Sunteți pe pagina 1din 79

Apresentao, introduo ao processo de conhecimento e petio inicial

Petio inicial Cdigo de Processo Civil, arts. 282 e seguintes Requisitos Deferimento

Despacho liminar positivo

Emenda

Finalidade Oportunidade Prazo

Indeferimento

Professor: Marcos Augusto de Sousa. Ns j tivemos contato com o processo civil no semestre passado. Vimos a teoria geral. O processo de conhecimento propriamente dito se inicia com a petio inicial e termina com a coisa julgada, se seguirmos o contedo normativo do Cdigo de Processo Civil. Mas temos neste semestre tambm o cumprimento de sentena e noes acerca das execues que dependem de aes. Temos, portanto, no apenas conhecimento em nosso contedo programtico deste semestre, temos tambm uma parte importante no final do semestre. medida que formos desenvolvendo o contedo, reveremos alguns conceitos e princpios que vimos antes. Seria bom ter reviso agora, mas no ser possvel. Ao longo do semestre vamos ter a necessidade de fazer essa conferncia. As aulas so expositivas; se virmos o plano de ensino, pelo nmero de itens e tpicos parece um pequeno contedo, mas no . Vamos usar todo o semestre. Se no coincidirem muitos feriados nas terceiras e quintas, teremos uma ou duas aulas de folga antes da ltima avaliao para concluir o programa. Se houver um nmero maior de feriados, vamos at a ltima aula. No possvel perder tempo. A aula expositiva, entretanto, tpode ser enriquecida com a participao dos alunos. Depender de nossa iniciativa. A pergunta essencial para que o

professor saiba o que falar. Ento, ao final da explanao de um determinado tpico, ele mesmo far perguntas sobre alguma dvida. Essa a mulher oportunidade que teremos. Cuidado para no interromper o raciocnio. Ento aguarde um pouco at terminar a explanao. Exemplo: matria de hoje chegamos em casa, estudamos, a dvida que no ocorreu em sala ocorrer ao estudar. Ento, teremos o momento inicial para esclarecer a dvida. Teremos listas de exerccios com a finalidade de fixar e dar a ideia de como isso ser cobrado na avaliao. Ento teremos uma oportunidade de, antes da avaliao, podermos tirar as ltimas dvidas. Com relao s avaliaes, teremos no mnimo duas. Podemos ter alguma outra atividade ou avaliao mesmo que venha a compor a meno do aluno. Isso depender do andamento da disciplina. Ento o professor prefere no assumir j no incio do semestre qual ser o critrio. Assim aproveitaremos melhor. Em nossas provas, em princpio, teremos a possibilidade de consulta ao Cdigo seco. Neste caso, o Cdigo evidentemente no pode ser comentado e no pode ter anotaes. Cuidado ento para os que estudam fazendo anotaes. Precisaremos do Cdigo em sala de aula. No estudaremos a legislao processual, mas estudaremos instituies de Processo Civil. A legislao um aspecto importantssimo para o estudo. Mas vamos ver mais os institutos. Veremos, na prtica, que a legislao no consegue exaurir a possibilidade que a realidade oferece. aqui que o profissional do Direito tem que ter o domnio no s da legislao mas tambm dos conceitos tericos e dos princpios. nessas situaes que teremos a necessidade de buscar solues compatveis com a base do sistema ditada pela constituio. Isso sim importante. O conhecimento terico s se justifica em razo de uma aplicao prtica. No possvel, portanto, haver provas somente em um sentido. Temos que escrever e dominar a terminologia tcnica. Temos, depois, que desenvolver a monografia, e enfrentaremos a realidade de mercado muito em breve. A importncia de um processo civil que ele um instrumento de concretizao de todos os ramos do Direito Material exceto o Direito Penal. Tambm teremos o cumprimento de sentena como acima como uma das mais importantes partes. J h no Senado Federal uma comisso para compor um novo Cdigo de Processo Civil. Por isso que precisamos nos manter atualizados: os princpios no mudam, mas a legislao muda rapidamente. Temos uma necessidade de exemplificar. Com exceo dos que j estagiam, e trabalham em algum rgo do Judicirio ou Ministrio Pblico, ou qualquer outra instituio ligada atividade procesual , ser difcil visualizar na prtica como as coisas funcionam. Essa ter que ser nossa tentativa: ilustrar situaes. O professor tentar ilustrar ao longo do semestre.

Em nossas avaliaes, dentro deste contexto, tentaremos colocar algumas situaes em que teremos que dar solues, ou analisar solues j dadas. Temos um plano de ensino, que ser disponibilizado pelo SGI. Com relao combinao de menes, no h nada extraordinrio. MI+MM aprovao. Mas essa combinao no leva ningum a lugar nenhum. Estudem ao longo do semestre. No deixem para vspera. A quantidade de matria grande, e no teremos condies de dedicar tempo para tirar todas as dvidas acumuladas. Bibliografia bsica: a nica observao que o professor faria que: se usar somente uma, no escolham a mais resumida (a primeira opo do plano de ensino). Podem usar qualquer coisa desde que esteja atualizada. No vale a pena para quem est tendo o primeiro contato com uma obra pegar algo que j est desatualizado.

Vamos comear. A petio inicial representa a movimentao da ao pelo autor. A protocolizao de uma ao pelo autor a manifestao do direito de ao. possvel a jurisdio ser prestada de ofcio? Ou a jurisdio precisa ser provocada para que seja prestada? Precisa de provocao. Ento a petio inicial o instrumento que ser usado, de incio, para a provocao da jurisdio. Paramos no direito de ao, e interessante aproveitarmos para fazer uma reflexo: temos uma relao jurdica que nasce do direito de ao. um direito de natureza pblica, pois h o Estado como sujeito dessa relao. Ento no vamos confundir a relao jurdica de direito material, o objeto do litgio, que de ordem privada, com a relao jurdica processual. Quando peo para que o Estado tutele meu direito, essa tutela se torna pblica, e o direito de ao um direito de ordem pblica. Mas ser que a existncia do direito material necessria para que haja o direito de ao? A tutela o objeto principal. O Estado pode dizer que eu no tenho o direito, mas ainda assim tenho o direito de pedir. Dessa forma, ele tutela o direito do outro, a quem eu pretendia submeter a minha pretenso. H pouco tempo, o Cdigo Civil de 1916 continha um dispositivo que dizia que a cada direito correspondia a uma ao. Isso no to verdade assim. Significa ento que o direito de ao tem uma autonomia. um direito pblico, autnomo, mas, mesmo sendo de natureza pblica, somente seu titular, seu sujeito ativo pode optar por exerc-lo e quando. Da decorre a natureza subjetiva desse direito. O titular do direito de ao a quem compete seu exerccio.

Demanda-se em face de uma determinada pessoa. outra coisa que decorre do princpio dispositivo. Ento esse direito de ao um direito que falamos: pblico, autnomo, subjetivo, de pedir do Estado a tutela jurisdicional. Uma vez prestada, o Estado se desincumbiu. Poderamos dizer, em poucas palavras, que a sntese do direito de ao. E a petio inicial? o instrumento processual a cargo do autor para o exemplo desse direito. O art. 2 do CPC, que j estudamos, diz sobre os casos e formas legais. Art. 2: "Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais." Tanto no procedimento ordinrio quanto no sumrio, temos a exigncia da forma escrita. A contestao no procedimento sumrio pode ser oral, deduzida oralmente na audincia. A petio inicial tem que ser escrita. Os requisitos imprescindveis para que a petio inicial cumpra sua finalidade esto no art. 282: "A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru."

Inciso i: indicao do rgo jurisdicional a que se dirige uma incumbncia do autor. Ele no tem disponibilidade de escolher, mas tem que escolher de acordo com a competncia. Basta que o ru no argua a incompetncia. Ento assim ele arguir por exceo de incompetncia. Em se tratando de incompetncia absoluta, falamos na organizao do Poder Judicirio, que, se descumprida, o juiz poder de ofcio indeferir. No cabe ao Poder Judicirio fazer uma triagem, pois isso seria absolutamente invivel. Essa indicao essencial, imprescindvel.

Inciso II: o que isso? Em sntese a qualificao dos sujeitos. Precisamos ter certeza de quem so as partes do processo, no apenas para saber quem so as pessoas que ficaro vinculadas quela relao jurdica processual, mas tambm para saber quem so as pessoas que sofrero os efeitos da sentena. Da podemos, inclusive, saber se mltiplas pessoas tero que ser citadas. Estudamos litisconsrcio. O juiz, ao analisar a causa, ter que indicar quem sofrer consequncia. Assim ele poder deparar com um litisconsrcio passivo necessrio. O juiz s poder proferir sentena se todos os rus forem citados. E se o autor s requerer a citao de um ou alguns dos rus? O que o juiz far? O juiz dar prazo para que o autor promova a citao para que se forme o litisconsrcio necessrio. Porque o juiz no pode incluir de ofcio essas pessoas? Exatamente porque o dispositivo garante ao autor o direito de no ser obrigado a demandar. Ele pode ter omitido no intencionalmente. Ao se deparar com essa realidade, o juiz identificando um litisconsrcio passivo necessrio, o autor pode optar desistir da ao, talvez porque no lhe convm. Infringir isso seria interferir na natureza subjetiva do direito de ao. Outra finalidade desse requisito para evitar a homonmia. Uma discusso que surgia que no se fala em CPF, no Cdigo. Mas alguns atos normativos dos tribunais tm exigido nmero do CPF para a distribuio. Tudo muda de Rezende para Resende, e assim o sistema no identificaria aquilo como a mesma pessoa. No uma exigncia legal, mas no seria uma exigncia absurda. III: fato e fundamentos jurdicos do pedido. Quais so os elementos da ao? Partes, causa de pedir e pedido. So os fundamentos jurdicos a causa de pedir: os fatos e os fundamentos jurdicos do pedido. Os fatos: algum sofreu um acidente, por exemplo. Mas era faixa de pedestre! O condutor do veculo agiu com culpa. E agora? Qual seria o fundamento jurdico desse pedido, de indenizao por danos sofridos? A culpa. Mas se fez intencionalmente? Ento seria o dolo. No h problema do fundamento legal. O ru se defende dos fatos e dos fundamentos jurdicos, mas no do dispositivos da lei. Pode desistir se quiser, e ajuizar outra coisa se quiser. Temos outro requisito: pedido com suas especificaes. um dos requisitos mais importantes. Inclusive h uma condio da ao que exatamente isso: o pedido tem que ser juridicamente possvel. O quesito ter que ditar, por exemplo, o nus da prova do ru, a atuao jurisdicional do juiz, e veremos que a prpria validade da sentena depende de uma coerncia com o pedido, que o princpio da congruncia. Se h descumprimento por parte da sentena dessa coerncia com o que foi pedido, temos hipteses delimitadas: se o juiz se omite, h nulidade. Se ele acolhe o pedido mas condena a um valor superior quele que foi pedido, h nulidade tambm. O pedido tem que delimitar a ao do juiz. Fora isso, seria como se o juiz prestasse de ofcio a tutela jurisdicional.

Petio inicial sem pedido inepta. Ela no preenche os requisitos mnimos para instalar a relao jurdica processual. Tambm precisa-se da causa de pedir. V: valor da causa. Estudamos as regras. Toda causa tem que ter um valor, mesmo que no tenha um contedo econmico imediato. Para a definio de competncia para causas afetas ao juizado especial, embora tenha competncia de natureza relativa, h regras dizendo que absoluta. Na reforma pretende-se especificar que ela absoluta. Honorrios em caso de extino e sucumbncia. H instrumentos na mo do ru para se questionar a atribuio do valor da causa, que deve ser feita pelo autor, que no de forma aleatria. Se ele fizer em desacordo com o regramento, o ru poder questionar. VI: provas. Aqui, para no esquecermos, o caput diz: a petio inicial indicar as provas. Mesmo porque a maioria das provas ser produzida ao longo do processo, mas a indicao necessria, at para que o ru possa se defender, e saber quais sero as provas que sero introduzidas pelo autor. Princpio da ampla defesa. Com relao prova documental, a oportunidade para sua produo para o autor com a petio inicial. Ento, no se tratando de documento novo, ou que se refira a fato novo, a oportunidade para o autor com a petio inicial. O autor ter que apresentar juntamente. Se o requisito no for preenchido, a petio inicial no ser recebida. A indicao requisito, mas a prova nus. Veja a diferena. Veja a presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor. VII: requisito para a citao do ru. Ora, se o autor j disse quem ele e quem o ru, para que o requerimento para a citao do ru? que, para que vrias pessoas sejam mencionadas na petio inicial, o autor ter que dizer contra quem ele pretende litigar. Se houver litisconsrcio passivo necessrio, o juiz abrir prazo. Ento ele serve para tornar certa a vontade de demandar de algum. Tem uma explicao histrica tambm para isso. Tivemos, em processo semelhante, o que ocorre nos juizados: a parte era convidada para uma tentativa de conciliao. No havendo, o ru era citado. Havia, portanto, um regramento diferente. O requerimento era indispensvel. O requerimento como requisito inicial ainda se justifica.

Deferimento da petio inicial: corresponde a uma condio da ao ou a um pressuposto processual? Aos pressupostos! A competncia do juiz, por exemplo. Os pedidos s podero ser analisados se o juzo for competente. S ento ele analisar as condies da ao. S com processo vlido que se analisaro as condies da ao. A petio inicial que preenche esses requisitos um pressuposto processual. O juiz analisar as duas coisas, no final das contas. Essa uma anlise provisria. O juiz poder chegar a uma

concluso diferente no futuro. Mas se ele tem certeza, de antemo, que o autor no tem legitimidade ativa para formular aquele pedido, para propor aquela ao, por no ser titular do direito, ele no prosseguir, ele no mandar citar o ru toa. Por outro lado, se o juiz verifica que a petio inicial est formalmente redigida, e se as condies esto presentes, ele deferir de uma forma muito simples: mandando citar o ru. Assim, fica pressuposto que o juiz, ao fazer essa anlise, entendeu que est tudo certo. Do contrrio, indeferimento. Por isso que isso no pode ser delegado. No pode delegar ao escrivo, servidores, escrives, mesmo havendo previso constitucional, pois um ato muito importante, com um contedo decisrio implcito. Temos muitas aes em que a fundamentao exige uma coisa a mais: nas aes de improbidade, o ru tem que ter a oportunidade de se manifestar. uma regra improtada do processo penal com relao ao recebimento de denncias. Essa deciso definitiva em relao ocorrncia desses requisitos? No pois a primeira oportunidade para que o ru tem para se manifestar a contestao. Assim, por meio de preliminares, ele poder arguir a incompetncia absoluta, dizer que a petio inicial est inepta, ou coisas processuais que poderiam ter impedido sua citao. Da tiramos a ideia de despacho liminar positivo, que , portanto, o ato em que o juiz ordena a citao. Art. 285: "Estando em termos a petio inicial, o juiz a despachar, ordenando a citao do ru, para responder; do mandado constar que, no sendo contestada a ao, se presumiro aceitos pelo ru, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor." O deferimento decorre, portanto, dessa verificao preliminar feita pelo juiz. E se ele, depois, entender que, por exemplo, a petio inicial no deveria ter sido deferida? O que fazer? A terminologia correta para esse caso a extino do processo. O indeferimento da petio inicial s ocorre antes da citao do ru. Art. 267, portanto.

Emenda: quando a petio inicial contiver alguma irregularidade, ou faltar algo, ou tiver que ser suprida a falta, de modo geral dizemos que h uma emenda: a correo da petio inicial. Neste caso o juiz dever dar oportunidade ao autor para corrigi-la, antes de indeferir. uma garantia que o juiz deve assegurar ao autor antes de decidir sobre eventual indeferimento. Por qu? Porque a economia processual impe que seja assim. Pois, se houver uma petio inicial que puder ser corrigida, que ela seja. Se extinta, o autor poder entrar com outra ao, que poderia ser economizada. Portanto, tudo antes da citao.

O art. 284, portanto, diz que "Verificando o juiz que a petio inicial no preenche os requisitos exigidos nos arts. 282 e 283, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito, determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias. Pargrafo nico. Se o autor no cumprir a diligncia, o juiz indeferir a petio inicial." Arts. 295 e 296 tm diversas outras hipteses de indeferimento da petio inicial, que veremos mais adiante. Neste caso, sendo possvel, portanto, a regularizao, o juiz dever assegurar ao autor essa oportunidade. Mas se o juiz identifica uma situao em que no possvel regularizar? A no ser preciso. A oportunidade que o juiz precisar assegurar ao autor naquelas hipteses em que o juiz identifica algo que pode ser sanado. Se o autor no parte legtima, no h como prosseguir. Se o erro de legitimidade no ru, at poder haver emenda. Art. 283: "A petio inicial ser instruda indispensveis propositura da ao." com os documentos

A prova de fato controvertido no requisito essencial. Mas documentos indispensveis propositura da ao so documentos dos quais se extrai a ocorrncia de pressupostos processuais. A podemos indicar qual documento que ser usado, como a procurao. indispensvel, salvo nos casos previstos em lei. Veja o art. 37. A procurao um dos documentos que podemos enquadrar na exigncia do art. 283. Mas tem outra situao? Art. 268: "Salvo o disposto no art. 267, V, a extino do processo no obsta a que o autor intente de novo a ao. A petio inicial, todavia, no ser despachada sem a prova do pagamento ou do depsito das custas e dos honorrios de advogado. Pargrafo nico. Se o autor der causa, por trs vezes, extino do processo pelo fundamento previsto no no III do artigo anterior, no poder intentar nova ao contra o ru com o mesmo objeto, ficando-lhe ressalvada, entretanto, a possibilidade de alegar em defesa o seu direito." A extino do processo no obsta que o autor intente de novo a ao. A petio inicial no ser despachada salvo pagamento das custas e dos depsitos de honorrios. O indeferimento, alm dos casos do art. 284, est tambm no art. 295. Voltaremos a falar depois sobre indeferimento. S lembrando, na classificao dos atos do juiz, o indeferimento ser que tipo de ato? Sentena. Por qu? Porque extingue o processo sem resoluo de mrito. O deferimento, por outro lado, um despacho. Mas, quando o juiz determina que o autor promova uma emenda, falamos em deciso interlocutria, que resolve uma questo incidental. Cabe recurso de agravo.

