Sunteți pe pagina 1din 9

Informaes

Tcnicas

LUMINOTCNICA - CONCEITOS BSICOS


Iluminncia Smbolo E Unidade lux (lx)
o fluxo luminoso que incide sobre uma superfcie situada a uma certa distncia da fonte, ou seja, a quantidade de luz que est chegando em um ponto. Esta relao dada entre a intensidade luminosa e o quadrado da distncia (l/d). A iluminncia pode ser medida atravs de um luxmetro, porm, no pode ser vista. O que visvel so as diferenas na reflexo da luz. A iluminncia tambm conhecida como nveis de iluminao.

Luminncia Smbolo L Unidade cd/m


a intensidade luminosa de uma fonte de luz produzida ou refletida por uma superfcie iluminada. Esta relao dada entre candelas e metro quadrado da rea aparente (cd/m). A luminncia depende tanto do nvel de iluminao ou iluminncia, quanto das caractersticas de reflexo das superfcies.

Intensidade Luminosa Smbolo I Unidade candela (cd)


a quantidade de luz que uma fonte emite por unidade de ngulo slido (lmen/esferorradiano) projetada em uma determinada direo. O valor est diretamente ligado direo desta fonte de luz. A intensidade luminosa expressa em candelas (cd) e, em algumas situaes, em candelas/000 lmens.

Fluxo Luminoso Smbolo Unidade lmen (lm)


uma das unidades fundamentais em engenharia de iluminao, dada como a quantidade total de luz emitida por uma fonte, em sua tenso nominal de funcionamento.

ndice de reproduo de cor - IRC


a medida de correspondncia entre a cor real de um objeto ou superfcie e sua aparncia diante de uma fonte de luz. A luz artificial deve permitir ao olho humano perceber as cores corretamente, ou o mais prximo possvel da luz natural do dia. Quanto mais alto o ndice, melhor a reproduo das cores. Lmpadas com IRC de 00% apresentam as cores com total fidelidade e preciso.

ndice de reproduo de cor = 40%

ndice de reproduo de cor = 00%

Eficincia Luminosa Unidade lmen por Watt (lm/W)


a relao entre o fluxo luminoso emitido e a energia eltrica consumida (potncia). til para averiguarmos se um determinado tipo de lmpada mais ou menos eficiente do que outro.

Vida til de uma lmpada


dado em horas e definido pela mdia aritmtica do tempo de durao de cada lmpada ensaiada.

Temperatura de cor Smbolo K Unidade Kelvin

a grandeza expressa em Kelvin que indica a aparncia de cor da luz. A luz quente, de aparncia amarelada, tem baixa temperatura de cor (no superior a 000K). A luz fria de aparncia azul violeta, tem temperatura de cor maior que 6000K. A luz branca natural emitida pelo sol em cu aberto ao meio-dia, tem temperatura de cor perto de 5800K.

Rendimento da luminria
Geralmente a lmpada instalada dentro de uma luminria, portanto o fluxo luminoso final que se apresenta menor do que o irradiado pela lmpada, devido absoro, reflexo e transmisso da luz pelos materiais utilizados em sua confeco. O fluxo luminoso emitido avaliado atravs do rendimento da luminria. Isto , o fluxo luminoso da luminria em servio dividido pelo fluxo luminoso da(s) lmpada(s). O rendimento da luminria um importante critrio na economia de energia e decisivo para os clculos luminotcnicos, sob condies especficas: posio de funcionamento da luminria e temperatura ambiente padro de 5C para uso interno e 5C para uso externo.

Curva de distribuio luminosa (CDL)


A distribuio espacial da intensidade luminosa de uma lmpada refletora ou de uma luminria definida como a distribuio luminosa na superfcie. Conhecida como curva de distribuio luminosa apresentada em coordenadas polares (cd/000 lm) para diferentes planos. So estas curvas que indicam se a lmpada ou luminria tm uma distribuio de luz concentrada, difusa, simtrica, assimtrica, etc. Uma candela a intensidade luminosa de uma fonte pontual que emite um fluxo luminoso de um lmen em um ngulo slido de um esferorradiano. Em outras palavras, a representao da Intensidade Luminosa em todos os ngulos em que ela direcionada num plano. Para a uniformizao dos valores das curvas, geralmente essas so referidas a 000 lm. Nesse caso, necessrio multiplicar o valor encontrado na CDL pelo fluxo luminoso da lmpada em questo e dividir o resultado por 000 lm.

Sem refletor, o facho luminoso difunde, Com refletor, o facho luminoso concentrano focalizando ao plano de trabalho. se focalizando ao plano de trabalho, melhorando a eficincia luminosa.

