Sunteți pe pagina 1din 12

Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais Departamento de Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE FROTAS

Andr Queiroz Alves de Oliveira Daniel Siqueira Ramalho Diogenes Lemes Meireles Rachel Benigna de Oliveira

Belo Horizonte 2012

Andr Queiroz Alves de Oliveira Daniel Siqueira Ramalho Diogenes Lemes Meireles Rachel Benigna de Oliveira

SISTEMA DE MONITORAMENTO DE FROTAS

Trabalho disciplina Multiservios

apresentado Redes do curso

de de

Engenharia Eletrnica e de Telecomunicaes da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Professor: Antnio Hamilton

Belo Horizonte 2012

1.

PROPOSTA DO PROJETO
O objetivo deste projeto a disponibilizao de servio inteligente de monitoramento de

frota integrado com um sistema de comunicao entre veculos.

2.

DESCRIO DO PROJETO
O Sistema Inteligente de Monitoramento de Frota, consiste em disponibilizar ao usurio

o monitoramento e histrico dos veculos, gesto de pontos da rota, monitoramento de desvios, alerta e relatrios de rota. Ser desenvolvida uma interface que possibilite ao usurio a visualizao do veculo diretamente no mapa informando dados tais como nome do colaborador, localizao, velocidade atual e hodmetro do veiculo. Esta interface ser desenvolvida tanto para computadores quanto para dispositivos mveis, possibilitando o acesso s informaes em tempo real. Adicionalmente a este monitoramento, ser disponibilizada a comunicao entre os usurios e central de controle.

2.1. Arquitetura para provimento do servio

Figura 1 - Arquitetura do sistema

2.2. Descrio da Arquitetura


A arquitetura ser composta por uma rede de acesso onde os veculos (usurios), estaro conectados central de controle por meio da rede de ncleo. A comunicao de voz e dados entre os veculos e central de controle ser provida por:

Camada Fsica: uma rede de acesso e ncleo via RF por meio de antenas posicionadas em locais estratgicos via WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas);

Camada de Enlace: Ser feita via MetroEthernet; Camada de Rede: IP (Internet Protocol) Camada de Transporte: UDP para trfego de voz e TCP para dados; Camada de Sesso: SIP (Protocolo de Iniciao de Sesso - Session Initiation Protocol) Camada de Apresentao: Criptografia RSA. A criptografia RSA um sistema de criptografia onde a chave de codificao pblica, permitindo ento que qualquer pessoa codifique mensagens, e a chave de decodificao privada. A impossibilidade de se quebrar o sistema de criptografia RSA ocorre em razo da no existncia de algoritmos eficientes para o processo de diviso de inteiros. Atualmente so utilizados nmeros com 150 algarismos, para os quais, com a capacidade de computao atual, o processo de fatorao levaria milhares de ano.

Camada de Aplicao: Ser desenvolvido um aplicativo para interface com o usurio que ser executado em um dispositivo provido de uma tela multi touch.

3.

VOZ SOBRE IP (VOIP)


Hoje em dia, uma das aplicaes que tm sido incorporadas nas redes IP a

transmisso de voz. Diversas empresas utilizam suas redes privadas de dados para transporte de trfego de voz com o objetivo de minimizar os custos com telecomunicaes de longa distncia integrando servios como telefonia sobre Internet e voice-mail. Atualmente o mais verstil padro de rede que permite este tipo de servio em redes baseadas em IP o Voz sobre IP ou VoIP.

3.1. Protocolos de Voz sobre IP


O VoIP uma aplicao de transmisso de voz por meio de redes IP que utiliza diversos protocolos ponto-a-ponto ou link-layer tais como PPP, Frame Relay ou ATM para seu transporte. O sinal de udio digitalizado por processadores de sinal digital e dividido em quadros pequenos, que so armazenados em pacotes de voz normalmente comprimidos, a depender do codec utilizado. Estes pacotes so transportados pelo IP conforme os protocolos de comunicaes ou padres tais como o H.323, o Media Gateway Control Protocol (MGCP) ou o Session Initiation Protocol (SIP). Geralmente as aplicaes de Voz sobre IP usam o RTP (Real-time Transport Protocol) para estabelecimento do stream de udio, ou caminho de voz. O RTP usa o UDP (User Datagram Protocol) como seu protocolo de transporte. Enquanto os pacotes de sinalizao de voz normalmente utilizam o TCP (Transmission Control Protocol), dado que a garantia de entrega fundamental neste caso. O IP prov roteamento e endereamento de nvel 3,

enquanto que os protocolos de nvel 2 controlam e direcionam a transmisso da informao atravs dos enlaces.

