Sunteți pe pagina 1din 6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P.

DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO


CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DO SEIXAL

rea de Competncia Sociedade, Tecnologia e Cincia (STC)


Ncleo gerador 5: TIC Tema: Comunicaes Rdio

No mbito do tema Comunicaes Rdio, resolva esta Ficha de Trabalho1. Uma vez concluda a sua resoluo, dever coloc-la no seu Porteflio Reflexivo das Aprendizagens (PRA).

A sociedade do telemvel
Os desenvolvimentos tecnolgicos tm consequncias, muitas vezes imprevistas, sobre a estrutura social das sociedades. Poderemos falar na emergncia de uma sociedade do telemvel?

Segundo Anthony Giddens o termo modernidade refere-se aos modos de vida e de organizao social que emergiram na Europa por volta do sculo XVII. Para o autor "a modernidade altera radicalmente a natureza da vida social quotidiana e afecta os aspectos mais pessoais da nossa experincia. (...) A vida social moderna caracteriza-se por processos profundos da reorganizao do tempo e do espao, aliados expanso de mecanismos de descontextualizao mecanismos conducentes abstraco das relaes sociais de localizaes especficas, recombinando-se atravs de vastas distncias de espao-tempo". O telemvel altera radicalmente estas distncias.

STC 5 / 2012 Formadora: Ana Marques

1/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P. DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DO SEIXAL

Mudou os nossos hbitos.


O objecto que mais mudou os nossos hbitos sociais no foi o computador, nem a Internet, nem a televiso por cabo, foi o telemvel. (...) o caso do relgio que saiu do laboratrio das excentricidades, um objecto de luxo to curioso como intil, para se transformar numa necessidade to vital que bilies de homens o trazem no pulso. Se exceptuarmos o uso dos relgios nos navios para calcular a longitude, os relgios no serviam para nada, quando a esmagadora maioria das pessoas trabalhava de sol a sol, ou ao ciclo das estaes e estas dependiam de um calendrio que estava escrito nos astros. Calendrios eram precisos, relgios no eram precisos, at ao momento em que a Revoluo Industrial apareceu e mudou quase tudo por onde passou. Milhes de pessoas vieram dos campos para as cidades, para as fbricas e para as minas, e precisavam de horas. O relgio subiu primeiro para as torres ou para o centro da fachada das fbricas e l continuou, passando depois para dentro, depois para o bolso dos ricos e, por fim, para o pulso de todos. Hoje o relgio ordena o nosso tempo com um rigor muito para alm do biolgico e manda no nosso corpo, como nenhum objecto do passado. to presente que parece invisvel, nem damos por ele, parte do nosso corpo. (...) Luta-se por um telemvel, porque num telemvel de um adolescente est muito do seu mundo: telefones dos amigos, telefone dos namorados, passwords, fotografias, mensagens, vdeos, o equivalente a um dirio pessoal, em muitos casos mais ntimo que um dirio antiga, com a sua chavinha de brincar que dava a iluso de que ningum o lia. medida que se caminha pela idade acima o contedo do telemvel muda, mas continua pessoal e intransmissvel, com os SMS comprometedores que arrunam muitos casamentos, at se tornar quase um telefone de emergncia que os filhos do aos pais com os nmeros deles j gravados e os das emergncias: " s carregar aqui e eu atendo.

STC 5 / 2012 Formadora: Ana Marques

2/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P. DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DO SEIXAL

(...) o magnfico instrumento de controlo que o telemvel, pessoa a pessoa, numa rede que prende os indivduos numa impossvel fuga quilo que o objecto sempre presente, sempre ligado (os telemveis desligados so de desconfiar), no qual a primeira pergunta sempre "onde que tu ests?", uma pergunta sem sentido no telefone fixo, esse anacronismo. Adolescentes, casais, maridos, mulheres, amantes, namorados, patres e empregados, jogam todos os dias esse jogo do controlo, muito mais importante do que a necessidade de falar ao telemvel. Na verdade a esmagadora maioria das chamadas de telemvel no tem qualquer objecto ou necessidade de ser feita, ningum as faria num mundo de telefones fixos, que no seja pelo controlo, um jogo de inseguranas, solides, afectos e medos, atravs da caixa electrnica que se segura numa mo.

No a necessidade que justifica a presena quase universal dos telemveis, desde as crianas de seis anos at aos velhos, os milhes de chamadas a qualquer hora do dia, em qualquer stio, da missa sala de aulas, do carro cama, o complexo jogo de interaces sociais que ele permite, sem as quais j no sabemos viver. Viver num mundo muito diferente e cada vez mais diferente. (Jos Pacheco Pereira PBLICO, 12/ABRIL/2008) A cultura e a dependncia da imagem que caracterizam os jovens de hoje exigem novas abordagens. E assim chegamos ao telemvel, afinal o protagonista desta triste estria. Um pequeno telefone um heri para o seu jovem dono, espcie de prolongamento do seu corpo e definidor dos seus relacionamentos: com ele se namora, se evita a solido, se copia nos testes, se recebem ralhos ou mimos dos pais, se goza com os polticos ou os professores. As mensagens escritas, gratuitas em muitos casos por jogada bem calculada das operadoras, so os "papelinhos" trocados socapa dos velhos tempos. Mais do que isso: com as cmaras de filmar dos telemveis, registam-se cenas sexuais depois exibidas sem pudor ou, na terrvel moda do "happy slapping", um adolescente agride outro desprevenido, para riso de um grupo que filma a cena. (Daniel Sampaio - PBLICO, 30/MARO/2008).

