Sunteți pe pagina 1din 17

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

AOS VADIOS, O TRABALHO: CONSIDERAES EM TORNO DE REPRESENTAES SOBRE O TRABALHO E A VADIAGEM NO BRASIL Jones Dari GOETTERT
No primeiro dia tudo parece bem. No segundo dia j no sei o que fazer. No terceiro dia quase enlouqueo. No quarto dia vou visitar meus colegas. No quinto dia comeo a esperar, num tempo que quase no passa, o fim de minhas frias. (Jos, motorista)

Resumo: Discorremos aqui sobre como no Brasil, durante os ltimos 500 anos, foram construdas representaes de trabalhadores e vadios. Representaes que atenderam interesses e projetos das elites econmicas, desde a substituio do ndio pelo negro, do escravo e do nacional pelo imigrante e, hoje, do incmodo desnecessrio econmico. Palavras-chave: trabalhadores; vadios; representaes. Resumen: En nuestro ensayo discutimos como se construyeron las representaciones de trabajadores y vagabundos en Brasil, durante los ltimos 500 aos. Estas representaciones atendan a intereses y proyectos de las elites econmicas, y van desde la substitucin del indio por el negro, del escravo y del nacional por el inmigrante y, hoy, hasta del incmodo desnecesario econmico. Palabras-llave: trabajadores; vagabundos; representaciones. 1. Introduo. A liberdade preconizada pelo trabalho um dos sustentculos das relaes de produo e de trabalho, no capitalismo. A ideologia em torno da primazia do trabalho como condio sine qua non de ascenso scio-econmica, um dos aspectos de maior relevncia na construo de mulheres e homens subordinados lgica da submisso e explorao de seus corpos e mentes. As representaes sobre os no-trabalhadores, construdas ao longo dos ltimos cinco sculos no Brasil, refletem o quanto o ideal do trabalho importante na manuteno do status quo dos donos dos meios de produo, dos que comandam o trabalho sem, necessariamente, trabalhar. Vadios, vagabundos, indolentes e preguiosos, so alguns dos adjetivos empregados queles que se encontram fora do mundo do trabalho. Representaes construdas e reconstrudas continuamente como garantia de manuteno do cone-trabalho. Representaes que figuram no imaginrio social brasileiro e que tiveram sua origem j no contato entre europeus e ndios a partir do sculo XVI. Representaes que, tambm, sofreram mudanas na medida que novas relaes de trabalho e novos trabalhadores foram necessrios, e outros desnecessrios, na reproduo das relaes de poder que sustentam as bases material e simblica para a opulncia de poucos e a desclassificao social de muitos. Analisar, sucintamente, como representaes de no-trabalhadores e trabalhadores foram construdas no Brasil, o objetivo central deste texto. Tambm, em decorrncia do objetivo primeiro e principal, verificar como tais representaes sofreram mudanas na medida que certos sujeitos passaram a ser destitudos de um lugar central, substitudos por outros que apresentavam um melhor perfil nas novas conjunturas econmicas; arriscaremos lanar algumas hipteses da necessidade ideolgica da construo de representaes, de trabalhadores e de no-trabalhadores, como garantia da manuteno de
Texto publicado em 2002, n. 9, v. 2 A produo deste texto tem por base a disciplina Histria Social do Trabalho no Brasil ministrada pela prof. Dra. Eda Maria Ges, no primeiro semestre de 2001, junto ao Programa de Ps-Graduao em Geografia, FCT-UNESP. Doutorando junto ao Programa de Ps-Graduao em Geografia FCT/UNESP. E-mail: jonesdari@hotmail.com. Atualmente professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

101

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

um mundo dicotomizado e, portanto, passvel de separao entre os bons e os maus. Por fim, apresentaremos uma breve trajetria dos desclassificados sociais do perodo colonial aos excludos desnecessrios contemporneos, demonstrando possveis continuidades e descontinuidades. , ainda, buscar demonstrar que no Brasil, fundamentalmente, as representaes sobre as suas gentes conservam as marcas da sociedade colonial escravista. Como enfatizou Marilena Chaui (2000, p. 89),
As diferenas e assimetrias so sempre transformadas em desigualdades que reforam a relao mandoobedincia. O outro jamais reconhecido como sujeito nem como sujeito de direitos, jamais reconhecido como subjetividade nem como alteridade.

2. Projetos e representaes. As representaes, enquanto componente estrutural da ideologia dominante, participam organicamente dos mecanismos de construo e reconstruo de concepes e prticas que sustentam os projetos dos dominadores (dos ricos, pois assim que os trabalhadores melhor definem as mulheres e homens burgueses). Como parte da realidade e inseparvel dela, as representaes articulam-se no todo social para justificarprojetos e aliciar possveis sujeitos dissonantes dos interesses hegemnicos. As representaes em torno do trabalho, dos trabalhadores e dos notrabalhadores, participaram e participam da histria brasileira como componentes ideolgicos para a manuteno da dicotomizao dos que trabalham e dos que no-trabalham, dos responsveis pela riqueza colonial e nacional e dos vadios irresponsveis, dilapidadores dos bens da Coroa Portuguesa e da Nao Brasileira102. , portanto, a necessria construo de representaes para a manuteno do mundo da propriedade privada dos meios de produo, mas tambm da produo da decorrente, atravs do trabalho. Produzir trabalhadores e vadios, homens bons e homens maus, desde a chegada dos europeus no territrio por eles denominado Brasil, possibilitou a sustentao de braos para o trabalho de extrao do paubrasil, de produo do acar, da explorao de metais preciosos, da produo de caf e cacau, do desenvolvimento da indstria, da ocupao de espaos vazios, da construo de obras pblicas... A sustentao de uma gama de mulheres e homens que se negaram vadiagem e fizeram de seu trabalho o fundamento do Brasil Gigante. Marilena Chaui (2000) enfatizou que a representao do Brasil Gigante, como um dom de Deus e da Natureza, com um povo pacfico, ordeiro, generoso, alegre e sensual mesmo que sofredor, de um pas sem preconceitos, acolhedor de todos que nele desejam trabalhar, e de contrastes regionais, por isso plural econmico e culturalmente, participa do mito fundador do Brasil. O mito que, em seu sentido antropolgico, apresenta-se como uma narrativa no sentido de uma soluo imaginria para tenses, conflitos e contradies que no encontram caminhos para serem resolvidos em nvel da realidade; j em seu sentido psicanaltico, o mito tido como impulso repetio de algo imaginrio, que cria um bloqueio percepo da realidade e impede lidar com ela (CHAUI, 2000, p. 8-9). O mito como produtor de valores, idias, comportamentos e prticas, tambm produtor de representaes. Representaes que participam do conjunto de idias que sustentam tanto o pensar quanto o fazer a realidade. Representaes que participam da construo e efetivao das idias que so interiorizadas e aceitas como verdades supra-realidade, universais e incontestveis.

102 A idia de Nao Brasileira que dada pela forte prescna de uma representao homognea que os brasileiros possuem do pas e de si mesmos, acentuado por Marilena Chaui; a autora ainda observa: Essa representao permite, em certos momentos, crer na unidade, na identidade e na indivisibilidade da nao e do povo brasileiros, e, em outros momentos, conceber a diviso social e a diviso poltica sob a forma dos amigos da nao e dos inimigos a combater, combate que engendrar ou conservar a unidade, a identidade e a indivisibilidade nacionais (CHAUI, 2000, p. 7-8). A presena de uma representaa homognea poderia, num primeiro momento, estar em contradio com as representaes dicotomizantes tambm presentes e construdas; no entanto, essa contradio apenas aparente na medida que as suas construes atendem aos mesmos Interesses mas eni circunstncias diferentes. A representao homognea se coloca quando busca-se a unidade nacional frente a um inimigo externo ou quando da necessidade da sustentao do mito do desenvolvimento econmico (discutido por FURTADO, 1996) e do progresso. J as representaes dicotomizantes so acentuadas como componente ideolgico interno justificadoras do status quo de certos grupos, e como presso para a obedincia e a submisso lgica capitalista e, por sua vez, sua representao do trabalho e de trabalhadores.

102

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

As representaes, como surgidas magicamente sem autor e sem filiao, inserem-se no jogo das construes de concepes e prticas que se espraiam, de uma ou de outra forma, em toda sociedade. A partir destas mesmas representaes so as mulheres e homens classificados, assumindo como centralidade o trabalho e, em decorrncia, a classificao dos trabalhadores e dos no-trabalhadores, dos capazes e dos incapazes, dos esforados e dos indolentes. Concepes e prticas que acabaram por engendrar os mecanismos de sustentao de projetos dos portugueses, dos senhores de engenho, dos caadores e traficantes de escravos, dos mineradores, dos fazendeiros de caf, de soja, dos industriais e banqueiros, enfim, dos que tiveram (e tm), na fora de seus valores e idias, as prticas para a acumulao ampliada e contnua de capital, propiciada pelo trabalho de outrem. Marx (1983) j colocara, no sculo XIX, que um poder estranho e invisvel penetra sobre as mulheres e homens, trabalhadores ou no, quando no sistema da propriedade privada cada
[...] homem especula sobre a criao de uma nova necessidade no outro a fim de obrig-lo a um novo sacrifcio, coloc-lo sob nova dependncia, e induzi-lo a um novo tipo de prazer e, em conseqncia, runa econmica. Todos procuram estabelecer um poder estranho sobre os outros, para com isso encontrar a satisfao de suas prprias necessidades egostas [...]. (MARX, 1983, p. 127).

