Sunteți pe pagina 1din 37

S OL A R TR m ic O

SOLUES DE GUA QUENTE

ndice

Solues Solares Solues integrais com Inovao e Segurana O Sol, presena constante em Portugal Porque deve aproveitar a energia solar com solues Vulcano? Mais Vantagens Servios de Apoio ao Cliente Exemplos de Instalaes gua quente para todas as utilizaes Aplicaes da energia solar trmica Colectores Solares Inovao ao servio do Ambiente Colectores solares PremiumSun (FKT) Colectores solares WarmSun (FKC) e LightSun (FKB) Sistemas por Termossifo Depsitos de uma Serpentina e sem Serpentina Depsitos de Dupla Serpentina e de Inrcia Equipamentos de energia auxiliar para o apoio aos sistemas solares Vulcano Gamas Lifestar, Sensor Ventilado e Mdulo Solar Centrais de Controlo Grupos de circulao hidrulica Outros acessrios Dados tcnicos Colectores Solares Termossifo Depsitos Caldeira Mural Lifestar e Esquentador Sensor Ventilado Mdulo Solar

03 04 05 06 07 08 09 10 12 14 15 16 18 19 20 21 22 23 24 25 28 29 36 37

02

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

SOLUES SOLARES Solues integrais com Inovao e Segurana

A Vulcano, sempre na vanguarda da tecnologia, coloca disposio dos seus clientes uma gama de sistemas solares, mais eficientes, seguros e ecolgicos, oferecendo as mais inovadoras solues de gua quente. A tecnologia solar da Vulcano tambm o complemento ideal para apoiar o aquecimento central da sua casa, especialmente atravs de cho radiante.

energias alternativas e proporcionar-lhe o maior conforto, a nossa misso. Neste sentido, a construo de uma fbrica de painis solares trmicos em Aveiro, com capacidade para 300000 unidades anuais, mais um passo na disponibilizao da tecnologia ao servio dos cidados. Connosco, invista no futuro com a sua marca de sempre.

A Fbrica: qualidade, fiabilidade e inovao


Desde 1993, o Departamento de Investigao e Desenvolvimento da Vulcano hoje, Bosch Termotecnologia introduziu no mercado mundial aparelhos a gs, exclusivos e nicos, para aquecimento de gua, como o esquentador inteligente ou o hidrogerador, estabelecendo novos padres tecnolgicos, levando a Bosch a instalar em Aveiro o seu Centro de Competncia mundial para a gua quente. Com 74 membros, esta equipa despendeu cerca de 8,3 milhes de euros em I&D em 2008 (3,6% do volume de vendas) e registou 3 patentes. A marca Vulcano est em harmonia com os interesses da sociedade e assume a responsabilidade de desenvolver produtos que utilizem adequadamente os recursos existentes. Por isso, criar Solues de gua Quente que visam melhorar a eficincia energtica, minimizar o impacto ambiental com
Fbrica Aveiro - Unidade Solar Fbrica Aveiro

03

O Sol, presena constante em Portugal


mAPA DAS ZONAS cLimATRicAS - PORTUGAL
ZONA A ZONA B ZONA C ZONA D ZONA E ZONA F H 14 14 < H 14,7 14,7 < H 15,6 15,6 < H 16,5 16,5 < H 17,1 H > 17,1
MJ/m2 MJ/m2 MJ/m
2

Valena Bragana Mirandela Vila Real Penafiel Porto Peso da Rgua Torre de Moncorvo

MJ/m2 MJ/m2 MJ/m2

Viana do Castelo Braga V. N. de Famalico

Chaves

H = radiao solar mdia anual

S. Joo da Madeira Viseu Aveiro Mealhada Seia Covilh Figueira da Foz Coimbra Arganil Idanha-a-Nova Pombal Leiria Aores Caldas da Rainha Torres Novas Castelo Branco Proena-a-Nova Abrantes Portalegre Santarm Vila Franca de Xira Estremoz Ponte de Sr Guarda

Torres Vedras

Lisboa

Setbal

vora

Madeira Santiago do Cacm Beja

Moura

Odemira

Castro Verde

Portimo

Faro

Tavira

A ttulo de exemplo
A zona E, uma das melhores reas de radiao solar em Portugal e que inclui uma zona significativa do Alentejo, recebe uma radiao solar mdia anual entre 16,6 e 17,1 MJ/m2, dependendo da regio. Um valor de 17 MJ/m2/dia, anualmente, equivale energia obtida na utilizao de 141 m3 de gs natural ou 127 m3 de gs butano, por cada metro quadrado.

04

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

Porque deve aproveitar a energia solar com solues Vulcano?


cOBERTURA SOLAR DAS NEcESSiDADES DE GUA QUENTE DURANTE O ANO
ENERGIA (KJ)

9 000 8 000 7 000 6 000 5 000 4 000 3 000 2 000 1 000 0


JAN. FEV. MAR. ABR. MAI. JUN. JUL. AGO. SET. OUT. NOV. DEZ.

Energia fornecida por um sistema solar

Necessidades energticas para aquecimento de gua

As solues solares Vulcano permitem poupar uma elevada quantidade de energia.


Este facto principalmente relevante no Vero, onde verificamos que a energia fornecida pelo sistema solar normalmente superior s necessidades de energia para aquecimento de gua. Logo, o aproveitamento do sistema solar quase perfeito, no sendo necessria, normalmente, a utilizao de sistemas de apoio de aquecimento de gua quente. Todos ns devemos e podemos aproveitar este recurso natural, beneficiando das vantagens da gama de solues solares da Vulcano.

Para instaladores, atravs de:


Sistemas completos: adaptados s especificidades de cada instalao, atravs de uma gama ampla de painis solares, estruturas e sistemas de fixao. Sistemas fceis e simples de instalar: a gama de painis solares utiliza materiais resistentes, leves e de alto rendimento (exemplo: a dupla serpentina do Painel PremiumSun FKT), beneficiando da versatilidade na utilizao dos acessrios comuns e permitindo a reduo do tempo de instalao. Dimensionamento: a Vulcano coloca sua disposio o Gabinete de Estudos e Dimensionamento, especializado nas especificidades do sector e na singularidade de cada situao, e vocacionado para elaborar os projectos de dimensionamento.

Para o utilizador, proporcionando:


Economia: a utilizao de painis solares permite o aproveitamento eficiente e de forma gratuita da energia solar, convertendo-a em calor e, consequentemente, contribuindo para a reduo dos custos. Sistema completo e global (uma nica marca): adaptado s especificidades de cada instalao, atravs de uma gama completa de produtos e acessrios na rea solar (painis solares, estruturas de suporte, depsitos, grupos de circulao, centrais de controlo e outros acessrios), sistemas de apoio (esquentadores, caldeiras e termoacumuladores) e complementos na rea de aquecimento (radiadores, entre outros). Integrao arquitectnica: favorece a esttica das habitaes (exemplo: estruturas de integrao em telhados inclinados para painis solares). Ps-venda: uma rede nacional que presta todo o apoio ao equipamento Vulcano com um tempo de resposta entre 24 e 48 h.

05

Mais Vantagens
Conforto
As solues solares Vulcano proporcionam o mximo conforto na produo de gua quente e apoio no aquecimento central por piso radiante, qualquer que seja a sua utilizao, recorrendo a inovadoras solues tecnolgicas que combinam a gama de caldeiras e esquentadores Vulcano, especialmente preparados para ligao a sistemas solares.

Proteco do Ambiente
A reduo do consumo de energias poluentes e nocivas ao meio ambiente, atravs de emisses de CO , conduzem a uma maior preocupao ecolgica e ambiental. Os equipamentos solares Vulcano no s protegem o meio ambiente, porque evitam a emisso de substncias contaminantes, como tambm so fabricados com produtos compatveis com a natureza.

Viso de Futuro
A preocupao com as necessidades ambientais e com a utilizao de energias alternativas so uma evidncia clara da sua viso proactiva e de futuro. A Vulcano est sua disposio, no presente, com uma tecnologia do futuro.

Maior economia
A obteno da energia solar gratuita e est disponvel para todos. O aproveitamento de energia solar permite a utilizao de um recurso natural, tornando-se mais independente das oscilaes do preo de outras fontes de energia. As solues solares Vulcano permitem maximizar a utilizao deste recurso, proporcionando tambm uma poupana de combustvel.

Apoio governamental e informao institucional


A legislao (RCESE e RCCTE), que impe exigncias na construo de edifcios eficientes, incorporando a instalao de sistemas solares, vem ajudar a regulamentar este sector.
Para mais informaes: www.dgge.pt | www.iapmei.pt | www.adene.pt

Solues inovadoras de gua Quente


A Vulcano disponibiliza solues modernas e inovadoras que lhe garantem o mximo conforto na produo de guas quentes, atravs de equipamentos certificados que cumprem todos os requisitos das normas EN 12975 e EN 12976.

06

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

Servios de Apoio ao Cliente


Gabinete de Estudos e Dimensionamento
A Vulcano d uma resposta rpida e de confiana ao instalador, construtor e gabinete de projectos, no aconselhamento e na preparao de solues para sistemas integrados de aquecimento central e aquecimento de guas sanitrias. O GED presta um servio de atendimento e aconselhamento, servindo como plataforma de comunicao entre a empresa e o cliente, numa estrutura de pr-venda.

Formao
A Vulcano dispe de um novo e moderno centro de formao, cuja componente prtica foi largamente reforada. possvel analisar e simular as vrias solues (energia solar, aquecimento de guas sanitrias, aquecimento de guas sanitrias por acumulao e instantneas, aquecimento central por radiadores, ar condicionado, entre outras) tornando as formaes mais interactivas. ainda disponibilizado um extenso programa de cursos de formao e aperfeioamento em tecnologia solar trmica.

www.vulcano.pt
O website da Vulcano disponibiliza, entre outras, informaes completas relativas gama solar, nomeadamente documentao, caractersticas, dimensionamento e legislao completa.

Documentao
A Vulcano tem vindo, ao longo destes anos, a introduzir no mercado aparelhos com caractersticas e funcionalidades exclusivas, os quais tm constitudo novidades mundiais. A comunicao ao mercado destes lanamentos passa, entre outros aspectos, pelo desenvolvimento e produo de informao tcnico-comercial de apoio, de forma a comunicar e dotar os nossos clientes de conhecimento e a esclarecer as suas dvidas, sobre toda a gama de produtos Vulcano.

Ps-venda
A rede nacional de Postos de Assistncia Tcnica garante um elevado nvel de servio
DE 2 A 6 FEIRA
9h00 - 19h00

e transmite confiana aos utilizadores. A Vulcano pe disposio uma assistncia tcnica especializada. Os Contratos de Manuteno Vulcano garantem a melhor performance do seu sistema - poupando tempo e dinheiro, evita inconvenincias ou futuras reparaes, reduz gastos suplementares de energia e prolonga a vida til do seu equipamento. A Vulcano dispe de uma vasta rede de servio ps-venda, com cobertura em todo o pas, que desempenha um servio de elevada qualidade, transmitindo toda a confiana aos utilizadores dos seus equipamentos com tempo de resposta mdio entre 24 h e 48 h.

