Sunteți pe pagina 1din 28

FACULDADES PORTO-ALEGRENSES - FAPA CURSO DE Pedagogia, Licenciatura Plena

Bruna Faria Viana Carine Freitas de Oliveira Clarisse Macedo Gonalves Daniela Grasel Urbano

DISCIPLINA NA FORMAO DOS INDIVDUOS

Porto Alegre 2006

FACULDADES PORTO-ALEGRENSES CURSO DE Pedagogia, Licenciatura Plena

Bruna Faria Viana Carine Freitas de Oliveira Clarisse Macedo Gonalves Daniela Grasel Urbano

DISCIPLINA NA FORMAO DE INDIVDUOS

Relatrio de pesquisa apresentado disciplina de Introduo Metodologia Cientfica II como obteno do grau parcial do semestre do curso de Pedagogia, Licenciatura Plena da Faculdades Porto-Alegrenses de Educao, Cincias e Letras

Orientadora: Prof. Ms. Letcia Azambuja Godoy

Porto Alegre 2006

Dedicamos A quem, de uma forma ou de outra, faz parte do nosso existir.

Agradecimentos

Primeiramente, agradecemos nossos pais, que desde sempre estiveram ao nosso lado, nos momentos bons e ruins, nos preparando para a vida, repassando valores e nos amando incondicionalmente acima de tudo. Em segundo lugar, somos gratas tambm a todos nossos professores que, pela nossa vida estudantil j passaram, em especial, nossa orientadora Letcia Godoy, que acompanhou nossa evoluo na possvel comprovao de uma pesquisa, nos apoiando em cada deciso e intervindo-se quando necessrio. No podemos esquecer ainda, todas as pessoas a nossa volta, que de alguma forma contriburam para que o significado de viver tenha se expandido ou ento tomado um rumo diferente do que o inicialmente planejado. E, por fim, ao Pai Celestial, que nos deu a vida.

Educar uma obra-prima, uma obra realmente artesanal, cujo resultado a futura felicidade dos filhos e de todos sua volta. Iami Tiba

Prefcio

Muitas coisas preocupam os pais no desenvolvimento de seus filhos, e a principal como educ-los. Todos querem que seus filhos sejam bem comportados, mas difcil disciplin-los sem limitar sua criatividade ou diminuir sua auto-estima. Ao contrrio do que pensam, as crianas gostam de ser disciplinadas, mas, preciso enfatizar dois fatores fundamentais na prtica da disciplina: firmeza e carinho. A criana se sente segura quando conhece regras e a conseqncia de seus atos. Quando os pais permitem que os filhos por menores que sejam, faam tudo que desejam, no esto lhes ensinado noes de limites individuais e relacionais, no esto lhe passando noes do que podem ou no podem fazer. Os pais usam diversos argumentos para isso: eles no sabem o que esto fazendo; so muito pequenos para aprender; vamos ensinar quando forem maiores; sabemos que no devemos deixar... mas to engraadinho. etc. preciso lembrar que uma criana, quando faz algo pela primeira vez, sempre olha em volta para ver se agradou algum. Se agradar, repete o comportamento, pois entende que agrado aprovao e ele ainda no tem condies de avaliar a adequao do seu gosto. Portanto, cada vez que os pais aceitam uma contrariedade, um desrespeito, uma quebra de limites, esto fazendo com que seu filho no compreenda e rompa o limite natural para seu comportamento em famlia e sociedade. Se as crianas aceitam limites intrnsecos convivncia em uma brincadeira, porque sabem que no podem brincar fazendo tudo o que tem vontade. Precisam aceitar uma composio, uma sociedade com o outro.

Resumo

Com o objetivo de sanar o problema da indisciplina, este trabalho busca demonstrar diferentes formas de disciplinas: disciplina treinada, disciplina adquirida, disciplina aprendida, disciplina absorvida. Utilizamos mtodo de pesquisa de campo, realizando entrevistas com diversos pais para melhor investigar o que seria a causa da indisciplina. No decorrer do processo, identificamos que muitos pais agem de forma semelhante. Pode-se perceber que a indisciplina gerada nos filhos, primeiramente parte da falta de ateno por parte dos pais. Ao analisar estes fatos conclumos que necessrio que os pais preservem o que h de mais valioso para os filhos, que o amor incondicional.

Palavras-chave: Disciplina. Amor incondicional. Famlia.