Este estranhamento, no entanto, tambm reflete a fora de representaes que escamoteiam o poder e asseguram a aceitao do sacrifcio. Uma aceitao do trabalho que Marx, em outro momento, observava:
O trabalhador s se sente consigo mesmo fora do trabalho, enquanto no trabalho se sente fora de si. Ele est em casa quando no trabalha, quando trabalha no est em casa. Seu trabalho, por isso, no voluntrio, mas constrangido, trabalho forado. Por isso, no a satisfao de uma necessidade, mas apenas um meio de satisfazer necessidades exteriores a ele mesmo. A estranheza do trabalho revela sua forma pura no fato de que, desde que no exista nenhuma coero fsica ou outra qualquer, foge-se dele como se fosse uma peste (GRUPO KRISIS, 1999, p. 29).

Representaes que ligadas ao trabalho (centralidade do sacrifcio103), constrem e reconstrem, simultaneamente, o amor e o dio, inseparveis no capitalismo. Ambos constituem o que poderia ser definido como os dois lados de uma mesma moeda: a necessidade que os capitalistas tm, a partir do trabalho de outros em produzir, circular e consumir mercadorias para a obteno do lucro e, por outro lado, a necessidade posta para os despossudos dos meios de produo em trabalhar, dignificando-se e acreditando em sua possvel transformao em dono, senhor e patro. Nesses termos, as mulheres e homens livres para o trabalho, no-escravos e no-servos da gleba, devem am-lo at para suportarem, dia-a-dia, o peso da rotinizao, da alienao e da remunerao aviltante e precria. Mas, o amor pelo trabalho esvai-se quando o corpo comea a sofrer o desgaste de jornadas prolongadas diante da ordem, das circulares internas, dos chefes carrancudos e do tempo que no passa. J o dio pelo trabalho superado quando a preguia, a indolncia, a culpabilidade e o fracasso so atributos indispensveis ao desempregado, ao sem-trabalho. Negcio e cio, trabalho e no-trabalho, trabalhador e preguioso, esforado e indolente, empreendedor e sem-viso... Dicotomias de um mundo do trabalho que reflete a necessidade de um mundo-todo que precisa ser dicotomizado continuamente, como garantia de sua prpria reproduo. A dicotomia trabalho/cio parte de um mundo dicotomizado. Em outras palavras, as mulheres e homens dicotomizados e dicotomizantes so condio para a legitimao de concepes e prticas que buscam a reproduo das relaes capitalistas. A atribuio a uns representaes de trabalhadores e a outros de inaptos para o trabalho, parece ser um dos elementos de suporte da alienao que reina sobre as mulheres e homens do Trabalho (na relao com o Capital). Condio primordial para um certo equilbrio entre o amor e o dio ao trabalho pelos trabalhadores.
A enfase na centralidade do trabalho se ope, portanto, perspectiva apontada por Claus Offe (1989), principalmente pela sua ressalta que o trabalho foi deslocado de seu status dc fato vital central e bvio para os trabalhadores. Por Outro lado, mesmo com a reestruturao produtiva capitalista que se desenvolve desde os anos 1970, reduzindo drasticamente os postos de trabalho (o que levou o GRUPO KRISIS [1999] a ressaltar que o trabalho no mais passava de um defunto), ainda entendemos que o trabalho, em sua complexidadcs material e simblica, continua exercendo uma centralidade expressiva nas relaes humanas.
103

103

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

Fica explcita, nas representaes dicotmicas entre trabalhador e no-trabalhador (ou mais trabalhador e menos trabalhador, esforado e indolente), a nfase na diferena. So diferentes os que trabalham dos que no trabalham; so diferentes os que se esforam no trabalho e os que enrolam, matam e sabotam o servio! em nome das diferenas que a superioridade e inferioridade entre ambos reforada. As representaes, assim, agem como um componente fundamental na aceitao da prpria condio de trabalhador, ao mesmo tempo que impossibilitam a percepo do jogo no qual o trabalhador est inserido. Para tanto, a definio de representao dada por Pierre Bourdieu apud Galetti (1999, p. 2) lapidar:
[ ...] as representaes como atos de percepo e de apreciao, de conhecimento e de reconhecimento em que os agentes investem os seus interesses e os seus pressupostos, e, em cuja elaborao, est em jogo o monoplio de fazer ver e fazer crer, de dar a conhecer e de fazer reconhecer. Trata-se, portanto, de considerar que as representaes podem contribuir para produzir aquilo por elas descrito ou designado quer dizer: a realidade objetiva.

No monoplio de fazer ver e fazer crer, de dar a conhecer e de fazer reconhecer, as representaes tm papel importante na instituio das relaes, como j apontado por Marx e Engels (1984, p. 7): At aqui, os homens tm sempre criado representaes falsas sobre si prprios, e daquilo que so ou devem ser. Segundo as suas representaes de Deus, do homem normal, etc., tm institudo as suas relaes. Representaes do homem normal: a normalidade conferida s mulheres e homens que se enquadram nos perfis preconizados diante das necessidades capitalistas. A normalidade que tm o amor, a dedicao e o empenho pelo trabalho como pontos de destaque nos sujeitos que aceitam desempenhar o papel a eles conferido por Deus, como condio, tambm, de acesso vida eterna. O homem normal, portanto, aquele que se insere no mundo do trabalho do Capital e aceita as condies ali colocadas. O anormal, inversamente, tem sua representao centrada na vadiagem, na preguia e na indolncia. No raras vezes, entretanto, o anormal tambm difere do trabalhador por diferenas tnicas, regionais, culturais, econmicas e polticas. O branco trabalhador e o ndio indolente, o imigrante trabalhador e o negro inapto para o trabalho assalariado, e o gacho empreendedor e o nordestino acomodado, exemplificam representaes de normais e anormais. Se as idias de uma poca sempre foram as idias da classe dominante, sendo estas idias, sob o capitalismo, produto das relaes burguesas de produo e propriedade (MARX e ENGELS, 1998, p. 26 e 24), as representaes (hegemnicas) de uma poca tambm so as representaes das elites. As representaes de si e do mundo, dos outros e das relaes que so estabelecidas, devem ser, sobretudo, compreendidas luz das relaes e atividades reais. Pois,
Os homens so os produtores das suas representaoes. idias etc., mas os homens reais, os homens que realizam, tais como se encontram condicionados por um determinado desenvolvimento das suas foras produtivas e do intercmbio que a estas corresponde at s suas formaes mais avanadas (MARX e ENGELS, 1984, p. 22).

Portanto, as representaes fazem parte da real. No ato de perceber e de apreciar, de conhecer e de reconhecer, os interesses, idias, valores, concepes, prticas e representaes, participam das relaes materiais e simblicas construdas e reconstrudas. 3. ndios e negros. A terra brasilis, definindo no prprio nome o tom da colonizao (de pau-brasil, produto altamente comercializvel na Europa pela extrao de matria corante empregada na tinturaria), passava a reproduzir uma das mximas de Pero Vaz de Caminha: aqui, em se plantando, tudo d, podendo ser reposta em aqui, em se trabalhando, tudo se consegue. Para a extrao do pau-brasil foi necessrio o trabalho de algum. O ndio foi a escolha. No porque era considerado um trabalhador, mas porque 104

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

despojado de alma e o nico a ser submetido, naqueles termos, ao trabalho pesado: graa alis presena relativamente numerosa de tribos nativas no litoral brasileiro que foi possvel dar indstria [do pau-brasil] um desenvolvimento aprecivel (PRADO JNIOR, 1998, p. 25). Mesmo com a atuao fundamental do ndio na extrao do pau-brasil, a construo de sua imagem diante do europeu no retirou a pecha de diferente e inferior que, na centralidade do trabalho na terra brasilis, foi a vadiagem a sua primeira representao:
Aos olhos dos recm-chegados, aquela indiada lou, de encher os olhos s pelo prazer de v-los, aos homens e s mulheres, com seus corpos em flor, tinha um defeito capital: eram vadios, vivendo uma vida intil e sem prestana. Que que produziam? Nada. Que que amealhavam? Nada. Viviam suas fteis vidas fartas, como se neste mundo s lhes coubesse viver (RIBEIRO, 1995, p. 45, grifos nossos).

