Sunteți pe pagina 1din 2

Apresentao de trabalhos

O primeiro trabalho foi um estudo (Reviso de Literatura) sobre o desgaste emocional e algumas experincias de mulheres mastectomizadas. Mostrando um pouco o papel do enfermeiro em orientar e instruir a realizao do autoexame. Mastectomia a remoo de mama, como um processo deformativo isso afeta a autoestima feminina e o objetivo do trabalho era analisar esse desgaste emocional. A mastectomia alm de comprometer fisicamente pela deformao, afeta tambm o lado emocional e social, podendo levar depresso. O retorno do afetado de forma gradual. Essa mutilao afeta a autoimagem e o as mulheres comeam a se sentir desvalorizadas e repulsivas. Ajuda familiar essencial. O papel do enfermeiro buscar amenizar e tornar a situao menos traumtica para a mulher que sofre a mastectomia.

O segundo trabalho foi a assistncia do enfermeiro na deteco precoce do cncer de mama. considerado um grave problema de sade pblica mundial, no pelo nmero de casos, mas tambm pelo investimento financeiro para diagnstico. importante constatar o impacto no indivduo, cncer uma neoplasia de tecido mamrio e tambm pode ocorrer em homens. Tem sido a primeira das causas de morte nas mulheres brasileiras decorrentes de diagnsticos tardios. Em todas as regies o cncer de mama o mais incidente, exceto no norte, que o cncer de colo de tero. Foi apresentado alguns sintomas e umas aes de controle: autoexame, exame clnico e complementar, menopausa tardia, histrico familiar. Depende essencialmente de diagnstico precoce. uma doena de importncia elevada devido a nmero de casos, impacto social, etc. Necessrio apoio multiprofissional no diagnstico.

O terceiro trabalho foi a prevalncia de sobrepeso e obesidade em alunos de escolas pblicas e privadas de Parnaba PI. Obesidade aumento de energia armazenada no organismo e um fator de risco para vrias doenas. Tem como diagnstico o exame biomtrico, fcil e simples. Pesquisa realizada em quatro instituies, duas particulares e duas pblicas. Foram feitas pesagens, medio de altura e circunferncia. A pesquisa teve resultado parecido com os pesquisados anteriormente, as meninas tem mais prevalncia que os meninos.

O quarto e ltimo trabalho foi a assistncia de enfermagem a paciente com pneumonia. Foram mostrados aspectos clnicos, a pneumonia uma inflamao do parnquima pulmonar causada por diversos microogranismos. O Streptococos pneumoniae o agente etiolgico mais frequente. Tambm pode ocorrer por germes atpicos. Flutua em sintomas e sinais: Dispneia, tosse, gemido respiratrio, batimento de asas do nariz. O tabagismo e alcoolismo pioram a Pneumonia. Embasado na teoria das necessidades humanas bsicas da enfermeira Wanda de Aguiar Horta. Estudo de um caso clnico de um paciente que apresentava falha no pulmo direito e dor. Tinha um comportamento propenso a risco pois era alcolatra, tinha um estilo de vida sedentria e hbitos higinicos inadequados. Aps tratamento teve uma melhora sintomtica. O trabalho envolveu a descrio da pneumonia e os procedimentos de assistncia aos pacientes, buscando sensibilizar os profissionais de enfermagem para a gravidade do assunto.

S-ar putea să vă placă și