Sunteți pe pagina 1din 15

A REVELIA NO PROCESSO DO TRABALHO. LEGALIDADE, JUSTIA, EQIDADE E PRINCPIO DA PROPORCIONALIDADE EM CONFRONTO COM AS SMULAS 74 E 122 DO C. TST.

Mauro Schiavi 1 DO CONCEITO E EFEITOS DA REVELIA: A revelia um instituto processual que sempre desafiou a doutrina e a jurisprudncia. Apesar da discusso ter grande revelo terico, o tema tem enfoque prtico, pois, diariamente, na Justia do Trabalho, o juiz enfrenta a angstia de ter que julgar processos revelia e, muitas vezes, se depara com pretenses fora da razoabilidade ou no resta convencido quanto verossimilhana das alegaes. H grande dissenso na doutrina e jurisprudncia sobre os limites probatrios do juiz quando h revelia no processo do trabalho. Aparentemente, quando h revelia, h um conflito de princpios entre os da justia, eqidade e do da legalidade dos artigos 844, da CLT e 319 do CPC, que determinam a presuno de veracidade da matria ftica. Conforme Calmon de Passos 2 , no de hoje que o tema atormenta os operadores do Direito. Aduz o jurista: O comparecimento e a atuao do ru, em juzo, sempre foram objeto de preocupao no campo do direito. Nos primeiros tempos de Roma, no se conheceu o processo revelia. Resultado de uma conveno, a litiscontestatio exigia a presena das partes litigantes, pelo que se conferia ao autor o poder de obrigar o ru a vir a juzo, mediante o emprego da fora (manus injectio), salvo de apresentasse um garante, o vindex, que, segundo parece, se obrigava a assegur-la. Ao emprego da fora, entretanto, devia preceder o simples convite para comparecimento em juzo. S no caso de desatendimento autorizava-se a violncia, recomendando a lei a presena de testemunhas para a hiptese de pretender o demandado reagir ou escapar. No bastava, contudo, o simples comparecimento. Exigia-se por igual a atuao do ru; se acaso, mesmo presente em juzo, permanecia indefesus, o magistrado autorizava o autor, se tanto pedisse, imisso na posse da coisa litigiosa ou na herana. J nos fins do perodo republicano, a falta de comparecimento produzia a vitria do autor presente, ou a absolvio do ru, se a ausncia fosse do autor. A doutrina costuma designar a expresso contumcia para a ausncia das partes audincia. Para alguns, contumcia gnero, do qual a revelia espcie. Quando o autor no comparece se diz que h contumcia do autor e quando o ru deixa de comparecer, se diz que h revelia. No dizer de Jos Augusto Rodrigues Pinto 3 , a contumcia transmite o significado mais geral de no comparecimento da parte a juzo, enquanto revelia nos vem o sentido mais particular de nocomparecimento do ru para a defesa, da expressar Gabriel de Rezende Filho que a contumcia do ru denomina-se revelia. E, considerando-se que a contumcia pode verificar-se em qualquer momento do desenrolar do processo, ainda mais precisa se torna a concluso de Pontes de Miranda: Revelia a contumcia quanto
Juiz do Trabalho na 2 Regio. Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Professor Universitrio. 2 Calmon de Passos, Jos Joaquim. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, 8 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 2001, pg. 331. 3 Pinto, Jos Augusto Rodrigues. Processo Trabalhista de Conhecimento, 7 Edio, So Paulo, LTR, 2005, pg. 399.
1

contestao. Ensina Cndido Rangel Dinamarco 4 : Revelia, instituto prprio do processo de conhecimento e ao cautelar, a inrcia consistente em no responder. No tem lugar no processo executivo, em que, com a citao, o demandado recebe a intimao para pagar, cumprir, depositar etc., e no a oferecer resposta; nem no monitrio, em que ele chamado apenas a pagar a soma devida ou entregar o bem mvel litigioso (arts. 621, 629, 632, 652, 1102-b). O conceito amplo, que abrange a inrcia em qualquer espcie de processo, a contumcia, gnero do qual a revelia espcie 5 . Conforme a definio do mestre paulista, a revelia a ausncia de resposta 6 , e no de contestao 7 . O ru que reconveio, que ops exceo ou que denunciou a lide a terceiro, etc., no revel ainda quando deixe de oferecer contestao. Conseqntemente, no se lhe aplica a sano estabelecida no art. 322 do Cdigo de Processo Civil, porque sua atitude no de inrcia processual 8 . Para Francisco Antonio de Oliveira 9 , revelia o estado imposto ao ru que, habilmente, citado, deixa de apresentar defesa. A revelia no est obrigatoriamente ligada ao no comparecimento do ru audincia. Poder comparecer e negar-se a formular defesa. A revelia se concretiza pelo ato objetivo da ausncia de defesa 10 . Luiz Guilherme Marioni e Srgio Cruz Arenhart 11 assim se manifestam: De acordo com o direito brasileiro, h duas situaes que podem ocasionar a revelia, cada qual dependente do tipo de procedimento que se adota. Dessa forma, em se tratando de procedimento ordinrio, a revelia opera-se diante da falta de contestao produzida pelo ru no prazo que se lhe concede para a defesa (art. 319 do CPC); j se o procedimento adotado for o sumrio, ento a revelia decorrer da ausncia injustificada do ru audincia preliminar e da no-apresentao de contestao.
Dinamarco. Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil, Volume III, So Paulo, Malheiros, 2001, pg. 457. 5 No mesmo sentido a definio de Humberto Theodoro Jnior, Ocorre a revelia ou contumcia quando, regularmente citado, o ru deixa de oferecer resposta ao, no prazo legal (Teodoro Jnior, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, Volume I, 24 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 1998, pg. 395. 6 O artigo 297 do CPC aduz que so modalidades de resposta: contestao, exceo e reconveno. 7 Manoel Antonio Teixeira Filho critica o entendimento acima com as seguintes ponderaes: No correto afirmar que revelia traduz ausncia de resposta do ru. Ora, a resposta do ru compreende exceo, a contestao e a reconveno, nos termos do artigo 297, do CPC. Na verdade, essa norma legal comete duas escorregadelas de ordem tcnica. Em primeiro lugar, coloca a contestao na frente da exceo, o que inadmissvel; em segundo , resume a trs as respostas do ru, quando, na verdade, h quando menos, mais uma: o reconhecimento da procedncia do pedido, de que fala o art. 269, inciso II, do mesmo Cdigo. Pois bem. Se revelia fosse ausncia de resposta, deveramos concluir que se o ru no oferecesse exceo ou reconveno (quando fosse o caso, por certo), seria revel. Nada mais equivocado, porquanto, desde que houvesse contestao ao, o fato de no excepcionar, nem reconvir, no o tornaria revel. Logo, s haver revelia quando o ru deixar de contestar, no prazo legal (Teixeira Filho, Manoel Antonio. A Prova no Processo do Trabalho, 8 Edio, So Paulo, LTR, 2003, pgs. 156/157). 8 Dinamarco. Cndido Rangel. Op. cit. pg. 458. 9 Oliveira, Francisco Antonio. Manual de Revelia, So Paulo, RT2002, pg. 83. 10 Segundo Pontes de Miranda, d-se a revelia, quando o ru, chamado a juzo, deixa que se extinga o prazo para contestao, sem a apresentar. Nos casos em que o autor fica em posio de ru, se no impugna a reconveno, revel tambm ele, porque ru e no respondeu ao ataque do reconvinte(Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, 3 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 1996, tomo IV, pg. 193) 11 Marinoni, Luiz Guilherme, e, Arenhart, Srgio Cruz. Manual do Processo de Conhecimento, 4 Edio, So Paulo, RT, 2005, pgs. 124/125.
4