Pedido

1. Conceito, objeto, espcies 2. Quanto ao tipo de tutela, condenatrio, declaratrio, constitutivo 3. Quanto ao objeto: mediato ou imediato 4. Pedidos alternativos 5. Pedidos subsidirios ou sucessivos 6. Pedido genrico 7. Pedido cominatrio 8. Prestao indivisvel 9. Interpretao 10. Aditamento

Falamos antes sobre a petio inicial e requisitos. Falamos tambm sobre emenda, deferimento, indeferimento, e tambm vimos que um dos requisitos, que tinha uma importncia que se destacava dos demais, que o legislador cuidava de disciplinar de uma forma mais detalhada, que o pedido. O pedido tem uma grande importncia porque ele tem o efeito de delimitar a ao jurisdicional do rgo. a provocao e o limite dessa movimentao. O exerccio do direito de ao tem como principal finalidade a tutela jurisdicional. O pedido tem essa importncia. O juiz fica adstrito ao que for formulado pelo autor, no podendo ultrapassar. Ele no pode conceder ao autor uma tutela de natureza diversa, em objeto diverso, em quantia superior, sob pena de nulidade da sentena. Esse o princpio da congruncia. Pedido no deve se confundir com requerimento. Para o leigo, as duas palavras podem ter significado idntico, mas no para o profissional do Direito. Temos que usar a terminologia tcnica adequada. Quem formula pedido s o autor. Muito embora um dos requisitos da petio inicial seja o requerimento da citao do ru. So coisas diferentes, portanto. O autor faz requerimentos, o ru tambm, como de produo de provas, de citao e intimao, mas o pedido em sentido estrito feito pelo autor e tem esse significado porque deduz uma pretenso de natureza material. O ru pode, por exemplo, em sua contestao, requerer diligncias em sentido estrito; se ele tiver alguma pretenso em face do autor, a forma que ele tem para deduzir por meio da reconveno. um instrumento processual que viabiliza a pretenso do ru em face do autor. No pode, entretanto, fazer pedido na contestao.

Isso possvel, por exemplo, no procedimento sumrio, com limitaes. No procedimento comum ordinrio, se o ru quiser uma condenao, ele ter que usar a reconveno. A contestao tem a finalidade de defesa. Ele pode resistir quela pretenso do autor, mas o ru no formula pretenso. Quem o faz o autor por meio do pedido. O pedido tambm importante para determinar as partes de uma relao jurdica processual. O conceito de parte quem pede, em nome prprio, a tutela jurisdicional, ou a pessoa em face de quem a tutela jurisdicional pedida. Nisso temos que esse conceito est associado exatamente ao pedido. Ou seja, a parte que pede, e em face de quem se pede. Por exemplo: quando uma criana tem direito a uma penso alimentcia e por intermdio da me prope a ao, quem pede a criana, o menor. A me est apenas representando, suprindo a falta da capacidade de estar em juzo. A legitimidade o menor tem. Quem pede a parte. Mas quando um sindicato prope uma ao em favor de seus sindicalizados, ele tem autorizao legal para pedir em nome prprio. Isso se chama substituio processual. O pedido feito pela parte. Essa identificao exata de quem seja parte muito importante porque a vinculao decorrente da coisa julgada a parte, e no o representante. Ento, definir corretamente no pedido essencial para essa delimitao e saber qual ser a posio da parte na relao jurdica processual. Formulao do bem jurdico que o autor pretende obter com a ao, ou seja, com a prestao jurisdicional peticionada. Isso pedido. Temos um objeto imediato, que o pedido da tutela jurisdicional, e o bem jurdico, que o pedido mediato, e que tambm o que identificamos como o real objeto do autor. Ento quando pedimos condenao do ru a pagar determinada importncia, o autor no se satisfar com a simples condenao. Ele querer a satisfatividade. Essa distino importante para fins de identificar tambm a ocorrncia da conexo. Segundo Jose Frederico Marques, o pedido a formulao do bem jurdico que o autor procura obter com a ao, isto , com a prestao jurisdicional pleiteada. Desse conceito, identificamos perfeitamente duas faces do pedido: que essa diviso no s uma preocupao terico-academica, mas tem um sentido prtico. Quando estudamos a conexo, vimos que ela ocorre quando h identidade em pedido ou causa de pedir. Vamos, ento, identificar se o pedido idntico. Mas, com esse desdobramento, qual ser o critrio para chegar concluso de que h conexo? Pedido mediato ou imediato? Mediato. Por exemplo: algum ajuza visando obter o reconhecimento de propriedade de imvel por usucapio. O pedido imediato o reconhecimento

da aquisio da propriedade pelo usucapio, enquanto o pedido mediato o bem, a propriedade sobre esse imvel. Suponha que a pessoa reivindique o imvel sob o fundamento da titularidade do domnio. O pedido mediato que o autor seja imitido na posse. O pedido mediato o mesmo do sujeito que resiste pretenso (o usucapiente), que a propriedade do imvel, mas os pedidos imediatos so completamente diferentes: a pessoa que se diz dona do imvel no est em sua posse, ento deseja o reconhecimento de propriedade em juzo. Ao mesmo tempo o usucapiente formula pedido imediato de reconhecimento de aquisio de propriedade por usucapio. Ento temos um conflito de decises, que se tentar evitar por meio da conexo. Essa classificao por tipo de tutela tinha mais relevncia antes da reforma de 2005 do Cdigo de Processo Civil, por causa dos ttulos executivos. Veja a regra do art. 4 do CPC: "O interesse do autor pode limitar-se declarao: I - da existncia ou da inexistncia de relao jurdica; II - da autenticidade ou falsidade de documento. Pargrafo nico. admissvel a ao declaratria, ainda que tenha ocorrido a violao do direito." A grande realidade que essa mudana, acabando com a execuo da sentena, decorreu de uma situao real, prtica, em que 99,9% dos casos, se no tivesse execuo, no haveria cumprimento. Ento, entender que o processo de conhecimento terminava com a entrega da sentena era mais ou menos reconhecer o direito, mas a condenao dependia somente da execuo. O Cdigo no faz uma exigncia de que haja uma condenao para que haja um ttulo executivo. Se a condenao pressupe uma declarao, a sentena declaratria no est excluda. Uma declarao pode ser executada. Mas o prprio Cdigo, ao dizer quais so os ttulos, no excluiu a sentena declaratria da possibilidade de execuo. Veremos mais adiante, mas j fica o registro.

Pedidos alternativos Temos, no art. 288, que "O pedido ser alternativo, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. [...]" O devedor ru e o autor est pedindo a satisfao da obrigao. Se a obrigao puder ser adimplida de mais de um modo, o autor faria o pedido alternativo. algo quase bvio. Mas ae vem a questo interessante.

Pargrafo nico: "Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz Ihe assegurar o direito de cumprir a prestao de um ou de outro modo, ainda que o autor no tenha formulado pedido alternativo." Ento, o que falamos h pouco, do princpio da congruncia, se no houvesse essa regra, essa exceo do pargrafo nico do 288, a sentena poderia ser considerada nula, pois o juiz estaria dando algo que no foi pedido. Se a lei ou contrato garante ao devedor a possibilidade dessa opo, o juiz tem que assegur-la, ainda que o autor no tenha formulado o pedido. Seria uma sentena extra petita. Essa regra do pargrafo nico o que mais relevante a ser observado nesse dispositivo. O ru ter o direito de escolher a forma de cumprimento da obrigao.

Pedidos subsidirios ou sucessivos So os nicos que podem gerar confuso com o pedido alternativo. Aqui temos outra situao. O autor formula um pedido que entende legtimo. Mas, na dvida, ele formula um pedido menos abrangente, em carter subsidirio, caso o primeiro no seja atendido. Ele pode fazer mais de um, at. Exemplo: o autor sustenta que o contrato firmado com o ru seria nulo, portanto no geraria nenhuma obrigao para ele. Esse o pedido. Mas pode ser que o juiz entenda que o contrato vlido, ento o autor formula um pedido subsidirio, pedindo a declarao da nulidade da clusula que ele entende abusiva. O que acontece? Neste caso, o autor est formulando pedidos subsidirios para se garantir de uma eventual improcedncia do pedido. Ento, ele est dando alternativas ao juiz. Art. 289: " lcito formular mais de um pedido em ordem sucessiva, a fim de que o juiz conhea do posterior, em no podendo acolher o anterior." Mas, quando o autor formula um pedido de determinado valor, por exemplo uma indenizao no valor de R$ 10.000,00, ele no precisar fazer pedidos sucessivos de 8, 6, 3 mil Reais. Se o juiz entender que o pedido procedente, mas que o valor exagerado, ele julgar parcialmente procedente, e reduzir o valor. Acolher o pedido principal no obriga o juiz a analisar o subsidirio, e isso no caracteriza omisso.

Pedido genrico Estudamos no art. 282, inciso IV...

"A petio inicial indicar: [...] IV - o pedido, com as suas especificaes; [...]" Note as especificaes. Significa ento que no pode haver um pedido genrico. Veja tambm o art. 286: "O pedido deve ser certo ou determinado. lcito, porm, formular pedido genrico: I - nas aes universais, se no puder o autor individuar na petio os bens demandados; II - quando no for possvel determinar, de modo definitivo, as conseqncias do ato ou do fato ilcito; III - quando a determinao do valor da condenao depender de ato que deva ser praticado pelo ru. " Em regra, portanto, o pedido tem que ser certo e determinado. Isso est de acordo com o inciso IV do art. 282. O art. 286 traz trs hipteses em que o pedido genrico admissvel. Inciso I: quando acontece? O que so aes universais? Temos, por exemplo, a petio de herana. Universalidade dos bens do morto para os herdeiros. Um herdeiro, que de repente no estava participando do processo, poder formular um pedido no sentido de ser garantido a ele a parte da herana que lhe cabe. Ele no sabe quantos so os herdeiros, mas sabe que, dentro da universalidade dos sucessores, ele quer sua parte. Neste caso, ele no poder nem formular o quantitativo. Ele pode no saber quantos irmos tem. Segunda hiptese: suponha que algum sofreu um acidente, de trabalho ou trnsito, ou foi vtima de agresso. As consequncias desse fato ainda no esto determinadas, no podem ser estabelecidas em definitivo. Se fssemos exigir que essas consequncias j estivessem delineadas, poderamos impedir que a vtima pudesse propor uma ao para que o ofensor propiciasse meios para um tratado. Terceira hiptese: mais simples. Exemplo: Lus Incio participa de um empreendimento chamado agronegcio. Ele entra com dinheiro, mas no sabe, e nunca viu a vaca de perto, ou melhor, nem sabe direito o que uma vaca. Mesmo assim ele est interessado no negcio, e investe de longe. A regra do lucro que o valor investido compre certas quotas, que corresponda a um nmero de unidades do rebanho. Ele quer se retirar, mas no sabe a quanto corresponde. Para que saiba quanto tem de direito a reaver, o ru que tem que praticar o ato, que prestar contas e expor qual foi o

desdobramento do negcio. Neste caso, se fssemos exigir ao autor que se formulasse o pedido de quanto ele quer, ele ficaria impedido de propor a ao. Assim sendo, o juiz pode determinar a realizao de uma percia ou inspeo. Pedido cominatrio No imprescindvel, na verdade. O juiz pode determinar medidas que, em seu entender, sejam cabveis para assegurar o cumprimento de obrigaes de fazer ou no fazer, entregar coisa, mesmo no caso de antecipao de tutela. Mas o Cdigo prev no art. 287: "Se o autor pedir que seja imposta ao ru a absteno da prtica de algum ato, tolerar alguma atividade, prestar ato ou entregar coisa, poder requerer cominao de pena pecuniria para o caso de descumprimento da sentena ou da deciso antecipatria de tutela (arts. 461, 4o, e 461-A)." Essa medida a afixao da multa, mas h outras medidas, que genericamente so denominadas multas astreintes. O juiz pode determinar de ofcio, pois no uma pretenso, mas um meio de garantir o cumprimento ou a implementao daquilo que foi determinado. No plo ativo, o legislador d algumas solues em relao obrigatoriedade de requerer a formao de litisconsrcio ativo necessrio. Mas, em caso de litisconsrcio passivo necessrio, o autor ter que requerer a citao dos dois cnjuges, por exemplo, em aes reais que tenham por objeto bens imveis do casal. Art. 291: "Na obrigao indivisvel com pluralidade de credores, aquele que no participou do processo receber a sua parte, deduzidas as despesas na proporo de seu crdito."

Interpretao do pedido Tem que ser feita de modo a no alargar a atuao do rgo jurisdicional. Se isso for feito, chegaramos a uma situao em que, por lei, o rgo jurisdicional estaria prestando algo alm daquilo que foi pedido. Art. 293: "Os pedidos so interpretados restritivamente, compreendendose, entretanto, no principal os juros legais." Ento se o autor deduz o pagamento do principal, e nada disse sobre o pagamento de juros, a condenao aos juros no representar uma violao ao princpio da congruncia. Mas a condenao a honorrios e a indenizar despesas processuais tambm no precisam entrar no pedido. Essas so condenaes decorrente da lei. O vencido obrigado a pagar. Normalmente as peties iniciais trazem isso.

Aditamento O que ? Vem de aditar, acrescentar, acrescer algo. Diferente da emenda, que vimos na aula passada, uma correo. O aditamento uma petio inicial perfeita acrescida de um novo pedido, ou aumento no pedido. O art. 294 prev: "Antes da citao, o autor poder aditar o pedido, correndo sua conta as custas acrescidas em razo dessa iniciativa." Nada de aditamento depois da citao, portanto. E a desistncia da ao? Pode ser feita sem necessidade do consentimento do ru at quando? Art. 267, 4. "Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: [...] 4o Depois de decorrido o prazo para a resposta, o autor no poder, sem o consentimento do ru, desistir da ao."

Indeferimento da petio inicial


Esta nota foi feita muito s pressas. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Casos; Inpcia da inicial; Indeferimento com resoluo de mrito; Natureza do ato; Efeito; Recurso: processamento, retratao; Julgamento preliminar (art. 285-A); Requisitos: questo de mrito, improcedncia total, julgamentos anteriores; 9. Natureza do ato; 10. Recurso: processamento, retratao.

Hoje vamos falar sobre indeferimento da petio inicial. Na petio inicial vimos que, quando ela contm alguma irregularidade sanvel, temos previso de que deve-se assegurar ao autor a oportunidade para proceder emenda. Passado o prazo e nada feito, neste caso temos uma hiptese de indeferimento da petio inicial. Pargrafo nico do art. 284: Se o autor no cumprir a diligncia, o juiz indeferir a petio inicial.

Mas, naquela oportunidade, adiantamos que iramos voltar a este assunto sobre os demais casos de indeferimento da petio inicial. Devemos entender o indeferimento como o oposto do despacho liminar positivo. O que significa o indeferimento? Quando falamos na hiptese do art. 285, vimos que o legislador diz o seguinte: Estando em termos a petio inicial, o juiz a despachar, ordenando a citao do ru, para responder; do mandado constar que, no sendo contestada a ao, se presumiro aceitos pelo ru, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor. Deferir significa admitir discusso, instaurar a medida processual. J temos uma relao processual quando simplesmente o autor ajuza a ao. Tanto que com o indeferimento da petio inicial j se fala em extino do processo, ainda que no tenha sido completada a relao jurdica processual que ocorre com a citao do ru. O indeferimento o oposto: terminar antes mesmo de o ru ser citado. Em que situaes ocorre? Vamos ver agora. Dizemos que o indeferimento da petio inicial ocorre quando, de antemo, temos uma pea que no preenche os requisitos necessrios ou o juiz depara com uma ausncia evidente de uma condio da ao ou pressuposto processual que leve ao indeferimento. Se a finalidade do processo a composio do litgio, para que instaurar um processo quando desde j se verifica que no ser possvel proceder a esse julgamento? Ento exatamente para evitar que se instaure um processo que no alcanar essa finalidade. Temos, portanto, que a incidncia das as hipteses que levam ao indeferimento da petio inicial pode ter as mesmas consequncias de quando o juiz manda citar o ru e, posteriormente, extingue o processo por uma causa que poderia ter levado ao indeferimento. Com relao ao efeito, vamos ver seguinte: aquilo que parece algo muito drstico para o autor, que o indeferimento da petio inicial, pode ser algo at benfico, pois, se o ru for citado e j tenha se defendido, ele ganhar o direito de receber custas processuais e honorrios de advogado. Se o juiz conhecer qualquer das causas de indeferimento, ele reconhecer ao autor a obrigao de pagar ao ru quaisquer despesas processuais que tenha tido. Se o ru for citado e o juiz reconhece uma causa que antes poderia ser levada ao indeferimento, no se fala mais em indeferimento pois essa fase j foi superada. Falamos em extino do processo por ausncia de pressuposto processual ou condies da ao. Indeferimento j no cabe mais. Indeferimento a interrupo do processo antes de ser citado o ru.

