Sunteți pe pagina 1din 20

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Pgina 1

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Este trabalho foi realizado por :

Marcos Miguel dos Santos Monteiro

Pgina 2

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

ndice

Introduo Direito como cincia Direito e figuras afins Direito positivo e direito natural Direito e religio Direito e moral Direito e civilidade Direito e equidade Direito e Tcnica Direito e Economia Direito e a Gesto Direito e Sociologia Questo sobre a importncia do Direito na Contabilidade Duas Normas no mbito da Contabilidade Concluso Bibliografia

pg. 4 pg. 5 pg. 6 pg. 7 pg. 8 pg. 9 pg. 10 pg.11 pg.12 pg. 13 pg.15 pg. 16 pg. 17 pg.18 pg.19 pg.20

Pgina 3

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Introduo

Neste trabalho temos como objetivo fazer uma abordagem simples e direta do Direito, capaz de fornecer informao sobre conceitos, normas, as varias aplicaes, fontes de direito, ou seja, das suas varias temticas para uma melhor compreenso e utilizao como suporte de estudo para os alunos desta cadeira.

Pgina 4

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

II - Direito e figuras afins

6. Direito como cincia A palavra direito provm do latim directu, que suplantou a expresso jus, do latim clssico, por ser mais expressiva. Em Roma havia o jus e o faz. O jus o conjunto de normas formuladas pelos homens, destinadas a dar ordem vida em sociedade; faz o conjunto de normas de origem divina, religiosa, que regeriam as relaes entre os homens e as divindades. No mundo moderno, direito no seu sentido objetivo, seria um conjunto de regras dotadas de sanes que regem as relaes dos homens que vivem em sociedade, ou seja, o jus romano. J no sentido didtico, poderamos entender o direito, como sendo a cincia das regras obrigatrias que presidem s relaes dos homens em sociedade. Os jurisconsultos romanos j ensinavam que - jus est a justitia appellatum , isto , que o direito provm da justia. A criao do direito no tem e no pode ter outro objetivo seno a realizao da justia. O direito como cincia, valoriza, qualifica, atribui consequncias a um comportamento. No em funo de critrios filosficos, religiosos ou subjetivos, mas em funo da utilidade social. Para o direito, a conduta o momento de uma relao entre pessoas, e no o momento da relao entre pessoas e divindade e entre pessoa e sua conscincia, ou seja, o direito no se limita apenas na verificao simples dos atos ou dos acontecimentos, muito pelo contrrio, eles so analisados pelas consequncias que produzem. Portanto, o direito como cincia preocupa-se antes e principalmente com a ordem e a segurana da sociedade. So as necessidades sociais e a vontade do homem que atuam na interpretao dessas necessidades e transformam as regras que essas necessidades impem.

Pgina 5

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7. Direito e Figuras Afins Caracter tridimensional o direito apresenta uma tripla dimenso: fctica, valorativa e normativa. O direito um conjunto de princpios e de normas (dimenso normativa) destina a regular situaes factos ocorridos na vida social (dimenso fctica), regulao que se efetua de acordo com determinados valores em especial com a justia que se pretende atingir (dimenso valorativa) Necessidade o direito fundamental para a existncia de uma sociedade que sem um conjunto de normas que a regule um mero aglomerado de pessoas, ou seja o homem tem de viver em sociedade para se realizar enquanto homem, mas tambm a sociedade no existe sem direito. Alteridade o direito no se destina a regular a conduta do homem isolado, mas sim enquanto relacionado com outros no mbito da sociedade, o direito regula essencialmente algumas das relaes entre os homens, as que assumem uma relevncia jurdica e por isso se tornam relaes jurdicas Imperatividade o cumprimento das normas jurdicas no apresentado como uma opo, o direito pretende orientar a conduta do homem, independentemente da vontade dos destinatrios, s assim consegue desempenhar a sua funo ordenadora, essencial para a prpria substncia da sociedade. Coercibilidade o caracter imperativo do direito impe que este crie meios a fim de levar os destinatrios das suas normas a optar pelo cumprimento, castigando o infrator e premiando o cumpridor. Traduz-se na possibilidade de imposio coactiva, se necessrio pela fora e contra a vontade dos seus destinatrios, das normas e sanes jurdicas Exterioridade caracterizada em dois aspetos: o estado de espirito dos destinatrios das normas jurdicas, o seu pensamento interior so, em regra, indiferentes para o direito; as intenes dos sujeitos so tomadas em considerao pelo direito, embora este s intervenha se esses elementos ou intenes se manifestarem exteriormente de algum modo, a mera inteno de no cumprir uma qualquer norma no provoca a interveno do direito, este s age perante comportamentos

