Sunteți pe pagina 1din 10

AULA 6 OSCILOSCPIO O osciloscpio um instrumento que permite observar numa tela plana uma diferena de potencial (ddp) em funo

o do tempo, ou em funo de uma outra ddp. O elemento sensor um feixe de eltrons que, devido ao baixo valor da sua massa e por serem partculas carregadas, podem ser facilmente aceleradas e defletidas pela ao de um campo eltrico ou magntico. A diferena de potencial lida a partir da posio de uma mancha luminosa numa tela retangular graduada. A mancha resulta do impacto do feixe de eltrons num alvo revestido de um material fluorescente. Como muitas grandezas fsicas so medidas atravs de um sinal eltrico, o osciloscpio um instrumento indispensvel em qualquer tipo de laboratrio e em situaes to diversas como o diagnstico mdico, mecnica de automveis, prospeco mineral, etc. O osciloscpio permite obter os valores instantneos de sinais eltricos rpidos, a medio de tenses e correntes eltricas, e ainda freqncias e diferenas de fase de oscilaes. Por este motivo, saber utilizar habilmente o osciloscpio de fundamental importncia na eletrnica, assim sendo, faremos uma breve introduo s funes bsicas do mesmo. Verificao Funcional Execute esta rpida verificao funcional para comprovar que seu instrumento est funcionando corretamente.

1. Ligue o instrumento. Aguarde a confirmao de que todos os auto-testes foram aprovados.

2. Conecte a sonda do osciloscpio ao canal Conecte a ponta da sonda e o fio condutor de referncia aos conectores COMP. de PONTA.

3. Pressione o boto AUTOSET. Dentro de poucos segundos, voc ver uma onda quadrada no display (aproximadamente 5 V a 1 kHz). Repita os passos 2 e 3 para o canal 2.

Operao Bsica O painel frontal dividido em reas funcionais de fcil uso e fcil localizao. Esta seo lhe d uma rpida viso geral dos controles e informaes apresentadas na tela.

rea de Display Alm de exibir formas de onda, o display preenchido com muitos detalhes sobre a forma de onda e os ajustes de controle do instrumento.

1. O display de cone mostra o modo de aquisio. Modo de amostra Modo de deteco de pico Modo de mdia

2. O status de trigger mostra se h uma fonte adequada de trigger ou se a aquisio foi interrompida. 3. O marcador mostra a posio de trigger horizontal. Tambm indica a posio horizontal, uma vez que o controle de Posio Horizontal na realidade move a posio de trigger horizontalmente. 4. O display de posio de trigger mostra a diferena (no tempo) entre a gratcula central e a posio de trigger. A tela central igual a zero. 5. O marcador mostra o nvel de trigger. 6. A leitura mostra o valor numrico do nvel de trigger. 7. O cone mostra a inclinao selecionada de trigger para trigger de borda. 8. A leitura mostra a fonte de trigger utilizada para trigger. 9. A leitura mostra o ajuste de base de tempo da rea da janela. 10. A leitura mostra o ajuste principal de base de tempo. 11. A leitura mostra os fatores de escala vertical dos canais 1 e 2. 12. A rea de display mostra mensagens on-line momentaneamente. 13. Os indicadores na tela mostram os pontos de referncia de terra das formas de onda exibidas. Nenhum indicador indica um canal que no est sendo exibido. Displays de Forma de Onda A obteno de um display de forma de onda depende de muitos ajustes do instrumento. Uma vez obtida uma forma de onda, voc pode fazer suas medidas. Porm a aparncia destas formas de onda tambm fornece informaes-chave sobre a forma de onda. Dependendo do tipo, as formas de onda sero exibidas em trs diferentes estilos: preto, cinza e quebrada.

