para a contratao, demonstrando, assim, a compatibilidade entre os preos a serem contratados com os praticados no mercado, balizando o julgamento das propostas e evitando que a Administrao Pblica venha a adquirir bens ou servios com valores superfaturados ou que o objeto da licitao seja adjudicado com valores to inexeqveis que possa no ser cumprido pelo licitante vencedor, o que, alm de gerar processo administrativo para aplicao de penalidade ao contratado pelo descumprimento da sua obrigao, tambm dar origem a novo processo licitatrio (procrastinando a contratao) e ao respectivo processo administrativo para apurar possveis condutas consideradas como faltas disciplinares pelo art. 208, incisos VI e XI da Lei n 9.433/05 (in verbis: VI - ocasionar a nulidade das licitaes ou contratos, por violao do disposto no art. 11 e demais disposies desta Lei; (XI) ocasionar, por ao ou omisso, o superfaturamento de preos nas obras, servios e compras).

Portanto, a apurao prvia dos custos de grande importncia, porquanto se presta no apenas para balizar os custos com a contratao e verificar a adequao oramentria e financeira da despesa, mas atua como parmetro hbil identificao objetiva de preos superfaturados ou inexeqveis.

4. Oramento estimado do objeto da licitao, devidamente detalhado em planilhas que expressem a composio de seus custos unitrios, de modo a propiciar a comprovao de que a composio dos custos foi apurada considerando os preos praticados no mercado (obra e servio: art. 11, inciso V; compra: arts. 30 e 31, inciso V;

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

todas as licitaes: art. 81, inciso II; prego: art. 113, inciso III da Lei estadual n 9.433/05).

Tal exigncia encontra-se prevista nos artigos 11, inciso V; 81, inciso II e 113, inciso III da Lei estadual n 9.433/05, que determinam que para que possa ser efetuada a contratao de qualquer servio deve o processo ser instrudo com o oramento detalhado em planilhas que expressem a composio de todos os seus custos unitrios, sendo inadmissvel ajuste administrativo sem preo definido e pr-fixado.

Desta forma, deve a Administrao definir claramente, em cada processo especfico, os valores correspondentes a cada item que integra os custos e a respectiva dotao oramentria pela qual deve correr as despesas.

5. Indicao da estimativa dos custos, que deve ser apurada a partir do preo mdio constante do oramento estimado detalhado em planilha, o qual, por sua vez, deve ser definido com base nos preos de mercado (obra e servio: art. 11, inciso V; compra: arts. 30 e 31, inciso V; prego: art. 113, inciso III da Lei estadual n 9.433/05), que objetiva, ainda, verificar a: 5.1. Definio da modalidade licitatria (art. 50 c/c art. 55); 5.2. Compatibilidade entre o patrimnio lquido mnimo ou capital social mnimo exigido no edital e o permitido pela lei (art. 102, 2 = 10% do valor estimado da contratao).

6. Informaes prestadas pelo ordenador de despesas, conforme modelos elaborados pelo i. Procurador Silvonei Moura Silva (anexo), indicando: 6.1. Recursos oramentrios, indicando a dotao oramentria pela qual correr a despesa no montante informado no valor estimado da contratao (disponibilidade para obra e servio: art. 11, inciso III e 2; indicao para compra: art. 30 da Lei estadual n 9.433/05 e art. 16, incisos I e II, 1, 2 e 4 da Lei de

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

Responsabilidade Fiscal); 6.2. Estimativa do impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que a despesa deva entrar em vigor e nos dois subseqentes , acompanhada das premissas e metodologia de clculo utilizadas (compra, servio e obra: art. 73, inciso I; obra e servio: art. 11, inciso VI da Lei estadual n 9.433/05 art. 16, incisos I e II, 1, 2 e 4 da Lei de Responsabilidade Fiscal); 6.3. Adequao oramentria e financeira com a LOA e compatibilidade com o PPA e com a LDO (compra, servio e obra: art. 73, inciso II; obra e servio: art. 11, inciso VII da Lei estadual n 9.433/05 art. 16, incisos I e II, 1, 2 e 4 da Lei de Responsabilidade Fiscal).

7. Autorizao da autoridade competente para a abertura do procedimento licitatrio (art. 74 - caput da Lei estadual n 9.433/05).

8. Ato de designao da Comisso de Licitao ou do pregoeiro e da respectiva equipe de apoio (art. 72, 3 e 5 - prazo de 02 anos; art. 74, inciso III; prego: art. 111 da Lei estadual n 9.433/05).