A figura mostra o efeito da luz num plano vertical e a linha vermelha sobreposta corresponde ao diagrama de intensidade luminosa no plano transversal.

Fator ou ndice de Reflexo


Com refletor em chapa pintada, o material absorve a poeira e impurezas existentes no ambiente, reduzindo sua capacidade reflexiva e seu rendimento com o passar do tempo. Com refletor em alumnio, a propriedade reflexiva do material preservada, e com o passar do tempo o rendimento no sofre perdas significativas.

a relao entre o fluxo luminoso refletido e o incidente, ou seja, a porcentagem de luz refletida por uma superfcie em relao a luz incidente. Em iluminao so considerados os ndices de reflexo do teto, paredes e cho, necessrios para a realizao do clculo luminotcnico. 0.8 0.7 0.5 0.3 0.5

Fator de utilizao (FU)


O fluxo luminoso emitido por uma lmpada sofre influncia do tipo de luminria e da conformao fsica do ambiente onde ele se propagar. O fluxo luminoso til que incidir sobre o plano de trabalho avaliado pelo fator de utilizao. Indica, portanto, a eficincia luminosa do conjunto lmpada, luminria e ambiente.

ndice do ambiente (RCR)


a relao entre as dimenses do local, tanto para iluminao direta como indireta.

0.3 0.1
Fatores de reflexo do teto

0.1
Fatores de reflexo das paredes

Iluminncia por Classe de Tarefas Visuais


Tipo de atividade reas pblicas com corredores escuros. Orientao simples para permanncia curta. Recinto no usado para trabalho contnuo, depsito. Tarefas com requisitos visuais limitados, trabalho bruto de maquinaria, auditrios. Tarefas com requisitos visuais normais, trabalho mdio de maquinaria, escritrios. Tarefas com requisitos especiais, gravao manual, inspeo, indstria de roupas. Tarefas visuais exatas e prolongadas, eletrnica de tamanho pequeno. Tarefas visuais muito exatas, montagem de microeletrnica. Tarefas visuais muito especiais, cirurgia. Classe IESNA A B C D E F G H I 0 50 00 00 500 000 000 5000 0000 Iluminncia (lux) 0 75 50 00 750 500 000 7500 5000 50 00 00 500 000 000 5000 0000 0000 B.Iluminao geral para rea de trabalho. Iluminao sobre a tarefa. A.Iluminao geral para reas usadas interruptamente ou com tarefas visuais simples. Iluminao sobre espao. Classe Referncia ao plano de trabalho

C.Iluminao adicional para tarefas visuais difceis. Iluminao sobre a tarefa obtida com a combinao de iluminao geral e local iluminao complementar.

Grau de proteo IP (Proteo Internacional)


Classifica as luminrias de acordo com o grau de proteo proporcionado contra a entrada de corpos estranhos, poeira e umidade. A designao feita pelas letras IP seguidas de dois algarismos, indicando sua conformidade com as condies mencionadas na tabela abaixo. O primeiro algarismo indica a proteo contra a entrada de corpos estranhos e poeira. O segundo algarismo indica o grau de vedao contra gua.

Proteo contra poeira


Primeiro algarismo 0    4 5 6 Grau de proteo Sem proteo Proteo contra objetos slidos maiores que 50mm Proteo contra objetos slidos maiores que mm Proteo contra objetos slidos maiores que ,5mm Proteo contra objetos slidos maiores que ,0mm Proteo contra poeira Hermtico Segundo algarismo 0    4 5 6 7 8

Proteo contra umidade


Grau de proteo Sem proteo Proteo contra gotejamento dgua Proteo contra gotejamento dgua quando inclinada acima de 5 Proteo contra gua pulverizada Proteo contra gua borrifada Proteo contra jatos dgua Proteo contra jatos dgua em alta presso Proteo contra efeitos de imerso Proteo contra submerso

Frmulas bsicas para clculo luminotcnico


Intensidade Luminosa [cd] Iluminncia [lx] Iluminncia [lx]

Fluxo luminoso em um ngulo slido ngulo Slido [sr] Fluxo luminoso que incide na rea [lm] rea Iluminada [m] Intensidade Luminosa [cd] Quadrado da distncia [m]

Luminncia [cd/m]

Intensidade Luminosa [cd] Superfcie Aparente [m] Fluxo Luminoso [lm] Consumo de Energia [W]

E E

Eficincia Luminosa [lm/W]

LUMISOFT
A ferramenta simples e prtica para clculo luminotcnico.