Nos parece que, sob o prisma do Direito Processual Civil, revelia a ausncia de resposta, pois se o ru comparece e apresenta reconveno ou exceo ele atendeu ao chamado para vir a juzo. Se no apresentar contestao, haver a confisso, mas no a revelia. Nesse sentido o artigo 319 do CPC, in verbis: Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Ora, o referido dispositivo legal apenas disciplina os efeitos da ausncia de contestao e no o conceito de revelia. Sob outro enfoque, o artigo 320 do CPC diz que a revelia no induz, contudo, o feito mencionado no artigo antecedente..., o que robustece que o artigo 319 do CPC apenas disciplina um dos efeitos da revelia e no o seu conceito. A interpretao sistemtica dos artigos 319 e 320 ambos do CPC nos revela que a revelia no apenas a ausncia de contestao. Portanto, nos parece correto o conceito de Cndido Rangel Dinamarco. Como bem adverte Fredie Didier Jr 12 : A revelia um fato jurdico. A revelia no um efeito jurdico; a revelia no se confunde com seus efeitos. Duas so as situaes que se configuram como revelia: o no comparecimento do ru e o comparecimento sem apresentao de defesa. A doutrina tenta diferenciar estas duas situaes, tratando o comparecimento sem contestao com mais rigor, pois o ru tomou uma posio ativa. Nesta hiptese, haveria similitude com a situao da contestao genrica. A CLT disciplina a matria no artigo 844, da CLT que tem a seguinte redao: O no comparecimento do reclamante audincia importa o arquivamento da reclamao e o no comparecimento do reclamado importa revelia, alm de confisso, quanto matria de fato (o grifo nosso). Pelo confronto entre os artigos 319 do CPC e 844, da CLT, de plano, nota-se que o dispositivo celetista faz aluso revelia como sendo o no comparecimento do reclamado audincia. No h como se interpretar a revelia, sob o prisma do processo do trabalho, com a revelia no processo civil, pois enquanto neste a revelia se caracteriza com a ausncia de resposta (artigos 319 e 320 do CPC), naquele a revelia configura-se com a ausncia da parte (reclamado) audincia. Como a CLT tem regra especfica, no h como se aplicarem os conceitos do Direito Processual Comum (artigo 769, da CLT). Sob outro enfoque, o artigo 844, da CLT peremptrio ao asseverar que a ausncia do reclamante importa o arquivamento e a ausncia do reclamado importa revelia, revelando a especificidade do instituto no Direito Processual do Trabalho. Nesse sentido ensina Jorge Luiz Souto Maior 13 : No direito processual trabalhista a revelia advm do no comparecimento do reclamado audincia e no propriamente do fato de no ter apresentado defesa ou no ter dado mostras de que pretendia se defender (art. 844, da CLT). Com efeito, revelia, embora seja palavra de origem duvidosa, mais provavelmente tem sua origem ligada palavra espanhola rebeldia. Assim, revelia o desatendimento ao chamamento citatrio, que, no processo do trabalho, se faz pela notificao e tem como determinao principal o comparecimento audincia, na qual o citado poder, dentre outras medidas, oferecer defesa. No mesmo sentido Carlos Alberto Reis de Paula 14 :

12

Didier Jr., Fredie . Direito Processual Civil Volume I, 5 Edio, 2 Tiragem, Salvador, Edies Jus Podivm, 2005, pg. 453. 13 Maior, Jorge Luiz Souto. Direito Processual do Trabalho, So Paulo, LTR, 1998, pgs. 251/252.

Como j assentado, no procedimento ordinrio do processo civil, revel o ru que no contesta a ao (art. 319), j que para tanto foi citado (artigos 285 e 297). J no processo do trabalho, a revelia decorre do no comparecimento do reclamado audincia, como preceitua o art. 844, da CLT. Nos termos do caput do artigo 841, para tanto notificado (mais precisamente citado). O artigo 843 explicita a obrigatoriedade do comparecimento da partes audincia, quando, antes de apresentada a defesa, a JCJ empregar os seus bons ofcios e persuaso no sentido de uma soluo conciliatria do conflito (artigos 764, 846 e 847, todos da CLT). A contestao ato de audincia, no processo do trabalho, ao passo que no processo civil a contestao antecede audincia. Portanto, se o ru comparece, ainda que no apresente defesa, no ser considerado revel, aplicando-se aos fatos no impugnados a presuno prevista no art. 302 do CPC. Pelo exposto, no nosso sentir, a revelia, no Processo do Trabalho, conceitua-se como sendo a ausncia do reclamado, regularmente notificado, audincia em que poderia apresentar resposta 15 . Cumpre destacar ainda que a revelia, no Processo do Trabalho, somente tem relevncia se o autor comparecer audincia. Do contrrio, ainda que no comparea o ru, processo arquivado, o que equivale extino sem resoluo do mrito, no havendo qualquer conseqncia processual em face do reclamado, diante da dico do artigo 844, da CLT 16 . A revelia gera algumas conseqncias processuais, como a desnecessidade de intimao do ru dos fatos do processo (artigo 322, do CPC) 17 , o julgamento antecipado da lide (artigo 330 II, do CPC) e o principal deles que a presuno de veracidade dos fatos articulados na inicial (artigos 319 do CPC e 844, da CLT). O artigo 320 do CPC 18 diz no serem aplicveis os efeitos da revelia quando: a) havendo pluralidade de rus, um contestar a ao. Nesse caso, tem a doutrina se posicionado no sentido de que a matria tem que ser comum aos litisconsortes 19 . Ou seja, trata-se de litisconsrcio unitrio (artigo 47, do CPC) 20 ; b)se o
Reis de Paula, Carlos Alberto. Revelia. In Compndio de Direito Processual do Trabalho. Obra em Homenagem a Celso Agrcola Barbi. Coordenao de Alice Monteiro de Barros, So Paulo, LTR, 1998, pg. 298. 15 Nesse sentido, destaca-se a seguinte ementa: Revelia Ausncia da parte Comparecimento do advogado munido de procurao e defesa. Nos estritos termos do artigo 844, consolidado, a revelia caracteriza-se pelo no-comparecimento da reclamada na audincia, ao contrrio do que acontece no Processo Civil, que em seu artigo 319, entende que a revelia decorre da falta de contestao. (TRT 10a R 2a T RO no 702.2002.019.10.00-3 Rela. M. Piedade B. Teixeira DJDF 21.2.2003 p. 18) (RDT n 3 maro de 2003). 16 Nesse sentido Jorge Luiz Souto Maior (op. cit. pg. 248). 17 No processo do Trabalho, o artigo 852, da CLT exige que o revel seja intimado da sentena, ainda que por Edital. 18 No nosso sentir, o referido dispositivo perfeitamente aplicvel ao Direito Processual do Trabalho, pois a CLT omissa e h compatibilidade com as normas que regem o Processo do Trabalho (artigo 769, da CLT). 19 Nesse diapaso, oportunas as palavras de Nlson Nery Jnior: Caso um dos litisconsortes passivos conteste a ao, no ocorrem os efeitos da revelia quanto ao outro litisconsorte, revel. Essa no ocorrncia, entretanto, depende de os interesse do contestante serem comuns aos do revel. Caso os interesses dos litisconsortes passivos sejam opostos, h os efeitos da revelia, no incidindo o CPC 320 I (Nery Jnior, Nlson e Andrade Nery, Rosa Maria de. Cdigo de Processo Civil Comentado e Legislao Processual Extravagante, 7 Edio, So Paulo, RT, 2003, pg. 709). 20 No Processo do Trabalho muito comum, em hipteses de terceirizao, a empresa prestadora ser revel e a tomadora contestar os pedidos. Nessa hiptese, como a matria comum s duas reclamadas, no
14