Pgina 6

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.1 Direito Positivo e Direito Natural Direito positivo o conjunto de princpios e regras que regem a vida social de determinado povo em determinada poca. Diretamente ligado ao conceito de vigncia o direito positivo, em vigor para um povo determinado, abrange toda a disciplina da conduta humana e inclui as leis votadas pelo poder competente, os regulamentos e as demais disposies normativas, qualquer que seja a sua espcie. Por definir-se em torno de um lugar e de um tempo, varivel, por oposio ao que os jusnaturalistas entendem ser o direito natural. As duas principais teorias acerca das relaes entre o direito e o Estado divergem quanto natureza do direito positivo. Para a teoria dualstica do direito, Estado e direito positivo seriam duas realidades distintas. J a teoria monstica, por outro lado, entende que s existe um direito, o positivo, com o qual o Estado se confunde. Esta ltima corrente, portanto, iguala o direito positivo ao Estado que o produz. Direito natural , A filosofia grega enfatizava a distino entre "natureza" de um lado, e "direito", "costume" ou "conveno" de outro. O comando da lei variava de acordo com o lugar, mas o que era "por natureza" deveria ser o mesmo em qualquer lugar. Um "direito da natureza", portanto, poderia parecer um paradoxo para os gregos. Contra o convencionalismo que a distino entre natureza e costume pudesse gerar, Scrates e seus herdeiros filosficos, Plato e Aristteles, postularam a existncia de uma justia natural ou um direito natural (ius naturale, em latim). Destes, Aristteles costuma ser apontado como o pai do direito natural. Em latim ius naturali ou jusnaturalismo uma teoria que postula a existncia de um direito cujo contedo estabelecido pela natureza e, portanto, vlido em qualquer lugar. A expresso "direito natural" por vezes contrastada com o direito positivo de uma determinada sociedade, o que lhe permite ser usado, por vezes, para criticar o contedo daquele direito positivo. Para os jusnaturalistas (isto , os juristas que afirmam a existncia do direito natural), o contedo do direito positivo no pode ser conhecido sem alguma referncia ao direito natural. A teoria do direito natural abrange uma grande parte da filosofia de Toms de Aquino, Francisco Surez, Richard Hooker, Thomas Hobbes, Hugo Grcio, Samuel von Pufendorf, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, e exerceu uma influncia profunda no movimento do racionalismo jurdico do sculo XVIII.

Pgina 7

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.2 Direito e religio relacionam-se, apresentando pontos semelhantes e pontos distintos, dependendo do ponto de vista. A religio, que pode ser definida como um conjunto de crenas de uma determinada divindade ou fora sobrenatural, ou seja, uma criao humana que busca explicaes para o mundo e para as vrias questes sociais.

A religio, na formao da sua doutrina, estipula valores e princpios a serem seguidos pelo homem para serem obedecidos durante a vida. Valores esses que induzem os fiis a determinadas condutas sociais e proibies para que o objetivo final, que o bem, seja atingido.

Nesse aspeto, o Direito e a religio so semelhantes por expressarem mecanismos de controlo social, que impem condutas e valores e que tm como finalidade o.bem comum.

Como aspeto de divergncia, pode-se apontar o carter de insegurana trazido pela religio, pois a Igreja oferece respostas que teriam credibilidade pela f, sendo seus principais pressupostos inatingveis. J o Direito parte de pressupostos concretos e fornece segurana e proteo ao indivduo nas suas relaes entre os semelhantes e o Estado.