Abstract

With the objective to cure the problem of the indiscipline, this work searchs to demonstrate different forms of disciplines: it disciplines trained, it disciplines acquired, it disciplines learned, it disciplines absorbed. We use method of field research, carrying through interviews with diverse parents better to investigate what it would be the cause of the indiscipline. In elapsing of the process, we identify that many parents act of similar form. The indiscipline generated in the children can be perceived that, first part of the lack of attention on the part of the parents. When analyzing these facts we conclude that it is necessary that the parents preserve what has of more valuable for the children, who are the unconditional love. Word-key: It disciplines. Unconditional love. Family. Summary With the objective to cure the problem of the indiscipline, this work searchs to demonstrate different forms of disciplines: it disciplines trained, it disciplines acquired, it disciplines learned, it disciplines absorbed. We use method of field research, carrying through interviews with diverse parents better to investigate what it would be the cause of the indiscipline. In elapsing of the process, we identify that many parents act of similar form. The indiscipline generated in the children can be perceived that, first part of the lack of attention on the part of the parents. When analyzing these facts we conclude that it is necessary that the parents preserve what has of more valuable for the children, who are the unconditional love.

Key-words: It disciplines. Unconditional love. Family.

SUMRIO

INTRODUO 1 DISCIPLINA 1.1 DISCIPLINA TREINADA 1.2 DISCIPLINA ADQUIRIDA 1.3 DISCIPLINA APRENDIDA 1.4 DISCIPLINA ABSORVIDA 2 A INDISCIPLINA NASCE NOS PAIS 2.1 A FALTA DE ATENO COMO CAUSADORA DA INDISCIPLINA 2.2 O AMOR FORMANDO A AUTO-ESTIMA 2.3 A FALTA DE DISCIPLINA GERA A DESOBEDINCIA 2.4 CAUSAS PROVENIENTES DOS PAIS 2.5 EDUCAR BEM REQUER PAIS EXIGENTES 2.6 COMO ENSINAR O FILHO A OBEDECER 2.7 BATER NO A RESPOSTA 2.8 O CASTIGO 3 FAMLIAS E SEU MODO DE EDUCAR 3.1 O QUE EDUCAO E COMO SE DESENVOLVE 3.2 DISCIPLINA E SEUS MEIOS 3.3 AS DIFICULDADES NO MBITO FAMILIAR 3.4 CORREO E PREVENO DISCIPLINAR CONCLUSO REFERNCIAS 18 20 22 13

9 11 11 11 12 12 13 14 14 14 15 15 17 17 18

23 25 27

INTRODUO

Considerando que desde os tempos remotos, a educao era mais rgida, na base de agresses e que, devido s mudanas histricas ocorridas nesse meio, hoje, a educao totalmente liberal, sem rotinas e regras a serem cumpridas, queremos demonstrar que a disciplina o melhor mtodo educacional, pois atravs dela, possvel educar um indivduo mantendo o equilbrio entre limites e liberdade. Para que isso ocorra fato lembrar que o dilogo entre pais e filhos fundamental. A disciplina da qual falamos a chave entre educar e amar. Dar limites e cobr-los de forma que a criana no se sinta ameaada, e sim amada. Disciplina pode ser comparada ordem, regras bem estabelecidas que vo influenciar a criana num todo. Propomos com essa pesquisa, levar ao meio familiar j existente, bem como, os que tm por vir, a conscientizao do saber educar na medida certa, esta, mais uma vez, atravs da disciplina, a fim de que haja uma reestruturao educacional nesse meio a tempo, ou seja, que o modo tradicional agresses verbais e fsicas seja deixado para trs. Deste modo, o assunto Disciplina na formao dos indivduos, baseado no tema Psicologia da educao teve como problema Por que os filhos desobedecem aos pais? A questo que pretende responder esse problema a falta de ateno como causadora da indisciplina, a qual gera a desobedincia e essa, por sua vez decorrente da relao estabelecida com os pais. O objetivo geral desta pesquisa pretende mostrar a necessidade do quanto importante conciliar amor e disciplina na famlia. Especificamente, deseja-se ressaltar os mtodos utilizados na educao dos filhos, analisar a causa da desobedincia, bem com, estudar as possveis formas de ensinar o filho a obedecer.

A metodologia utilizada foram entrevistas feitas com pais que possuem guarda compartilhada, pais separados (onde no existe a presena do pai ou me e/ou visita peridica do pai ou me) e pais casados (filho nico e com mais de um filho). A concluso apontar a confirmao ou no das hipteses aqui mencionadas.

1 DISCIPLINA

Em linhas gerais, disciplina o conjunto de regras ticas utilizadas para atingir um objetivo. A tica entendida, aqui, como critrio qualitativo do comportamento humano que envolve e preserva o respeito ao bem-estar biopsicossocial. O maior estmulo para ter disciplina o desejo de atingir um objetivo. Para entender melhor o conjunto de regras ticas, analisar-se abaixo algumas formas onde as mesmas so assimiladas e transmitidas.