1. Uma forma de onda em preto slido indica um display de forma de onda ativa. A forma de onda permanece preta quando a aquisio interrompida, se nenhum controle que torne a preciso do display incerta for alterado. A alterao dos controles vertical e horizontal permitida em aquisies interrompidas. 2. Formas de onda de referncia e formas de onda com persistncia aplicada so apresentadas em cinza. 3. Uma aparncia de linha quebrada indica que a preciso do display de forma de onda est incerta. Isto conseqncia de interromper a aquisio e ento alterar um ajuste de controle que o instrumento no pode modificar a forma de onda exibida para correspondncia. Por exemplo, a alterao dos controles de trigger em uma aquisio interrompida causa uma forma de onda com linha quebrada. Controles Verticais CH 1 e CURSOR 1 POSITION. Faz o ajuste vertical do display do canal 1 ou posiciona o cursor 1. CH 2 e CURSOR 2 POSITION. Faz o ajuste vertical do display do canal 2 ou posiciona o cursor 2. MATEM. MENU. Exibe o menu de operaes matemticas da forma de onda. CH 1 e CH 2 MENU. Exibe as selees de menu de entrada de canal e alterna o display de canal entre ligado e desligado. VOLTS/DIV (CH1 e CH 2). Seleciona fatores de escala calibrados. Controles Horizontais

POSITION. Ajusta a posio horizontal de todos os canais. HORIZONTAL MENU. Exibe o menu horizontal. SEC/DIV. Seleciona tempo/div horizontal (fator de escala) para a base de tempo principal e a rea da Janela.

Controles de Trigger NVEL e HOLDOFF. Este controle tem dupla finalidade que definida no sistema do Menu Horizontal. Similar a um controle de nvel de trigger, ele estabelece o nvel de amplitude que o sinal deve atravessar para causar uma aquisio. Similar a um controle de interrupo, ele estabelece a quantidade de tempo antes que outro evento de trigger possa ser aceito. TRIGGER MENU. Exibe o menu de trigger. NVEL A 50%. O nvel de trigger ajustado a 50% do nvel de sinal. FORCE TRIGGER. Inicia uma aquisio independente de um sinal adequado de trigger. VISUALlZ. de TRIGGER. Exibe a forma de onda de trigger em vez da forma de onda do canal enquanto o boto VISUALlZ. de TRIGGER mantido pressionado. Botes de Controle

GRAVAR/RESTAURAR. Exibe o menu gravar/restaurar para configuraes e formas de onda. MEDIDAS. Exibe o menu de medies automatizadas. AQUISIO. Exibe o menu de aquisio. DISPLAY. Exibe o menu de tipo de display. CURSORES. Exibe o menu de cursor. Os controles de Posio Vertical ajustam a posio do cursor exibindo ao mesmo tempo o menu de cursores. Os cursores permanecem exibidos (a menos que desligados) aps ter sado do menu de cursor, porm no so ajustveis. UTILITRIOS. Exibe os menus de utilitrios. AUTOSET. Ajusta automaticamente os controles do instrumento para produzir um display utilizvel do sinal de entrada. IMPRESSO. Inicia operaes de impresso. Um mdulo de extenso com uma porta Centronics ou RS-232 exigido. RUN/STOP. Inicia e interrompe a aquisio de forma de onda.

Conectores

COMP. de PONTA. Aterramento e sada de compensao de sonda de tenso. Use-o para corresponder eletricamente a sonda ao circuito de entrada. CH 1 e CH 2. Conectores de entrada para display de forma de onda. TRIG. EXTERNO. Conector de entrada para uma fonte externa de trigger. Use o menu de trigger para selecionar a fonte de trigger. Algumas operaes em maiores detalhes: Autoset O recurso Autoset ajusta automaticamente os controles para produzir um display utilizvel do sinal de entrada. Ao pressionar AUTOSET ajusta ou estabelece cada um dos itens relacionados a seguir. Funo Modo de aquisio Acoplamento vertical VOLTS/DIV vertical Largura de banda Posio horizontal SECIDIV horizontal Tipo de trigger Fonte de trigger Acoplamento de trigger Declividade de trigger Interrupo de trigger Nvel de trigger Formato do display Modo de trigger Medida Pressione o boto MEDIDAS para acessar as capacitaes de medio automatizada. H cinco medidas disponveis e a capacidade para exibir at quatro por vez. Com Fonte realada, voc define o canal no qual voc deseja que a medida seja executada. Definio Amostra CC (se Terra tiver sido selecionado) Ajustado Completa Centrada Ajustado Borda Canal de nmero mais baixo exibido Ajustado para CC, Rejeio de rudo, Rejeio de Alta-freqncia Subindo Mnima Estabelecido a 50% VT Auto