Cabe ressaltar que a questo no se ateve apenas ao trabalho (e at pelo contrrio), mas s concepes, prticas e modos de vida dos europeus e dos ndios. aqui que parece haver a necessidade de construo da representao da diferena como pressuposto fundamental na relao entre superiores e inferiores104 A representao e atribuio de vadios aos ndios estava associada ao seu estgio de desenvolvimento civilizatrio (hoje tecnolgico!) e no possvel negao do trabalho na extrao do pau-brasil ou mesmo em outras atividades. O sentido do trabalho, para os europeus, estava centrado na possibilidade empreendedora dos povos. Em outras palavras, a vadiagem dos ndios relacionava-se a sua incapacidade de progresso e evoluo, nos termos europeus. Mas, tambm, outro aspecto deve ser considerado, o da universalidade das idias, representaes, concepes e prticas, acarretando a inibio do diferente. Este aspecto est centrado na constante necessidade de afirmao de povos sobre outros. Para os europeus, e aqui em especial para os portugueses, a universalidade apresentava um componente importante que era o catolicismo (do grego katholiks, universal). A universalidade entendida e pretendida como verdadeira foi a do conquistador. Por isso, o fato do ndio ser o principal trabalhador na extrao do pau-brasil no o retirava de sua condio de diferente, neste caso de vadio, justamente porque o centro das concepes e prticas indgenas diferia substancialmente do centro das concepes e prticas do portugus. importante lembrar que o perodo de expanso ultramarina europia e a expanso comercial, esto associadas ao incio da construo do que se afirmaria, mais tarde, como modernidade, com anseio universalidade. Como apontou Nascimento (2000, p. 62-63), a
[...] sociedade moderna concebida como uma sociedade aberta, de grande mobilidade social, em que os indivduos se constituem como personagens centrais. Movida pela racionalidade, tendo a cincia como a forma de saber central, seu sistema econmico naturalmente vocacionado universalidade, expulsando a idia de exterioridade.

Assim, projetando-se universalidade e expulsando a idia de exterioridade, os europeus tinham nas suas concepes e prticas, e nas representaes, a exclusividade do fazer ver e do fazer pensar, de dar a conhecer e de fazer reconhecer. As representaes, no entanto, tambm so constantemente ressignificadas e repostas: se a vadiagem atribuda ao ndio fora uma constante mesmo durante as atividades de explorao do pau-brasil, essa representao foi intensificada quando o trabalho indgena perde a centralidade no prprio centro dinmico da economia colonial. Do pau-brasil produo da cana-de-acar, a base da fora de trabalho sofreu mudanas com a substituio progressiva da mode-obra indgena pela mo-de-obra escrava africana. A representao do ndio inapto para ao trabalho se acentuou justamente quando outro interesse se colocou em cena: o trfico e a comercializao do negro. Mas e o negro, era apto ao trabalho? Possua o negro uma pr-disposio maior que o ndio para o trabalho nos canaviais, nos engenhos? certo que as concepes e prticas de ndios e negros eram diferentes... Mas deve-se considerar que os negros aprisionados para a escravido se assemelhavam em muito aos ndios; e o argumento de que muitas das tribos africanas j desenvolviam a escravido simplista para explicar a preferncia pelos africanos. O
104 Citando Meneses, Eduardo Yzigi (200], p. 48), aponta que o semelhante inofensivo, incuo. E o diferente que encerra risco, perturba. Assim, a diferena est na base de todas as classificaes, discriminaes, hierarquizaes sociais. Em outras palavras, no se precisam as diferenas apenas para fins de conhecimento, mas para fundamentar defesas e privilgios.

105

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

argumento principal de natureza econmica: a dificuldade crescente de aprisionamento de ndios e a formidvel lucratividade do trfico do negro passou a ser o definidor para a opo desse novo sujeito para o trabalho. Ou seja, como ressalta Novais (1993), a escravido colonial, do negro, deve ser entendida a partir do trfico negreiro, como engrenagem ao sistema mercantilista de colonizao por se colocar como um importante setor do comrcio colonial. Segundo Kowarick (1987), como prtica altamente lucrativa o trfico negreiro era um poderoso fator de acumulao primitiva. Portanto,
[...] como modalidade de explorao do trabalho engrenada plena e unicamente ao processo de acumulao primitiva, o trabalho cativo toma-se elemento de fundamental importncia na trajetria que leva ao avano do capitalismo europeu (KOWARICK, 1987, p. 23).

A substituio do trabalho do ndio pelo trabalho negro, calcada tambm sobre as representaes depreciativas sobre o primeiro, teve seu embasamento prtico fincado sobre interesses econmicos advindos do prprio trfico inter-continental de escravos. Portanto, a
[...] adoo do trabalho escravo se deveu, nesse contexto, necessidade de maximizar os lucros atravs, por um lado, da superexplorao de uma forma de trabalho compulsrio limite pois eram apropriados o trabalho e o trabalhador e, por outro, s grandes vantagens comerciais que advinham do trfico (SOUZA, 1990, p. 61).

nesses termos que se deve considerar a presena do escravo negro no Brasil, e como ele participou da construo ou no das representaes das diferenas que acabaram realando a questo do trabalhador e do vadio. Diferentemente do ndio, o negro era traficado e chegava ao Brasil despossudo de sua humanidade. O negro no era nem trabalhador nem vadio: era escravo. Ao escravo no era possibilitado o entrar e sair do mundo do conquistado; ele nascia escravo e se formava dentro desse mundo ao ser embarcado nos navios do trfico na costa africana. Portanto, a lentido, o boicote e a sabotagem no trabalho derivavam de sua condio de cativo que estava em oposio liberdade, e no a concepes e prticas que necessariamente destoassem das dos conquistadores. Isso no quer dizer que suas concepes e prticas eram as mesmas dos europeus; muito pelo contrrio. E que seu mundo destroado pela sua condio de coisa, de mercadoria. A representao de coisa, como construo dos traficantes e dos senhores no engenho, no lhe possibilitava transitar entre dois mundos, como os ndios. Escravo e longe de sua terra de origem, o negro refletia no banzo105 o roubo de sua alma. Pelo menos at a substituio do escravo pelo trabalhador livre, pelo imigrante, na segunda metade do sculo XIX, representar e designar o negro como preguioso, indolente e vadio, fazia pouco sentido. Porque o negro era obrigado ao trabalho, diferente dos trabalhadores livres europeus que trabalhavam induzidos pela necessidade e ideologia do trabalho. E se, mesmo assim, os senhores e os feitores tinham no negro, alm de escravo, tambm um vagabundo, porque resistia ao trabalho, isso deve ser compreendido luz das relaes escravistas: a compulsoriedade do trabalho, de um lado, e as prticas de resistncia, de outro. Segundo Nascimento (2001, p. 43-44)
[...] o negro era vagabundo para o senhor de escravos se no produzisse o quanto este desejava, sendo que no odioso regime de escravido, principalmente no eito, uma das formas de resistncia era, obviamente, procurar se trabalhar o menos possvel, ou mesmo no trabalhar, quando a vigilncia e a represso arrefecessem por quaisquer motivos.

A representao do negro indolente e pouco afeito ao trabalho comeou a figurar no Brasil (ou no mnimo a se intensificar) quando o prprio sistema escravista entrou .em crise (que se estendeu at o ltimo quartel do sculo XIX), quando o trip monocultura, latifndio e escravido entrou em colapso106. Segundo Martins (1990, p. 28),
105 Banzo, saudade de negro, saudade de tudo aquilo que desejava ver e no via, da terra natal, da me Africa. O negro escravo definhava, com a alma apertada na goela, querendo evadir-se procura das longnquas vivncias costumeiras. De banzo, morria (SILVEIRA. 1998, p. 35). 106 A crise do antigo sistema colonial, segundo Fernando A. Novais (1993).

106

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

A dupla funo da escravatura, como fonte de trabalho e como fonte de capital para o fazendeiro, suscitava, na conjuntura de expanso do crdito e dos cafezais, o problema de como resolver a contradio que nela se encerrava. Objetivamente falando, a soluo inevitvel seria a abolio da escravatura. Com a demanda crescente de trabalho escravo e conseqente elevao do preo do cativo, os fazendeiros teriam que imobilizar parcelas crescentes de seus rendimentos monetrios sob a forma de renda capitalizada, pagando aos traficantes de negros um tributo que crescia desproporcionalmente mais do que a produtividade do trabalho.