Art. 295 prev as hipteses de indeferimento da petio inicial: I - quando for inepta; II - quando a parte for manifestamente ilegtima; III - quando o autor carecer de interesse processual; IV - quando o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio (art. 219, 5o); V - quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao; caso em que s no ser indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; VI - quando no atendidas as prescries dos arts. 39, pargrafo nico, primeira parte, e 284. [...] Quando a petio inicial inepta? Quando ela no rene as condies mnimas, quando no atinge a finalidade que se espera dela. Seria como se houvesse uma nulidade da petio inicial. Contm as hipteses da inpcia. Pargrafo nico: Considera-se inepta a petio inicial quando: I - Ihe faltar pedido ou causa de pedir; II - da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso; III - o pedido for juridicamente impossvel; IV - contiver pedidos incompatveis entre si. Faltando pedido ou causa de pedir, a petio inicial ser inepta. Narrao: ou seja, o autor descreve um fato e pede algo que no tem nexo com aquilo que foi descrito. A concluso no decorre daquela narrativa. uma situao que tambm pode ser esclarecida. Antes de indeferir, portanto, o juiz deve assegurar ao autor a oportunidade de tentar esclarecer seu pedido. O esclarecimento do pedido inclusive est expressamente mencionado no caput. Pedido juridicamente impossvel: a impossibilidade jurdica do pedido, reconhecida imediatamente, acarreta inpcia da petio inicial. Um pedido que conflite com o ordenamento jurdico. Como o pedido para ser imitido na posse de um bem que no do autor. O pedido no impossvel, mas a

legitimidade no se verifica. Outro exemplo um contrato cujo objeto seja a prtica de um ato ilcito. Poderia a pessoa exigir judicialmente a prtica do ato ilcito? Claro que no, um pedido juridicamente impossvel. IV: pedidos incompatveis entre si. Temos a possibilidade da cumulao de pedidos, que vamos ver no futuro, e, quando houver cmulo de pedidos, eles tm que ser compatveis entre si. Se houver incompatibilidade entre pedidos, isso acarretar inpcia de toda a petio inicial. Para indeferir um, o juiz teria que fazer uma escolha, que de incumbncia exclusiva do autor, e que diz respeito ao prprio direito de ao. possvel corrigir? Sim. A emenda da inicial, por exemplo, pode sanar esse problema. No caso concreto, o juiz analisar a viabilidade dessa correo. Hoje em dia, especialmente depois da alterao no art. 253 do Cdigo, buscase ao mximo corrigir qualquer problema sanvel, como emendando a petio inicial. Antigamente toda a pea era considerada inepta e a parte tinha que ajuizar de novo, o que era mais trabalho para ela e para a justia. Hipteses como pedido juridicamente impossvel, no tem como ser corrigido. Isso seria interferir na prpria autonomia do autor. Essas so, portanto, as hipteses de inpcia da petio inicial. O inciso I do art. 295 fala apenas em inpcia. Dando seguimento, vamos ao inciso II do art. 295: II - quando a parte for manifestamente ilegtima; Parte ilegtima: medida que formos deparando com a necessidade de rever alguns conceitos, faremos isso. O que a legitimidade, ou legitimidade para a causa? uma condio da ao. Quais so mesmo? Legitimidade ad causam, possibilidade jurdica do pedido e interesse de agir. Algum parte legtima se aquela causa tiver pertinncia com a titularidade do direito. Fazemos uma anlise se, em tese, o sujeito tem o direito, o que ser visto s no julgamento de mrito. Mas para isso ele ter que ser, pelo menos em princpio, titular do direito, ou que venha a suportar as consequncias materiais do pedido formulado pelo autor caso seja julgado procedente. Exemplo: algum se compromete a determinada prestao e no implementou. O juiz a condena a fazer. Quem deve figurar como parte passiva? A pessoa que, segundo o contrato, est obrigada quela prestao. Num caso de dano, a pessoa que deu causa ao dano. So somente os sujeitos que tenham relao com o objeto do litgio que tero legitimidade. Isso decorrer de um exame provisrio a partir da titularidade do direito. Mas o Cdigo fala em manifestamente ilegtima? No, porque essa ilegitimidade pode se tornar evidente somente depois do contraditrio ou da prpria instruo. Por exemplo: o autor promove a ao, o ru citado, mas noticia na contestao que houve uma cesso daquele crdito. Ele transferiu

a ttulo oneroso aquele crdito. Isso causa para extino, no para indeferimento. Ilegitimidade manifesta aquela que o juiz consegue concluir pelo exame da prpria petio inicial, sem a necessidade de trazer fatos alegados pelo ru. III: interesse processual. Verificando o juiz que o autor carece ou no tem interesse processual, ele dever extinguir o processo. O que interesse processual? , modernamente, visto no apenas como a necessidadeda tutela jurisdicional para proteger ou resguardar ou reparar um direito que tenha sido violado ou pretensamente violado, mas tambm a adequao da tuteta para aquela reparao ou proteo. Ento temos a necessidade da tutela jurisdicional e a adequao dessa tutela ou proteo. Exemplo: algum prope ao atribuindo ao ru o perecimento de um bem seu, isso impossvel. inadequada essa tutela. Ou algum que pede uma proteo para evitar que o dano ocorra quando o dano j aconteceu. Significa que o julgamento de mrito no poder ser feito. IV: o que mudou recentemente com relao prescrio, no Cdigo de Processo Civil? Qual era a posio da legislao com relao prescrio at essa alterao? O juiz s poderia pronunciar de ofcio a prescrio nos casos de direitos no patrimoniais. Nos casos patrimoniais esse pronunciamento dependida de um requerimento do ru. O art. 219 foi modificado. No caso da prescrio, o que tivemos de mudana foi a possibilidade de, de agora em diante, ser decretada de ofcio pelo juiz independentemente da natureza do direito. Lembrem-se que o Cdigo Civil havia avanado autorizando a decretao de ofcio mesmo no caso de direito patrimonial disponvel. Isso, de certa maneira, esvazia uma discusso que havia no Direito Civil em que uma diferena entre a prescrio e a decadncia era a de exceo, de defesa. O ru tinha o poder de aleg-la ou no. Neste caso, vamos ter ateno para uma particularidade do efeito do indeferimento da petio inicial. Devemos nos lembrar das hipteses de resoluo de mrito ou extino sem resoluo de mrito. Art. 267 prev que: Extingue-se o processo, sem resoluo de mrito: I quando o juiz indeferir a petio inicial; II quando ficar parado durante mais de 1 (um) ano por negligncia das partes; III quando, por no promover os atos e diligncias que lhe competir, o autor abandonar a causa por mais de 30 (trinta) dias; IV quando se verificar a ausncia de pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e regular do processo; V quando o juiz acolher a alegao de perempo, litispendncia ou de coisa julgada;

VI quando no concorrer qualquer das condies da ao, como a possibilidade jurdica, a legitimidade das partes e o interesse processual; VII pela conveno de arbitragem; VIII quando o autor desistir da ao; IX quando a ao for considerada intransmissvel por disposio legal; X quando ocorrer confuso entre autor e ru; XI nos demais casos prescritos neste Cdigo. Ento aqui, o art. 295, ao prever no inciso IV que ser indeferida a petio inicial quando o juiz verificar desde logo a decadncia ou prescrio. No h conflito de normas. Art. 267, inciso I, art. 269, inciso IV, art. 295, inciso IV. Leia-os. 1 Adiantando quanto ao efeito, qual ser a diferena neste caso? No caso de extino do processo sem resoluo de mrito, haver produo de coisa julgada formal. Quando temos a hiptese de resoluo de mrito, temos a coisa julgada material. Em outras palavras, na hiptese de extino, pode haver o ajuizamento daquela ao novamente. Essa hiptese de indeferimento da petio inicial, quando o juiz pronuncia a decadncia ou a prescrio, a sentena produzir coisa julgada material impedindo o ajuizamento da mesma ao. Mas como o ru poderia advinhar sem ter o conhecimento? Neste caso, 6 do art. 219: A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. [...] Passada em julgado a sentena, a que se refere o pargrafo anterior, o escrivo comunicar ao ru o resultado do julgamento. o ru intimado dessa deciso depois de passado em julgado. Temos mais duas hipteses: no inciso V do art. 295: A petio inicial ser indeferida: [...] quando o tipo de procedimento, escolhido pelo autor, no corresponder natureza da causa, ou ao valor da ao; caso em que s no ser indeferida, se puder adaptar-se ao tipo de procedimento legal; Neste caso, temos uma inadequao do procedimento, que um pressuposto processual, e o indeferimento ocorrer quando no for possvel a adaptao. Sempre que for possvel a adaptao, ela ser feita. A prova disso est no procedimento sumrio. Se o autor ingressar com uma ao e o juiz entneder que caso de procedimento comum ordinrio, ele faz a converso do rito. No caso do mandado de segurana, a jurisprudncia dos tribunais firmou entendimento de que, neste caso, pela grande diferena de procedimentos,

inclusive na petio inicial, a hiptese de indeferimento da petio inicial de mandado de segurana, e no adaptao. Art. 277, 4: O juiz designar a audincia de conciliao a ser realizada no prazo de trinta dias, citando-se o ru com a antecedncia mnima de dez dias e sob advertncia prevista no 2 deste artigo, determinando o comparecimento das partes. Sendo r a Fazenda Pblica, os prazos contarse-o em dobro. [...] 4 O juiz, na audincia, decidir de plano a impugnao ao valor da causa ou a controvrsia sobre a natureza da demanda, determinando, se for o caso, a converso do procedimento sumrio em ordinrio. Ento, est prevista expressamente a converso. Inciso VI do art. 295 (ainda sobre as hipteses de indeferimento da petio inicial): quando no atendidas as prescries dos arts. 39, pargrafo nico, primeira parte, e 284. Leia os outros artigos. Sobre o art. 284, vimos na aula passada que ele se trata exatamente a hiptese em que juiz deve garantir a oportunidade para emenda da petio inicial, na ausncia de algum requisito, ou alguma imperfeio. No art. 39, o que que temos mesmo, no pargrafo nico, primeira parte? a exigncia de que o advogado deve indicar na petio inicial o endereo em que dever receber as intimaes. Ainda assim h situaes em que ocorre intimao pessoal do advogado. No caso de antecipao de audincia, O advogado ter direito intimao pessoal. Art. 242, 2. Por isso, deve haver o endereo. Por isso essa exigncia no desprovida de finalidade. Vejam que s em caso de antecipao. Antecipao para que, a partir do momento em que ele intimado, ele poder assumir novos compromissos pois saber que tem uma audincia marcada. Se isso no bastasse, essa exigncia viabiliza as intimaes em quase 5000 comarcas no interior do pas, em que so feitas pelo Correio. Qual a natureza do ato do juiz que indefere a petio inicial? sentena. Por qu? o 1 do art. 162 diz que sentena o ato que reproduz, que representa uma das hipteses dos arts 269 e 267. Numa hiptese de cumulao de pedidos, em que o autor tenha pedido duas coisas contra o mesmo ru, o juiz analisa e v que o ru parte passiva ilegtima. Neste caso, ele indefere a petio inicial em relao a um pedido e recebe ou defere em relao a outro. Qual a natureza jurdica desse ato? Ser sentena ou ser deciso interlocutria? No houve extino do processo. Esse o efeito que determina que sentena. Se o processo segue em frente, no caso de cumulao de pedidos ou litisconsrcio, temos pluralidade de relaes jurdicas processuais ou pluralidade de processos. Temos que analisar, portanto, o processo como um todo. Neste caso ento, o processo continua. Se continua, o que o juiz fez foi decidir uma questo

incidental. Da, deciso interlocutria. uma classificao acadmica? Negativo. Ela determinante do recurso. O sistema recursal adotado baseado na irrecorribilidade dos atos. Essa classificao, sabendo a natureza jurdica do ato muito importante porque repercutir inclusive na determinao da espcie recursal cabvel. Se a sentena terminativa ou de mrito, o recurso um s: de apelao. Se deciso interlocutria, o recurso cabvel de agravo. O despacho no tem contedo decisrio, somente promove o andamento do processo. Ao mandar para a seo de clculo, nada est decidido. Mandar citar: despacho, mesmo que tenha um contedo decisrio implcito. O ru s ter a oportunidade de se defender na contestao. A ordem para emendar tem contedo decisrio e recorrvel. Recursos: no vamos nos aprofundar neles agora. H, entretanto, alguns desdobramentos que dizem respeito ao deferimento da petio inicial, e isso que vamos abordar. A forma de processamento da apelao diferente do agravo. A apelao cabvel nos casos em que o juiz terminou a atuao dele no processo. Apelao um recurso a ser examinado pelo Tribunal de segundo grau, mas originariamente apresentado ao juiz de primeiro grau. Ele analisar se os pressupostos recursais esto presentes, como a tempestividade. Retratao: pargrafo nico do art. 296: a permisso para que o juiz volte atrs. Como no indeferir mais a petio inicial e mandar citar o ru. Pargrafo nico: No sendo reformada a deciso, os autos sero imediatamente encaminhados ao tribunal competente. Imediatamente: sem necessidade da citao do ru. Por que no h necessidade de citao do ru neste caso? Porque o mximo que pode acontecer no julgamento do tribunal essa sentena ser cassada (anulada) e o processo voltar para o primeiro grau, e no haver prejuzo para o ru. Se a apelao for provida, o processo retornar afim de que o ru seja citado. Antigamente, o ru era citado para contra-arrazoar o recurso.

Julgamento liminar Deixamos para agora para estabelecer um paralelo com o indeferimento da petio inicial. Esse julgamento liminar foi introduzido recentemente, e uma situao em que, aqui, diferentemente do indeferimento da petio inicial, temos um julgamento de improcedncia do pedido do autor mas realizado de plano, liminarmente, antes mesmo da citao do ru. Esse julgamento liminar tem alguns requisitos: a questo de mrito tem que ser unicamente de direito, e a controvrsia no deve alcanar fatos. Temos questes de direito e de fato. quando o autor sustenta que determinada lei

lhe aproveita, ou que a interpretao correta esta, e no aquela, ou por exemplo que h uma vigncia diferenciada naquele caso. Enfim, questo exclusivamente de direito, sem necessidade de provas. Segundo requisito que o juiz tem que julgar o pedido do autor totalmente improcedente, e no pode ter nenhuma parcela procedente. Art. 285-A: Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada. [...] Isto pressupe causas repetitivas, ento suponhamos matrias que tenham possibilidade de se repetir entre pessoas diferentes. Ento, por exemplo: consumidores assinantes de um determinado servios de telefonia esto repetindo aes em que o juiz entende que o pedido improcedente. Ele reproduz aquela sentena sem citar o ru. Se houver necessidade de apurao de fatos, dever haver instruo, e s pode haver instruo com citao do ru. A improcedncia deve ser total. Na prtica, no ajudou muito porque muitas vezes o fundamento diferente, ou o pedido diferente. No hiptese de extino, mas de resoluo de mrito, em que o pedido julgado improcedente. Essa sentena produzir coisa julgada material. O recurso cabvel tambm o de apelao, e tambm aqui temos a hiptese de retratao. 1 Se o autor apelar, facultado ao juiz decidir, no prazo de 5 (cinco) dias, no manter a sentena e determinar o prosseguimento da ao. 2: Caso seja mantida a sentena, ser ordenada a citao do ru para responder ao recurso. Diferentemente da hiptese do indeferimento como no art. 296, aqui necessria a citao do ru. Por que essa diferena? Porque, se o Tribunal entende que o pedido procedente, deve ser garantido ao ru o contraditrio. O Tribunal, ao reformar a sentena, ter que assegurar a oportunidade de defesa. O Tribunal pode, entretanto, entender que no caso de julgamento liminar. O que ele faz? manda de volta para que o juiz determine a produo de provas.

Resposta do ru

Atuao do ru Contraditrio e ampla defesa

Tipos de defesa De mrito o Direta o Indireta Contra o processo o Peremptria o Dilatria Forma Prazo Contestao (arts. 300 a 303) Princpio da eventualidade Mrito Preliminares nus da impugnao especificada o Excees Novas alegaes o Casos

Hoje vamos falar sobre a resposta do ru. Nossas primeiras aulas foram dedicadas a uma parte da fase postulatria, que tem uma atuao do autor: petio inicial e desdobramentos decorrentes do deferimento ou indeferimento. Tanto a petio inicial quanto a resposta do ru esto abrangidas pela fase postulatria do procedimento comum ordinrio. Veremos as diversas espcies de resposta do ru e um aparte introdutria sobre alguns conceitos que vamos utilizar. O ru, ao ser citado, tem algumas alternativas que se colocam sua escolha. Ele pode responder a ao, se manter inerte e no responder, o que acarretar a revelia; tambm poder, por exemplo, reconhecer a procedncia do pedido. Ento, apenas para fixarmos algumas alternativas que o ru tem. Se ele responder, veremos quais as limitaes que temos nesse exerccio. Na hiptese de optar por no contestar, requisito da prpria citao que ele seja advertido da prpria consequncia. A citao feita ao ru, e ele precisa saber a consequncia de no contestar aquela ao. Por isso que no art. 285 repetida a mesma determinao, na segunda parte do dispositivo. Matrias de mrito precluem. Se deixar de fazer, o ru no poder mudar de ideia. O ru tambm pode reconhecer a procedncia do pedido. Neste caso, temos essa opo como uma das hipteses de resoluo de mrito. O juiz no precisar mais analisar a procedncia pois j houve a composio do litgio.

Contraditrio e ampla defesa no Processo Civil Diferentemente do Processo Penal, a defesa no Processo Civil no requisito de validade. No Processo Civil, o essencial a garantia da oportunidade, que assegurada ao ru com a citao vlida. Por isso que ela um requisito essencial validade do processo. A validade da citao contamina o processo de tal forma que pode inclusive ser alegada numa fase bem avanada. Estamos falando de resposta do ru, e a ampla defesa e o contraditrio tambm devem ser assegurados ao autor. Se o ru touxer fato novo, o autor ter que se pronunciar antes do ato decisrio do juiz. A resposta no um requisito de validade, mas uma faculdade, mas que tem uma consequncia: no podemos dizer que o ru tem o nus de se defender. Optando por se defender, a ele deve ser assegurada a ampla defesa, sob pena de nulidade do processo. Essa ampla defesa tambm no ampla a ponto de no se sujeitar a um regramento. H prazos, para comear. O prazo uma regra que delimita o devido processo legal. A precluso um instituto compatvel com o devido processo legal, bem como a revelia e a presuno de veracidade decorrente da revelia. Ainda assim o ru no pode sofrer nenhum tipo de limitao indevida. Mas ser que esse nus de defesa no Processo Civil se estende a direitos indisponveis? Ou temos uma soluo diferenciada? O Ministrio Pblico ter que entrar no caso, mas ele no suprir a resposta. A defesa efetiva, mesmo no caso dos direitos indisponveis, no um requisito de validade do processo, salvo se o ru tiver sido citado por edital ou por hora certa. Neste caso, h uma possibilidade de que sua omisso no decorra de uma opo livre do ru e sim do desconhecimento, pois so citaes fictas, de cincia presumida. Essa margem de dvida que a presuno deixa justifica que, neste caso, transcorrido o prazo de defesa, se o ru no apresentar contestao, o juiz ter que lhe nomear curador especial, assim como para o ru que esteja preso. Mas a priso outra motivao. Tolhido da liberdade de locomoo, o ru pode ter dificuldades de constituir sua defesa tcnica, ento o Estado, que o mantm encarcerado, deve garantir a ele uma defesa mnima no Processo Civil. Temos quantas modalidades de citao disciplinadas no Cdigo? Temos a citao por oficial de justia, pelo correio e por edital. Essas so as formas, sendo que a com hora certa uma intercorrncia da citao por oficial de justia, usada quando este desconfia que o ru est se ocultando. Mas se, apesar das cautelas, o ru no contestar, o juiz lhe nomeia curador. O que no se pode impedir a tramitao do processo, para no impedir a prestao jurisdicional em favor do autor.