1.1 DISCIPLINA TREINADA

Tem que haver confiana, a certeza de que vai realmente acontecer conforme o combinado. Se cumpriu a tarefa, sentir prazer; no cumpriu, deixar de ganhar o prmio, no vai saciar sua vontade e essa privao representar um sofrimento. Est na hora de fazer o filho usar os padres humanos de comportamento, utilizar a inteligncia para superar as dificuldades e resolver os problemas, conhecer os dilemas da tica, respeitar o prximo e o ambiente em que se encontra. Para adquirir qualidade de vida, precisa receber uma educao que parta dos princpios de coerncia, da constncia e da conseqncia.

1.2 DISCIPLINA ADQUIRIDA

Quanto maior for seu interesse em alcanar o seu objetivo, mais disciplinada a criana ser. A motivao est em sentir o prazer de conseguir realizar o seu objetivo. Se os pais fizerem uma comemorao festiva do resultado obtido pela criana e esta gostar disso, ficar

duplamente estimulada a prosseguir na tarefa, pela sensao prazerosa de ter conseguido agradar aos pais e deles receber carinho, o que refora a sua auto-estima. Para aprender com a prpria experincia, preciso estar atento e, portanto, ser disciplinado em relao ao que j foi feito. Para que seja possvel memorizar e repetir o ato quantas vezes forem necessrias. Ele se transforma em um aprendiz de si mesmo onde necessita de um mnimo de conhecimento anterior adquirido de algum modo de algum, para ento continuar seu prprio caminho.

1.3 DISCIPLINA APRENDIDA

A disciplina pode ser ensinada. Quem o faz o disciplinador, o contedo desse aprendizado a disciplina. Ensina-se como e porque se comportar em sociedade, em reunies sociais, em classes, em competies, etc. Isso faz parte da educao, a arte de viver bem.

1.4 DISCIPLINA ABSORVIDA

A criana admira seus pais e deseja espontaneamente ser igual a eles. A admirao um estmulo importante para que passe a imitar cada vez mais os gestos dos pais (e at mesmo aperfeio-los no futuro) por meio de tentativas, acertos e erros. O objetivo da criana ser como as pessoas que tanto admira. Os pais funcionam como modelos a serem incorporados. E assim os filhos aprendem os padres de comportamento familiar e social, o respeito por outros familiares, pelos funcionrios da escola, pelos empregados da casa, as noes de limite, dever, obrigao, etc. Segundo Tiba (1996), quanto maior for a admirao pelos pais, mais os filhos se transformam em mestres. E sem que os pais se dem conta absorvem seus gestos e suas posturas corporais e suas posturas psicolgicas.

2 A INDISCIPLINA NASCE NOS PAIS

A indisciplina j vem a partir dos pais, de como ocorreu a gravidez. Como o ser humano tem uma capacidade incrvel de adaptao, o casal pode encontrar argumentos que validem aquela gestao e lev-la adiante. Do contrrio, quando o casal s estava interessado em sexo e houve a concepo, talvez a j tenha ocorrido uma certa indisciplina. Por mais que parea ter sido apenas uma pessoa a indisciplinada, convm ressaltar: a indisciplina do casal, e houve concordncia de ambos. Culpar s a mulher, que no soube se cuidar, ou s o homem que no conseguiu se controlar resqucio da cultura machista. A concepo deve acontecer conforme a concordncia de ambos sim, porm na hora certa, essa, dentre situaes econmicas favorveis e estado mental apropriado a fim de no s criar, mas tambm educar um novo ser.

2.1 A FALTA DE ATENO COMO CAUSADORA DA INDISCIPLINA

A maioria das crianas quer agradar os pais. O amor e a ateno dos pais so as maiores motivaes e a criana far tudo para conquist-los. Os problemas surgem quando os pais no do muita ateno aos seus filhos ou quando se concentram no comportamento indesejvel e no valorizam as coisas boas que eles fazem para agrad-los. Muitas vezes, um problema de disciplina simplesmente desaparece quando, ao dar limites e cobr-la, ela no se sinta ameaada e sim amada.

2.2 O AMOR FORMANDO A AUTO-ESTIMA

Desde beb, os cuidados e carinhos vo mostrando criana que ela amada e cuidada, desenvolvendo assim a sua auto-estima. Ela continua a se desenvolver conforme pessoa, se sente segura e capaz de realizar seus desejos. O amor incondicional que os pais possuem por seus filhos obvio, porm para eles nem tanto. Visto que, na idia de uma criana, agradar seu pai e sua me, estar garantindo o amor deles, um sorriso de aprovao (dos pais) amor e a reprovao com um olhar srio ou uma bronca no amor. importante que desde ento fique claro que suas atitudes no colocar o amor de seus pais no prio. Para que a criana se sinta amada incondicionalmente, necessrio, acima de tudo, que seja respeitada. Esse amor alimentar sua auto-estima de tal forma a estar sempre feliz e no somente alegre, ora pois, a alegria passageira e a capacidade de ser feliz deve pertencer ao filho.