Era preciso, assim, substituir o escravo por outra fora de trabalho em que era desnecessria a antecipao de capital107. Para tanto foi preciso, tambm, a construo de representaes que justificassem a substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre assalariado. Concomitantemente necessidade de formao de um conjunto de trabalhadores livres que possibilitasse a libertao do escravo, representaes dos negros eram construdas ou reforadas, participando como componente ideolgico indispensvel s mudanas nas relaes de trabalho. A condio de escravo e coisa, neste momento, passou a pesar fortemente como argumento para a construo das representaes que o fizeram livre, mas tambm dispensvel. A condio de escravo retirava do negro uma possvel condio de trabalhador, na representao de trabalho como enobrecimento dos sujeitos nele envolvidos. De sujeito indispensvel para o trabalho durante mais de trs sculos, o negro escravo passou a ser representado justamente por prticas que assumiu nesse longo tempo enquanto resistncia compulsoriedade do trabalho: o negro lento no trabalho, indolente, sabotador e mais afeito festa. Desprovido de hbitos de disciplina ao trabalho, pouco afeito ao mando e ordem (j que a desobedincia e as fugas eram constantes), o negro escravo passa a ser representado como atrasado e inapto para o trabalho livre. Segundo Naxara (1998, p. 50),
[...] a superao da escravido implicava a substituio completa do trabalhador, O escravo, da forma como era visto e na situao em que se encontrava, no correspondia ao ideal do trabalhador livre e no tinha condies para preencher o espao que viria a se abrir com a abolio faltavam-lhe requisitos bsicos: mentalidade e preparo para o exerccio do trabalho livre e da cidadania.

importante registrar, no entanto, que as representaes sobre o negro tambm deconeram da resistncia frente escravido, como as revoltas, os assassinatos de senhores e o abandono da produo. Esse ltimo aspecto demonstra que a abolio da escravido no Brasil, se obedeceu a imperativos econmicos endgenos e exgenos, tambm foi resultado da luta de negros e abolicionistas. A pretensa recusa ao trabalho, ou melhor, a um tipo especfico de trabalho por parte do negro, ex-escravo, de subordinao a um senhor, a um patro, foi e um dos elementos ainda presentes na representao sobre o negro na atualidade. O maior envolvimento do negro pela festa (Bahia o estado mais festeiro do Brasil!), samba, msica, dana e futebol, constantemente ressaltado para exprimir a menor propenso do negro ao trabalho. So ressignificadas, portanto, representaes que envolvem os negros, geralmente trabalhadores e pobres, nas tramas de poder poltico, econmico e ideolgico que justificam a superioridade e a inferioridade, o trabalho e a indolncia 4. Desclassificados sociais, nacionais e excludos desnecessrios. As mulheres e homens do perodo colonial e imperial brasileiro no eram apenas escravos, ndios, senhores de engenho, funcionrios pbicos e comerciantes. Havia uma camada bastante numerosa de pobres, mendigos, vagabundos, prisioneiros... Eram os desclassificados sociais que tinham como principal demrito a apatia pelo trabalho. Se a representao sobre os ndios referentes vadiagem foi um componente importante (no fundamental) para a sua substituio pelo escravo africano, aos
107

As percepes do Brasil e da escravido, construdas prximas 1888, denunciavam o peso dos negros para o pas: obedecendo-se a uma impresso global, verifica-se que a gente preta um pso para o Brasil, formando a escravido uma verdadeira chagam ainda pior para os senhores do que para os prprios escravos; e isso mais se nota atualmente [1882], nas vsperas de ser extinta (BINZER, 1982: 121).

107

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

desclassificados sociais a representao de vadios teve como funo o contraponto aos homens bons, livres e proprietrios. O fato de no estarem subordinados compulsoriedade do trabalho, no habilitava os desclassificados sociais igualdade frente aos senhores de escravos, comerciantes e governantes. Portanto, dentre as gentes do perodo escravocrata, os desclassificados sociais108 tambm desempenharam o papel de inferiores, como garantia e segurana da superioridade dos homens bons, trabalhadores, sobre a indolncia e a preguia. A vadiagem uma instituio que remonta Idade Mdia109. Durante sculos o pobre foi o pobre de Cristo, o coitadinho que merecia ajuda e com o qual a populao das vilas convivia sem escndalo (SOUZA, 1990, p. 51). Por outro lado, o trabalho era concebido como sofrimento e dor ao mesmo tempo que depurava os pecados para que se alcanasse o paraso: O desprezo que o cristianismo tem pelo corpo, pela carne, locus do prazer e da sensualidade, que leva idia de que o trabalho dignifica o homem. O corpo est sempre merc da seduo demonaca por isso preciso mortific-lo (GONALVES, 1998, p. 109). Entretanto, com as grandes transformaes no final do perodo medieval (convulses, urbanizao, comrcio), as representaes sobre a pobreza e a vadiagem tomaram novos contornos, sendo necessrio combat-las. O trabalho passava a ser alardeado como o salvador das pessoas boas contra o perigo dos homens maus: o trabalho obrigatrio para todo homem pobre vlido, integrante no mais da legio dos coitadinhos de Cristo, mas da classe perigosa que comeava a assombrar as cidades e os burgos no outono da Idade Mdia (SOUZA, 1990, p. 54). A burguesia, alm da transformao das relaes materiais, necessitava da construo de um novo conjunto de idias. A concepo de trabalho, nessa construo, foi um dos pilares da ideologia burguesa. A crtica ao cio aristocrtico toma grande vulto a partir dos sculos XV eXVI: burguesia mercantil no interessava o cio. Ao contrrio, da negao do cio, do negcio, que ela vive: a preocupao de ampliar seus negcios impele a burguesia a se interessar pelo conhecimento das tcnicas que tornem possvel aumentar a gama de produtos que comercializa no mercado. A preocupao com a produtividade, sinnimo de eficcia do trabalho no universo burgus, expresso pelo mais (e no pelo melhor) que se produz numa determinada unidade de tempo, vai ser consagrada, sobretudo com a Revoluo industrial dos sculos XVIII e XIX (GONALVES, l998,p. 110). Com isso, o trabalho passou a se tornar um conceito positivo. Por outro lado, no Brasil,
Partindo-se da anlise da estrutura econmica da colnia, pode-se constatar que havia condies favorveis proliferao de desclassificados: nas suas linhas gerais, tratava-se de uma colnia de explorao voltada para a produo de gneros tropicais cuja comercializao favorecesse ao mximo a acumulao de capital nos centros hegemnicos europeus. Uma economia de bases to frgeis, to precrias, centrada na grande propriedade agrcola e na explorao em larga escala, estava fadada a arrastar consigo um grande nmero de indivduos, constantemente afetados pelas flutuaes e incertezas do mercado internacional. Ao mesmo tempo, impedia que os desprovidos de cabedal tivessem acesso s fontes geradoras de riqueza (SOUZA, l99O,p. 61-62).

Os desclassificados sociais, portanto, faziam parte da prpria estrutura do antigo sistema colonial. Diferente de parte das Treze Colnias inglesas, em especial as do nordeste norte-americano, o Brasil, enquanto colnia de explorao, impossibilitava (e at proibia) o desenvolvimento de outras atividades desconectadas dos interesses dos senhores, dos comerciantes e da Coroa Portuguesa. No entanto, ficaram as mulheres e homens no participantes da economia central colonial revelia dos interesses das elites:

Segundo Caio Prado Jtnior, A populao livre, mas pobre, no encontrava lugar algum naquele sistema que se reduzia ao binmio senhor e escravo. Quem no fosse escravo e no pudesse ser senhor, era um elemento desajustado, que no se podia entrosar normalmente no organismo econmico e social do pas (PRADO JR., 1998, p. 198). 109 Alis, a deteno do vadio uma instituio que vinha da Idade Mdia projetou-se no Brasil at a Constituio de 1988, quando foi derrubada a contraveno definida como vadiagem, que dava polcia o direito de deteno de qualquer pessoa por ao menos 24 horas (LESSA, 2000, p. 13).

108

108

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

A camada dos desclassificados ocupou todo ovacuo imenso que se abriu entre os extremos da escala social, categorias nitidamente definidas e entrosadas na obra da colonizao. Ao contrrio dos senhores e dos escravos, essa camada no possua estrutura social configurada, caracterizando-se pela fluidez, pela instabilidade, pelo trabalho espordico, incerto e aleatrio. Ocupou as funes que o escravo no podia desempenhar, ou por ser antieconmico desviar mo-de-obra da produo, ou por colocar em risco a condio servil: funes de superviso (o feitor), de defesa e policiamento (capito-do-mato, milcias e ordenanas), e funes complementares produo (desmatamento, preparo do solo para o plantio) (SOUZA, 1990, p. 63).

Tambm de acordo com Kowarick (1987), antes da abolio da escravido, os nacionais [trabalhadores pobres e livres] estiveram presentes onde o cativo, pelos riscos de fuga ou perigos inerentes a certas atividades, era pouco utilizado, tais como transportes, abertura e conservao de estradas, obras pblicas. Faziam tambm o desmatamento e cumpriam a tarefa de desbravamento do vasto territrio. Os nacionais tambm trabalharam na implantao de ferrovias, em atividades de subsistncia, em guerras e sublevaes, como executores da violncia na conquista e manuteno das propriedades e represso aos escravos. Era, portanto, mo-de-obra acessria (KOWARICK, 1987, p.lO9-llO). nos desclassificados sociais que a representao da vadiagem no perodo colonial assumiu sua centralidade. No-escravos, pobres: vadios. Entretanto, vadios que foram continuamente dirigidos para atividades espordicas nas quais a utilizao do escravo era invivel. Atividades secundrias, mesmo que importantes, mas que, mesmo assim, impediram o reconhecimento dos sujeitos participantes como trabalhadores, justamente por no estarem diretamente ligadas produo do mais-trabalho capaz de ser expropriado, tambm diretamente, pelas elites econmicas. Fora da centralidade das atividades altamente lucrativas restava o lugar dos desclassificados sociais, os trabalhadores-vadios de atividades secundrias. Foram eles aproveitados nas bandeiras e entradas que entravam pelo mato (serto, interior), na construo e manuteno dos presdios, no trabalho em obras pblicas, nos corpos de guarda pessoal e de polcia privada, nas expedies para a expanso territorial e frentes de povoamento e nas milcias coloniais (SOUZA, 1990). Uma mo-de-obra alternativa escrava, uma espcie de exrcito de reserva da escravido:
Era assim que a vadiagem, a desclassificao social, se atrelava a um novo contexto, no qual a utilidade ganhava destaque mas convivia tambm com o nus. [...] O nus eventualmente representado pelos desclassificados convertia-se, atravs do castigo110, em trabalho, e portanto, em utilidade (SOUZA, 1990, p. 73 e 74).