No caso de direito indisponvel, no h nomeao de curador. No contestando, ocorrer revelia. A soluo que o legislador d que a revelia no ter a mesma consequncia que tem nos casos de direitos disponveis. No haver presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Na prtica, o autor continuar com o nus de provar os fatos, mesmo sem resposta do ru. a ausncia da defesa s acarretar comprometimento eficcia jurdica da sentena naquele caso. A validade dos atos praticados da para frente estar comprometida.

Tipos de defesa Vamos ver que a resposta do ru, de acordo com o art. 297, pode assumir trs modalidades diferentes. No que sejam opes, mas tm disciplinas diversas: O ru poder oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petio escrita, dirigida ao juiz da causa, contestao, exceo e reconveno. A contestao o meio de resposta em que h defesa propriamente dita. Mas temos uma nica defesa contra o processo, que no nem peremptria nem dilatria, mas que no deixa de ser defesa, que deve ser deduzida atravs das excees. Elas se destinam a arguir a incompetncia relativa, a suspeio ou o impedimento. So justificativas em relao ao julgador. Reconveno: muito embora classificada como resposta, uma ao do ru contra o autor. deduzida no mesmo processo em que o ru est sendo demandando. Para isso, deve haver uma ligao mnima, ou isso poderia acarretar prejuzo ao julgamento. Se for deduzida uma pretenso que no tem nenhuma relao, teremos duas arguies sem ligao nenhuma no mesmo processo. A defesa propriamente dita ser instrumentalizada por meio da contestao. Defesa de mrito: o que o mrito? O conjunto de questes relativas prpria lide, ao processo. Tem a ver com a relao jurdica de direito material litigiosa. Esse o mrito. Sobre tudo que estiver relacionado ao litgio poderemos dizer que se trata de mrito. Isso ser interessante para, por exemplo, alegar a decadncia ou prescrio. questo de mrito ou questo processual? Isso hiptese de resoluo de mrito. Lembre-se que ningum pode ser privado de seus bens sem o devido processo legal. Infelizmente, temos um processo muito formalista, ainda, ento as partes tendem a tratar mais no do litgio, mas das questes processuais. Anlise Econmica do Direito: traz princpios de economia para o Direito. Ningum investe numa empresa que est indo mal.

Defesa contra o processo est relacionada exatamente a essa vinculao que a prpria Constituio faz, e que no vale para qualquer processo, mas o processo que atenda a um conjunto de regramentos decorrente da lei. Na essncia, o conjunto de regramentos tem por finalidade assegurar o direito das partes contra um possvel arbtrio do juiz. Essa defesa pode ser peremptria ou dilatria. A primeira a que, acolhida, leva imediatamente extino do processo, pois h vcio insanvel. Ningum poder litigar sem condies da ao, que so requisitos essenciais. A carncia do direito de ao acarretar a extino do processo. Neste caso, a defesa classificada como defesa peremptria. E a dilatria? Temos alguma irregularidade formal sanvel, que pode ser resolvida. Para isso, precisa-se garantir uma oportunidade, por meio da fixao de um prazo. Art. 241: Comea a correr o prazo: I quando a citao ou intimao for pelo correio, da data de juntada aos autos do aviso de recebimento; II quando a citao ou intimao for por oficial de justia, da data de juntada aos autos do mandado cumprido; III quando houver vrios rus, da data de juntada aos autos do ltimo aviso de recebimento ou mandado citatrio cumprido; IV quando o ato se realizar em cumprimento de carta de ordem, precatria ou rogatria, da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida; V quando a citao for por edital, finda a dilao assinada pelo juiz. H uma srie de situaes. Inciso V: quando a citao for por edital, finda a dilao assinada pelo juiz. Temos, portanto, prazo e dilao. Dilao o prazo que pode ser fixado pelo juiz, dentro de limites que a lei estabelea. Antes de qualquer providncia de carter definitivo, um prazo tem que ser fixado para que o autor possa corrigir. Exemplo: defeito na representao processual. Se no for corrigido, leva extino do processo. Necessariamente deve ser assegurada a oportunidade para a regularizao. Por isso chamado de dilatrio. Se o autor nada fizer, o que acontece? Ser extinto. Ento, em termos de resultado final, tanto a defesa peremptria quanto a dilatria levam mesma consequncia. Ressalva do art. 268 sobre o inciso V do art. 267: o caput deste artigo diz sobre a extino do processo sem resoluo de mrito. Fala em perempo, litispendncia ou coisa julgada. A coisa julgada, a perempo e a

litispendncia, que determinam a extino uma vez, continuam existindo e determinaro a extino quantas vezes forem ajuizadas. Mas no ser a sentena que reconhece pela primeira vez essas causas de extino do processo. A sentena tem um efeito diferente, ou a causa? a causa, entende o professor. Se fosse a sentena, haveria as trs hipteses: litispendncia, perempo e coisa julgada. Coisa julgada sentena de mrito transitada em julgado, o que significa que no se pode ajuizar nova ao. Litispendncia: j existe uma ao idntica em curso, e outra no pode ser ajuizada. Perempo: o autor ajuizou trs vezes, e em todas abandonou. Perde o direito de ao. Essas sentenas extinguem o processo com os mesmos efeitos da sentena que exintingue por outros motivos. A causa que deve ser olhada. No o efeito da sentena terminativa que impedir outra ao, mas sim a causa: a causa extintiva de uma ao determinar tantas extines quanto forem ajuizadas. O que est impedindo a primeira sentena de mrito. Mas, no caso da litispendncia temos a possibilidade de ser ajuizada nova ao se a ao anterior for extinta sem resoluo de mrito. Na prtica, difcil ver um processo extinto por perempo. A coisa julgada s pode ser desconstituda por meio de ao rescisria. A defesa de mrito pode ser direta ou indireta. A direta ocorre quando o ru se ope ao fato alegado pelo autor que constitutivo do direito deste. Se ele alega que o ru no cumpriu o contrato, temos a existncia do contrato como fato constitutivo do direito do autor. O ru pode se defender dizendo: no houve contrato, ou houve, mas ele tambm no cumpriu sua parte. Isso defesa de mrito direta: se ope ao fato constitutivo do direito do autor. Indireta: o ru, mesmo admitindo o fato constitutivo do direito do autor, ope um outro fato que seja extintivo, modificativo ou impeditivo do direito do autor: ele excepciona o fundamento jurdico do pedido do autor. A defesa de mrito indireta seria o comprovante de pagamento. O fato constitutivo existiu, mas houve um fato extintivo do direito do autor, no caso, o pagamento. Isso no tem relevncia meramente didtica, mas importar para o nus da prova. Exemplo: batida de carro: o ru admite a batida, mas alega culpa concorrente. Isso ser nus dele. Veremos mais adiante o nus.

Forma No procedimento comum ordinrio a forma pode ser escrita ou oral. E o prazo? em geral, 15 dias, com possibilidade de formas de contagem diferenciadas. Se o ru estiver representado pela Defensoria Pblica, o prazo contado em dobro, e se for a Fazenda Pblica o prazo contado em qudruplo.

Contestao Toda essa matria tem que ser alegada pelo ru de uma vez s. Isso pode fazer gerar uma aparente contradio de teses do ru. Mas ele no pode ter isso em seu prejuzo, pois tem s uma oportunidade. o princpio da eventualidade: se a tese primeira no for acolhida, a segunda, que pode salvar seu interesse, j tem que estar posta. uma questo de estratgia. Art. 300: Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito, com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. Ele tem que alegar toda a matria de defesa. Temos algumas excees, que vamos falar daqui a pouco. Tanto de mrito quanto de processo. Uma defesa contra o processo denominada preliminar pois, se acolhida, no chega ao mrito. As matrias de natureza formal so acolhidas na forma de preliminares. Art. 301: Compete-lhe, porm, antes de discutir o mrito, alegar: I inexistncia ou nulidade da citao; II incompetncia absoluta; III inpcia da petio inicial; IV perempo; V litispendncia; VI coisa julgada; VII conexo; VIII incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao; IX conveno de arbitragem; X carncia de ao; XI falta de cauo ou de outra prestao, que a lei exige como preliminar. 1 Verifica-se a litispendncia ou a coisa julgada, quando se reproduz ao anteriormente ajuizada.

2 Uma ao idntica outra quando tem as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. 3 H litispendncia, quando se repete ao, que est em curso; h coisa julgada, quando se repete ao que j foi decidida por sentena, de que no caiba recurso. 4 Com exceo do compromisso arbitral, o juiz conhecer de ofcio da matria enumerada neste artigo. Incompetncia absoluta no se caracteriza como defesa peremptria pois no causa extino, mas tem como consequncia o deslocamento de um juzo para outro. Pode levar a extino s de atos decisrios. Inpcia da petio inicial: j vimos o que inpcia, que algo que, se fosse reconhecido, poderia ter indeferido a petio inicial. Se ele acolher neste caso, no ser mais indeferimento da petio inicial, pois a citao j foi feita. Perempo, litispendncia e coisa julgada j falamos. Conexo: tambm, se acolhida, no mximo poder causar a remessa do processo. Inciso VIII: incapacidade da parte defesa dilatria. Inciso IX: conveno de arbitragem alcana a sentena arbitral mas tambm a conveno de submeter o litgio soluo arbitral. Inciso X: carncia de ao. Inciso XI: no caso de o ajuizamento de uma ao j ajuizada anteriormente, o art. 268 prev que haja um depsito do pagamento dos honorrios e despesas do processo anterior. Pargrafos: conceituam coisa julgada e litispendncia. 4: o juiz conhecer de ofcio. Com exceo exclusivamente da conveno de arbitragem, todas as demais questes podem ser conhecidas de ofcio pelo juiz. Como o ru tem o nus dessa realizao, ele no perde o direito, no ocorre precluso. Mas se ele alegar posteriormente uma situao em que ele teria conhecimento do fato que seria determinante da causa extintiva, ele pode ser penalizada com o pagamento integral das custas processuais. Significa que isso no pode ser usado maliciosamente pelo ru com a finalidade de protelar o processo. Se ele demorar para mostrar o comprovante de cesso de dbito, ele ir pagar por isso.

Art. 302: Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, salvo: I se no for admissvel, a seu respeito, a confisso; II se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considerar da substncia do ato; III se estiverem em contradio com a defesa, considerada em seu conjunto. Pargrafo nico. Esta regra, quanto ao nus da impugnao especificada dos fatos, no se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao rgo do Ministrio Pblico. Ento, se houver vedao de confisso em determinada situao, no haver presuno de veracidade. A escritura pblica registrada no Cartrio de Registro de Imveis instrumento essencial prova da transmisso da propriedade de imvel. Mesmo que no tenha havido impugnao especificada, o fato ser considerado em seu conjunto. Novas alegaes: constituem uma exceo ao rol do art. 300: so admitidas em situaes especialssimas. Art. 303: Depois da contestao, s lcito deduzir novas alegaes quando: I relativas a direito superveniente; II competir ao juiz conhecer delas de ofcio; III por expressa autorizao legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e juzo. Um direito que surgiu depois da contestao. Por exemplo algum adquiriu direito por sucesso por fato posterior. A coisa julgada alcana questes decididas e tambm coisas no deduzidas.

Resposta do ru
Excees (arts. 304 a 314) Espcies Efeito suspensivo Exceo de incompetncia

Finalidade Procedimento

Rejeio liminar Deciso

Exceo de impedimento e suspeio


Procedimento Deciso

Reconveno (arts. 315 a 318)


Natureza jurdica Oportunidade Requisitos Substituio processual e reconveno

Extino da ao Aes dplices

Falamos na aula passada sobre a contestao e hoje vamos falar sobre excees e a reconveno. A primeira observao sobre as excees que elas so instrumentos processuais a disposio das partes, apesar de estarem dentro parte de resposta do ru. o autor tambm pode usar as excees. o que fica claro ao ler o art. 304 do Cdigo de Processo Civil: lcito a qualquer das partes argir, por meio de exceo, a incompetncia (art. 112), o impedimento (art. 134) ou a suspeio (art. 135). A exceo um instrumento processual de uso das partes, e no exclusivamente do ru. Mas muito mais comum, especficamente no caso da exceo de incompetncia, o uso pelo ru. A opo do legislador por colocar como uma das hipteses de defesa que na prtica uma situao mais comumente usada pelo ru. Exceo, alm de indicar esse instrumento processual, tem como sentido genrico o significado de defesa, de modo geral. Estudamos a distino entre prescrio e decadncia, e a primeira, como vimos, um meio de defesa: trata-se de uma exceo. O que nos interssa na aula de hoje a exceo como instrumento processual, por meio de de autos apartados: petio escrita destinta da contestao. Os autos sero separados dos autos da ao.

Qual a finalidade? Como veremos, no caso da exceo de incompetncia e tambm da exceo de suspeio, esse ato interessa ao incidente, e no ao propriamente. Assim, evita-se a poluio do processo com registros que no interessam diretamente ao. Vamos ver o art. 305: Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdio, cabendo parte oferecer exceo, no prazo de 15 (quinze) dias, contado do fato que ocasionou a incompetncia, o impedimento ou a suspeio. Parece contraditrio, mas no . Quando ele diz que pode ser feito ao mesmo tempo, temos que ter em mente que tempo e prazo no se confundem, e tm sentidos diversos. Muito embora o prazo seja um intervalo de tempo delimitado. Tempo qualquer momento do processo, ou seja, no havendo uma limitao temporal sobre determinado tempo. O prazo fluir a partir da causa que o determine, como a que determina a incompetncia, a suspeio, ou o que for. Chegaremos concluso de que, se no for arguida no prazo, ocorrer prorrogao. No caso da incompetncia, o que temos quase sempre que a exceo ser usada pelo ru. No existe a escolha. Existindo no foro mais de um juzo com a mesma competncia, o foro ser escolhido pelo autor. Diferentemente da reconveno, esse prazo no est na dependncia do oferecimento da contestao. Se o ru oferecer a contestao no dcimo dia, o prazo para a exceo continuar ocorrendo. A reconveno, por sua vez, tem que ser apresentada em conjunto com a contestao. possvel, em princpio, a exceo de incompetncia ser utilizada pelo autor tambm, como numa hiptese em que o autor ache que h preveno daquele foro, pela existncia de uma ao conexa, mas, ao ser distribuda, no ter sido observada essa preveno. Na prtica, muito raro acontecer, at porque a distribuio, nesses casos, como tem natureza administrativa, no caracteriza reconhecimento de ofcio pelo juiz. Pargrafo nico do art. 305: Na exceo de incompetncia (art. 112 desta Lei), a petio pode ser protocolizada no juzo de domiclio do ru, com requerimento de sua imediata remessa ao juzo que determinou a citao. A suspeio e o impedimento podero surgir no curso do processo. Se houver uma remessa de autos que o juiz entenda como decorrente de conexo ou continncia, a parte poder recorrer dessa deciso. A parte no far uso da exceo de incompetncia neste caso; ela utilizar o recurso. A causa de suspeio motivada pela parte no deve interferir no curso normal do processo, no deve ser reconhecida. Como o ru ofender o juiz para que, da para frente, ele argua a suspeio do juiz. Mas, por outro lado,

se a causa for anterior, a sim poder ocorrer. Ou ento casamento entre advogada da causa casar com o juiz. Ento, quando o Cdigo diz em qualquer tempo significa que no h limitao do momento em que ocorre. Uma diferena que precisamos saber que, enquanto a incompetncia relativa o juiz no pode declarar de ofcio, a suspeio e o impedimento supervenientes constituem deveres do juiz de se afastar do processo. Mas isso no quer dizer que em todo caso de suspeio ou impedimento ele estar agindo errado, at Porque isso pode passar despercebido. Mas, uma vez alertado pela parte, ele ter uma oportunidade para se afastar. A parte pode no ter razo, ou a alegao pode no ser forte o suficiente. Ainda sobre o pargrafo nico do art. 305: prev-se, aqui, a possibilidade da exceo de incompetncia ser apresentada no juzo do domiclio do ru. como isso possvel? A nica possibilidade que visualizamos para aplicao prtica desse dispositivo quando o ru tenha sido citado por carta, como de ordem ou carta precatria (o caso mais comum.) Quando comea a correr o prazo? Tanto para contestao quanto para exceo: quando a carta cumprida juntada aos autos. Ento, no recebimento, o juiz suspender o prazo, assim, facilita-se a defesa do ru. Vamos agora ao art. 306: Recebida a exceo, o processo ficar suspenso (art. 265, III), at que seja definitivamente julgada. Aqui temos duas possibilidades para esse recebimento: encontraremos deciso do STJ num sentido, mas o prprio Cdigo j indica o momento do recebimento. Assim, a questo passa a ser: do protocolo da petio inicial ou do recebimento pelo juiz? O juiz pode instaurar procedimento, pois h possibilidade de rejeio em carter liminar. A suspenso do processo contrria celeridade processual. O s fato de apresentar o incidente no pode ter o efeito de suspender. No caso do impedimento e da suspeio, damos ao juiz uma oportunidade para reconhec-las. A partir do momento em que ele cientificado de que a parte entende que ele suspeito ou impedido, ele poder se afastar.

Efeitos Se a exceo acolhida, qual o efeito? Deslocar o processo de um juzo para outro que, no entender da parte, seja competente. No basta a arguio genrica da incompetncia, ela tem que ser fundamentada. Art. 307: O excipiente argir a incompetncia em petio fundamentada e devidamente instruda, indicando o juzo para o qual declina.

