Sunteți pe pagina 1din 14

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

Estrutura do Balano Patrimonial

Lucas Guerra

So Paulo 2012

1. INTRODUO

Balano Patrimonial a demonstrao contbil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posio patrimonial e financeira da Entidade. No balano patrimonial, as contas devero ser classificadas segundo os elementos do patrimnio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a anlise da situao financeira da empresa.

Conforme Lei 6.404/76 (artigos 176 a 182 e artigo 187) e NBC T.3, o Balano Patrimonial constitudo pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimnio Lquido. O Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicaes de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefcios econmicos futuros, originados de eventos ocorridos. O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigaes para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigiro ativos para a sua liquidao. O Patrimnio Lquido compreende os recursos prprios da Entidade, e seu valor a diferena positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo. Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo, o resultado denominado Passivo a Descoberto. Portanto, a expresso Patrimnio Lquido deve ser substituda por Passivo a Descoberto. 2. ATIVO CIRCULANTE O ativo circulante abrange valores realizveis no exerccio social

subsequente. Assim, por exemplo, uma empresa cujo exerccio social encerre em 31 de dezembro, ao realizar o encerramento do exerccio de 31 de dezembro de 2011, dever classificar no Ativo Circulante todos os valores realizveis at 31 de dezembro de 2012.

Na empresa cujo ciclo operacional tiver durao maior que o exerccio social, a classificao no circulante ou longo prazo ter por base o prazo deste ciclo. Raramente, porm, usada esta classificao mais extensa, de forma que, como

padro, pode-se adotar a classificao das contas como circulante se forem realizveis ou exigveis no prazo de 1 (um) ano. 3. ATIVO NO CIRCULANTE So includos neste grupo todos os bens de permanncia duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

O Ativo No Circulante ser composto dos seguintes subgrupos: Ativo realizvel em longo prazo Investimentos Imobilizado Intangvel

3.1.

Ativo realizvel em longo prazo

De uma forma geral, so classificveis no Realizvel em longo prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realizao certa ou provvel aps o trmino do exerccio seguinte, o que, normalmente, significa realizao num prazo superior a um ano a partir do prprio balano.

As despesas apropriveis aps o exerccio seguinte tambm so classificadas no Ativo Realizvel em longo prazo.

Os direitos no derivados de vendas, e adiantamentos ou emprstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que no constiturem negcios usuais na explorao do objeto da empresa, sero classificados no Ativo Realizvel em longo prazo.

3.2.

Investimentos

No subgrupo Investimentos do Ativo No Circulante devem ser classificadas as participaes societrias permanentes, assim entendidas as importncias
3

aplicadas na aquisio de aes e outros ttulos de participao societria, com a inteno de mant-las em carter permanente, seja para se obter o controle societrio, seja por interesses econmicos, entre eles, como fonte permanente de renda.

3.3.

Imobilizado

O Ativo Imobilizado formado pelo conjunto de bens e direitos necessrios manuteno das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangvel (edifcios, mquinas, etc.). O imobilizado abrange, tambm, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

3.4.

Intangvel

Os ativos intangveis compreendem o leque de bens incorpreos destinados manuteno da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comrcio adquirido. Trata-se de um desmembramento do ativo imobilizado, que, a partir da vigncia da Lei 11.638/2007, ou seja, a partir de 01.01.2008, passa a contar apenas com bens corpreos de uso permanente.

Como exemplos de intangveis, os direitos de explorao de servios pblicos mediante concesso ou permisso do Poder Pblico, marcas e patentes, softwares e o fundo de comrcio adquirido. 4. PASSIVO CIRCULANTE Neste grupo so escrituradas as obrigaes da entidade, inclusive

financiamentos para aquisio de direitos do ativo no-circulante, quando se vencerem no exerccio seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter durao maior que a do exerccio social, a concepo ter por base o prazo desse ciclo.

5. PASSIVO NO CIRCULANTE

Neste

grupo

so

escrituradas

as

obrigaes

da

entidade,

inclusive

financiamentos para aquisio de direitos do ativo no-circulante, quando se vencerem aps o exerccio seguinte. No caso de o ciclo operacional da empresa ter durao maior que a do exerccio social, a concepo ter por base o prazo desse ciclo. 6. PATRIMNIO LQUIDO a diferena entre o valor dos ativos e dos passivos. constitudo por Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliao Patrimonial, Reservas de Lucros, Aes em Tesouraria e Prejuzos Acumulados.

7. AGRUPAMENTO Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a sua natureza e nunca devem ultrapassar, no total, um dcimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilizao de ttulos genricos como "diversas contas" ou "contas correntes". 8. PROCEDIMENTOS PARA ELABORAO DO BALANO Ao trmino do exerccio, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificao, com o objetivo de conhecer os saldos das contas do razo e conferir sua exatido. No balancete so relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus dbitos, crditos e saldos. As contas do balancete, no fim do exerccio, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimnio, naquela data, nem as variaes patrimoniais do exerccio, porque os registros contbeis no acompanham a dinmica patrimonial no mesmo ritmo em que ela se desenvolve.