Com a independncia poltica do Brasil em 1822, a estrutura econmica-social permaneceu praticamente inalterada. O latifndio, a monocultura e a escravido persistiram, alinhados, at o fim do sculo XIX. O latifndio se manteve e, a partir do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, o caf comeava a despontar como um produto importante e com grande aceitao, principalmente para os mercados europeus. Internamente o eixo econmico tambm se transferia territorialmente: das decadentes regies nordeste aucareiro e mineira, as minas gerais minerao para o Vale do Paraba, Rio de Janeiro e So Paulo, onde se proliferavam as plantaes de caf. O desenvolvimento da atividade cafeeira foi parte, de acordo com Prado Jnior (1998), do renascimento agrcola iniciado em fins do sculo XVIII, e que tomaria vulto considervel no sculo seguinte. A mo-de-obra utilizada, at 1888, continuou sendo a do escravo negro, priorizando, semelhante ao nordeste, apenas uma cultura. Persistiram, assim, as relaes entre senhores e escravos, entre traficantes e negros, entre fazendeiros e comerciantes... E persistiram existindo os desclassificados sociais111. Agora brasileiros:

A multiplicao dos pobres e livres no interior da cidade escravagista engendrou um sistema ampliado de controle social. A polcia foi conferido o direito de controlar a vadiagem, ou seja, foi-lhe concedida autoridade para vigiar a livre circulao na cidade uso imenso do poder sobre o pobre urbano. Quem no tivesse residncia e meio de subsistncia comprovados podia, ao arbtrio da autoridade policial, ser colocado em trabalhos forados por exemplo, em obras pblicas. Os melhoramentos urbanos no Rio do sculo XIX e as primeiras estradas cafeeiras (da Polcia e do Comrcio) foram construdas com vadios arregimentados fora (LESSA, 2000, p. 12-13). 111 s vsperas da independncia, no final do sculo XVIII, a populao residente no Brasil atingia quase 3 milhes de habitantes, dos quais quase a metade era formada por livres e libertos: indivduos de vrias origens sociais, cujo trao comum residia na sua desclassificao em relao s necessidades da grande propriedade agroexportadora (KOWARICK, 1987, p. 28).

110

109

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

os nacionais112. No h dvidas que a maior parte deles, seno todos, assistiram bestializados113 a proclamao da independncia. Independncia que provocou, desde o seu incio, a problematizao da continuao ou no do regime escravocrata, motivada tanto por questes externas (presso inglesa, Revoluo Industrial) e questes internas (preo do escravo, fugas, rebelies, movimento abolicionista). Um problema que se avolumou e se colocou claramente para os fazendeiros e para o Estado com o ato ingls Bill Aberdeen, que declarou lcito o apresamento de qualquer embarcao empregada no trfico africano, e a Lei Eusbio de Queirs de 1850 aprovada pelo Parlamento brasileiro, que declarava ilegal o trfico negreiro. Colocou-se para os fazendeiros de caf e para o Estado brasileiro, de maneira mais incisiva na segunda metade do sculo XIX, a questo da substituio do trabalho escravo pelo trabalho livre; em outras palavras, do trabalhador compulsrio para o trabalhador livre assalariado. As motivaes que levaram substituio foram apontadas no tpico anterior, mas vale ressaltar que o alto custo do escravo, principalmente com a necessria antecipao de capital para a sua compra, juntamente com o movimento abolicionista e a presso internacional, foram condicionantes importantes. Mas sem escravos, era preciso encontrar uma soluo que assegurasse a disponibilidade de mode-obra. Seriam, agora, os nacionais? No: Marginalizados desde os tempos coloniais, os livres e libertos tendem a no passar pela escola do trabalho, sendo freqentemente transformados em itinerantes que vagueiam pelos campos e cidades, vistos pelos senhores como a encarnao de uma corja intil que prefere a vagabundagem, o vcio ou o crime disciplina do trabalho, ao mesmo tempo que, para os nacionais pobres, todo trabalho manual era considerado coisa de escravo, em deconncia, aviltante e repugnante. (KOWARICK, 1987, p. 47-48).
No poderiam ser eles, portanto, os escolhidos para comporem o elemento humano no qual estava se construindo a idia de nao: o povo brasileiro.

Era necessrio um novo sujeito para fazer progredir o Brasil; era preciso investir no branqueamento do povo brasileiro; era, para isso, imprescindvel o trabalho de algum de fora. O imigrante foi o escolhido uma vez que para o desenvolvimento do progresso impulsionado pelo imaginrio existente, esses trabalhadores viriam disciplinados:
o trabalhador ideal aquele que reunia em si, enquanto agente coletivo, de forma acabada, todas as qualidades do bom trabalhador sbrio e morigerado. Elemento capaz de, por si s, promover a recuperao da decadente raa brasileira nos mais diversos aspectos: sangue novo, raa superior (branca), civilizado, disciplinado, trabalhador, poupador, ambicioso... No extremo oposto desse imaginrio, como contrapartida, estava o brasileiro vadio, indisciplinado, mestio, racialmente inferior. Foi, portanto, da depreciao do brasileiro como tipo social que emergiu a valorizao do imigrante (NAXARA, 1998, p. 63).

Parte dos imigrantes foram deslocados para a formao de colnias agrcolas no sul do pas, principalmente alemes e italianos. Parte dos imigrantes ingressaram em atividades industriais e urbanas. Mas, a maior parte deles foi dirigida para as grandes fazendas de caf do sudeste, com destaque para So Paulo. No entanto, cabe ressaltar que as relaes de produo e de trabalho nas fazendas de caf que se desenvolveram com a introduo da mo-de-obra imigrante no foram tipicamente capitalistas. O regime de colonato envolvia uma complexa gama de relaes entre a famlia do imigrante e o fazendeiro de caf, desde o endividamento progressivo junto ao armazm da fazenda at o desenvolvimento de atividades complementares pelo imigrante e sua famlia, como a produo de alimentos para a subsistncia (MARTINS, 1990). No deixaram de ocorrer, no entanto, conflitos de interesses entre fazendeiros e imigrantes. Esses conflitos, por sua vez, foram importantes para a reconstruo, pelo menos parcial, das representaes sobre os imigrantes:
112 Nos documentos do sculo XIX e incio do XX usou-se o termo nacional quando se pretendeu falar da populao pobre, (mal)nascida no Brasil, em geral mestia, pertencente ou egressa da escravido (NAXARA, 1998, p. 15). 113 Um paralelo a Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Repblica que no foi, em que Jos Murilo de Carvalho (1987) discutiu a relao entre o povo de Rio de Janeiro e a proclamao da Repblica, em 1898.

110

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

A construo mtica e romantizada do imigrante como trabalhador ideal quebrou-se sob o impacto das relaes efetivas de trabalho e do choque e distncia existentes entre os desejos e interesses de imigrantes e fazendeiros. Foi utilizada de forma ambgua, dependendo do ponto de vista que interessava defender (NAXARA, 1998, p. 67).

Por outro lado, ocorreu a necessidade da produo ideolgica da noo de trabalho para o imigrante; segundo Jos de Souza Martins:
A autonomia do trabalhador, preconizada no que tenho chamado de ideologia do trabalho, embora fosse ideologicamente mobilizada pelos setores mais conspcuos da burguesia cafeeira, era sabotada na prtica. (...) A idia a de que os imigrantes deveriam cultivar as principais virtudes consagradas da tica capitalista (MARTINS, 1990, p. 129-130).

Mesmo com a primazia dos imigrantes frente aos nacionais, depois da abolio da escravido os ltimos tiveram papel importante enquanto mo-de-obra. Segundo Kowarick (1987), os nacionais foram mais absorvidos pelas reas de economia estagnada, em tarefas mais rduas e de menor remunerao como o desbravamento e preparo da terra. Assim, foram incorporados s tarefas produtivas onde no acorreram imigrantes: l trabalhou e, como por encanto, de um momento para outro, deixou de ser vadio. Tambm em atividades acessrias e residuais na indstria o trabalhador nacional teve importante participao114. Portanto, mesmo vadio, trabalhou! Assim, tanto foram produzidas representaes sobre os nacionais (os vadios) quanto para os imigrantes (os trabalhadores). Mas, j no incio do sculo XX tais representaes comearam a sofrer significativas mudanas. Trs condicionantes podem ser apontadas para compreend-las: (1) a primeira guerra mundial que passou a dificultar a entrada de estrangeiros no Brasil; (2) os conflitos tanto nas fazendas de caf como na indstria nascente entre empregados e patres, motivados principalmente por imigrantes que traziam da Europa concepes poltico-ideolgicas anarquistas e socialistas; e (3), a necessidade crescente para a indstria tanto de mo-de-obra quanto da formao de um exrcito industrial de reserva. De acordo com Kowarick (987), quando comea a cair o nmero de imigrantes principalmente em decorrncia da primeira guerra mundial (1914-1918), a propalada vadiagem do nacional passou a se mostrar inconseqente. Nesse momento, houve empenho do discurso dominante para recuperar o brao nacional (o nordestino atingido pelas secas, por exemplo), com apelo ao esprito de comunho brasileira acima dos regionalismos antinacionais. Assim,
estava sendo minada a secular percepo segundo a qual os nacionais eram vadios, corja intil imprestvel para o trabalho disciplinado, pois, tradicionalmente estigmatizado de aptico, preguioso ou vagabundo, o brao ptrio poderia e deveria ser regenerado, pois sua indolncia era conseqncia do abandono a que fora relegado, dando mostra de sua bravura na Amaznia como o sertanejo do Norte (KOWARICK, 1987, p. 120-124).