2.3 A FALTA DE DISCIPLINA GERA A DESOBEDINCIA

Visto que, disciplina uma tarefa dura para os pais, a falta dela gera a desobedincia. difcil para os pais que trabalham fora impor limites quando no ficam em casa o dia todo. Mesmo os pais presentes sentem que deveriam conversar mais em vez de estabelecer e impor limites rgidos. ainda mais difcil impor disciplina quando os pais esto estressados, e conseqentemente, os filhos passam a desobedece-los. As crianas desobedecem para chamar a ateno. Quando uma criana, pelo motivo que for, se sente pouco atendida ou pouco querida possvel que se mostre desobediente para assim reclamar a ateno de seus pais. A desobedincia , muitas vezes, a nica arma que a criana dispe para que seus pais lhe prestem ateno.

2.4 CAUSAS PROVENIENTES DOS PAIS

A causa da desobedincia proveniente dos pais, os quais no sabem mandar ou fazem mal. Os pais no podem exigir de seus filhos aquilo que nem eles cumprem, os pais devem dar exemplo. O filho entender melhor e se esforar mais se v que os pais tambm fazem o que lhe pedem...

Tambm, frente a uma criana desobediente deveria perguntar-se, se no esto lhe exigindo muito. Em um ambiente familiar ou escolar muito rgido, ao menino(a) lhe resulta mais difcil ser obediente e a indisciplina pode constituir sua forma de rebelar-se. Tambm o caso contrrio, quando o ambiente no qual a criana se move muito permissivo, este no pode aprender a importncia de aceitar algumas normas, pelo que a indisciplina pode converter-se em seu comportamento habitual. A criana desobedece por falta de hbito, se no lar no existe normas, ou estas so varveis e pouco coerentes no saber exatamente o que que se espera dele.

2.5 EDUCAR BEM REQUER PAIS EXIGENTES

A falta de um carter duro nos pais, a excessiva brandura, assim como o descobrimento das conseqncias que esta forma de proceder tem no comportamento dos filhos est muitas vezes na origem da desobedincia. Quando cedem facilmente para evitar problemas, quando so pouco coerentes e algumas vezes passam e outras os passam caindo no extremismo de uma grande exigncia quando perdoam os castigos que so impostos, os filhos rapidamente se do conta de que suas ameaas geralmente no se cumprem e se acostumam a fazer o que lhes d vontade, ignorando peties. Por outro lado, quando o pai e a me no esto de acordo em como atuar frente ao comportamento da criana, ou quando um dos pais muito severo, e o outro mais brando, a criana aprende logo a manipular seus pais. Aos pais devem, portanto, sentar-se para conversar e colocar-se de acordo nas regras que desejam impor e as conseqncias que se derivar de seu incumprimento.

2.6 COMO ENSINAR O FILHO A OBEDECER

As chaves para prevenir a maior parte das dificuldades que podem surgir com os filhos poderiam resumir-se nestas: A criana conhece o que se espera dela e sabe como deve comportar-se. A aplicao coerente de boas normas promove a ordem e a disciplina na famlia.

Normas efetivas contribuem para que o filho se sinta seguro. As normas a estabelecer dependero de cada famlia. Antes de estabelec-las convm que o pai observe detalhadamente a seu filho. Deve examinar seu comportamento fixando-se no apenas naquilo que faz mal e gostaria de mudar, mas tambm naquelas coisas que ele faz bem. Isso pode lhe dar pistas para desenvolver nele o bom comportamento que deseja conseguir. Na hora de estabelecer normas, importante que o pai e a me se sintam juntos e dediquem um tempo a colocar-se de acordo sobre tais normas. Ao faz-lo devero ter em conta uma srie de recomendaes As normas devem ser poucas, o mandar muito e mandar fazer coisa desnecessrias acaba sendo uma perda de autoridade.Os filhos se acostumam, a escutar como quem ouve chover e pensam que recebem ordens apenas para aborrecer. As ordens devem ser dadas uma a uma, e suficientemente espaadas no tempo.Se der criana uma srie de ordens em cadeia, o mais provvel que a criana faa de conta que no ouviu nada. As normas e ordens devem ser, alm disso, claras e especficas, de forma que a criana saiba exatamente o que se espera dela. Devem descrever-se de forma precisa para que tanto a criana como seus pais possam determinar se cumprem ou no. As ordens e as normas devem se razoveis e adequadas idade da criana, isto , deve-se assegurar de que o filho dispe dos recursos necessrios para cumpri-la e do tempo necessrio para faz-lo. Exigir no que razovel e justo. Para que a obedincia se converta em uma virtude, os pais devem explicar aos filhos as razes pelas quais lhes pede algo. Convm, tambm que lhe fale sobre o que significa obedecer. Deve deixar claro que todas as pessoas, independente da idade, tm que obedecer: obedecemos no trabalho, na rua, dirigindo, etc. Obedecer no coisa de criana. Devem obedecer porque aprendem a viver em sociedade, a ser mais livres e felizes. De fato, muitas crianas no aprendem a obedecer porque no lhes motivamos para que obedeam. Freqentemente, os pais se esquecem de refora-lhes quando se portam bem. Portanto, deve procurar surpreender o filho com elogios, quando algo lhe pedido e ele o faz logo ao primeiro pedido, dar-lhe um abrao e dizer que est contente a melhor maneira de fazer com que ele repita a ao. Deve existir alguma conseqncia prevista se rompe o cumprimento de uma norma, isto muito importante para a criana.

