Sunteți pe pagina 1din 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO CURSO DE GRADUAO EM RELAES INTERNACIONAIS MICROECONOMIA (ORGANIZAES INDUSTRIAIS) Discusso do processo

de globalizao e seu impacto sobre a economia e a organizao social dos pases, fundamentada em Bedin (1999) Ao longo da histria, com o aumento populacional e o enfraquecimento do nomadismo, as sociedades ento desenvolvidas se estabeleceram e se complexibilizaram de acordo com o seu nvel de crescimento, o qual se dava de forma isolada at que as relaes entre seus povos passaram a ser necessrias devido a fatores que vo desde a estipulao de fronteiras at o embrio de relaes vitais para a sobrevivncia dos povos em questo, sejam elas econmicas, sociais, ou, mais adiante, polticas. Desse modo, a relao entre tais povos, hoje assinalada com o ttulo de globalizao e os povos como Estados-nao, vem trazendo consequncias que mudam no s a conjuntura internacional, como tambm refletem de forma relevante na adaptao da estrutura interna de acordo com os fatores externos frutos desse convvio. A fixao do modelo do Estado Moderno por si s j foi responsvel por uma mirade de mudanas. A limitao do poder estatal por via constitucional e por uma declarao de direitos flexibilizou a relao entre Estado e indivduo at o ponto em que o intervencionismo do Estado condicionou uma era urea de desenvolvimento econmico e de acumulao e distribuio de riqueza. Entretanto, esse sistema degenerou-se e sofreu desvios autoritrios em funo dos adversos acontecimentos marcantes do sculo XX at o ponto em que o mercado prevalecia em detrimento da figura do Estado, o levando ocorrncia de uma fase neoliberal, a qual hoje responsvel pela relativizao do conceito de soberania, trazendo implicaes quanto ao surgimento de uma nova ordem mundial. Ordem essa que sofre forte influncia econmica sobre seu escopo poltico e, por consequncia, reflete em aspectos sociais. O reconhecimento cidadania tambm figurou de forma importante no processo de globalizao ao deslocar a codificao dos deveres, prescritos em monumentos legislativos da antiguidade, para as declaraes legtimas de direitos.

O processo de evoluo do reconhecimento cidadania deu-se didaticamente em quatro fases. Elas versavam, respectivamente, sobre:
1.

os direitos civis direitos contra o Estado; diviso entre esfera pblica e privada, o que foi fundamental na sociedade moderna por estruturar o pensamento liberal e democrtico.

2. os direitos polticos direitos de participar do Estado; desdobramento

natural da primeira gerao de direitos caracterizado em direitos positivos, isto , no negativos; surgimento de uma nova perspectiva de liberdade, representada pela autonomia que representa um momento de expanso do Estado moderno liberal para sua forma democrtica.
3. os direitos econmicos e sociais direitos por meio do Estado; legado

do socialismo por meio da figura do Estado intervencionista; relativizao ou desmercantilizao do sistema capitalista.
4. os direitos de solidariedade direitos sobre o Estado; direitos do

homem no mbito internacional; a soberania deixa de ser compreendida de forma absoluta, como desde o incio da Idade Moderna, para ser pensada de forma integrada e coordenada em um sistema de jurisdio internacional o que contribui com a indicao para a hiptese do surgimento de um Estado supranacional. O fim do comunismo, a emergncia de uma era de indstrias de inteligncia artificial, o grande crescimento, deslocamento e envelhecimento da populao mundial, a emergncia de uma economia global e a configurao, segundo Thurow (1996), atuaram como foras polticas, econmicas e sociais que impulsionaram o mundo em direo globalizao. No entanto, a figura estatal moderna no desapareceu e certamente no desaparecer abruptamente, embora j tenha adquirido novas funes, como de auxlio formao dos blocos econmicos regionais, e um novo estatuto dotado de soberania e autonomia relativas, o qual tambm tornou possvel a hiptese de integrao do Estado moderno em um sistema de jurisdio internacional, que pode conduzir uma ordem justa e solidria, ou at mesmo a hiptese remota, porm no descartvel, de um Estado de mbito global. Segundo o autor, existem trs possibilidades para o futuro da estrutura internacional: a j mencionada e remota hiptese de construo de um Estado universal, a de destruio da espcie humana e de retorno barbrie. Contudo, ele

defende que com os mecanismos jurdicos j existentes propiciados pelo reconhecimento dos Direitos Humanos e pela Declarao de Viena, a sociedade internacional tem condies de buscar uma ordem mundial justa e solidria capaz de contrapor as inclinaes hobbesianas a que naturalmente so expostas as naes com o passar do tempo. Portanto, agora o Homem passa a ser encarado no somente como indivduo, mas como ponto central de anlise das novas relaes que possam surgir, vez que nele em que finalmente todos os efeitos das tomadas de decises repercutem. Afinal, a figura estatal vem perdendo sua solidez. Como o mundo tende a se tornar cada vez mais homogneo, este parece ser o caminho mais sensato a ser seguido at que outras implicaes surjam e outras medidas sobrevenham para suas subsequentes mitigaes.

S-ar putea să vă placă și