Por outro lado, caractersticas positivas sobre os nacionais comeam a ser produzidas, principalmente em contraposio s prticas e concepes do movimento operrio nascente no Brasil:
Sua desambio [do nacional] passa a ser encarada com parcimnia de algum que se contenta com pouco, no busca lucro fcil, e, sobretudo, no reivindica; a inconstncia traduz-se enquanto versatilidade e aptido para aprender novas tarefas, e o esprito de indisciplina metamorfoseia-se em brio e dignidade (KOWARICK, 1987, p. 124).

A indolncia, por sua vez, no mais atribuda preguia ou vadiagem, mas falta de oportunidades de trabalho.

114 No Rio de Janeiro a participao de trabalhadores nacionais na indtistria foi bem mais expressiva que em So Paulo. Talvez isso tenha contribudo para a produo, no imaginrio social brasileiro, das representaes do carioca mais afeito malandragem, ao samba, ao bar e festa.

111

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

Mas, nem todos os nacionais foram aproveitados como mo-de-obra para a indstria ou outras atividades urbanas. Nem todos os paulistas e cariocas, por exemplo, mudaram suas representaes sobre as mulheres e homens nordestinos, nortistas, mestios, mulatos, caboclos e caipiras. Nem todas as representaes preconceituosas sobre os trabalhadores pobres foram rompidas, como ignorantes e preguiosos. No entanto, tiveram, durante todo o sculo XX, participao importante na expanso da produo agropecuria ou no, nas sucessivas frentes de expanso para o oeste paulista, norte e oeste paranaenses, para o Mato Grosso e para a Regio Norte do Brasil. Tiveram papel importante na indstria da construo civil das grandes cidades ou no corte de cana de acar nas regies produtoras, como Ribeiro Preto (SP), por exemplo. Com os apontamentos at aqui levantados sobre os ndios, negros, desclassificados sociais e sobre os nacionais, , tentamos demonstrar a construo e reconstruo de representaes de notrabalhadores, tidos como vadios, e, por extenso, imbudos de um esprito e prtica da preguia, da vida mansa, da folga e da falta de arrojo e iniciativa. Por outro lado, entretanto, esses mesmos vadios foram participantes importantes na produo das riquezas coloniais (at 1822) e nacionais, sem perder, no entanto, a representao de indolentes e inferiores frente aos desafios que a lgica central do trabalho (capitalista) apresentava. Tais representaes continuaram presentes em todo o sculo XX. Da representao do imigrante europeu e asitico como superiores sobre o negro, ndios e nacionias, representao da superioridade dos profissionais qualificados sobre a incompetncia dos milhes de brasileiros desempregados do mercado formal de trabalho, tais representaes espraiaram-se vertiginosamente sobre os lugares e mulheres e homens do Brasil. Representaes que, em escalas diversas, construram preconceitos e imagens que colaboram, ainda, na valorao de certos grupos e classes sobre outros. Paulistas e cariocas, gachos e nordestinos, brancos e negros, brancos e ndios, brasileiros e paraguaios, brasileiros e hispnicos115, sulistas e nortistas, empregados e desempregados, mdicos e catadores de papelo, trabalhadores limpos e trabalhadores braais, competentes e incompetentes, qualificados e no-qualificados... Oposies que so sustentculos de representaes sobre as mulheres e homens trabalhadores e sobre as mulheres e homens pouco afeitos ao trabalho, e que, pelas condies de sobrevivncia nas quais se inserem, foram incapazes, por herana gentica, cultural ou regional, ou por determinismos climticos como o calor dos trpicos116, de subirem e vencerem na vida. Mas sobrevivem. Muito mais que mendigar e roubar, os desclassificados sociais de hoje inserem-se em atividades s mais variadas possveis. Desde a prostituta pobre (e para os pobres) ao biscateiro, as mulheres e homens sem qualificao e destitudos de postos no mercado de trabalho formal participam no desenvolvimento de inmeras s atividades. De vadios, incompetentes e desqualificados, buscam sem a possibilidade de escolha, nas atividades mais degradantes possveis, alcanarem o status de trabalhador to importante numa sociedade que despreza e rechaa a preguia117. J para os mendigos, as representaes atuais construdas os retiram da prpria condio de mulheres e homens, criando a dessemelhana entre os seres humanos (BUARQUE, 2000, p. 8). Os mendigos nas ruas No so homens ou mulheres efetivamente, pois no so assim representados pelos que vo s compras ou ao trabalho (NASCIMENTO, 2000, p. 56). Destitudos da condio de humanos, os moradores das ruas formam uma novacamada (social?!) que os distancia no apenas do mercado

115 Teresa Sales, discutindo a identidade tnica entre imigrantes brasileiros na regio de Boston, nos Estados Unidos, observou que Ao afirmar sua marca identitria como povo trabalhador, o imigrante brasileiro de certo modo reproduz l fora o que, um sculo atrs, era aqui no Brasil imputado como marca tambm do imigrante estrangeiro (o italiano, o japons, etc.), em contraposio ao brasileiro nativo, aqui tido ento por aqueles imigrantes estrangeiros como um povo preguioso. Nos Estados Unidos o brasileiro tambm arranjou o seu alter ego preguioso. No o americano, com o qual sua alteridade se estabelece em uma posio subordinada no trabalho e que contribui para reforar sua marca de povo trabalhador. Mas o Hispnico. (...)Em alguns poucos casos esse esteretipo de no trabalhar e viver do Welfare tambm imputado aos negros americanos (SALES, 1999, p. 41). 116 Segundo a percepo de lna Von Binzer, cm 1882, O norte-americano respeita o trabalho e o trabalhador (...) O brasileiro, menos perspicaz e tambm mais orgulhoso, embora menos culto, despreza o trabalho e o trabalhador. (...) diz Smarda as mesmas coisas que acabo de afirmar: Nos trpicos ningum trabalha com prazer (BINZER, 1982, p. 122). 117 Em O direito preguia, Paul Lafargue enfatizou: o proletariado, a grande classe que abrange todos os produtores das naes civilizadas, a classe que, ao se emancipar, emancipar a humanidade do trabalho servil e far do animal humano um ser livre o proletariado, traindo seus instintos, desconhecendo sua misso histrica, deixou-se perverter pelo dogma do trabalho. Duro e terrvel foi seu castigo. Todas as misrias individuais e sociais nasceram de sua paixo pelo trabalho (LAFARGUE, 2000, p. 67).

112

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

formal de trabalho e em decorrncia de direitos assegurados pela legislao trabalhista e previdncia social, como tambm da linha limite entre a civilizao e a barbrie118. A distncia social, econmica, poltica e cultural, um elemento importante para a reproduo da segregao espacial. Tender a segregar um processo em andamento, alimentado pela estigmatizao do estar na rua e por uma neo-satanizao da pobreza em geral e da populao de rua em especial (LESSA, 2000, p. 17). O estigma119 sobre o outro, o diferente, constitui-se numa construo de repulsa a caractersticas representadas como anormais pela maioria da sociedade. Na sociedade do trabalho, qualquer atitude desviante sofre a construo de representaes que dificultam a sua vivncia e aceitao no meio social. Assim, o indivduo excludo no simplesmente quem rejeitado fsica, geogrfica ou materialmente, ele no apenas excludo da troca material e simblica, como tambm (e principalmente) ocupa um espao negativo na representao social dominante (TOSTA, 2000, p. 204). Parte da mais recente reestruturao produtiva do modo de produo capitalista, da ideologia do mercado pleno, do Estado Mnimo e nas polticas neoliberais, os excludos tambm so representados como inteis e perigosos. Portanto, para a compreenso do fenmeno da nova excluso social necessrio, hoje, introduzir a dimenso da representao social: Os grupos sociais sujeitos excluso social sofrem uma mutao na forma como a sociedade os representa. Deslocam-se de uma representao da diferena, de diversidade, para uma de dessemelhana (NASCIMENTO, 2000, p. 68). A representao de dessemelhana decorrente, sobretudo, da reestruturao produtiva capitalista que ao gerar uma drstica diminuio de postos de trabalho (informatizao, robotizao, flexibilizao do trabalho, etc.), tambm criou um abismo praticamente intransponvel entre os tecnologicamente desqualificados e os reduzidos postos de trabalho que so abertos. Decorre disso que, se os excludos do mercado formal de trabalho de dcadas passadas tinham oportunidades, por mnimas que fossem, de conseguir um emprego, atualmente essas oportunidades so muito reduzidas (at porque a distncia entre um analfabeto e o posto de trabalho de maior exigncia de qualificao era extremamente menor que atualmente). No por acaso, portanto, que os excludos de hoje possam ser, cotidianamente, eliminados por grupos de extermnio, por grupos neo-nazistas ou mesmo pelos filhos da classe mdia-alta, que incendeiam corpos deitados nos pontos de nibus porque apenas pensavam que eram mendigos120. Assim, se pobreza e segregao so elementos constantes na histria, como colocou Marcel Bursztyn,
sempre houve um certo elo orgnico entre os mundos da riqueza e da pobreza: o trabalho e a inevitvel interdependncia entre os dois lados. Mas os tempos atuais esto mostrando uma nova realidade: a separao, pela crise do mundo do trabalho, entre os mundos da riqueza e da pobreza que se vai tornando excluda (BURSZTYN, 2000, p. 36).