Desta forma, muitos dos componentes patrimoniais aumentam ou diminuem de valor, sem que a contabilidade registre tais variaes, bem como muitas das receitas e despesas, recebidas ou pagas durante o exerccio, no correspondem realmente aos ingressos e ao custo do perodo. Da a necessidade de se proceder ao ajuste das contas patrimoniais e de resultado, na data do levantamento do balano, para que elas representem, em realidade, os componentes do patrimnio nessa data, bem como suas variaes no exerccio. 9. CONCILIAES DOS SALDOS CONTBEIS A conciliao consiste, basicamente, na comparao do saldo de uma conta com uma informao externa contabilidade, de maneira que se possa ter certeza quanto exatido do saldo em anlise. As fontes de informaes mais usuais para verificao dos registros contbeis so os livros fiscais, os extratos bancrios, as posies de financiamentos e carteiras de cobranas, as folhas de pagamento, os controles de caixa, etc. 10. AJUSTES E RECLASSIFICAES PATRIMONIAIS Para elaborao do balano devem ser efetuados vrios ajustes e

reclassificaes nas contas patrimoniais, entre os mais comuns so: 1 na data da elaborao do balano (geralmente 31 de dezembro), prepara-se o balancete de verificao, da mesma forma ao que se faz mensalmente; 2 confronta-se o saldo de cada conta do razo com os livros auxiliares tais como: livro caixa, contas correntes, registro de duplicatas, fichas de estoques de mercadorias, fichas de controle do ativo imobilizado; 3 elabora-se o inventrio dos materiais, de mercadorias, dos produtos manufaturados, dos produtos em elaborao, dos mveis e utenslios, das mquinas e equipamentos, das duplicatas a receber e a pagar, dos devedores e credores em

contas correntes, e de outros componentes patrimoniais suscetveis de serem inventariados; 4 aps elaborar o inventrio, confrontam-se seus totais com os saldos das respectivas contas e dos registros especficos de cada bem. Caso sejam constatadas divergncias, e apuradas suas causas, deve-se proceder aos ajustes; 5 efetua-se os clculos de depreciao dos bens, procedendo-se aos respectivos lanamentos. Nas empresas que apuram custos mensais, as depreciaes so apropriadas mensalmente; 6 procede-se regularizao das contas de despesas dos exerccios seguintes (seguros a apropriar, assinaturas de peridicos, etc.) 7 apura-se o resultado da conta de mercadorias, transferindo-o para a conta de resultados; 8 ajusta-se outras contas patrimoniais, como os investimentos (clculo da Equivalncia Patrimonial), transferncia das parcelas a vencer no exerccio seguinte do passivo no circulante para o circulante, variaes cambiais e monetrias sobre os valores a receber e pagar (do tipo emprstimos bancrios), apropriao dos juros sobre aplicaes financeiras, etc. 11. CLCULO DAS PARTICIPAES NO RESULTADO Algumas empresas destinam parte de seus lucros aos empregados, aos administradores, aos detentores de partes beneficirias. Tais valores devem ser contabilizados no encerramento do exerccio. 12. PROVISO DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO Calcula-se a proviso para o Imposto de Renda e a Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, de acordo com as normas tributrias vigentes, fazendo-se a respectiva contabilizao.

13. LANAMENTOS DE ENCERRAMENTO DO EXERCCIO Para apurao do resultado do exerccio, faz-se os lanamentos de encerramento, debitando-se as contas de receitas e creditando-se uma conta transitria, chamada de apurao do resultado do exerccio. O inverso efetuado nas contas de despesas e custos, debitando-se a conta apurao do resultado do exerccio e creditando-se as contas de custos ou despesas. Exemplo: Conta Receitas de Vendas de Mercadorias Receitas Financeiras Resultado da Venda de Bens do Imobilizado Apurao do Resultado do Exerccio Dbito 1.500.000,00 50.000,00 15.000,00 1.565.000,00 Crdito

Conta Apurao do Resultado do Exerccio ICMS sobre Vendas PIS e COFINS sobre Vendas Custo das Mercadorias Vendidas Folha de Pagamento Encargos Sociais e Trabalhistas Despesas Financeiras Despesas Tributrias

Dbito 1.406.122,00

Crdito

120.000,00 54.750,00 720.000,00 155.000,00 60.450,00 79.000,00 54.000,00


8

Aluguel e Manuteno Despesas de Veculos Despesas de Escritrio Proviso para Imposto de Renda Proviso para Contribuio Social

