Sunteți pe pagina 1din 18

4.1.

O porqu das redes


Sugiram da necessidade de se interligar micros/equipamentos que se proliferavam operando independentemente uns dos outros. A interligao destes equipamentos em rede passou a permitir o compartilhamento de recursos (como impressoras) e principalmente das bases de dados que passaram a ser nicas e no mais replicadas, dando mais segurana aos usurios da informao. Actualmente, as vantagens dos sistemas distribudos e interconectados so uma evidncia em praticamente todas as aplicaes, desde a automao de escritrios at o controle de processos, passando pelo gerenciamento bancrio, reserva de passagens areas, etc.

4.2. Topologia das Redes


4.2.1. Definio: forma de distribuio e conexo dos diversos equipamentos e componentes de uma rede. Podem ser ponto-a-ponto ou de difuso. 4.2.2. Redes ponto-a-ponto: Compostas de uma ou diversas linhas de comunicao, com cada linha sendo associada conexo de um par de estaes. Se duas estaes querem se comunicar mas no h um compartilhamento de cabos, a comunicao feita de modo indirecto, atravs de uma terceira estao. Assim, quando uma mensagem enviada de uma estao a outra de forma indirecta, ela ser recebida integralmente por cada estao e, uma vez que a linha de sada da estao esteja livre, retransmitida estao seguinte. Esta poltica de transmisso tambm conhecida por store and forward. Praticamente todas as redes de longa distncia so do tipo ponto-a-ponto. A figura 1 ilustra as diferentes topologias das redes ponto-a-ponto.

Figura 1. Algumas topologias das redes ponto-a-ponto (a) estrela; (b) anel; (c) rvore; (d) completa; (e) anis que se interceptam; (f) irregular 4.2.3. Redes de Difuso: Tambm denominadas broadcasting. So caracterizadas pelo compartilhamento, por todas as estaes, de uma linha nica de transmisso. Neste caso, as mensagens enviadas por uma estao so recebidas por todas as outras conectadas a rede, sendo que um campo de endereo contido na mensagem permite identificar o destinatrio. A maioria das redes locais e um pequeno nmero de redes de longa distncia so deste tipo. Neste tipo de rede h a possibilidade de se enviar uma mensagem para todas as estaes ou para subgrupos de estaes (multicasting). A figura 2 ilustra algumas topologias possveis no caso de redes de difuso.

Figura 2. Redes de comunicao utilizando difuso: (a) barramento; (b) satlite ou rdio; (c) anel 4.2.4. Comentrio sobre as 3 formas mais comuns de topologia: De uma forma geral, as redes em estrela permitem fcil correco de falhas; nas em anel os dados, para alcanarem o seu destino, devem obrigatoriamente passar pelos ns intermedirios, os quais lem o endereo. Caso o endereo no seja o do n, ele repassa para o prximo n; no barramento tem-se baixo custo e rapidez na ligao de novos ns, mas em contrapartida, se o cabo partir em algum ponto, a rede pra de funcionar.

4.3. Os Suportes de Transmisso


Os suportes de transmisso podem se caracterizar pela existncia ou no de um guia fsico. Na primeira classe esto os cabos elctricos, as fibras pticas e, na segunda classe, as ondas de rdio, as ondas de luz, etc. Nesta seo veremos os mais difundidos nas redes. 4.3.1. O par de fios tranado (Twisted-Pair): Em diversas aplicaes, necessrio se manter uma conexo directa e permanente entre dois computadores. O suporte de transmisso mais clssico utilizado at o momento o par de fios tranado, o qual composto de dois fios elctricos de cobre, isolados, e arranjados longitudinalmente de forma helicoidal (figura 3). Esta tcnica de enrolar os fios permite diminuir os efeitos das indues electromagnticas parasitas provenientes do ambiente no qual este estiver instalado (dois fios paralelos formam uma antena; um par tranado no). A utilizao mais tpica deste suporte de transmisso a rede telefnica, onde, graas s suas caractersticas elctricas, os sinais podem percorrer vrias dezenas de quilmetros, sem a necessidade de amplificao ou regenerao de sinal. Estes podem, ainda, ser utilizados para a transmisso de sinais analgicos quanto de sinais digitais. A banda passante atingida funo da composio dos fios (particularmente, dimetro e pureza dos condutores, natureza dos isolantes e do comprimento do cabo). A taxa de transmisso obtida pela utilizao deste suporte de transmisso situa-se na faixa de algumas dezenas de Kbps, podendo atingir, em condies particulares, a faixa dos Mbps em pequenas distncias. O fato de representar um baixo custo e uma grande faixa de utilizao o torna um dos suportes mais utilizados Actualmente e, provavelmente, nos prximos anos.

