Sunteți pe pagina 1din 4

1- Conceito formal, material e analtico de crime;

A doutrina do Direito Penal tem procurado definir o ilcito penal sob trs aspectos diversos. Atendendo-se ao Aspecto Externo, puramente nominal do fato, obtm-se um Conceito Formal; observando-se o Contedo do fato punvel, consegue-se um Conceito Material ou Substancial; e examinando-se as Caractersticas ou Aspectos do crime, chega-se a um Conselho Analtico, como se segue:

Conceito Formal => Crime a ao ou omisso proibida pela lei, sob ameaa de pena; Conceito Material=> Crime a violao de um bem penalmente protegido; Conceito Analtico=> Crime o fato tpico, ilcito e culpvel.

1 ) conduta (ao e omisso); tipicidade, ilicitude e culpabilidade * muito grande 2- A punibilidade; pressupostos do crime e condies objetivas de punibilidade

Ppt1

1- Estado de Necessidade; 2- Legtima defesa; 3- Estrito cumprimento do dever legal;

Definies para "Estrito cumprimento do dever legal"


Estrito cumprimento do dever legal - Excludente de criminalidade, em virtude de a conduta ser lcita, e no se caracterizar, portanto, a antijuridicidade. Espcie de exerccio regular do Direito. Justificativa. Faculdade de fazer ou deixar de fazer aquilo que o preceito da norma jurdica determinar a algum. Considerar-se- ?estrito? se respeitar a forma imposta, que poder ser expressa ou resultante das circunstncias do caso concreto, e desde que no extrapole o limite do indispensvel a fim de no ser frustrada a execuo da faculdade jurdica.

4- Exerccio regular do direito; Exerccio regular de direito excludente de ILICITUDE (tambm chamada excludente da 'antijuridicidade', ou simplesmente uma das 'descriminantes'), porque faz com que uma conduta tpica no seja reconhecida como crime, quando previamente permitida expressamente - pelo direito positivo brasileiro, mesmo que no penal. Ex: um presidente de sociedade que emprega fora fsica para expulsar uma pessoa de recinto daquela, pois se comportava desrespeitosamente, no ser sequer processado por "vias de fato" (art. 21 da LCP) porque estava em "exerccio regular de direito". Celso Delmanto (Cd. Penal Comentado 2007, p. 92) assim o define: "Se um comportamento aprovado ou legitimado por lei extrapenal (civil, administrativa, etc.), o Direito Penal no pode consider-lo ilcito penal. Assim, sempre que o Direito - entendido em qualquer de seus ramos - permite uma conduta, essa mesma conduta no pode ser punida pela legislao penal," desde que exercida dentro de limites legais determinados ou implcitos no caso concreto, pois "se forem excedidos esses limites, poder at haver abuso de direito, e no a excludente de ilicitude deste art. 23, III". bom lembrar que a existncia e comprovao de uma excludente da ilicitude sobre uma conduta tem o poder de no s absolver o ru, em sentena (sob o art. 386, VI, do CPP), como tambm at mesmo impedir o processo (devendo o MP arquiv-lo, antes de denunciar), ou de fundamentar o trancamento de ao penal, ou at de inqurito policial, mediante habeas corpus. O Dadochagas se equivocou ao dizer que exerccio regular de direito excludente de punibilidade. So coisas totalmente distintas e inconfundveis. As excludentes de punibilidade esto, em sua maioria, no art. 107 do CP, e no no art. 23. A propsito, ressalte-se que o primeiro exemplo que ele passou caso claro de "estrito cumprimento do dever legal", e no ex. reg. de direito.

5- Elementos da culpabilidade;

Elementos da Culpabilidade
Os elementos da Culpabilidade so: IMPUTABILIDADE: a capacidade de entender e querer. Via de regra, todos ns somos imputveis. Causa de excluso (art. 26, CP): doena mental,

desenvolvimento mental incompleto, desenvolvimento mental retardado e embriaguez completa oriunda de caso fortuito ou fora maior. POTENCIAL CONSCINCIA DA ILICITUDE: "conscincia profana do injusto, basta que o agente tenha condies suficientes para saber que o fato praticado est juridicamente proibido e que contrrio s normas mais elementares que regem a convivncia. Exemplo: tradio dos ndios de matar criana deficiente. Excludente: erro de proibio. EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA: permite a formao de um juzo de reprovabilidade de uma conduta tpica e ilcita. Entendendo culpabilidade como juzo de reprovao, s posso estabelecer juzo de reprovao contra algum, se no caso concreto, eu podia exigir dessa pessoa comportamento diverso. Excludentes: coao moral irresistvel e obedincia hierrquica.

6- Causas de excluso da culpabilidade;

PENAL - So causas de excluso da culpabilidade... A questo est colocada da seguinte forma so causa da excluso da culpabilidade, EXPRESSAMENTE PREVISTAS no Cdigo Penal Brasileiro, a coao MORAL irresistvel e a ordem manifestamente ilegal de superior hierrquico. O cdigo penal afirma: Art. 22 - Se o fato cometido sob coao irresistvel ou em estrita obedincia a ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, s punvel o autor da coao ou da ordem.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

7- Descriminantes putativas fticas.

As descriminantes putativas
O Cdigo Penal brasileiro, em sua Parte Geral, especialmente, marcado por diversos pontos polmicos no que se refere teoria do delito. So muitas as referncias controversas, e uma delas o estudo do erro nas descriminantes putativas. Em primeiro lugar, faz-se necessrio conceituar as descriminantes putativas, que so causas que, ocorridas em virtude do imaginrio do agente, excluem a ilicitude da conduta (art. 20, 1., CP). Putativo (do latim putare) significa algo que se supe verdadeiro, embora, na verdade, no o seja(1). H uma incongruncia ou contradio entre representao ftica do agente e a situao objetiva ou real. (2) No momento da conduta, o autor imagina ser esta no-ilcita, pois h a suposio de da existncia de uma situao falsa, fora da

realidade ftica. No entanto, se tal situao existisse, a conduta do agente tornar-se-ia lcita. Portanto, dois pontos extremos so as chaves para a compreenso das descriminantes putativas: o mundo real e o mundo imaginrio. As condutas praticadas na realidade das coisas apresentam sua ilicitude. Porm, no plano das idias, as mesmas teriam seu carter lcito. Em sntese, "descriminante putativa uma causa excludente de ilicitude erroneamente imaginada pelo agente. Ela no existe na realidade, mas o agente pensa que sim, porque est errado". (3) A doutrina admite trs hipteses de erro nas descriminantes putativas: a) erro sobre os pressupostos fticos (supor situaes de fato), b) limites da causa de justificao e c) existncia da causa de justificao (supor estar autorizado). (4) Essas distines so de extrema importncia para o entendimento das questes.

S-ar putea să vă placă și