Sunteți pe pagina 1din 25

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Ambiente

no

Tratado de Lisboa
Ano lectivo 2011/2012 Direito do Ambiente 4 Ano Dia Subturma 7

Trabalho realizado por: Catarina Andreia Farinha Custdio Barreiros Alves, n 18055

ndice

1. Introduo3 2. O ambiente na Unio Europeia: uma preocupao constante ou progressiva?.....4 3. Desenvolvimento sustentvel um conceito controverso....5 4. O combate s alteraes climticas.10 5. Energias renovveis uma questo premente.14 6. Cidadania europeia e tutela ambiental.17 7. A poltica ambiental de Portugal no espao europeu: atitudes e desafios...18 8. Concluso23 9. Bibliografia..25

1. Introduo
A poltica do ambiente constitui hoje em dia um dos desafios mais importantes da sociedade para os poderes pblicos e para os atores econmicos. Trata-se igualmente de uma questo qual o pblico muito sensvel uma vez que diz diretamente respeito ao seu bem-estar e sade. Liderar a luta contra as alteraes climticas e assegurar o abastecimento energtico, so alguns exemplos do que a UE poder fazer graas ao Tratado de Lisboa. O vasto leque de atividades da Unio Europeia tem uma influncia no quotidiano de todos ns, mas os desafios que a Europa enfrenta atualmente so bastante complexos e diversificados. E o tratado vem ajudar a Europa a avanar num mundo como o de hoje, caracterizado por uma crescente competitividade e por profundas mutaes demogrficas. Pode ter consequncias positivas no s a nvel do crescimento e da competitividade, mas tambm das questes de carcter social. No presente trabalho, o foque est em matria ambiental. A poltica da Unio Europeia no domnio do ambiente baseia-se no artigo 191. do Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia (TFUE), tendo por objetivo a preservao, a proteo e a melhoria da qualidade do ambiente, bem como a proteo da sade humana. Alm disso, est empenhada na utilizao prudente e racional dos recursos naturais. Por ltimo, contribui para a promoo, no plano internacional, de medidas destinadas a enfrentar os problemas regionais ou mundiais em matria ambiental, nomeadamente o combate s alteraes climticas, sempre com base nos princpios da precauo e da ao preventiva, da correo na fonte e do poluidor-pagador. Seguindo a lgica de apresentao do vertente trabalho, ser feita uma anlise de vrios aspetos da temtica ambiental, comeando pelas habituais referncias histricas, seguindo para a explicitao do conceito de desenvolvimento sustentvel e da influncia que este conceito tem para a Comunidade quando esta pretende adotar certas polticas, prosseguindo para a questo de saber como se compatibiliza a poltica ambiental com as alteraes climticas e com as energias renovveis e, por fim, rumo ao tema da cidadania europeia e tutela ambiental.

2. O ambiente na Unio Europeia: uma preocupao constante ou progressiva?

Inicialmente a Unio Europeia no deu a devida ateno ao ambiente. Virada para uma vertente exclusivamente econmica e de recuperao de uma Europa destruda e enfraquecida do ps - 2 Guerra Mundial, a matria ambiental no se mostrava, de modo algum, uma das prioridades. No entanto, o cenrio comeou a alterar-se em 1970, colocando a comunidade internacional de olhos postos na emergncia ecolgica que rapidamente tomou contornos nunca antes vistos. Cerca de 15 anos passaram at 1987, data da entrada em vigor do Ato nico Europeu, anos durante os quais a Comunidade legislou vastamente, quer em nome da construo do mercado interno e da harmonizao das condies de concorrncia no seio deste, quer invocando a melhoria da qualidade de vida das populaes dos Estados-membros, quer, no fundo, no plano puro e simples da proteo ambiental. Depois da inscrio, pelo Ato nico Europeu, de um ttulo dedicado poltica de ambiente no Tratado de Roma, a cada reviso, um acrescento aos dispositivos legais do Tratado: foi o caso do princpio da precauo, em 1992/93, com a nova redao do artigo 174/1, e do princpio da integrao em sede de disposies introdutrias do Tratado da Comunidade Europeia, no novo artigo 6, em 1998. A relevncia conferida a este ltimo princpio assenta na acentuao da transversalidade do objeto de proteo do ambiente e do convite equao deste num conjunto amplo de polticas.

Um curioso acrescento promovido pelo Tratado de Lisboa ao Tratado sobre o Funcionamento da Unio Europeia (TFUE) foi o novo artigo 13, em que se circunscreve a atuao da Unio nos domnios da agricultura, da pesca, dos transportes, do mercado interno, da investigao e desenvolvimento tecnolgico e do espao a um princpio de respeito pelo bem-estar dos animais enquanto seres sensveis. Mas tambm a Carta dos Direitos Fundamentais inseriu o ambiente entre as tarefas da Comunidade no artigo 37, o que veio constituir um complemento aos atuais artigos 3/3 do Tratado da Unio Europeia (TUE), bem como ao art. 11 e 191 a 193 do TFUE.

Note-se que em todas estas disposies legais se faz referncia ao desenvolvimento sustentvel, conceito alvo de vasta discusso, dada a indeterminao do seu contedo, e que ser abordado com alguma profundidade adiante. Alis, a natural ligao entre ambiente e desenvolvimento sustentvel, bem patente no artigo 11 do TFUE, um dos traos marcantes do Tratado de Lisboa no domnio da poltica euro-ambiental. Muito embora a ideia de desenvolvimento sustentvel no seja nova ao nvel do Direito Comunitrio originrio (tendo sida introduzida primariamente pelo Tratado de Amesterdo), com o Tratado de Lisboa ela ganha uma importncia acrescida, espelhada em diversas novas manifestaes. Mas as novidades introduzidas pelo Tratado de Lisboa no mbito do Ambiente no se cingiram apenas as acimas referidas. Em bom rigor, h duas outras reas de interseco com a poltica do ambiente: A luta contra as alteraes climticas, domnio onde a Unio se tem vindo a distinguir internacionalmente nos ltimos anos, na sequncia da ratificao, em 2002, do Protocolo de Quioto; A estreita ligao que se vem estabelecendo entre proteo do ambiente e promoo da utilizao de recursos renovveis com vista gerao de energia, tanto no plano da produo de eletricidade, como na produo de biocombustveis, no mbito de uma poltica partilhada de energia, hoje claramente assumida no Ttulo XXI do TFUE. Significativamente, estes dois domnios clima e energia tm estado bem no centro da agenda poltico-legislativa europeia ao longo dos ltimos anos.