2.7 BATER NO A RESPOSTA

A punio fsica no tolervel. Dificilmente uma criana aprende sendo fisicamente agredida e, se aprender alguma coisa, ser somente para esconder suas emoes e sua raiva. O resultado que mais tarde ele ir revidar demonstrando sua raiva. Vivemos numa sociedade violenta. Quando se ensina s crianas que a violncia uma forma de resolver desentendimentos, os pais esto incentivando a violncia como modo de vida. por isso que quando uma criana perde o controle e precisa ser disciplinada fundamental para o pai ou para me permanecer calmo e controlado, sempre lembrando que o objetivo ensinar, no maltratar.

2.8 O CASTIGO

Ter em conta que uma aplicao coerente da regra e um castigo suave so muito mais eficazes a longo prazo que a incidncia e os castigos severos. E os castigos devem ser cumpridos. No ameaar, portanto com castigos que no estamos dispostos a cumprir. Os filhos devem compreender que, quando livremente no cumprem uma norma, so eles prprios que ganham o castigo. Os pais simplesmente vigiam o cumprimento das regras estabelecidas e suas conseqncias.

3 FAMLIAS E SEU MODO DE EDUCAR

Na diversidade no mbito familiar, percebe-se num geral, a evoluo no modo de educar juntamente ao contexto histrico da sociedade, ora impondo disciplina, seja ela treinada, adquirida, preservada ou absorvida, ora confundindo amor e proteo com educao. Ao mesmo tempo, ainda nota-se que certas famlias pararam no tempo, ora pois seu modo de educar baseia-se no ponto de vista tradicional - preservado e respeitado antigamente - ou seja, acredita-se que somente atravs de agresses verbais e at mesmo fsicas possvel alcanar uma educao razovel.

3.1. O QUE EDUCAO E COMO SE DESENVOLVE

Independentemente de classe social ou diversidade familiar pais separados, com guarda compartilhada ou ento unidos com filho nico ou mais educao significa desenvolver a formao integral do indivduo, visto que seus arquivos existenciais ainda esto vazios e/ou repassar aprendizados aos filhos a fim de prepar-los para a vida. Foi possvel, atravs dos relatos identificar o mtodo de agresso fsica, bem como verbal, algo afastador entre pai/me e filhos, visto que muito amor, dilogo, disciplina obtem resultados gratificantes em uma possvel e boa educao. De acordo a teoria, uma me demonstrou na prtica que a agressividade que sempre imps, s gerou violncia do filho para com os outros e revolta contra si achava estar educando por amor, hoje ela o educa com amor e respeito. Em relao a questo de limites, liberdade, rotinas, regras, destacamos o seguinte: o envolvimento nas atividades e problemas dirios levam os filhos a se sentirem seguros e confiantes para lidar com problemas. E embora, s vezes, a criana sinta-se contrariada, necessrio manter a continuidade de suas aes. Tudo deve ter uma medida. Rotinas devem ser estipuladas e respeitadas, tanto pelos pais como pelos filhos; isso s trar benefcios para ambos. Percebe-se tambm, na grande maioria a concordncia do casal unido em manter o mtodo educacional estabelecido tanto com filho nico como mais filhos, tendo, s vezes, uma pequena discrepncia quando se trata de mais filhos, onde o caula torna-se mimado, de repente devido s exigncias impostas anteriormente ao filho mais velho. Outro fator que leva ao mimo