O Lumisoft um programa especialmente desenvolvido pela equipe tcnica da Lumicenter, com o objetivo de automatizar o processo de dimensionamento de sistemas de iluminao, proporcionando maior agilidade e eficincia na execuo dos clculos luminotcnicos. Com o Lumisoft, todos os clculos so executados automaticamente, bastando apenas informar ao programa alguns dados como: dimenses do ambiente (C x L x H), fluxo luminoso da lmpada, ndice de depreciao, modelo de luminria, etc.. Alm do clculo luminotcnico, o Lumisoft ainda oferece diversas facilidades, tais como: Facilidade na seleo de uma luminria para realizar o clculo, dentro de um escopo das luminrias mais comumente utilizadas no mercado; Clculo da quantidade de luminrias necessrias ao ambiente; Clculo da quantidade de luminrias, simulando junto a opo de forro modular: 50x65mm ou 65x65mm (figura 0). Tomografia simples oferece a possibilidade de verificar a Iluminncia no plano de trabalho desejado. (figura 0). Tomografia tripla oferece a possibilidade de verificar a distribuio de iluminncia simultaneamente em trs nveis: cho / plano de trabalho / ,70m de altura. (figura 0).

Tomografia tridimensional oferece a possibilidade de verificar a homogeneidade da iluminncia no ambiente. (figura 04) Emisso de relatrios. Disponibilizar arquivo tipo IES das luminrias Lumicenter para clculo em outros programas de clculos luminotcnico.

O Lumisoft, verso 008-009 foi projetado de forma a permitir uma operao bastante amigvel a todos os profissionais da rea. importante observar que o programa no permite o calculo para ambientes irregulares, assim como aplicao simultnea de diversas luminrias no mesmo ambiente, salientando ainda que o programa considera os ambientes sem divisrias, mveis e outros elementos que podem interferir no resultado prtico final. O Lumisoft foi desenvolvido para funcionar em microcomputadores com sistema operacional Windows XP e Word (MS Office).

Figura 0

Lumisoft sua melhor opo para clculo luminotcnico: simples, gil e confivel.

Figura 0

Figura 0

Figura 04

PERFIS DE FORROS

Perfis para forros metlicos sistema 5

Perfis para forros de fibra mineral

UTILIZAES
AMBIENTE EXIGNCIAS EXEMPLO Agncias bancrias Bibliotecas Consultrios Escritrios informatizados Salas de CPD Salas de estudo Agncias bancrias Escritrios Hospitais Lojas Salas de aula Supermercados SUGESTO Trabalho com uso intenso de computadores. Alto rendimento, necessidade de rigoroso controle de ofuscamento. CAA FAA

Tarefas mistas com uso freqente de computadores.

Controle de ofuscamento.

CAC CCC FAC FCC CPD FPD

Locais comerciais e de circulao.

Baixo rendimento e grande conforto visual.

Consultrios Corredores Hospitais Restaurantes Salas de espera reas de circulao Corredores Hospitais Lojas Restaurantes Salas de espera Supermercados Cozinhas Fbricas Hospitais Laboratrios Lanchonetes Lavanderias industriais Agncias bancrias Auditrios Consultrios Escritrios Hospitais Lojas Restaurantes Show-room Displays Galerias de arte Lojas / Show-room Museus Painis Supermercados Vitrines Depsitos Fbricas Galpes Ptios Supermercados Depsitos Fbricas Galpes Ginsios de esporte Ptios Postos de gasolina reas de circulao Estacionamento Jardins Outdoors Ptios Quadras poli - esportivas

CML FML

Locais onde os requisitos visuais so comuns e simples.

Pouca exigncia quanto ao controle de ofuscamento.

CAN CCN

Locais sujeitos a acmulo de p, umidade ou que exijam alto grau de limpeza.

Iluminao com proteo hermtica.

CHT FHT

Locais onde os requisitos visuais so comuns e simples.

Sem necessidade de controle de ofuscamento. Preocupao decorativa.

DRN / DRA DOM DAA / DAC / DAN DPFV / DPFM / DPFA DARV / DARM / DARA DPDA / DPDC / DPDV / DPDM DART / DARQ / DAB

reas de destaque, onde h exposio de produtos.

Iluminao direcionada ou assimtrica.

DOM DAN DARQ DRN

Locais amplos, onde se exeram atividades gerais.

Sem necessidade de controle de ofuscamento.

CAN CCN FAN FCN

Locais amplos e com o p direito alto onde se exeram atividades gerais.

Sem necessidade de controle de ofuscamento.

CES FHB

reas externas e de circulao.

Sem necessidade de controle de ofuscamento.

EPJ EBA EPT

S-ar putea să vă placă și