STC 5 / 2012 Formadora: Ana Marques

3/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P. DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DO SEIXAL

Onde que j se viu hoje em dia no ter telemvel, deixar de jogar playstation ou counterstrike em rede, ir para o hi5, deixar de mandar mails, chats e MSN, sacar filmes e umas msicas, ou para aqueles mais rebarbados sacar uns filmes XXX para ver noite? Pois, h cerca de 10-15 anos atrs, no havia.

Porttil, pessoal, multifuncional e permanente.


Silva)

(Ldia Oliveira e

Trata-se de um objecto porttil que redefine o tipo de investimento necessrio para a pessoa estabelecer relaes. Basta pensar na facilidade com que se inicia uma chamada telefnica num telemvel: selecciona-se o nome da pessoa com quem se quer comunicar, enquanto que num telefone pblico ou no telefone domstico se ter de marcar o nmero. certo que se assiste transferncia de facilidades tpicas dos telemveis para os telefones fixos, como exemplo a possibilidade de ter os nmeros registados em memria, a identificao da pessoa/nmero que est a querer entrar em contacto, o envio e recepo de mensagens escritas ou o registo de mensagens de voz. Estes so exemplos que ilustram como a ferramenta que o telemvel est a contaminar o seu antecessor, que tambm ganhou alguma portabilidade domstica, com os telefones sem fio s. Trata-se de um objecto pessoal, o que o distingue radicalmente do telefone fixo partilhado por uma famlia, pelos colegas de trabalho, etc. Esta dimenso de objecto individual faz com que cada indivduo adquira uma autonomia excepcional na gesto dos seus relacionamentos, sem qualquer tipo de negociao com parceiros de uso. Deste modo, o instrumento de comunicao mvel, porttil e pessoal confere uma dinmica nova e inaudita ao processo de comunicao mediada, na qual se destaca a questo da individualizao dos territrios pessoais e a personalizao dos usos. Trata-se de um objecto multifuncional, que progressivamente tem vindo a adquirir funes para alm das chamadas de voz. Das mensagens de texto, s fotos, vdeos em tempo real e ao acesso Internet, passando pelos jogos ou pela simples calculadora, as funes so mltiplas e exploradas de forma diferenciada de acordo com o perfil do sujeito utilizador. Trata-se de um dispositivo que expe o sujeito em permanncia interaco, mesmo quando se desliga ou no se atende o sistema informa das chamadas no atendidas e quando desligados as operadoras enviam uma mensagem informando que o nosso interlocutor nos tentou contactar, ou caso tenha caixa de voz poder-se- deixar uma mensagem. Logo, a gesto da presena mediatizada por trocas STC 5 / 2012 Formadora: Ana Marques 4/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P. DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DO SEIXAL

telefnicas fica completamente alterada. Esta caracterstica faz tambm com que sejam sistemas de vigilncia do utilizador, ou seja, a flexibilidade de gesto pessoal e espacial da comunicao contm tambm o seu reverso. Com a expanso dos dispositivos de comunicaes nmadas, o espao pblico passou a ser povoados por novas modalidades de interaco conversacional / comunicacional em que se estabelecem relaes com ausentes, com alguns impactos nos presentes, nomeadamente, dos toques mais ou menos estridentes dos telemveis, interrupo brusca da conversao com o interlocutor presencial para dar audincia ao interlocutor invisvel. Uma outra alterao comportamental deve-se ao facto de se trazer para a espera pblica o que era at ento realizado na esfera privada, ou seja, o acto de telefonar, o que implica novas formas de partilha do espao pblico. Os estudos das trajectrias dos falantes ao telemvel mostram que existe uma tendncia para que nessa circunstncia os sujeitos se afastem das pessoas com quem esto presencialmente e, quando sozinhos, se aproximem de objectos do espao pblicos, como rvores, bancos, recantos e com este comportamento de proteco criem deliberadamente um espao comunicacional dedicado. Quando o indivduo est sozinho num lugar de sociabilidade o telemvel adquire um lugar de destaque sendo objecto de ateno frequente, sendo colocado sobre a mesa e, muitas vezes, utilizado para usar funcionalidades que no atender ou telefonar. Se certo que num espao pblico os indivduos partilham um territrio num qual necessrio cumprir regras, verifica-se que com a difuso dos telemveis, o que inicialmente era entendido como uma agresso, uma interferncia sonora e social, o toque e a conversa, foi progressivamente sendo entendido como STC 5 / 2012 Formadora: Ana Marques 5/6

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAO PROFISSIONAL, I.P. DELEGAO REGIONAL DE LISBOA E VALE DO TEJO
CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DO SEIXAL

uma coisa natural, salvo situaes e espao sociais de maior cerimnia onde o uso do telemvel ainda encarado como um elemento disruptivo e inaceitvel. Se at h pouco tempo o telefone era um bem comum da famlia, do escritrio, em que uns atendiam as chamadas de outros e ficavam assim ao corrente de quem lhe desejava falar, com os telemveis este cenrio alterou-se de forma drstica o telefone deixou de estar referenciado a um espao para estar referenciado a uma pessoa. Esta situao faz com que cada um faa uma gesto personalizada dos seus contactos, na medida em que possvel filtrar as ligaes, no deixando entrar na sua rede os indesejados e os desconhecidos.

Reflicta sobre esta realidade, desenvolva os temas abaixo indicados. 1. Considera excessiva a expresso "sociedade do telemvel"? 2. Ser que o telemvel promove o anulamento do dilogo directo, j que mais fcil mandar uma mensagem ou falar via telemvel? 3. Estamos a assistir construo de uma sociedade mais aberta ou mais fechada?

STC 5 / 2012 Formadora: Ana Marques

6/6

S-ar putea să vă placă și