Sunteți pe pagina 1din 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECNCAVO DA BAHIA

ROCOC PARTE I
NAVARRO, DIOGO; PEDROSO, FLAVIA; SENA, VANESSA; MELO, ZIMALDO

Cachoeira 2010

RESUMO

O Rococ um estilo que surgiu na Frana governada por Lus XV como um desenvolvimento do estilo Barroco, porm de forma suavizada. Usado principalmente nas artes decorativas, se dissemina a partir da arquitetura para as outras artes. Teve grande fora na Europa at o advento da reao neoclssica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte catlica da Alemanha, na Prssia e em Portugal, impulsionada pela necessidade de ostentao das cortes principescas da poca.

33

A ASCENO DO ROCOC NA FRANA E A SIGNIFICAO DO TERMO ROCOC

O Rococ surgiu na Frana, no sculo XVIII, como uma extenso do Barroco e era, a princpio, apenas um estilo decorativo. Nesse estilo, vemos como caracterstica a exaltao do individualismo e um gosto ftil por uma beleza luxuosa, a utilizao de formas curvas e apresenta tambm, elegncia e um carter intimista. Esse movimento comea na rea da arquitetura e depois se espalha para todos os ramos das artes. O termo Rococ surge de um termo francs (rocaille) que significa embrechado, que uma tcnica de incrustao de conchas e vidros utilizados na decorao de grutas artificiais. Com a morte de Lus XIV em torno de 1715, o pensamento da cultura francesa se tornou mais flexvel. Com isso, os monarcas abandonam Versalhes e vo para suas propriedades do interior e alguns continuam em Paris. Agora estes so os mecenas e, com eles surgiu a esttica do Rococ, que mantm alguns dos valores do movimento Barroco (como a assimetria, a aluso a mitologia greco-romana, a inclinao emocional, entre outros). Conhecido tambm como estilo Lus XV e Lus XVI, o Rococ abordava geralmente, temas da vida cortes e a estilizao naturalista de plantas em molduras e ornamentos, alm de abordar tambm os temas j retratados no Barroco. Nessa corrente, se comemora a alegria de viver, e isso se reflete inclusive nas obras sacras, tudo mais leve assim como a despreocupada vida na corte. Durante o perodo Iluminista essa corrente artstica foi a mais importante na rea da arquitetura. As construes ganharam leveza e um tom mais pastel comeou a ser utilizado em contraposio as cores mais vivas. Apresentam tambm uma decorao carregada nas fachadas e nos interiores, onde mais percebida. Essa caracterstica valoriza um modo de vida individual e caprichoso. Nas igrejas, as cpulas so menores que as das igrejas barrocas, porm, se apresentam em maior quantidade, e em contraste com o tom pastel ou branco da parede, as janelas ovais apresentam ao seu redor um ornamento dourado, geralmente apresentando como elementos anjos e arranjos florais. Isso acaba quebrando a rigidez dessas paredes. A arquitetura dos palcios tambm apresenta essas caractersticas, que de certa forma, transmitiam a atmosfera de um mundo ideal. Apresentam tambm cenas buclicas retratadas nos tetos em tom pastel. Os mveis, que so de suma importncia para a construo arquitetnica justamente pelo fato de o Rococ ter surgido como um estilo decorativo. Estes apresentam tambm os ornamentos florais, o emprego de madeiras raras marchetadas e frisos dourados. Essas caractersticas so acompanhadas pelo requinte de suas linhas.

Como ressaltada a importncia do elemento decorativo, a escultura assume um papel importante nessa corrente artstica. Porm, a escultura segue por um caminho diferente do da escultura barroca. Elas apresentam um tamanho menor e os motivos so escolhidos em funo da decorao e, embora os escultores se utilizem do mrmore, do preferncia ao gesso e a madeira, pois estas aceitam cores suaves. A pintura do Rococ apresentava uma rica ornamentao, detalhes apresentados com mincia, uma grande riqueza de cores, assim como de figurinos e cenrios. Em alguns casos, as obras perdiam inclusive seu foco narrativo em meio a riqueza de detalhes, do apelo sensorial. Nesse perodo, surge a indstria da escultura de porcelana na Europa, material utilizado no oriente e, esse material era perfeito para a poca e por isso, surgem imediatamente vrias oficinas magistrais nessa tcnica. O Rococ francs foi um movimento essencialmente aristocrtico e representou a fase derradeira do antigo sistema feudal. O Iluminismo criticava as bases dessa sociedade, assim como os patronos que fomentavam a pintura do rococ (j vista como frvola, efeminada, saturada de ornamentos), pois os iluministas queriam uma sociedade mais igualitria, anulando os privilgios vindos do bero. A classe mdia via o rococ como a mscara de uma elite corrupta e apreciava uma arte completamente contrria esttica do rococ. Esse processo resultou na Revoluo Francesa e o Rococ deu lugar ao Neoclassicismo.

