Sunteți pe pagina 1din 8

A participao activa e empenhada de todos ns no esforo global.

primeiro passo nesse processo dado em casa, com a separao domstica dessas mesmas embalagens por tipo de material (papel e carto, vidro, plstico e metal). As embalagens de madeira devem ser tambm separadas e depositadas no respectivo contentor do Ecocentro.
Por exemplo, na cozinha, pode colocar 4 caixotes para os resduos domsticos: um para os restos de comida, outro para as embalagens de plstico e metal , para o vidro e outro para o papel e carto.

O papel e as embalagens de carto deve-se colocar no Ecoponto Azul. As embalagens de carto para bebidas, conhecidas por Tetra pack (como por exemplo os pacotes de leite e sumos), tambm devem ser colocadas no Ecoponto Azul, pois, apesar de serem constitudas por trs tipos de materiais carto, alumnio e plstico, o seu produtor encarrega-se do seu aproveitamento. Nunca coloque, no Ecoponto Azul, papis e cartes sujos ou molhados, papis plastificados e papis metalizados. Alm de contaminarem o contedo do Ecoponto, no so, ainda reciclveis. Coloque estes resduos no contentor do lixo normal.

Garrafas, frascos e boies de vidro devem ser colocados no Ecoponto Verde. Nunca coloque, no Ecoponto Verde, lmpadas, vidraas, espelhos, vidro aramado, pra-brisas e outros vidros, e louas de porcelana (chvenas, pires), de barro ou pirex. Estes materiais estragam (contaminam) as garrafas, frascos e boies colocados no Ecoponto e tornam este vidro no reciclvel. Coloque estes resduos no contentor do lixo normal

Conselhos Reduo Resduos

Evite comprar produtos que no necessita. Faa uma lista de compras, pois ajuda a evitar gastos desnecessrios. Opte pela utilizao de sacos de pano ou de rede nas suas compras em vez dos tradicionais sacos plsticos ou de papel. Evite os pratos de plstico, produtos com embalagens de plstico ou com excesso de embalagens. Compre produtos reciclados, biodegradveis ou recarregveis, sempre que possvel. Consuma produtos em garrafas de vidro pois estas so facilmente recicladas, optando por garrafas com depsito em vez de tara perdida. Compre produtos alimentares em tamanho familiar, poupando na embalagem, ou opte por compr-los avulso e no embalados.

CONT. Conselhos Reduo Resduos

Utilize ambos os lados da folha. Use guardanapos e lenos de tecido, em vez de papel, pois duram muito mais tempo. Opte por papel reciclado, sempre que possvel. Compre ovos em embalagens de carto e no de esferovite. Arranje uma fotocopiadora de frente e verso. Poupar milhares de folhas, sempre que tiver de fotocopiar relatrios compridos. Recuse folhetos publicitrios que no sejam de seu interesse (incluindo na sua caixa de correio).

Final
Trabalho realizado pelos formandos: Nelson, Guilhermina, Antnia e Lus.

23/02/2012

S-ar putea să vă placă și