3. Desenvolvimento sustentvel um conceito controverso


O desenvolvimento sustentvel um processo que visa conciliar o desenvolvimento econmico com a proteo dos equilbrios sociais e ambientais. A integrao das questes ambientais na definio e na aplicao das outras polticas europeias (energtica, de investigao, industrial, agrcola, etc.) constitui um elemento essencial para alcanar o objetivo de desenvolvimento sustentvel. Este princpio foi
5

introduzido pelo Tratado de Maastricht e a Cimeira de Cardiff, em 1998, estabeleceu as bases para uma ao coordenada no plano europeu. Posteriormente, em Maio de 2001, a UE adotou uma estratgia a favor do desenvolvimento sustentvel, tendo esta sido revista em 2006 com o objetivo de colmatar as lacunas identificadas e de lhe imprimir um novo dinamismo. Por outro lado, a Parceria Mundial para o Desenvolvimento Sustentvel, adotada pela Comisso em 2002, conferiu-lhe uma dimenso externa. No TUE, o conceito de desenvolvimento sustentvel consta, desde logo, do prprio prembulo (9 considerando), surgindo a estreitamente relacionado com a realizao do mercado interno, com o reforo da coeso e com a proteo do ambiente, tendo em vista a promoo do progresso econmico e social. Tem nova apario ao nvel dos objetivos da Unio, ao nvel interno (artigo 3/3 do TUE) voltando a insistir-se na tnica do "crescimento econmico equilibrado e na estabilidade dos preos numa economia altamente competitiva que tenha como meta o pleno emprego e o progresso social e num elevado nvel de proteo e melhoramento da qualidade do ambiente" e externo (artigo 3/5 do TUE), sendo que, nesta ltima dimenso, a Unio apela quase obsessivamente, nas palavras de Carla Amado Gomes, a esta noo no artigo 21/2, alneas d) e f), referida duas vezes. J no TFUE, o desenvolvimento sustentvel mencionado duas vezes uma, no artigo 11, a par do princpio da integrao e outra no artigo 177, relativo ao Fundo de Coeso.

O Relatrio Bruntland (1987), veio definir o desenvolvimento sustentvel como o desenvolvimento que vai ao encontro das necessidades das geraes presentes sem comprometer as necessidades das geraes futuras. Este Relatrio, elaborado pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, fez parte de uma srie de iniciativas, anteriores Agenda 21, as quais reafirmaram uma viso crtica do modelo de desenvolvimento adotado pelos pases industrializados e reproduzido pelas naes em desenvolvimento, pondo em evidncia os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. O documento apontou, pois, para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentvel e os padres de produo e consumo vigentes.
6

Tambm no intitulado Nosso Futuro Comum (Our Common Future), o Relatrio deixou claro, nessa nova viso das relaes homem - meio ambiente, que no existe apenas um limite mnimo para o bem-estar da sociedade; h tambm um limite mximo para a utilizao dos recursos naturais, de modo a serem preservados. Contudo, o destino da frmula do desenvolvimento sustentvel ficaria selado com a deriva utilitarista introduzida pela Declarao do Rio de 1992. Enquanto na Declarao de Estocolmo (1972) os direitos soberanos dos Estados sobre os seus recursos naturais se situavam num contexto ecolgico, que condicionava de alguma forma as modalidades do seu exerccio, na Declarao do Rio esse contexto foi atenuado pela aluso a polticas de desenvolvimento econmico, que funcionariam como contra-peso. Porm, como se percebe, o sentido do princpio do desenvolvimento sustentvel passou a ter uma ambiguidade mxima, transformando-se numa noo primordialmente econmica. Nota-se, de facto, uma subalternizao do objetivo de proteo ambiental, desde logo ao nvel do princpio 2, que reconhece aos Estados o direito de explorar os seus recursos de acordo com a sua poltica ambiental, nos termos da sua poltica de desenvolvimento. Continuando embora a estabelecer uma estreita relao entre direito ao ambiente e o direito qualidade de vida, a Declarao do Rio conferiu ao primeiro um pendor marcadamente economicista (assim o leva a crer a nova frmula, constante do princpio 1, que refere um direito a uma vida s e produtiva, em harmonia com a natureza). Em boa verdade, cr-se que, com a Declarao, a qualidade ambiental, enquanto pressuposto de uma vida com qualidade, passa a resultado eventual da atividade humana, dependente das opes de poltica econmica dos Estados. Tal orientao decorre tambm do princpio 4, que liga ambiguamente a proteo do ambiente e o processo de desenvolvimento, condenando implicitamente qualquer poltica de ambiente que no seja compatvel com os imperativos do crescimento econmico. Nas palavras de Carla Amado Gomes, o desenvolvimento sustentado corresponde a uma certa ideia de justia distributiva no plano internacional, a qual, para ter alguma eficcia, pressupe uma dupla projeo: num plano intrageracional global (que envolveria a concesso de auxlios aos pases mais pobres, por um lado, e a assuno de uma atitude mais ativamente racional no aproveitamento dos recursos, por outro lado), e numa vertente intergeracional (na perspetiva da salvaguarda do direito
7

sobrevivncia das geraes futuras) ainda que as duas dimenses no revistam idntica natureza vinculante.