JEAN-ANTOINE WATTEAU (1684-1719)

No incio do sculo XVIII, quando o absolutismo chega ao seu pice com a corte do rei Lus XIV, que utiliza deliberadamente a exibio e o esplendor da realeza, um estilo exageradamente decorado se impe ao sobriedade de seu antecessor, o estilo barroco. Neste tempo obras monumentais foram idealizadas o que, apesar de a maior parte ter sido abandonada, ajuda ao desenvolvimento deste recurso de exagero na decorao. Aps a construo do Palcio de Versalhes, em Paris, vrios palcios foram construdos na Europa tentando competir com o seu esplendor, criando mundos fantasiosos e fantsticos em relao a vida humilde imposta pelos senhores a populao europeia neste perodo. Por terem sido cooptadas nesta orgia de decorao, as artes individuais perderam muito de sua importncia independente. Houveram, sim, artistas distintos no perodo em torno de 1700, mas, talvez s existisse um mestre cuja arte se comparava dos grandes mestres da

55

primeira metade do sculo XVII. Jean-Antoine Watteau foi o maior pintor francs do seu tempo e um dos principais nomes do rococ. Nasceu na cidade fronteiria de Valenciennes, em 1684, se mudou para Paris em 1702, onde foi educado artisticamente no ateli de Claude Gillot Pintor de cenas teatrais entre 1705 e 1708. A influncia deste artista foi crucial, pois teve a oportunidade de assistir as farsas teatrais da commedia dallarte, teatro popular improvisado, cujas apresentaes eram feitas na rua e praas pblicas das cidades, aps a devida autorizao, em carroas ou pequenos palcos improvisados. Essas apresentaes improvisadas serviram de inspirao para a mais importante obra de Watteau: o fete galante, ou festa de cortejo. Uma paisagem pastoril, onde personagens elegantemente fantasiados passam o tempo conversando, flertando e fazendo serenatas. Inspiradas no exemplo de Sir Peter Paul Rubens, a cor dessas obra so delicadas. O termo fete galante foi criado pela Academia Francesa, que buscava um termo que caracterizasse a obra de Watteau depois que ele se tornou membro da instituio em 1717. Tambm projetou decoraes de interiores para os palcios da nobreza. Mas, provavelmente, as festas reais no satisfaziam a imaginao do artista. Ele passa a pintar suas prprias vises de uma vida livre de todas as privaes e banalidades, uma fantasia de uma vida de piqueniques em parques de sonho onde nunca chove, de saraus musicais onde todas as damas so belas e todos os amantes graciosos, onde todos vestem refulgentes sedas, e onde a vida dos pastores e pastoras perece ser uma sucesso de minuetes. Poderia-se ter uma impresso de uma arte amaneirada e artificial. Para muitos, passou a representar o gosto aristocrtico da Frana do incio do sculo XVII, o estilo rococ, a predileo por cores e decoraes delicadas que sucederem ao gosto mais robusto do perodo barroco e que se expressou em alegre futilidade. Mais que um mero expoente das modas de seu tempo, seus sonhos e ideais ajudaram a modelar o estilo rococ. Assim com Vandyke, que ajudou a crias a ideia de desenvoltura cavalheiresca associada as pessoas nobres, Watteau enriqueceu nosso repertrio de imaginao com a sua viso de galanteria espirituosa. No quadro Festa num parque (ca. 1718), Watteau retrata uma cena campestre, onde predomina uma calma doce, quase melanclica. Moos e donzelas que apenas descansam e sonham, jogam com flores e entreolham-se. A luz brinca com seus trajes reluzentes e transfigura o bosque num paraso terreno. As qualidades de sua arte, a delicadeza de seu trabalho de pincel e o refinamento de suas harmonias cromticas no so facilmente percebidas em reprodues. Sua arte imensamente sensvel devem ser desfrutados no original.

Assim como Rubens, a quem admirava, Watteau era capaz de transmitir a impresso de carne palpitante atravs de uma pitada de giz ou cor. Mas o estado de espirito de seus estudos totalmente diferente daquele pintor. As pinturas de Watteau sempre transmitem um ar de melancolia, como se os atores soubessem que seus prazeres eram fugazes e que logo acabariam. Um toque de tristeza em suas vises de beleza, difcil de dizer ou definir, mas que eleva a arte deste grande artista alm da esfera da simples habilidade e boniteza. Esse clima atribudo ao fato da sade debilitada do artista. Ele sofria de tuberculose, fato que o deixava impaciente e mal-humorado e pode ter sido a causa das tcnicas descuidadas que ele praticava algumas vezes e que, talvez, a sua extrema conscincia da transitoriedade da beleza que incutiu em sua arte essa intensidade que nenhum dos admiradores e imitadores conseguiu igualar. Em 1719, viaja para a Inglaterra em busca de cura, mas o clima frio agrava sua situao e ele morre de prematuramente, aos 37 anos. Depois de sua morte, a artificialidade dos temas que abordava saiu de moda e, durante os tempos da Revoluo Francesa, estudantes de arte costumavam a se divertir jogando nacos de po em suas obras-primas.

