Sunteți pe pagina 1din 7

"O Tabernculo" Lembra-se que os hebreus foram sujeitos escravido egpcia durante 430 anos?

? Em xodo Captulo 3, Deus ouve o clamor do seu povo e chama um homem chamado Moiss. Deus fala com Moiss na sara ardente, e diz a para que ele v at Fara, Rei do Egito e simplesmente lhe falar, "deixe o meu povo ir ".
xodo 3:12 " E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te ser por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte."

Note que Ele diz que ser um sinal que eles serviro Deus no Monte Sinai. Assim Moiss vai como o Senhor o instruiu, e depois de uma srie de 10 pragas, os filhos de Israel foram lanados do Egito. Eles foram conduzidos de dia no deserto por uma coluna de nuvem e a noite pela coluna de fogo. Quando eles vieram para o Mar Vermelho, o Senhor dividiu as guas, e eles as atravessaram, e quando o exrcito egpcio tentou atravess-las, as guas desceram neles e eles todos se afogaram. O Senhor os proveu e sustentou-os e ento eles vieram ao Monte Sinai, exatamente como Deus disse a Moiss, e algo acontece. No captulo 19 de xodo que ns vemos a histria. Todos os 2 ou 3 milhes de hebreus estavam acampados ao p de Monte Sinai, e Deus revela a sua glria, e diz que Ele quer que eles se santifiquem durante trs dias, para ento virem e se colocarem diante d'Ele. Assim eles fizeram, e Deus mostra a Sua fora e Seu poder.
xodo 19:16 E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve troves e relmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.

Eles tremeram da presena d'Ele, dizendo: "No fale Deus a ns para que no morramos," e eles no quiseram ir novamente diante d'Ele e assim eles elegeram Moiss para ser o porta-voz permanente deles, embora o Senhor quisesse que eles fossem um "reino de sacerdotes" (Ex. 19:6). assim, quando o Senhor lhes ordena que construam a estrutura chamada "o tabernculo".
Exod 25:1-9 Ento o SENHOR falou a Moiss dizendo: "Fale aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alada: de todo o homem cujo corao se mover voluntariamente, dele tomarei a minha oferta alada... E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis.

Veja como se parecia:


O Antigo Tabernculo de Israel

O Tabernculo era uma tenda porttil com uma armao de madeira, para dar estabilidade. O santurio inteiro consistia em trs partes: 1. um trio exterior includo por cortinas apoiadas em pilares. Era oblongo na sua forma, e a entrada estava no lado oriental. 2. o altar de sacrifcio (altar de bronze) estava dentro do trio, em frente da entrada. 3. o prprio Tabernculo, localizado parte ocidental do trio. O Tabernculo foi dividido por um vu ou cortina pendente em duas cmaras. A primeira cmara foi chamada o Lugar Santo, continha a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. S os sacerdotes eram permitidos nesta parte. A segunda cmara foi chamada de Santo dos Santos, continha a Arca da Aliana. O Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos uma s vez no ano, o Santo dos Santos apenas uma vez ao ano, no Dia da Expiao. Os objetos mais interiores para o Santo dos santos foram construdos de metais preciosos e tecidos. Os objetos exteriores foram feitos de bronze e outros tecidos. O Tabernculo foi coberto por uma tenda, e revestido de tecidos adicionais. A rea de Tabernculo era de 50 metros de comprimento e 25 metros de largura. Havia uma cortina de 2,5 metros, feita de linho fino branco, que foi firmado em 60 suportes de apoio de bronze, que cercavam, e com uma entrada pelo porto oriental. Dentro do trio exterior estavam dois artigos de moblia, o altar de bronze, onde tdo os sacrifcios eram feitos, e a pia de bronze onde os sacerdotes lavaram as suas mos e os ps. O Tabernculo construdo estava ao fim do trio ocidental e era uma estrutura de madeira revestida de ouro, de 15 x 5 metros, divididos em duas partes por uma cortina pesada chamada o "Vu". A entrada era uma cortina colorida suportada por 5 pilares. A maior rea construda do tabernculo (10 x 5 m) , foi chamado "o Santo Lugar" e ali foi colocado trs artigos de moblia dourada. O candeeiro de ouro que iluminava os pes da preposio esquerda, a mesa de dos pes da preposio que representava o povo de Deus direita, e o altar dourado de incens na

parte de trs, o que fala de fazer oraes continuamente. A menor parte construda, (5x 5) do tabernculo foi chamada de "Santo dos Santos " e continha apenas a arca da aliana (a arca que continha as duas tbuas da Lei) e sua tampa, o propiciatrio onde o sangue era aspergido uma vez por ano pelo sumo sacerdote no Dia da Expiao. Tudo no tabernculo era porttil de modo que, se a nuvem de glria (Heb. Sh'chinah) se movia, eles se moviam tambm a arca, deste modo:
Nm 10:33-36 Assim partiram do monte do SENHOR caminho de trs dias; e a arca da aliana do SENHOR caminhou diante deles caminho de trs dias, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem do SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Acontecia que, partindo a arca, Moiss dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E, pousando ela, dizia: Volta, SENHOR, para os muitos milhares de Israel.