Figura 3. Par de fios tranado (conector e cabo) 4.3.2. Os cabos coaxiais: Os cabos coaxiais so tambm altamente empregados como suporte de transmisso. Dois tipos de cabos so tipicamente utilizados: o primeiro tipo apresenta uma impedncia caracterstica de 50 Ohms, utilizado nas transmisses digitais denominadas transmisso em banda base (baseband); o segundo tipo, com uma impedncia caracterstica de 75 Ohms, mais adequado para a transmisso de sinais analgicos (TV a cabo broadband). So constitudos de dois condutores arranjados de forma concntrica: um condutor central, a alma, envolto por um material isolante de forma cilndrica. Esta capa isolante , por sua vez, envolta por uma trana metlica condutora em cobre. Finalmente, o conjunto envolto numa capa de proteco em plstico isolante (figura 4).

Figura 4. Cabo coaxial (conector e cabo) Em relao aos pares de fios tranados, os cabos coaxiais apresentam melhores caractersticas elctricas, oferecendo uma boa relao entre a banda passante e a proteco contra interferncias electromagnticas. A largura de banda vai depender igualmente da qualidade da composio do cabo e do seu comprimento. Para distncias em torno de 1 km, possvel obter uma taxa de transmisso em torno de 10 Mbps, podendose obter taxas superiores para distncias mais curtas. Os cabos coaxiais so altamente utilizados como suporte de transmisso nas Redes Locais Industriais. 4.3.3. As fibras pticas As fibras pticas so o meio de transmisso pelo qual sinais binrios so conduzidos sob a forma de impulsos luminosos. Um impulso luminoso representa um bit 1, enquanto a ausncia deste impulso representa um bit 0. A luz visvel uma onda luminosa cuja frequncia est na ordem de 108 Hz, o que d ao sistema uma banda passante potencial bastante grande. As taxas de transmisso num suporte fibra ptica ficam na faixa de Gbps (109 bps). Um sistema de transmisso base de fibra ptica composto de 3 principais elementos: o suporte de transmisso (a fibra ptica), o dispositivo de emisso e o dispositivo de recepo da onda luminosa. A fibra ptica constituda de um fio de vidro bastante fino, base de silcio e outros componentes (dopantes). Ela consiste de um ncleo no qual se propaga a luz e uma capa externa de proteco que mantm a luz no interior do ncleo (figura 5). O dispositivo de emisso consiste, ou de um dodo emissor de luz (LED) ou de um dodo laser. O dispositivo de

recepo constitudo geralmente de um fotododo e de um fototransistor.

Figura 5. Cabo de fibra ptica (conector e cabo) O princpio da transmisso das fibras pticas o da reflexo da luz na interface entre dois meios. Quando um raio luminoso deixa um meio homegneo para se propagar num outro meio, o seu percurso sofre um desvio na interface entre os dois meios. Entretanto, existe um ngulo de incidncia limite, a partir do qual o raio luminoso, ao invs de ser refratado ele ser refletido na interface, sendo mantido no meio no qual ele havia sido introduzido. Desta forma, a luz poder ser propagada ao longo do meio, em distncias de alguns quilmetros. Nas fibras multimodo, os raios ficam ricocheteando na fibra e so emitos por LEDs, j as fibras monomodo, alm de serem mais finas, funcionam como um guia de onda, e a luz se propaga em linha reta, sendo mais eficientes, percorrendo distncias maiores; entretanto, s funcionam com dodos a laser (mais caros). Actualmente, os suportes de comunicao base de fibra ptica so utilizados em redes de comunicao de longa distncia, substituindo sistemas mais antigos base de cabos coaxiais. Isto dever continuar a ocorrer nos prximos anos, contribuindo para que se tenha, num futuro prximo, em distncias relativamente grandes, sistemas de comunicao oferecendo altas taxas de transmisso garantindo assim a troca de grandes volumes de informao. As fibras propriamente ditas no so afetadas por picos em linhas de fora, interferncia eletromagntica ou materiais qumicos corrosivos