litgio versar sobre direitos indisponveis (artigo 351 do CPC) 21 ; c) se a petio inicial no estiver acompanhada de documento essencial. Tambm, se o litgio versar sobre matria exclusiva de Direito, ou houver necessidade de designao de prova tcnica (artigos 420 do CPC e 195, da CLT) 22 no se faro presentes os efeitos da revelia. A SMULA 122 DO C. TST: A jurisprudncia do TST tem sido rgida quanto ao comparecimento das partes audincia 23 , fixando o entendimento no sentido de que, mesmo que comparea o advogado, munido de procurao e defesa, em audincia, sem
haver os efeitos de revelia em face da reclamada ausente. Nesse sentido a seguinte ementa: 1. Revelia/litisconsrcio Efeitos Eliso Aplicabilidade do artigo 320 do CPC. A contestao apresentada pelo litisconsorte (tomadora de servios) com impugnao especfica dos termos da inicial afasta os efeitos da revelia, conforme previsto no artigo 320 do CPC. Recurso provido para elidir os efeitos citados. 2. Ilegitimidade passiva. A recorrente parte legtima para figurar no plo passivo, porquanto na condio de tomadora dos servios, admitida na defesa, beneficiou-se diretamente do labor executado pelo recorrido. Assim sendo, satisfeitas as condies da ao, supera-se a questo levantada. Negada. 3. Responsabilidade subsidiria do tomador de servios. A subsidiariedade responsabilidade patrimonial cujo objetivo garantir ao empregado o pagamento de todos os seus direitos trabalhistas. Inadmissvel que o hipossuficiente venha a sofrer perdas de natureza alimentcia em face de um contrato de natureza civil celebrado entre as empresas prestadora e tomadora de servios. Mantida sentena. 4. Data de admisso. Competia ao reclamante o nus de comprovar a ampliao do lapso laboral por ser fato constitutivo de seu direito. Todavia, dele no se desincumbiu haja vista que a prova emprestada em nada ratifica suas afirmaes e os efeitos da revelia foram afastados. Desta forma, impe-se a reforma da r. sentena no particular (TRT 10 R 2 T RO n 982/1998.019.10.00-2 Rel. Maria Piedade B. Teixeira DJDF 12.11.04 p. 18) (RDT n 12 Dezembro de 2004) 21 Ensina Coqueijo Costa: O direito indisponvel se o titular no livre de manifestar a sua vontade quer relativamente, quer absolutamente conforme disponha a lei. Vale dizer: o direito indisponvel quando a vontade das partes for ineficaz para produzir o efeito jurdico que pela ao se pretenda obter (CPC portugus, art. 366). Sobre tal conceito, no finam ou doutores. direito inseparvel da pessoa (Hlio A. W. Cortes). Pela sua natureza, absoluto, extrapatrimonial, extra commercium, intransmissvel, imprescritvel, impenhorvel, vitalcio e necessrio. Por isso, exemplifica aquele autorr com a uma clusula de contrato de trabalho que impea o empregado, em qualquer hiptese, abandonar o local de trabalho. Seria ela inconstitucional e a revelia do empregado no envolveria confisso quanto ao ponto. O direito de ir e vir faz parte inseparvel da personalidade(Coqueijo Costa, Carlos. Direito Judicirio do Trabalho, Rio de Janeiro, Forense, 1978, pg. 223). 22 Adverte com propriedade Coqueijo Costa: Mesmo no sendo vinculatria a percia, pois o juiz pode decidir contra o laudo (CPC, art. 436), a relao processual se integra dessa prova tcnica porque a lei assim entende, pressupondo, de logo, que os conhecimentos jurdicos do Juiz, quanto ao ponto versado na lide, so insuficientes, demandando a informao tcnica. Ao juiz defeso, ento, indeferir a percia, porque a prova do fato depende do conhecimento especial de tcnico (CPC art. 420, pargrafo nico, I), ex vi legis. O Decreto-lei 389, de 26.12.98, manda que se proceda percia tcnica para se classificar e caracterizar, qualitativa e quantitativamente, a insalubridade e a periculosidade, assim sejam estas argidas em juzo (art. 1). O CPC impe tambm a percia indispensvel em certos tipos de ao. Deduzse da que, versando o pedido sobre qualquer dos adicionais referidos, o Juiz do Trabalho h de verificar que o efeito da revelia no se produz, posto que impossvel a confisso ficta de fato para o qual a lei estabelece prova tcnica indispensvel e insubstituvel por outro meio de prova (Coqueijo Costa, Carlos. Op. cit pg. 229). 23 Nesse sentido destacam-se as seguintes ementas: AUSNCIA DA RECLAMADA COMPARECIMENTO DE ADVOGADO A reclamada ausente audincia em que deveria apresentar defesa revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao (TRT 4 R. RO 00085.010/98-7 5 T. rel. Juiz Ricardo Gehling.- j. 28.10.1999). AUSNCIA DA PARTE PRESENA DO ADVOGADO ELISO No processo do trabalho, a revelia decorre da ausncia injustificada do reclamado audincia, a teor da norma contida no art. 844 da CLT A inrcia da parte no suprida pela presena de seu advogado, ainda que munido de procurao e defesa Prevalncia da OJ 74, da SDI/TST Recurso conhecido e desprovido (TRT 10 Regio RO 3787/99 1 T. rel. Juiz Jos Ribamar O. Lima Jnior j. 05.04.2000).