Pgina 8

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.3 Direito e Moral podem ser facilmente associados se pensarmos o direito como sendo o conjunto de normas que tentam regular e organizar a vida em sociedade, solucionando os conflitos entre os indivduos, visto que a moral um ramo das Cincias Sociais que tambm se preocupa com o estudo de normas reguladoras da vida social. A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral o conjunto das normas para o agir especfico ou concreto. A Moral est contida nos cdigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas. Segundo Augusto Comte (1798-1857), "a Moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpticos sobre os impulsos egostas." Entende-se por instintos simpticos aqueles que aproximam o indivduo dos outros.

Nem sempre fcil diferenciar as normas do direito das normas da moral, em face de semelhana entre elas em muitos aspetos. Por exemplo, ambos os sistemas de normas, direito e moral, valorizam princpios como o respeito vida, liberdade, integridade fsica, psicolgica e espiritual dos homens, propriedade legitimamente obtida, igualdade de direitos, entre outros.

Pgina 9

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.4 Direito e Civilidade, Civilidade o respeito pelas normas de convvio entre os membros duma sociedade. Civil vem do latim civile, que designava o habitante da cidade civitate. Quando a humanidade se defrontou com o raciocnio, logo com a inteligncia, e realmente teve a conscincia do "Eu", houve a necessidade do respeito mtuo, do respeito ao outro. Comeou ento a codificao de civilidade, isto , regras de convvio social que no incio eram somente de respeito do inferior para com seu superior, hierrquico ou sexual, como nos animais irracionais. Iniciou-se ento a codificao de normas e regras de convvio social e de conduta, sendo impostas de modo emprico, pela tentativa e erro; os preceitos de civilidade, que eram passados de forma verbal, passaram a ser codificados e seguidos, pois o convvio em sociedade assim o exigiu. Sendo o ser humano um animal social, comeou a haver de fato uma organizao disciplinadora do grupo onde comeou a separao do ser e do ter. Com o aumento da complexidade das relaes humanas, comeou a haver quebras de conduta. Alguns queriam algo que pertencia a outrem, comportamentos comearam a ser repudiados pelo grupo, etc. Iniciou-se ento uma codificao, entre o certo e o errado, pois os conflitos iniciaram-se dentro dos grupos sociais, que para assegurar a sua sobrevivncia e coeso formaram as normas civis, normas estas que conduzem a base das civilizaes, do convvio em sociedade, seja na selva ou nas cidades.

Pgina 10

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.5 Direito e Equidade, equidade consiste na adaptao da regra existente situao concreta, observando-se os critrios de justia e igualdade. Pode-se dizer, ento, que a equidade adapta a regra a um caso especfico, a fim de deix-la mais justa. Ela uma forma de se aplicar o Direito, mas sendo o mais prximo possvel do justo para as duas partes. E a justia do caso concreto, o equilbrio nas relaes. Essa adaptao, contudo, no pode ser de livre-arbtrio e nem pode ser contrria ao contedo expresso da norma. Ela deve levar em conta a moral social vigente, o regime poltico Estatal e os princpios gerais do Direito. Alm disso, a mesma "no corrige o que justo na lei, mas completa o que a justia no alcana". Equidade a justia bem aplicada, ou seja, prudentemente aplicada ao caso. No se deve dissoci-la do Direito, pois uma das formas de expresso do Direito, completando-o, seja como valor interpretativo subordinado lei, seja ditando a regra de conduta de um caso particular no previsto. Sem a presena da equidade no ordenamento jurdico, a aplicao das leis criadas pelos legisladores e outorgadas pelo chefe do Executivo acabariam por se tornar muito rgidas, o que beneficiaria grande parte da populao; mas ao mesmo tempo, prejudicaria alguns casos especficos aos quais a lei no teria como alcanar.