Ora, da Conferncia do Rio emergiu uma Declarao que acentuou a tenso entre o princpio do desenvolvimento e a necessidade de gesto racional dos recursos ambientais, olhada com desconfiana pelos Estados desenvolvidos, mais preocupados com a manuteno do western way of life das suas populaes (nas palavras da autora) do que com a justia intrageracional global. Pelo que se cr na derrogao das obrigaes ambientais que a Declarao consigo acarretou, quebrando, em muito, com a fora vinculativa dos compromissos assumidos. Alis, so alguns sinais disso, a ttulo exemplificativo, a proteo das florestas, dependente das polticas de desenvolvimento econmico de cada Estado e a total remisso para a sua legislao interna, esvaziando qualquer inteno efetiva de proteo dos interesses ambientais. Tambm no domnio da conservao da diversidade biolgica, todas as obrigaes das partes estavam condicionadas por uma clusula de reserva do possvel e oportuno. E no campo da luta contra as alteraes climticas, o artigo 2 da Conveno-Quadro sobre as alteraes climticas veio estabelecer que a reduo das emisses deveria ser gradual, de modo a que os ecossistemas se pudessem adaptar naturalmente s alteraes climticas, a que a produo alimentar no ficasse ameaada e a que o desenvolvimento econmico pudesse prosseguir numa lgica de durabilidade. Portanto, em bom rigor, o maior contributo da Conferncia do Rio em benefcio do desenvolvimento sustentvel parece ter sido marcadamente formal, traduzida na criao da Comisso para o Desenvolvimento Sustentvel pela Resoluo da Assembleia Geral da ONU 47/191, de 29 de Dezembro de 1993, j que em matria de compromissos se mostrou visvel uma genrica inefetividade dos mesmos. Como refere Carla Amado Gomes o desenvolvimento sustentado, esse pretenso macroprincpio aglutinador de objetivos de tutela ambiental ficou, mais do que nunca, conotado com uma certa retrica ambiental imobilista e com um ativismo econmico em ascenso.

Em boa verdade, o problema parece estar na forte ambiguidade poltica e na fraca intensidade jurdica do princpio. Mais ainda com a liberdade entregue ao intrprete

aplicador, o qual concretizar o conceito/princpio em ateno ao balanceamento dos interesses econmicos, sociais e ambientais em jogo. Tambm o Tribunal Internacional de Justia tomou parte na discusso, recusando reconhecer ao desenvolvimento sustentvel a natureza de princpio, qualificando-o como um mero conceito, no caso Gabcikovo-Nagymaros (1997). O Tribunal sublinhou mesmo o forte casusmo no seu preenchimento: "Quanto a saber se o desenvolvimento durvel tendo em considerao os seus efeitos sobre o ambiente, trata-se a, evidentemente, de uma questo que reclama uma resposta no contexto de cada situao concreta". Essa tambm foi, alis, a postura adotada pelo Tribunal de Haia na deciso que ops a Argentina ao Uruguai, num acrdo de 20 de Abril de 2010, no qual o Tribunal considerou que o uso partilhado do rio Uruguai obrigaria a conciliar objetivos de proteo do ambiente e utilizao econmica das guas, o que implicaria medidas de minimizao da poluio emitida pelas fbricas de celulose instaladas nas margens. No 177 da deciso pode ler-se que a ponderao equilibrada entre interesses ecolgicos e econmicos constitui a essncia do desenvolvimento sustentvel- o que aponta para um modus operandi e no propriamente para um princpio substantivo.

No obstante, o que realmente importa que se atinja um certo equilbrio entre os valores ecolgicos e os desgnios econmicos, que devero ser prosseguidos sem porm pr em causa os recursos naturais e o funcionamento dos principais ecossistemas. Por outras palavras, a economia dever desenvolver-se da forma menos lesiva para o ambiente e a proteo do ambiente dever ser prosseguida da forma mais econmica possvel. Assim sendo, o desenvolvimento sustentvel encerra trs componentes econmica, social e ambiental que necessrio equilibrar ao equacion-lo ao nvel poltico. Mas, dada a indeterminao do contedo do conceito desenvolvimento sustentvel, a Comisso sentiu necessidade de tentar concretizar um pouco mais as condutas que devem estar associadas ao conceito. Para tal elaborou um Relatrio, que data de 2009 (POLICY PROGRESS ON THE EUS SUSTAINABLE DEVELOPMENT

STRATEGY), que realou uma srie de condutas concordantes com o desenvolvimento sustentvel, entre as quais a reduo de emisses de gases com efeitos de estufa, a
9

promoo do aproveitamento de energias renovveis, o eficaz tratamento de resduos, a salvaguarda de nveis de regenerabilidade das florestas e a adequada gesto da gua, em todos os sectores subjazendo a necessidade de gesto racional dos recursos. Na opinio de Carla Amado Gomes e Tiago Antunes, este ltimo parece ser um princpio mais operativo que o saturado e ambguo desenvolvimento sustentvel, uma vez que se trata de uma frmula ecologicamente mais comprometida, menos humanamente referenciada, e com um histrico significativo, uma vez que est presente, desde a primeira hora, na Declarao de Estocolmo (vide os princpios 2, 3 e 5). E ainda um "objetivo" que se encontra expressamente consagrado no artigo 191/1, 3 travesso do TFUE, e que, em ltima anlise, se reconduz a uma vertente proactiva do princpio da preveno (patente no n 2 do artigo 191 do TFUE).