Menu Origem

Definies

CH1 CH2

Comentrios Com Origem realada, selecione o canal para ser medido. Selecione um canal para a medida. Se a fonte selecionada (canal) no for exibida, ser exibido CHx Off.

Com o menu de Medida exibido e Tipo realado, voc define a estrutura de menu ao selecionar o tipo de medida a ser exibido em cada um dos locais de menu disponveis. Menu Tipo Definies Comentrios Com Tipo realado, selecione o tipo de medida a ser exibido prximo ao boto de menu em tela. Seleciona o tipo de medida a ser exibido em cada local de menu. Selecione Nenhum para parar e remover.

RMS Mdio Perodo Pico a Pico Freqncia Nenhum Pontos-Chave

Medidas Adquiridas. Voc pode exibir at quatro medidas automatizadas por vez para uma nica forma de onda (ou divididas entre as duas formas de onda). O canal de forma de onda deve estar ativo (exibido) para executar uma medida. Medidas automatizadas no podem ser executadas em formas de ondas matemticas ou de referncia ou enquanto estiver utilizando o modo XY. Tipo de Medida RMS Mdio Perodo Pico a Pico Freqncia Trigger Dois tipos de trigger esto disponveis: borda e vdeo. Um conjunto diferente de menus exibido para cada tipo de trigger. Trigger de Borda Use o trigger de Borda para um trigger na borda do sinal de entrada no limiar de trigger. Definio Fornece uma medida RMS verdadeira de um ciclo completo da forma de onda. Fornece a mdia aritmtica de tenso sobre todo o registro. Fornece o tempo para um ciclo. Fornece a diferena absoluta entre os picos mximos e mnimos da forma de onda inteira. Fornece a freqncia da forma de onda.

Menu Borda

Definies

Inclinao Origem

Modo

Acoplam.

Subida Descida CH1 CH2 Externo Ext/5 Linha Auto Seleciona o tipo de trigger. Normal Disparo nico CA Seleciona os componentes do sinal de CC trigger aplicados ao circuito de trigger. Rej. de Rudo Rej.AF Rej. BF

Comentrios Com Borda realada, a borda de subida ou queda do sinal de entrada utilizada para o trigger. Seleciona para trigger na borda de queda ou de subida do sinal. Seleciona a fonte de entrada como o sinal de trigger.

Pontos-Chave Modo Auto e Normal. Use o modo de trigger Normal para executar um trigger somente num trigger vlido. Use o modo de trigger Automtico para deixar a aquisio executar livremente na ausncia de um trigger vlido. O modo Auto permite uma forma de onda de anlise, sem trigger em 100 ms/div ou definies de base de tempo mais lentas. Modo nico. Use o modo de trigger nico para capturar uma nica aquisio de um evento. O contedo de uma seqncia de aquisio nica depende do modo de aquisio. Modo de Aquisio Deteco de Pico ou Amostra Mdia Seqncia de Aquisio nica A seqncia est completa quando uma aquisio obtida. A seqncia est completa quando alcanado o nmero de aquisies definido.

Fonte de Linha CA. A fonte de trigger de Linha CA utiliza o sinal de potncia como a fonte de trigger. O acoplamento de trigger estabelecido a CC e o nvel de trigger a 0 volts. Acoplam. O acoplamento permite filtrar o sinal de trigger utilizado para o trigger de uma aquisio. CA bloqueia o componente de CC. CC passa todos os componentes do sinal. Rej. de Rudo passa todos os componentes do sinal, mas aumenta o sinal de pico-a-pico

exigido. Rej. AF atenua os componentes de alta-freqncia acima de 80 kHz.