Neste caso, a parte, no momento em que arguir a incompetncia, dever dizer qual o foro competente e justificar. Tambm se pode invocar clusula contratual de eleio de foro aqui. Excipiente aquele que argui a exceo. A parte contrria o excepto. Essa denominao importante porque a exceo pode ser usada por autor ou ru. Art. 308: Conclusos os autos, o juiz mandar processar a exceo, ouvindo o excepto dentro em 10 (dez) dias e decidindo em igual prazo. Se o juiz entender que manifestamente improcedente a exceo? Art. 310: O juiz indeferir a petio inicial da exceo, quando manifestamente improcedente. Significa que ele no ir instaurar um procedimento de um incidente, e no suspender o processo. Dessa deciso, que interlocutria, tambm cabe recurso de agravo. Art. 309: Havendo necessidade de prova testemunhal, o juiz designar audincia de instruo, decidindo dentro de 10 (dez) dias. possvel a realizao de uma audincia de instruo para ouvir testemunhas, mas ficar restrita ao objeto do incidente, e assim investigar se h algum fato que suporte a alegao da exceo. A deciso no encerra o processo, s o incidente processual. O juiz que recebe, se no concordar com a remessa, e entender por competente o juiz que lhe remeteu, aquele poder suscitar um conflito negativo de competncia. Ele no mandar de volta, claro. Mas, se entender que a competncia no dele nem do outro, mas de um outro rgo, e que essa incompetncia seria absoluta, ou de outro seguimento do Judicirio? Ento ele poder mandar, ex officio, para o outro juzo.

Excees de impedimento e suspeio Aqui o juiz no poder se manifestar de ofcio. O art. 312 prev que a parte oferecer a exceo de impedimento ou de suspeio, especificando o motivo da recusa (arts. 134 e 135). A petio, dirigida ao juiz da causa, poder ser instruda com documentos em que o excipiente fundar a alegao e conter o rol de testemunhas. Aqui, temos, diferentemente da exceo de incompetncia, em que h o estabelecimento de uma relao entre uma parte e outra, no h aqui, no caso da suspeio e do impedimento, participao da parte contrria no procedimento.

Art. 313: Despachando a petio, o juiz, se reconhecer o impedimento ou a suspeio, ordenar a remessa dos autos ao seu substituto legal; [...] Diferentemente da exceo de incompetncia em que o processo remetido para outro juzo, aqui o juiz se afasta do processo, mas continua na mesma vara e o substituto assume. O cartrio e a secretaria so os mesmos. ...em caso contrrio, dentro de 10 (dez) dias, dar as suas razes, acompanhadas de documentos e de rol de testemunhas, se houver, ordenando a remessa dos autos ao tribunal. Isso uma causa de recusa do juiz, do julgador, no do juzo. til para quando algum juiz j tiver conhecimento pessoal sobre determinada causa. Parte do incidente, pois ele est se defendendo, alegando que no existe esse impedimento ou suspeio. Quem ir julgar? O Tribunal, que examinar os autos da exceo somente. Os autos principais permanecero no juzo originrio, em suspenso. Art. 314: Verificando que a exceo no tem fundamento legal, o tribunal determinar o seu arquivamento; no caso contrrio condenar o juiz nas custas, mandando remeter os autos ao seu substituto legal. Rara hiptese em que o juiz condenado, em funo do dever que tem o magistrado de no atuar em causas em que esteja impedido. configura descumprimento de dever funcional. Essa atuao pode configurar algo mais? Sim. Isso pode caracterizar infrao disciplinar, se ficar provado que ele queria atender a um determinado interesse. O procedimento, em qualquer caso, muito simples. As decises se justificam pela prpria natureza das causas. O que tem em comum que a existncia de impedimento ou suspeio so pressupostos processuais relativos ao julgador. So hipteses de afastamento do julgador com a determinao da remessa dos autos para outro. E se se tratar de incompetncia absoluta, o procedimento esse mesmo? No caso da incompetncia absoluta, como vimos na aula passada, uma das hipteses em que dispensa-se a exceo, e o ru ir arguir no corpo da prpria contestao. Dispensa-se exceo para o caso de incompetncia absoluta.

A reconveno Tambm classificada sob o a resposta do ru, ela tem natureza de ao. Na reconveno, o ru pede tutela jurisdicional em seu favor contra o autor. Ento, no mesmo processo, o ru pede ao juiz a condenao do autor a lhe pagar determinado valor, por exemplo. A contestao no se presta a isso, pois tem natureza de defesa.

Requisitos da reconveno: esto no art. 315. H limitao de objeto: O ru pode reconvir ao autor no mesmo processo, toda vez que a reconveno seja conexa com a ao principal ou com o fundamento da defesa. Pargrafo nico. No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. O requisito para que essa pretenso do ru em face do autor possa ser deduzida por meio de reconveno que haja conexo com a ao ou com os fundamentos da defesa. Por que assim? Porque o legislador quis? Isso no resposta. Precisamos entender a lgica dos institutos. Temos que ter solues adequadas para aquilo que surgir na prtica. Os estudiosos dos ramos do direito material at dizem que o processo formalismo. O excessivo formalismo surge exatamente como consequncia da falta do estudo aprofundado do processo. Quando h domnio maior do significado da forma, do sentido lgico dessa forma, ento, por que h essa restrio? Porque, na verdade, se entendermos que a reconveno possvel qualquer demanda, isso acarretar prejuzo para a insturo da ao. No procedimento sumrio, no temos a previso da reconveno, at porque um procedimento mais simples. Mas o 1 do art. 278 prev que: lcito ao ru, na contestao, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial. Tambm chamado de pedido contraposto ou reconvencional. H essa possibilidade, mesmo no procedimento sumrio, mesmo que no se trate de reconveno propriamente dita. Qual a diferena? Qual mais ampla? A reconveno, claro. Por qu? Porque nela o pedido possvel desde que fundado nos mesmos fatos trazidos pelo autor. Os fatos, na verdade, so uma parte da causa de pedir (junto com os fundamentos jurdicos). Ento, veja o exemplo do acidente de trnsito, em que algum se sente prejudicado e prope uma ao, apontando o condutor do outro veculo como causador dos danos. O motorista daquele veculo pode entender que ele no teve responsabilidade e aproveite essa oportunidade para pedir, naquele mesmo momento, j que se trata do mesmo fato, que o autor lhe indenize. Isso uma ao denominada reconveno, que tem como causa de pedir o mesmo fundamento da ao do autor. Quando pode ser oferecida? Qual a oportunidade? Vamos voltar num artigo que pulamos. Art. 299: A contestao e a reconveno sero oferecidas simultaneamente, em peas autnomas; a exceo ser processada em apenso aos autos principais. A reconveno deve ser apresentada numa petio separada e ser jntada aos prprios autos. Por que h previso de serem apresentadas simultaneamente? Precluso consumativa. a perda do direito de reconvir. No confunda isso com o direito de ao. O ajuizamento da ao autnoma permanece intacto. Qual o

porqu disso? Art. 316: Oferecida a reconveno, o autor reconvindo ser intimado, na pessoa do seu procurador, para contest-la no prazo de 15 (quinze) dias. Vejam o seguinte: existe um desdobramento no procedimento que depender de ter sido ou no apresentada a reconveno. Se foi aprsentada somente a contestao, o juiz dever tomar certas providncias, dependendo do contedo dela. Mas, se apresentadas as duas, as providncias so outras. Exemplo: o ru, no quinto dia do prazo, oferece a contestao. No 15 dia, o ru apresenta sua reconveno. O processo no est mais no cartrio pois j est com carga para o autor. A reconveno tem que ser processada em sincronia com a ao. No , portanto, uma exigncia destituda de sentido lgico.

Substituio processual e reconveno Com a reconveno, temos o surgimento de uma nova relao jurdica processual dentro do mesmo processo. No plo ativo temos o ru, e no passivo o autor. Houve uma inverso de plos. Quando o autor est agindo na defesa de um direito que no lhe pertence, mas o faz em nome prprio, temos o qu? substituio processual. Por que a substituio processual impede a reconveno? Porque a justificativa lgica da reconveno que as partes da relao jurdica processual sejam as mesmas. A substituio processual s admitida para o plo ativo. Ento o art. 6, que diz que ningum poder pleitear, em nome prprio, direito alheio, salvo quando autorizado por lei, prev a possibilidade de a exceo ser para o plo ativo, requerer em nome prprio, e no para ser demandado. Ento, se o autor est pleiteando em nome prprio um direito que no seu, ele no poder ser alvo da reconveno pois no tem legitimidade para subsitituir, no plo passivo, aquelas pessoas. Veja o pargrafo nico do art. 315: No pode o ru, em seu prprio nome, reconvir ao autor, quando este demandar em nome de outrem. O que justifica a reconveno que duas lides podem ser julgadas no mesmo processo pois tm as mesmas partes e assim observa-se a economia processual. Outra discusso: se o autor age em nome prprio mas no o nico titular do direito, poder o ru reconvir? No, pois teriam que ser citadas outras pessoas que no compem a relao jurdica processual. Exemplo: condminos.

Extino da ao

Art. 317: A desistncia da ao, ou a existncia de qualquer causa que a extinga, no obsta ao prosseguimento da reconveno. A reconveno tem autonomia em relao ao. Se ela for extinta por qualquer motivo, isso no determinar a extino da reconveno. Para finalizar...

Aes dplices Pela natureza do objeto ou pela especificidade do procedimento, dispensam a reconveno, e no h necessidade. Exemplos: aes possessrias. O prprio procedimento j prev a possibilidade de o ru pleitear uma tutela possessria na prpria contestao. O autor pede a reitegrao na posse de um imvel dizendo que o ru cometeu esbulho possessrio. O ru responde alegando o mesmo, e inclusive pedindo um interdito proibitrio. Assim o juiz pode condenar o autor a se abster de praticar qualquer ato que caracterize turbao. Desapropriao: s pode ser exercida pelo Estado. A entidade pblica expropriante prope ao de desapropriao no com a finalidade de obt-la, que um ato administrativo, mas sim para ser imitida na posse. O ru pode pedir que a Unio seja condenada a pagar o justo preo. Isso tudo sem necessidade de reconveno. Reconveno simples, mas exige o entendimento!

Revelia

1. Efeito 2. Excees 3. Estabilidade da lide e revelia, alterao do pedido e causa de pedir, nova citao 4. Prazos contra o revel 5. Comparecimento do ru Providncias preliminares - Arts. 323 a 325

Especificao de prova ausncia de efeito da revelia Declarao incidente (art. 325) Natureza jurdica Objeto Procedimento

Fatos impeditivos, modificativos e extintivos do direito do autor (art. 326) Defesa do autor e produo de prova documental Preliminares do art. 301 (art. 327) Defesa do autor, produo de prova documental, medidas saneadoras

Comeamos com a revelia no art. 319: Art. 319. Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Vamos falar das providncias preliminares. Vimos que, no procedimento sumrio, a revelia decorre da ausncia na audincia de conciliao. Se no comparece, ele considerado revel. Esse fenmeno est previsto expressamente na legislao. No procedimento ordinrio, o ru citado para contestar, no para contestar. Vimos, na aula passada, que o ru tem o nus de impugnar especificamente os fatos alegados na inicial pelo autor. Um determinado fato pode ser considerado decorrente de uma presuno como sendo verdadeiro. A revelia esse mesmo efeito, mas generalizado para todos os fatos afirmados na inicial. A ausncia de contestao ir acarretar essa presuno de veracidade. Veja o art. 319: Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Precisamos fazer uma distino e entender que isso no reconhecimento tcito de uma confisso. O efeito se estende somente aos fatos, e os efeitos jurdicos desses fatos sero livremente apreciados pelo juiz em face de provas produzidas pelo autor. Significa que a revelia no acarreta um julgamento procedente do pedido automaticamente. O fato pode ser verdadeiro, mas o juiz poder no acolher a tese do efeito jurdico decorrente do fato. Ento, qualquer ideia que possamos ter sobre revelia acarretar julgamento procedente ser um equivoco, e temos que afastar esse entendimento. presuno de veracidade dos fatos, apenas, e no das consequncias. Essa presuno tem como consequncia o qu? Os fatos no dependem de prova. Essa a consequncia prtica imediata. Quando falamos sobre a resposta do ru no Processo Penal, vimos que a defesa um requisito de validade do processo. No Processo Civil no, nem mesmo nos casos de direitos indisponveis. A soluo dada no Processo Civil que a revelia, ou seja, a ausncia de contestao disciplinada, e no constitui um vcio formal; os efeitos da revelia so disciplinados pela legislao e no so causas de nulidade, como seria a falta de citao. Mas o que temos a presuno de veracidade dos fatos afirmados. Veja o art. 320, com as excees regra do art. 319:

Art. 320. A revelia no induz, contudo, o efeito mencionado no artigo antecedente: I - se, havendo pluralidade de rus, algum deles contestar a ao; II - se o litgio versar sobre direitos indisponveis; III - se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico, que a lei considere indispensvel prova do ato. Veja a ressalva sobre direitos indisponveis. Tambm a revelia no trar os efeitos do art. 319 se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico que a lei considera como indispensvel para a prtica do ato. O efeito do art. 319 no se opera quando, havendo muitos rus, pelo menos um contestar. No princpio da verdade formal, no podemos admitir que um fato seja considerado presumidamente verdadeiro com relao a um sujeito, e falitisconsorteo em relao a outro. o princpio da autonomia dos litisconsortes. uma decorrncia da prpria verdade formal. A verdade do processo dever prevalecer. Havendo um litisconsrcio passivo, necessrio ou facultativo, caso um litisconsorte conteste aquele fato que relevante nas demais relaes jurdicas, o efeito do art. 319 j estar afastado, ou seja, no h presuno de veracidade mesmo em relao ao(s) ru(s) que no contestaram. Da conclumos que, se o fato for o mesmo, o art. 319 no se aplicar. Se, entretanto, havendo litisconsrcio passivo, os fatos que ensejaram a ao forem diversos, o afastamento do efeito do art. 319 no se operar. Por exemplo: se no polo passivo figuram o devedor de um emprstimo e seu fiador, quando o credor ajuza a ao contra ambos e apenas o fiador contesta, alegando a nulidade da sua relao jurdica, ou seja, a nulidade da fiana, no fazendo nenhuma aluso prpria relao jurdica entre o devedor e o autor, essa ser uma hiptese em que a contestao no iria impedir a presuno de veracidade, pois os fatos discutidos so diversos. Uma coisa a relao jurdica entre o devedor principal e seu fiador, enquanto outra a relao jurdica entre credor e devedor do emprstimo. Ento, temos o afastamento do efeito do art. 319 quando um dos rus contesta fato comum a todos os demandados. No litisconsrcio, temos uma pluralidade de relaes jurdicas, pois o autor est vinculado a cada um dos litisconsortes passivos. O fato contestado se repete em todas as relaes jurdicas. Ento, no podemos presumir o fato tido como controvertido para um e no para o(s) outro(s). Segunda hiptese, do inciso II: no caso de direito indisponvel, a ausncia da defesa deixa de produzir o efeito da revelia. O que isso impor ao autor?

Apesar da revelia do ru, o autor ainda assim ter que provar o fato, pois, neste caso, no ser tido como verdadeiro por presuno. Nesta hiptese, ser mantido o nus da prova do autor. Adiantando, ento, fato constitutivo do direito do autor constitui nus do autor de provar. Fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor so nus do ru. Em resumo, o direito indisponvel manter com o autor o nus de provar. Exemplos: filiao, paternidade, nacionalidade, etc. Por ltimo temos a hiptese do inciso III: qual lei? A Lei Civil, a norma de Direito Material. A disciplina que tratar do fato jurdico, e no se trata de coisa de direito processual. A transmisso de propriedade do imvel, por fora de previso do Cdigo Civil, deve-se provar por meio de escritura pblica registrada no Cartrio de Registro de Imveis. A revelia do ru no acarretar presuno de veracidade desse fato. Veremos, depois, no que diz respeito possibilidade de substituio dessa prova, desse documento, por outro, o art. 366: Quando a lei exigir, como da substncia do ato, o instrumento pblico, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta. Significa que est expressamente vedada essa substituio. O processo nasce com a finalidade de terminar, solucionando o litgio antes. Num determinado momento, o juiz ter que propiciar esse julgamento. Ento, esse processo de amadurecimento do processo, a ponto de permitir o julgamento, uma estabilizao, ou seja, poderamos dizer que o primeiro ato que confere uma maior estabilidade lide a citao. Significa que o autor no poder alterar o pedido, nem a causa de pedir, sem o consentimento do ru. O saneamento estabiliza definitivamente a lide, pois, a partir da, no ser mais possvel alterar o pedido nem a causa de pedir nem mesmo com o consentimento do ru. Isso porque o saneamento encerra a fase postulatria e o processo segue para a fase instrutria. O poder de disposio das partes tem limite. Essa estabilizao ocorre mesmo em caso de revelia, salvo se for promovida nova citao do ru. Art. 321: Ainda que ocorra revelia, o autor no poder alterar o pedido, ou a causa de pedir, nem demandar declarao incidente, salvo promovendo nova citao do ru, a quem ser assegurado o direito de responder no prazo de 15 (quinze) dias. Se o ru tivesse contestado, isso significa que ele estaria regularmente representado por um advogado no processo. Se o autor quisesse alterar algo, o ru, na pessoa de seu advogado, teria ser intimado para se pronunciar sobre isso. Na hiptese de ru sem representante, caso o autor queira mudar o pedido, ter que ser promovida nova citao e um novo prazo de contestao ter que ser aberto.