o preposto, tal situao no suficiente para elidir os efeitos da revelia. Nesse sentido a Smula 122, do C. TST 24 : A reclamada, ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente seu advogado munido de procurao, podendo ser ilidida a revelia mediante a apresentao de atestado mdico, que dever declarar, expressamente, a impossibilidade de locomoo do empregador ou do seu preposto no dia da audincia. No sentido da referida Smula, ensina Amauri Mascaro 25 Nascimento : No processo trabalhista exigido o comparecimento das partes audincia. Nesta os atos processuais so praticados. A contestao ato de audincia. Segue-se o depoimento pessoal na mesma audincia, quando una, ou na seguinte, quando h desdobramento. Configura-se a revelia com a ausncia do reclamado na audincia em que deve contestar, mas tambm est plenamente configurada se, ausente a parte, est presente o seu advogado, porque mesmo revelado o nimo de defesa no basta esse detalhe; a audincia ato procedimental concentrado que exige a presena da prpria parte, que deve no apenas contestar, mas depor 26 . Concordamos em parte com a referida Smula 122, pois no comparecendo o empregador ou seu preposto audincia, inegavelmente, haver revelia, j que o artigo 844, da CLT exige a presena da parte 27 , entretanto, no nosso sentir, o advogado poder juntar a defesa e documentos que podero ilidir os efeitos da revelia, j que houve nimo de defesa por parte da reclamada 28 .
Smula com a redao dada pela Res. 129/2005 DJ 20.4.2005. Nascimento. Amauri Mascaro. Curso de Direito Processual do Trabalho 20 Edio, So Paulo, Saraiva, 2001, pg. 405. 26 No mesmo sentido Mozart Victor Russomano: A jurisprudncia moderna tem entendido que quando o reclamado no comparece audincia, mas exterioriza sua inteno de se defender no autos, enviando mesma, por exemplo advogado munido de procurao no deve ser declarado revel e confesso. Tal orientao incompreensvel, em face dos claros termos do artigo precedente. Se a lei exige a presena da parte, independentemente da presena de seu representante,como vamos admitir que o reclamado com procurador constitudo possa eximir-se de comparecer em juzo, desde que seu advogado o faa? A substituio do reclamado s pode ser feito na forma dos pargrafos 1 e 2 do artigo anterior. Entre as pessoas aptas a serem substitudas pelo ru, no processo trabalhista, no figuram os advogados, solicitadores e provisionados. A ser assim, por um dever indeclinvel de justia e de coerncia, tambm quando o reclamante no comparecer audincia, mas nela estiver presente o seu advogado, o processo no ser arquivado. Teremos, pois, um processo trabalhista em que as partes no comparecem, mas que marcha normalmente, porque esto presentes seus advogados. Onde fica a regra do art. 843? (Russomano, Mozart Victor. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho, Volume V, 6 Edio, Rio de Janeiro, Jose Konfino, 1963, pg. 1463/1464). 27 Como bem adverte Tostes Malta: A ausncia do advogado da parte no tem qualquer conseqncia segundo a jurisprudncia dominante, que reconhece s partes o ius postulandi(Tostes Malta, Cristvo Piragibe. Prtica do Processo Trabalhista, 31 Edio, So Paulo, LTR, 2003, pg.319). 28 Nesse sentido, destacam-se as seguintes ementas: Revelia. H de ser elidida, uma vez caracterizado o nimo de defesa, atravs do comparecimento sala de audincia do patrono, portando instrumento de mandato e defesa e comparecendo o preposto pouco tempo aps o trmino da assentada (TRT 1 R 3 T RO n 27227/95 Rel. Juza Ndia de A. Aguiar DJRJ 29.06.98 pg. 163). Ausncia do reclamado em audincia inicial Presena do advogado nimo de defesa No decretada a revelia. A presena do advogado da parte reclamada na audincia inicial, devidamente representado e munido de defesa, afasta a revelia. A oferta da contestao evidencia a inteno de defesa da parte ausente. (TRT 15 R 4 T Ac. n 1466/2002 Rel. Renato Burato DJSP 14.1.2002 p. 48). Cassao da pena. Revela-se cerceado o direito da parte quando o advogado comparece audincia portando defesa e documentos que foram devolvidos e aplicada a pena mxima de revelia. A ausncia da parte poderia implicar na pena de confisso, mas, admitindo-se prova em sentido contrrio, no poderia deixar de ser recebida a defesa com os documentos que a acompanhavam, mesmo porque o advogado portava o competente instrumento de mandato( TRT - 3 R - 1 T - RO 01809/95 - Rel. Marcos H. Molinari DJMG 21.04.95 - DJMG 21.04.95 - pg. 53). Revelia. Inexiste revelia se a reclamada, mesmo ausente na
25 24

Como bem adverte Jorge Luiz Souto Maior 29 : Revelia h, em funo do no comparecimento do reclamado audincia, sendo que a eventual presena de advogado seu, portando defesa e procurao, no supre essa rebeldia, pressupostamente injustificada, havendo, tambm, por conseguinte, a pena de confisso quanto matria de fato, nos moldes acima fixados. Justifica-se, no entanto, o recebimento dos documentos trazidos audincia porque sendo apenas relativa a presuno criada pela pena de confisso, a soluo do litgio poder no ser o resultado pretendido pelo reclamante, conforme se infira dos demais objetos de prova constantes dos autos e o juiz, imbudo do propsito de fazer justia, no deve impedir que tal documentao venha aos autos, reservando-se ao reclamante a oportunidade de contrapor-se a esse elemento de prova, inclusive com prova testemunhal, quando a documentao trazida parea suficientemente clara para derrubar a presuno j instalada a seu favor. Ora, sabido que o processo no um fim em si mesmo, pois est a servio do direito material, ou seja, o processo tem a finalidade de assegurar o Direito e no o contrrio, vale dizer: o processo no pode criar o direito. Se o advogado comparece, com procurao, defesa e documentos, dever lhe ser facultada a juntada em homenagem ao melhor direito e aos ditames de justia. Alm disso, hodiernamente, o processo tem sido interpretado, com primazia no seu aspecto constitucional (constitucionalizao do processo), ressaltando o seu carter publicista. Desse modo, o juiz deve interpretar a legislao processual de forma a propiciar no s a efetividade (resultados teis do processo) como tambm assegurar a garantia do contraditrio e acesso das partes justia. Nenhuma norma processual infraconstitucional absoluta, devendo o juiz valorar os interesses em conflito e dar primazia ao interesse que carece maior proteo. Sendo assim, no se mostra razovel que o juiz imponha carga to pesada ao reclamado, que contratou advogado, elaborou defesa, compareceu audincia na data aprazada e por algum motivo no justificvel, o preposto no compareceu. Ensina Nlson Nery Jnior 30 : Segundo o princpio da proporcionalidade, tambm denominado de lei da ponderao, na interpretao de determinada norma jurdica, constitucional ou infraconstitucional, devem ser sopesados os interesses e direitos em jogo, de modo a dar-se a soluo concreta mais justa. Assim, o desatendimento de um preceito no pode ser mais forte e nem ir alm do que indica a finalidade da medida a ser tomada contra o preceito sacrificado. Atua com bastante nfase e eficcia no direito alemo, notadamente no direito constitucional e no direito processual penal. Alis, h normas expressas na Ordenana Processual Penal Alem (StrafprozeBordnung StPO) indicando a doo do princpio da proporcionalidade naquele sistema jurdico, como por exemplo, StPO, 11212 e 120I. As principais decises do Tribunal Constitucional da Alemanha (BVerfG) sobre a construo, naquele pas, do princpio da proporcionalidade, em comparao com as decises de nosso Supremo Tribunal Federal sobre a ponderao de direitos igualmente protegidos pela Constituio Federal, indicam-nos verdadeira similitude entre a teoria e a praxis dos tribunais, de modo a
audincia inicial, faz-se representar por advogado munido de instrumento de mandato e defesa (TRT 2 R 1 T Ac. n 2970258735 Rel. Braz Jos Mollica DJSP 16.06.97 pg. 44). 29 Maior, Jorge Luiz Souto.Direito Processual do Trabalho, So Paulo, LTR, 1998, pg. 252. 30 Nery Jnior, Nlson. Princpios do Processo Civil na Constituio Federal, 8 Edio, So Paulo, RT, 2004, pg. 197.