Se os desclassificados sociais do Brasil-Colnia apresentavam-se como um exrcito de reserva da escravido, hoje um maior nmero de pessoas se transforma de exrcito de reserva em lixo industrial121, das quais decorrem novas representao social e excluso:
A nova excluso social constitui-se de grupos sociais que se tornam, em primeiro lugar, desnecessrios economicamente. Perdem qualquer funo produtiva, ou se inserem de forma marginal no processo produtivo, e passam a se constituir em um peso econmico para a sociedade (dos que trabalham e/ou tm renda) e para os governos (NASCIMENTO, 2000, p. 69-70).

118 Por mais diferentes que fossem, culturalmente, quando aqui se encontraram h 500 anos, os portugueses e os ndios tinham mais em comum, do ponto de vista das condies de vida, do que um rico em relao aos moradores de rua da mesma cidade (BUARQUE, 2000, p. 9). 119 Estigma: a situao do indivduo que est inabilitado para a aceitao social plena (GOFFMANN, 1988, p. 7). 120 A violncia e a excluso social nos grandes centros urbanos esto fortalecendo processos de subjetivao que produzem juzes e autores como sujeitos necessrios limpeza do corpo social enfermo: Enfermo que so competentemente construdos para serem percebidos como ameaadores e perigosos atravs de identidades que lhes so conferidas. Identidades modeladas de tal jeito que suas formas de sentir, viver e agir so tornadas homogneas e vistas como negativas, menores e desqualificadas (COIMBRA, 1999, p. 12). 121 De acordo com Viviane Forrester. : Uma quantidade importante de seres humanos j no mais necessria ao pequeno nmero que molda a economia e detm o poder. Segundo a lgica reinante, uma multido de seres humanos encontra-se assim sem razo razovel para viver neste mundo, onde, entretanto, eles encontraram a vida (FORRESTER, 1997, p. 27).

113

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

Mas, discriminados e representados socialmente como bandidos e perigosos, os sem-trabalho e moradores de rua, tambm incompetentes e preguiosos por estarem em tal situao, participam dos projetos das classes dominantes ao possibilitarem a visualizao e os resultados da uma vida sem esforo, sem dedicao e sem viso moderna, para aqueles que acreditam no trabalho como bem supremo. Discriminao e representao sociais que, no entanto, encobrem um elemento j estruturalmente presente: a excluso econmica absoluta. O excludo moderno j constitui-se como um grupo social que se torna economicamente desnecessrio, politicamente incmodo e socialmente ameaador, podendo, portanto, ser fisicamente eliminado. este ltimo aspecto que funda a nova excluso social (NASCIMENTO, 2000, p. 81). E, atualmente, pela eliminao fsica ainda ser politicamente incorreta, os desclassificados sociais sobrevivem. Sobrevivem movidos pelos reflexos da ideologia da centralidade do trabalho, com a esperana de ingressarem, um dia quem sabe, no mercado formal. E ter um emprego. Mas, como colocou Forrester (1997, p. 11),
Um desempregado, hoje, no mais objeto de uma marginalizao provisria, ocasional, que atinge apenas alguns setores; agora, ele est s voltas com uma imploso geral, com um fenmeno comparvel a tempestades, ciclones e tomados, que no visam ningum em particular, mas aos quais ningum pode resistir. Ele objeto de uma lgica planetria que supe a supresso daquilo que se chama trabalho; vale dizer, empregos.

Aos vadios , o trabalho, atualmente, parece ter perdido o sentido... Velhas e novas relaes materiais e simblicas participam do velho-novo mundo do trabalho. Velhas e novas representaes rodeiam as mentes e os coraes... Mas eles esto a. Os desclassificados sociais, mais do que nunca, esto to prximos e ao mesmo tempo to distantes, como o lixo produzido diariamente e levado para junto dos ratos, urubus, mosquitos e gentes - para bem longe dos trabalhadores, puros e dedicados construo e edificao do Brasil Gigante. 5. Consideraes finais: as diferenas, a igualdade e o poder. 5.1. Sobre as diferenas. As representaes construdas e reconstrudas por e sobre as mulheres e homens, inseridos nas relaes de produo e de trabalho, lidaram e lidam com a questo das diferenas. So diferentes ndios e europeus, negros e brancos, gachos e nordestinos, vadios e trabalhadores, competentes e incompetentes... Foi sobre diferenas que representaes depreciativas, preconceituosas e discriminatrias foram construdas. Foi sobre diferenas que idias, valores, concepes, prticas e projetos foram erigidos em nome da ordem, do progresso e do bem-estar para todos. Foi sobre diferenas que as classes dominantes mantiveram o poder da construo de representaes sobre o outro. Foi sobre diferenas que parcela dos dominados foram representados como vadios, preguiosos, pouco afeitos ao trabalho, indolentes, perigosos e inteis, dos desclassificados sociais aos economicamente desnecessrios. A nfase nas diferenas, constantemente, foi obra dos dominadores122. Hodierna, a defesa das diferenas uma luta das esquerdas123! A questo : a nfase da diferena no roubaria perigosamente a cena da igualdade e, por extenso, como acentuado por Pierucci (1999, p. 54), quem pode garantir que, em meio a essa psmoderna celebrao das diferenas, as pulses de rejeio e de agresso no venham a se sentir autorizadas a aflorar, crispadas de vontade de excluso e profilaxia?
122 Como acentuou Antnio Flvio Pierucci, a pavilho da defesa das diferenas, hoje empunhado esquerda com ares de recm-chegada inocncia pelos novos movimentos sociais (o das mulheres, o dos negros. o dos ndios, o dos homossexuais, os das minorias tnicas ou lingusticas ou regionais etc.), foi na origem e permanece fundamentalmente o grande signo/desgnio das direitas, velhas ou novas, extremas ou moderadas. Pois, funcionando no registro da evidncia, as diferenas explicam as desigualdades de fato e reclamam a desigualdade (legtima) de direito (PIERUCCI, 1999, p. 19). 123 E aqui, por esquerda, entende-se como aquele que pretende, acima de qualquer coisa, libertar seus semelhantes das cadeias a eles impostas pelos privilgios de raa, casta, classe etc. (COFRANACESCO, apud BOBBIO, 1995, p. 81).