Figura 2 - O Padro VoIP e o modelo OSI

3.2. Processamento de uma chamada em Voz sobre IP


Para se compreender o funcionamento do padro Voz sobre IP, sero descritos os eventos que ocorrem durante o estabelecimento de uma chamada de voz utilizando esta tecnologia: 1. O usurio pega o fone, sinalizando a condio de fora do gancho para o nvel de aplicao Voz sobre IP; 2. A camada de sesso do padro Voz sobre IP gera um tom de discar para que o usurio disque o nmero desejado; 3. Quando o usurio disca os nmeros, a camada de sesso Voip acumula e armazena os dgitos coletados; 4. Assim que tiver sido coletada uma quantidade suficiente de dgitos que coincida com um padro de destino configurado, o nmero de telefone mapeado para um endereo IP pelo mapeador do plano de discagem. Este endereo IP ser o host que ter conexo direta com o PABX ou telefone configurado como destino; 5. Na camada de sesso, um protocolo como o H.323, o MGCP ou o SIP, estabelece um canal de transmisso e recepo em cada direo atravs da rede IP. Se o protocolo de reserva de recurso (RSVP Resource Reservation Protocol) tiver sido configurado, as reservas so colocadas em efeito para garantir a Qualidade de Servio desejada na rede; 6. Os codificadores-decodificadores (codecs) so habilitados em ambas as

pontas da conexo e a conversao prossegue utilizando o RTP/UDP/IP como pilha de protocolos. A voz digitalizada, comprimida, colocada em pacotes IP e transportada atravs da rede; 7. Quaisquer indicadores de progresso de chamada ou outros sinais que possam ser transmitidos em banda, ou seja, em meio transmisso de voz, so retirados do canal de voz assim que a comunicao estabelecida. Sinais que so detectados aps o estabelecimento da chamada (como, por exemplo, tons DTMF digitados durante a ligao) so capturados pela camada de sesso em cada ponta da conexo e transportados pela rede IP pelo protocolo RTCP (Real Time Conferencing Protocol); 8. Quando ambas as pontas desligam, as reservas RSVP so desfeitas (se tiverem sido usadas) e cada ponta se torna disponvel para a prxima chamada.

Figura 3 - O ambiente de Voz sobre IP

3.3. Qualidade de Servio em Voz sobre IP


Os trfegos de mdia continua, como o trfego de voz, tem diversos requisitos especficos em relao Qualidade de Servio na rede. O trfego de voz se difere do trfego de dados convencional da seguinte forma: 1. O trfego de dados em geral irregular e apresenta grandes variaes,enquanto que o trfego de voz mais constante; 2. As aplicaes de dados reenviam os pacotes que se perdem na rede, enquanto que aplicaes de voz desconsideram pacotes perdidos; 3. Aplicaes de dados podem tolerar um certo atraso ou variao do mesmo,mas aplicaes de voz devem minimizar estes problemas para que a voz seja inteligvel para o ouvinte. Essas caractersticas fazem com que seja necessrio que o trfego de voz tenha prioridade absoluta na transmisso em uma rede IP, de forma a garantir uma entrega de pacotes confivel, com nveis de delay e jitter bastante reduzidos. De uma forma geral, os requisitos de uma rede IP para transmisso de voz so as relacionadas a seguir.

3.4. Atraso
Atraso o tempo que um pacote de voz leva de uma ponta a outra de uma conexo. Uma vez que os pacotes podem ter que atravessar uma enorme quantidade de equipamentos de rede como roteadores e hubs, uma certa quantidade de atraso normal. Porm, preciso que se minimize ao mximo este atraso como objetivo de no causar desconforto aos participantes de uma chamada de voz. Normalmente o ser humano tolera at cerca de 150 ms de atraso sem perceber problemas. De acordo com o padro G.114, da ITUT, recomendado que no se tenha mais do que 150 ms de atraso em um sentido de voz (ITUT, 2003). Entre 150 ms e 400 ms de atraso causa desconforto aos ouvintes, e acima de 400 ms o atraso torna a conversao bastante incmoda, portanto devem ser evitados atrasos desta proporo.

3.5. Variao do atraso


Mais ainda do que o atraso em si, a variao do atraso, pode tornar a conversao incompreensvel. Este tipo de problema no existe na rede telefnica convencional, j que a banda de transmisso nestas redes fixa e determinstica. Mas em redes de pacotes, a coexistncia de trfego de voz e dados nos mesmos meios de transmisso, pode fazer com que os pacotes tenham atrasos variveis dependendo do volume de dados transmitido. Por este motivo, recomenda-se que tcnicas de condicionamento e policiamento de trfego sejam usadas para minimizar este efeito na rede.