Prazos contra o revel

O artigo 322 foi alterado com a Lei 11280, numa alterao que muitos diziam no ter repercusso prtica. Art. 322. Contra o revel que no tenha patrono nos autos, correro os prazos independentemente de intimao, a partir da publicao de cada ato decisrio. (Redao dada pela Lei n 11.280, de 2006) se corre, flui e num determinado momento ele se encerra. A dvida era: fui quanto? O ru pode comparecer posteriormente. Isso est no pargrafo nico do mesmo artigo: O revel poder intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar. (Includo pela Lei n 11.280, de 2006). Se o revel tiver sido intimado na pessoa de seu advogado, ele comparece normalmente. Se no tiver sido intimado, os prazos comearo a correr a partir da publicao de cada ato decisrio. Vamos inverter: pode o revel, depois do prazo da contestao, comparecer no processo e readquirir o direito de ser intimado? Pode. Ele s no tem o direito de reabrir discusso sobre questes que j tenham sido superadas, como defesa de mrito direta ou indireta, que preclui com o prazo da contestao. Mas as questes processuais que esto relacionadas no art. 301, por fora do 4 daquele artigo, podero ser conhecidas de ofcio pelo juiz. Nisso, o art. 303 permite que, depois da contestao, possa o ru deduzir novas alegaes quando... inciso II: competir ao juiz conhecer delas de ofcio (as matrias do art. 301). Ento, se formos interpretar o pargrafo nico do art. 322 em conjunto com o 4 do art. 301 e o inciso II do art. 303, o ru poder, no comparecimento posterior, mesmo revel, arguir todas as matrias do art. 301, pois so matrias que o juiz poderia declarar de ofcio, ento no h precluso. Mas, se a prescrio acarretar resoluo de mrito, se a matria puder ser conhecida de ofcio pelo juiz, isso poder ser alegado pelo ru revel posteriormente. O ru revel se dirige ao juiz da causa por meio de uma petio, petio essa que no tem uma denominao especfica como tem a contestao. Note que 15 dias o prazo para contestar; se transcorreu, est configurada a revelia. Esse comparecimento tem como consequncia a reaquisio do direito de ser intimado. Mas, suponhamos uma hiptese de direito indisponvel. Neste caso, a revelia no acarretou a presuno de veracidade, o que significa que o juiz determinou que o autor especificasse as provas. O autor diz que provar os fatos por meio de testemunhas, e as arrola. Nisso, o ru comparece. Ele poder contraditar a testemunha, participando normalmente. Ele participa da produo de provas. Suponha que seja um caso em que o autor, diante da revelia, que por alguma razo no tivesse produzido efeito, continuasse com o nus de produzir provas, e precisasse realizar uma percia. E o ru comparece durante esse prazo. Ele ter o direito de participar do processo. Da vem a importncia de saber a partir de que momento que o prazo se inicia, e assim saber se o ru tem ou no o direito de praticar determinado ato. Isso porque ele recebe o processo a partir do estado em que se encontra.

Voltando questo do prazo do art. 322: o ru revel que comparece readquirir o direito de ser intimado. Qual a forma? Isso depender a realidade da comarca. Pode ser publicao no Dirio, no rgo oficial, ou, se no interior, por correio ou oficial de justia. A partir da publicao de cada ato decisrio: o autor ser intimado atravs dos rgos de publicao. E se no houver? Ser que haver revelia, e o juiz mandar publicar na capital todos os processos com revelia? Absurdo. Para isso, o prprio CPC tem a resposta. Quando trata da sentena, veja o art. 463: Art. 463. Publicada a sentena, o juiz s poder alter-la: I - para lhe corrigir, de ofcio ou a requerimento da parte, inexatides materiais, ou lhe retificar erros de clculo; II - por meio de embargos de declarao. Que publicao essa? Toda sentena tem que ir para o Dirio? E nas comarcas do interior? No h essa necessidade. Essa publicao referida nesse artigo, que por razes lgicas s pode se dar nesta forma, a publicao em mo do escrivo; a devoluo pelo escrivo, a partir do momento em que volta para o cartrio. Assim, o processo passou a ser acessvel s partes, independentemente de haver ou no um advogado. Neste caso, o que temos aqui que a devoluo do processo, mais seu recebimento pelo cartrio, marcam o incio da fluncia do prazo em relao ao revel sem advogado nos autos. E se tiver advogado? O prazo correr a partir da intimao, podendo ser publicao na imprensa, que no se confunde com a publicao no cartrio. No procedimento comum ordinrio, temos quatro fases: a fase postulatria, a fase de saneamento, a fase probatria e a fase decisria. A petio inicial e a resposta do ru so partes da fase postulatria. A fase postulatria, para passar fase saneadora, ou mesmo para a probatria, necessitar de uma transio. O Cdigo j indica para o juiz qual providncia adotar diante do que foi encontrado na contestao do ru, ou mesmo na hiptese de revelia. Se houve revelia com a produo do efeito do art. 319 (presuno de veracidade dos fatos alegados pelo autor), isso acarretar em desncessidade de prova, e a fase probatria no ser necessria, e vamos da postulatria para a decisria diretamente. Isso o julgamento antecipado da lide. Se, entretanto, o art. 319 no tiver produzido seus efeitos por terem incidido alguma ou algumas hipteses do art. 320 (contestao de um dos litisconsortes, matria sobre direitos indisponveis ou falta de instrumento pblico exigido por lei para a prova do ato), a prova continuar necessria, e no houve presuno de veracidade, salvo se as provas documentais que acompanham a petio inicial forem suficientes.

Art. 323. Findo o prazo para a resposta do ru, o escrivo far a concluso dos autos. O juiz, no prazo de 10 (dez) dias, determinar, conforme o caso, as providncias preliminares, que constam das sees deste Captulo. Art. 324: efeito da revelia: Se o ru no contestar a ao, o juiz, verificando que no ocorreu o efeito da revelia, mandar que o autor especifique as provas que pretenda produzir na audincia. Mas poder no ser na audincia, como a prova pericial. A percia produzida na fase probatria. A prova documental, por sua vez, produzida na fase postulatria. Seo II Da Declarao incidente Art. 325. Contestando o ru o direito que constitui fundamento do pedido, o autor poder requerer, no prazo de 10 (dez) dias, que sobre ele o juiz profira sentena incidente, se da declarao da existncia ou da inexistncia do direito depender, no todo ou em parte, o julgamento da lide (art. 5o). Suponha que algum, afirmando ser scio de determinada empresa, proponha uma ao pedindo que a sociedade, citando como litisconsorte os demais scios, pague sua parcela de lucro de determinado exerccio, que alega no ter recebido. Os rus, em suas contestaes, dizem que a pretensa integralizao foi na verdade uma doao feita pelo autor, e portanto ele no se tornou scio depois desse feito. O que os rus fizeram na contestao? Contestaram um direito que constitui fundamento do pedido. O pedido da repartio de lucro decorre da condio de scio. Se isso foi contestado, no apenas o autor no deveria ter direito a receber, mas tambm ele no scio. Neste caso, o que aconteceu? O autor no incluiu isso no pedido antes; ele pediu apenas a condenao. Seu direito se tornou controvertido em razo da tese de defesa dos rus. Neste caso, o Cdigo prev que o juiz poder se manifestar por sentena, por meio de declarao incidente, exatamente essa condio. Veja o art. 469: Art. 469. No fazem coisa julgada: [...] III - a apreciao da questo prejudicial, decidida incidentemente no processo. Ou seja, se o juiz decidir essa questo incidental, de o autor ser ou no scio, a coisa julgada no alcanar isso. Nova discusso sobre esse direito poder ser aberta no futuro. Art. 470. Faz, todavia, coisa julgada a resoluo da questo prejudicial, se a parte o requerer (arts. 5o e 325), o juiz for competente em razo da matria e constituir pressuposto necessrio para o julgamento da lide.

A coisa julgada s ser alcanada se o autor utilizar esse instrumento na declarao incidente. Como tem natureza jurdica de ao, isso dar oportunidade ao ru de se defender, pois a primeira oportunidade de defesa no alcanava isso, pois essa questo no era parte do pedido, e portanto no foi objeto de defesa. O autor, ao ser intimado da contestao, requer ao juiz a declarao incidental, e o ru ter o direito de contest-la. No final, se julgada improcedente, essa questo ficar alcanada pela coisa julgada. um instrumento muito pouco usado na prtica. O autor no previa que essa situao era controvertida.

Procedimento Uma vez admitida a ao da declarao incidente, quando o juiz entende que o caso, ele intimar o ru para contestar. Da para frente, essa apreciao seguir juntamente com a ao principal.

Fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor o que vimos antes, que constitui defesa de mrito indireto. Se o ru, como diz o art. 326: Se o ru, reconhecendo o fato em que se fundou a ao, outro lhe opuser impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, este ser ouvido no prazo de 10 (dez) dias, facultando-lhe o juiz a produo de prova documental. O ru no se ops ao fato afirmado pelo autor, como terem firmado um contrato que originaria obrigaes para as partes. Mas o ru alega que j pagou a quantia, ento ele invoca um fato extintivo do direito do autor. Da temos o surgimento do direito de defesa para o autor, pois quem afirmou esse fato novo foi o ru. Ele trouxe fato novo, e, com isso, nasce para o autor o direito de se defender. Da a abertura da oportunidade para a produo de prova documental. Essa prova documental tem a finalidade de defesa, e no para provar o fato constitutivo do direito do autor. Existe um equivoco dizendo que a rplica faz parte do procedimento sempre, independendo do contedo da contestao. Mas no verdade. S haver rplica se for necessrio. Suponha que a contestao no contenha defesa de mrito nem defesa indireta. Imagine que a ao contra o Distrito Federal. Quem far a contestao o Procurador do Distrito Federal, que no tem instrumento de procurao, mas sua legitimidade decorre do cargo que ele ocupa. A rplica existe quando h uma justificativa, quando h uma alegao que justifica a defesa do autor. Ningum tem direito de falar duas vezes sem nenhum motivo.

Art. 327: Se o ru alegar qualquer das matrias enumeradas no art. 301, o juiz mandar ouvir o autor no prazo de 10 (dez) dias, permitindo-lhe a produo de prova documental. Verificando a existncia de irregularidades ou de nulidades sanveis, o juiz mandar supri-las, fixando parte prazo nunca superior a 30 (trinta) dias. Aqui temos questes processuais, e podemos falar em defesa contra um processo, peremptrio ou dilatrio. Em qualquer caso ele ouvir o autor. Carncia do direito de ao, por exemplo, peremptrio, pois no tem como se corrigir; entretanto pode-se sanear a falta de instrumento de procurao. Art. 328: Cumpridas as providncias preliminares, ou no havendo necessidade delas, o juiz proferir julgamento conforme o estado do processo, observando o que dispe o captulo seguinte. justamente o que veremos na prxima aula: o julgamento antecipado da lide.

Julgamento conforme o estado do processo (arts. 329 a 331)


Extino do processo

Extino e resoluo de mrito

Julgamento antecipado da lide


Casos Efeito da revelia Desnecessidade de instruo probatria

Audincia preliminar/saneamento

Realizao de audincia o Finalidade o Casos o Exceo Saneamento o Objeto o Preliminares e provas

Provas

Conceito Finalidade

Classificao o Quanto ao objeto Diretas Indiretas o Quanto fonte Processuais Reais Objeto o Fatos Excees o Direito Casos

Vamos falar de julgamento conforme o estado do processo. As providncias preliminares tm a funo de ser uma prvia da fase instrutria, no sentido de evitar sua ocorrncia desnecessria. Para que produzir provas quando no for necessrio? Economia processual. No caso do julgamento antecipado, essa prova desnecessria, portanto no se realiza a fase instrutria e no se produzem provas. E aqui, na audincia preliminar, dada a oportunidade s partes de eventualmente solucionar o litgio por meio da conciliao e chegar a um acordo. Assim, a fase instrutria tambm dispensvel. O juiz, neste caso, realizar um julgamento em sentido amplo, pois efetivamente, nem na hiptese da extino do processo nem na hiptese da conciliao poderemos falar que h julgamento. Falamos em soluo segundo a situao atual do processo. O processo rene condies para a realizao de audincia? Sim? Ento, que se realize. E se puder haver uma, mas no for necessrio, como na hiptese em que as partes resolvem conciliar? No ser feita a audincia. Tudo visando rpida composio do litgio. Ento passamos extino do processo.

Extino do processo A redao do caput do art. 269 do Cdigo de Processo Civil foi alterada recentemente. Antes o texto do caput era: extingue-se o processo com julgamento de mrito:. Hoje : haver resoluo de mrito:. Antes, o juiz proferia a sentena, que transitava e extinguia o processo. O cumprimento espontneo ficava excludo do controle judicial. Se era cumprido, no era interesse do Estado. Bastava a entrega da tutela por meio da sentena condenatria. A sistemtica atual tal que a sentena no termina o processo, e o cumprimento da obrigao, ainda que espontneo, passa a ter controle judicial. Quando no fosse cumprida, no passado, a parte teria que

propor uma nova ao, dessa vez de execuo da sentena, para ter sua satisfatividade. Antes a sentena ocorria com e sem julgamento de mrito. Mas julgamento de mrito o qu? Em sentido estrito, a hiptese prevista no inciso I do art. 269, que quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor. O juiz se pronuncia sobre ele e d a soluo do litgio, reconhecendo procedente o pedido, por exemplo. Contudo temos vrias outras solues que pem fim ao litgio sem julgamento. Da a maior preciso da redao atual. Quando o autor, por exemplo, renuncia o direito sobre que se funda a ao, ento h resoluo de mrito e do litgio, mas o juiz no se pronuncia sobre o mrito da causa. Essa a diferena. Com o novo art. 269, vemos que o art. 329 est desatualizado: Ocorrendo qualquer das hipteses previstas nos arts. 267 e 269, II a V, o juiz declarar extinto o processo. O prprio art. 269 no prev extino do processo, mas prev somente a resoluo de mrito. O CPC, de 1973, j passou por vrias alteraes, pequenas e grandes, comprometendo a sistematizao. Apesar da separao em captulos e ttulos, todas as normas se interagem. Neste caso, ento, o que poderamos concluir? Nas hipteses de resoluo de mrito no haveria extino, mas a prolao de sentena que registrasse a ocorrncia da resoluo de mrito e encerrase a fase de conhecimento. O processo, entretanto, no se extingue. O ru reconhecer a procedncia do pedido diferente de uma condenao ao pagamento de determinada importncia. O ru comparece e reconhece a procedncia, sem pagar. Ento, o juiz profere uma sentena, declarando que o ru reconheceu a procedncia do pedido e portanto houve resoluo de mrito, o que o dispensa de se pronunciar sobre o mrito. Outra coisa que o reconhecimento se estende a todo o objeto da ao. Transitada em julgado a sentena, o ru ser intimado a pagar, e, no pagando, haver medidas de execuo e multas. Penhora, desapropriao de bens, etc. Isso ocorrer sem necessidade do ajuizamento de uma ao de execuo. Teremos uma sentena que declara a resoluo de mrito. Nas hipteses do art. 267 que temos hipteses de extino do processo. No caso do inciso I do art. 267, nesta fase, no temos mais a possibilidade de indeferir a petio inicial, pois o ru j foi citado e j passamos da fase postulatria. A perguntamos: e se for um caso de inpcia da petio inicial, como o juiz solucionar? A petio inicial com o vcio da inpcia configura ausncia de pressuposto para a constituio do processo. Est prevista no art. 267, e o juiz no fundamentar no inciso I, mas no inciso IV daquele artigo. O art. 269, incisos II, III e V so todas as hipteses de resoluo de mrito com exceo apenas do inciso I, que exatamente o julgamento, ou seja, a resoluo de mrito decorrente de pronunciamento do juiz. Essa a hiptese

que fica excluida. Por qu? Porque se houver pronunciamento do juiz, isso ser um julgamento antecipado ou julgamento posterior, qualquer que seja o caso.

Julgamento antecipado da lide Aqui, como o prprio nome diz, ocorrer julgamento. Por que antecipado? Porque esse julgamento ocorre antes da fase instrutria, probatria. Aqui temos uma antecipao do julgamento para um momento processual que antecede a fase probatria. possvel? Sim, quando ela for desnecessria. Ento, vejamos os casos, no art. 330: O juiz conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena: I - quando a questo de mrito for unicamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, no houver necessidade de produzir prova em audincia; II - quando ocorrer a revelia (art. 319). A sentena, no caso da conciliao, ser meramente homologatria. No caso do julgamento antecipado no: o juiz dir se o pedido do autor procedente ou improcedente. Vejamos o inciso I. ele, na verdade, contm duas situaes. Na primeira parte do inciso fala-se da questo de mrito unicamente de direito. O que isso? Significa que a ao, ou a discusso, ou a lide no envolve fatos. a aplicao do Direito a um caso concreto, sem divergncia sobre fatos. Isso muito mais comum do que pensamos. Por exemplo: um contribuinte ajuza ao para se desobrigar do recolhimento de um determinado tributo por entender que inconstitucional. uma questo puramente de Direito, e no tem fato controvertido em discusso. No o caso de extino, o que significa que o processo est em condies de receber julgamento de mrito, e a questo unicamente de direito. o caso do inciso I. Neste caso, devemos lembrar que o sistema de controle de constitucionalidade, neste caso, difuso, permite que se pronuncie a inconstitucionalidade incidental, desobrigando ao pagamento daquele tributo porque fere uma disposio constitucional que impede a cobrana daquele imposto. Da o autor alega a inexistncia da obrigao jurdica. Na segunda parte do inciso I, o legislador prev a hiptese em que a questo de direito e de fato, mas sem necessidade de produo de provas em audincia. Temos duas situaes: a questo envolve fato, mas incontroversa, no impugnada pela parte. Acabamos de falar desta. Temos tambm a situao em que o litgio envolve fatos e tambm o Direito. Mas, por algum motivo, no h necessidade de produo de prova na fase probatria. Uma percia, por exemplo. So provas que dependem da passagem do processo fase instrutria (probatria), mas no

necessariamente realizao de audincia. Ento, aqui, quando se fala em audincia, no se fala em todas as situaes possveis, e temos provas que so produzidas sem a necessidade de audincia. Se for necessria a produo de prova pericial, est afastada a possibilidade de julgamento antecipado da lide, pois dever haver fase probatria. E no caso em que no h necessidade de produo de prova na fase probatria? Pode ser que o fato resulte incontroverso, por qualquer motivo. A prova documental que instrui o processo for suficiente, no precisaremos de fase probatria. Imaginemos uma situao em que, por exemplo, o servidor de determinado rgo ajiuza uma ao com a finalidade de obter uma sentena que garanta o recebimento de uma determinada gratificao pelo exerccio de uma funo considerada perigosa, penosa, insalubre, enfim. Tem fato a. O exerccio da funo fato. a Administrao Pblica vem e contesta dizendo que a gratificao restrita a determinadas carreitas h3. H fato. o fato no gera controvrsia. Mas a norma que prev a gratificao pode constituir uma questo controversa. Na hiptese do inciso II, temos o julgamento antecipado da lide quando ocorrer a revelia. Aqui, o prprio cita, entre parnteses, o art. 319, querendo dizser, mcom isso, o segurana: quando ocorrer a revelia e produzir o efeito do art. 319. Se ela no produzir o efeito, o que acontece? O autor ter que provar de qualquer jeito. uma providncia preliminar que est no art. 324. assim, fica afastado o julgamento antecipado. Mas perguntamos: mesmo assim, se no produziu o efeito do art. 319, pode haver julgamento antecipado da lide? Sim: vendo se se encaixa no inciso I, e no no inciso II. O inciso I uma situao genrica em que a desnecessidade da instruo justifique a antecipao do julgamento. O julgamento antecipado, de mrito, feito por sentena e antecipado porque realizado antes da fase probatria. No se confunde com antecipao de tutela que provimento provisrio, precrio. O juiz defere a medida para antecipar os efeitos da sentena. Vejam tambm que o julgamento antecipado da lide no uma faculdade do juiz. Aqui, como veremos depois em provas, a parte pode requerer provas mas, como a funo de delibrerar sobre provas do juiz, que tem que indeferir as provas desnecessrias ou protelatrias, a parte poder requerer e proferir o julgamento antecipado. O indeferimento ocorre justamente durante o saneamento, que veremos a seguir. Mas espere. A audincia preliminar tem o objeto de propiciar s partes a conciliao. Diferentemente do procedimento sumrio em que a conciliao o primeiro ato, para o qual o ru citado. Neste caso ento, a audincia preliminar no imprescindvel e o juiz quem decidir, utilizando a referncia do prprio legislador comum.