Eles precisavam aprender que era Yahweh quem estava acampado entre eles. Como os Israelitas marcharam no deserto, os Levitas (tribo sacerdotal) desmontavam o Tabernculo, e, a arca era levada pelos sacerdotes, em duas varas, ento eles iam com a nuvem de glria sobre eles. Haviam trs famlias procedentes da tribo de Levi que eram responsveis para o transporte dos artigos do tabernculo. O povo de Deus tinha que perceber que eles eram peregrinos aqui e quando Deus ordenasse que se movessem, eles precisaram estar prontos. H algumas coisas muito importantes para se notar quanto condio do homem ao estudar o tabernculo. Depois do colapso da f deles, Deus criou algo que atrairia notavelmente os seus cinco sentidos, assim eles se lembrariam de que eram o povo de Deus. Ao longo do Antigo Testamento, Deus teve que estimular os sentidos, porque depois de Ado, e at o tempo de Jesus, o homem estava espiritualmente morto. Deus Esprito, e todo o homem conhecia os cinco sentidos (com os quais ele poderia ver, tocar, provar, ouvir, e cheirar). O Senhor comearia aqui no tabernculo a entesourar o povo de Israel com cerimnias e rituais de forma que eles se lembrariam d'Ele. Deus comearia a vincular um sentido ao povo por Ele governado, com algo espiritual, de forma que eles teria f simplesmente pelo que eles viam. Se voc pensa no pacto da circunciso, cada vez que um homem ia para o banheiro, ele se lembraria do pacto. E o que foi o pacto? Aquele que um dia viria, o Messias, da nao que Deus iniciou, pelo primeiro hebreu, Abrao. O Messias seria o salvador de todo o mundo. Ele comeou lhes dando uma estrutura fsica chamada o tabernculo, com toda sua moblia, e sacerdcio, e ofertas. Ento Ele lhes daria sacrifcios dirios (memoriais) e oraes, sbados semanais, banquetes

e festas, alimentos limpos e imundos, e muitas outras cerimnias e leis escolhidas, que seriam todas lembranas fsicas que culminavam para o Homem que viria, que seria o Messias. Deus lhes deu tantas cerimnias, que quando Ele veio, eles no sentiriam sua falta. E o que aconteceu? Quando Ele veio eles sentiram falta d'Ele. Eles eram to envolvidos em suas tradies e rituais que, quando Jesus veio, Ele que era a realizao de todas as cerimnias, eles estavam completamente em trevas e no O reconheceram, e acabaram forando o governador romano a crucific-lO. Mas Deus, em Sua maravilhosa oniscincia, soube disto e planejou tudo desde o princpio. Por isso, Ele instituiu o sangue como o meio de redeno. Assim o tabernculo era o princpio das lembranas visveis de um Deus que Esprito, e de Seu plano. Tudo no tabernculo era um tipo de Jesus. Por isso que Deus era to especfico sobre o que eles iam construir com isto. Eles no puderam usar uma mnimo de imaginao humana "para que no morram". Ouro, prata, bronze, o linho branco fino, as quatro cores, o leo da uno, o incenso, tudo apontava quele que, "se tornou carne e habitou (literalmente tabernaculou) entre ns ". Jesus disse, "eu no vim destruir a Lei e os profetas mas os cumprir." No nenhuma maravilha que quando Jesus foi trespassado Ele bradou, "est consumado". E o vu do templo foi rasgado pelo meio. O que foi consumado? O cerimonial do Antigo Testamento inteiro, moral, e o direito civil, foi pregado quela cruz fora de Jerusalm. Ele veio ser a incorporao e realizao da prpria Lei. Note o que Jesus disse aos dois homens na estrada para Emas depois de Sua morte:
Lucas 24:25-27 E ele lhes disse: nscios, e tardos de corao para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura no convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glria? E, comeando por Moiss, e por todos os profetas, explicavalhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Tambm quando Jesus apareceu vivo aos discpulos dele depois da morte dele:
Lucas 24:44 E disse-lhes: So estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moiss, e nos profetas e nos Salmos.