presentes no ar e, assim podem ser usadas em ambientes fabris agressivos, imprprios para cabos coaxiais. As fibras tambm so muito finas, um fator positivo para companhias com milhares de cabos e com dutos de cabos inchados. Por outro lado, h desvantagens no uso das fibras pticas. A tecnologia da fibra ptica pouco familiar e requer aptides que a maioria dos engenheiros de redes no possui. As fibras so difceis de seccionar e mais difceis ainda de conectar. As redes de fibra so tambm inerentemente unidirecionais, e suas interfaces so muito mais caras do que as interfaces elctricas comuns. No entanto, as vantagens das fibras pticas so to grandes que muito trabalho est sendo direcionado para melhorar a tecnologia e reduzir os custos (o uso de fibras feitas de plstico, no lugar das de vidro, tem diminudo o preo deste meio de transmisso de dados, embora com mais perdas na transmisso). 4.3.4. Transmisso por Irradiao de ondas: Na transmisso por irradiao eletromagntica, pode-se citar o rdio, microondas e satlite. 4.3.5. Rdio: A transmisso de dados por rdio pode ser feita por modens-rdio. No imune a fenmenos atmosfricos. 4.3.6. Microondas: So sinais transmitidos atravs de uma onda portadora com frequncia na faixa de 2 a 18 GHz. Os dados podem atingir velocidades de 2 Mbps, 10 Mbps ou mais, dependendo da distncia entre os pontos. Possuem limitao de distncia, necessitando de repetidores para distncias maiores que 20 Km.. Um link (ligao) de microondas necessita de "visada directa" entre os dois pontos que esto se comunicando. Pode-se trafegar voz, dados e imagem, mas a comunicao pode ser afetada por tempestades e outros fenmenos atmosfricos. 4.3.7. Satlite: A transmisso via satlite normalmente utilizada para atingir pontos onde a rede terrestre no chega ou tem dificuldade de chegar. A onda portadora dos sinais de dados situa-se na faixa de 3 GHz a 16 GHz, dependendo do equipamento. A transmisso via satlite pode ser unidirecional como no caso dos transmissores de TV, ou bidirecional onde existe transmisso e recepo operando em frequncias diferentes.

4.4. Aspectos Tecnolgicos Bsicos que Diferenciam as Redes de Comunicao e Que Podem Determinar sua Aplicao
4.4.1. Tempo de acesso ao meio fsico Um fato consumado que as redes de difuso so as mais usadas nas comunicaes, independentemente de ser a nvel de escritrio, industrial, residencial ou comercial. Mas um aspecto importante (e problema) na utilizao das redes de difuso o acesso ao meio, pois, uma vez que vrios equipamentos devero trocar informaes num dado instante, a deciso de quem vai ter o direito de acesso ao meio para o envio de uma mensagem no uma