fazer com que seja vlida, aqui, a doutrina alem sobre o mencionado princpio da proporcionalidade. O fundamento constitucional do princpio da proporcionalidade encontra-se no contedo do princpio do Estado de Direito, havendo, ainda, quem entenda situar no princpio do devido processo legal. Joo Batista Lopes 31 se referindo ao princpio da proporcionalidade, sustenta com propriedade: No campo do processo civil, intensa sua aplicao, tanto no processo de conhecimento como no de execuo e no cautelar. No dia-a-dia forense, v-se o juiz diante de princpios em estado de tenso conflitiva, que o obrigam a avaliar os interesses em jogo para adotar a soluo que mais se ajuste aos valores consagrados na ordem jurdica. O princpio da proporcionalidade tem ntima relao com a efetividade do processo na medida em que, ao solucionar o conflito segundo os ditames da ordem constitucional, est o juiz concedendo a adequada proteo ao direito e atendendo aos escopos do processo. Tambm cabe ao juiz, como agente poltico, zelar, no s pela igualdade de tratamento s partes, mas tambm pela justia da deciso. Como bem adverte Cndido Rangel Dinamarco 32 : o juiz indiferente s escolhas axiolgicas da sociedade e que pretenda apegar-se a um exagero literalismo exegtico tende a ser injusto, porque pelo menos estende generalizaes a pontos intolerveis, tratando os casos peculiares como se no fossem portadores de peculiaridades, na ingnua crena de estar com isso sendo fiel ao direito. O juiz moderno compreende que s lhe exige imparcialidade no que diz respeito oferta de iguais oportunidades s partes e recusa a estabelecer distines em razo das prprias pessoas ou reveladoras de preferncias personalssimas. No se lhe tolera, porm, a indiferena. Manoel Antonio Teixeira Filho 33 diverge da orientao dada pela Smula 122 do C. TST 34 com os seguintes argumentos: Com efeito, se o advogado do ru comparece audincia, portanto contestao ou pretendendo aduzi-la, oralmente, evidente, elementar que o ru jamais pode ser considerado revel, pois revelia traduz, exatamente, a ausncia injustificada de contestao. Ora, chega a ser surrealista o entendimento de ser revel quem est desejando defender-se em juzo (...)Para resumir: o contedo da OJ n. 74, da SDI-I do TST, a nosso ver, juridicamente insustentvel, pelas seguintes razes: a)considera revel o ru, cujo advogado est presente audincia inicial, regulamente munido de procurao e de contestao, ou que pretendia formular,j oralmente, a defesa; b) considera confesso o ru, quando se sabe que o preposto ausente no seria interrogado naquela audincia Da o carter surrealista da precitada Orientao. No mesmo sentido Srgio Pinto Martins 35 :
Lopes, Joo Batista. Princpio de Proporcionalidade e Efetividade do Processo Civil. Estudos de Direito Processual Civil. Homenagem ao Professor Egas Dirceu Moniz de Arago. Coordenao de Luiz Guilherme Marinoni, So Paulo, RT, 2005, pg. 135. 32 Dinamarco, Cndido Rangel. A Instrumentalidade do Processo, 12 Edio, So Paulo, Malheiros, 12, 2005, pg. 239. 33 Teixeira Filho. Manoel Antonio. A Prova no Processo do Trabalho, 8 Edio, So Paulo, LTR, 2003, pgs. 157/158. 34 Na poca o entendimento constante desta Smula constava da OJ 74, da SDI-I, do C. TST que tinha a seguinte redao: Revelia. Ausncia da reclamada. Comparecimento de advogado. A reclamada ausente audincia em que deveria apresentar defesa, revel, ainda que presente o seu advogado munido de procurao. 35 Martins, Srgio Pinto.Comentrios CLT, 6 Edio, So Paulo, Atlas, 2003, pg. 823.
31

O advogado que comparece audincia, munido de defesa, procurao e contrato social, embora no comparea o preposto, pode apresentar a contestao, inexistindo revelia, pois manifesto o propsito de defesa. Diante do exposto, conclumos que apesar de ausente o 36 preposto, imotivadamente audincia, mas presente o advogado munido de defesa, documentos e procurao, dever o juiz determinar a juntada da defesa e dos documentos, reputar o reclamado revel, mas apreciar livremente as razes de defesa e os documentos, que podero elidir os efeitos da revelia, segundo o seu livre convencimento (artigos 131 do CPC e 765, da CLT) 37 . A SMULA 74 DO C. TST Conforme se denota dos artigos 319, do CPC e 844, da CLT, a revelia gera conseqncias pesadas ao ru, vez que faz presumir a veracidade dos fatos narrados na inicial. Entretanto, embora a CLT (artigo 844) diga importa revelia, alm de confisso..., consenso na doutrina de que essa presuno de veracidade da matria ftica relativa38 e no absoluta, cabendo ao juiz apreciar a extenso dos efeitos da revelia. Como bem adverte Jos Augusto Rodrigues Pinto 39 : Dois atributos devem ser considerados na confisso resultante da revelia declarada, em face das limitaes que estabelecem sobre seus efeitos jurdicos.
Utiliza-se o termo imotivadamente, pois se houve motivo justo, a audincia dever ser adiada pela interpretao a contrario sensu do artigo 843, da CLT e pela parte final da Smula 122, do C. TST. 37 Para Amador Paes de Almeida: Equivocada se nos afigura a concluso do TST na Orientao Jurisprudencial n. 74 da Sesso de Dissdios Individuais, considerando revel a reclamada se ausente audincia em que deva apresentar defesa, ainda que presente seu advogado, munido de procurao! Quer nos parecer que o princpio da oralidade, que faculta s partes, ou a seus advogados, desde que munidos de procurao judicial, formular defesa oral (art. 847 da CLT), foi postergado pela Corte Trabalhista. O correto a aplicao da confisso ficta reclamada ausente, facultado ao advogado, credenciado pela procurao, formular defesa oral, o que afasta a revelia (Almeida, Amador Paes de. Curso Prtico de Processo do Trabalho, 14 Edio, So Paulo, Saraiva, 2002, pg. 209). No mesmo sentido Valentin Carrion: A revelia, como um mal necessrio, caricatura de Justia, no de ser ampliada. Comparecendo o advogado da parte ou mesmo qualquer pessoa com a contestao assinada pelo ru (ius postulandi), inexiste revelia; decises isoladas, mas acertadas, admitem a presena do advogado para elidir a revelia (no a confisso), por constituir tal ato evidente manifestao de nimo de defesa que se coaduna com uma dos grande direitos e garantias fundamentais da CF de 1988, art. 5, LV: aos litigantes, em em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerente...(Carrion, Valentin. Comentrios CLT, 30 Edio, So Paulo, Saraiva, 2005, pg. 686). Para Wilson de Souza Campos Batalha, ao se referir hiptese presente sustenta: Data vnia, , deve-se fazer ntida distino entre revelia e confisso. Revel quem no comparece a juzo para defender-se e como tal no pode ser considerada a parte que no comparece audincia representada por advogado legalmente constitudo. Confesso se reputa quem no cmpareceu para prestar depoimento pessoal (Batalha, Wilson de Souza Campos. Tratado de Direito Judicirio do Trabalho, 2 Edio, So Paulo, LTr, 1985, pg. 477). 38 Para Jorge Luiz Souto Maior: Essa presuno, no entanto, na ausncia de qualquer elemento probatrio em sentido contrrio, no pode ser levada a extremos, fazendo com que a revelia faa do preto branco ou do falso verdadeiro. Por isso, o autor dever provar os fatos que alega na inicial, mesmo no caso de revelia, quando constar inverossimilhana dos fatos narrados ou a incompatibilidade de tais fatos com os prprios termos da demanda. Alm disso, no se operar esse efeitos da revelia: caso se saiba, notoriamente que o fato alegado pelo autor no verdadeiro; quando o fato alegado for impossvel de ter ocorrido; quando na inicial faltar o instrumento pblico que a lei considere essencial para a prova do autor; quando se tratar de direitos indisponveis; e, quando houve pluralidade de rus e a revelia for apenas de um deles (Op. cit. pg. 250) 39 Pinto, Jos Augusto Rodrigues. Op. cit. pg. 400.
36