4. O combate s alteraes climticas


As alteraes climticas constituem um dos maiores desafios com que a humanidade ter de se defrontar nos prximos anos. O aumento das temperaturas, a fuso dos glaciares, a multiplicao de episdios de seca e de inundaes so outros tantos sinais de que o processo est em curso. O risco enorme para o planeta e para as geraes futuras e obriga a agir com urgncia. A Unio Europeia h vrios anos que participa neste combate, a nvel interno e na arena internacional, dele tendo feito uma das suas prioridades, refletida na poltica climtica que tem vindo a seguir. A Unio Europeia integrou tambm o controlo dos gases com efeito de estufa nas aes que se prope empreender com vista realizao dos seguintes objetivos: consumo mais eficiente de energias menos poluentes; transportes mais limpos e mais equilibrados; responsabilizao das empresas, sem prejuzo da sua competitividade; ordenamento do territrio e agricultura ao servio do ambiente; criao de um quadro favorvel investigao e inovao. A grande novidade do Tratado de Lisboa em matria ambiental consiste, indubitavelmente, na introduo de uma referncia expressa temtica das alteraes climticas (no artigo 191/1, 4. trav. do TFUE), cujo combate passa assim a figurar entre os objetivos da Unio.

10

Esta inovao merece destaque, no s pelo seu alcance e pelos efeitos que ter ao nvel da poltica comunitria de ambiente, mas tambm porque se trata da nica alterao efetuada no ttulo do TFUE relativo ao ambiente (artigos 191 a 193 do TFUE). Trata-se, alis, de uma novidade absoluta, quer relativamente verso anterior do Tratado de Roma, quer relativamente ao malogrado Tratado Constitucional que, como sabido, serviu de fonte de inspirao para as solues constantes do Tratado de Lisboa em mltiplos aspetos.

No entanto, s em 2007 que a Comunidade Internacional ps os olhos nas questes climticas, muito devido s propores que o tema do aquecimento global tomou. Em boa verdade, este foi o ano do despertar mundial para o problema do efeito de estufa. Embora na Europa comunitria existissem j instrumentos de combate s alteraes climticas foi s em 2007 que se generalizou internacionalmente a perceo da emergncia de enfrentamento do problema e que este se converteu num tema de discusso poltica de primeira linha, sendo assumido como uma prioridade por grande parte dos decisores mundiais. A ttulo exemplificativo, eis alguns dos acontecimentos que em 2007 explicaram esta prioridade dada matria das alteraes climtica: 1. Foi aprovado o 4. relatrio do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), estabelecendo um nexo cientfico muito forte entre a atividade humana e o aquecimento global; 2. Foi aprovado o Relatrio STERN, sobre os impactos econmicos das alteraes climticas, concluindo que os custos da inao seriam incomparavelmente superiores aos custos decorrentes da reduo das emisses de gases com efeito de estufa; 3. A Unio Europeia traou ambiciosos objetivos em matria de combate ao aquecimento global ps-2012 (que ficaram conhecidos pelo acrnimo 20-2020); 4. O G8 acordou uma reduo das emisses de gases com efeito de estufa de, pelo menos, 50% at 2050; 5. Realizou-se, no seio das Naes Unidas, o primeiro Encontro de Alto-Nvel sobre Alteraes Climticas, reunindo os principais lderes mundiais; 6. Foi aprovado o Roteiro de Bali, com vista negociao de um sucessor do Protocolo de Quioto;
11

7. Al Gore e o IPCC ganharam o Prmio Nobel da Paz; 8. O documentrio Uma Verdade Inconveniente, da autoria de Al Gore, ganhou um scar.

A Unio Europeia tem-se mostrado incansvel no combate as alteraes climticas, sobretudo por, no Protocolo de Quioto, quando ainda era formada por apenas 15 Estados Membros, ter assumido um compromisso mais ambicioso que os outros pases desenvolvidos. De facto, enquanto a generalidade dos pases desenvolvidos se comprometeu, at ao perodo compreendido entre 2008 e 2012, a reduzir as suas emisses de gases com efeito de estufa em 5% face aos nveis de 1990, os 15 pases comunitrios vincularam-se a uma reduo de 8%. Este objetivo foi depois redistribudo no interior da Unio Europeia (numa deciso que ficou conhecida por burden sharing agreement), ficando Portugal obrigado a no aumentar as suas emisses em mais de 27% face aos nveis de 1990.

A partir daqui, as instituies comunitrias levaram este desafio a srio, lanando um Programa Europeu para as Alteraes Climticas (mais conhecido pela sigla ECCP) e aprovando um conjunto de instrumentos jurdicos com vista conteno das emisses de gases com efeito de estufa (GEE). Do extenso leque de polticas e medidas adotadas pela Unio Europeia para combater o aquecimento global, duas tm particular importncia: o comrcio europeu de licenas de emisso (CELE) e o chamado Pacote Clima-Energia.

Quanto ao primeiro, trata-se de um dos mais eficazes e inovadores instrumentos jurdico-comunitrios ao servio do ambiente. Eficaz porque define, a priori, um limite global mximo de emisso de GEE, de tal modo que, a cada tonelada de CO2 libertada para a atmosfera deve corresponder uma licena de emisso e o nmero de licenas finito. Inovador porque assenta numa lgica de mercado, em que as licenas de emisso so livremente transacionveis entre agentes econmicos. Estamos, pois, perante, um sistema que, fixando um limite absoluto s emisses de GEE, confere aos operadores flexibilidade para, de forma totalmente lcita e segundo os seus prprios critrios empresariais, polurem mais (adquirindo para o efeito as necessrias licenas de emisso) ou menos (alienando as licenas em excesso).
12

Por esta via passou a haver um mercado europeu de carbono, que vigora em todo o espao comunitrio desde 2005. O CELE tem, portanto, em vista, um resultado ecologicamente equilibrado e, ao mesmo tempo, custo-eficiente.