Pgina 11

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.6 Direito e Tcnica, direito a mais eficaz tcnica de organizao social e de planificao de comportamentos humanos. Enquanto tcnica, o Direito neutro em relao aos valores. Mas s enquanto tcnica. Onde quer que exista uma estrutura de poder, democrtica ou autocrtica, primitiva ou sofisticada, O Direito utilizado para organizar a sociedade subjacente e determinar os comportamentos desejveis. Os valores dos que empolgam o poder poltico so utilizados para justificar as normas organizadoras e comportamentais do sistema jurdico, com ou sem o consentimento da sociedade. Brao normativo do poder poltico, o Direito-Sistema, entretanto, no impermevel s reivindicaes da justia e da igualdade que se formam sua volta e deixa-se penetrar, ao longo do devir histrico, por estes ideais. Neste sentido, costuma-se dizer que o Direito a estrada, no sem barreiras, por onde transitam os anseios e as determinaes da justia e da igualdade.

Pgina 12

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.7 Direito e Economia, tanto o Direito quanto a Economia lidam com problemas de coordenao, estabilidade e eficincia na sociedade. Mas a formao de linhas complementares de anlise e pesquisa no simples porque as suas metodologias que diferem bastante uma da outra.. Enquanto o Direito exclusivamente verbal, a Economia tambm matemtica; enquanto o Direito marcadamente hermenutico, a Economia marcadamente emprica; enquanto o Direito aspira ser justo, a Economia aspira ser cientfica; por um lado a crtica econmica pelo custo, por outro a crtica jurdica pela legalidade. O Direito Econmico vai ter uma trajetria mais ampla, de aproximao crescente aos agentes econmicos privados, mas comeando de uma perspetiva superior, procurando abarcar o modo em que se organiza, ao nvel da instncia jurdica, o modelo econmico portugus atual. A organizao privada da economia s acontece de acordo com a definio, ao nvel jurdico mais elevado, do regime perfilhado. O Direito Econmico apresenta, portanto, uma primeira fase de natureza

predominantemente pblica, em que surge a sua vertente constitucional, caracterizadora do sistema a partir da atitude do Estado face ao processo econmico; num segundo momento, surge como Direito Privado, em aspetos especficos respeitantes a institutos jurdicos desta natureza. A atitude do Estado pode revestir um amplo leque de atitudes, que vai desde a era da tomada de decises econmicas por via administrativa, at a partilha da atividade econmica privada.

Pgina 13

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Entre destes dois (Estado-polcia e Estado-nico ou principal agente econmico), existe uma multiplicidade de regimes econmicos, cuja matriz vai ser dada pela relao de foras estabelecida entre a autoridade estatal e modo de coordenar dos operadores privados, ou, por outras palavras, pela forma e medida da interveno do Estado na vida econmica. Os chamados modelos de economia mista surgem neste percurso, caracterizados pela coexistncia da iniciativa pblica e privada, concorrendo no mercado, que pode ser amplo ou restrito (no sentido em que alguns sectores da atividade econmica lhe podero ser retirados e reservados para o Estado).

Pgina 14

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.8 O Direito e a Gesto, o direito uma das peas fundamentais para as empresas e comunidade, pois atravs desta fonte que se tem a base das informaes e conceitos, normas e regras, que regem a administrao das empresas em geral, tanto privadas, quanto pblicas. Pois, no se pode dizer que no cumpriu porque no conhecedor de tal lei, pelo contrrio, fundamental que as empresas estejam atentas a todas as normas e regras e s suas atualizaes para fazer um trabalho tico e de acordo com o estabelecido pela lei para os seus clientes. Visualizando um pouco mais alm do presente, caso as normas que no esto a ser, cumpridas hoje, poder ser cobrada mais tarde multas e responsabilizao dos administradores e contabilistas, chegando at as ultimas consequncias ordem de priso dos responsveis. Por isso, no se pode negligenciar o envolvimento com as leis. Neste sentido pode-se definir o Direito como sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituies para regular as relaes sociais.Portanto, as leis do direito que ditam as regras e normas dos homens da sociedade, para pode haver harmonizao da mesma. Aps, definido o direito, necessrio abrir-se o leque de opes para entender como este sistema funciona na sociedade, como ele interage, como viabiliza, o que acontece realmente no quotidiano desta rea to relevante.