114

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

Qual o sentido que a defesa das diferenas pelos setores e movimentos sociais progressistas apontam, em superao da histrica defesa das diferenas construda pelos dominadores? Sem pretenso soluo da questo, talvez um dos grandes desafios para os que lutam pela transformao da realidade, seja justamente realar as diferenas como condio de igualdade. Em outras palavras, se fazer igual nas diferenas e se fazer diverso na unidade. 5.2. Sobre a igualdade. Octavio Souza (1994), a partir um vis psicanaltico, diz que o exotismo e o racismo resultam de nossa incapacidade para lidar no com o diferente, mas com o igual. Tendo por base o estranhamento familiar elaborado por Freud, o autor ressalta a angstia da castrao como um componente importante para a construo no outro (o estranho, o eu-outro) da suposio de um outro no-castrado, ou seja, de um outro que no encontra limites para seu arbtrio, que pode dispor de minha virilidade para sua prpria fruio. A definio do outro como extico seria a tentativa de dominar a familiaridade ntima daquilo que no se quer reconhecer em sim mesmo (cf. SOUZA, 1994, p. 132e 136). J o racismo, ao lado do exotismo, a outra modalidade de domnio sobre o estranho que o outro representa. O racismo sempre existiu ao lado das diferenas. Mas, com o advento da Revoluo Francesa e o mpeto da exigncia de igualdade, o racismo se exacerba porque as diferenas, at ento explicitadas pelo nascimento e condio social, passam a ser definidas pela relao que o eu estabelece com o outro, entre um superior e um inferior. Ou seja, enquanto as diferenas se colocavam pela prpria dinmica scio-econmica, como entre senhores feudais e servos, o racismo no precisava ser construdo; mas quando proclamada a igualdade entre todos, prticas e concepes racistas assumem nova tessitura, no sentido de que h no racismo o projeto de se tornar outro pelo igualamento da prpria diferena que se pretende anular (cf. SOUZA, 1994, p. 140). Na mesma direo, e tambm sob o prisma psicanaltico, Chnaiderman (1996, p. 85) contesta o freqente entendimento de que o racismo resulta da impossibilidade de lidar com a diversidade. Para a autora, o racismo provm justamente do contrrio, ou seja, da incapacidade em ver o diferente tornar-se o mesmo. Ressalta ainda, nesse sentido, que a diferena protege a identidade e que a diferena tranqilizadora: no momento que se tem medo de perder a identidade, de uma perda de contorno prprio, que se precisa definir algo de diferente no outro. Referindo-se a Octavio Souza, tambm Chnaiderman (1996, p. 90) destaca a angstia da castrao, ressaltando que o racismo e o exotismo estancam a angstia, pois so modos de dizer o que mais ntimo em cada um de ns, sem assumi-lo como nosso. No racismo, odiamos o que est em ns atribuindo-o ao estrangeiro, ao outro. Mesmo com o risco de simplificao, arriscamos a construo de uma hiptese relacionando as posies dos autores acima e as questes que levantamos sobre as representaes construdas de trabalhadores e de no-trabalhadores. A produo e a reproduo atuais de representaes sobre as mulheres e homens fora do mercado formal de trabalho, na condio de subempregados ou desempregados, como vadios e inteis, resultaria da incapacidade de apreend-los como iguais; a necessidade dos trabalhadores apontarem diferenas sobre os no-trabalhadores aparece como mecanismo confortante para a aceitao de sua prpria condio, uma vez que a exacerbao dessas diferenas tambm tranqilizante para aquilo que se . Por outro lado, pela angstia de castrao que impede ser o que o outro , um no-castrado, as representaes sobre os no-trabalhadores refletem o que no mais ntimo (familiar) dos trabalhadores se coloca mas que no assumido como tal; em outras palavras, o desejo de preguia, de vadiagem e do ficar toa que permeia o mago dos trabalhadores, negado e transposto para o outro (como inferior e menor), pois o trabalho ocupa a referncia central na construo de mulheres e homens dignos. 5.3. Sobre o poder. A produo e a reproduo de representaes encerram relaes de poder: quem pode e quem no pode ser digno, atravs do trabalho... 115

Revista Formao Edio Especial n.13 v.2

Esse poder, no entanto, se coloca para alm do Estado e se espraia por todos as plagas, mentes e corpos de mulheres e homens. No apenas o poder de Estado, instrumentalizado poltica, jurdica e militarmente, que define, julga, reprime, aprisiona e mata os que no querem trabalhar. Cada olhar, na rua ou em casa, um potencial julgador sobre os que teimam em se manter na preguia. Segundo Foucault (1996, p. 161-2), o indivduo, com suas caractersticas, sua identidade, fixado a si mesmo, o produto de uma relao de poder que se exerce sobre corpos, multiplicidades, movimentos, desejos, foras. Assim, se o poder uma relao, as representaes sobre os trabalhadores e os notrabalhadores tambm dependem da forma que cada um estabelece suas relaes com o Estado, com a classe dominante, com as mulheres e homens do mundo do trabalho; mas, tambm, com as mulheres e homens despojados, porque parte das relaes capitalistas, das possibilidades de venderem, formalmente, sua fora de trabalho. Enfim, persistindo as atuais estruturas e microfsicas de poder, encampadas tambm pelas representaes que quotidianamente realamos, a concepo dicotomizada entre trabalho e cio e entre trabalhadores e vadios, continuar to vvida quanto a angstia que permeia o corpo e a mente do trabalhador no seu quinto dia de frias, quando j no lhe possvel saborear a vida para alm das oito horas dirias de trabalho. 6. Referncias Bibliogrficas. BINZER, I.V. Os meus romanos: alegrias e tristezas de uma educadora alem no Brasil. Traduo de Alice Rossi e Luisita da Gama Cerqueira. 3.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1982. BOBBIO, N. Direita e esquerda. Traduo de Marco Aurlio Nogueira. So Paulo: EdUNESP, 1995. BUARQUE, C. Apresentao Olhar a (da) rua. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, pp. 7-10. BURSZTYN, M. Da pobreza misria, da misria excluso o caso das populaes de rua. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Rio de Janeiro: Garamond. 2000, pp. 27-55. CARVALHO, J.M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a Repblica que no foi. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. CHAUI, M. Brasil: mito fundador e sociedade autoritria. So Paulo: Fundao Perseu Abrarno, 2000. CHNAIDERMAN, M. Racismo: o estranhamento familiar: uma abordagem psicanaltica. In: SCHWARTZ, L. & QUEIROZ, R.S. (Org.). Raa e diversidade. So Paulo: Edusp, 1996, pp. 83-95. COIMBRA, C.M.B. (Coord.). Violncia e excluso social. Estudos e Pesquisas 5. Niteri: EdUFF, 1999. FORRESTER, V. O horror econmico. Traduo de lvaro Lorencino.So Paulo: EdUNESP: 1997. FOUCAULT, M. Microfisica do poder. Traduo de Roberto Machado. 12.ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1996. FRANCO, M.S.C. Homens livres na ordem escravocrata. 3.ed. So Paulo: Kairs, 1983. FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econmico. So Paulo: Paz e Terra (Coleo Leitura), 1996. GALETTI, L.S.G. O poder das imagens: o lugar de Mato Grosso no mapa da civilizao. Cuiab MT: Departamento de HistriallCHS/UFMT, 1999. GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulao da identidade deteriorada. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988. GONALVES, C.W.P. Os (des)caminhos do meio ambiente. 6.ed. So Paulo: Contexto, 1998. GONALVES, L.A.0& SILVA, P.B.G. O jogo das diferenas: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autntica, 2000. Grupo KRISIS. Manifesto contra o trabalho. Traduo de Heinz Dieter Heidemann. Cadernos do LABUR n0 2. So Paulo: Departamento de GeografiaJFFLCH/USP, 1999. KOWARICK, L. Trabalho e vadiagem: a origem do trabalho livre no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1987. 116

GONALVES, M. A.; SPOSITO, E. S. Fetiche do Estado e regulamentao do conflito capital trabalho.

LAFARGUE, P. O direito preguia. 2.ed. Traduo de Teixeira Coelho. So Paulo: Hucitec, 2000. LESSA, C. Os ovos da serpente. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, pp. 11-18. MARTINS, J.S. O cativeiro da terra. 4.ed. So Paulo: Hucitec, 1990. MARX, K. Manuscritos econmicos e filosficos. In: FROMM, E. Conceito marxista de homem. 8.ed. Traduo de Octavio Alves Velho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. MARX, K. & ENGELS, F. A ideologia alem (10 captulo). So Paulo: Centauro, 1984. ___________O manifesto comunista. In: COUTINHO, C.N.(et.al.). O manifesto comunista 150 anos depois. Rio de Janeiro: Contraponto; So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 1998. NASCIMENTO, E. P. Dos excludos necessrios aos excludos desnecessrios. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, pp. 56-87. NASCIMENTO, F.A.S. O negro: questes culturais e raciais. Rondonpolis MT: Departamento de HistriallCHS/RJUFMT, 2001. NAXARA, M.R.C. Estrangeiro em sua prpria terra: representaes do brasileiro (1870-1920). So Paulo: Annablume, 1998. NOVAIS, F.A. Estrutura e dinmica do antigo sistema colonial. 6.ed. So Paulo: Brasiliense, 1993. OFFE, C. Trabalho e sociedade. Traduo de Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Biblioteca Tempo Universitrio 89, 1989. PIERONI, G. Vadios e ciganos, herticos e bruxas: os degredados do Brasil-colnia. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil: Fundao Biblioteca Nacional, 2000. PIERUCCI, A.E. Ciladas da diferena. So Paulo: Curso de Ps-Graduao em Sociologia: Ed. 34, 1999. PRADO JR, C. Histria econmica do Brasil. 43.ed. So Paulo: Brasiliense, 1998. RIBEIRO, D. O povo brasileiro. 2. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. SALES, T. Identidade tnica entre imigrantes brasileiros na regio de Boston, EUA. In: REIS, R.R. & SALES, T.(Org.). Cenas do Brasil migrante. So Paulo: Boitempo Editorial, 1999, pp. 17-44. SILVEIRA, M.H.V.da. De banzo. In: ASSUMPO, E. & MAESTRI, M. (Org.). Ns, os afro-gachos. 2. ed. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1998, pp. 35-37. SOUZA, L.M.e. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no sculo XVIII. 3.ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1990. SOUZA, O. Fantasia de Brasil: as identificaes em busca da identidade nacional. So Paulo: Escuta, 1994. TOSTA, T.L.D. Memria das ruas, memrias da excluso. In: BURSZTYN, M. (Org.). No meio da rua. Rio de Janeiro: Garamond, 2000, pp. 22 1-229. YZIGI, E. A alma do lugar: turismo, planejamento e cotidiano em litorais e montanhas. So Paulo: Contexto, 2001.

117

S-ar putea să vă placă și