Sunteți pe pagina 1din 19

Entendendo o cardpio

O QUE UMA ALIMENTAO SAUDVEL?


A alimentao dever ser um evento agradvel e de socializao entre as pessoas; Dever suprir as necessidades do organismo; Sem causar danos (carncias ou excessos); Respeitar hbitos alimentares regionais (significado cultural e social); Ser composta por alimentos seguros, sem contaminao.

ACESSIBILIDADE FSICA E FINANCEIRA e SABOR


Alimentao saudvel no cara; Se baseia em alimentos in natura e regionais; Apoio e fomento aos agricultores familiares. Alimentao saudvel precisa ser saborosa;

VARIEDADE e COR
Vrios tipos de alimentos, fornecem diferentes nutrientes; Evita a monotonia alimentar; Quanto mais colorida a alimentao mais rica em vitaminas minerais; A cor torna a refeio atrativa; Agrada os sentidos e estimula o consumo de alimentos saudveis.

HARMONIA
Equilbrio e harmonia entre alimentos; Quantidade e qualidade dos alimentos consumidos deve ser adequada; Considera fatores como:
Estado nutricional (obesidade x desnutrio); Estado de sade (presena de doenas); Idade, sexo; Prtica de atividade fsica.

SEGURANA SANITRIA
Alimentos sem contaminao; Reduo de riscos sade; Boas prticas de higiene desde a aquisio at o consumo; Prticas adequadas de manipulao de alimentos; Manipulao de controle pela vigilncia sanitria.

ALIMENTAO SAUDVEL
Valorizar a cultura e os hbitos alimentares regionais; Saborear refeies variadas, ricas em alimentos regionais disponveis na comunidade; Ler as informaes nutricionais dos rtulos dos alimentos.

Cereais, tubrculos e razes


Alimentos ricos em carboidratos; Principal funo: fornecer de energia para o corpo; Alimentos: arroz, massas, milho, pes, trigo, mandioca, batata, cereais.

Frutas e hortalias
Alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras; Principal funo: manuteno e regulao do funcionamento adequado do organismo; Brasil possui uma grande variedade desses alimentos. Valorizar os alimentos regionais.

Feijes, leite e derivados, carnes e ovos


Alimentos ricos em protenas; Contribuem para a sade e crescimento saudvel; Devem ser consumidos em quantidades adequadas (moderadas); Principal funo: construo e reparao dos tecidos do corpo;

Gorduras, acares e sal


Gorduras e acares: - Principal funo: fornecimento de energia para o corpo. - Alimentos: doces em geral, acar, chocolate, leo, margarina, manteiga. Sal: atua na manuteno da presso sangunea; - Fonte de iodo: essencial no crescimento e desenvolvimento do corpo humano. - Consumidos em grande quantidade aumenta o risco de doenas como obesidade, hipertenso e diabetes.

OBJETIVOS DO PNAE
Atender s necessidades nutricionais dos alunos; Formao de hbitos alimentares saudveis; Contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar.

OBJETIVOS DO CARDPIO DO PNAE


Atender s necessidades nutricionais dos alunos; Promover hbitos alimentares saudveis;

ELABORAO DO CARDPIO DO PNAE


Sob responsabilidade dos Estados, DF e municpios; Deve ser elaborado por nutricionista habilitado; O nutricionista dever assumir a responsabilidade tcnica do Programa, com acompanhamento do CAE.

REQUISITOS DO CARDPIO DO PNAE


Suprir, no mnimo, 30% das necessidades nutricionais dirias dos alunos em:
indgenas, quilombolas.

Suprir, no mnimo, 15% das necessidades dos alunos em:


creche, pr-escola e escolas de ensino fundamental.

CARDPIO DO PNAE
Mnimo 70% dos recursos financeiros destinados ao PNAE aquisio de produtos bsicos; CAE dever acompanhar a elaborao do cardpio;

EXEMPLOS DE PREPARAES
Vitamina (leite em p com banana) Canjica com fruta Biscoito cream cracker e vitamina de banana Cereal de milho e leite Po brioche, margarina, leite caramelado Arroz c/ charque e banana Arroz com picadinho de carne e legumes e suco de uva Verdura com cheiro verde, arroz com charque, suco de uva Po brioche , carne ao molho e suco de uva Biscoito,Milk shake de uva Arroz com frango desfiado e milho verde e fruta

OBRIGADO!!!!

S-ar putea să vă placă și