Quanto ao Pacote Clima-Energia, este comeou a ganhar forma no Conselho Europeu de 2007 quando os Chefes de Estado e de Governo europeus foram chamados a decidir sobre a poltica climtica da Unio para o perodo posterior vigncia do Protocolo de Quioto (isto , ps-2012). Fixaram um conjunto de metas a atingir at 2020, que passam pela uma reduo de 20% das emisses de gases com efeito de estufa face aos nveis de 1990; um consumo de energia proveniente em 20% de fontes renovveis; um aumento da eficincia energtica em 20%; e um nvel de de biocombustveis de 10%. Esta deciso, que ficou conhecida por 20-20-20 ou 20-20 em 2020. E, consciente da dificuldade e da exigncia das metas em causa, a Comisso Europeia iniciou imediatamente a preparao de um conjunto de instrumentos que permitissem o seu cumprimento. So precisamente esses instrumentos que constituem o Pacote ClimaEnergia: Em primeiro lugar, foi aprovada a Diretiva 2009/29/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Abril de 2009, que procedeu reviso do funcionamento do CELE para o perodo 2013-2020. As principais alteraes ao regime do comrcio europeu de licenas de emisso prendem-se com um alargamento do seu mbito de aplicao, com uma maior harmonizao das regras de funcionamento do mercado (implicando menos poderes dos Estadosmembros, em benefcio da Comisso Europeia) e com o leilo obrigatrio da maior parte das licenas de emisso. Em segundo lugar, houve a perceo de que, para garantir o cumprimento das metas estabelecidas quanto s emisses de GEE, no basta atuar atravs do CELE. Este mercado abrange cerca de 40% a 50% do total de emisses de GEE, ficando de fora uma parcela ainda significativa de emisses e, ainda alem disso, as provenientes de fontes difusas (como os transportes, o sector residencial ou a agricultura), que so as mais difceis de controlar. Foram ainda aprovados outros diplomas: uma (nova) Diretiva sobre energias renovveis e biocombustveis; um Regulamento que define normas de desempenho dos automveis novos em matria de emisses de CO2; uma
13

Diretiva relativa s tcnicas de captura e sequestro de carbono; e uma atualizao das guidelines da Comisso Europeia quanto s ajudas de Estado admissveis em matria ambiental. Podemos, ento, concluir que a Unio Europeia se encontra bem apetrechada para combater o efeito de estufa. , alis, a regio do globo melhor preparada, a que tem os objetivos mais arrojados e a que dispe dos instrumentos jurdicos mais consistentes e eficazes no controlo das emisses de GEE.

Resta apenas salientar que no Tratado de Lisboa as alteraes climticas surgem referidas no contexto da poltica internacional de ambiente, at porque o efeito de estufa um problema claramente global e deve ser tomado em considerao em termos igualmente globais, do ponto de vista da atuao de toda a Comunidade Internacional. Alis, atente-se na letra do 4 travesso do artigo 191/1 do TFUE: a promoo, no plano internacional, de medidas destinadas a enfrentar os problemas regionais ou mundiais do ambiente, e designadamente a combater as alteraes climticas.

5. Energias renovveis uma questo premente


O abastecimento energtico fundamental para todos ns: nos ltimos anos, muitos europeus tm sido afetados pelo aumento dos preos. O Tratado de Lisboa veio ajudar a Europa a garantir o abastecimento energtico e a promover a utilizao de recursos sustentveis e competitivos.

O TFUE dedica especificamente o Ttulo XXI Politica de Energia. No entanto, trata-se de um novo ttulo no Tratado, uma vez que a poltica da energia at ento no era um tema comunitarizado. Em bom rigor, a ausncia de base jurdica especfica para o desenvolvimento de uma poltica comunitria de energia no texto originrio do Tratado de Roma deveu-se estreita relao entre aproveitamento de recursos energticos e soberania nacional. Por vrias razes que vo desde a segurana do abastecimento, passando pela dependncia geo-estratgica face a outros pases, relacionando-se com o preo das matrias-primas energticas, aos riscos associados a determinadas formas de produo de energia

14

(designadamente no que concerne energia nuclear), tocando a vontade de aproveitamento dos recursos endgenos, enfim, indo at determinao do custo final da energia , os Estados resistem em deixar a escolha das suas polticas energticas em mos alheias. Mas isso no impediu a Comunidade de tomar posio em sede de energias renovveis, at porque o apelo harmonizao legislativa nesta matria j se fazia sentir (para adoo de uma srie de programas, entre eles o PACE, para a eletricidade, o SAVE para a eficincia energtica ou o ALTENER I, para o fomento da utilizao das fontes de energia renovvel).

Por fim, dadas as implicaes que a produo, transformao, armazenamento, transporte e distribuio de energia tm sobre o ambiente, o imperativo de salvaguarda ecolgica serviu tambm como fundamento para a atuao da Comunidade em matria de energia. Esta associao entre poltica de energia e poltica de ambiente tem-se vindo, alis, a reforar ao longo dos ltimos anos, na sequncia da perceo dos efeitos das alteraes climticas e da consequente necessidade de transio para um novo paradigma energtico, baseado em fontes limpas e renovveis. Alis, nesse sentido dispe o artigo 194/1 do TFUE, ao assegurar o funcionamento do mercado da energia, garantir a segurana do aprovisionamento energtico da Unio, promover a eficincia energtica bem como o desenvolvimento de energias renovveis e promover a interconexo das redes de energia. A novidade, em matria energtica, no Tratado de Lisboa, prende-se com o nascimento do prprio art. 194 TFUE e no tanto com o seu contedo, muito embora no se possa dizer que a presena da temtica energtica ao nvel dos Tratados institutivos comea com o Tratado de Lisboa. Importa recordar que a energia esteve na prpria gnese da Europa comunitria, constituindo a razo de ser de dois dos trs Tratados fundadores das Comunidades Europeias: o Tratado CECA, sobre os mercados do carvo e do ao, de 1951; e o Tratado EURATOM, sobre energia atmica, de 1957.