tarefa evidente, como ser visto nesta seo. Do ponto de vista da programao distribuda, o meio de transmisso das redes constitui um recurso compartilhado entre as estaes a ela conectadas. Os mtodos de definio de direito de acesso utilizados nas redes so os denominados protocolos de acesso ao meio. Com relao ao seu comportamento temporal, podemos organizar os protocolos de acesso ao meio em duas pricipais classes: os protocolos determinsticos e os no determinsticos. Os protocolos de acesso determinsticos so caracterizados pela concesso do direito ao acesso independentemente das necessidades de transmisso de cada n da estao. Dentre os protocolos conhecidos desta classe, podemos destacar o protocolo TDMA (Time Division Multiple Access ou Acesso Mltiplo por Diviso de Tempo- usado pela telefonia celular brasileira), onde o acesso dado a cada estao considerando faixas de tempo bem definidas. Este mtodo apresenta um baixo desempenho, uma vez que muito tempo pode ser perdido ao se dar tempo a estaes que no tenham mensagens a transmitir. Outro exemplo de protocolos de acesso determinsticos so aqueles baseados na passagem de ficha (token passing), onde uma ficha correspondendo ao direito de transmisso passada de estao a estao da rede. Ao receber a ficha, uma estao que no tenha mensagens a transmitir repassa a ficha estao seguinte na lista de estaes compondo a rede. Ainda nesta seo veremos alguns destes protocolos com mais detalhe. Os protocolos de acesso no determinsticos, podem ser tambm denominados protocolos de competio, uma vez que as estaes querendo transmitir vo competir pelo meio de transmisso. Um exemplo desta classe so os protocolos de tipo CSMA, cujas variaes sero estudadas nos pargrafos a seguir. 4.4.2. Os protocolos no determinsticos CSMA persistente e no persistente. Estes protocolos, pertencentes classe de protocolos ditos de deteco de portadora (carrier sense), baseiam-se no conceito de escuta do meio de transmisso para a seleo do direito de acesso a este. Um primeiro exemplo deste protocolo o CSMA 1-persistente (CSMA - Carrier Sense Multiple Access ou Acesso Mltiplo por Deteco de Portadora). Neste protocolo, quando uma estao est pronta a enviar uma mensagem, ela escuta o que est ocorrendo no meio de transmisso. Caso o meio j esteja sendo usado por alguma estao, a estao pretendente aguarda na escuta at que o meio esteja livre para sua emisso (da o nome persistente); quando isto ocorre, ela pode ento emitir a mensagem. O mtodo chamado de 1-persistente porque, quando a linha est livre, a estao enviar os dados com 100% de probabilidade. Aps a transmisso dos dados, a estao emissora espera uma resposta (chamada de quadro de recebimento) da estao receptora, indicando a correta recepo dos dados. Se uma outra estao estava a espera de uma oportunidade de enviar dados ao mesmo tempo que a primeira, pode ocorrer que ambas detectem o meio como estando livre ao mesmo tempo. Neste caso, ambas iro enviar seus dados simultaneamente, de forma que o sinal no barramento

ser uma mistura ininteligvel das duas mensagens. Esta condio recebe o nome de Coliso. Na ocorrncia de uma coliso, a estao receptora no envia o quadro de reconhecimento esperado e a estao emissora tenta a emisso novamente aps um determinado tempo (randmico). Outro exemplo de protocolo CSMA o CSMA no persistente. Segundo este protocolo, as estaes comportam-se de maneira menos afoita para o envio de mensagens. Assim, uma estao que deseje enviar uma mensagem vai escutar o meio de transmisso para verificar se este est disponvel. Em caso positivo, a mensagem transmitida. Caso contrrio, em vez de ficar escutando espera da liberao do meio, ele vai esperar um perodo de tempo aleatrio e, aps a expirao deste, vai escutar o meio novamente para verificar sua liberao (ou no). Este protocolo permite reduzir as possibilidades de ocorrncia de colises, embora ele introduza um maior atraso de emisso de mensagens pelas estaes do que o CSMA persistente. O CSMA p-persistente mais um exemplo de protocolo de acesso, funcionando da seguinte maneira: quando uma estao tem uma mensagem a enviar, ela escuta o meio para verificar sua disponibilidade; se o meio est disponvel, a probabilidade da estao emitir a mensagem igual a p. A probabilidade de que esta aguarde o prximo intervalo de tempo igual a q = 1 - p; se, no incio do segundo intervalo de tempo, o meio est disponvel, as probabilidades de envio ou de espera continuam as mesmas; o processo continua, at que a mensagem seja finalmente transmitida ou que outra estao tenha tomado posse do meio. Protocolo CSMA/CD (CSMA com deteco de coliso). Os protocolos descritos at aqui, embora apresentem aspectos interessantes, podem ser melhorados considerando-se que a mensagem ainda transmitida at o fim quando a coliso detectada. Se, assim que a coliso for detectada, a transmisso for interrompida, economiza-se tempo e banda passante. O CDSMA/CD um protocolo baseado neste princpio e muito utilizado nas redes locais (foi proposto originalmente pelos criadores da rede Ethernet). Neste protocolo, quando uma estao est pronta para emitir uma mensagem com o meio livre, ela emite um quadro. Se no houver coliso, ela transmite o resto da mensagem. Caso haja coliso, devido ao envio de um quadro por uma outra estao ao mesmo tempo, ambas param a transmisso, esperam por um perodo de tempo aleatrio e reiniciam o processo de escuta ao meio/transmisso. Para detectar a coliso, a estao emissora deve escutar aquilo que ela mesma colocou no meio (ao menos a primeira palavra de cdigo enviada deve ser escutada pela prpria estao emissora). O tempo mnimo para a deteco de uma coliso o tempo de propagao t do sinal emitido por uma estao at a outra estao (para levar em considerao o pior caso no posicionamento entre o emissor e o receptor na rede, uma estao s poder estar segura de que ela adquiriu o acesso ao canal de transmisso aps um perodo de tempo 2t). Vale ressaltar que nada impede que o CSMA/CD seja tambm 1persistente ou p-persistente.

