Sunteți pe pagina 1din 7

Universidade do Minho Mestrado Integrado em Engenharia Mecnica

Relatrio Maquinagem
Tecnologias de Fabrico I
Grupo
Raul Alexandre Bastos Ferreira. N. 62079

INDICE

Introduo Conceitos Tericos Torneamento Processo de maquinagem de um determinado slido, animado de rotao, fixo por um sistema giratrio enquanto uma ferramenta de corte fixa, lhe retira material ao longo do seu comprimento. atravs da combinao entre o movimento de rotao do slido com o movimento de avano da ferramenta de corte que conseguimos obter uma pea com formas definidas e com acabamento dimensional.

Figura. Movimentos relativos ao torneamento

As operaes de torneamento so as seguintes: Torneamento cilndrico: Desbaste de material, com uma determinada profundidade ao longo do slido criando revolues exteriores e interiores, retirando excentricidades ao slido. Este torneamento cilndrico pode ser externo a) e interno b).

(a)

(b)

Torneamento Cnico: Este torneamento possvel devido ao deslocamento oblquo ao eixo do slido. Pode ser externo d) ou interno c)

d)

c)

Facejamento: O facejamento e) permite criar uma superfcie plana perpendicular ao eixo do torno, de modo a se obter uma face.

(e)

Sangramento: O sangramento permite cortar um slido, pode ser radial f) ou axial g).

(f)

(g)

Roscagem: A roscagem h) permite-nos obter roscas em veios ou furos.

(h) Fresagem A fresagem um processo para a obteno de superfcies maquinadas pela remoo progressiva de um quantidade pr-determinada de material da pea de trabalho a uma taxa de movimento e/ou avano relativamente baixa mediante a uma ferramenta muticortante, a fresa, que gira a alta velocidade. A caracterstica principal do processo de fresagem que cada aresta de corte/dentes ou gumes remove a sua parcela do material nas mais variadas formas, planos paralelos, perpendiculares, com ngulos diversos, ranhuras circulares, elpticas, esfras, entre outros. A fresagem distingue-se dos outros processos de maquinagem devido sua cinemtica onde a pea prviamente presa atravessada pela fresa. A mquina que proporciona este processo denomina-se fresadora. Este processo permite gerar vrias superfcies no planas e de no revoluo. Na figura seguinte podemos ver um exemplo de uma fresadora vertical:

As operaes de fresagem dividem-se basicamente em: -Fresagem frontal/de topo: A superfcie da pea maquinada est em plano paralelo ao eixo da fresa. A fresagem frontal f) um resultado da aco dos gumes localizados na frontal e periferia da fresa.

f) -Fresagem tangencial/perifrico: A operao na qual os dentes activos esto na superfcie cilndrica da fresa e o seu eixo paralelo superfcie que est a ser criada. Na fresagem tangencial g), as fresas so cilndricas ou tangenciais.

g) Considerando o movimento de avano da pea e a rotao da fresa, podemos ter dois tipos de movimento de fresagem: -Fresagem Discordante: Nesta situao o sentido de rotao da fresa contrrio ao sentido de avano da peas, no ponto de contato. Isto faz com que o corte do slido se inicie com a espessura mnima. A fora de corte tende a levantar a pea da mesa. Se a pea for longa e estiver presa pelas extremidades poder gerar vibraes indesejadas. Este tipo de fresagem costuma desgastar um pouco mais a ferramenta. Como o corte inicia-se com pouca espessura, o incio do corte difcil. Na realidade o gume de corte comea a encruar o material a ser cortado, at que sejam superadas as deformaes elsticas e realmente se inicie o cisalhamento do material. Este encruamento eleva localmente a dureza, fazendo com que o desgaste seja um pouco mais elevado. Neste mtodo de fresagem no h influncia de folga entre porca/parafuso, de modo a que o movimento da mesa seja mais uniforme, obtendo-se melhor acabamento. Referente a este movimento, a imagem g) demonstra a fresagem discordante. -Fresagem Concordante: O sentido de rotao da fresa o mesmo do avano da pea no ponto de contato. O corte inicia-se com a espessura mxima da pea e a fora de corte tende a apertar a pea contra a mesa. A maioria das fresadoras trabalha com o avano da mesa baseado em porca/parafuso, que com o tempo e desgaste apresentam uma folga. No movimento concordante esta folga empurrada pelo esforo de corte. Desta forma a mesa pode executar movimentos irregulares que podero prejudicar o acabamento da pea e at mesmo quebrar os dentes da fresa. A imagem f) demonstra a fresagem concordante.

Actividade Experimental
Operaes realizadas: no torno o o o o torneamento roscamento facejamento

na fresadora fresagem

Material a maquinar: varo de alumnio Pea a maquinar:

Procedimento Colocar o varo no torno, sendo segurada em posio pela bucha. Ajuste da velocidade de rotao e a posio de avano do torno, devendo este trabalhar a 875 rpm e com um avano 0.175 mm (C9). Alinhamento da pastilha de corte com o eixo de rotao do torno. Facejamento do varo de forma a garantir um dimetro uniforme. Retirar material (mximo de 1 mm de penetrao por passagem) ao longo de toda a pea (89 mm) at que esta tenha um dimetro 30 mm (tolerncias +0, 0.08)

A partir do extremo, retirar ao longo de 71 mm (com uma penetrao de 2 mm por passagem) at se obter o dimetro de 28.3 mm, de forma a garantir a dimenso correcta da quadra.

Retirar material do extremo da pea ao longo de 18 mm at se obter o dimetro de 11.8mm (para que no haja deformao na crista ao tornear, retirou-se mais 2 dcimos de milmetros da rosca de 12 mm de dimetro mximo)

Rodar o porta ferramentas para um angulo de 9.31 e retirar entre 18 mm e 33 mm at se obter a zona cnica com o dimetro menor de 11.8 mm e dimetro superior de 20 mm.

Substituir o ferro de corte universal por um ferro de forma para criar ao longo dos 3 mm entre a zona cnica e a zona roscada a depresso com dimetro de 8 mm.

Substitui-se o ferro de forma por um ferro com perfil roscado mtrico para se realizar o rosqueamento, tendo para isso de se realizar a operao toda sem se dessincronizar o movimento de avano com o movimento de translao automtico do torno, de forma a que nas diferentes passagens necessrias para se obter a profundidade necessria, no exista nenhum desfasamento entre os canais anteriores e a ferramenta de corte. Atravs de um ferro de corte, sangrar a parte do varo que no necessria (560 rpm). Colocar agora a pea na fresadora, apoiando um lado da pea no cabeote divisor e o outro no suporte. Realiza-se a quadra atravs de uma fresa de corte rasa a 50 rpm desbastando-se numa primeira passagem 2 mm a partir da superfcie da pea, uma segunda passagem a 1.5 mm e uma terceira passagem a 0.8 mm. Sabendo que o cabeote divisor tem uma relao de 40:1 entre o numero de voltas, d-se 10 voltas de forma a rodar a pea 90 para fazer as seguintes faces. Discussao de dados:

http://www.iem.unifei.edu.br/gorgulho/download/Parte_1_Fresamento.pdf http://www.ufrgs.br/gpfai/download/eng03343_16.pdf http://pt.scribd.com/doc/58568798/36/Fresadora-Vertical

S-ar putea să vă placă și