O primeiro deles de que a confisso presumida se limita a fatos, no podendo alcanar direitos. O segundo o de que, por sua natureza, a confisso reconhecida contra o revel presumida, fictcia ou de fantasia, diversamente da confisso real ou direta, que se pode obter judicial ou extrajudicialmente. Sendo assim, sujeita-se confrontao com outros elementos comprobatrios do fato confessado e capaz de ceder diante da melhor prova deles emergente. Por isso mesmo, embora esteja o Juzo autorizado a dispensar a instruo e julgar imediatamente a lide contra o revel, importante, antes de faz-lo, examinar a articulao dos fatos na postulao do autor, a fim de estabelecer, atravs de interrogatrio deste, uma verificao mais firme de sua existncia, permitindo uma comparao entre a confisso real (possvel de obter, interrogando-o) e a presumida (obtida por inrcia, falta de defesa). O Tribunal Superior do Trabalho , recentemente alterou a Smula 74, com a seguinte redao: CONFISSO. (INCORPORADA A ORIENTAO JURISPRUDENCIAL N. 184, DA SDI-I Res. 129/2005 DJ 20.04.2005) I-Aplica-se a pena de confisso parte que, expressamente intimada com aquela cominao, no comparecer audincia em prosseguimento, nal qual deveria depor. II-A prova pr-constituda nos autos pode ser levada em conta para confronto com a confisso ficta (artigo 400, I, do CPC), no implicando cerceamento de defesa o indeferimento de provas posteriores. O ponto mais polmico da referida Smula pertine amplitude probatria do juiz quando h revelia. Pela dico do inciso II, da referida Smula o juiz no est obrigado a deferir a produo de provas por parte do revel, pois o revel, no tendo contestado, no controverteu os fatos e se no h fatos controvertidos, no h razo para a produo de provas (artigos 334, II e 400, I , do CPC). Concordamos em parte com o posicionamento do TST, pois, efetivamente, ao revel no deferido, como regra geral, o direito de produzir provas, entretanto, o juiz apreciar livremente os efeitos da revelia, vale dizer: se a matria ftica est incontroversa ou no, nos termos do princpio do livre convencimento motivado (artigo 131, do CPC e tambm luz do artigo 765, da CLT). Caso entenda o juiz que a pretenso do autor no est verossmil, ou se mostra fora da razoabilidade, poder determinar a produo de provas, inclusive por parte do autor. Com efeito, h muito o juiz o juiz deixou de ser um convidado de pedra na relao jurdica processual. Na moderna teoria geral do processo, ao juiz cabe zelar pela dignidade do processo, pela busca da verdade real 40 e por uma ordem jurdica justa. Isso no significa dizer que o juiz est negando vigncia ao artigo 844, da CLT, ou ao princpio de igualdade de tratamento s partes (artigo 125 do CPC) 41 , est apenas, diante de situaes especiais, garantindo a dignidade da justia,
Segundo Piero Calamandrei (apud Duarte, Bento Herculado. Poderes do Juiz do Trabalho. Direo e Protecionismo Processual, So Paulo, LTR, 1999, pg. 87) O juiz o guarda e a garantia de tudo quanto mais caro se tem no mundo. Nele se sada a paz do lar, a honra e a liberdade. A vida de um homem, a felicidade de uma famlia inteira depende de seu resultado. o juiz a testemunha corprea da lei, de que deponde a sorte dos homens terrqueos. O juiz possui, na verdade, como mago de fbula, o poder sobrehumano de fazer no mundo do Direito as mais monstruosas metamorfoses e dar s sombras as aparncias eternas de verdade. 41 Como pondera Jlio Csar Bebber: A imparcialidade que se exige do juiz objetiva (CPC, arts. 134 e 135; CLT, artigo 801), e no subjetiva, podendo ser resumida na ausncia de interesse particular na causa.
40

