Sunteți pe pagina 1din 12

As veias, em ltima anlise, tem a funo de conduzir o sangue de retorno ao corao.

Quando algumas delas se dilatam e se tornam tortuosas, esse trabalho prejudicado e, aparecem as varizes, s quais alm do aspecto anti-esttico, podem causar sintomas e complicaes. Vrios locais do organismo podem apresentar varizes, como a regio testicular varicocele, o orifcio retal hemorroidas e o baixo ventre varizes plvicas; mas, indiscutivelmente nos membros inferiores sua maior incidncia. Essa doena muito importante pela grande frequncia na populao cerca de 30% particularmente no sexo feminino (provavelmente por razes hormonais) em sua fase de vida mais produtiva. Estima-se que aproximadamente 70% das mulheres com mais de 30 anos, apresentem varizes. Na maioria das vezes, essa doena tem carter hereditrio, originada por uma fraqueza estrutural na parede das veias so as chamadas varizes primrias ou essenciais. H entretanto casos mais raros de varizes secundrias outras doenas como as flebites, malformaes vasculares e fstulas arteriovenosas. Tambm relacionados sua gnese ou ao seu agravamento, esto outros fatores, ditos contribuintes, como:

Hormnios
comum observarmos o aparecimento ou piora com o uso de plulas anticoncepcionais, durante as menstruaes e gravidez, bem com durante a reposio hormonal pos menopausa.

Profisso
A longa permanncia de p parado, ou sentado com as pernas pendentes, como solicitado por exemplo dos garons, dentistas, barbeiros, secretrias, balconistas, cirurgies e donas-de-casa, interperem por acrescentar tarefa adicional s veias. Estas tem que vencer a fora da gravidade, para exercer sua funo.

Outros
Tais como a obesidade, o sedentarismo, tosse crnica e priso de ventres. Alm do aspecto anti-esttico, as varizes podem causar sintomas desagradveis como: sensao de peso, dor, queimao, formigamento, caimbras~; bem como em fases mais avanadas, complicaes, como: inchao, manchas escuras na pele, flebites e at feridas de difcil cicatrizao. Assim, observamos preocupao em sconderas pernas, incapacidade para realizar tarefas habituais, incmodos especialmente durante longas viagens e afltas ao trabalho, mais frequentes na fase menstrual, apenas para citar alguns dos inconvenientes.

Por isso, no apenas para o embelezamento, mas tambm para manter a saude das pernas, fundamental o tratamento! Este, quanto mais precoce for seu incio, mais rpidos e estticos sero seus resultados. Toda variz deve ser combatida! Varia apenas o tipo de conduta mais adequada para cada caso, o que depende do calibre, quantidade e localizao das veias acometidas. importante salientar tambm que, quando falamos em tratamento, no estamos nos referindo erradicao definitiva, por toda a vida do problema e sim, ao desaparecimento das varizes que estiverem presentes no momento em questo. Assim, nada impede que a pessoa reapresente varizes posteriormente e, necessite trata-las novamente. So novas varizes que apareceram e no as mesmas que voltaram, como se costuma ouvir com certa frequncia. Existem basicamente tres tipos de tratamentos disponveis, no raramente sendo necessrio utilizar mais de um ou todos, no mesmo paciente. O mais comum a escleroterapia, ou seja, a injeo de medicamentos no local, atravs de diminutas agulhas. Est indicado para as pequenas veias dilatadas da pele, tambm chamadas de aranhas, vasinhos, varcolas ou telangectasias. Alm de no interferir com as atividades costumeiras (no requer repouso aps as aplicaes), indolor, no causa reaes colaterais, praticamente isenta de complicaes e eficaz, desde que realizada por profissional capaz e habilitado o Angiologista. Ultimamente tem sido divulgadas outras formas de escleroterapia, como por exemplo, atravs dos raios laser. Esta modalidade tem se difundido mais entre mdicos de outras especialidades, como Dermatologistas. Poucos angiologistas o utilizam, por alguns inconvenientes: Inexistem trabalhos cientficos respaldados, que relatem resultados a longo prazo, posto que mtodo relativamente recente. No pode ser usado em todos os pacientes, por exemplo nos indivduos de pele escura; tartamento de alto custo, os pacientes referem dor (queimadura) durante a aplicao e, manchas claras e atrofia da pele. bom deixar claro, ao contrrio do que muitos pensam, o tratamento pelos raios laser preconizado para substituir a escleroterapia e, nada tem a ver com o tratamento cirrgico. A cirurgia remove veias maiores, que no devem (e no podem) ser tratadas pela escleroterapia, sob o risco de no ser eficaz e poder levar a complicaes como as flebites e at mesmo a embolia pulmonar. O especialista pelo exame fsico ou com a ajuda da Dopplerometria, capaz de reconhecer este tipo de varizes.O aspectopositivo aqui, que hoje em dia, na grande maioria dos casos esse tratamento pode ser realizado sob anestesia local e atravs de micro-cortes, que no necessitam de pontos para o fechamento da pele, melhorando muito o resultado esttico e reduzindo praticamente a zero os riscos e complicaes da operao. Por ltimo, mas no menos importante, temos o tratamento clnico, atrvs de medidas gerais e medicamentos, que embora no cure, alivia os sintoomas e previne o

