Sunteți pe pagina 1din 2

Lembrem-se de que um professor muitas vezes est com as mos vazias para ajudar ao aluno!

O KARAT : Reflexes filosficas Qual a essncia? o desenvolvimento do carter humano intitula-se BUD e contm as seguintes

Como a estrutura de ensino? regras:

Bu = Controle de violncia, disciplina de vida, estabelecimento de normas e leis de conduta, conquista da segurana, contribuio pessoal para a pacificao e enriquecimento da sociedade D = caminho, mtodo, doutrina ou atalho Qual a finalidade? o pensar, sem armas, com as mos vazias.

Quais os motivos para aprendizagem? a defesa pessoal e formao de valores individuais. Qual o sentido do karat? o propsito antiviolncia e a concentrao. Qual a inteno de quem ensina? Que as aulas ocorram em dilogo, e que se possa problematizar construtivamente levando em considerao a realidade social dos alunos, para que os mesmos possam avaliar eles prprios, com intuito de controlar as violncias, (sociais, tnicas, corporais e verbais). Qual o dilogo possvel? Questionando o aluno, permitindo uma troca de conhecimentos, fugindo de uma linha tradicionalista de ensino, fazer com que o mesmo liberte-se na busca ao conhecimento. O que se pode assimilar na realidade ? Nos dias de hoje, alguns valores como respeito e companheirismo tm sido esquecidos muitas vezes pela falta de tempo dos pais, que trabalham para o sustento do lar e muitas vezes no tm condies de ajudar na construo destes valores sociais. Como eles podem criticar o que acontece? Relacionar a aula aos fatos do cotidiano. Como eles podem ultrapassar o senso comum? a prtica pedaggica deve ser guiada pela pergunta, e que esta pergunta seja provocadora da curiosidade e mobilize a criatividade entre os sujeitos escolares.

O CIRCO : Reflexes filosficas Qual a essncia? a cultura popular Como a estrutura de ensino? O ensino das atividades circenses estrutura-se com a liberdade, pela criao do movimento, a superao dos fatores de riscos e a integrao/socializao com outros companheiros e ambientes Qual a finalidade? as atividades circenses constroem um planejamento voltado para a cultura corporal, trabalhando alm dos movimentos humanos, a sua formao pessoal e artstica. Quais os motivos para aprendizagem? o destaque se d principalmente pelas possibilidades de trabalhos corporais. Mas, alm disso, existe a importncia da cultura popular do circo, onde esta importncia pode ser vivenciada como patrimnio cultural brasileiro, sendo assim maior do que se imagina. Qual o sentido do uso das atividades circenses? coletividade, da comunidade. o sentido da

Qual a inteno de quem ensina? A importncia da linguagem circense como ferramenta pedaggica, faz com que as atividades circenses demonstrem que a Educao Fsica no se restringe s modalidades esportivas e as ginsticas (contedos integrantes do componente curricular). Qual o dilogo possvel? Questionando o aluno, permitindo uma troca de conhecimentos, fugindo de uma linha tradicionalista de ensino, fazer com que o mesmo liberte-se na busca ao conhecimento. O que se pode assimilar na realidade ? Nos dias de hoje, alguns valores como respeito e companheirismo tm sido esquecidos muitas vezes pela falta de tempo dos pais, que trabalham para o sustento do lar e muitas vezes, no tm condies de ajudar na construo destes valores coletivos, da comunidade. Como eles podem criticar o que acontece? Relacionar fatos do cotidiano durante as atividades. Como eles podem ultrapassar o senso comum? a prtica pedaggica deve ser guiada pela pergunta, que seja provocadora da curiosidade e da criatividade entre os sujeitos escolares. Uma interveno crtica que ultrapasse o senso comum.

S-ar putea să vă placă și