Sunteți pe pagina 1din 10

1.

A microestrutura de um ao hipoeutetide entre as linhas A1 e A3 constituda por:

/w EPDw ULLTE3M

A) Perlita e Austenita. B) Austenita e Ferrita C) Ferrita e Perlita D) Austenita e Cementita E) Ferrita e Cementita 2. A microestrutura de um ao carbono hipereutetide entre as linhas A1 e Acm constitudo por: A) Ferrita e Austenita B) Austenita e Ferrita. C) Ferrita e Perlita. D) Austenita e Cementita. E) Ferrita e Cementita. 3. A microestrutura de um ao carbono com 0,8% de Carbono resfriado lentamente a partir do campo austenitico at a temperatura ambiente constituda de: A) Perlita B) Perlita e Austenita. C) Ferrita e Perlita D) Ferrita e Austenita E) Cementita.
/w EPDw ULLTE3M

4. No que diz respeito ao tratamento trmico dos aos carbono, o termo zona critica refere-se a: A) Faixa de temperatura compreendida entre as linhas A1 e A4 do diagrama Fe-C. B) Faixa de temperatura compreendida entre as linhas A1 e A4 do diagrama Fe-C. C) Faixa de temperatura compreendida entre as linhas A1 e A3 do diagrama F-C. D) Faixa de temperatura correspondente ao inicio e fim de transformao da Austenita em Martensita E) As alternativas (b) e (d) esto ambas corretas

5. Com relao s curvas TTT dos aos eutetides pode-se afirmar que A) Indicam a quantidade de produtos de transformao da Austenita para diferentes composies. B) Servem para escolher o meio de resfriamento a ser usado na tempera C) Indicam as transformaes isotrmicas da Austenita que ocorrem em diferentes temperaturas D) Indicam que as reaes so rpidas em temperaturas prximas a temperatura de transformao em Perlita Grossa E) As alternativas (a), (b) e (d) esto corretas.

6. As temperaturas Ms e Mf, de inicio e fim de transformao da Austenita em Martensita tem o seguinte andamento: A) Crescem ambas com o aumento do teor de Carbono; B) Ms cresce e Mf decresce com o aumento do teor de Carbono; C) Mf decresce e Ms cresce com o aumento do teor de carbono; D) Decrescem ambas com aumento do teor de Carbono; E) Independem do teor de Carbono.

7. Considere que as temperaturas Ms e Mf sigam aproximadamenteas seguintes equaes: Ms = 530 - 300 x %C (C) M f = 400 - 570 x %C (C) A partir dessas informaes possvel afirmar que: A) Um ao carbono hipoeutetide temperado apresentar austenita retida aps a tempera; B) Um ao com 0,2%C apresentar austenita retida aps a tempera; C) Nenhum ao carfbono hipoeutetide apresenta austenita retida aps a tempera. D) Qualquer ao com porcentagem de Carbono maior que 0,7% apresentar austenita retida; E) A temperatura Ms uma funo decrescente com o teor de Carbono, enquanto a temperatura Mf crescente.

8. Todos os elementos de liga comumente utilizados nos aos deslocam as curvas TTT para a direita, EXCETO o A) Cromo B) Tungstenio C) Niquel D) Manganes E) Cobalto 9. O mtodo que permite medir a temperabilidade dos aos e qe consiste em resfriar uma srie de barras cilindricas de diametros crescentes em condies controladas de resfriamento, denominado mtodo de: A) Bain B) Boegehold C) Grossmann. D) Jominy. E) axton. 10. Barras cilndricas de dimetro de 75 mm e comprimento de 300mm, fabricadas com os aos AISI 1010, AISI 1020, AISI 1040, AISI 1060 e AISI 4340 foram temperadas em gua sem agitao. Dentre essas barras, aquela que alcanou maior dureza no ncleo, aps a tmpera, foi a fabricada com o aoAISI: A) 1010; B) 1020; C) 1040; D) 1060; E) 4340. 11. Um diagrama TTT til para prever o comportamento da transformao. A) Austenita B) Ferrita C) Perlita D) Bainita E) Martensita

12.

A adio de certos elementos de liga causa o aumento da temperabilidade dos aos porque

/w EPDw ULLTE3M

A) Aumenta a difuso do Carbono B) Diminui a difuso do Carbono. C) Aumenta a temperatura de inicio de transformao da Martensita D) Diminui a temperatura de fim de transformao da Martensita E) Diminui o tempo para a transformao da Austenita nos seus produtos

13. A normalizao um tratamento trmico realizado nos aos com o objetivo de: A) Provocar um crescimento de gro e desse modo aumentar a resistencia do material. B) Provocar um endurecimento mximo do material. C) Provocar um amolecimento mximo de material. D) Homogeinizar a microestrutura e a composio qumica do material. E) Aumentar o teor de Carbono na Superficie do material.