agravamento da doena. Portanto, quase sempre usado, ou associado escleroterapia e cirurgia. Como medidas gerais, devemos combater os fatores contribuintes citados no incio. Assim, evitar o ortostatismo prolongado, dando ao menos pequenas caminhadas, sempre que a ocasio permitir durante o trabalho e, fazendo repouso com as extremidades elevadas, ao sentar para ler, assistir TV, costurar, ou mesmo durante o sono. Tambm devemos combater o sedentarismo, praticando regularmente exerccios fsicos, pois estes favorecem a circulao. Caminhar, correr, hidroginstica, natao e ciclismo, bem como quase todos os tipos de exerccios so benficos. O remo, o halterofilismo, bem como qualquer tipo de esforo brusco e violento deve ser evitado. Aqui no se inclue a ginstica com pesos e em aparelhos, que tambm podem ser realizadas, desde que sob superviso adequada. O uso de saltos altos, de base larga, da mesma forma que o subir e descer escadas, beneficia o paciente, pois aumentam a atividade das batatas das pernas, muito ao contrrio do que costumeiramente se fala. Deve-se combater a obesidade, restringir ao necessrio o uso de hormnios, bem com tratar outras doenas que porventura possam estar associadas. O uso de medicamentos especficos, os chamados flebotrpicos, til para aliviar sintomas e minimizar complicaes, devendo ser prescritos em associao aos outros mtodos descritos. Para finalizar, consideramos fundamental o uso de meias elsticas no tratamento clnico das varizes.No entanto, preciso conhecer o momento adequado de iniciar seu uso, bem como o tipo indicado (tamanho e compresso), para cada caso. O especialista deve ser consultado, pois a utilizao de forma incorreta pode ser prejudicial. De qualquer forma, o momento ideal para cala-las, imediatamente aps repouso com elevao das pernas. No se deve por exemplo, passar o dia em atividade e noite cala-las para viajar, ou muito menos para dormir!

COMO SE FORMAM AS VARIZES?

As varizes se constituem num dos problemas mais antigos do ser humano.

O sangue bombeado pelo corao para dentro das artrias que, por sua vez, levam este sangue para todas as partes de nosso corpo. Todas as clulas de nosso organismo so nutridas por este sangue. J as veias tm como funo drenar o sangue de volta para o corao. Este caminho que o sangue percorre desde a sua sada do corao pelas artrias at o seu retorno pelas veias para o corao recebe o nome de CIRCULAO. Andar sobre as duas pernas criou um srio problema para a circulao: o corao fica bem distante dos ps e das pernas. O sangue desce muito facilmente do corao at as pernas e os ps, atravs das artrias. Mas precisa desenvolver esforo muito grande para voltar dos ps e pernas at o corao. E este esforo desenvolvido contra a fora da gravidade. Esta tarefa de retorno venoso executada pela veias. Por isto a natureza lana mo de alguns mecanismos para facilitar o retorno do sangue das pernas at o corao:

Vlvulas venosas
A natureza municiou as veias dos membros inferiores com estruturas muito delicadas, porm resistentes, chamadas de vlvulas venosas. Estas vlvulas servem para direcionar o sangue para cima. E este trabalho tem que ser feito permanentemente, por anos e anos. Na pessoa normal a vlvula se abre para o sangue passar e se fecha para no permitir que o sangue retorne. Esta atividade se torna mais fcil quando estamos deitados ou com as pernas elevadas. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, vris fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas vlvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditrios, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias comeam a apresentar dilatao e as vlvulas no se fecham mais de forma eficiente. A partir da o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatao e mais refluxo. Esta dilatao anormal das veias leva formao das varizes. Algumas pessoas tm veias mais fracas e menos resistentes a este trabalho contnuo de promover o retorno venoso. Esta caracterstica tem um importante componente hereditrio. Por esta razo existem muitas pessoas com varizes dentro de uma mesma famlia

A bomba plantar
Cada vez que pisamos o sangue acumulado nos ps bombeado para cima. Por isto to importante caminhar.

