Sunteți pe pagina 1din 4

Sumario de literatura: Canal de crdito bancrio. Mtodos VAR e SVAR, utilizando macrodados. Sobrinho (2003).

. Uma Avaliao do Canal de Crdito no Brasil 1. Dados: 1996:10-2001:12, mensais 2. Mtodo: Anlise descritiva, Granger, VAR, FRIs, Anlise de velocidade (Ramsey 1993), IC e CC (Halsteen (1999) 3. Variveis: Selic, indicadores de crdito, Indicadores Monetrios, indicadores do produto. 4. Resultados: Velocidade seguida pela oferta de crdito com informaes econmicas importantes para prever o comportamento futuro do produto Mercado de crdito e economia real reagem rapidamente a inovaes monetrias. Apertos monetrio levam a reduo da atividade economia j que h uma aumento da carteira de ttulos possudos pelo banco, um aumento do custo do crdito, e reduz os recursos disponveis para emprstimos. (FRIs baseadas em preos e quantidades) Mercado de crdito mais importante que o mercado monetrio na transmisso das inovaes monetrias. (FRIs baseadas na velocidade) Existncia da curva CC no Brasil Nakane e Takeda (2002). Impacto da Poltica Monetria nos Balanos Bancrios. Uma Anlise Var. 1. Dados: 1994:12-2002:08, mensais. 2. Mtodo: VAR e FRIs 3. Variveis: ndice de produo Industrial, IPCA, Selic, taxa mdia dos compulsrios sobre depsitos vista, Indicadores do balano patrimonial dos bancos. 4. Resultados: Poltica monetria capaz de influenciar nos balanos patrimoniais dos bancos, entretanto cada instrumento tem um efeito diferenciado. Requerimentos de compulsrio impactam os depsitos a vista; a selic tem efeito sobre o total de depsitos, sobre os crditos livres e sobre os ttulos e valores imobilirios. As Operaes globais de crdito no se mostraram sensvel a mudana na poltica econmica devido a incluso de modalidades de crdito direcionado como emprstimos habitacionais e rurais. Dernadin e Neto (). Transmisso da Poltica Monetria Via Canal de Emprstimo Bancrio no Brasil 1. Dados: Ps plano real. Mensais 2. Mtodo: VAR, FRIs 3. Variveis: Selic, Indicadores do Balano Patrimonial dos Bancos, indicadores do mercado de crdito, ndice de produo industrial geral, indicadores de preos para as operaes de crdito 4. Resultados: Poltica Monetria exerce efeitos significativos sobre o volume de depsitos, em sintonia com a viso da moeda .

Poltica monetria exerce efeitos significativos sobre o lado dos ativos dos balanos bancrios. Alocao de recursos mais conservadora , preferncia pela liquidez (ttulos). Spreads respondem intensamente e rapidamente aos choques na poltica. Alem disso, setores com uma maior assimetria so mais intensamente acometidos pelos choques.

Marcatti (2011). Evoluo da eficincia do canal de crdito na poltica monetria brasileira 1. Dados: 1996:01-2010:04, mensais. 2. Mtodo: Anlise descritiva, Granger, dois VARs (em nvel e em primeira diferena), FRIs, teste de cointegrao de Johansen (produo industrial e crdito, e produo industrial e M1), anlise de velocidade (Ramsey 1993) 3. Variveis: Indicadores do Mercado de crdito, Selic, M1 e ttulos pblicos federais, ndice de produo industrial, vendas varejistas, ndice de produo industrial de bens de consumo. 4. Resultados: A Selic mostrou ser um bom previsor para o produto da economia. Porm, em relao ao trabalho de Sobrinho (2003), observou-se alguma melhora na eficincia da poltica monetria desde 2001. Encontrou-se que o crdito Granger causa o produto com defasagem inferior aoencontrado no trabalho de Sobrinho (2003), o que sugere que o canal de crdito da poltica monetria ficou mais rpido quando comprado ao perodo encerrado em 2001. Setor varejista reage mais rapidamente que a industria. O comportamento do spread bancrio em relao a choques monetrios sugere que os bancos brasileiros respondem a incertezas em suas fontes de recursos. A oferta de moeda no parece ser uma varivel importante para o canal do crdito, a despeito de ter mostrado causalidade de Granger. A varivel crdito Granger causa variaes da produo industrial, ao passo que a oferta monetria (M1) no sugere efeitos de causalidades no produto, e sim o contrrio. A poltica monetria consegue afetar a economia real atravs do impacto sobre a velocidade do crdito a partir de dois meses. Alm disso, em relao ao trabalho de Sobrinho (2003), as equaes mostraram mais robustas ecom melhores avaliadores; possivelmente devido ao maior nmero de observaes. Soares (2011). IMPACTO DOS EMPRSTIMOS BANCRIOS NA TRANSMISSO DA POLTICA MONETRIA NO BRASIL NOS ANOS 2000 1. Dados: 2000:10-2010:12, mensais. 2. Mtodo: Analise descritiva, Modelo VEC em consonncia com o trabalho de Mello e Psiu (2009). A grande vantagem da utilizao desta metodologia o