Rej. BF bloqueia o componente de CC e atenua os componentes de baixa-freqncia

abaixo de 30 kHz. Pr-trigger. A posio de trigger tipicamente estabelecida no centro horizontal da tela. Neste caso, voc pode ver cinco divises de informaes pr-trigger. O ajuste da Posio Horizontal da forma de onda permite-lhe ver mais ou menos informaes pr-trigger. Viso de Trigger. Ao pressionar VISUALIZ de TRIGGER exibida a forma de onda de trigger at que o boto seja liberado. Ao exibir a aquisio de trigger, todos os botes do painel frontal so desativados, exceto IMPRESSO. Trigger de Vdeo Selecione trigger de vdeo para trigger em campos ou linhas de um sinal de vdeo padro NTSC, PAL ou SECAM. Menu Vdeo Definies Comentrios Com Vdeo realado, o trigger ocorre em um sinal de vdeo padro NTSC, PAL ou SECAM. Acoplamento de trigger preestabelecido a CA. Triggers Normais na borda negativa do pulso de sincronizao e triggers Invertidos na borda positiva do pulso de sincronizao. Seleciona a fonte de entrada como o sinal de trigger. Externo e Ext/5 utilizam o sinal aplicado ao conector TRIG. EXTERNO como a fonte. Seleciona o trigger em campos ou linhas.

Polaridade

Normal Invertida

Origem

CH1 CH2 Externo Ext/5

Sincronizao Linha Campo Pontos-Chave

Pulsos de Sincronizao. Ao selecionar Polaridade Normal, o trigger sempre ocorre em pulsos de sincronizao negativos de envio. Se o seu sinal de vdeo tiver pulsos de sincronizao positivos de envio, use a seleo Polaridade Invertida. Vertical Voc pode usar os controles verticais para exibir formas de onda, ajustar posio e escala vertical e estabelecer parmetros de entrada.

Menu Vertical do Canal 1 ou Canal 2 O menu vertical contm os seguintes itens para o canal 1 ou canal 2. Cada item estabelecido individualmente para cada canal. Menu Acoplam. Definies CC CA Terra 20 MHz DESL Grosso Fino Comentrios

Limite LB Ganho Varivel

Ponta de Prova

1X 10X 100X 1000X

Limita a largura de banda para minimizar o rudo de trigger. Seleciona a resoluo do boto Volts/Div. Grosso define uma seqncia de 1-2-5. Fino altera a resoluo de pequenos passos entre as definies de grossa. Defina para corresponder ao fator de atenuao de sua sonda para que a leitura da escala vertical seja correta.

Pontos-Chave Acoplamento GND. Use acoplamento Terra para exibir uma forma de onda de zero-volt. Quando voc usa o acoplamento Terra, o conector BNC de entrada desconectado dos circuitos internos. Internamente, a entrada de canal conectada a um nvel de referncia de zero-volt. Resoluo Fina. A leitura da escala vertical exibe a definio real de Volts/Div enquanto em definio de resoluo fina. A alterao da definio para grossa no altera a escala vertical at que o controle VOLTS/DIV seja ajustado. Forma de onda desl. Para remover uma forma de onda do display, pressione o boto CH 1 MENU ou CH 2 MENU para exibir o menu vertical. Pressione o boto de menu novamente para desligar a forma de onda. Um canal de entrada ainda pode ser utilizado como uma fonte de trigger ou para displays matemticos quando desligado. Bibliografia TDS 210 & TDS 220 : OSCILOSCPIOS DIGITAIS DE TEMPO REAL. Manual do Usurio. Wilsonville: Tektronik. BERTULANI, Carlos. O osciloscpio. Rio de Janeiro. Disponvel em: < http://www.if.ufrj.br/teaching/oscilo/intro.html>. Acesso em: 26 out. 2007.

S-ar putea să vă placă și