Figura 6. Mtodo de acesso CSMA/CD 4.4.3. Os protocolos determinsticos Os mtodos de acesso determinsticos so aqueles com tempo de resposta univocamente determinveis. Estes mtodos podem ser classificados em: mtodos com comando centralizado (Mestre-Escravos) e mtodo com comando distribudo (Token-Passing) Nos sistemas com comando centralizado, somente uma estao pode agir como detentora do direito de transmisso (Mestre). O direito de acesso ao meio fsico distribudo por tempo limitado pela estao mestre as demais (Escravas). Aqui todas as trocas de dados ocorrem apenas entre mestre e escravos (figura 7). Esta configurao deixa o sistema dependente da estao central, mas a configurao usual dos sistemas de controle na maioria de suas aplicaes. Esse mtodo de acesso ao meio tambm garante um tempo entre transmisses consecutivas a qualquer estao da rede e segue a prtica atual de fazer um controle distribudo com uma superviso centralizada.

Figura 7. Mtodo de acesso mestre-escravos Os sistemas com comando distribudo permitem a definio de mais de uma estao com direito de acesso ao meio fsico. Este direito de acesso (chamado Token) transmitido ciclicamente entre as vrias estaes, que podem livremente trocar dados entre si (figura 8). Este sistema , no entanto, bem mais complexo do que o Mestre-Escravo, j que providncias especiais tem que ser tomadas no caso de perdo do token ou na entrada/sada de uma das estaes da rede. Este mtodo mais adequado para sistemas nos quais diversas unidades independentes desejam trocar livremente informaes entre si, alm de ser possvel determinar um tempo mximo entre duas oportunidades consecutivas de transmisso para cada estao.

Figura 8. Controle de acesso por passagem de token 4.4.4. Confiabilidade Em aplicaes nos nveis hierrquicos superiores de uma empresa (a nvel administrativo, por exemplo), pequenos erros so tolerveis. Entretanto, em aplicaes industriais onde so transmitidos muitos cdigos de comando, leitura de medidores e comando de atuadores, um erro de um bit qualquer pode ter consequncias desastrosas. A transferncia de programas para mquinas de Comando Numrico, por exemplo, exige um sistema altamente confivel, pois so transmitidos

cdigos de comando cuja mnima alterao pode introduzir danos de elevado custo. Desta forma, redes industriais de comunicao tem que oferecer uma elevada confiabilidade. Para aumentar esta confiabilidade nas mensagens transmitidas, normalmente usado um teste cclico de redundncia (CRC - Cyclical Redundance Check). Em sistemas que necessitem de uma operao contnua, pode ser utilizado um meio de transmisso e estaes de controle redundantes.