07

Exemplos de Instalaes
cENTRO SOciAL DE AmARELEJA cENTRO DE ESTGiO E FORmAO DO S.L.B. TERRAOS DO mARQUS Em OEiRAS

Obra: gua quente sanitria 2720 litros para consumo total dirio (1000 litros para 100 refeies, 1000 litros para 10 banhos, 360 litros para higiene, 360 litros para lavandaria) Localidade: vora - Amareleja Orientao: Sul Telhado: Plano Inclinao dos painis: 45 Equipamento: 12 Painis Solares FKT-1S 2 Caldeiras Cho a Gs Supraline KN 54 4 Depsitos SK 500 1-S

Obra: gua quente sanitria 12000 litros para consumo total dirio (150 refeies, 200 banhos) Localidade: Seixal Orientao: Sul Telhado: Plano Inclinao dos painis: 35 Equipamento: 80 Painis Solares FKC-1S Controlador B-Sol 300

Obra: Edifcio tipo 1 (12 blocos): 2 apartamentos T2 para 3 habitantes cada e 9 apartamentos T3 para 4 habitantes cada Edifcio tipo 2 (5 blocos): 1 apartamento T2 para 3 habitantes cada e 10 apartamentos T3 para 4 habitantes cada gua quente sanitria: 1680 litros para um total de 40 pessoas (edifcio tipo 1) e 1720 litros para um total de 40 pessoas (edifcio tipo 2) Localidade: Oeiras Orientao: Oeste Telhado: Plano Equipamento: 8 Painis Solares WarmSun FKC-1W (horizontal) Grupo de Circulao AGS10 Controlador B-Sol 100, opcionalmente B-Sol 300 Nos T2: 1 Depsito ST 120 e 1 controlador B-Sol 050R Nos T3: 1 Depsito ST 160 e 1 Controlador B-Sol 050R Sistema de apoio para T2 e T3: Esquentador estanque Sensor Plus WTD 14 litros com controlo remoto

08

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

gua quente para todas as utilizaes


Soluo Solar Trmica
Painel solar

A energia solar trmica aquela que aproveita a luz do Sol para produzir gua quente, apoio a aquecimento central e piscinas. Uma soluo solar trmica composta, basicamente, por um ou mais painis que captam a energia proveniente do sol e por um depsito que armazene a gua quente que ser posteriormente consumida.
Regulador solar Grupo de circulao Depsito de acumulao solar Equipamento de apoio

Sistema solar por termossifo vs sistema por circulao forada


Sistema solar compacto por termossifo Este sistema composto por um painel plano e um depsito de gua que se encontra na parte superior do painel. A gua sanitria aquecida atravs de um lquido solar que circula entre o painel e o depsito em circuito fechado. Esta transferncia de calor efectuada com recurso a um permutador de calor. A circulao do lquido solar produz-se pela alterao das respectivas densidades, provocada pelas diferentes temperaturas do circuito de ida e retorno. O princpio simples: o fluido quente menos denso do que o fluido frio, fazendo com que o que est quente suba, e o que est frio desa. Este sistema designado por efeito de termossifo, em oposio ao sistema de circulao forada. Para que este princpio funcione necessrio que o depsito se encontre em cima do painel. a soluo mais econmica, de fcil instalao, ideal para espaos mais reduzidos. Estes sistemas por termossifo so normalmente destinados a moradias unifamiliares.
SiSTEmA SOLAR POR ciRcULAO FORADA

Sistema solar por circulao forada Sistema composto por um conjunto de equipamentos, especificamente painis solares, depsito, grupo de circulao, central de controlo, entre outros. O funcionamento semelhante ao sistema por termossifo, mas neste caso apenas os painis ficam no exterior e a circulao do lquido solar tem de ser forada entre o painel e o depsito, pelo grupo de circulao e gerida por uma central de controlo. Este um sistema mais complexo, proporcionando um elevado nvel de conforto e uma excelente integrao arquitectnica. Os sistemas por circulao forada so ideais para aplicaes individuais e colectivas, tais como: habitao (unifamiliar, edifcios colectivos), servios (lares, restaurantes, hotis, etc.) e indstria.

09

Aplicaes da energia solar trmica


As principais aplicaes da energia solar trmica podem ser agrupadas em funo do tipo de utilizao: gua quente sanitria, vivendas unifamiliares, edifcios, residenciais, hotis Aquecimento central, radiadores de baixa temperatura, piso radiante Climatizao de piscinas, piscinas particulares (cobertas ou ao ar livre) e pblicas Um dos conceitos mais importantes dos sistemas solares trmicos de baixa temperatura a necessidade de instalar sempre um equipamento de apoio (esquentador, caldeira ou termoacumulador), que fornea a energia complementar para proporcionar o nvel de conforto desejado a cada momento, fazendo face s diferentes condies climatricas do Pas durante o ano. Nestas aplicaes, a energia solar trmica pode ser obtida quer atravs de sistemas individuais, quer atravs de sistemas colectivos de produo de gua quente.

Solues individuais de gua quente


APLicAO iNDiViDUAL DE A.Q.S. ATRAVS DE Um SiSTEmA TERmOSSiFO APLicAO iNDiViDUAL DE A.Q.S. ATRAVS DE Um SiSTEmA DE ciRcULAO FORADA cOm DEPSiTO DE UmA SERPENTiNA

Esquentador Sensor Green 2 Painis Solares FKC Central de Controlo


B-SOL 100

gua de rede

Esquentador Sensor Ventilado Kit Termossifo de 200 litros

Grupo de Circulao

Depsito SK 300

gua de rede

APLicAO iNDiViDUAL DE A.Q.S., AQUEcimENTO DE GUA DE PiSciNA E APOiO NO AQUEcimENTO DE PiSO RADiANTE ATRAVS DA cOmBiNAO DE DEPSiTO DE UmA E DE DUPLA SERPENTiNA E ATRAVS DE Um PERmUTADOR DE PLAcAS

Vaso de expanso fechado Termstato Bomba circuladora Fluxstato Vlvula de regulao de caudal Estabilizador automtico de caudal Purgador de ar automtico

Vlvula misturadora termosttica Permutador de placas Vlvula de 3 vias com comando Sonda Vlvula termostatizvel Filtro Circuito elctrico Circuito hidrulico (gua quente) Circuito hidrulico (gua fria) Circuito hidrulico (gua pr-aquecida)
1

Caldeira Lifestar Green


B-SOL 300

Painel Solar FKT

Colectores Grupo de Circulao

Vlvula de corte Vlvula de segurana com esgoto sifonado

Depsito SK 300-1 Solar Depsito


B-SOL 050R

Manmetro Vlvula anti-retorno

Para instalaes colectivas adequar o grupo de circulao Vulcano ao nmero de painis a instalar.

Estes esquemas de funcionamento so exemplificativos e a Vulcano recomenda, para o dimensionamento do equipamento solar, o aconselhamento junto do Gabinete de Estudos e Dimensionamento da Vulcano.

10

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

Solues colectivas de gua quente


cAPTAO cOLEcTiVA E SOLUES iNDiViDUAiS POR APARTAmENTO ATRAVS DE cALDEiRA E DEPSiTO

A instalao colectiva acumula a energia solar utilizada de forma individual num


Central de Controlo
B-SOL 300

Caldeira Lifestar Depsito


B-SOL 050R

depsito em cada apartamento. A distribuio de energia pelos diferentes apartamentos efectuada de forma proporcional, recorrendo a estabilizadores de caudal. A utilizao de sistemas de regulao permite o pr-aquecimento do depsito sempre que a temperatura

Painel Solar FKT gua de rede Depsito


B-SOL 050R

C.Lifestar

gua de rede

da gua de consumo se encontre abaixo da temperatura programada.

cAPTAO cOLEcTiVA cOm REcURSO A Um PERmUTADOR DE PLAcAS E SOLUO DE EQUiPAmENTO DE APOiO iNDiViDUAL POR APARTAmENTO ATRAVS DE DEPSiTO DE UmA SERPENTiNA

A instalao acumula a energia


Painel Solar FKT Central de Controlo
B-SOL 300 B-SOL 050R

Caldeira Lifestar

aproveitada pelos painis solares, aquecendo a gua e distribuindo-a proporcionalmente pelos depsitos individuais dos diferentes apartamentos, recorrendo a estabilizadores de caudal. A utilizao de um permutador de placas promove a separao dos circuitos de captao e distribuio, permitindo utilizar diferentes fluidos e caudais em circulao.

Grupo de Circulao

Depsito ST 160

Caldeira Lifestar

Permutador de placas

B-SOL 050R

Depsito S Solar 200

cAPTAO cOLEcTiVA cOm REcURSO A DEPSiTO DE iNRciA E PERmUTADOR cOLEcTiVO E SOLUES iNDiViDUAiS POR APARTAmENTO ATRAVS DE ESQUENTADOR E PERmUTADOR DE PLAcAS

A instalao acumula a energia


Painel Solar FKT Central de Controlo
B-SOL 300

Esquentador Click Ventilado

aproveitada pelos painis solares, aquecendo a gua de um depsito de inrcia colectivo, atravs de um permutador de placas. Esta energia acumulada distribuda

MPP

Grupo de Circulao gua de rede

proporcionalmente pelos permutadores individuais de cada apartamento.

Esquentador Sensor Plus

Permutador de placas

MPP

Depsito de Inrcia MV 1500

gua de rede

11

COLECTORES SOLARES Inovao ao servio do Ambiente


Colector PremiumSun FKT Colector WarmSun FKC Colector LightSun FKB

A gerao de Colectores Solares Vulcano utiliza a mais avanada tecnologia na fabricao de painis solares trmicos. Os resultados so visveis: esta tecnologia permite maximizar o rendimento proveniente do calor (energia) libertado pelo Sol, em qualquer situao de exposio solar. As solues solares Vulcano so complementadas com uma gama ampla e diversificada de produtos, nomeadamente: Estruturas de suporte, que se adaptam a qualquer especificidade de instalao; Depsitos, para garantir a acumulao de gua para uso sanitrio; Grupo de circulao, reguladores e restantes acessrios, para o correcto funcionamento da soluo solar; Esquentadores, termoacumuladores e caldeiras para garantir a existncia de gua quente, quando a energia solar no for suficiente; Caldeiras para proporcionar todo o conforto originado pelo aquecimento central.

Confiana e Qualidade
A gerao de painis solares da Vulcano tem as mximas certificaes de qualidade de organismos nacionais e internacionais, como a marca CERTIF, a Solar Keymark e a marca CE. Alm disso, as gamas WarmSun e PremiumSun tm a certificao do Blue Angel.