a falta do outro (pai/me), na qual para suprir a ausncia, conforta-o com regalias, as quais trazem conseqncias quase que irreparveis no futuro. Isso quando, no se trata de uma guarda compartilhada, na qual o receio pela preferncia do filho para com o/a pai/me impe educaes diferentes de ambos; geralmente a me possui uma forma mais rgida de educar que o pai. Atravs da educao terica apreendida pelos prprios pais, nota-se que, educar no um conto de fadas, porm, ao analisar os fatos, confirmamos as palavras deles, ou seja, o dilogo em qualquer tipo que seja uma famlia, fundamental e, apresenta resultados realmente eficientes. Um esclarecimento por parte dos pais, em sua grande maioria, que os filhos tm que avaliar o meio por seus prprios sentimentos e isto fundamental, porm eles testamos adultos para ver at onde podem chegar, dessa forma, desobedecendo as regras impostas. Regras so importantssimas, porquanto, a ateno dos pais para com os filhos, no em demasia fundamental para que no seja um fator irrelevante indisciplina. Ora pois, as coisas muitas vezes, os pais acham banais para as crianas, as vezes, apresentam em maior peso que a nossa busca pela sobrevivncia. As crianas possuem seu mundo e os adultos o seu e, ambos devem ser respeitados. fato que a criana descobre seu mundo e explora o alheio e uma vez que pode tudo, a falta da disciplina gera o no reconhecimento do certo e o errado levando desobedincia. Cada criana uma criana e sua individualidade deve ser respeitada. No esquecendo tambm que, mesmo estipuladas as regras, as crianas no devem fazer tudo o que elas querem, mas sim tudo que saudvel e bom para suas respectivas idades. E, para que haja obedincia, os pais relatam que, aps determinada regra ser imposta, no dever voltar atrs, no sendo permissivos e sim firmes. No confundir autoridade com autoritarismo. Muita pacincia, explicar diversas vezes, dar exemplos, agir como modelo, alm de muito amor so possveis formas para levar um filho a obedecer sem traumas. O que nos chamou ateno e, aqui deixamos registrado o seguinte relato de um pai: no confundir amor com tolerncia a teimosia. Conforme a teoria, muitos pais e mes atravs da vivncia na prtica dizem que bater no a soluo, pois deixa a criana mais revoltada e gera violncia. Visto que, nossas vidas so pautadas por punies pequenas que nem sempre no apercebemos, muitas vezes uma punio branda - tirar alguma que a criana goste muito - doer muito mais que um tapa e ela ir pensar mais antes de fazer novamente. Ao e reao. Alguns pais dizem que a educao quase perfeita deveria ser alicerada nos valores divinos, no religiosos, o respeito ao semelhante desde pequeno, ao mundo animal e vegetal, preservao do meio ambiente. Hoje se fala muito mas pouco se faz. O estado no deveria ter

influncia educacional e sim dar meios aos cidados. Nenhuma religio poderia predominar no pas e sim a livre escolha quando j adulto. Outros insistem em dizer: o dilogo e combinaes de regras a melhor forma de educar. Ser coerente, ter dilogo com carinho e pacincia sem perder o controle o caminho. Em suma, dentre muitos conceitos, palavras chaves, amor e disciplina o melhor mtodo para as crianas obterem liberdade e limite na medida certa, seguindo regras, tendo recompensas e formando sua auto-estima e autocontrole.

3.2. DISCIPLINA E SEUS MEIOS

Tiba afirma que a disciplina deve fazer parte da educao dos filhos e, assim a define como:
Disciplina no a obedincia cega s regras, como um aprendizado tico, pra se saber o que deve ser feito, independente da presena de outros. Aliada a tica, a disciplina gera confiana mutua nas pessoas um dos fortes componentes do amor saudvel que traz progresso humanidade (TIBA, 1996, p. 15).

Famlias onde s um dos cnjuges mantm contato com o(s) filho(s), devido a separao ou inexistncia do outro, pensamos que o dilogo deveria ser dirio e constante, visto que a educao j no a mesma seguida em uma famlia bem estruturada. Como nesse mbito familiar, as crianas tm muito pouco tempo na presena do responsvel, a educao um tanto mais delicada, pois no existe tempo para isso, pois o/a pai/me precisa trabalhar e deixar seu(s) filho(s) sozinho(s), ou sob cuidados de outra pessoa, que pode ser da famlia ou no. J quando se trata de famlias cuja unio estvel, mesmo que o casal precise trabalhar fora, existe certa facilidade em educar os filhos, pois a presena do pai e da me ajuda na aquisio de respeito para com as pessoas. Nesse meio familiar, tanto o pai como a me, tem a obrigao de educar os filhos, sem que haja uma disputa pelo poder. Fazer os filhos obedecerem no uma tarefa fcil se no forem estabelecidos certos limites. No necessrio fazer todas as vontades do filho para ser amado por ele, pelo contrrio, os pedidos podem ser negados pelo bem dele. Quando um filho v atendidos todos os seus desejos, seu inconsciente far com que ele pense que assim que deve ser, mesmo fora de casa. A sociedade ter que satisfazer suas vontades para que ele sinta-se realizado. No lutar por seus sonhos, pois pensa que so os outros que devem fazer isso.