9. Pronunciamento do setor tcnico competente sobre o enquadramento ou no dos servios a serem contratados na categoria de servios comuns, destitudos de complexidade tcnica ou de especializao, posto que a licitao somente pode ser processada na modalidade de prego para aquisio de bens e servios comuns, nos termos da Lei estadual n 9.433/05, art. 8, inciso XXXIII; art. 50, 4, c/c art. 108.

Assim, no que toca modalidade que deve ser processada a licitao, entendo que somente poder ser adotado o prego se o pronunciamento solicitado nesse item for no sentido de que o objeto da licitao se enquadra, efetivamente, na categoria de servios comuns, destitudos de complexidade tcnica ou de especializao, nos termos dos artigos 8, inciso XXXIII; 50, 4 e 108 da Lei estadual n 9.433/05.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

10. Minuta do edital ou convite, com os respectivos anexos, inclusive a minuta do contrato - impresso e em via magntica/disquete, que deve ser fornecida pelo setor tcnico competente do rgo de origem e estar devidamente adequando o caso especfico, inclusive os itens e clusulas tcnicas, ao edital-padro aprovado pela PGE (art. 74, inciso I e art. 75; prego: art. 113, inciso VII da Lei estadual n 9.433/05).

11. Pareceres tcnicos necessrios complementao da fase interna, conforme o caso (art. 74, inciso VI e art. 75; prego: art. 113, inciso VIII da Lei estadual n 9.433/05).

12. Parecer jurdico (art. 74, inciso VI; art. 75 e 133 da Lei estadual n 9.433/05).

No tocante ao edital de licitao que deve ser adotado, anexamos o edital-padro elaborado em cumprimento Ordem de Servio n PLC-024/2008, que acompanhou o parecer n PLC-AL-LB-2870/2008, que procedeu ao exame e reviso

das minutas-padro de convocatrio para concorrncia, tomada de preos, convite, prego presencial e eletrnico, e minutas de contratos, destinadas aquisio de bens e servios de uso freqente, tipos menor preo e tcnica e preo.
Considerando a natureza sistmica da orientao ora traada, sugerimos que seja concedido efeito normativo ao presente parecer, posto que o parecer emitido por Procurador do Estado somente vincula a Administrao quando aprovado pelo Governador do Estado, nos termos do art. 3 da Lei estadual n 8.207/02, in verbis: pareceres emitidos pela Procuradoria e aprovados pelo Governador do Estado, com efeito normativo, assim como as formulaes administrativas por ela editadas, sero publicados e obrigaro a todos os rgos e entidades da administrao pblica estadual.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

o parecer, S.S.J.

PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS, 24 de outubro de 2008.

LEYLA BIANCA CORREIA LIMA DA COSTA Procuradora do Estado

MARA DE SOUSA QUEIROZ Procuradora do Estado

PROCESSO N PGE2008268527 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO PGE

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

DESPACHO

Com o objetivo de ampliar a sistematizao e padronizao de procedimentos, constitui Grupo de Trabalho, atravs Ordem de Servio na PLC-032/2008, a fim de elaborar parecer relacionando elementos e providncias a serem adotados na instruo dos processos e indenizao, com vistas a proceder orientao uniforme para rgos e entidades da administrao pblica estadual. Os trabalhos foram desenvolvidos pelas ii. Procuradoras Leyla Bianca Correia Lima da Costa e Mara de Souza Queiroz, que enfrentaram a questo de forma magistral, deduzindo todos os aspectos relevantes da questo, inclusive com a elaborao de minutas padro de Termo de Reconhecimento de Dbito, Indenizao e quitao de crdito. Isto posto, acolho integralmente o Parecer n PLC-LB-MQ-3953/08, da lavra das ilustres Procuradoras, recomendando tambm que seja reconhecido seu carter normativo e com tal propsito encaminhando deliberao do Exm Sr. Governador do Estado da Bahia. considerao do Exm Sr. Procurador Geral do Estado. PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS, 18 de novembro de 2008. PAULO MORENO CARVALHO Procurador Chefe

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

PROCESSO: PGE2008268527-0 INTERESSADO: PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS - PLC REFERENTE: LICITAO- FASE INTERNA DESPACHO De acordo com o Parecer n PLC-LB-MQ-3953/2008, que indica as providncias a serem adotadas na instruo dos processos de licitao e apresenta minutas de edital e de convite, com os respectivos anexos, que devem ser utilizadas nos certames licitatrios. Reconheo a natureza sistmica do citado opinativo. Para tal fim, d-se cincia s Secretarias de Estado e s Procuradorias de Licitaes e Contratos e de Controle Tcnico. GABINETE DO PROCURADOR GERAL DO ESTADO, 23 de janeiro de 2009.