14. Alguns aos apresentam certa quantidade de Austenita retida ou residual aps o tratamento trmico de tempera porque: A) A temperatura Mf est acima da temperatura ambiente B) A temperatura Ms est acima da temperatura ambiente. C) O ao no possui elementos de liga. D) O ao possui baixo teor de Carbono. E) A temperatura ambiente est entre Ms e Mf.

15. As temperaturas Ms e Mf, de inicio e fim de transformao da Austenita em Martensita tem o seguinte andamento A) Crescem ambas com o aumento do teor de Carbono B) Ms cresce e Mf decresce com o aumento do teor de Carbono C) Mf cresce e Ms decresce com o aumento do teor de Carbono D) Decrescem ambas com o teor de Carbono E) Independem do teor de Carbono

16. Os tratamentos trmicos so efetuados nos aos para modificar suas propriedades mecnicas. Desse modo pode-se afirmar que: A) O recozimento um tratamento tmico efetuado para reduzir a dureza, aumentar a dutilidade e melhorar a usinabilidade do ao. B) O recozimento um tratamento trmico efetuado para produzir exclusivamente perlita grossa. C) Os tratamentos termicos de tempera e recozimento so equivalentes. D) A normalizao s pode ser efetuada em aos hipoeutetides. E) As alternativas (a) e (c) esto ambas corretas.

17. O tratamento trmico normalmente realizado aps a tempera para eliminar os efeitos nocivos deste tratamento e acertar a dureza : A) Austempera. B) Martempera em banho de leo. C) Recozimento isotrmico. D) Revenido. E) Normalizao.
/w EPDw ULLTE3M

18. Na classificao dos aos adotada pela AISI e tambm pela ABNT os aos carbono e de baixa liga so geralmente designados por quatro dgitos A) Os dois primeiros dgitos definem os elementos de liga do ao e os dois ltimos o teor de carbono B) Se os dois primeiros dgitos forem 1 e 0, quer dizer que o ao no pode ser tratado termicamente C) Os dois primeiros dgitos definem o tipo de ao e os dois ltimos dgitos o teor de elementos de liga. D) Os dois ltimos dgitos definem o tipo de ao e os dois primeiros dgitos o teor de elementos de liga E) As alternativas ( b) e (c) esto corretas

/w EPDw ULLTE3M

19. O melhor mtodo de aumentar a resistencia mecanica de uma liga de aluminio 1100 (aluminio comercial) : A) Submete-la a um tratamento de solubilizao e envelhecimento; B) Submete-la a um processo de deformao plstica a frio; C) Submete-la a um processo de deformao plastica a quente; D) Submete-la a um tratamento trmico de tempera; E) As alternativas c) e d) esto corretas.

20. Nas ligas de Aluminio o sufixo "F" da nomenclatura significa: A) Endurecimento por deformao a frio; B) Liga tratada termicamente; C) Recozimento; D) Solubilizado; E) Como fabricado, no sofreu nenhum tipo de tratamento.

21. O C obre um metal muito utilizado devido a alta condutilidade eltrica e trmica que possui. Pode-se afirmar que: A) Quanto maior o teor de Oxigenio maior a condutibilidade eltrica; B) Impurezas em soluo slida diminuem a condutibilidade eltrica; C) A condutibilidade eltrica pouco afetada pela presena de impurezas; D) A condutibilidade eltrica s afetada pela temperatura e grau de deformao; E) as alternativas b) e d) esto corretas.

22. As palavras "Branco" e "Cinzento" quando referidas a ferros fundidos esto relacionados: A) Ao aspecto visual da pea; B) A presena de Austenita; C) cor da fratura do ferro fundido; D) No se pode dizer nada;

E) As alternativas a) e c) esto corretas. 23. Os Ferros fundidos nodulares so classificados pela ASTM (American Society for Testing and Materials) por meio de tres digitos, como por exemplo, 60-40-18. O significado desses numeros so respectivamente: A) Limite de resistencia em 1000psi, limite de escoamento em 1000psi e alongamento em porcentagem; B) Limite de escoamento em 1000psi, alongamento em porcentagem e limite de resistencia em 1000psi; C)Limite de escoamento em MPa, limiate de escoamento em MPa e alongamento em porcentagem; D) Limite de resistencia em Kgf/mm2, alongamento em porcentagem e limite de escoamento em kgf/mm2. E) 24. Limite de resistencia em kgf/cm2, alongamento em porcentagem e limite de escoamento em kgf/cm2;No que diz respeito s propriedades de trao, podese dizer que: A) O ferro fundido nodular na maioria dos casos tem limitge de resistencia a trao inferior ao do ferro fundido cinzento; B) O ferro fundido nodular apresenta alongamento baixo, enquanto que o ferro fundido cinzento um material dutil; C) O ferro fundido nodular um material fragil enquanto o ferro fundido cinzento um matgerial dutil. D) O ferro fundido nodular mais resistente que o ferro fundido cinzento. E)