A audincia preliminar est no art. 331: Se no ocorrer qualquer das hipteses previstas nas sees precedentes, e versar a causa sobre direitos que admitam transao, o juiz designar audincia preliminar, a realizarse no prazo de 30 (trinta) dias, para a qual sero as partes intimadas a comparecer, podendo fazer-se representar por procurador ou preposto, com poderes para transigir. Ento, se a parte no comparecer pessoalmente e quiser se representar por preposto ou procurador, necessrio que a pessoa tenha poderes especiais para transigir. A conciliao depende do poder para transigir e esse poder no decorre da procurao geral para o foro, que s autoriza o comparecimento do advogado para representar a parte. Atos de disposio, de modo geral, esto excludos da clusula ad judicia, da procurao geral para o foro. Mas h o 3: Se o direito em litgio no admitir transao, ou se as circunstncias da causa evidenciarem ser improvvel sua obteno, o juiz poder, desde logo, sanear o processo e ordenar a produo da prova, nos termos do 2o. Se obtida a conciliao, 1: Obtida a conciliao, ser reduzida a termo e homologada por sentena. Ento, se na audincia as partes compareceram e conciliaram, houve resoluo de mrito e a sentena ser meramente homologatria. Ele verificar, neste caso, se o procurador tinha poderes, se todo o objeto foi alcanado pela conciliao, etc. Lembrem-se que na conciliao as partes podem trazer questes no deduzidas no processo. A homologao, como consequncia da conciliao, far com que a soluo trazida pelas partes transite em julgado. 2: Se, por qualquer motivo, no for obtida a conciliao, o juiz fixar os pontos controvertidos, decidir as questes processuais pendentes e determinar as provas a serem produzidas, designando audincia de instruo e julgamento, se necessrio. Questo processual pendente: o que ? O incio do caput do artigo falam em extino do processo. Sim, pois ele faz meno s sees anteriores, o que inclui o art. 329. A extino do processo decorre do julgamento de alguma preliminar. Como que tem preliminar pendente? Ela deveria ter sido apreciada. Ento h uma contradio dos dispositivos. O juiz determinar as providncias sobre o saneamento. No que diz respeito prova, o juiz fixar os pontos controvertidos e decidir sobre as provas que sero produzidas. Neste caso, ao fixar os pontos controvertidos, o juiz tomar os fatos discutidos e ver quais os fatos que dependem de prova. Para isso, ele ir, ento, indicar nessa deciso. Um fato afirmado pelo autor e no impugnado pelo ru no controvertido, portanto no precisa de prova. A fixao do ponto controvertido importante porque oferecer referncia para se deliberar sobre a prova. A prova que no tiver por objeto esclarecer

alguns dos fatos considerados controvertidos ser indeferida. E, no que diz respeito produo de provas, as partes tm direitos de formular quesitos. Assim, delimita-se a produo da prova como um todo, e o juiz deferir ou no. A atividade do juiz veremos na prxima aula.

Provas Vamos apenas fazer uma introduo sobre as provas. As provas, de modo geral, tm por finalidade esclarecer a veracidade de fatos. Fatos relevantes para o julgamento da causa. Alguns fatos no necessitam de prova. Temos um conceito legal que j indica a prpria finalidade, que est no art. 322: Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa. Provas, portanto, so, como dizem seu nome, meios para provar a verdade dos fatos. Pode ser considerada ilcita a prova produzida por pessoa ilegtima. Finalidade: formar o convencimento do juiz acerca de determinado fato. Ou seja, se a prova tem por finalidade o convencimento, o juiz, ao julgar, ter que fundamentar esse convencimento naquela prova, assim a parte ter que dar ao juiz o respaldo para sua sentena. Classificao: as duas que veremos a seguir tm mais repercusso prtica. Quanto ao objeto, a prova pode ser direta ou indireta. Direta a prova que tem por objeto o prprio fato controvertido, relevante para o julgamento da causa. Se o ru, por exemplo, se defende alegando pagamento, que uma defesa de mrito indireta, apontando fato extintivo, nus dele provar isso, ento a prova direta ser o recibo, assinado pelo autor de que o pagamento foi feito. Mas ele pode, por exemplo, apresentar cpia de seu extrato bancrio, requerer a quebra do sigilo bancrio do autor, demonstrando que houve o crdito na conta dele naquela mesma data. Ao contrrio. A prova indireta importante porque, no momento do indeferimento, a parte tem que declinar o fato. ou seja, pede-se a quebra do sigilo bancrio para alegar o pagamento. Ento, na prova indireta, a demonstrao ou a concluso sobre o fato feita por meio da prova de fatos secundrios ou de circunstncias que permitem concluir a veracidade do fato principal. Quanto fonte: as provas podem ser classificadas como pessoais e reais. Pessoais temos o depoimento pessoal e a prova testemunhal. Prova real a documental. O Cdigo disciplina, como meio de prova, a exibio de documento ou coisas. O procedimento de exibio do documento ou coisa

apenas a forma de obteno da prova. s vezes a coisa prova mas seu exame depende de um conhecimento especializado, neste caso o juiz ter que nomear um perito. Classificao quanto ao objeto da prova: o prprio art. 332 j indica: Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa. Veja que o artigo fala nos fatos. Qualquer fato? No, s os relevantes para o julgamento. E aqui temos alguns fatos que, embora relevantes, no dependem de provas. Da vem o art. 334 e diz que no dependem de provas: No dependem de prova os fatos: I notrios; II afirmados por uma parte e confessados pela parte contrria; III admitidos, no processo, como incontroversos; IV em cujo favor milita presuno legal de existncia ou de veracidade. Notrios so os fatos sabidos por todas as pessoas, pelo menos pelo homem mdio. Confisso: um meio de prova, muito forte, como sabemos. Afastar a necessidade de outras provas, em geral. Admitidos: no impugnados. Presuno: pode decorrer da lei civil, naqueles casos de comorincia, por exemplo, que uma presuno legal. Mas ser que s os fatos so objeto de prova? No, tambm temos a possibilidade de a prova ser a demonstrao do teor e vigncia do Direito. Isso constitui exceo. Art. 337: A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz. Vimos isso no segundo semestre! No caso de Direito Municipal ou Estadual, o juiz s poder determinar quando aquele direito no tiver vigncia nos limites territoriais de sua atuao. Mas se essa mesma ao tramitar aqui, o prprio juiz de direito do Distrito Federal poder determinar a vigncia local. Direito estrangeiro no se confunde com Direito Internacional. As normas derivadas de tratados se incorporam aqui no direito interno.

nus da prova

Regra geral Inverso o Legal o Convencional Atividade do juiz o Deliberao sobre requerimento das partes

Determinar de ofcio Conduzir a produo das provas Princpio da comunho da prova Sistemas de avaliao o Da livre apreciao (ou convico ntima) o Da prova legal o Da persuaso racional Sistemas do Cdigo de Processo Civil Prova requisitada a outro juzo o Suspenso do processo o Casos o Requisitos
o o o

Introduo Comeamos, na ltima aula, a falar sobre provas. Vimos o conceito, finalidade, objeto e hoje vamos dar sequncia falando sobre o nus da prova. O ltimo tpico da aula passada foi o objeto da prova, e vimos que, em regra, tratam-se dos fatos controvertidos relevantes lide mas que, excepcionalmente, pode ser o Direito, sendo essa hiptese restrita s situaes em que a parte venha a alegar direito consuetudinrio, estrangeiro, estadual ou municipal. O entendimento jurisprudencial restringe essa possibilidade ao direito que alegado e no tem a vigncia no territrio do juiz daquela comarca. Ento, fora essas situaes, podemos dizer, como regra, o objeto da prova so os fatos relevantes. Com relao ao nus da prova, antes de falar da regra geral constante no Cdigo, vale lembrar que a prova no Processo Civil no um requisito de validade. O que imprescindvel a garantia da oportunidade das partes, bem como a defesa. Ento, se a prova no um requisito de validade, por outro lado as partes tm o nus, e esse nus reforado na medida em que a oportunidade uma s. Veremos que a nossa legislao no admite a rediscusso da causa. Coisa julgada exatamente isso, uma causa que j tenha sido decidida. Se no cabe mais recurso, a parte no poder mais discutir. no processo instaurado que a parte poder ter a oportunidade.

Se a parte alega e deixa de provar, ela pode ajuizar nova ao no futuro? No Processo Penal existe essa possibilidade. Se o ru for absolvido por insuficincia de provas, uma outra denncia pode ser oferecida desde que fundada em novas provas. E no Processo Civil, possvel isso? No, no pode, principalmente porque vigora no Processo Civil o princpio da verdade formal. O juiz se baseia na prova dos autos, e o julgamento de mrito se baseia nele. Isso est previsto, e era nus da parte que perdera a oportunidade provar aquele fato. O juiz proferir julgamento de mrito que impedir o ajuizamento de uma nova. E mais, esse nus dever ser exercido com observncia do momento oportuno. Temos um regramento no qual se insere a precluso e essa disciplina compatvel com o princpio do devido processo legal. nesse contexto que precisamos entender o nus da prova e sua importncia para o Processo Civil. Ento, as partes tm uma oportunidade; instaurada a relao jurdica processual vlida naquele processo, as partes tero que deduzir todas suas alegaes e produzir todas as provas. importante que cada parte exera o papel que lhe incumbir, at porque se formos admitir que a parte possa sonegar uma prova que seja relevante, isso configuraria uma violao ao princpio da verdade processual. Temos que entender que o princpio simplesmente no sentido de forar as partes a no produzir provas em seu desfavor. Por isso temos presunes. No Processo Penal, por exemplo, se a parte intimada a prestar depoimento pessoal sobre determinado fato, no comparecendo, ou no falando nada, o tratamento ser diferente do Processo Civil; aqui, aquela questo tida como confessada. Em outras palavras, no Processo Civil h presuno da veracidade do fato. Mas temos que fazer uma distino porque a parte, ao produzir provas, o far com duas finalidades. Uma delas desincumbir-se de nus de fato que ela tenha alegado, ou produzir provas com a finalidade de se defender, ou seja, de afastar, repelir a alegao da parte contrria. Isso faculdade. Ela ter essa liberdade, neste caso. Ento, quando falamos de defesa de mrito, vimos a possibilidade de a defesa de mrito serdireta ou indireta. Se, por exemplo, o autor afirma um fato, qual seja, o ru foi o causador de um dano, produzido por culpa, o ru, ao se defender dizendo que o dano no ocorreu ou que no foi o causador, est simplesmente rebatendo a alegao do autor. Ele no est trazendo um novo fato, como dizer o autor tambm agiu com culpa, e tambm me causou dano, ou ento, por exemplo, na ao de cobrana, quando o ru alega pagamento, o que ele est fazendo? Ele est se defendendo, mas trazendo um fato novo discusso. A repercusso que isso ter que quem traz novos fatos ter o nus de prov-los. Se o autor afirma fato constitutivo de seu direito, se o ru somente impugna, tornando-o controvertido, a prova caber ao autor, no que diz respeito iniciativa de sua produo. Em se tratando de um fato modificativo, extintivo ou impeditivo do direito do autor, o nus ser do ru. Exemplo: culpa concorrente. Fato extintivo: pagamento. Se o ru simplesmente impugna o fato, o nus da prova do autor. Se o ru alega pagamento, no caber ao autor provar que o pagamento no aconteceu.

Outro exemplo: o ru no alega fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor, mas perguntamos: o ru pode produzir provas no sentido de contrapor as alegaes do autor? sim, isso uma questo de ampla defesa. Ento qual a diferena entre um e outro? que a defesa facultativa. Quanto ao nus, tambm uma liberdade, mas a consequncia de no produzir da prpria parte que deixa de faz-lo. No que diz respeito produo de provas, se o ru quer rebater a alegao do autor, ele ter o direito de produzi-la.

Regra geral do nus da prova Art. 332: Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa. O art. 333 traz a regra geral do nus da prova: O nus da prova incumbe: I ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Pargrafo nico. nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I recair sobre direito indisponvel da parte; II tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito. Note no artigo acima o nus quanto a fatos constitutivos vs. fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor. Nas providncias preliminares, se o ru alega um desses fatos, o juiz ter que garantir ao autor a oportunidade de se defender, facultando a ele a produo de prova documental. Por que fica facultado, por que o Cdigo prev isso? Veremos que a oportunidade de produzir provas documentais com a petio inicial. Ento, ele j teve a oportunidade dele de produzir prova documental. Isso posto, quando o ru alega, surge para o autor uma nova oportunidade, no como nus do fato constitutivo de seu direito, mas no mbito da ampla defesa, para rebater a alegao do ru. o autor, na inicial, no tinha conhecimento de que o ru alegaria aquilo. E as outras provas? Claro que podero ser produzidas, mas na fase probatria, que ainda est por vir. S a da prova documental que teria passado, em tese, a oportunidade. Ento temos, como regra geral, essa distribuio do art. 333.

Mas h a inverso, ou seja, pode ser transferido para o ru o nus de provar a inocorrncia do fato constitutivo do direito do autor? Pode. Temos a possibilidade decorrente da lei e tambm da vontade das partes, isto , por disposio contratual, por exemplo.

Inverso legal do nus da prova H alguns dispositivos em que se prev a inverso do nus da prova. H na legislao ambiental e na legislao de proteo do consumidor. Um exemplo no que diz respeito proteo do meio-ambiente: temos um rio e uma indstria instalada em rea prxima ao rio, indstria essa que produz, em seu processo de fabricao, determinado resduo. Num determinado momento, os peixes aparecem todos mortos e, numa percia para saber o que aconteceu, viu-se que a causa foi o tal resduo produzido pela indstria. Se se impusesse ao autor que foi por culpa da indstria, isso seria muito difcil. Por qu? Porque ter-se-ia que montar uma vigilncia sobre todas as indstrias e empreendimentos que possam causar impacto ambiental. Ento o Ministrio Pblico, verificando o dano, passa a ter que provar apenas o dano e ficar para a indstria provar que no foi ela a responsvel por aquele dano. Num caso pontual, constitui exceo regra, mas demonstra que pode ser invertido o nus. E tambm a inverso convencional, por ato de vontade das partes. Um contrato, por exemplo. Mas aqui o Cdigo estabelece limites para a validade jurdica dessa inverso convencional. Pargrafo nico do art. 333, por exemplo, diz que nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I recair sobre direito indisponvel da parte. Significa que, se houver uma conveno invertendo esse nus no que diz respeito a direito indisponvel, esta ser nula. Doutrinadores chamam de nulidade de de pleno direito. simplesmente reconhecida pelo juiz sem uma provocao especfica com esse fim, ou seja, algum prope ao para declarar a nulidade da causa. E II tornar excessivamente difcil parte o exerccio do direito. Assim, se o direito ficar invivel de ser exercido, neste caso tambm poder ser afastado o nus convencional afim de que se prevalea a regra geral. Temos que analisar o nus do ponto de vista da iniciativa. Exibio de documento ou coisa: o juiz pode determinar parte contrria que exiba o documento ou coisa. E se o documento estiver em poder da outra parte? Ela ser intimada a exibir esse documento. Isso constitui inverso do nus da prova? No. Mas, deixando ele de apresentar, leva-nos a dizer que ningum pode ser forado a produzir provas em seu desfavor. Mas no Processo Civil, como vige a verdade formal, tal fato passa a ser tido como verdadeiro. Nem precisar de polcia na casa de ningum nem mandado de busca e apreenso. A verdade formal compatvel com as presunes.

Atividade do juiz No Processo Civil, o juiz no ficar exclusivamente assistindo s manifestao das partes, especialmente no Processo Civil moderno. H incapazes, hipossuficientes e outros que, quando em litgio, precisaro de um posicionamento do juiz. A atuao, em relao a direitos difusos e coletivos, muitas vezes ter que ser mais ativa. O juiz no poder infringir o tratamento isonmico. Se ele atuar de um modo que desequilibra as partes, chegamos concluso de que ele est ultrapassando de seus limites. A titularidade do direito relacionado ao meioambiente no s do Ministrio Pblico ou de secretarias do meio-ambiente. de todos, at das geraes futuras. O juiz, portanto, no pode ficar de braos cruzados e deixar que somente determinado promotor tenha a titularidade da ao. Em geral, o juiz tem que atuar nas situaes em que, se se mantivesse inerte, um desequilbrio seria gerado. Alm dessa deliberao sobre as provas, vimos na aula passada sobre saneamento, e vimos o art. 130: Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias. Ento aqui est previsto que ele pode determinar de ofcio ou a requerimento da parte, assumindo uma postura ativa no sentido de interferir na atividade das partes. Por que essa advertncia expressa com relao possibilidade de provas inteis ou com fins protelatrios? Exatamente porque a parte que tenha um eventual interesse na demora do processo poder se utilizar do requerimento de provas para alcanar esse objetivo, justamente porque a produo de provas o que determina a demora do processo. Ela poder, usando desse artifcio, requerer a produo de provas a outro juzo, ouvir testemunhas do interior de outro estado (chincana processual); portanto, sem uma disciplina mais rgida com relao a isso, ou seja, se s o fato de se indeferir a prova caracterizasse cerceamento de defesa, os processos poderiam nunca ter soluo. Por isso que h a previso do indeferimento de provas inteis ou meramente protelatrias. O juiz poder indeferir essas e mais outras, de ofcio. Outra coisa que o juiz pode indeferir o requerimento de uma parte para a produo de prova testemunhal, justificando o magistrado dizendo que entende que aquele fato teria que ser provado por meio de uma percia, se for um fato eminentemente tcnico. Assim, ele determina de ofcio. Assim, o juiz, ao indeferir ou deferir de ofcio a produo de uma prova, atentar para a natureza dos direitos em disputa, as condies das partes, e, se se trata de direito patrimonial, ele poder faz-lo, desde que a parte tenha tido a iniciativa de requerer uma prova inadequada. Neste caso, o juiz determinar uma prova de ofcio mas em substituio quela requerida pela parte. Assim, o (in)deferimento de ofcio do pedido de produo de provas

ter uma natureza mais subsidiria. O que aconteceria se fosse no em carter subsidirio, mas se fosse regra a produo de provas de ofcio? Afastamento do juiz natural e da iniciativa das partes. O Processo Civil regido, entre outras coisas, pelo princpio dispositivo. Temos que identificar quando o juiz tem possibilidade de atuar mais ativamente, como no caso em que incapazes esto envolvidos, ou quando h uma parte que tenha sido citada por edital e no contestou e foi nomeado um curador especial para ela. So situaes peculiares em que o juiz passa a ter um papel mais ativo, mesmo se tratando de direito patrimonial. Mas, em regra, a atuao ativa do juiz deve ser subsidiria, buscando apenas suprir a necessidade das partes, quando elas tm o direito mas no requereram a produo da prova adequada, ou o juiz incidir num descumprimento de dever.