A bomba muscular da panturrilha


A contrao dos msculos da batata da perna tambm serve de bomba para o retorno venoso. Mais uma vez se confirma a importncia de andar. preciso que estes mecanismos que ajudam no retorno venoso funcionem perfeitamente; o mau funcionamento das vlvulas venosas est entre as principais causas para a formao das varizes.

COMPLICAES DAS VARIZES

O sangue que bombeado pelo corao para todo o corpo rico em oxignio e nutrientes. O oxignio e os nutrientes so utilizados por todas as clulas do nosso organismo, e o sangue que volta pelas veias para o corao pobre em oxignio e em nutrientes. Quando temos VARIZES este sangue tende a ficar represado nas pernas. Em consequncia, com o passar do tempo, os tecidos das pernas passam a ser menos oxigenados e menos nutridos. Quando no tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver severas complicaes.

Entre estas podemos citar:


Eczema geralmente se inicia com prurido (coceira) Dermatite Flebite e trombose flebite significa inflamao da veia. Varicoflebite consiste na inflamao da varizes. Esta inflamao pode vir acompanhada da formao de trombo decorrente do sangue que coagula. Esta trombose superficial pode progredir para as veias profundas e aumentar o risco de embolia pulmonar. Pigmentao e escurecimento da pele Hemorragias a pele e a parede das varizes muitas vezes ficam to finas que facilmente se rompem. Quando isto acontece pode ocorrer uma importante perda de sangue. Este episdio chamado de varicorragia (hemorragia proveniente de varizes). lceras a complicao mais temida pela populao a formao de feridas nas pernas denominadas lceras. No incio cicatrizam com certa facilidade mas, com o tempo e se tratadas de forma indevida, vo se tornando mais complexas. Como existem vrios tipos de lceras ns pernas, importante o acompanhamento de uma especialista.

Quando isto ocorrer, procure deitar-se, elevar a perna e colocar bandagens compressivas sobre o local. Feito isto, procure imediatamente o seu mdico.

QUEM TEM VARIZES?

Nem todo mundo tem varizes. Calcula-se que 18% da populao adulta tem varizes. S no Brasil estima-se que mais de vinte milhes de pessoas carregam esta doena. E, dessas pessoas, as maiores vtimas so as mulheres por causa dos hormnios femininos principalmente a progesterona que favorece a dilatao das veias. Agora, o principal fator de risco para se ter varizes a presena desta doena na famlia: a hereditariedade. Veja agora outros fatores que contribuem para faforecer o aparecimento das varizes ou agravar as varizes de quem j as tem:

Idade
Costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem ir piorando com o passar os anos. pouco freqente antes dos 30 anos. Entretanto, as microvarizes ou aranhas vasculares, tambm chamadas de vasos, podem aparecer em pessoas bem mais jovens.

Sexo
As mulheres so mais propensas do que os homens;fatores hormonais da gestao, menstruao e menopausa parecem ter relao com a maior facilidade de dilatao das veias;alguns pesquisadores relatam que as terapias de reposio hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes. Histria Familiar se h uma incidncia de varizes na famlia, a sua chance de ter a doena ser maior. Obesidade o sobrepeso aumenta a presso sobre as veias e dificulta o retorno venoso. Traumatismo nas pernas

Temperatura
Exposio ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatao das veias.No toa que a incidncia de varizes um pouco menor nos pases mais frios. Portanto, cuidado com a exposio excessiva ao calor do sol, das saunas, dos fornos, etc.

Tabagismo
Pesquisas revelam que a parede das veias tambm sofre as agresses das substncias contidas nos cigarros

Gravidez
Durante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias. Aumenta tambm a quantidade de progesterona, aquele hormnio que dilata as veias. Outro fato que acontece na gestao: o tero vai aumentando de tamanho e vai comprimindo as veias do abdmen e da regio plvica da mulher, colocando assim um obstculo para a subida do sangue das pernas para o corao. As varizes que aparecem durante a primeira gravidez frquentemente desaparecem aps o parto. J aquelas que surgem a partir da segunda gestao costumam permanecer aps o nascimento do beb.