3.6. Perda de pacotes


Perdas de pacotes ocorrem por motivos diversos, como por exemplo devido a problemas fsicos no nvel de enlace ou pelo descarte em um roteador ou switch da rede devido a excesso de trfego a ser transmitido. Mas, ao contrrio de aplicaes que carregam dados, onde a perda de uma parte da informao pode simplesmente inutilizar todo um arquivo ou documento transmitido, em trfego de mdia contnua tolerada a perda de uma certa quantidade da informao. Isso se d pelo prprio carter de interatividade deste tipo de trfego. Enquanto que em uma transmisso de arquivo pode-se requerer a retransmisso de uma parte da informao que eventualmente tenha se perdido, em transmisses de voz e vdeo essa retransmisso atrasaria a entrega da informao e inviabilizaria a comunicao. Por este motivo, ao invs de utilizar o TCP, que um protocolo de transporte que garante a entrega da informao utilizando-se justamente do recurso de retransmisso da informao que no tiver seu recebimento confirmado pelo receptor, as aplicaes de tempo real normalmente utilizam-se do UDP, que no prov garantias de entrega para as informaes enviadas. Caso a quantidade de pacotes perdidos no seja muito grande, provvel que este fato, isoladamente, no cause grandes perdas na qualidade do udio ou vdeo sendo transmitido, pois, neste tipo de trfego, a redundncia obtida com outros pacotes e o fato do significado poder ser preservado pelo ser humano na outra ponta fazem com que certos nveis de perda possam se

tolerados.. A ITU-T recomenda que as perdas de pacotes em transmisses interativas situemse abaixo de 5% (ITU-T, 2003). Obviamente a qualidade do sinal transmitido ser inversamente proporcional quantidade de pacotes que forem perdidos da origem ao destino.

3.7. Consumo de banda


Normalmente, uma chamada de voz, que no utiliza compresso, consome cerca de 64 kbps de banda de uma rede. Em uma rede de Voz sobre IP, uma chamada deste tipo pode ser comprimida e digitalizada por um processador digital de sinal (DSP Digital Signal Processor) de forma a reduzir este consumo de banda para at 5.3 kbps. Para o transporte na rede IP, no entanto, os cabealhos de IP, UDP e RTP devem ser adicionados. Esses cabealhos podem aumentar bastante o tamanho do pacote (cerca de 40 bytes por pacote). Tecnologias como compresso de cabealhos RTP, no entanto, podem reduzir esta sobrecarga para aproximadamente dois bytes. Alm disso, recursos como VAD (Voice Activity Detection) permitem que no sejam enviados pacotes quando no h deteco de conversao, o que tambm proporciona uma grande economia no consumo de banda. O consumo efetivo de banda de uma ligao em Voz sobre IP depende tambm do codec a ser utilizado. Vale salientar que a escolha de um codec depende no s da quantidade de banda que se deseja consumir com a transmisso, mas tambm da qualidade de udio que produzida e o quanto dos processadores de sinais (DSPs) cada codec necessita. Dentre os codecs que apresentam as melhores taxas de compresso, o G.729 o mais usado, por apresentar boa qualidade de voz, alm de no consumir muitos recursos dos DSPs, especialmente a verso G.729a, que usa 50% da quantidade de DSPs do codec G.729 padro. A tabela a seguir mostra as possveis combinaes de codec, tamanho de pacote de voz, compresso de cabealhos RTP e VAD (Cisco, 2003f).

Figura 4 - Consumo de Banda por chamada VoIP Os valores desta tabela foram obtidos a partir dos seguintes clculos: Tamanho do pacote de voz = (cabealho nvel 2 MLPPP ou FRF.12) + (cabealhos IP/UDP/RTP) + (payload de voz); Pacotes de voz por segundo (pps) = taxa de bits (bit rate) do codec / tamanho do payload de voz; Banda = tamanho do pacote de voz x pps. Exemplo uma ligao utilizando codec G.729 (codec com bit rate de 8 kbps) com cRTP (compresso de cabealho RTP), MLPP (Multilink PPP) e o tamanho padro de payload de voz de 20 bytes: Tamanho do pacote de voz (bytes) = (cabealho MLPPP de 6 bytes) + (cabealho comprimido de IP/UDP/RTP de 2 bytes) + (payload de voz de 20 bytes) = 28 bytes; Tamanho do pacote de voz (bits) = (28 bytes) * 8 bits por byte = 224 bits; Pacotes de voz por segundo (pps) = (8 kbps bit rate do codec ) / (160 bits) = 50 pps; Banda por ligao = tamanho do pacote de voz (224 bits) * 50 pps = 11.2 kbps;

Deve-se levar em conta o fato de que o recurso de VAD pode proporcionar uma economia considervel no consumo de banda, uma vez que o roteador deixa de enviar pacotes de voz quando nenhum dos interlocutores de uma conversao est falando. Esta economia pode chegar a 35% da banda. No entanto, no se deve levar esta economia muito em conta para o dimensionamento de uma rede. Como esta economia no constante, se ela for considerada em um enlace no qual trafegue somente um ou alguns poucos canais de voz, poder haver uma sobrecarga nos momentos em que haja pouco silncio nas ligaes. Recursos como msica em espera ou transmisso de fax, por exemplo, tornam nula a economia proporcionada pelo VAD, o que pode comprometer o dimensionamento feito. Por isso, no recomendado levar em considerao, no dimensionamento da rede, a economia proporcionada pelo VAD em enlaces pelos quais trafeguem menos do que 24 ligaes simultneas de voz.

S-ar putea să vă placă și