Solar Keymark

Blue Angel

CE

Gama de colectores solares


Gama PremiumSun FKT. Painis altamente selectivos, com o rendimento mais elevado mesmo em situaes de pouca radiao solar. Gama WarmSun FKC. Painis selectivos, proporcionando uma opo muito eficiente e robusta para qualquer tipo de instalao. Gama LightSun FKB. Painis semi-selectivos, tornando-se a soluo mais econmica em instalaes com clima ameno. Os Painis solares Vulcano tm 6 anos de garantia.

s 6 anotia an gar

12

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

Adaptabilidade a todas as situaes


Os painis solares da Vulcano adaptam-se a qualquer tipo de telhado: Telhado plano Telhado inclinado Integrado em telhado inclinado Sobre fachada vertical E so complementados por inovadoras e versteis estruturas de suporte: As estruturas so fabricadas em alumnio, facilitando a instalao e proporcionando a reduo dos custos de transporte; Foram desenhadas para cumprir a normativa sobre os efeitos de neve e vento sobre estruturas em edifcio (DIN), confirmando a elevada durabilidade face a agentes externos (chuva, neve, granizo, radiao UV); A fixao com contrapesos realizados in situ, permitem fixar as estruturas para telhado plano de uma forma muito simples; Os conjuntos de ganchos de ligao adaptam-se a qualquer tipo de telha (lusa/rabe, plana ou ondulada).

Telhado plano

Telhado inclinado

Integrado em telhado inclinado

Sobre fachada

Montagem e Instalao simplificadas


A Vulcano apresenta a ltima tecnologia e as mais importantes inovaes no desenvolvimento de painis solares, contribuindo para facilitar a sua montagem e instalao: A caixa produzida em fibra de vidro reduz consideravelmente o peso dos painis, facilitando o transporte e instalao; As esquinas de plstico reforadas favorecem a esttica das instalaes e ocultam as ligaes entre painis; As ligaes flexveis entre painis e de ligao rpida facilitam a montagem, asseguram a estanquidade e durabilidade da instalao e absorvem as dilataes que se produzem em cada grupo de painis. Estas unies so resistentes radiao ultravioleta e esto disponveis para trabalhar no intervalo de temperaturas da instalao solar. Nas Gamas WarmSun e LightSun so produzidas em borracha EPDM reforada com nylon, e na Gama PremiumSun so fabricadas em ao inoxidvel (as ligaes em EPDM esto preparadas para funcionar com temperaturas entre -40 C e +170 C).

Ligaes metlicas flexveis painis Gama PremiumSun

Ligaes em EPDM flexveis painis Gama WarmSun e LightSun

Ligaes em EPDM flexveis painis Gama WarmSun e LightSun

Ganchos de montagem

13

COLECTORES SOLARES PremiumSun (FKT) Mximo Rendimento e Eficincia


Colector PremiumSun FKT vertical Colector PremiumSun FKT horizontal

Colector de vanguarda - Colector solar PremiumSun


Os Painis Solares Vulcano da Gama PremiumSun (FKT) incorporam inovaes de ltima gerao que permitem atingir sempre o melhor rendimento em qualquer situao, porque: O acabamento altamente selectivo: PVD. Este acabamento permite melhorar a eficincia do painel e contribuir para a economia energtica. O circuito hidrulico em dupla serpentina permite um aproveitamento ptimo da energia solar, com uma reduzida perda de carga, possibilitando a ligao em paralelo at 10 painis. O design exclusivo do absorvedor reduz os sobreaquecimentos em pocas de reduzido consumo e elevada radiao, num painel com elevada temperatura de estagnao. O vidro solar ligeiramente estruturado: a qualidade do vidro solar permite atingir um rendimento elevado, possui grande resistncia e mantm as mesmas caractersticas ao longo do tempo. As ligaes metlicas so flexveis: facilitam a montagem, beneficiando a estanquidade e durabilidade da instalao. Verses para montagem na vertical e horizontal. A possibilidade de montagem na horizontal permite adaptar-se a um nmero elevado de instalaes, melhorando a esttica das mesmas.
Esquinas de plstico sinttico reforadas Vidro de segurana solar Bainha para sensor de temperatura Absorvedor altamente selectivo (PVD) Entrada de lquido solar frio Isolamento Dupla serpentina Chapa posterior galvanizada Caixa em fibra de vidro Sada de lquido solar quente

14

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

COLECTORES SOLARES WarmSun (FKC) e LightSun (FKB) Excelente Compromisso e Soluo econmica
Colector WarmSun FKC vertical e horizontal Colector LightSun FKB vertical

Colectores Solares WarmSun e LightSun


A gama de Colectores Solares WarmSun o melhor compromisso entre rendimento e custo, contribuindo para um elevado rendimento da instalao solar com reduzido custo energtico. A gama de Colectores LightSun a melhor soluo quando se pretende um ptimo compromisso entre qualidade e preo, num painel de elevada durabilidade e rendimento. Estes painis so os adequados para minimizar o efeito de sobreaquecimento em instalaes solares de baixo consumo.

Principais Caractersticas
Acabamento selectivo: crmio negro (WarmSun): garantia de eficcia, durabilidade e respeito pelo meio ambiente. Acabamento semi-selectivo: laca preta (LightSun): ptimo rendimento em zonas com boas condies climatricas. Circuito hidrulico em grelha de tubos: a reduzida perda de carga permite uma ligao em paralelo at 10 painis. Vidro solar ligeiramente estruturado (WarmSun): a qualidade do vidro solar permite atingir um rendimento elevado, possui grande resistncia e mantm as mesmas caractersticas ao longo do tempo. Ligaes flexveis em borracha EPDM: facilitam a montagem dos painis, proporcionando estanquidade e durabilidade. Verses para montagem na vertical (WarmSun e LightSun) e horizontal (WarmSun): a possibilidade de montagem na horizontal permite adaptar-se a um nmero elevado de instalaes, beneficiando a esttica das mesmas.
Esquinas de plstico sinttico reforadas Vidro de segurana solar - WarmSun Bainha para sensor de temperatura Absorvedor selectivo (crmio negro) - WarmSun Entrada de lquido solar frio Isolamento Grelha de tubos Chapa posterior galvanizada Caixa em fibra de vidro Sada de lquido solar quente

15

SISTEMAS POR TERMOSSIFO Aliana entre Conforto e Versatilidade


Termossifo

Uma soluo verstil e simples de instalar


Mais frequentemente destinados a moradias unifamiliares, os sistemas solares por termossifo so compostos por um painel solar plano e por um depsito de gua que se encontra na parte superior do painel. Os sistemas por termossifo so a soluo adequada para uma instalao rpida, simples e econmica de aquecimento de gua quente. Basta ligar a gua de rede ao depsito e levar a gua quente do depsito aos pontos de consumo para aproveitar a energia solar. No necessita de ligao elctrica, nem de grupo de circulao ou de centrais de controlo. A gama de Termossifes Vulcano foi concebida para proporcionar um elevado rendimento, com excelente durabilidade dos materiais e facilidade de montagem, em telhados planos ou inclinados. De fcil instalao, a soluo mais econmica e ideal para espaos reduzidos.

GAmA E VANTAGENS

Conforto

A gama de sistemas por termossifo tem verses com diferentes capacidades de depsitos (150, 200 e 300 litros) indo de encontro s necessidades de conforto dos utilizadores.

Instalao

Adapta-se s especificidades da instalao: telhado plano ou inclinado.

Esttica

O sistema de montagem dos aparelhos beneficia a esttica das instalaes. Em telhado plano, o depsito fica parcialmente ocultado por detrs do painel.

Ambiente

Permite a reduo da emisso de CO. Um sistema por termossifo permite poupar at 75% na factura de aquecimento de gua.

Economia

16

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

SiSTEmAS POR TERmOSSiFO

150 litros

200 litros

300 litros

s 6 anotia an gar

A melhor soluo de termossifo para cada situao Composio

A opo mais rentvel para pequenos consumos. At 3 pessoas* 1 Painel LightSun (FKB) vertical 1 estrutura de suporte fabricada totalmente em alumnio 1 depsito de 150 litros (com opo de apoio de resistncia elctrica) Kit de acessrios e tubagens de ligao

Mxima eficincia em qualquer situao. At 4 pessoas*

Mximo conforto em gua quente. At 6 pessoas*

1 Painel WarmSun (FKC) vertical 1 estrutura de suporte fabricada totalmente em alumnio 1 depsito de 200 litros (com opo de apoio de resistncia elctrica) Kit de acessrios e tubagens de ligao

2 Painis LightSun (FKB) verticais 2 estruturas de suporte fabricadas totalmente em alumnio 1 depsito de 300 litros (com opo de apoio de resistncia elctrica) Kit de acessrios e tubagens de ligao

Caractersticas adicionais Depsitos

Depsitos de dupla envolvente, com circuito solar independente do circuito de consumo. Acabamento exterior do depsito realizado em ao lacado branco, proporciona uma esttica agradvel e uma excelente durabilidade face aos efeitos atmosfricos. Acabamento interior do depsito com dupla capa de vitrificado, contribuindo para a mxima durabilidade, qualidade e higiene no servio de gua quente sanitria. Instalao em telhado plano ou inclinado. A opo por um determinado sistema por termossifo dever ter em conta diversos factores, tais como: Estimativa de consumo de A.Q.S. dirias; rea de cobertura disponvel, com exposio solar adequada; Regulamentos legais em vigor.

Seleco

* Dados indicativos tendo em considerao o consumo de 50 l/pax a 45 C.