Se lembre do que a Palavra diz, "toda a Escritura divinamente inspirada (inspirao de Deus) por Deus... " Quando ns olharmos a Bblia, lembre-monos de que completamente inspirada por Deus. Quando ns olhamos cada Palavra, temos que nos lembrar que, toda Palavra divinamente inspirada. Isso era a viso de Cristo, quanto s Escrituras, que era a

viso dos apstolos e que deve ser a nossa viso. Esta a mesma Palavra de Deus. No apenas contm a Palavra de Deus, ou apenas uma experincia religiosa, ela a Palavra de Deus. ento algo maravilhoso que cada e todo detalhe da Palavra sobre o tabernculo tem significado espiritual? Quando olhamos estrutura do tabernculo, e suas partes da redeno, sem igual, vemos na moblia grande simbolismo e tipologia encontrados nelas. Lembre-se, que tudo estava apontando o dedo para o Messias. O tabernculo, como um tipo, especificamente e em detalhes foi projetado por Deus, apontando ao carter e aspectos do ministrio de Cristo. Quando Jesus estava acusando as autoridades judaicas Ele disse, "Vocs transformaram da Casa de Meu Pai em um covil de ladres," e dizendo, " Meu Pai " eles souberam que Ele estava reivindicando autoridade Messinica acima do templo, e assim eles disseram, que sinal tu nos mostra para que faa essas coisas?" Veja o que Ele disse:
Joo 2:19-21 "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em trs dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantars em trs dias? Mas ele falava do templo do seu corpo."

Eles estavam olhando a estrutura fsica (Heb. Mikdash) do templo mas Ele disse, "Destruam este templo" Ele usou a palavra hebraica "Mishkan" que era a palavra usada no Antigo Testamento para referir a Presena que iluminou o Santo dos Santos, por ocasio do Yom Kippur, no tabernculo ou templo. Jesus disse que eu sou o templo (Mishkan) de Deus. Quando a glria (Heb. Sh'chinah) viria abaixo como um tornado ou como um funil por cima do Santo dos Santos, a Presena se manifestaria no propiciatrio entre os querubins depois do sangue ter sido aspergido, que era o mishkan. Aquela Presena foi o que o Jesus disse que, habitava dentro d'Ele. E de fato o Paulo disse sobre a igreja, no "No sabeis que sois templo (Mishkan) de Deus?" Ns, como o Corpo de Cristo, temos a mesma Presena, que habita em ns. Deus no mora agora em edifcios, mas dentro do Seu povo . Romanos 10 diz que: "Se confessares com a tua boca que Jesus Cristo Yaweh (Senhor) e cr em seu corao que Deus O ressuscitou dentre os mortos, sers salvo." Isto fcil. A partir desse ponto voc se torna o Mishkan de Deus. Quando Deus disse-lhes "Deixe me fazer um santurio que eu possa habitar entre eles," Ele disse literalmente "dentro" deles. O plano de Deus sempre foi habitar dentro dos que Lhe pertencem (Jer. 31:31-33) e pr o Esprito d'Ele dentro de ns. Quando voc aceita Jesus, voc se torna o Mishkan de Deus. Para voc que comea este estudo rico e maravilhoso do tabernculo, lembre-se que tudo aponta Jesus Cristo. Tudo uma figura d'Ele. Se

voc pode, inicie agora este tremendo estudo, que somar um elemento de nova fora, e alegria em sua devoo para com o Senhor.
Joo 1:12-14 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crem no seu nome; Os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade.

'O Santo Lugar' gora, ns faremos nossa entrada no Santo Lugar, e examinaremos a porta, a armao, as cobertas, e os artigos internos. Quando o sacerdote entrava no Lugar Santo, ele estava entrando na estrutura do tabernculo. A tenda do tabernculo era a caracterstica principal do complexo. Era uma estrutura retangular que mede 30 cbitos (15 metros) de extenso e 10 cbitos (5 metros) de altura e largura. A Estrutura O Santo Lugar era onde os sacerdotes partiam o po da Preposio. Era um quarto de 20 cbitos de extenso, por 10 cbitos de largura e 10 cbitos de altura (10 x 5 x 5 metros). Seus lados eram formados por armaes verticais douradas. A bela cortina de linho com seu molde (bordado) de querubim, poderia ser vista pela armao na frente e no teto. Havia quatro colunas douradas entrada e na parte de trs do quarto, e atrs do vu santo estava a arca da aliana. Dentro do quarto cada detalhe de moblia santa era dourado. O castial dourado na esquerda, a mesa de pes direita, e o altar dourado de incenso na parte de trs, antes do vu. (Veja A Porta)

'O Santo dos Santos'


Vamos agora para o Santo dos Santos, um pequeno cmodo de 10 cbitos x 10 cbitos (5 x 5m) separado do Santo Lugar pelo vu. Ali havia uma pea da moblia remissria, a Arca da Aliana, com seu propiciatrio. Ali no havia nenhuma luz natural como a do sol, e nenhuma luz artificial, mas a prpria Glria de Deus a "Shekinah " iluminava o Lugar Santssimo. No havia ali nenhum assento para o homem, aqui, Jeov sentou-se s, no trono de glria e justia. Como o Sumo Sacerdote entrava uma vez

ao ano, ele entrava com cabea curvada, ps descalos, e sinos. Nenhuma voz humana era ouvida, s a voz de Deus.

S-ar putea să vă placă și