Sunteți pe pagina 1din 6

DISCIPLINA: FSICA

PROFESSOR: Gustavo Campos ALUNO (A):

IV UNIDADE

SRIE: 1 (Ensino Mdio)


DATA: / / 2011

VALOR:

S I MU L AD O DO E NE M F SI CA

NOTA:

INSTRUES:
Leia todas as questes atentamente! A interpretao das questes faz parte da avaliao. No sero permitidas perguntas, durante a prova. Evite rasuras! No use qualquer material corretivo, nem deixe respostas a lpis, sob pena de ter a questo anulada. Questes objetivas rasuradas ou com marcao em mais de uma alternativa sero anuladas, exceto se forem tipo FEDERAL. Utilize caneta azul ou preta para as respostas e lpis para os clculos. Todas as questes que possuem clculos devero ser justificadas e sero considera-das erradas se apresentarem apenas a resposta. Qualquer atitude irregular (comentrios, falta de postura, cola) implicar na retirada da mesma, que ser anulada. Seja atencioso (a) e confie em sua capacidade. Aproveite o tempo de avaliao; s ser permitido retirar-se da sala aps 30 minutos de seu incio. Sucesso!

01. (ENEM-2010)

Cincia Hoje. v. 5, n 27, dez. 1986. Encarte.

Os quadrinhos mostram, por meio da projeo da sombra da rvore e do menino, a sequncia de perodos do dia: matutino, meio-dia e vespertino, que determinada a) b) c) d) e) pela posio vertical da rvore e do menino. pela posio do menino em relao rvore. pelo movimento aparente do Sol em torno da Terra. pelo fuso horrio especfico de cada ponto da superfcie da Terra. pela estao do ano, sendo que no inverno os dias so mais curtos que no vero.

02. (ENEM-2010) Com o objetivo de se testar a eficincia de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento em 10C de amostras de diferentes substncias, cada uma com determinada massa, em cinco fornos de marcas distintas. Nesse teste, cada forno operou potncia mxima. O forno mais eficiente foi aquele que a) b) c) d) e) forneceu a maior quantidade de energia s amostras. cedeu energia amostra de maior massa em mais tempo. forneceu a maior quantidade de energia em menos tempo. cedeu energia amostra de menor calor especfico mais lentamente. forneceu a menor quantidade de energia s amostras em menos tempo.

03. (ENEM-2009) Na linha de uma tradio antiga, o astrnomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em rbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razovel os problemas astronmicos da sua poca. Vrios sculos mais tarde, o clrigo e astrnomo polons Nicolau Coprnico (1473-1543), ao encontrar inexatides na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo

a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrnomo e matemtico alemo Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua rbita elptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, correto afirmar que a) Ptolomeu apresentou as ideias mais valiosas, por serem mais antigas e tradicionais. b) Coprnico desenvolveu a teoria do heliocentrismo inspirado no contexto poltico do Rei Sol. c) Coprnico viveu em uma poca em que a pesquisa cientfica era livre e amplamente incentivada pelas autoridades. d) Kepler estudou o planeta Marte para atender s necessidades de expanso econmica e cientfica da Alemanha. e) Kepler apresentou uma teoria cientfica que, graas aos mtodos aplicados, pde ser testada e generalizada. 04. (ENEM-2009) O Brasil pode se transformar no primeiro pas das Amricas a entrar no seleto grupo das naes que dispem de trens-bala. O Ministrio dos Transportes prev o lanamento do edital de licitao internacional para a construo da ferrovia de alta velocidade Rio-So Paulo. A viagem ligar os 403 quilmetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estao da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos.
Disponvel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009.

Devido alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que ser percorrido pelo trem o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma acelerao lateral confortvel para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g a acelerao da gravidade (considerada igual a 10 m/s2), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mnimo de, aproximadamente, a) b) c) d) e) 80 m. 430 m. 800 m. 1.600 m. 6.400 m.

05. (ENEM-2009) O nibus espacial Atlantis foi lanado ao espao com cinco astronautas a bordo e uma cmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescpio Hubble. Depois de entrarem em rbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saram da Atlantis e se dirigiram ao telescpio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: Esse telescpio tem a massa grande, mas o peso pequeno.