50.000,00 40.000,00 19.000,00 34.770,00 19.152,00

O saldo da conta Apurao do Resultado do Exerccio ser ento transferida para a conta do Patrimnio Lquido. No exemplo acima, o lanamento seria: D Apurao do Resultado do Exerccio (conta transitria de Resultado) C Lucros Acumulados (Patrimnio Lquido)

R$ 158.878,00 Aps essas operaes, esto encerradas as contas de resultado, restando somente as contas patrimoniais. 14. CLASSIFICAO DAS CONTAS PATRIMONIAIS Aps os ajustes mencionados anteriormente, as contas remanescentes so apenas as contas patrimoniais, que devem ser separadas e classificadas em grupos para elaborao do balano patrimonial, sendo que o saldo do ativo deve ser igual ao do passivo, da seguinte forma: a) no ativo, as contas sero dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: - Ativo Circulante; - Ativo No-Circulante, este composto por ativo realizvel a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangvel. Base: MP 449/2008 (convertida na Lei 11.941/2009), art. 36. Nota: at 04.12.2008, as contas do ativo eram classificadas em:
9

- Ativo Circulante; - Ativo Realizvel a Longo Prazo; - Ativo Permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado, ativo intangvel e ativo diferido. b) no passivo, as contas sero dispostas e sero classificadas nos seguintes grupos: - Passivo Circulante; - Passivo No-Circulante e - Patrimnio Lquido, este dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados. Base: MP 449/2008 (convertida na Lei 11.941/2009), art. 36. Nota: at 04.12.2008, as contas do passivo eram classificadas em: - Passivo Circulante; - Passivo Exigvel a Longo Prazo; - Resultados de Exerccios Futuros; - Patrimnio Lquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliao patrimonial, reservas de lucros, aes em tesouraria e prejuzos acumulados.

10

15. DEMONSTRATIVO GRFICO Para exerccios encerrados a partir de 04/12/2008: ATIVO PASSIVO

CIRCULANTE NO CIRCULANTE REALIZVEL A LONGO PRAZO INVESTIMENTOS IMOBILIZADO INTANGVEL

CIRCULANTE NO CIRCULANTE PATRIMNIO LQUIDO

Para exerccios encerrados at 04/12/2008:

ATIVO

PASSIVO

CIRCULANTE

CIRCULANTE

REALIZVEL A LONGO PRAZO PERMANENTE

EXIGVEL A LONGO PRAZO RESULTADO FUTUROS DE EXERCCIOS

PATRIMNIO LQUIDO
11

16. DESTINAO DO RESULTADO Por determinao contratual, legal ou estatutria, podem ser necessrias a formao de reservas de lucros especficas, como para as Sociedades Annimas, que devem constituir a Reserva Legal (5% sobre o lucro lquido do exerccio nas condies do art. 193 da Lei das S/A). Neste caso, o lanamento seria: D Lucros Acumulados (Patrimnio Lquido)

C Reserva Legal (Patrimnio Lquido) Os saldos de lucros acumulados precisam ser totalmente destinados por proposta da administrao da companhia no pressuposto de sua aprovao pela assemblia geral ordinria. Observe-se que a obrigao de essa conta no conter saldo aplica-se unicamente s sociedades por aes. 17. PREJUZO DO EXERCCIO Na hiptese de ocorrer prejuzo no exerccio, tal valor deve ser transferido para reservas de lucros existentes. Se tais no existirem, ou forem insuficientes, o valor no compensado dever ser mantido em conta de Prejuzos Acumulados, at sua futura absoro por lucros, reservas de capital ou mesmo pela reduo do Capital Social. Exemplo: Absoro de R$ 20.000,00 de prejuzo do exerccio pela Reserva Legal: D C Reserva Prejuzos Legal Acumulados (Patrimnio (Patrimnio Lquido) Lquido)

R$ 20.000,00

12

18. TRANSCRIO DO BALANO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAO DE RESULTADOS Aps ter efetuado todos os lanamentos de encerramento do exerccio, no livro dirio, devem ser transcritos tambm o balano patrimonial e a demonstrao do resultado do exerccio, alm da demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados, com a data e assinatura dos administradores e do responsvel pela contabilidade, com respectivo CRC. Observar que, no caso de S/A, h necessidade de publicao das respectivas demonstraes, conforme Lei 6.404/76, alm das demonstraes de lucros ou prejuzos acumulados, do fluxo de caixa e do valor adicionado. 19. COMPANHIAS ABERTAS

As demonstraes financeiras das companhias abertas observaro, ainda, as normas expedidas pela Comisso de Valores Mobilirios e sero obrigatoriamente submetidas a auditoria por auditores independentes nela registrados ( 3 do artigo 177 da Lei 6.404/76).

13

20. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/balancopatrimonial.htm <Acessado em 21/05/2012>

2. http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/clientes/comercial/balancopatrim onial.html <Acessado em 21/05/2012>

14

S-ar putea să vă placă și