Sedentarismo
O movimento das pernas muito importante para bombear o sangue das veias. Portanto, ficar muito tempo sentado ou em p parado muito ruim para o trabalho das veias. Os exerccios e o combate ao sedentarismo so muito importantes para a circulao corporal. Portanto, muito cuidado com os trabalhos em que somos obrigados a ficar parados muito tempo.

Plulas anticoncepcionais e reposio hormonal


Mais uma vez encontramos o problema dos hormnios atrapalhando as veias da perna. Alguns pesquisadores j responsabilizam os hormnios anticoncepcionais pelo aparecimento de varizes em mulheres jovens. O Frum da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (www.sbacv-nac.org.br) adverte inclusive para os cuidados que devem ser tomados com os remdios usados para a teraputica de reposio hormonal Fonte: www.varizes.org.br
Varizes

Varizes so veias que se dilataram e ficaram tortuosas. Elas podem se apresentar em diversas formas: apenas como minsculas linhas avermelhadas serpentinosas (telangiectasias), ou mais calibrosas azuladas (varizes de mdio calibre) ou ainda com ndulos que saltam o plano da pele (varizes de grosso calibre). Normalmente, acometem bem mais s mulheres, devido influncia dos hormnios sexuais femininos, gravidez, e menor massa muscular que os homens. Existe tambm uma tendncia inata geneticamente determinada em algumas pessoas e, se na famlia apresentam-se vrios casos de varizes, o risco de apresent-las bem maior.

Dependendo do tipo de variz, existem formas de tratamento mais adequados; o importante iniciar o tratamento o mais precoce possvel, pois, dependendo do grau de desenvolvimento de suas varizes, poder ser recomendado de simples aplicaes , cirurgias de micro incises, ou at retirada de veia safena , o que muito raro atualmente. Uma avaliao com seu Angiologista fundamental , para saber em que estgio se encontram suas varizes. Escleroterapia (Aplicaes): Antes temida devido aos riscos de ulcerar ou deixar manchas escuras no local da aplicao e alm de muito dolorosos. Hoje em dia, so de maior segurana sem tais riscos, visto que os mtodos utilizados evoluram, bem como as solues esclerosantes que so menos custicas . Mtodos de Escleroterapia: Aplicaes com soluo esclerosante injetvel so ainda as mais utilizadas, principalmente nas varizes de pequeno calibre com bons resultados. Aplicaes sem injeo, por radiofreqncia, so utilizadas principalmente para as varizes de tamanhos minsculos (telangiectasias), tambm com muito bom resultado. Aplicaes com Laser so utilizadas em varizes de pequeno calibre e telangiectasias, at em face e remoo de tatuagens, j sem deixar manchas hipocrmicas e com pouco risco de seqelas, quando utilizados aparelhos de ltima gerao computadorizados. Microcirurgia de varizes: As microcirurgias so realizadas com freqncia pelos angiologistas para as varizes de mdio calibre, que so aquelas em que j no se deve aplicar esclerosantes ou laser, devido a um maior risco de hiperpigmentao. A cirurgia pode ser feita at em ambulatrio com anestesia local e utilizao de agulhas topo tric , para a retirada das varizes por minsculas incises feitas tambm por agulha , havendo, normalmente, necessidade de suturas.

COMO PREVENIR AS VARIZES


Para preveni-las devemos primeiramente atentar para o tipo de variz que possumos, (de pequeno, mdio ou grosso calibre), e como estamos nos descuidando para torn-las cada vez maiores e mais numerosas. Se possumos familiares diretos portadores de varizes, j um indcio para termos maiores cuidados preventivos , pois a hereditariedade conta muito forte na doena varicosa.

O que fazermos ento?


Cuidar do nosso corpo como um todo. Pessoas obesas tero uma agravao considervel do seu quadro. A tendncia das varizes sempre aumentar o calibre, se tornando mais grossas com o aumento acentuado do peso corporal. Estando com o peso normal, o tratamento facilitado. Evitar sobrecargas, portar pesos diariamente ou fazer atividades fsicas do tipo musculao ou alto impacto, porque provocam uma maior tenso nos vasos e, por conseqencia, a sua dilatao e/ou formao de outras varizes.