4.4.5. Requisitos do meio ambiente Devido s caractersticas de um ambiente industrial, a presena de perturbaes magnticas, provocadas principalmente pelos acionamentos de motores elctricos de grande porte ou outras fontes chaveadas (estaes de solda, conversores estticos, etc), no pode ser desprezada na escolha de uma rede de comunicao. Para a definio do meio fsico de transmisso e do protocolo de comunicao, estas caractersticas devem ser consideradas. O meio de transmisso deve possuir uma boa resistncia mecnica e deve ser eletricamente isolado. O meio fsico a ser adotado no depende apenas de aspectos tcnicos mas tambm (e muito especialmente no cho de fbrica) do aspecto de custo. Cabos coaxiais so menos afetados por perturbaes electromagnticas do que o par tranado. No entanto, o custo do cabo coaxial consideravelmente superior ao do par tranado. Futuramente, a adoo de fibras pticas poder vir a ser a melhor soluo tanto do ponto de vista tcnico quanto econmico. Actualmente ainda h dificuldades na realizao de bifurcaes com este meio fsico, necessrias para as conexes em T usadas com topologia em barramento, de modo que as fibras pticas so mais utilizadas em sistemas com topologia em estrela ou anel. A realizao de bifurcaes tem alcanado melhores resultados adotando acopladores ativos (com eletrnica adicional para converso do sinal tico em eltrico e vice-versa nos pontos de derivao), o que torna a soluo anti-econmica para o nvel de cho-de-fbrica. Com fibras pticas, no entanto, pode-se trabalhar com frequncias na ordem de 100 Mbps, o que permitiria uma melhoria de performance do sistema. Diversos trabalhos de pesquisa vem sendo realizados no sentido de resolver os problemas tcnicos existentes. A figura 9 apresenta uma comparao sumria entre os trs tipos de meio supracitados.

Figura 9. Meios de transmisso 4.4.6. Tipo de mensagens e volume de informaes Nos nveis hierrquicos superiores de uma fbrica (administrao, planejamento, etc) so frequentemente trocadas mensagens de vrios Kbytes, que requerem tempos de transmisso de alguns segundos at vrios minutos. Nas aplicaes mais prximas ao processo, normalmente so enviadas mensagens curtas, tais como: ligar ou desligar uma unidade; fazer a leitura de um sensor/medidor; alterar o estado de um atuador; verificar o estado de uma chave ou rel. Estas operaes podem ser feitas normalmente com um nico cdigo acrescido dos respectivos dados, quando existirem. Como consequncia, pode haver uma baixa taxa de transmisso de dados com um elevado nmero de mensagens transmitidas. Para dispositivos programveis encontrados no ambiente industrial (CLPs, CNCs, etc), normalmente necessrio o envio de programas no incio da produo de um lote. Estes programas raramente ultrapassam 10 Kbytes em tamanho e dificilmente so utilizados mais de 3 programas por unidade de fabricao durante um turno de trabalho.

4.5. Os Nveis Hierrquicos da Integrao Fabril: As Redes Dentro de Uma Empresa


A fabricao de produtos ou o fornecimento de um servio por parte de uma empresa pe em jogo uma srie de atividades e etapas, dedicadas manuteno e ao aprimoramento do produto ou servio. A implementao destas etapas atravs de processos com maior ou menor grau de automatizao fica a critrio da empresa. A tendncia de informatizao crescente das empresas e outras organizaes, por um lado, permite acelerar cada processo fazendo parte das atividades de fabricao de um produto ou do oferecimento de um servio e, por outro lado, cria uma nova necessidade no que diz respeito ao modo como as informaes so trocadas. Um exame mais detalhado de toda a hierarquia de uma empresa mostra que algumas caractersticas so peculiares a cada nvel observado, como veremos a seguir.

Isto leva a necessidade de descentralizao das funes de comunicao a serem implementadas, ou seja, a adoo de sub-redes interligadas, cada uma servindo de suporte para o contexto ou atividade que for mais adequada. Em suma, a realidade que no existe uma rede nica que possa responder s necessidades de todas as classes ou nveis de atividades existentes numa fbrica. Para cada nvel de hierarquia fabril, tem-se conjunto de aes e processamentos que possuem requisitos de comunicao diferentes (figura 10):

a caracterstica predominante nos nveis hierrquicos inferiores a transferncia de mensagens curtas com alta frequncia, entre um nmero elevado de estaes; nos nveis hierrquicos superiores h a predominncia de transferncia de mensagens longas entre um nmero menor de estaes e a uma frequncia consideravelmente mais baixa.

Figura 10. Caractersticas de comunicao na hierarquia fabril Sendo assim, uma srie de sub-redes locais adequadas aos requisitos de comunicao de cada nvel, conectadas ao backbone da empresa travs de gateways, bridges e routers, forma um sistema de comunicao coeso que atende toda a fbrica e possibilita o acesso de todas as estaes (conforme os conceitos da filosofia CIM, Computer Integrated Manufacturing).