25. Quanto a microestrutra dos ferros fundidos, pode-se dizer que: A)A grafita do ferro fundido nodular apresenta-se em forma de ndulos. B) a grafita apresenta-se na forma de rosetas no ferro fundido branco. C) A grafita nos ferros fundidos se apresenta na forma de flocos. D) Nos ferros fundidos brancos, a maioria do carbono apresenta-se em forma de cementita em veios. E) Nos ferros fundidos cinzentos a grafita aparece na forma denominada grafita degenerada.

26. Os aos rpidos formam o grupo mais importante de aos para ferramentas e matrizes. So empregados principalmente em ferramentas de usinagem. A principal caracterstica a dureza a quente, a qual conferida no tratamento trmico dos mesmos, conferida por elementos de liga como: A) silcio, tungstnio e glio. B) cobalto, silcio e enxofre. C) cobalto, enxofre e molibdnio. D) tungstnio, cobalto e molibdnio. E) tungstnio, cobre e nibio.

27. Os aos possuem diversas classificaes, sendo uma das mais usuais aquela que os divide em aos carbono comum, aos liga e aos inoxidveis.Em relao s propriedades mecnicas dos aos, correto dizer que: A) geralmente aos carbono comum normalizados so mais duros do que ferros fundidos. B) ]qualquer ao possui modulo de elasticidade maior do que o Aluminio. C) Redues nas temperaturas de servio no afetam o limite de escoamento do ao. D) Qualquer ao possui uma baixa capacidade de endurecimento. E) Aumentos da quantidade de Carbono nos aos provocam aumento de dutilidade.
/w EPDw ULLTE3M

28. So exemplos de materiais que podem ser udados em baixas temperaturas (criogenia), com exceo de: A) aos ligados ao Ni (3%, 5% ou 9% NI) B) Aos ao Cromo-Molibdenio de gros grosseiros;

C) Aos inoxidveis austeniticos (AISI 304, 316, etc) D) Ligas de Aluminio duteis; E) Liga Cu-Ni de estrutura CFC.

29. Ao inoxidvel uma liga ferrosa de alta resistencia a corroso e da sua aplicabilidade em uma variedade de ambientes agressivos. Sua principal caracteristica metalurgica : A) Possuir quantidade de Cromo inferior a 5% em peso na composio quimica. B) Apresentar sempre microestrutura do tipo austenitica. C) Formar uma camada estvel de xidos na superficie do material. D) No ter a resistencia a corroso melhorada pela adio de Nquel. E) No ser endurecivel.

30. Os aos inoxidveis podem ser classificados em austeniticos, ferrticos e martensiticos, com base na fase predominante de sua microestrutura a temperatura ambiente.Sabe-se que os aos inoxidveis A) Austeniticos apresentam simultaneamente cromo e nquel, o cromo variando entre 16% e 26%, o nqual entre 6 e 22%, podendo ser trabalhados a frio. B) Austenticos e ferriticos so aos de alto cromo, em que o Carbono desempenha um papel fundamental para a classificao na classe austenitica ou ferritica. C) Ferriticos so denominados no endureciveis, pois no so endurecidos por deformao, devido sua estrutura ferritica. D) Martensiticos se caracterizam por serem aos cromo-nquel que contem teores de cromo entre 11,5% e 18%, no podendo ser trabalhado a frio. E) Martensiticos so, em geral, susceptiveis precipitao de carbonetos nos contornos de gro.

31. Os aos inoxidveis se caracterizam, principalmente, por resistirem corroso atmosfrica. Esta caracterstica ocorre devido : A) Formao de uma camada estvel de xido de cromo que protege a superfcie contra a corroso intergranular. B) Formao de uma camada passiva estvel, extremamente fina, resultado da combinao do cromo com o oxignio, que se forma instantaneamente na superfcie. C) Passividade do ao inoxidvel, garantida pelo cromo com teores de at 10%, em qualquer ponto do material. D) Presena de cromo e vandio no contorno dos gros.

E) Presena de cromo que migra para a superfcie e impede a formao da pilha galvnica.

S-ar putea să vă placă și