No submeter o corpo exposio prolongada de temperaturas elevadas tipo sauna, sesses de bronzeamento , banhos quentes demorados, porque tambm provocam uma maior dilatao dos vasos. Repousar, sempre que possvel, com as pernas elevadas aps um dia de atividades mais intensas. Podemos at deixar um calo nos ps da cama de aproximadamente 7 cm, para favorecer o retorno venoso, j que os ps ficaro mais altos que o corao, ao deitar. O tratamento esclerosante s deve ser feito, quando indicado por mdicos angiologistas e, de preferncia, para as varizes de pequeno calibre. Existem vrios mtodos de esclerose ( aplicao ) de varizes: laser, radiofreqncia e injeo, todos com bons resultados quando bem executados , desde que o paciente de seqncia ao tratamento e siga as orientaes do seu angiologista, pois fundamental a continuidade do tratamento para escolha do mtodo que melhor se adapte ao seu organismo.

POR QUE AS VARIZES VOLTAM?


Ao perceber que as varizes esto voltando, volte ao seu Angiologista. Quando o paciente inicia um tratamento vascular, visando eliminar as varizes de suas pernas por completo bom que saiba que no existe passo de mgica que as faam sumir de pronto. impressionante assistir em alguns programas de televiso matrias sobre tcnicas revolucionrias sendo apresentadas como soluo definitiva e imediata para qualquer tipo de varizes. Tambm em inmeras revistas sensacionalistas de assuntos de esttica encontramos artigos que falam de tcnicas de resultados maravilhosos. A verdade que infelizmente ainda no chegamos ao tratamento definitivo que cure de vez as varizes. Toda afirmativa de que em uma simples sesso de aplicao nas varizes com qualquer mtodo as faro sumir por completo, questionvel. Na realidade, o que a grande maioria dos angiologistas praticam, so sries de sesses de escleroterapia que, quando feitas de maneira criteriosa e sistemtica, possibilitam bons resultados, desde que o paciente d sequencia ao tratamento e siga corretamente as orientaes profilticas indicadas pelo seu angiologista. Mesmo que se faa o tratamentode maneira mais agilizada, com o incremento de vrias sesses em um nico dia, podero ser necessrias algumas revises para o acompanhamento dos resultados e se for indicado, seram feitas as devidas condutas e sesses complementares que o caso requeira, at que se obtenha o melhor resultado possvel e desejado. comum recebermos em nossas clnicas pacientes impacientes que iniciam um tratamento esttico de suas varizes e simplesmente resolvem parar por conta prpria por perceberem alguma melhora. E passado algum perodo ao perceberem que as varizes esto voltando procuram um outro profissional por admitir que o tratamento no tenha sido eficaz. Na verdade , o que pode ter ocorrido so recanalizaes de algumas

varizes que apenas tinham sido parcialmente esclerozadas, que seriam perfeitamente eliminadas com a continuidade do tratamento escleroterpico (de aplicaes). O melhor ter um bom entrosamento com o seu mdico para , dentro do menor tempo possvel, concluir com sucesso o tratamento vascular. Da afirmamos que um tratamento para ter mais chance de eficcia ter que ser feito de forma ampla, e na maioria dos casos, requerer sesses de reforo naqueles vasos que percistirem aps uma sesso de aplicao de esclerozante. E caber ao mdico angiologista que estiver acompanhando o caso, orientar o nmero de sesses necessrias at a total esclerose dos vasos varicosos. Costumo informar, sobretudo aos pacientes mais anciosos por uma excelncia de resultados, que mesmo com todo critrio na implementao das tecnicas de escleroterapia no possvel garantir que ser alcanado uma eficcia de 100% no seu tratamento. Pois, alguns vasos apresentam uma maior resistncia e persistem aos mais difrentes mtodos atuais, deixando visveis vestgios das varizes tratadas no seu trageto varicoso. Agora, felizmente na grande maioria dos casos, a resposta ao tratamento costuma ser bem eficaz e isso evidenciado quando o tratamento bem precoce ao surgimento das varizes. Portanto, no demore a dar incio ao seu tratamento. Seja no vero ou qualquer outra estao , no importa, o melhor fazer seu tratamento completo e sempre que perceber que esto voltando a surgir alguns novos vasos , volte ao seu mdico e d continuidade as sesses de esclerose. S assim, manter suas pernas sempre belas e saudveis.