Hoje em dia, muitos pais trabalham fora e no podem educar os filhos de forma adequada, deixando essa tarefa para as escolas, babs e etc. Cabe salientar, que a escola serve para educar as crianas, mas essa educao completamente diferente da que se obtm em casa. Se compararmos a educao dada pela famlia bem estruturada com aquela sem uma estrutura convencional, podemos observar que os mtodos utilizados so praticamente os mesmos, o que muda, a maneira como ele colocado para os filhos. A me que cria e educa seu filho sozinha, e que no tem a imagem paterna presente na criao da criana, tem mais dificuldades em passar limites para seu filho, pois a imagem do pai, ainda associada a autoridade mxima da casa, o que leva o filho a nem sempre respeitar e seguir o pensamento da me. A famlia cujo pai est presente, mesmo sendo s durante a noite, construda com bases slidas, podendo obter melhores resultados na educao dos filhos do que aquela onde a me educa sozinha. Podemos observar, por exemplo, famlias que possuem guarda compartilhada dos filhos, onde pai e me travam uma constante luta pelo amor dos filhos, prejudicando assim a educao dos mesmos. Como nenhum dos dois quer perder o amor da criana, fazem as vontades do filho e como se no bastasse, fazem o contrrio do que o outro diz; se um educa, o outro deseduca. Devido as inmeras formas de estruturao familiares, fica difcil eleger a ideal, que fornece a melhor educao para os filhos, mas se incluirmos algumas regras podemos obter timos resultados. Pouco importa quem cria ou quem educa o filho, porm isso deve ser feito com amor e respeito, assim a indisciplina no seria um problema to srio. Ambas famlias concordam que agresses no so a soluo deste e de outros problemas, o dilogo o melhor caminho para a disciplina. A razo pela qual os filhos desobedecem verifica-se na falta de ateno dos pais, agem dessa forma para a obterem, bem como, em algumas vezes, at o prprio amor dos pais Concluindo, a desobedincia um problema que afeta diversas famlias nos dias de hoje e a melhor forma de converter esse quadro ensinar os filhos desde de pequenos o que certo e errado. Impondo limites e como recompensa, dando liberdade para que o filho possa escolher o que melhor para ele. Se houver acima de tudo respeito entre os membros da famlia, a educao ser bem sucedida.

3.3 AS DIFICULDADES NO MBITO FAMILIAR

As famlias, com um ou mais filhos, podemos observar que os mtodos mais utilizados esto ligados a relao da disciplina. Os pais procuram demonstrar limites, valores morais e sociais a seus filhos. Uma estrutura emocional slida e consciente baseada com muito amor e carinho. As dificuldades encontradas: 1 conscincia do ato errado; 2 pela perda de regalias e 3 compreenso do conhecimento e a razo. Algumas vezes perdem a pacincia, acabam sendo rgidos utilizando a agressividade, mas aps isso chegam razo e conscincia de que o mtodo no funciona, tendo noo que a melhor forma de educar dando ateno e carinho. Ao questionarmos as famlias de guarda compartilhada ou separao fsica entre pais e filhos, pde-se observar a grande dificuldade encontrada por parte da me para educar seus filhos. A maioria trabalha, no tendo tempo para os filhos e a casa. A falta de pacincia constante, porque o cansao notrio e a rotina longa. No consegue dar ateno para seus filhos, mas tentam passar noes sobre o certo e o errado e demonstrar carinho para com eles, assim transmitem a idia da necessidade que a rotina e a vida os impe. Algumas, conseguem ter xito na lida da casa, como tambm dedicar-se em sua obrigao, educar os filhos. O autor Isaac Mielnik comenta que o amar a criana no achar a criana bonitinha, seus atos engraadinhos, muito pelo contrrio, esse um amor falso, superficial. O verdadeiro amor srio e construtivo; assiste o amadurecimento e transformao da criana num adulto integrado e sadio, elemento til e consciente da sociedade organizada. Ento, amar uma criana no significa apenas ter prazer pelo o que ela faz ou diz, no representa satisfao e habilidade que revela, nem se refere a beleza da criana ou sade fsica. Os pais devem compenetrar-se de que o desenvolvimento da maturidade psicossocial infantil de importncia sem igual e de que as crianas no so feitas para ficarem guardadas e sim preparadas para uma vida social em companhia de outros seres humanos. Com certeza, a educao o ponto de partida para que a criana se torne o adulto de amanh. Essa construo no fcil, mas significa o desenvolvimento da maturidade durante a futura posio social. Se for satisfatria ser moralmente adequada, se for indesejvel formar um ciclo de frustraes. Mas fundamental todo o desempenho dos pais para formar uma criana feliz.