Principais Caractersticas
Este depsito ainda incorpora um vaso de expanso no seu interior (3 litros), beneficiando de forma evidente a integrao arquitectnica do conjunto, ao mesmo tempo que facilita a montagem das vlvulas de segurana dos sistemas primrio (2,5 bar) e secundrio (10 bar). As ligaes hidrulicas flexveis, compostas por tubagens flexveis em EPDM, incorporam isolamento em espuma elastomrica, resistente aos efeitos de ozono, da radiao ultravioleta e de outros agentes atmosfricos como vento, chuva, granizo, etc. Esto desenhadas para suportar as altas temperaturas de trabalho da instalao solar, absorver as dilataes e facilitar a montagem do sistema termossifo. Estruturas fabricadas em alumnio, que contribuem para o baixo peso do equipamento, facilitando o transporte e instalao. Estruturas para telhado plano com 35 de inclinao, que facilitam a montagem do equipamento e favorecem a esttica, pois ocultam parcialmente o depsito por trs do painel. Estruturas para telhado inclinado, com possibilidade de instalao entre 25 e 40.
Entrada do lquido solar Dupla envolvente (lquido solar em vermelho) Isolamento em poliuretano (50 mm) Ao lacado branco Vlvula de segurana (2,5 bar) Permutador de calor Enchimento Depsito interior esmaltado Flange com ligao resistncia elctrica G1 nodo de proteco em magnsio Deflector para favorecer a estratificao gua fria de rede Sada do lquido solar Ligao do permutador ao vaso de expanso Sada de gua quente Vaso de expanso (3 litros)

17

DEPSITOS DE UMA SERPENTINA E SEM SERPENTINA De 75 a 750 litros. De 800 a 5000 litros.
Os Depsitos de acumulao de uma serpentina da Vulcano permitem acumular energia de forma a que o sistema solar trabalhe de modo muito eficiente, especialmente quando ligado a toda a gama de caldeiras, termoacumuladores e esquentadores da Vulcano. Os depsitos de acumulao sem serpentina destinam-se especificamente a aplicaes colectivas que necessitam de elevadas quantidades de gua quente. Nesta gama, a funo da serpentina substituda pela incorporao de um permutador exterior no includo no depsito. Estes depsitos com uma serpentina e sem serpentina esto disponveis consoante o tipo de aplicao: Individual (Gama ST, S Solar e SK); Colectiva, industrial ou servios (Gama CV, MV e MVV).
GAmA iNDicADO PARA

Da gama de depsitos da Vulcano destacamos as seguintes caractersticas: Qualidade construtiva com materiais da mais alta qualidade, como o ao vitrificado*; Isolamento eficaz em espuma rgida de poliuretano; Equipados com um nodo de proteco em magnsio; Possibilidade de acumulao contnua de gua quente at 90 C; O design optimizado das serpentinas permite uma maior permuta de calor; Possibilidade de realizar tratamento anti-legionella por choque trmico. Para mais informao, consulte o Catlogo de Depsitos da Vulcano.
* A Gama MV fabricada em ao com revestimento epoxdico de qualidade superior.

cAPAciDADES

DEPSITOS DE UMA SERPENTINA E DEPSITOS SEM SERPENTINA - APLICAES INDIVIDUAIS E COLECTIVAS APLICAES INDIVIDUAIS - DEPSITOS DE UMA SERPENTINA
ST A gama de Depsitos de acumulao ST indicada para instalao encastrada na cozinha. a soluo ideal para espaos reduzidos. Estes acumuladores oferecem a soluo ideal para habitaes de pequena e mdia dimenso e com pouco espao para instalao do equipamento. Esta gama compatvel com todas as caldeiras murais, caldeira de cho a gasleo CTL CK e com as solues solares da Vulcano. A gama de Depsitos de acumulao S Solar a soluo ideal para apartamentos e vivendas de mdia dimenso. Esta gama compatvel com todas as caldeiras murais, caldeira de cho a gasleo CTL CK e com as solues solares Vulcano. Os Depsitos ST 120 e ST 160 caracterizam-se por uma fcil integrao em armrios, visto que as ligaes se efectuam no tampo superior. A Gama ST est disponvel com as capacidades de 75, 90, 120 e 160 litros.

S Solar

Os Depsitos de acumulao S Solar esto disponveis com as capacidades de 75, 90, 120, 160, 200, 300, 400, 500 e 750 litros, satisfazendo as diferentes necessidades dos utilizadores. Os Depsitos de acumulao SK esto disponveis com as capacidades de 300, 400 e 500 litros.

SK

A gama de Depsitos de acumulao SK indicada para situaes de grandes necessidades de gua quente. A Vulcano prope a Gama SK, ideal para habitaes, escolas, pequenas indstrias, edifcios pblicos, balnerios desportivos e instalaes hoteleiras, entre outros, com necessidades de abastecimento de gua quente em vrios pontos em simultneo. Esta gama compatvel com todas as caldeiras murais, de cho e com as solues solares Vulcano.

APLICAES COLECTIVAS E INDIVIDUAIS DE GRANDES VOLUMES - DEPSITOS DE UMA SERPENTINA E DEPSITOS SEM SERPENTINA
CV A gama de Depsitos de acumulao de uma serpentina CV indicada para aplicaes colectivas de mdia dimenso. Incorporam duas bocas de inspeco e limpeza, uma na parte lateral e outra na parte superior. Os Depsitos de acumulao CV esto disponveis com as capacidades de 800 e 1000 litros. Tm a possibilidade de incorporar uma resistncia elctrica.

MV

A gama de Depsitos de uma serpentina MV a soluo ideal para grandes necessidades de armazenamento de gua quente sanitria, por ex.: blocos de vivendas, hotis, centros desportivos, entre outros. Os permutadores da serpentina so desmontveis e produzidos em ao inoxidvel, contribuindo para a produo de gua quente em grandes quantidades. Possuem ainda uma boca de inspeco de dimetro DN 400. A gama de Depsitos de acumulao sem serpentina MVV indicada para aplicaes colectivas, industriais ou servios de elevada dimenso. Destina-se ao aquecimento de gua para consumo de elevada quantidade.

Os Depsitos de acumulao MV esto disponveis com as capacidades de 1500, 2000, 3000, 4000 e 5000 litros. Tm a possibilidade de incorporar uma resistncia elctrica. Opcional: incorporao de forro e tampas de plstico de proteco. Os Depsitos sem serpentina MVV esto disponveis com as capacidades de 1500, 2000, 2500, 3000, 3500, 4000 e 5000 litros. Opcional: incorporao de forro e tampas de plstico de proteco.

MVV

18

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

DEPSITOS DE DUPLA SERPENTINA E DE INRCIA De 300 a 500 litros. De 600 a 2000 litros.
Depsitos de dupla serpentina: gama SK Apoio mais especfico para solues solares
Os Depsitos de acumulao de dupla serpentina Vulcano da Gama SK permitem obter o mximo aproveitamento da energia solar para o aquecimento de gua, pois possuem uma elevada relao altura/dimetro, que favorece a estratificao, e uma grande superfcie de permuta na serpentina solar. O seu isolamento de poliuretano permite reduzir as perdas trmicas para o exterior. Os depsitos solares da Gama SK Solar so depsitos de dupla serpentina, concebidos para prestar os melhores desempenhos em instalaes de gua sanitria, disponveis entre 300 e 500 litros de gua quente por dia. Estes depsitos de acumulao possuem uma elevada proteco anti-corroso, visto que a juntar ao revestimento interior esmaltado existe uma proteco catdica atravs de um nodo de proteco em magnsio, o que garante uma grande durabilidade. Elevado poder de estratificao, permitindo a optimizao A segurana garantida atravs da instalao do grupo de segurana, vlvula de segurana de 6 bar e vlvula anti-retorno, fornecida com os depsitos. Os Depsitos de dupla serpentina SK Solar com recurso a uma caldeira, permitem fazer de maneira muito simples um tratamento trmico para proteco contra a bactria Legionella Pneumophilia, atravs da elevao da temperatura. Estes depsitos cumprem com a norma de construo e funcionamento da Unio Europeia. da utilizao da energia solar; A qualidade construtiva destes depsitos, fabricados em ao e com isolamento trmico em poliuretano injectado (60 mm nos depsitos com capacidades at 1000 litros e 80 mm nos depsitos com capacidades desde 1500 litros) e 45 kg/m (no inclui CFC) de densidade homognea, permite uma elevada capacidade de acumulao, permitindo ainda a acumulao contnua de gua quente at 100 C. Da gama de depsitos de inrcia da Vulcano destacamos as seguintes caractersticas: Circuitos fechados para acumulao de calor destinado ao aquecimento das guas quentes sanitrias (A.Q.S.), quer para grandes necessidades de consumo individual, quer colectivo, ou arrefecimentos; Circuitos fechados de energia solar com circuitos fechados (ex.: aquecimento central por piso radiante) e permutador individual por apartamento; Sistemas de apoio individuais com permutador de placas.

Depsitos de inrcia: uma alternativa para grandes necessidades de gua quente


Os depsitos de inrcia (sem permutador), especialmente indicados para acumulao de energia em circuitos fechados, destinam-se principalmente s seguintes aplicaes:

GAmA

iNDicADO PARA

cAPAciDADES

DEPSITOS DE DUPLA SERPENTINA E DE INRCIA APLICAES INDIVIDUAIS - DEPSITOS DE DUPLA SERPENTINA


SK Solar A gama de Depsitos de acumulao SK Solar indicada para situaes de grandes necessidades de gua quente com recurso a 2 fontes de energia. A Vulcano prope a gama SK Solar, ideal para habitaes, escolas, pequenas indstrias, edifcios pblicos, balnerios desportivos e instalaes hoteleiras, entre outros, com necessidades de abastecimento de gua quente em vrios pontos em simultneo. Esta gama compatvel com todas as caldeiras murais e de cho Vulcano. Os Depsitos de acumulao SK Solar esto disponveis com as capacidades de 300, 400 e 500 litros.

APLICAES COLECTIVAS - DEPSITOS DE INRCIA


G A gama de Depsitos de acumulao de inrcia G indicada para aplicaes colectivas de mdia dimenso. Os Depsitos de acumulao de inrcia G esto disponveis com as capacidades de 600, 800 e 1000 litros. So fornecidos com acabamento exterior efectuado com forro acolchoado desmontvel. Os Depsitos de acumulao de inrcia MV-I esto disponveis com as capacidades de 1500 e 2000 litros.

MV-I

A gama de Depsitos de acumulao de inrcia MV-I indicada para aplicaes colectivas de elevada dimenso.

19

EQUIPAMENTOS DE ENERGIA AUXILIAR PARA O APOIO AOS SISTEMAS SOLARES VULCANO


Gama Lifestar Gama Sensor Ventilado Sensor Atmosfrico Gama Mdulo Solar

Equipamentos de apoio a instalaes solares


A melhor opo como sistema complementar energia solar trmica so os equipamentos de apoio que utilizam como fonte de energia os gases combustveis, pois possuem as seguintes vantagens: Produo contnua no tempo; Nveis elevados de potncia sem necessidade de tempos de espera entre utilizaes consecutivas; Estabilidade da temperatura de fornecimento de gua quente sanitria; Dimenso reduzida do gerador; No caso das caldeiras, possibilidade de oferecer dois servios: gua quente sanitria e aquecimento central; Custo energtico reduzido; No caso do gs natural, reduzida poluio do meio ambiente.

Para cumprir estes objectivos, o sistema deve ser capaz de: Adequar a potncia do queimador temperatura de entrada de gua quente, evitando picos no arranque e conseguindo uma grande estabilidade na temperatura de gua de sada, independentemente da temperatura de entrada; Resistir passagem de gua a elevada temperatura, em contnuo e pelo seu interior, proveniente dos painis solares, sem que nenhum componente sofra qualquer dano por este facto. Desta forma, possvel ligar em srie sada do depsito solar todos os aparelhos da gama Vulcano de produo instantnea de gua quente, nomeadamente os esquentadores termostticos da Gama Sensor (Sensor Plus, Sensor Green, Sensor Ventilado, Sensor Atmosfrico, Sensor HDG) ou Caldeiras Lifestar e Aquastar, ou ainda qualquer outro aparelho Vulcano, recorrendo para o efeito ao Mdulo Solar Universal. Assim, consegue-se o mximo de economia, ao aproveitar em cada momento a temperatura da gua proveniente do sistema solar. A Vulcano tem a soluo para estes requisitos na sua gama de aparelhos de produo instantnea de gua quente, tanto em esquentadores como em caldeiras murais.