Do artigo 194 do TFUE emerge tambm uma aliana clara entre poltica energtica e preservao e melhoria do ambiente. Entre os objetivos estabelecidos no n 1 est o de promover a eficincia energtica e as economias de energia, bem como o desenvolvimento de energias novas e renovveis, sendo certo que o 2 do n 2 do preceito ressalva o direito de os Estados determinarem as condies de explorao dos
15

seus recursos energticos, a sua escolha entre diferentes fontes energticas e a estrutura geral do seu aprovisionamento, em articulao com o artigo 192/2/c) do TFUE.

Nota-se pois que um domnio muito bvio de cruzamento entre as polticas energticas e ambiental , sem dvida, o que diz respeito s energias renovveis, trata-se de um sector em plena expanso, de tal forma que, ao longo dos ltimos anos, a aposta nas energias renovveis (incluindo os biocombustveis) tem vindo a ganhar um protagonismo crescente, apresentando-se como a verdadeira fora-motriz do direito europeu da energia.

Antes de mais, recorde-se que, nos termos do artigo 191/1 do TFUE, os objetivos da poltica da Unio no domnio do ambiente so: a preservao, a proteo e a melhoria da qualidade do ambiente; a proteo da sade das pessoas; a utilizao prudente e racional dos recursos naturais; e, a promoo, no plano internacional, de medidas destinadas a enfrentar os problemas regionais ou mundiais do ambiente, designadamente a combater as alteraes climticas. O aumento da utilizao de energias renovveis implica uma estabilizao das emisses de CO2, o que contribuir para a consecuo dos dois primeiros objetivos da poltica ambiental da Unio; quanto ao terceiro objetivo, indubitvel a necessidade de aproveitamento das fontes de energia renovvel como medida tendente utilizao racional e prudente dos recursos naturais. Mas a aliana entre reduo de emisses de gases com efeito de estufa e promoo das energias renovveis est igualmente patente no Livro Verde da Comisso de 2006, onde a Comisso se vincula a elaborar um roteiro das energias renovveis com vista minimizao da dependncia petrolfera por parte dos Estados-membros. luz do artigo 192 do TFUE foram aprovadas as Diretivas 2001/77/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Setembro de 2001 (relativa promoo de eletricidade produzida a partir de fontes de energia renovveis no mercado interno da eletricidade) e 2003/30/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 8 de Maio de 2003 (relativa promoo da utilizao de biocombustveis ou de outros combustveis renovveis nos transportes), primeiros instrumentos de harmonizao em matria de aproveitamento energtico que a Unio produziu. Entretanto, tambm no mbito do Pacote Clima-Energia, a Unio Europeia definiu as seguintes metas energticas para 2020: 20% do consumo de energia a partir de fontes
16

renovveis; mais 20% de eficincia energtica; 10% de incorporao de biocombustveis. At 2013 so incentivadas medidas voluntrias, prevendo-se um forte condicionamento para 2014-2020 em termos de exigncias sobre projetos a aprovar. No futuro s ser possvel financiar investimentos carbono zero; haver que apostar na Procura Pblica verde e a monitorizao dos programas far-se- com base em indicadores de Desenvolvimento Sustentvel, a nvel regional. Na futura estratgia "Unio Europeia 2020, em preparao, as questes de Ambiente assumem lugar de destaque, particularmente no que respeita pretenso de tornar a economia mais verde num futuro a mdio prazo.

6. Cidadania europeia e tutela ambiental


O Tratado de Lisboa constitui um avano no que se refere proteo dos direitos dos cidados. Confirma os direitos existentes e introduz novos direitos e mecanismos que permitem assegurar o pleno respeito pelos mesmos na Unio, entre eles, o princpio da igualdade democrtica dos seus cidados, o princpio da democracia participativa que completa o princpio da democracia representativa. Tambm no mbito do direito de acesso informao, os cidados e os parlamentos nacionais podero conhecer as decises tomadas pelo respetivo governo, na medida em que o Conselho reunir em pblico quando deliberar sobre um projeto de ato legislativo e o votar. O Tratado de Lisboa estabelece ainda o princpio da iniciativa de cidadania. Esta permite a um mnimo de um milho de cidados dos 500 milhes que integram a Unio nacionais de um nmero significativo de Estados-Membros solicitar, por meio de uma petio, Comisso que apresente ao Parlamento Europeu e ao Conselho uma proposta legislativa, caso os referidos cidados a considerem necessria para a realizao dos objetivos dos Tratados. A este propsito faz-se referncia s vias de exerccio da cidadania ambiental na Europa ps- Tratado de Lisboa. o artigo 11 do TUE que traz esta novidade de natureza procedimental de grande importncia ao introduzir a pr-iniciativa legislativa popular europeia, atribuindo aos
17

cidados dos vrios Estados-membros, a possibilidade de apresentarem uma petio Comisso com vista elaborao, por este rgo, de uma iniciativa legislativa a propor ao Parlamento e ao Conselho a adoo de um determinado ato jurdico sobre a matria em questo. Com vista rpida operacionalizao deste mecanismo, a Comisso lanou, no final de 2009, o Green Paper on a European's citizen initiative, no qual abre o debate sobre a regulamentao do artigo 11, nomeadamente sugerindo que: 1) O nmero significativo de Estados se circunscreva a 9 (1/3 dos Estados - membros); 2) Que cada Estado deva apresentar assinaturas numa proporo de pelo menos 0,2% da sua populao; 3) Que a capacidade de subscrio da petio se paute pela idade de capacidade eleitoral ativa no Estado-membro de residncia; 4) Que a petio se limite a indicar a matria e o sentido da iniciativa legislativa da Comisso (e no revestir a forma de um projeto legislativo); 5) Que o controlo da veracidade das assinaturas se faa ao nvel da Unio e que possa existir recolha online; 6) Que o limite temporal de recolha de assinaturas seja de um ano; 7) Que a iniciativa deva ficar registada num website a criar pela Comisso (e que pode servir para divulgar o pedido); 8) Que os responsveis pela iniciativa devam disponibilizar dados sobre o financiamento da campanha de recolha de assinaturas; 9) Que deva ser estabelecido um prazo limite para avaliao da viabilidade da iniciativa (embora tal prazo no exista no seio da regulao do direito de petio ao Parlamento Europeu), que poder ser fixado em seis meses; 10) Que deva existir uma forma de desincentivar a apresentao de sucessivas iniciativas sobre o mesmo tema.