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta a) se justifica porque o tamanho do telescpio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ao da acelerao da gravidade.

b) se justifica ao verificar que a inrcia do telescpio grande comparada dele prprio, e que o peso do telescpio pequeno porque a atrao gravitacional criada por sua massa era pequena. c) no se justifica, porque a avaliao da massa e do peso de objetos em rbita tem por base as leis de Kepler, que no se aplicam a satlites artificiais. d) no se justifica, porque a fora-peso a fora exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescpio e a responsvel por manter o prprio telescpio em rbita. e) no se justifica, pois a ao da fora-peso implica a ao de uma fora de reao contrria, que no existe naquele ambiente. A massa do telescpio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume. 06. (ENEM-2008) O grfico modela a distncia percorrida, em km, por uma pessoa em certo perodo de tempo. A escala de tempo a ser adotada para o eixo das abscissas depende da maneira como essa pessoa se desloca. Qual a opo que apresenta a melhor associao entre meio ou forma de locomoo e unidade de tempo, quando so percorridos 10 km?

a) b) c) d) e)

carroa semana carro dia caminhada hora bicicleta minuto avio segundo

07. (ENEM-2006) Na preparao da madeira em uma indstria de mveis, utiliza-se uma lixadeira constituda de quatro grupos de polias, como ilustra o esquema ao lado. Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes so interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira empurrada pelas polias, no sentido A B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior da lixa. O equipamento acima descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:

a) b) c) d) e)

1 e 2 no sentido horrio; 3 e 4 no sentido anti-horrio. 1 e 3 no sentido horrio; 2 e 4 no sentido anti-horrio. 1 e 2 no sentido anti-horrio; 3 e 4 no sentido horrio. 1 e 4 no sentido horrio; 2 e 3 no sentido anti-horrio. 1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horrio.

08. (ENEM-2005) Leia o texto abaixo. O jardim de caminhos que se bifurcam

(....) Uma lmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor no se perder se tomar esse caminho esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar esquerda.
(Adaptado. Borges, J. Fices. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

Quanto cena descrita acima, considere que I - o sol nasce direita dos meninos; II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas at a casa. Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos: a) b) c) d) e) oeste, sul e leste. leste, sul e oeste. oeste, norte e leste. leste, norte e oeste. leste, norte e sul.

09. (ENEM-2005) Observe a situao descrita na tirinha abaixo.

(Francisco Caruso & Luisa Daou, Tirinhas de Fsica, vol. 2, CBPF, Rio de Janeiro, 2000.)

Assim que o menino lana a flecha, h transformao de um tipo de energia em outra. A transformao, nesse caso, de energia a) b) c) d) e) potencial elstica em energia gravitacional. gravitacional em energia potencial. potencial elstica em energia cintica. cintica em energia potencial elstica. gravitacional em energia cintica.

10. (ENEM-2005) Observe o fenmeno indicado na tirinha.

(Adaptado. Luisa Daou & Francisco Caruso, Tirinhas de Fsica, vol. 2, CBPF, Rio de Janeiro, 2000.)

A fora que atua sobre o peso e produz o deslocamento vertical da garrafa a fora

a) b) c) d) e)

de inrcia. gravitacional. de empuxo. centrpeta. elstica.

11. (ENEM-2002) As cidades de Quito e Cingapura encontram-se prximas linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avio saindo de Quito, voando em mdia 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente a) b) c) d) e) 16 horas. 20 horas. 25 horas. 32 horas. 36 horas.

12. (ENEM-2002) Nas discusses sobre a existncia de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, h ainda uma enorme variao de critrios e consideraes sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito existncia ou no de gua lquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte esto apresentados na tabela.

Com base nesses dados, possvel afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso existncia de gua lquida em Marte sua a) b) c) d) e) grande distncia ao Sol. massa pequena. acelerao da gravidade pequena. atmosfera rica em CO2 . temperatura mdia muito baixa.

13. (ENEM-2001) A distribuio mdia, por tipo de equipamento, do consumo de energia eltrica nas residncias no Brasil apresentada no grfico.

Em associao com os dados do grfico, considere as variveis: I. Potncia do equipamento. II. Horas de funcionamento.

III. Nmero de equipamentos. O valor das fraes percentuais do consumo de energia depende de a) b) c) d) e) I, apenas. II, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.

14. (ENEM-2001) O texto foi extrado da pea Trilo e Crssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601. Os prprios cus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constncia, marcha, distncia, estao, forma, funo e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol est em nobre eminncia entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus."
(personagem Ulysses, Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. Trilo e Crssida: Porto: Lello & Irmo, 1948.

A descrio feita pelo dramaturgo renascentista ingls se aproxima da teoria a) b) c) d) e) geocntrica do grego Claudius Ptolomeu. da reflexo da luz do rabe Alhazen. heliocntrica do polons Nicolau Coprnico. da rotao terrestre do italiano Galileu Galilei. da gravitao universal do ingls Isaac Newton.

15. (ENEM-2001) SEU OLHAR


(Gilberto Gil, 1984)

Na eternidade Eu quisera ter Tantos anos-luz Quantos fosse precisar Pra cruzar o tnel Do tempo do seu olhar Gilberto Gil usa na letra da msica a palavra composta anos-luz. O sentido prtico, em geral, no obrigatoriamente o mesmo que na cincia. Na Fsica, um ano luz uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a a) b) c) d) e) tempo. acelerao. distncia. velocidade. luminosidade.

S-ar putea să vă placă și