Tratamento das Varizes Drenagem Linftica Manual Modeladora


Agora que j comea a existir um consenso na classe mdica e por uma grande parte dos profissionais de sade sobre o reconhecimento da valiosa ajuda da drenagem linftica tanto na preveno como para uma srie de transtornos orgnicos e estticos, fica mais fcil poder acrescentar alguns conceitos e tcnicas visando otimizar os resultados nesse tipo de tratamento. Venho trabalhando com Angiologia e Drenagem linftica a cerca de 15 anos , e aliando a prtica, com cursos e congressos nacionais e internacionais pude absorver experincias e principalmente palpar e observar a evoluo de inmeros pacientes, inicialmente na Gamboa / RJ e posteriormente em nossas clnicas no Rio de Janeiro (Campo Grande - Barra da Tijuca), com esse tipo de tratamento em portadores de vasculopatias (linfedemas e varizes) ou que visam melhorias estticas (celulite, flacidez e varizes).

De onde vem o sucesso da Drenagem linftica?


Vem da necessidade cada vez maior que das pessoas tm de se apresentar melhor esteticamente , com mais harmonia nas formas, e, principalmente por estarem mais

distanciadas das atividades e alimentao naturais acrescidas de uma condio mental cada vez mais estressante. E surge ento a Drenagem Linftica como artifcio teraputico mdico/fisioterpico capaz de compensar estas mazelas da modernidade e minimizar estas carncias e tentar devolver a normalidade da dinmica dos fluidos corporais de forma generalizada, resgatando a capacidade das clulas interagirem mais satisfatoriamente.

O que ela promove no organismo?


Uma verdadeira facilitao das trocas de informaes entre as clulas, que ficam com a melhora fluxo linftico, mais vitalizadas, ou seja, menos intoxicadas e com um sintema imunolgico mais ativo. Prevenindo assim a instalao de inchaos nos membros, perda de vitalidade, distrbios circulatrios e reteno de lquidos que favoreceriam a formao de celulite e flacidez Diante da enorme variedade de vasos linfticos distribudos por todo nosso corpo, compreensvel que este fluxo de linfa (lquido incolor e que contido nos vasos linfticos tem a funo de contribuir na filtragem das impurezas do sangue) seja promovido com o auxilio de vrios mecianismos naturais, tais como: contrao dos vasos linfticos, contrao muscular, movimentos diafragmticos , pulsao das grandes artrias. Da a importncia de sempre que possvel estimular a prtica regular de atividades fsicas.

Quando deve ser indicada a DLMM?


Estar sempre bem indicada para pessoas saudveis que queiram manter ou melhorar sua condio fsica / orgnica e mental. E poder ser feita at diariamente dependendo da indicao e disponibilidade do paciente. A Drenagem Linftica tambm poder ser indicada desde casos de: clicas menstruais, gestantes com dores nas pernas e sensao de peso, coadjuvante no tratamento das varizes (veja artigo escleroterapia & drenagem linftica) e tambm funciona muito bem para minimizar hematomas e processos fibrticos nos ps-cirrgicos, como plsticas lipo e hidro-lipo. E ainda em casos de celulite, flacidez, alguns tipos de cicatrizes e rejuvenecimento em geral.

Quando est contra-indicada?


Nos portadores de patologias importantes como inflamatrias , vasculares obstrutivas e doenas degenerativas. Demais portadores de patologias devero ser devidamente avaliados para se poder precisar o grau da leso. Fazer primeiramente o tratamento necessrio, para posteriormente, poder indicar as sesses de drenagem se assim a evoluo do caso permitir. Em qualquer dos casos a responsabilidade pela indicao do mtodo sempre do mdico, que o profissional habilitado para tal. E dever ser sempre solicitada sua avaliao.

Em que consiste uma sesso de Drenagem Linftica?


Existem vrios mtodos de se promover uma boa sesso de Drenagem Linftica. Em nossas clnicas praticamos uma combinao de tcnicas com base em nossa experincia. Atualmente uma sesso, pode durar de 30 a 60 minutos, utilizar aparelhos ou ser totalmente manual. Compreende uma srie de movimentos ritmados com a presso adequada, onde o terapeuta, sabedor dos caminhos anatmicos da rede linftica, procurar direcionar a linfa para os centros linfonodais (linfonodos). E visando estimular ainda mais o fluxo da linfa, durante a drenagem utilizamos, preferencialmente, alguns aparelhos fisioterpicos que so adaptados a cada paciente. Conseguimos, assim, alm de contribuir na diminuio dos edemas, atuar num curto nmero de sesses, efetivamente no ganho do tonus muscular e na harmonia geral das formas corporais. Fonte: www.varizes.com

S-ar putea să vă placă și