Sunteți pe pagina 1din 15

Johann Heinrich Pestalozzi

Johann Heinrich Pestalozzi


nasceu em Zurique, Sua, em 1746. Leu o Emlio, de Rousseau, quando era estudante. Acreditava que a educao podia elevar os homens. Concebia a educao como forma de aperfeioar o indivduo e a sociedade com o seu entusiasmo, influenciou reis e governantes a pensarem na educao do povo. Faleceu em 1827.

Acontecimentos relevantes do ano de 1798


As invases napolenicas estavam ocorrendo na Europa: Napoleo Bonaparte invade o Egito. Napoleo Bonaparte prende o Papa. Alessandro Volta descobre a eletricidade. Thomas Malthus publica sua teoria demogrfica. No Brasil: Rumores da Independncia: Conjurao Baiana, ocorrida em Salvador ( movimento de revolta )

Pestalozzi tinha uma escola na sua propriedade, e passa a abrigar meninos rfos.

Retratos das invases napolenicas na Sua:


Muitas crianas vagavam no Canto de Unterwalden, s margens do Lago de Lucerna, rfs, sem moradia, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitos deles num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Registra suas experincias com as crianas abandonadas em 1799 publicando-as na obra: Wie Gertrude Ihre Kinder Lehrt Como Gertrudes ensina suas crianas ou como foi traduzido: Leonardo e Gertrudes

Ideias chave:
o desenvolvimento humano orgnico a criana se desenvolve por leis definidas: os poderes infantis brotam de dentro para fora; os poderes inatos, uma vez despertados, lutam para se desenvolver at a maturidade; o mtodo deve seguir a natureza; o professor comparado ao jardineiro que providencia as condies para a planta crescer (metfora da rvore) a educao sensorial fundamental e os sentidos devem estar em contato direto com os objetos; a mente ativa;

Ideias Chave:
As teorias e prticas da educao deviam ser baseadas numa tal cincia; Tentou fundamentar a educao no desenvolvimento orgnico; Pesquisou as leis fundamentais do desenvolvimento. O ensino deve iniciar com a percepo de objetos concretos, o desempenho de aes concretas e experincia de respostas emocionais reais; Concebe o desenvolvimento como uma aquisio gradativa de poder. Cada forma de instruo deve progredir de modo lento e gradativo;

FUNDAMENTOS PSICOLGICOS DA EDUCAO


Antes da existncia de uma cincias psicolgica, as ideias e fundamentaes de Pestalozzi j preconizam as ideias psicolgicas da educao nos ltimos dois sculos. A cientificidade da educao tambm era uma preocupao de Pestalozzi, a Pedagogia concebida como cincia a partir da Psicologia se instituir como cincia experimental e corroborar com os fundamentos do ensino (nos fins do sculo XIX) a partir dos: Conhecimentos do desenvolvimento humano; Conceitos de inteligncia e aprendizagem, Fundao de laboratrios; Estudos do comportamento humano, entre outros.

O cotidiano na escola de Pestalozzi


Das 8 s 17 horas, as atividades, organizadas, eram desenvolvidas de maneira flexvel. No havia hierarquia entre mestre e alunos: dormindo em quartos comuns, permanecendo sempre juntos; Pela manh: rezavam, tomavam banho e faziam o desjejum, faziam as primeiras lies; Almoavam, brincavam e recomeavam as aulas. Duas tardes por semana eram livres ou os alunos faziam excurses. Pestalozzi condenava as recompensas e punies. Resolvia os problemas disciplinares com conversas noite.

Concepo de Ser Humano


Estado natural : o puro do instinto, a condio guiada pelo gozos dos sentidos. Simples satisfao a cota do estado natural.
Estado social: O homem entra na sociedade e no estado de cidadania para tornar sua vida mais alegre e para gozar tudo o que seu ser animal e sensorial tem que O direito social um direito animal. Esperana a cota do estado social. Para ele, toda a estrutura da vida social repousa em representaes que basicamente no existem ela uma representao: Propriedade, lucro, profisso, autoridade, leis so meios artificiais para satisfazerem minha natureza animal pela escassez de liberdade animal. Estado moral : Estado de inquietude, o direito social no me satisfaz, o estado social no me realiza, como no posso permanecer no mero prazer sensual.

Atingir um estado moral :


Reconhecer a si prprio e construir a obra do teu enobrecimento sobre a conscincia profunda de tua natureza animal, possuindo uma conscincia completa da prpria fora interior de viver divinamente no meio dos laos da carne. Isso significa passar de um estado animal, concebido como viver para o gozo dos sentidos, para um estado de conscincia de si prprio, viver lapidando o instinto animal que h no homem, e a educao favorece essa lapidao. Observem que: O movimento iluminista concebia como o verdadeiro objetivo do homem desenvolver-se inteiramente por si prprio, construir sua prpria razo e livrar-se do instinto animal. (Immanuel Kant)

OBJETIVO DA EDUCAO
Promover o desenvolvimento psquico da criana, alm da aquisio de conhecimentos. Mtodo: Iniciava-se por uma educao geral e seguia-se para uma educao profissional; Concebia o desenvolvimento como uma aquisio gradativa de poder, por isso a instruo deve ser realizada de forma gradativa: por etapas.

Lio das coisas


Caracteriza-se por oferecer: Dados sensveis observao, indo do particular ao geral, do concreto; Experincia do ao racional, chegando aos conceitos abstratos.; nfase ao contato direto com a natureza, observao da paisagem; Trabalho de campo como pressupostos bsicos do estudo. O Material no prprio meio que envolve o aluno, em situao real

Vertente Pedaggica
Pedagogia tradicional denominada pedagogia intuitiva: por que a base : Educar os sentidos por meio dos quais se estrutura toda a vida mental. Entra no Brasil com Ruy Barbosa ; As teorizaes posteriores sobre o desenvolvimento do pensamento abstrato realizada por Dewey, Piaget e Vygotsky, tem base nas ideias de Pestalozzi.
Pode se considerado o mentor da Escola Nova ( Escola Ativa)

"A vida educa. Mas a vida que educa no uma questo de palavras, e sim de ao. atividade.
Johann Heinrich Pestalozzi

Universidade de Caxias do sul Disciplina: Histria da Educao Estagiria-docnte: Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos 2012

Referncias:
GADOTTI, M. Histria das ideias pedaggicas. So Paulo: TICA, 1997. NICOLAU, M.L.M. A educao tica,1995. pr-escolar. So Paulo:

SOTARD, M. Johann Pestalozzi, Recife: MEC, 2010. (coleo os pensadores da educao) HTTP://WWW.DOMINIOPUBLICO.GOV.BR/DOWNLOAD/TEXTO/ ME4681.PDF

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi

S-ar putea să vă placă și