Pgina 15

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

7.9 Direito e Sociologia, a Sociologia, pode ser descrita como uma cincia positiva que estuda a formao, transformao e desenvolvimento das sociedades humanas e seus fatores, econmicos, culturais, artsticos e religiosos, enfim possui uma vasta relao. J o Direito pode ser vislumbrado como uma cincia normativa, que estabelece e sistematiza as regras necessrias para assegurar o equilbrio das funes do organismo social. Diante disto percebe-se que de fundamental importncia o aprofundamento deste estudo e a perceo que se deve ter do real sentido existente entre a Sociologia e o Direito, como cincias essenciais que o so. Numa incessante tentativa, com relao aos estudos sociolgicos, de se analisar as modificaes que ocorreram na sociedade, os seus conflitos e consequncias. O objeto da Sociologia exatamente este, examinar os fenmenos coletivos, atravs de teorias e mtodos prprios. Muitas teorias surgiram para que se tivesse uma viso mais objetiva da sociedade, da sua formao, da sua estrutura, mas, esta sofre mutaes todos os dias e se necessrio faz com que a Sociologia seja bastante dinmica para acompanhar este processo. Esta cincia, que possui um objeto de estudo to complexo, engloba nas suas anlises a relao existente entre a sociedade e as outras cincias, no que diz respeito s influncias que estas acarretam para a mesma e as transformaes que geralmente ocorrem ao se correlacionarem. A relao entre o direito e a sociologia deve ser sempre vista e analisada como uma reciprocidade, pois, difcil falar sobre a ordem jurdico sem correlacion-la com uma realidade social. Desde o aparecimento da vida em sociedade sempre existiram regras e costumes que disciplinavam a vida dos membros de uma sociedade. A convivncia pacfica entre os povos dependia de tratados e acordos que fixavam este relacionamento, o que j pode ser considerado com um avano do percurso da sociedade ao direito. Portanto, analisou-se que direito e sociedade coexistem, ou seja, no haveria um se o outro no existisse. A sociologia e o Direito so cincias que se completam por estudarem praticamente o mesmo objeto.

Pgina 16

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Qual a importncia do Direito na Contabilidade ?

A contabilidade uma atividade fundamentada em princpios, leis e outras normas decorrentes das relaes sociais entre pessoas, empresas e instituies em geral, sendo portanto, vinculada rea das cincias sociais aplicadas. Tendo como objeto o patrimnio, sobretudo o estudo dos seus aspetos qualitativos e quantitativos, observando as suas variaes, a contabilidade est vinculada a diversas reas da atividade humana, nomeadamente no campo das cincias administrativas, econmicas e jurdicas, visto que o seu principal objetivo o estudo e controle da riqueza material das pessoas. Com esta viso o contabilista deve ser considerado um dos profissionais de maior relevncia na sociedade, cujo trabalho quando realizado com tica, responsabilidade profissional e obedincia lei, tem forte influncia positiva no seio da sociedade, garantindo as decises que interferem frontalmente na vida das pessoas.

Pgina 17

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Indique duas normas no mbito das matrias de Contabilidade :

Todos os contabilistas devem estar munidos do Sistema de Normalizao Contabilstica (cdigo de contas) sempre que exeram funes.

Os automveis no devem ser duplamente tributados.

Pgina 18

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Concluso

Podemos concluir que ao realizar este trabalho sobre Direito e Afins, ficmos a conhecer ainda mais sobre esta temtica, podendo no futuro usufruir destes conhecimentos no nosso dia-a-dia e principalmente no mundo profissional. Procuramos tambm com estas definies e conceitos fornecer informao sucinta e concisa para uma melhor compreenso.

Pgina 19

Introduo ao Estudo do Direito Trabalho individual

Bibliografia

2012, Universidade Nova de Lisboa 2012, Faculdade de Direito de Lisboa 2012, Wikipdia Souto, Cladio e Joaquim Falco. Sociologia e Direito, Leituras Bsicas de Sociologia Jurdica.

Pgina 20

S-ar putea să vă placă și