FRANOIS BOUCHER JEAN-HONOR FRAGONARD (1732-1806)

Nascido em Grasse, na Frana, no dia 5 de abril de 1732, foi um dos principais pintores do estilo rococ. Sua arte se destaca pela exuberncia das cores, ambientao em segundo plano, uso cuidadoso de luz e sombra, sobretudo nos tons de pele, alm do contedo ertico de algumas de suas obras. Foi um pintor de grande encanto que seguiu a tradio de Watteau em seus temas inspirados na vida da alta sociedade. Em seus desenhos de paisagens, era um mestre dos efeitos impressionantes. Depois de se mudar do sul da Frana para Paris, aos 18 anos, ele foi aluno dos pintores Franois Boucher, Jean-Simon Chardin e Charles Andr van Loo. Em 1752, Frangonard ganhou o Prix de Rome e teve a oportunidade de ir para a Itlia estudar a obra dos grandes mestres. A paisagem italiana teve um grande impacto em sua obra, servindo de cenrio para suas cenas da vida cotidiana. Depois, foi para Holanda e foi influenciado pelas artes holandesa e flamenga. Ele usou uma palheta de cores sbrias para criar ambientaes melanclicas para seus personagens centrais.

77

Em Roma, ele se tornou membro da prestigiosa Acadmie de France, apesar de ter considerado as regras do grupo muito restritivas. Quando voltou para Frana, conseguiu atrair vrios patronos ricos e importantes, dentre os eles Madame de Pompadour e Madame du Barry, quando foi aclamado como figura-chave do movimento rococ. Em seu desenho da vista da Villa dEste em Tivoli, perto de Roma, mostra como ele era capaz de encontrar grandiosidade e encanto num trecho de paisagem real. Sua mais importante obra O balano (1767). princpio, parece a simples imagem de uma jovem inocente brincando, mas, na verdade, trata-se de uma pintura ertica: deitado relaxadamente no canto esquerdo do quadro est um homem, olhando diretamente por baixo da saia dela, que entreabre as pernas. Infelizmente, seu estilo foi popular em um curto perodo, entrando em declnio com a ascenso do estilo neoclssico, que deixou o estilo rococ obsoleto. Alm disso, quando seus patrocinadores foram mandados para a guilhotina, durante a Revoluo Francesa, sua renda diminuiu drasticamente, e ele acabou morrendo na misria. Porm, no final do sculo XIX, sua herana artstica foi resgatada e sua neta, Berthe Morisot, foi uma celebrada pintora do impressionismo.
JEAN-SIMON CHARDIN PINTURA A PASTEL

Na pintura desse perodo, foi difundida a tcnica da pintura a pastel, uma maneira elegante de se pintar a seco. Esse material reflete a luz de tal modo que as cores se mostram extremamente saturadas e luminosas. Nenhuma tcnica at hoje tem esse poder de cor. O termo pastel no se refere a cores plidas, mas sim consistncia do material durante sua fabricao. O termo pastel vem do latim pastellus, pastillum, que significa pastilha, pequeno po, que est na origem da palavra italiana pasta, que quer dizer massa. A tcnica da pintura a pastel extremamente intimista, pois o pintor se utiliza dos bastes de cor e dos prprios dedos (sem o uso de pincel) para executar a obra, sendo assim, o artista tem uma interao inigualvel com sua obra. uma tcnica muito aplicada na criao de paisagens naturalistas e na criao de retratos, pois a fuso das cores ocorre de maneira muito sutil, apresentando gradientes suaves, ideais para a representao de texturas de pele, folhas, cu, etc.

Essa tcnica foi mencionada pela primeira vez por Leonardo da Vinci e sua inveno atribuda a um pintor alemo de nome Johann Thiele, porm a inveno atribuda tambm ao francs Jean Perral. Porm, uma artista de Veneza, Rosalba Carriera (1675-1750) foi a primeira a fazer uso do giz pastel como material de pintura, e no apenas na concepo de esboos. Hoje essa tcnica considerada uma das principais tcnicas de pintura, ao lado da pintura a leo, aquarela e acrlica.

S-ar putea să vă placă și