fato dela permitir mltiplas relaes de cointegrao entre as variveis e que contorna o problema de identificao da oferta e demanda por crdito quando se utiliza dados agregados. , Granger, FRIs. Obs: Ver Mello e Psiu (2008), oferta e demanda por crdito. A grande vantagem deste modelo simples que nele se consegue separar os efeitos na demanda agregada dos efeitos na oferta agregada evitando assim problemas de identificao que estavam presentes nos primeiros trabalhos na literatura do canal de crdito. e em seguida estima-se por VECM, fazendo o teste do trao de Johansen... 3. Variveis: Selic, IPCA (j que um dos objetivos do estudo foi saber se os agregados de crditos so bons previsores da inflao), ndice de produo industrial, depsitos vista e a prazo, o segundo como proxy de disponibilidades de recursos emprestveis dos bancos, crdito pr do sistema financeiro 4. Resultados: Canal de emprstimos bancrios relevante nos anos 2000 no Brasil. Alm disso, os agregados de crdito contm informaes relevantes para prever o produto e para inflao. Tambm, em um contexto de crise externa, em que o mercado mundial de crdito fique mais restrito, o canal de crdito no mercado nacional tem uma maior sensibilidade.

Passos (2010). TRANSMISSO DA POLTICA MONETRIA: CANAL DE EMPRSTIMOS BANCRIOS NO BRASIL EM 2000-2010 1. Dados: 2000:01-2010:12 2. Mtodo: VAR estrutural e VAR reduzido (abordagem similar a de Safaei e Cameron (2003), e Souza Sobrinho (2003)). 3. Variveis: No modelo de Safaei e Cameron: Produo industrial, Selic, IPCA, M1, concesses consolidadas das operaes de crdito com recursos livres referenciais para taxa de juros. No modelo de Souza Sobrinho: Produo industrial, selic, IGP-DI, M1, spread, crdito, ttulos. 4. Resultados: Pelo modelo SVAR, a taxa Selic no influencia significativamente o crdito bancrio, porm afeta as demais variveis macroeconmicas. Na modelagem VAR, a economia tem uma rpida reao aos choques monetrios, enquanto o mercado de crdito no se to mostrou relevante para ajudar a prever o comportamento futuro do produto. Silva (2008). Poltica Monetria e o Canal do Crdito Bancrio Verificao da existncia do canal de crdito no Brasil no perodo de janeiro 2000 a maro 2007 1. Dados: 2000:01-2007:04 2. Mtodo: VAR, Granger, FRIs, johansen, VEC 3. Variveis: Selic anual, swap; depsitos a vista, prazo e poupana; crdito livre, IPCA, Pib acumulado nos ltimos 12 meses, spread, M1, IPCA, ttulos federais em poder do publico 4. Resultados: Comprovou a reduo na oferta de crdito atravs da verificao da ocorrncia deslocamento para outras fontes de financiamento externo para as empresas, ou seja, h um aumento na participao das emisses de commercial paper e debntures nas fontes externas de financiamento das empresas

Mello e Pisu (2009). 1. Dados: 1995:12-2008:06, mensais. 2. Mtodo: Atravs de um VEC multivariado (VECM) encontram dois vetores de cointegrao, interpretados como oferta e demanda por crdito. 3. Variveis: Produto industrial, inflao, capital dos bancos, taxa bsica de juros, custo e nvel de crdito. 4. Resultados: Os desequilbrios de curto prazo na oferta de emprstimos so corrigidos atravs de mudanas na taxa bsica de juros, sugerindo que a poltica monetria desempenha um papel na restaurao do equilbrio no mercado de crdito, afetando as taxas de juros enfrentadas pelos bancos para levantar seus fundos. Silva e Lima (2006).....................................ver Walsh e Wilcox (1995) 1. Dados: 1995 a 2010 2. Mtodo: SVAR 3. Variveis: Selic, IPCA, produo industrial, juro mensal de mercado, volume de credito mensal, INPC (Salvador). 4. Resultados: Choques demanda de emprstimos no exercem efeitos relevantes sobre as flutuaes do produto e do volume real de crdito, enquanto os choques sobre a oferta de crdito tm importantes implicaes para a economia, tanto em termos de influenciar as flutuaes do PIB industrial, como o volume real de crdito. Os resultados obtidos para a economia brasileira revelam que a oferta de emprstimos exerce importantes efeitos sobre as flutuaes do produto e do volume real de crdito e que a principal fonte de choques na oferta de crdito a poltica monetria, expondo indcios da existncia do canal de crdito bancrio.

S-ar putea să vă placă și