7. A poltica ambiental de Portugal no espao europeu: atitudes e desafios


Aps a adeso de Portugal UE, reconhece-se a importncia decisiva da integrao europeia na construo de polticas e na proteo do ambiente em Portugal, reconhecese tambm o papel central que o desenvolvimento sustentvel ocupa no Tratado de
18

Lisboa, mas reconhece-se ainda que, apesar de todos os avanos, os desafios do futuro so to grandes como foram os do passado.

As razes do ambientalismo remontam ao sculo XIX, mas as questes ambientais, enquanto preocupao generalizada surgiram no sculo XX, entre finais dos anos 60 e incio de 70, tendo- se verificado uma crescente consciencializao internacional, em relao aos problemas ambientais resultantes dos modelos de desenvolvimento vigentes. Em Portugal assistia-se, se bem que pontualmente, a um progresso real da poltica ambiental. A necessidade de preparao da participao portuguesa na Conferncia sobre o Ambiente Humano esteve na origem da Comisso Nacional do Ambiente, criada em 1971, que produziu, nesse ano, o primeiro Relatrio Nacional sobre os Problemas Relativos ao Ambiente, em Portugal.

Podem-se historiar as medidas polticas tomadas para proteger o ambiente, de uma forma sinttica, em trs fases distintas. Uma que vai at 1987, a segunda que vai at 1992 e finalmente a que vivemos at 2012.

A primeira caracteriza-se pelos investimentos na construo generalizada das infraestruturas de saneamento bsico (gua de abastecimento e esgotos), a esmagadora maioria levada a cabo pelos Municpios.

Em 1987, Portugal, entrado h pouco mais de um ano na UE, surpreendia os pares europeus ao ser pioneiro na aprovao da Lei de Bases do Ambiente (LBA), que marcou o incio da segunda fase. Na sequncia da LBA surgiram leis sobre os mais diversos problemas ambientais: gesto da gua, do ar, do rudo e dos resduos, defesa do litoral e proteo das espcies.

A terceira fase mostra uma histria rica de acontecimentos importantes nas polticas de ambiente, mundiais e europeias, que determinaram a poltica de ambiente de Portugal, tendo o pas assumido, pela primeira vez, a Presidncia da UE, no primeiro semestre de 1992. Preparou o principal evento mundial, a Conferncia das Naes Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (CNUAD), que teve lugar no Rio de Janeiro, em Junho de 1992, onde Portugal presidiu delegao da UE e desempenhou um papel determinante nas decises ento tomadas.
19

Um resultado primordial desta conferncia foi a consolidao do conceito de desenvolvimento sustentvel, que tem como objetivo articular o desenvolvimento com a proteo de ambiente, baseado na necessidade de evitar o esgotamento dos recursos naturais e, por isso, na solidariedade intrageracional e intergeracional. A entrada em vigor do Tratado de Maastricht, em 1993, institui a poltica comunitria de ambiente e estabelece as linhas mestras desta poltica, definindo como misso da UE, promover um desenvolvimento harmonioso e equilibrado das atividades humanas, um crescimento sustentvel e no inflacionista, que respeite o ambiente. Esta a primeira consequncia evidente da CNUAD, ao influenciar a integrao no texto do tratado do conceito de desenvolvimento sustentvel como objetivo europeu.

A adoo do Protocolo de Quioto, no mbito da Conveno Quadro das Naes Unidas para o Combate s Alteraes Climticas, em 1997, estabelece limites legalmente vinculativos para as emisses de gases com efeito de estufa, no quadro do qual a UE se obriga, solidariamente, a reduzir em 8% as emisses desses gases, no perodo de cumprimento (2008 a 2012), relativamente s emisses verificadas em 1990. Portugal beneficiou do esquema de diferenciao interna das emisses (burden sharing), permitindo economia nacional crescer, aumentando tambm as emisses dos gases com efeito de estufa at 27%. Tambm importa apreciar o programa comunitrio de ao em matria de ambiente, intitulado Ambiente 2010: o nosso futuro, a nossa escolha, lanado em 2002 para ter efeitos at 2012. Este programa retoma o conceito do desenvolvimento sustentvel da CNUAD, ao assinalar, que para fazer face aos desafios ambientais da atualidade, h que ultrapassar a abordagem estritamente legislativa e enveredar por uma abordagem estratgica, a qual deve utilizar diversos instrumentos e medidas para influenciar a tomada de decises nos crculos empresariais, polticos, dos consumidores e dos cidados.

O Tratado de Lisboa, em vigor desde 1 de Dezembro de 2009, veio conferir UE o quadro jurdico e os instrumentos necessrios para fazer face a desafios futuros e responder s expectativas dos cidados. Garantir a sustentabilidade da utilizao dos recursos naturais tem vindo a tornar- se cada vez mais uma prioridade para a EU e os objetivos do tratado centram-se nas mais reas, incluindo as alteraes climticas, os

20

habitats naturais e a vida selvagem, o ambiente e sade, os recursos naturais e a gesto de resduos.

Importa agora identificar os novos desafios e as tendncias dessas polticas para definir as linhas de ao nas prximas dcadas. As alteraes climticas esto no topo. No s porque at 2012 se ter de reforar a implementao das medidas preconizadas no Programa Nacional das Alteraes Climticas para assegurar o cumprimento dos compromissos de Quioto, e preparar o futuro ps-Quioto, num ambiente de crescente restrio da oferta de combustveis derivados do petrleo e de enorme incerteza (a Conferncia de Copenhaga, em Dezembro de 2009, mostrou as dificuldades da nova ordem internacional), mas tambm porque ser necessrio decidir sobre modalidades para aprofundar as medidas de combate s alteraes climticas. H que apostar na progressiva descarbonizao da economia, desenvolvendo novos paradigmas: trata-se do maior desafio tecnolgico depois da Revoluo Industrial, potenciado pela urgncia em encontrar as respostas adequadas para combater as alteraes climticas.