20

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

Gamas Lifestar, Sensor Ventilado e Mdulo Solar


Lifestar

Melhor soluo para aquecimento central e guas quentes sanitrias


A Caldeira Lifestar rene condies especiais que a transformam no sistema ideal para trabalhar como apoio a sistemas de preparao de gua quente com energia solar, quando necessitamos tambm de aquecimento central.

Um sistema especial de regulao permite que a potncia do queimador se ajuste temperatura de entrada da gua pr-aquecida pelo sol, proporcionando uma poupana mxima e um elevado conforto no fornecimento de gua quente. Mas, para alm destas caractersticas, que recomendam a sua instalao em srie com sistemas solares, a Caldeira Lifestar apresenta outras funcionalidades que a convertem na caldeira mais verstil do mercado.
Para mais informaes consultar o catlogo de Caldeiras Murais da Vulcano.

Sensor Ventilado Sensor Atmosfrico

Opo solar ideal para uma mxima economia


O esquentador Sensor Ventilado, o novo Esquentador Sensor Atmosfrico ou qualquer outro esquentador da Gama Sensor proporciona as mais elevadas prestaes quando se liga em srie com instalaes solares, graas ao seu sistema de modulao electrnica por temperatura,

tanto da chama como do caudal de gua, o que o converte num aparelho ideal para trabalhar com gua pr-aquecida, proveniente da instalao de energia solar. A gama de Esquentadores termostticos Sensor Ventilado possui outras caractersticas importantes que permitem tirar o mximo partido da instalao de energia solar para preparao de gua quente.
Para mais informaes consultar o catlogo de Esquentadores da Vulcano.

Mdulo Solar

A soluo solar para os aparelhos no termostticos da Vulcano


O Mdulo Solar Vulcano, sendo uma soluo universal, permite gerir a temperatura de gua quente proveniente do painel solar e a temperatura de conforto desejadas para o utilizador. Este mdulo solar torna compatvel o funcionamento de todos os aparelhos no termostticos da gama Vulcano com as solues solares existentes, nomeadamente os painis solares associados a depsitos e os sistemas por termossifo.

portanto, a soluo ideal: Para os consumidores, pois possibilita a adequao do seu aparelho actual com uma nova soluo solar, sem que seja necessrio adquirir novos aparelhos. Adicionalmente, permite um maior conforto ao garantir a estabilidade de temperatura da gua quente a 45 C, misturando gua fria sempre que necessrio; Para os instaladores, pois a sua instalao fcil e rpida. O Mdulo Solar composto por duas vlvulas misturadoras termostticas que tm tambm como funo fazer um bypass ao esquentador (o esquentador no entra em funcionamento), sempre que a temperatura de sada da acumulao solar for igual ou superior a 45 C, no necessitando de instalar qualquer outro acessrio adicional.
21

CENTRAIS DE CONTROLO Mxima preciso no controlo de cada instalao


B-SOL 050R B-SOL 100 B-SOL 300 A famlia de controladores B-Sol acrescenta mais funcionalidades s instalaes solares, permitindo que cada instalao encontre a soluo adequada nos novos controladores Vulcano. Estas centrais de controlo funcionam por diferencial de temperatura entre o fluido que circula nos painis solares e, por exemplo, a gua acumulada no depsito ou piscina.

GAmA UMA APLICAO SOLAR


B-SOL 050R

iNDicADO PARA

cARAcTERSTicAS

Ideal para acumulaes de gua quente individuais em prdios com instalaes solares comuns, aquecimento por cho radiante ou outras aplicaes solares. Ideal para instalaes solares individuais de aquecimento de gua sanitria.

Display digital LCD iluminado com indicao de temperaturas e cdigos de anomalia, modo de funcionamento e estado da bomba Vlvula de 3 vias motorizada DWU 20 (230 V/50 Hz) Inclui 2 sondas de temperatura NTC e 1 sada 230 V/50 Hz Instalao na parede Dimenses: A 134 x L 137 x P 38 mm Display digital LCD iluminado com indicao das temperaturas no painel, depsitos (ou outras), cdigos de anomalia, modo de funcionamento e estado da bomba Ajuste do diferencial de temperatura Seleco de temperatura mxima no depsito solar Fcil leitura das temperaturas do depsito e painel Modo anti-gelo electrnico Possibilidade de trabalhar com velocidade varivel da bomba e ajuste da zona de modulao 3 entradas para sondas de temperaturas NTC e 1 sada triac (velocidade varivel) Inclui 2 sondas de temperatura Instalao na parede Dimenses: A 190 x L 170 x P 50 mm

B-SOL 100

DUAS OU TRS APLICAES SOLARES


B-SOL 300 Ideal para sistemas solares de aquecimento de gua quente sanitria e/ou piscinas e/ou cho radiante. Este controlador permite ainda funcionar como medidor de energia (quando conectado com caudalmetro de impulsos WMZ 3) e conhecer a poupana energtica obtida com este sistema solar. Display digital LCD iluminado e animado 27 sistemas pr-configurados com pictograma e indicao de temperaturas, cdigos de anomalia, modo de funcionamento e estado da bomba Modo frias - reduz as consequncias da paragem da instalao Modo anti-gelo electrnico Possibilidade de trabalhar com velocidade varivel da bomba e ajuste da zona de modulao Ajuste do diferencial de temperatura Seleco de temperatura mxima no depsito solar e nos painis 8 entradas para sondas de temperatura NTC; 1 entrada para ligao com caudalmetro; 2 sadas triac (velocidade varivel); 3 sadas 230 V/50 Hz; 1 interface para PC (RS 232) Inclui 2 sondas de temperatura Instalao na parede Dimenses: A 190 x L 170 x P 50 mm

22

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

GRUPOS DE CIRCULAO HIDRULICA A soluo ideal para qualquer consumo de gua quente
Os Grupos de Circulao solar AGS da Vulcano so a soluo ideal para instalaes solares de preparao de guas quentes. Esta gama de grupos de circulao foi especialmente concebida para facilitar a instalao do sistema solar e disponibilizar a soluo mais adequada a cada necessidade. Adicionalmente, favorece a eliminao de ar quando se utiliza uma bomba de enchimento automtico.

As principais vantagens deste aparelho so:


Facilidade de instalao e montagem: Permite a instalao de todos os componentes do circuito primrio que constituem a instalao, de modo que o instalador s ter de montar tubagem de ida e retorno aos painis e ao permutador, assim como uma sada para o vaso de expanso. Minimizao dos custos de manuteno e instalao, pois incorpora todos os elementos necessrios no circuito primrio de captao solar: bomba, torneiras de corte, termmetros, vlvula anti-retorno, caudalmetro, vlvula de segurana e ligao de sada para o vaso de expanso. Resistncia e segurana: Todos estes elementos encontram-se embutidos numa estrutura de espuma de poliuretano injectado, rgida, de modo a absorver impactos e a proteger os elementos incorporados no seu interior. Ao mesmo tempo, permite a leitura fcil dos termmetros de ida e retorno instalao solar.
cOmPOSiO DO GRUPO DE ciRcULAO cURVA DE PERDA E DE cAUDAL

Diferencial de presso (mbar) Ida para permutador Vlvula de esfera com termmetro Vlvula de enchimento Bomba circuladora Retorno do permutador Regulador de caudal Caudalmetro Vlvula anti-retorno

1.200 1.100 1.000 900 800 700 600 500 400 300 200 0 200 400 600 800 1.000 1.200 1.400 1.600 1.800 2.000 2.200 2.400

AGS 50 AGS 20 AGS 10 AGS 5

Caudal (Q) - l/hora

Tambm inclui vlvula de segurana, a 6 bar, com manmetro, onde possvel ligar o vaso de expanso por meio do elemento de ligao AAS 1.

DADOS ORiENTATiVOS
N de painis Altura manomtrica da bomba Dimetro de ligao Dimenses (L x A x P) m mm mm

AGS 5
1-5 4 15 290 x 355 x 235

AGS 10
6 - 10 7 22 290 x 355 x 235

AGS 20
11 - 20 8 28 290 x 355 x 235

AGS 50
21 - 50 12 28 290 x 355 x 235

23

OUTROS ACESSRIOS Flexibilidade e Personalizao da soluo solar Vulcano


GAmA
SBU
Avano A.Q.S. Retorno A.Q.S. Entrada Solar Retorno Solar

iNDicADO PARA
Mdulo para ligao de sistemas solares com duas aplicaes (ex.: A.Q.S. e piscina ou A.Q.S. e aquecimento).

cARAcTERSTicAS
O equipamento est integrado numa caixa que permite a sua instalao e ligao directa em baixo do grupo de circulao AGS Ligao: 15 mm; Adaptador de ligao: 18 ou 22 mm; Presso mxima: 6 bar; Grupo de circulao: AGS 5 (AGS 10 para ligaes de 22 mm); Motor vlvula de 3 vias: 2,5 W (em repouso, aberto); Perda de presso: KVS 4,5 Dimenses: 290 x 203 x 216,45 mm

Avano 2 circuito

Retorno 2 circuito

SBH
ida caldeira / Apoio Retorno A.Q.S.

Mdulo para bypass em sistemas de aquecimento com incremento na temperatura de retorno.

O equipamento est integrado numa caixa que permite a sua instalao e ligao directa em baixo do grupo de circulao AGS Ligao: 22 mm; Presso mxima: 6 bar; Motor vlvula de 3 vias: 2,5 W (em repouso, fechado); Perda de presso: KVS 4,5 Dimenses: 290 x 135 x 174 mm

Retorno Depsito

Avano Depsito

SBL

Unidade de recarga para depsitos de gua quente ou de inrcia ligados em srie.

Inclui uma bomba tipo UP 15-30 (altura manomtrica 3 m) Ligao: 15 mm; Adaptador de ligao: 18 ou 22 mm; Presso mxima: 10 bar; Vlvulas de corte / anti-retorno; Termmetro; Altura manomtrica da bomba: 3 m (UPS 15/30) Dimenses: 185 x 355 x 180 mm

SBT

Mdulo para a conexo de sistemas solares com depsitos s de acumulao.