da aplicao justa e equnime da lei e uma ordem jurdica justa 42 . O entendimento acima ganha corpo no Direito Processual do Trabalho tem o princpio do inquisitivo no que tange iniciativa probatria do juiz (artigo 765, da CLT). Como bem adverte Jlio Csar Bebber 43 : A revelia no violenta a livre conscincia do juiz para ditar-lhe o seu convencimento, no inibindo, igualmente, o amplo poder instrutrio que, no dizer do prprio Jos Roberto dos Santos Bedaque, elemento indissocivel da efetividade do processo. O juiz no tem o compromisso de satisfazer a vontade do legislador. Cabe-lhe, sim, atender vontade objetiva da norma, que possui vida independente de seu criador. Nesse sentido, destacamos a seguinte ementa: CONDENAO DA RECLAMADA NA INDENIZAO POR DANOS MORAIS NO CONFIGURAO DOS PRESSUPOSTOS DA RESPOSNABILIDADE AQUILIANA NO APLICAO DE SEUS EFEITOS. A revelia, como fato processual, no autoriza, por si s, que o juiz aceite como verdadeiros todos os fatos narrados na exordial. A conseqncia processual estabelecida pelo legislador ao revel, em face da ausncia de depoimento pessoal, presuno (relativa) dos fatos alegados. A revelia no implica na proibio, no processo do trabalho especialmente, de o juiz, no exerccio do amplo poder diretivo que lhe conferido (artigo 765, da CLT), adotar providncias que entender necessrias para o descobrimento da verdade. O juiz deve ter em mente que a confisso ficta, como o adjetivo demonstra, no constitui motivo para a admissibilidade, como verdadeiros, dos fatos exposto pelo autor, seno constitui ela um expediente, uma frmula objetiva prevista para superar o problema causado por quem quebrou o deve de ser interrogado e de impugnar os fatos narrados pela outra parte. A alegao de ocorrncia de danos morais, por sua vez deve vir acompanhada de prova robusta que evidencie a configurao dos pressupostos autorizadores da responsabilidade aquiliana: a ao ou omisso, o dano, o nexo de causalidade entre ambos e o dolo e a culpa do agente, sem o qu improcede o pedido (TRT 15 R. Proc. 32788/97 5 T. Rel. desig. Juiz Lus Carlos Cndido Martins Sotero da Silva DOESP 25.05.1999 p. 84). Tambm entendemos que o revel pode ingressar na relao jurdica processual, no estado em que ela se encontra e produzir contra-provas s prova provas eventualmente produzidas pelo autor, com por exemplo, impugnar eventual prova pericial, em homenagem ao princpio do contraditrio e ampla defesa (artigo 5o, LV, da CF e Smula 231 do STF 44 ).
Imparcialidade no significa indiferena axiolgica,e juiz imparcial no sinnimo de juiz insensvel e inerte, mas sim, de juiz que dirige o processo sem interesse pessoal. juiz comprometido com os idias de justia; de juiz que procede movido pela conscincia de sua responsabilidade; de juiz que no se deixa influenciar por fatores estranhos aos seus conhecimentos jurdicos, e d aos caso desfecho que corresponde ao justo. O juiz resguardar sua imparcialidade, se ao determinar de ofcio a produo de alguma prova, submeter a mesma ao contraditrio, permitindo s partes que sobre ela se manifestem (Bebber, Jlio Csar. Princpio do Processo do Trabalho, So Paulo, LTR, 1997, pg. 445). 42 Segundo Bento Herculano Duarte: O bom magistrado no deve pretender ostentar a posse exclusiva da verdade. Deve ele procurar contemplar placidamente os fatos, e, tal contemplao extrair naturalmente uma deciso em substncia justa (o fator contemplativo no significa, necessariamente, em inrcia). Ser ele, assim, um Juiz caridoso, aos olhos do homem e, precipuamente, vista divina(Duarte, Bento Herculano, Poderes do Juiz do Trabalho. Direo e Protecionismo Processual, So Paulo, LTR,1999, pg. 94. 43 Bebber, Jlio Csar. Revelia e Livre Convencimento. In Processo do Trabalho. Temas Atuais, So Paulo, LTR, 2003, pg. 69. 44 Smula 231 do STF: O revel, em processo civil, pode produzir provas, desde que comparea em momento oportuno.

Nesse diapaso, oportunas as palavras de Calmon de Passos 45 : Tecnicamente, ensina Carnelutti, a contumcia constitui certo perigo para o processo, mxime se involuntria. Posto que o melhor meio de fazer conhecida a lide do juiz a atividade da parte visto como atravs de cada qual das partes dominada pelo seu interesse em lide, faz-se mister a atividade combinada das duas partes, para que esse conhecimento seja exato e completo. Rosenberg disse-o em outras palavras: A essncia do processo civil moderno se encontra numa comunidade de trabalho de juzes e partes, que devem preocupar-se, conjuntamente, com facilitar ao juiz a firme obteno da verdade e restabelecer, mediante um procedimento vivo, a paz jurdica entre as partes em disputa, e, com isso, assegura a paz da comunidade. Cumpre ainda destacar a posio de Cndido Rangel Dinamarco 46 : Como toda presuno relativa, tambm essa no tem o valor tarifado e invarivel prprio aos sistemas de prova legal. No sistema da livre apreciao de prova, segundo os autos, o juiz dar-lhe- o valor que sua inteligncia aconselhar, feito o confronto com o conjunto dos elementos de convico eventualmente existente nos autos e levando em conta a racional probabilidade de que os fatos hajam ocorrido como disse o autor. No mesmo sentido o artigo 20, da lei 9099/95, que resta aplicvel, perfeitamente ao processo do trabalho 47 , por fora do artigo 769, da CLT, j que trata-se de norma de Direito Processual Comum. Com efeito, aduz o indigitado dispositivo legal: No comparecendo o demandado sesso de conciliao ou audincia de instruo e julgamento, reputar-se-o verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, salvo se o contrrio resultar da convico do juiz (grifou-se). Como bem adverte Jorge Luiz Souto Maior 48 : A sentena, tanto quanto possvel, deve alicerar-se na prova real e no na ficta confessio, conforme prev, alis, o artigo 20, da Lei n. 9099/95(...)Especialmente, h de se adotar essa postura a de no reconhecer o efeito de presuno relativa da revelia quando, no processo do trabalho, o reclamante requeira a declarao da existncia de vnculo empregatcio e no haja, nos autos, qualquer elementos de convico neste sentido. que essa declarao pode se prestar a fins fraudulentos e o rigorismo das formas processuais no pode fazer do juiz um inevitvel partcipe dessa inteno. Em razo do exposto, entendemos que o juiz do trabalho deve tomar muita cautela quando h revelia 49 . Examinar detidamente a inicial, os

Calmon de Passo, Jos Joaquim, Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, Volume III, 8 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 2001, pg. 345. 46Dinamarco. Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil, Volume III, So Paulo, Malheiros, 2002, pg. 535. 47Como bem assevera Dinamarco, sob o prisma do Direito Processual Civil (op. Cit. Pg. 535), se referindo ao artigo 20 da lei 9099/90essa uma norma federal de direito processual, posterior ao Cdigo de Processo Civil, que se impe em todos os setores do processo civil nacional. 48 Maior, Jorge Luiz Souto. Op. cit. pg. 251 49 Como bem adverte Jos Augusto Rodrigues Pinto: Sabe-se que, na Justia do Trabalho, a expectativa da revelia propicia uma pequena indstria do exagero dos pedidos, que a cautela do Juzo interrogando o autor sobre fatos presumivelmente confessados, desestimular eficazmente. Sob outro aspecto, quando a inicial tiver instruda com documentos a sentena a ser proferida contra o revel dever ser antecedida pelo exame cuidados de seu contedo, com vista a limitar os efeitos drsticos da confisso fictcia (Rodrigues Pinto, Jos Augusto. Op. cit. pg. 401).