3.4 CORREO E PREVENO DISCIPLINAR

A disciplina na famlia constituda pai, me e filho nico no se difere muito da disciplina me e filhos ou pai e filhos. Em geral a forma mais utilizada para educar e disciplinar o dilogo. As famlias salientaram a importncia da conversa para correo e preveno. Outra forma de disciplina aplicada em ambas famlias estipular limites e cobr-los, regras e rotinas facilitam a educao dos filhos. Segundo relatos, a quebra das regras e rotinas favorecem para a indisciplina da criana. Por isso a importncia de manter a linha de horrios para alimentao, banho, TV, vdeo game, hora de dormir, hora de brincar... Quando ocorre a indisciplina, a quebra de regras e limites, ambas famlias usam de pequenas punies, tais como: tirar o vdeo game, no deixar sair, no deixar olhar o programa favorito ou no deixar brincar com o amiguinho...drasticamente, deixar a criana em um quarto sem nenhum atrativo e depois de algum tempo retir-la, outra soluo tomada. Em ltimo caso algumas palmadinhas de vez em quando se faz necessrio, segundo alguns pais. Segundo Larroy e La Puente (1988) o fundamental o dilogo entre a criana e os pais. De forma a possibilitar o afeto e o respeito por ambos os lados. necessrio impor limites e regras e cobr-los sistematicamente at que sejam assimilados e cumpridos. H vrias formas de correo e preveno disciplinar. Dentre elas podemos ressaltar aquelas que coincidentemente se equivalem a conduta dos pais entrevistados. Em primeiro lugar necessrio qualificar as condutas de desobedincia para aplicar a correo certa. Em situaes em que se considera leve a atitude da criana, pode-se aplicar o mtodo de deixar de dar ateno at que a criana mude o comportamento, ou seja, ignora-se tal atitude. Frente um bom comportamento, faz-se necessrio elogiar a criana. Existe uma srie de procedimentos eficazes para corrigir a desobedincia, tais como: retirada de ateno, elogios, conselhos prticos, que servem para sanar situaes do cotidiano entre pais e filhos.

CONCLUSO

Pde-se concluir no decorrer da pesquisa, a importncia da disciplina na famlia e como a falta de ateno dos pais influencia a criana a ter aes que chamem a ateno, e acabam se tornando rebeldes e desobedientes. Atualmente h uma grande porcentagem de crianas que no

sabem o que limite, pois os pais no sabem se impor perante os filhos, deixando-os fazerem tudo o que querem. importante estabelecer limites, porque eles significam amor. Desta forma, supervisionando e interferindo no desenvolvimento integral da criana, a transformaremos num adulto responsvel, psicologicamente equilibrado, generoso e feliz. A criana de aprender a ser ta segura que encare o mundo sem temor, mas to segura que encare o mundo que foi criado apenas para apoiar seus ps. A fora dos pais est em transmiti aos filhos a diferena entre o que aceitvel ou no, adequado ou na, entre o que essencial e suprfluo, e assim por diante. Convm ressaltar que o castigo apenas uma maneira da criana adquirir conscincia, de que a sua atitude no foi correta em tal momento, sendo que no h necessidade de bater, podese haver uma negociao entre pai e filho, onde os pais entram em consenso, devendo ser sempre firme, e no ceder em suas imposies. Para a melhor definio entre amor e razo, podemos salientar que esta diferena condiciona uma instabilidade entre a liberdade e a regra. Ora pois, atravs delas que propomos o conceito, e transfere-se os valores e a importncia dos limites apresentados ao longo da vida. necessrio buscar inovaes e novos mtodos para com a educao em geral, por sua vez, familiar. A importncia de investigar os fatos prope adquirir uma condio melhor decorrente da procura de solucionar problemas. E, nesta busca determinante que, aqui, deixamos algumas noes sobre educao disciplinada.

REFERNCIAS

TIBA, Iami. Quem ama, educa!. 7 ed. So Paulo: Gente, 2002. TIBA, Iami. Disciplina, limite na medida certa. So Paulo: Gente, 1996. PEREIRA, Gilson de Almeida. Limites e afetividade. Canoas, RS: ULBRA, 2004.

LARROY, Cristina; PUENTE, Maria Luisa De La. A criana desobediente: estratgias de controle do conhecimento. So Paulo: Scipione, 2000. MIELNIK, Isaac. O comportamento infantil : tcnicas e mtodos para entender crianas. 3 ed. Sao Paulo: IBRASA, 1988. Entre o limite e a liberdade. Veja. Edio especial n23, ano 36. So Paulo: Editora Abril, maio 2003. pp.10 -11.

S-ar putea să vă placă și