Constitudo por um permutador de placas e uma bomba de circulao do secundrio Vlido at 8 painis (aprox. 10 kW) Ligao: 15 mm; Adaptador de ligao: 18 ou 22 mm; Presso mxima: 6 bar; Vlvulas de corte / anti-retorno; Purgador manual; Caudalmetro: 2-16 l/min; Grupo de circulao: AGS 5 (AGS 10 para ligaes de 22 mm); Altura manomtrica da bomba: 4 m (UPS 15/30); Sonda de temperatura: 6/9,7 mm; Perda de presso: 10 mbar; Potncia do intercmbio: 10 kW Dimenses: 290 x 373,5 x 216,5 mm Vlido at 10 painis (aprox. 12 kW) Ligao: G 3/4", PVC D50; Presso mxima: 6 bar (solar) / 2,5 (piscina); Sonda de temperatura: 6/8 mm; Perda de presso: 10 mbar (solar), 100 mbar (piscina); Potncia do intercmbio: 12 kW Dimenses: 525 x 210 mm

SBS
Entrada Solar Retorno Solar

Permutador de calor para ligao de sistemas solares em piscinas.


Entrada piscina

Retorno piscina

Permutador de Placas

Mdulo de produo instantnea de A.Q.S. a 12,5 l/min Utilizado para ligao de sistemas solares com equipamentos de apoio por cada apartamento 255 200 55

Presso nominal - PN 16; Diferencial de presso primrio - 0,2 bar; Temperatura mxima de entrada do primrio - 90 C; Presso mnima de entrada da gua da rede - 2,5 bar; Cloretos dissolvidos na gua - mx. 300 mg/l; Ligaes - R 1/2" Inclui um permutador de placas de 35 kW e uma vlvula de equilbrio proporcional Dimenses (com tampa): 420 x 255 x 160 mm Peso (com tampa): 10,5 kg Entrada de gua da rede Sada de A.Q.S. Ida do circuito solar Retorno ao circuito solar

420

391

cURVA
Potncia do permutador Temperatura do caudal primrio (ida) 60 80 60 Caudal circuito aberto Perda de presso (caudal no primrio) Caudal no primrio kW C l/m bar l/h 35 60 35 12.5 0.39 1220 35 65 30 12.5 0.16 800 35 70 28 12.5 0.14 724 35 80 24 12.5 0.08 540 35 90 21 12.5 0.05 436

Temperatura do caudal primrio (retorno) C

24

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

DADOS TCNICOS Colectores Solares


cARAcTERSTicAS MODELO PREmiUmSUN FKT-1S PREmiUmSUN FKT-1W WARmSUN FKC-1S WARmSUN FKC-1W LiGHTSUN FKB-1S

Montagem Dimenses L x A x P (mm) rea total (m2) rea til abertura (m2) rea do absorvedor (m2) Volume do painel (I) Peso em vazio (kg) Presso mxima trabalho (bar) Caudal nominal (I/h) Material da caixa Isolamento Painel Tratamento painel Circuito hidrulico

Vertical 1145 x 2070 x 90 2.37 2.26 2.23 1.43 44 6 50

Horizontal 2070 x 1145 x 90 2.37 2.26 2.23 1.76 45 6 50

Vertical 1145 x 2070 x 90 2.37 2.26 2.23 0.86 41 6 50 L mineral, de 55 mm de espessura Selectivo

Horizontal 2070 x 1145 x 90 2.37 2.26 2.23 1.25 42 6 50

Vertical 1145 x 2070 x 90 2.37 2.26 2.23 0.86 41 6 50

Fibra de vidro, com esquinas de ABS e chapa de ao tratada com alumnio e zinco Semi-selectivo Crmio negro Grelha de tubos Laca solar preta

PVD Dupla Serpentina

cURVA DE RENDimENTO iNSTANTNEO SEGUNDO EN 12975-2 (baseada na rea de abertura) MODELO


Rendimento ptico - Factor de eficincia Coef. perda linear Coef. perda secundrio W/m2 K W/m2 K2

PREMIUMSUN FKT
0.803 3.560 0.0140

WARMSUN FKC
0.770 3.681 0.0173

LIGHTSUN FKB
0.648 4.76 0.013

cURVA DE RENDimENTO
G* = 800 W/m2 90,0 80,0 Rendimento (%) 70,0

cURVA DE PERDA DE cARGA

20

15 p - (mbar)

60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 T* [(m2 - K) / W]

10

0 0 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 Caudal (l/min)

FKT - PremiumSun FKC - WarmSun FKB - LightSun Fonte: ensaio realizado segundo a norma EN 12975

FKC vertical - WarmSun FKC horizontal - WarmSun FKB vertical - LightSun Fonte: ensaio realizado segundo a norma EN 12975

25

DiSTNciA ENTRE FiLAS DE PAiNiS

Quando se instalam painis solares sobre um telhado plano, necessrio adoptar uma certa distncia entre filas de painis para evitar que os distintos grupos de painis faam sombra entre si. Para os painis Vulcano, a distncia entre distintas filas de painis solares (x) deve ser a seguinte, para uma latitude de 38:
NGULO DE INCLINAO DO PAINEL
25 30 35 40 45 50 55 60 X

DISTNCIA X (METROS) PAINEL VERTICAL


3.49 3.70 3.88 4.04 4.16 4.25 4.31 4.34

PAINEL HORIZONTAL
1.93 2.05 2.15 2.23 2.30 2.35 2.38 2.40

ESTABiLiZAR O SUPORTE PARA TELHADO PLANO ESTABILIZAR UM COLECTOR


ANCORAGEM DE PS QUANTIDADE E TIPOS DE PARAFUSOS(1) 2x M8/8.8 2x M8/8.8 3x M8/8.8 FIXAO POR CABO CARREGAMENTO PESO (por ex. placas de beto) 270 kg 450 kg PROTEGER CONTRA INCLINAO PESO (por ex. placas de beto) 180 kg 320 kg 450 kg PROTEGER CONTRA ESCORREGAMENTO ESFORO MXIMO DE TRACO NOS CABOS 1,6 kN 2,5 kN 3,3 kN

ALTURA DO EDIFCIO

VELOCIDADE DO VENTO

0 m at 8 m mais de 8 m at 20 m mais de 20 m at 100 m(2)


(1) Por suporte de colector. (2) Apenas com perfil adicional.

102 km/h 129 km/h 151 km/h

ESTABiLiZAR O SUPORTE PARA A FAcHADA ESTRUTURA DA PAREDE(1) PARAFUSOS/BUCHAS POR SUPORTE DE COLECTOR
3 x ancoragens express UPAT MAX, modelo MAX 8 (A4)(2) e 3 x anilhas(3) segundo a norma DIN 9021 3 x Hilti HST-HCR-M8(2) ou HST-R-M8(2) e 3 x anilhas(3) segundo a norma DIN 9021 3 x M8 (4.6) e 2 x anilhas(3) segundo a norma DIN 9021

DISTNCIA DO REBORDO DA FACHADA

> 100 mm > 100 mm -

Beto armado mn. B25 (mn. 120 mm)

Sub-estrutura em ao (por ex., vigas em T duplas)

(1) Alvenaria a pedido. (2) Uma bucha/parafuso tem de ser capaz de suportar um esforo de traco de, pelo menos, 1,63 kN e um esforo vertical (esforo de cisalhamento) de, pelo menos, 1,56 kN. (3) 3 x dimetro do parafuso = dimetro exterior da anilha.

26

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

ESPAO NEcESSRiO DE mONTAGEm

NEcESSiDADE DE ESPAO cOm cOLEcTORES VERTicAiS N DE COLECTORES


2 3 4 5 6 7 8 9 10

Para realizar o projecto de instalao de painis solares sobre telhado inclinado necessrio conhecer as dimenses aproximadas que os painis ocupam sobre o telhado: Medida A e B: Superfcie necessria para o campo de colectores. Medida C: Pelo menos duas filas de telhas at cumeeira ou chamin. Em especial nas telhas colocadas molhadas existe o risco de danificar o trabalho. Medida D: Salincia do telhado, inclusivamente a espessura da fachada. Medida E: Pelo menos 30 cm, para a instalao dos cabos de ligao no sto. Medida F: Pelo menos 40 cm, para a instalao dos cabos de ligao no sto, em cima (no caso de uma instalao de dispositivo de purga deve-se ainda prever espao suplementar suficiente na zona de impulso).
C D D A B E F C D D A B E F

MEDIDA A
2.32 m 3.49 m 4.66 m 5.83 m 7.06 m 8.17 m 9.34 m 10.51 m 11.68 m

MEDIDA B
2.07 m 2.07 m 2.07 m 2.07 m 2.07 m 2.07 m 2.07 m 2.07 m 2.07 m

NEcESSiDADE DE ESPAO cOm cOLEcTORES HORiZONTAiS N DE COLECTORES


2 3 4 5 6 7 8 9 10

MEDIDA A
4.17 m 6.26 m 8.36 m 10.45 m 12.55 m 14.64 m 16.74 m 18.61 m 20.93 m

MEDIDA B
1.15 m 1.15 m 1.15 m 1.15 m 1.15 m 1.15 m 1.15 m 1.15 m 1.15 m

NEcESSiDADE DE ESPAO cOm cOLEcTORES VERTicAiS N DE COLECTORES


2 3 4 5 6 7 8 9 10

Para realizar o projecto de instalao de painis solares sobre telhado plano necessrio conhecer as dimenses aproximadas que os painis ocupam sobre o telhado:

MEDIDA A
2.34 m 3.51 m 4.68 m 5.85 m 7.02 m 8.19 m 9.36 m 10.53 m 11.70 m

NGULO DE INCLINAO
25 30 35 40 45 50 55 60

MEDIDA B
1.84 m 1.75 m 1.68 m 1.58 m 1.48 m 1,48 m 1.48 m 1.48 m

>1m A B <1m

NEcESSiDADE DE ESPAO cOm cOLEcTORES HORiZONTAiS N DE COLECTORES


2 3 4 5 6 7 8 9 10

MEDIDA A
4.18 m 6.28 m 8.38 m 10.48 m 12.58 m 14.68 m 16.78 m 18.88 m 20.98 m

NGULO DE INCLINAO
25 30 35 40 45 50 55 60

MEDIDA B
1.06 m 1.02 m 0.96 m 0.91 m 0.85 m 0.85 m 0.85 m 0.85 m A B

27

DADOS TCNICOS Termossifo (medidas em mm)


cARAcTERSTicAS
150 l 1120 200 l 1320 300 l 1850

2365

2365

920 920 2080 1150 1705 1150 920 2080 1705 2320 920 2080 1705

GAmA
Tipo de sistema Tipo de permutador Peso (vazio) Volume circuito primrio Volume circuito secundrio Presso mx. de trabalho circuito primrio Presso mx. de trabalho circuito secundrio Dimetro Largura Material de revestimento exterior Material de revestimento interior Tipo de isolamento Espessura de isolamento Disposio do vaso de expanso Volume do vaso de expanso Proteco catdica Estrutura de Suporte Material Tipo de perfil Circuito Hidrulico e Acessrios Material das tubagens Tipo de acessrio de ligao entre painis Proteco contra presso Presso vlvula segurana primrio Presso vlvula segurana secundrio Outras Caractersticas Peso aprox. em funcionamento Distncia entre apoios: L x A Medidas do equipamento montado*: A x L x P Proteco anti-gelo Capacidade de anticongelante litros kg mm mm bar bar litros mm kg litros litros kg/cm2 (bar) kg/cm2 (bar) mm mm

150 l

200 l
Circuito indirecto Dupla envolvente

300 l

71 13 150

78 13 195 2.5 10 580

95 20 280

1120

1320 Ao lacado Vitrificado Poliuretano, livre de CFC 50 Interior 3 nodo de proteco em magnsio

1850

Alumnio Angular

Borracha EPDM reforada com nylon Borracha EPDM reforada com nylon Vlvula de Segurana 2.5 10

300 920 2365 x 1150 x 1705 20

350 920 2365 x 1320 x 1705 20 Anticongelante (no fornecido no kit)

530 920 + 920 2365 x 2320 x 1705 20

* Telhado plano.