45

documentos juntados 50 . Tomar o depoimento pessoal do autor, que poder limitar ou elidir os efeitos da revelia 51 . Verificar se no esto presentes as hipteses de eliso dos efeitos da revelia (artigo 320 do CPC), se o litgio versa sobre matria de direito, ou h necessidade de realizao de prova tcnica (artigos 420 do CPC e 195, da CLT) 52 . Entendemos tambm que o juiz, se no estiver convencido da verossimilhana da verso do autor ou da razoabilidade da pretenso, dever determinar a dilao probatria (artigos 130 do CPC e 765, da CLT). CONCLUSES Diante de todo o exposto conclui-se: a)Enquanto no Direito Processual Civil a revelia conceitua-se como a ausncia de resposta do ru, no Direito Processual do Trabalho, a revelia conceituada como sendo a ausncia do reclamado, regularmente notificado, audincia em que poderia apresentar resposta; b)Mesmo que ausente o preposto, se estiver presente o advogado munido de procurao, contestao e documentos, o juiz deve proceder a sua juntada, pois houve nimo de defesa e tambm em razo dos princpios de justia, efetividade, razoabilidade e proporcionalidade na interpretao das normas processuais;. c)A revelia gera, no Processo do Trabalho, presuno relativa dos fatos articulados na inicial, qual pode ser elidida por provas j constantes dos autos ou provas a serem determinadas pelo juiz; d)Caso no se convena da verossimilhana da alegao da inicial, ou da razoabilidade da pretenso, pode o juiz prosseguir na dilao probatria, j que, mesmo diante da revelia, os poderes instrutrios do juiz do trabalho so amplos (artigos 130 do CPC e 765, da CLT); e) recomendado ao magistrado cautela quando h revelia, devendo sempre analisar detidamente a inicial, os documentos juntados e ouvir o
Para Jlio Csar Bebber, sempre, ento, que diante da revelia o juiz se sentir inseguro para julgar, mesmo sendo crveis os fatos alegados pelo autor, deve agir de ofcios, no sentido de interrogar as partes (CPC, art. 342; CLT, art. 848), bem como determinar a produo das provas que julgar necessrias para formar o seu convencimento (CPC, art. 130; CLT, art. 765), instando o autor atividade, sob cominao de consider-lo no ocorrido (Op. cit. pgs. 71/72). 51 Segundo Wagner D. Giglio: Nada obstante, sendo a ficta confessio uma abstrao do mundo jurdico, e tendo o processo trabalhista, mais do que qualquer outro, o escopo de buscar a verdade real dos fatos, prossegue a instruo do feito, tomando-se o depoimento pessoal do reclamante, considerando-se que a tentativa de conciliao ficou prejudicada pela ausncia do reclamado. A tomada do depoimento pessoal no deve causar espcie, no apenas pela razo supra-exposta, mas tambm porque a prpria lei prev, para esse ato, a iniciativa do juiz, agindo ex officio (CLT, art. 848). Dessarte, a inquirio do reclamante ato jurdico que independe do requerimento do reclamado: seja este revel ou no, pode ser tomado, com o objetivo de obter a confisso real do reclamante e esclarecer a verdade. E obtida a confisso real esta prevalece sobre a fico jurdica, como lgico e bvio, prescindindo de maiores explicaes, portanto. Vamos mais longe: se houve necessidade, para conhecimento da verdade real, podero ser inquiridas testemunhas do reclamante. Se no, como acontece na maioria dos casos, segue-se a produo de razes finais e, novamente, prejudicada a tentativa de conciliao, passa-se ao julgamento (Giglio, Wagner D. e Veltri Corra, Claudia. Direito Processual do Trabalho, 15 Edio, So Paulo, Saraiva, 2005, pg. 199). 52 Nesse sentido, destaca-se a seguinte ementa: REVELIA-EFEITOS-ART. 319 DO CPC A presuno contida no art. 319 do Cdigo de Processo Civil de que se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor no conduz, necessariamente, procedncia do pedido inicial, que depender do exame pelo juiz, com base nas circunstncias dos autos, das conseqncias jurdicas dos fatos. A conseqncia processual da revelia semelhante da confisso (artigo 348 do CPC), bem diversa, portanto, daquela prpria do reconhecimento do pedido (art. 269, II, do CP). Recurso no conhecido (STJ Resp. 94193-SP -4 T. rel. Min. Csar Asfor Rocha DJU 03.11.98 p. 140).
50

reclamante, pois sua confisso pode elidir os efeitos da revelia. BIBLIOGRAFIA Almeida, Amador Paes de. Curso Prtico de Processo do Trabalho, 14 Edio, So Paulo, Saraiva, 2002. Batalha, Wilson de Souza Campos. Tratado de Direito Judicirio do Trabalho, 2 Edio, So Paulo, LTr, 1985. Bebber, Jlio Csar. Princpio do Processo do Trabalho, So Paulo, LTR, 1997. _____________Revelia e Livre Convencimento. In Processo do Trabalho. Temas Atuais, So Paulo, LTR, 2003. Calmon de Passos, Jos Joaquim. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, 8 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 2001. Carrion, Valentin. Comentrios CLT, 30 Edio, So Paulo, Saraiva, 2005. Coqueijo Costa, Carlos. Direito Judicirio do Trabalho, Rio de Janeiro, Forense, 1978. Didier Jr., Fredie . Direito Processual Civil Volume I, 5 Edio, 2 Tiragem, Salvador, Edies Jus Podivm, 2005. Duarte, Bento Herculado. Poderes do Juiz do Trabalho. Direo e Protecionismo Processual, So Paulo, LTR, 1999. Dinamarco. Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil, Volume III, So Paulo, Malheiros, 2001. _____________A Instrumentalidade do Processo, 12 Edio, So Paulo, Malheiros, 12, 2005. Giglio, Wagner D. e Veltri Corra, Claudia. Direito Processual do Trabalho, 15 Edio, So Paulo, Saraiva, 2005. Maior, Jorge Luiz Souto. Direito Processual do Trabalho, So Paulo, LTR, 1998. Marinoni, Luiz Guilherme, e, Arenhart, Srgio Cruz. Manual do Processo de Conhecimento, 4 Edio, So Paulo, RT, 2005. Martins, Srgio Pinto.Comentrios CLT, 6 Edio, So Paulo, Atlas, 2003. Nascimento. Amauri Mascaro. Curso de Direito Processual do Trabalho 20 Edio, So Paulo, Saraiva, 2001. Nery Jnior, Nlson e Andrade Nery, Rosa Maria de. Cdigo de Processo Civil Comentado e Legislao Processual Extravagante, 7 Edio, So Paulo, RT, 2003.

Nery Jnior, Nlson. Princpios do Processo Civil na Constituio Federal, 8 Edio, So Paulo, RT, 2004. Pinto, Jos Augusto Rodrigues. Processo Trabalhista de Conhecimento, 7 Edio, So Paulo, LTR, 2005. Lopes, Joo Batista. Princpio de Proporcionalidade e Efetividade do Processo Civil. Estudos de Direito Processual Civil. Homenagem ao Professor Egas Dirceu Moniz de Arago. Coordenao de Luiz Guilherme Marinoni, So Paulo, RT, 2005. Oliveira, Francisco Antonio. Manual de Revelia, So Paulo, RT, 2002. Pontes de Miranda. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, 3 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 1996, tomo IV. Reis de Paula, Carlos Alberto. Revelia. In Compndio de Direito Processual do Trabalho. Obra em Homenagem a Celso Agrcola Barbi. Coordenao de Alice Monteiro de Barros, So Paulo, LTR, 1998, pg. 298. Russomano, Mozart Victor. Comentrios Consolidao das Leis do Trabalho, Volume V, 6 Edio, Rio de Janeiro, Jose Konfino, 1963. Teixeira Filho, Manoel Antonio. A Prova no Processo do Trabalho, 8 Edio, So Paulo, LTR, 2003. Teodoro Jnior, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, Volume I, 24 Edio, Rio de Janeiro, Forense, 1998. Tostes Malta, Cristvo Piragibe. Prtica do Processo Trabalhista, 31 Edio, So Paulo, LTR, 2003.

S-ar putea să vă placă și