A segunda grande preocupao nacional e europeia prende-se com a poluio atmosfrica em zonas urbanas. De acordo com a Estratgia Temtica sobre Poluio Atmosfrica, verificou-se uma melhoria da qualidade do ar nas ltimas dcadas. No entanto, subsistem ainda problemas de qualidade do ar escala europeia e, especificamente, em Portugal, tendo em conta a tendncia de urbanizao e litoralizao. Os poluentes atmosfricos que mais contribuem para a deteriorao da qualidade do ar, em Portugal, so o ozono troposfrico e as partculas em suspenso, sendo estes os mais preocupantes em termos de sade pblica. Os planos e programas para a melhoria da qualidade do ar, tornados obrigatrios pela respetiva diretivaquadro, devem ser adequadamente implementados e monitorizados, associando tambm as medidas para melhoria da sade humana.

Em terceiro lugar, a proteo da biodiversidade ir ocupar a agenda europeia. Basta referir que, por exemplo, cerca de 20% do territrio nacional est protegido no mbito da rede natura 2000, rea que considerada insuficiente para a correta manuteno da biodiversidade e conservao de habitats.
21

Em resumo, reconhecida a importncia decisiva da integrao europeia na construo de polticas, bem como o papel central que o desenvolvimento sustentvel ocupa no Tratado de Lisboa da UE e reconhece-se que, apesar de todos os avanos, os desafios do futuro so to grandes como foram os desafios do passado.

Em suma, o futuro da poltica ambiental em Portugal , simultaneamente, exaltante, desafiador e preocupante. Exaltante, porque, ao longo dos anos, se avanou muito na resoluo dos problemas de saneamento bsico, recursos hdricos, gesto de resduos, na formao dos tcnicos e na investigao no domnio do ambiente. Desafiador porque se est na encruzilhada da mudana estrutural resultante das alteraes climticas e do novo paradigma energtico, no quadro de um crescente risco de falta de consenso internacional. Preocupante porque as solues tecnolgicas esto ainda por implementar, a educao em desenvolvimento sustentvel incipiente e o desenvolvimento de redes de cidados e redes de informao no permitem colmatar as falhas da ao dos governos e dos Estados.

Tal como em qualquer poltica pblica, tambm para a poltica ambiental em Portugal fundamental a gesto da qualidade dos instrumentos de poltica e dos resultados obtidos, quer atravs de sistemas internos s prprias instituies, quer atravs de mecanismos externos de verificao avaliao, com consequncias sobre as instituies e com a disponibilizao de informao certificada comunidade.

22

8. Concluso
O presente trabalho permitiu concluir que, de facto, o Tratado de Lisboa preserva as conquistas da Unio Europeia em matria de ambiente ao estipular que um dos objetivos da UE o desenvolvimento sustentvel da Europa, o que implica, nomeadamente, um nvel elevado de proteo e a melhoria da qualidade do ambiente, bem como a proteo da sade das pessoas, a utilizao prudente e racional dos recursos naturais e a promoo, no plano internacional, de medidas destinadas a enfrentar os problemas regionais ou mundiais do ambiente, e designadamente combater as alteraes climticas. Embora a ideia de desenvolvimento sustentvel esteja presente nos tratados atualmente em vigor, o Tratado de Lisboa define-o melhor e refora este objetivo. O desenvolvimento sustentvel igualmente um dos objetivos fundamentais da UE nas suas relaes com o resto do mundo. O ambiente uma das matrias em que h uma partilha de competncias entre a UE e os Estados-Membros. Qualquer interveno da UE nesta rea deve contribuir para a consecuo dos objetivos claros a que ela se prope. As alteraes climticas so um dos principais desafios ambientais, sociais e econmicos que a humanidade enfrenta atualmente. Com o Tratado de Lisboa, a luta contra as alteraes climticas a nvel internacional torna-se um objetivo especfico da poltica ambiental da UE. Desta forma, o Tratado reconhece claramente que a UE tem um papel de liderana a desempenhar nesta rea, mantendo-se na vanguarda do combate ao aquecimento global. Como se compreendeu pelo trabalho vertente, a UE tem tido ainda um empenho notvel ao nvel das energias renovveis, mostrando-se uma das mais promissoras apostas para o futuro. Portugal, por sua vez, no tem deixado de acompanhar as iniciativas ambientais levadas a cabo e tem demonstrado um esforo para manter os seus compromissos com a Comunidade. Conclui-se, pois, que o que est em jogo a vida do planeta e dos seus habitantes. Por isso urgente a mobilizao de todos para salvar a biodiversidade, da qual todos

23

dependem. E tanto a Europa, como especificamente Portugal, com a ajuda do Tratado de Lisboa, tm-se comprometido nesse sentido.

24

8. Bibliografia
Obras Ana Maria Guerra Martins, Ensaios sobre o Tratado de Lisboa, Almedina, Coimbra, 2011 Carla Amado Gomes/Tiago Antunes - O ambiente no Tratado de Lisboa : uma boa relao sustentada, 2010 Patrick Thieffry, Droit de l'Environment de L'Union Europenne, Bruylant, Bruxelas, 2008

Internet
http://www.tratadodelisboa.org/senhoreuropa/ http://europa.eu/lisbon_treaty/index_pt.htm http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/ihru/pt/ihru/docs/relacoes_i nternacionais/Relatorio_Tratado_Lisboa_maot.pdf https://infoeuropa.eurocid.pt/ http://www.eea.europa.eu/pt/themes

25

S-ar putea să vă placă și