28

SOLUES DE GUA QUENTE

2365

Solar Trmico

DADOS TCNICOS Depsitos (medidas em mm)


DEPSiTOS DE UmA SERPENTiNA - APLicAES iNDiViDUAiS
Gama ST 120 / 160 vista lateral vista frontal vista superior 357/382 315/340 250/275 185/210 100/140 143/168

935

920

Espessura: 20 mm

500/550

285 220

245/285

500/550
Nota: ligaes 1 e 4 - Rosca Macho 3/4"; 5 - Rosca Fmea 1"

Gama ST 75

vista de trs

vista lateral

vista inferior

440

450

850

440 260 125 113 190 450


Nota: todas as ligaes tm um = 3/4"

Gama ST 90

vista de trs

vista lateral 540 505 71

vista superior

495

437 364

820

730 725

708

225 64

10

240 254 319


Nota: todas as ligaes tm um = 3/4"

Avano da caldeira Retorno caldeira Sada de gua quente Entrada de gua fria

Retorno das A.Q.S. nodo de proteco em magnsio Torneira de esvaziamento Bainha de termstato

Local para montagem do SE 8 Bainha da sonda NTC Purga do permutador Purgador manual

Termmetro

137

312 430 29

DEPSiTOS DE UmA SERPENTiNA - APLicAES iNDiViDUAiS


Gama S Solar S 75-90 ZB-solar S 120 a 750 ZB-solar

AW

VS

EZ

EH

m RS EK EL

15-20 Isolamento trmico Elemento de isolamento trmico da abertura de verificao Abertura de verificao Cobertura da abertura de verificao Permutador trmico secundrio de tubo plano Resistncia elctrica de apoio Vidro trmico Reservatrio de acumulao Termmetro Tampa do revestimento

15-20 Sada de gua quente Resistncia elctrica de apoio para aquecimento Entrada de gua fria Drenagem Entrada da circulao Ponto de medio para o sensor da temperatura de gua quente da instalao solar
RS VS

Elemento de isolamento trmico do nodo de magnsio nodo de magnsio Bainha de imerso Ps ajustveis com parafusos de nivelamento nodo de magnsio ou nodo inerte (acessrio, opcional)

GAmA S Solar
Capacidade de A.Q.S. AW-EK-EL: sada de A.Q.S./ entrada gua sanitria/drenagem VS: alimentao do acumulador RS: retorno do acumulador EZ: entrada da circulao H: altura(1) D: dimetro litros Pol mm mm Pol mm mm

ZB-solar
77 R R1 R1 R 675 540

S 75

ZB-solar
86 R R1 R1 R 735 540

S 90

ZB-solar
115 R R1 R1 R 922 540

S 120

ZB-solar
152 R R1 R1 R 1172 540

S 160

ZB-solar
192 R R1 R1 R 1432 540

S 200

(1) Incl. tampa do revestimento, ps ajustveis totalmente apertados. Ao rodar os ps ajustveis, esta medida pode ser aumentada, no mximo, 13 mm. (2) Sem isolamento. (3) Altura mnima do local de instalao para a substituio do nodo de magnsio.

Gama SK 300 / 400 / 500 30 15

710 SK 300: 1227 SK 400: 1583 SK 500: 1903

Termmetro nodo de proteco em magnsio Sonda de termstato

SK 300: 937 SK 400: 1037 SK 500: 1287

SK 300: 837 SK 400: 937 SK 500: 1187

Sada de gua quente 219 55

Com ligaes a caldeiras de cho de potncia fixa, aconselhamos a trocar o pelo .

Nota: ligaes 4, 5, 7 e 8 - Rosca Macho 1 1/4"; 6 - Rosca Macho 3/4"

30

D
EZ VS m RS EK EL
AW

S 160 ZB-solar S 200 ZB-solar

S 300 ZB-solar

S 120 ZB-solar S 400 ZB-solar S 500 ZB-solar S 750 ZB-solar

EH EK EL EZ m

Retorno do acumulador de gua quente Alimentao do acumulador de gua quente

ZB-solar
294 R1 R1 R1 R 1794 600

S 300

ZB-solar
377 R1 R1 R1 R 1591 700

S 400

ZB-solar
465 R1 R1 R1 R 1921 700

S 500

ZB-solar
733 R1 R1 R1 R1 1910(2) 2010(3) 750(2) 950(3)

S 750

Retorno de circuito fechado Retorno das guas quentes Avano do circuito fechado Entrada de gua fria

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

DEPSiTOS DE UmA SERPENTiNA - APLicAES cOLEcTiVAS


Gama CV A
ww ww

Gama MV

A
tm Ra Kv Z tm

Ra Z Kv tm Kr Kr Kv

Retorno circ. primrio Ida circ. primrio Entrada gua fria/esgoto Ligao lateral

tm
ww

Ligao bainha sensores Sada de A.Q.S. Re-circulao

Kr

KW-e

KW-e

KW-e

Ra

GAmA cV e mV
Capacidade de A.Q.S. KW-e: entrada gua fria/esgoto ww: sada de A.Q.S. Z: re-circulao Kv: ida do circ. primrio Kr: retorno circ. primrio Ra: ligao lateral tm: ligao bainha sensores A: dimetro exterior B: altura total C: suporte (ps) Boca de inspeco
(1) Na Gama MV. (2) Na Gama CV.

cV 800
litros GASM GASM GASM GASM(1) / F(2) GASM(1) / F(2) GASM(1) / F(2) GASM mm mm mm 800 1 " 1 " 1 " 1" 1" 1 " 950 1840 DN 90

cV 1000
1000 1 " 1 " 1 " 1" 1" 1 " 950 2250 DN 90

mV 1500
1500 2" 2" 1 " 2" 2" 2" " 1360 1850 200 DN 400

mV 2000
2000 2" 2" 1 " 2" 2" 2" " 1360 2300 200 DN 400

mV 3000
3000 3" 3" 1 " 2" 2" 2" " 1660 2325 235 DN 400

mV 4000
4000 3" 3" 1 " 2" 2" 2" " 1910 2345 195 DN 400

mV 5000
5000 3" 3" 1 " 2" 2" 2" " 1910 2750 195 DN 400

DEPSiTOS SEm SERPENTiNA - APLicAES cOLEcTiVAS E iNDiViDUAiS DE GRANDES VOLUmES


Gama MVV

A
ww

tm tm

pc Z

tm

R
KW-e

Entrada gua fria/esgoto Ligao nodos proteco catdica Ligao lateral

tm
ww

Ligao bainha sensores Sada de A.Q.S. Re-circulao

pc
KW-e

GAmA mVV-RB
KW-e: entrada gua fria/esgoto ww: sada de A.Q.S. Z: re-circulao R: ligao lateral tm: ligao bainha sensores pc: ligao nodos proteco catdica A: dimetro exterior B: altura total GASM GASM GASM GASM GAS GAS mm mm

mVV 1500 RB
2" 2" 1 " 2" " 1 " 1360 1830

mVV 2000 RB
2" 2" 1 " 2" " 1 " 1360 2280

mVV 2500 RB
3" 3" 1 " 2" " 1 " 1660 2015

mVV 3000 RB
3" 3" 1 " 2" " 1 " 1660 2305

mVV 3500 RB
3" 3" 1 " 2" " 1 " 1660 2580

mVV 4000 RB
3" 3" 1 " 2" " 1 " 1910 2310

mVV 5000 RB
3" 3" 1 " 2" " 1 " 1910 2710

31

DEPSiTOS DE DUPLA SERPENTiNA - APLicAES iNDiViDUAiS


Gama SK Solar

Esvaziamento Aquecimento elctrico D Entrada de gua fria nodo de proteco em magnsio Retorno do reservatrio (aquecimento) VSSP VHSP Z RHSP WW H Retorno do reservatrio (solar) Bainha de inverso com termmetro para indicao de temperatura KW/E

Bainha de inverso do sensor de temperatura do reservatrio (solar) Bainha de inverso do sensor de temperatura do reservatrio (aquecimento) Ida do reservatrio (aquecimento) Ida do reservatrio (solar) Sada de gua quente Conexo de circulao

GAmA SK Solar
SK 300-1 Solar SK 400-1 Solar SK 500-1 Solar Cota Dimetro Cota Dimetro Cota Dimetro

RSSP

D
600 700 700

H
1794 1591 1921 -

WW
1725 R 1" 1523 R 1" 1853 R 1"

RHSP
1424 R 1" 1354 R 1" 1604 R 1"

Z
1179 R " 1111 R " 1264 R "

VHSP
1064 R 1" 1006 R 1" 1114 R 1"

VSSP
964 R 1" 909 R 1" 965 R 1"

RSSP
250 R 1" 220 R 1" 220 R 1"

KW/E
90 R 1" 55 R 1" 55 R 1"

T
25 25 25 -

DEPSiTOS DE iNRciA - APLicAES cOLEcTiVAS


Gama G A
p

Gama MV-I

eh tm tm eh tm

A
p

tm

s eh

Ligao lateral Ligao inferior Ligao superior Ligao lateral Ligao lateral

eh eh

eh tm

k s p s

tm

GAmA G E mV-i
Capacidade de A.Q.S. s: ligao lateral p: ligao superior tm: ligao lateral eh: ligao lateral k: ligao inferior A: dimetro exterior B: altura total C: cota(1) / suporte (ps)(2) D: cota
(1) Na Gama G. (2) Na Gama MV.