4.6. Modelo de Referncia ISO/OSI


A grande importncia da interconexo dos computadores/dispositivos atravs de redes de comunicao deu origem a uma necessidade que foi tornando-se evidente medida que os desenvolvimentos neste domnio foram acentuando-se: a normalizao das redes de comunicao. Iniciou-se, ento, no seio da ISO (International Organization for Standardization), uma reunio de esforos no sentido de definir uma porposta de arquitetura normalizada para as redes de comunicao. Dada a grande diversidade dos equipamentos e das solues existentes no que diz respeito comunicao, o resultado deste trabalho foi de fato a padronizao de um modelo (modelo de referncia) sobre o qual deveriam ser baseadas as

arquiteturas de redes de comunicao de forma a permitir a interconexo de equipamentos heterogneos, tornando transparente ao usurio a forma como esta interconexo fosse implementada. Um sistema baseado em tal modelo de rederncia dito um sistema aberto, uma vez que este est aberto comunicao com outros equipamentos, de diferentes classes, fabricantes, modelos, etc. Baseada nesta filosofia, a proposta, definida numa srie de documentos produzidos por aquela organizao, foi denominada de Modelo de Referncia para interconexo de Sistemas Abertos ou RM-OSI (Reference Modelo for Open Systems Interconnection), cujos conceitos principais esto contidos nesta seo. O modelo foi criado seguindo a filosofia das arquiteturas multicamadas. E como mostra a figura 11, so 7 camadas, cujos princpios de definio foram os seguintes:

cada camada corresponde a um nvel de abstrao necessrio no modelo; cada camada possui suas funes prprias e bem definidas; as funes de cada camada foram escolhidas segundo a definio dos protocolos normalizados internacionalmente; a escolha das fronteiras entre cada camada deveriam ser definidas de modo a minimizar o fluxo de informao nas interfaces; o nmero de camadas deveria ser suficientemente grande para evitar a realizao de funes muito diversas por uma mesma camada; o nmero de camadas deveria ser suficientemente pequeno para evitar uma alta complexidade da arquitetura.

Figura 11. Arquitetura a sete camadas do modelo OSI

A Camada Fsica responsvel pela transferncia de bits num circuito de comuicao. De maneira geral, a sua funo garantir que cada bit enviado de um lado ser recebido do outro lado sem ter alterado o seu valor. Para isto, as questes a serem resolvidas neste nvel so do tipo:

os modos de representao dos bits 0 e 1 de maneira a evitar ambiguidade ou confuses (valor da tenso em volts para representao dos valores dos mesmos, durao de cada sinal representando um bit, a codificao dos sinais, etc); os tipos de conectores a serem utilizados nas ligaes (nmero de pinos utilizado, as funes associadas a cada pino, etc); a maneira como as conexes so estabelecidas para a inicializao de um dilogo e como feita a desconexo ao final deste; o modo de transmisso adotado (unidirecional, bidirecional, etc); o modo de conexo adotado (ponto-a-ponto, multiponto, etc).

A concepo desta camada deve se relacionar definio das interfaces elctricas e mecnicas, seus modos de funcionamento, o suporte de comunicao adotado, etc. A Camada de Enlace de Dados tem por funo principal a transformao do meio de comunicao bruto em uma linha livre de erros. Ela efetua esta funo atravs do fracionamento das mensagens recebidas do emissor em unidades de dados denominadas quadros, que correspondem a algumas centenas de bytes. Estes quadros so transmitidos sequencialmente e vo gerar quadros de reconhecimento enviados pelo receptor. Dentre os fatores com os quais a camada de Enlace deve preocupar-se esto:

a forma como os bits provenientes da camada Fsica sero agrupados em quadros; os mecanismos de deteco e correco de erros a serem implantados, uma vez que as informaes trocadas atravs da camada Fsica no so isentas de erros de transmisso; os mecanismos de controle de fluxo para limitar o volume de informao trocados entre entidades fonte e destino.