RUI MORAES CRUZ Procurador Geral do Estado

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

PROCESSO N PGE2008268527/ PGE2008208761 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DESPACHO Antes do arquivamento do presente expediente, sugiro ao Exmo. Sr. Procurador Geral do Estado que, considerando a natureza sistmica emprestada, sejam os Pareceres n PLC-LBMQ-3953/2008 e PLC-AL-LB-2870/2008, bem como os despachos que os secundaram, disponibilizados no stio eletrnico da Procuradoria Geral do Estado. considerao do Exmo. Sr. Procurador Geral do Estado. PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS, 10 de maro de 2009. PAULO MORENO CARVALHO Procurador Chefe

Ascom, para atender. Em 12.03.09 Rui Moraes Cruz Procurador Geral do Estado

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

DECLARAO DO ORDENADOR DA DESPESA QUE DEVER SER TOTALMENTE REALIZADA NESTE EXERCCIO

1 - Declaro, para os fins legais, especialmente do quanto consta na Lei de Responsabilidade Fiscal, que existem recursos oramentrios e financeiros para o atendimento da despesa de que trata este processo, no valor estimado total de R$ ____ (___), que ser realizada exclusivamente no corrente exerccio, constando do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Oramentrias e da Lei de Oramento Anual, nesta ltima na seguinte DOTAO ORAMENTRIA: UNIDADE ORAMENTRIA FONTE: PROJETO/ATIVIDADE: ELEMENTO DE DESPESA: 2 - O saldo da referida dotao oramentria de R$ ____ (___), e o impacto estimado do valor total da despesa de R$ ____ (___) representa ___% do referido saldo existente no corrente exerccio. 3 - No haver impacto oramentrio-financeiro em qualquer dos exerccios oramentriofinanceiros seguintes porque despesa deste nico exerccio. 4 O pagamento da despesa ocorrer com recursos financeiros do rgo competente. 5 - A metodologia de clculos levou-se em conta cada um dos valores totalizados no final. EM _____/______/200_. ORDENADOR DA DESPESA (assinatura, nome e cargo ocupado)

OBSERVAO: Havendo mais de uma dotao oramentria dever repetir-se para cada uma das dotaes oramentrias especificando o valor da despesa e o impacto em cada uma.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO


PROCURADORIA DE LICITAES E CONTRATOS

DECLARAO DO ORDENADOR DA DESPESA (MAIS DE UM EXERCCIO ORAMENTRIO) 1 - Declaro, para os fins legais, especialmente do quanto consta na Lei de Responsabilidade Fiscal, que existem recursos oramentrios e financeiros para o atendimento da despesa de que trata este processo de n ______, no valor estimado para o prazo da contratao de R$ ____ (___), constando do Plano Plurianual - PPA, da Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO e da Lei de Oramento Anual - LOA, nesta ltima na seguinte DOTAO ORAMENTRIA: UNIDADE ORAMENTRIA: FONTE: PROJETO/ATIVIDADE: ELEMENTO DE DESPESA: 2 - O saldo da referida dotao oramentria de R$ ____ (___), e o impacto estimado do valor estimado para a despesa no corrente exerccio de 200_ de R$ ____ (___) representa ___% do referido saldo no corrente exerccio. 3 - O impacto oramentrio-financeiro estimado para o exerccio de 200_ ser de R$ ____(___), representa ___% do referido saldo no corrente exerccio. 4 - O impacto oramentrio-financeiro estimado para o exerccio de 20__ ser de R$ ____(___), representa ___% do referido saldo no corrente exerccio. 5 - A metodologia de clculos levou-se em conta: a) PARA O EXERCCIO DE 20__: Valor total estimado nos ___ meses do ano de 200_; b) PARA O EXERCCIO DE 20__: Valor total estimado em _____ meses do ano de 20__; c) PARA O EXERCCIO DE 20__: Valor total estimado em _____ meses do ano de 20__. Em ____/____/20__. ORDENADOR DA DESPESA (assinatura, nome e cargo ocupado). OBSERVAES: Havendo mais de uma dotao oramentria dever repetir-se para cada uma das dotaes oramentrias especificando o valor da despesa e o impacto em cada uma. Modelo-padro adaptvel pela Administrao situao concreta.

S-ar putea să vă placă și