G 600
litros GASH GASM(1) / F(2) GASH GASH GASH mm mm mm mm 600 1" " 3" 770 1730 200 1291

G 800
800 1" " 3" 950 1840 340 1170

G 1000
1000 1" " 3" 950 2250 340 1580

mV-i 1500
1500 2" 2" 1 " 2" 2" 1360 1850 200 -

mV-i 2000
2000 2" 2" 1 " 2" 2" 1360 2300 200 -

32

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

DADOS TCNICOS Depsitos de uma Serpentina - aplicaes individuais


GAmA ST - UmA SERPENTiNA
Capacidade (til) N de espirais da serpentina Capacidade de gua de aquecimento Superfcie de aquecimento Potncia mx. da superfcie de aquecimento* Consumo de energia de manuteno (24 h) Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento (gua sanitria) Presso mx. de funcionamento (aquecimento) Peso em vazio Caudal mx. contnuo ( T = 25 C) Tempo mn. de reaquecimento litros m2 kW kW/dia C bar bar kg litros/h min litros

ST 75
75 13 3.2 0.73 25 1.2 60 (70) 10 4 56 860 9

ST 90
90 5.5 3.7 0.59 21 1.35 60 (70) 10 4 54 723 13

ST 120
117 7 3 0.61 25.1 1.35 60 (70) 10 4 50 865 15

ST 160
152 7 3 0.61 25.1 1.61 60 (70) 10 4 60 865 19

GAmA S Solar - UmA SERPENTiNA


Capacidade (til) Capacidade de gua de aquecimento Superfcie de aquecimento Potncia mx. da superfcie de aquecimento* Consumo de energia de manuteno (24 h) Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento (gua sanitria) Presso mx. de funcionamento (aquecimento) Peso em vazio Caudal mx. contnuo ( T = 25 C)*** litros litros m2 kW kW/dia C bar bar kg litros/h

ZB-solar
77

S 75

ZB-solar
86 2.7 0.4 12 1.3 95 10 10 39 190

S 90

ZB-solar
115 2.7 0.4 12 1.6 95 10 10 44 190

S 120

ZB-solar
153 4.8 0.69 18.7 1.9 95 10 10 56 246

S 160

ZB-solar
192 4.8 0.69 18.7 2.2 95 10 10 63 246

S 200

ZB-solar
295 6.3 0.92 24 2.7 95 10 10 98 323

S 300

ZB-solar
379 8.3 1.21 28.7 2.8 95 10 10 115 399

S 400

ZB-solar
465 10.2 1.48 35 3 95 10 10 129 488

S 500

ZB-solar
736 16.4 2.37 49.2 3.3 95 10 10 219** 702

S 750

2.7 0.4 12 1.2 95 10 10 37 190

GAmA SK - UmA SERPENTiNA


Capacidade (til) N de espirais da serpentina Capacidade de gua de aquecimento (circ. fech.) Superfcie de aquecimento Potncia mx. da superfcie de aquecimento* Consumo de energia de manuteno (24 h) Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento (gua sanitria) Presso mx. de funcionamento (aquecimento) Peso em vazio Caudal mx. contnuo ( T = 25 C) Tempo mn. de reaquecimento litros m2 kW kW/dia C bar bar kg litros/h min litros

SK 300
293 10 10 1.5 45 2.2 60 (70) 10 4 135 1550 14

SK 400
388 12 13 1.88 60 2.5 60 (70) 10 4 150 2064 14

SK 500
470 17 17 2.55 78 3.1 60 (70) 10 4 170 2683 13

* Temp. de acumulao = 45 C ; Temp. de avano do primrio = 90 C; Temp. rede fria = 15 C; Temp. consumo = 40 C. ** Com isolamento. *** tHW = 85 C; tDW = 60 C.

33

Depsitos de uma Serpentina - aplicaes colectivas


GAmA cV - UmA SERPENTiNA
Capacidade (til) Superfcie de permuta Potncia permutador(1) Potncia permutador(2) Potncia mx. de aquec. da serpentina solar Consumo de energia de manuteno (24 h) Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento (gua sanitria) Presso mx. da serpentina Peso em vazio Tempo mn. de reaquecimento litros m2 kW kW kW kW/dia C bar bar kg min

cV 800
800 2.7 86 101 86 3.29 90 8 25 195 30

cV 1000
1000 3.3 98 116 101 4.27 90 8 25 230 35

GAmA mV - UmA SERPENTiNA


Capacidade (til) Superfcie de permuta Potncia permutador(3) Potncia mx. de aquec. da serpentina solar Consumo de energia de manuteno (24 h) Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento (gua sanitria) Presso mx. da serpentina Peso em vazio litros m2 kW kW kW/dia C bar bar kg

mV 1500
1500 2.8 140 140 5.14 90 8 25 377

mV 2000
2000 3.4 150 160 5.61 90 8 25 443

mV 3000
3000 5 250 250 6.43 90 8 25 657

mV 4000
4000 6.7 360 360 6.60 90 8 25 823

mV 5000
5000 8.3 400 400 7.06 90 8 25 907

(1) Temp. entrada circ. primrio: 90 C; Caudal primrio 3 m/h; Temp. circ. secundrio: 10/45 C. (2) Temp. entrada circ. primrio: 90 C; Caudal primrio 5 m/h; Temp. circ. secundrio: 10/45 C. (3) Temp. entrada circ. primrio: 90 C; Temp. circ. primrio: 30 C; Temp. entrada circ. secundrio: 10 C;

Temp. circ. secundrio: 35 C.

Depsitos sem Serpentina - aplicaes colectivas


GAmA mVV - SEm SERPENTiNA
Capacidade (til) Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento (gua sanitria) Presso mx. da serpentina Peso em vazio litros C bar bar kg

mVV 1500 RB
1500 90 10 10 340

mVV 2000 RB
2000 90 10 10 400

mVV 2500 RB
2500 90 10 10 540

mVV 3000 RB
3000 90 10 10 600

mVV 3500 RB
3500 90 10 10 755

mVV 4000 RB
4000 90 10 10 823

mVV 5000 RB
5000 90 10 10 907

34

SOLUES DE GUA QUENTE

Solar Trmico

Depsitos de Dupla Serpentina - aplicaes individuais


GAmA SK Solar - DUPLA SERPENTiNA
Aquecimento auxiliar N de espirais Capacidade total Capacidade sem aquecimento solar Potncia de aquecimento mximo da serpentina(1) Superfcie de permuta Circuito solar N de espirais Capacidade total Capacidade de gua quente Potncia de aquecimento mximo da serpentina(1) Superfcie de permuta Outras caractersticas Caudal de gua quente disponvel (s/ aquecimento solar, ou s/ reenchimento)(2) Caudal de gua quente disponvel (s/ aquecimento solar, ou s/ reenchimento)(3) Presso de servio mxima de gua Presso de servio mxima de aquecimento Peso em vazio (sem embalagem)
(1) a tv = 90 C, tsp = 45 C, qc = 1300 l/h, segundo DIN 4708. (2) tsp = 60 C e tz = 45 C. (3) tsp = 60 C e tz = 40 C.

SK 300 Solar

SK 400 Solar

SK 500 Solar

7 litros litros kW m2 286 132 30.6 0.8

7 364 150 36.8 1.0

9 449 184 46.0 1.3

13 litros litros kW m2 286 10.4 52.6 1.45

13 364 12.2 60.1 1.75

14 449 13.0 65.0 1.90

litros litros bar bar kg

145 168 10 10 130

164 192 10 10 185

202 235 10 10 205

Depsitos de Inrcia - aplicaes colectivas


GAmA G - iNRciA
Capacidade (til) Transmisso de calor Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento Peso em vazio C bar kg litros

G 600
600 Inrcia 100 6 87

G 800
800 Inrcia 100 6 125

G 1000
1000 Inrcia 100 8 146

GAmA mV - iNRciA
Capacidade (til) Transmisso de calor Temperatura mx. de acumulao Presso mx. de funcionamento Peso em vazio C bar kg litros

mV-i 1500
1500 Inrcia 100 8 322

mV-i 2000
2000 Inrcia 100 8 381

35

DADOS TCNICOS Caldeira Mural Lifestar e Esquentador Sensor Ventilado


GAmA LiFESTAR
Potncia til gua quente Aquecimento central Consumo Gs but/prop Gs natural Dimenses Altura x Largura x Profundidade Peso Aquecimento Central Temperatura de ida (mn./mx.) Presso mxima de servio Rendimento Produo de A.Q.S. Temperatura (mn./mx.) Presso mxima de servio Conforto EN 13.203 Dimetro de evacuao de gases/acessrio bsico 130 130 80/110 AZ 266 80/110 AZ 266 80/110 AZ 266 80/110 AZ 266 C bar 40 - 60 10 40 - 60 10 40 - 60 10 40 - 60 10 40 - 60 10 40 - 60 10 C bar 45 - 88 3 45 - 88 3 45 - 88 3 45 - 88 3 45 - 88 3 45 - 88 3 mm kg 700 x 400 x 298 27.5 700 x 400 x 298 27.5 700 x 400 x 298 33 700 x 400 x 298 33 700 x 400 x 298 33 700 x 400 x 298 33 kg/h m/h 2 2.7 2.4 3.2 2 2.7 2 2.7 2.6 3.4 2.6 3.4 kW kW 7 - 23.6 8 - 23.6 10 - 27.6 10 - 24.0 7 - 24 10 - 24 7 - 24 10 - 24 10 - 29.6 10 - 24.0 10 - 29.6 10 - 24.0

ZW/ZS 24KE

ZW24/28KE

ZW/ZS 24VENT

ZW/ZS 24AE

ZW 24/30VENT

ZW 24/30AE

GAmA SENSOR VENTiLADO


Potncia Modulao Eficincia Dbito de gua Mximo Presso mxima de gua Caudal mnimo de funcionamento Presso mnima de funcionamento Informaes gerais Aumento de temperatura Regulao de temperatura* Estabilidade de temperatura Ligao elctrica Consumo gs Butano Natural Dimenses Altura Largura Profundidade Peso Tubo exausto ()** mm mm mm kg mm kg/h m/h C C C V l/min bar l/min bar % kW

WTD 11KmE
5.0 - 18.9 Electrnica 87

WTD 14KmE
7.0 - 23.6 Electrnica 87

WTD 17KmE
9.0 - 30.0 Electrnica 88

11.0 12.0 3.2 0.3

14.0 12.0 3.2 0.3

17.0 12.0 3.2 0.3

0 a 70 35 a 60 +/- 1 230

0 a 70 35 a 60 +/- 1 230

0 a 70 35 a 60 +/- 1 230

1.7 2.3

2.2 2.9

2.8 3.7

580 310 220 14 80

655 350 220 16 80

655 425 220 18 80

* A regulao de temperatura efectuada grau a grau. ** Consultar acessrios de exausto para aparelhos ventilados, disponveis na tabela de preos da Vulcano.

36

Solar Trmico

DADOS TCNICOS Mdulo Solar


mDULO SOLAR
Presso Presso mxima de gua entrada (esttica) Presso mxima de gua (dinmica) Caudal Caudal mnimo de funcionamento estabilizao de temperatura Caudal estimado com 1 bar de presso de entrada Perda de carga admissvel em cada vlvula para caudal de 10 l/min Temperaturas Temperatura mxima de entrada Preciso do valor da temperatura sada com caudal de 6 l/min Instalao Dimenses Altura Largura Profundidade Peso mm mm mm kg 130 225 115 2.8 C C 100 45 +/- 3 Horizontal l/min l/min bar 4.0 > 20.0 0.3 bar bar 10.0 5.0

37

S-ar putea să vă placă și