Esta camada geralmente quebrada em duas sub-camadas: a de Controle de Enlace Lgico - LLC (Logical Link Control), na metade superior, que efetua a verificao de erro e a de Controle de Acesso ao Meio - MAC (Medium Access Control), na metade inferior, que trata de pegar e entregar dados ao meio. A Camada de Rede a responsvel pela gesto de sub-redes; ela define a forma como os pacotes de dados sero encaminhados do emissor ao receptor:

os caminhos a serem utilizados podem ser definidos em funo de tabelas estticas ou determinados dinamicamente no momento de cada dilogo em funo das condies de trfego da rede (routing); gesto dos problemas de congestionamento provocados pela presena de uma quantidade excessiva de quadros de dados na rede (controle de fluxo);

resolve todos os problemas relacionados interconexo de redes heterogneas (incompatibilidade de endereos, incoerncia em relao aos tamanhos das mensagens).

A Camada de Transporte garante que as 3 camadas inferiores esto fazendo seus trabalhos e fornece um stream de dados lgico e transparente entre o usurio final e o servio de rede ao qual ele est conectado. Portanto sua funo permitir a transferncia de informaes do sistema emissor ao sistema receptor de forma confivel e econmica, independentemente da natureza da informao ou das redes suportando a comunicao. A importncia dos servios fornecidos por esta camada est no fato que muitas aplicaes existentes podem funcionar simplesmente com a existncia de um servio confivel de transporte de informao, o que quer dizer que os servios que poderiam ser fornecidos pelas camadas superiores so dispensveis. Um exemplo disto a interconexo de estaes no sistema UNIX. O modelo hierrquico adotado pela ISO nos permite analisar duas classes distintas de camadas: as camadas inferiores, formadas pelas camadas de 1 a 4, que tratam essencialmente de problemas de comunicao; e as camadas superiores, formadas pelas camadas de 5 a 7, cujos servios se orientam mais s aplicaes escritas pelos usurios no sentido de facilitar ou simplificar as suas tarefas. A Camada de Sesso a primeira camada (no sentido bottom-up) enquadrada na segunda classe. Esta uma das camadas mais simples do modelo OSI, oferecendo uma quantidade relativamente limitada de servios, longe dos fornecidos por camadas como a de transporte, por exemplo. Segundo o modelo OSI, os usurios dos servios de Sesso so as entidades de Apresentao. A principal funo desta camada (Sesso) oferecer aos seus usurios meios para o estabelecimeneto das conexes, denominadas sesses, de modos que estes possam trocar dados. Uma sesso pode ser utilizada para permitir a conexo distncia a um computador, por exemplo, atravs de um terminal, para uma transferncia de arquivo, para o carregamento de porgramas distncia, etc. A Camada de Apresentao trata tudo o que possa estar relacionado representao dos dados a serem transmitidos, particularmente as funes de: criptografia, compresso de dados e converso de dados (por exemplo, o fim de linha no estilo UNIX- apenas com CR, pode ser convertido para o estilo MSDOS- CRLF, ou os conjuntos de caracteres EBCDIC para ASCII). A Camada de Aplicao. Finalmente, neste nvel, temos a aplicao do usurio, que so efetivamente os processos que utilizam as redes (e os servios oferecidos pelas camadas inferiores). So os programas aplicativos dos usurios, as transaes que rodam no terminal do usurio, bancos de dados distribudos, aplicativos de redes locais como planilhas e processadores de texto, correio eletrnico, transaes, etc.

4.7. Um Boom Chamado Internet


O fenmeno Internet, cuja presena mundial e crescimento caminham a taxas astronmicas - com o Brasil entre as maiores taxas de crescimento - hoje uma

notoriedade induscutvel. Sua utilizao se diversifica a cada dia e o que inicialmente fora apenas um meio de troca de dados puramente com fins militares e cientficos alcanou o limite da imaginao, sendo fruto apenas da criatividade de quem quer utiliz-la. Est fora do escopo desta tese analisar seu histrico e protocolos, mas sim alertar e empregar a Internet numa aplicao que integre as redes de automao com o mundo. Isto permite o acesso, de qualquer lugar do mundo e a preo de ligao local, de informaes sobre monitoramento de sistemas de automao e at a atuao, por meio das transaes seguras Actualmente disponveis, em valores de set up ou acionamentos/desacionamentos de dispositivos. O nico pr-requisito a necessidade de provedores de acesso tanto na cidade onde est situado o sistema de automao quanto de onde se quer efetuar o monitoramento remoto (embora se possa usar o servio de ligao gratuta de alguns provedores, derrubando a barreira interurbana).

S-ar putea să vă placă și