Princpio da comunho da prova Segundo ele, a prova, uma vez produzida, se desvincula do interesse da parte que a produziu. Ela passa a ser prova do processo. Note a relao com o que est no art. 130 e no art. 131. O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento. E tambm o art. 125, que estudamos j: O juiz dirigir o processo conforme as disposies deste Cdigo, competindo-lhe: I assegurar s partes igualdade de tratamento; II velar pela rpida soluo do litgio; III prevenir ou reprimir qualquer ato contrrio dignidade da Justia; IV tentar, a qualquer tempo, conciliar as partes. No procedimento comum, no art. 319, que trata da revelia, est dito simplesmente o seguinte: Se o ru no contestar a ao, reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. J na norma do procedimento sumrio, que tem uma redao mais recente, o legislador foi mais cauteloso ao falar sobre a revelia. Veja o 2 do art. 277: Deixando injustificadamente o ru de comparecer audincia, reputar-se-o verdadeiros os fatos alegados na petio inicial (art. 319), salvo se o contrrio resultar da prova dos autos, proferindo o juiz, desde logo, a sentena. Note a ressalva. Como que podemos falar em salvo se o contrrio resultar da prova dos autos se o ru no compareceu para constestar? Assim, a nica prova dos autos ser a prova produzida pelo autor. O juiz pode extrair da prova produzida pelo autor uma convico diferente daquela presuno resultante da revelia, e ela

prevalece sobre a presuno porque a verdade. O juiz pode assim se comportar porque a prova do processo. Da o juiz tem a liberdade de determinar provas de ofcio, trazendo-as para o processo, e no para uma ou outra parte. Isso que o juiz ter que observar para que sua atuao no seja tida como quebra de isonomia. A prova dos autos pode permitir uma concluso diferente daquela resultante da presuno de veracidade da revelia. Isso decorre do princpio da comunho da prova. A prova produzida passa a ser do processo. O que temos que entender que a parte no pode ser forada a produzir provas contra ela prpria. Mas, quando a prova do Processo Civil puder repercutir na esfera penal, a nem haver presuno: isso afastar a confisso. Na prova documental, no se tem um controle prvio. Um documento que surja no curso do processo (que a parte toma cincia em momento posterior ao momento da protocolizao da petio inicial, caso seja o autor, ou da contestao, caso seja o ru) ficar impedido de ser apresentado? No. Veremos as excees para isso. O juiz ter controle maior dessas excees do que na regra geral. Mas, no caso da prova testemunhal, do depoimento pessoal, ou da prova pericial, aquela oportunidade do 2 do art. 331 mostra o caso em que o juiz tem controle da produo da prova, no que diz respeito ao deferimento ou indeferimento, e depois conduzir a prpria produo da prova, ou seja, quem ouvir a testemunha? O juiz. Quem ir deliberar sobre os quesitos que devero ser respondidos? O juiz. Mas as outras provas esto sujeitas ao controle prvio do juiz. A finalidade da prova formar seu convencimento. Por isso o juiz tem que estar sempre em contato direto com a prova.

Sistemas de avaliao da prova Ao longo da histria, foram surgindo sistemas de avaliao, e esses trs, pela influncia que tm no sistema adotado atualmente em nosso ordenamento jurdico, so os mais importantes: Da livre apreciao (ou convico ntima) Da prova legal Da persuaso racional

No sistema da livre apreciao, precisamos entender o seguinte: surgiu em que momento? O ato de julgar era inerente ao soberano e exercido com total irresponsabilidade, j que no respondia a ningum. Como os ministros do

Supremo, por exemplo: eles podem decidir sobre casos em que estariam impedidos, como questes que envolvem toda a magistratura. Depois foram constitudos os autos, mas o convencimento no vinha necessariamente deles, e o juiz no precisava justificar sua deciso. Hoje o jri atua aplicando o sistema da livre apreciao, e no tem que se adstringir prova dos autos nem fundamentar seu convencimento. O sistema da prova legal vem como reao ao exagero que poderia muitas vezes se converter em arbitrariedade. Historicamente, isso surge depois da Revoluo Francesa, em que a Assembleia estabeleceu que o juiz no decidir de acordo com o seu bel prazer. Semelhante s frmulas romanas. Sistema da persuaso racional: o juiz tem liberdade, mas com duas limitaes: ele pode se basear somente em provas dos autos, ou seja, ele ter liberdade na apreciao das provas dos autos, mas no pode conhecer de fatos estranhos, salvo os notrios, e ter que dar as razes de seu convencimento. Essa uma limitao ao sistema da livre apreciao. Este o sistema, como regra geral, adotado por nossa legislao. O que vimos h pouco, no art. 131, o sistema da persuaso: o juiz tem liberdade na apreciao das provas, desde que sejam as provas dos autos, e ter que fundamentar seu convencimento. Art. 131: O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento. O que vemos hoje em nossa legislao o sistema da persuaso racional, em que o juiz fica limitado prova dos autos, e tem que motivar sua deciso. Temos alguns exemplos de limitao legal da prova. Art. 401, por exemplo: A prova exclusivamente testemunhal s se admite nos contratos cujo valor no exceda o dcuplo do maior salrio mnimo vigente no pas, ao tempo em que foram celebrados. A lei estabeleceu que, neste caso, deve haver o que se chama de incio de prova escrita. O que o legislador quis foi forar uma formalidade, que pode inclusive ser preventiva de conflitos. Se um contrato de valor maior tiver registro escrito, o conflito dever ser reduzido. Outro exemplo o do art. 366: Quando a lei exigir, como da substncia do ato, o instrumento pblico, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta. Significa que o juiz no pode suprir a falta do instrumento pblico, sob pena de nulidade do ato. Para finalizar, vamos ver a...

Prova requisitada a outro juzo

Em regra, a instruo processual feita pelo prprio juiz do processo. Mas, como estudamos no semestre passado, a prova pode ser produzida em outro local, neste caso, ser por meio de carta. A questo toda est em saber se a requisio de uma prova determina a suspenso do processo sempre ou no. A resposta : nem sempre determina. Art. 338: A carta precatria e a carta rogatria suspendero o processo, no caso previsto na alnea b do inciso IV do art. 265 desta Lei, quando, tendo sido requeridas antes da deciso de saneamento, a prova nelas solicitada apresentar-se imprescindvel. O que temos? Em que casos que possvel a produo de prova requisitada a outro juzo? Quando ela se mostrar imprescindvel. E qual o requisito? Que tenha sido requerida antes da deciso de saneamento. Isso significa que somente se o juiz considerar aquela prova indispensvel que poder ela ser deferida? No pode ser assim. Art. 265, 5: Nos casos enumerados nas letras a, b e c do n IV, o perodo de suspenso nunca poder exceder 1 (um) ano. Findo este prazo, o juiz mandar prosseguir no processo. Esta suspenso, como tem por finalidade evitar o julgamento, no podemos evitar a produo de outras provas que sejam independentes. O julgamento que no pode ser realizado.

Provas - continuao

Deveres das partes e de terceiro Prova ilcita Prova emprestada Meios de prova

Prova documental (arts. 364 a 399)


Conceito Classificao o Pblico o Particular Fora probante o Documento pblico o Documento particular o Equivalncia Instrumento pblico essencial ao ato Data e autoria do documento particular Cartas e registros domsticos Anotaes feitas pelo credor Livros comerciais

Reprodues mecnicas e outros meios Falsidade documental

Dando continuidade a essa introduo que comeamos na aula passada sobre provas, paramos no tpico que trata da prova requisitada a outro juzo. A requisio da prova pelo juiz de outro juzo estudamos quando vimos a parte geral do Direito Processual Civil nas cartas, no captulo da comunicao dos atos processuais. Cartas no servem somente para a comunicao dos atos processuais, mas tambm para a produo de provas. Ocorre que, quando a prova tiver que ser produzida fora dos limites territoriais da comarca em que tramita o processo, a questo passar a ser saber se essa requisio ter o efeito de suspender o processo. A reforma recente no Cdigo de Processo Civil foi pautada pela inteno do legislador em tornar o processo mais srio. Mas qual o risco? A interferncia na celeridade processual, na medida em que, aguardando o processo pela produo de prova, gerar-se- demora. Para evitar que isso seja usado de maneira indiscriminada, foi acrescentado um novo conceito. O prprio art. 130, que prev que caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias, significa que a prova que pode ser dispensada no ser deferida. Houve tentativa, mas na prtica compromete-se o rigor que havia no texto do art. 130. Mas, de todo modo, a finalidade que o juiz possa indeferir provas inteis ou admitir provas imprescindveis apurao verdade dos fatos.

Deveres das partes e de terceiro No que diz respeito prova, encontramos uma previso de um dever geral de que todos devem colaborar com o Judicirio para o esclarecimento da verdade. Essa regra geral, depois subdividida em artigos, pois a relao jurdica processual gera poderes, direitos, deveres, obrigaes e nus para as partes. Aqui estamos falando de deveres. A parte tem deveres? Sim, mas esses deveres tm que se compatibilizar com o objeto da causa, como o dever de comparecer. Isso condizente com o princpio da lealdade processual. No Processo Civil, a soluo pode ser uma presuno, pois temos a verdade formal, que suficiente. Logo, com relao a todos em geral temos o dever de colaborar com o Poder Judicirio para a verdade. O dever de prestar depoimento na qualidade de testemunha pode ser equiparado ao dever de natureza semelhante ao que todos tm de integrar o Tribunal do Jri quando convocados. Com relao s partes, o art. 340 diz: Alm dos deveres enumerados no art. 14, compete parte: I comparecer em juzo, respondendo ao que Ihe for interrogado;

II submeter-se inspeo judicial, que for julgada necessria; III praticar o ato que Ihe for determinado. Note que existe tambm o art. 14, mas aquele mais genrico. Este aqui diz respeito prova. Inciso I: podemos nos perguntar: a parte obrigada a responder? Nisso cair na questo do nus. A parte que tem nus de provar a que requer. A parte que perguntada de um fato contrrio ao seu interesse obrigada a responder? Sim. Mas pode ficar em silncio, o que gerar presuno de veracidade. Algo como o ditado quem cala consente. Mas no tome isso absolutamente. H a garantia constitucional de que o ru tem o direito de permanecer em silncio, e isso no poder lhe causar mal; significa que, no Processo Civil, se o fato perguntado parte puder lhe causar problemas na esfera penal, ela ter, neste caso, a cobertura legal e jurdica para o silncio. O silncio, nessas circunstncias, no pode levar presuno de confisso. Inciso II: a prpria parte tem que se submeter inspeo judicial. Exemplo: algum ingressa alegando que sofreu acidente e no pode mais trabalhar, da que teria direito a uma penso vitalcia a cargo do empregador. Ele ter que aceitar se submeter inspeo pericial. Falamos, na ltima aula, sobre o DNA para a aferio da paternidade. O pretenso pai dever participar voluntariamente da colheita do material para anlise. Inciso III: praticar o ato que lhe for determinado. Digamos que a parte tem em seu poder um documento, que produziria provas contra si, em favor da outra. Se ela for determinada a exibir o documento ou coisa, ela ter que faz-lo. Claro que ela no incluiu nos autos, no incio do processo. No se trata de ato decorrente da prpria obrigao de dar ou de fazer. O documento pode ser desfavorvel ao seu interesse, e a parte naturalmente no querer apresentar de bom grado. O juiz determinar o uso de fora policial? No seria preciso tanto; para o Processo Civil, basta a presuno de veracidade. Art. 341: Compete ao terceiro, em relao a qualquer pleito: I informar ao juiz os fatos e as circunstncias, de que tenha conhecimento; II exibir coisa ou documento, que esteja em seu poder. Inciso I: isso tanto pode ser no caso da testemunha, prestando seu depoimento na qualidade de testemunha, ou um estabelecimento comercial prestando informao por escrito. Esse dever de terceiro no tem distino; as provas pessoais s dizem respeito s pessoas fsicas. Mas o terceiro tambm pode ser pessoa jurdica.

Inciso II: aqui no temos condies de aplicar a presuno de veracidade do fato. Isso porque estamos diante de um terceiro que no tem interesse na lide. Ento, aplicar a presuno no teria efeito. O ordenamento jurdico coloca essa previso num patamar elevado, pois, se descumprido, fica configurado o crime de desobedincia, e a determinao judicial pode ser cumprida coercitivamente, inclusive pela polcia. Quando falamos em parte, falamos tambm no assistente? Aquele terceiro cuja interveno foi admitida nos termos de uma das modalidades de interveno de terceiros? No o caso aqui. Aqui o terceiro o estranho relao processual; aquele que no tem interesse na lide. Se tiver interesse, ele suspeito como testemunha. Tudo que diz respeito a provas e que dependa da ao da parte ou do terceiro encontraremos um fundamento jurdico num desses trs dispositivos que acabamos de discutir.

Prova ilcita Nos princpios constitucionais relativos ao processo estudamos o art. 5, inciso LVI da Constituio Federal. o princpio da vedao da admisso de provas ilcitas. E se a nica prova que puder inocentar algum, no campo penal, estiver mantida oculta? Esse fato constitui ilcito; mas a antijuridicidade pode ser afastada em razo de estado de necessidade. O Processo Civil se contenta com a verdade formal, muito embora a verdade real possa ser o objetivo. A prova ilcita a prova cuja obteno constitua um ilcito, no necessariamente penal. Trata-se de ilicitude em geral, a contrariedade a normas mesmo infralegais. Questes que decorrem dos Cdigos e tica de variadas profisses, por exemplo. Uma prova que est resguardada por sigilo ter que ser obtida por meio do processo, e no pelas prprias mos do interessado. O juiz pode nomear um perito e o detentor da propriedade a ser invadida ter que permitir a entrada. Lembre-se que a finalidade do processo solucionar litgios, e no cri-los. Se fssemos permitir que as partes fossem exercer esse papel por elas mesmas, sem dvida nenhuma cada litgio produziria quatro outros. Existe soluo processual para todas as necessidades de provas. A nica restrio para o Processo Civil, e isso decorre da Constituio, que no pode ser determinada a interceptao das comunicaes telefnicas, pois o constituinte reservou essa ressalva exclusivamente para a investigao criminal e a instruo processual penal. Mas a gravao pode ser aproveitada no Processo Civil como uma...

Prova emprestada Como funciona isso? H cerca de trs anos, o Supremo Tribunal Federal tinha decises monocrticas de vrios Ministros, mas no do Pleno, sobre venda de sentenas pela Justia do Rio de Janeiro. No se pode determinar no Processo Civil ou num processo administrativo disciplinar a quebra do sigilo telefnico. Mas a prova obtida por inqurito policial poder ser cedida para o processo civil. o que no pode o juiz cvel decretar. A finalidade era preservar a privacidade. Uma vez quebrada, o contedo no foi a pblico, mas foi a inviolabilidade foi quebrada para o processo. Suponha que um agente pblico receba propina de uma empresa para favorec-la numa licitao. A concorrente denuncia e faz-se a interceptao. Isso configurar ilcito penal mas tambm ato de improbidade administrativa, que poder responsabiliz-lo por meio do processo civil. Sem aquela prova, seria quase impossvel se demonstrar a verdade. Ento o Supremo decidiu: a interceptao s pode ser primariamente feita na instruo penal mas, j que j foi quebrada a privacidade, ela poder ser usada em outros processos. Se a prova emprestada foi declarada nula no processo original, ela tambm ser nula nos demais processos que a aproveitem. A prova emprestada nunca se torna autnoma. Quando forem profissionais do Direito, muito cuidado para no invalidar a prova! Conceito de prova emprestada: nada mais que o aproveitamento de uma prova j produzida em outro processo. Como parmetro, como critrio, o que se exige que a parte contra quem esteja sendo produzida a prova tenha sido parte naquele processo, e que ela tenha exercido o direito ao contraditrio e ampla defesa naquela ocasio. A coisa julgada no alcana a verdade dos fatos. Art. 469, inciso II: No fazem coisa julgada: [...] II a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentena; A avaliao que o juiz do processo anterior no vincula o entendimento do juiz do processo atual. O que transita a condenao, e no a considerao ntima do juiz anterior. O juiz tem liberdade na apreciao da prova.

Meios de prova Art. 332: Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa. O que temos uma liberdade ou uma no-rigidez com relao aos meios de prova. Meio de prova tudo aquilo que seja capaz de demonstrar a verdade no processo. O Cdigo,

entretanto, disciplina alguns meios de prova que so mais comuns. So eles: o depoimento pessoal, a confisso, a exibio de documento ou coisa, a prova documental, a prova testemunhal, a prova pericial e a inspeo judicial. So os meios que tm previso legal para o procedimento. Desses meios de prova, temos dois que tm disciplina mais detalhada: a documental e a testemunhal. Vamos coloc-las primeiramente, para depois ver as demais.

Prova documental A regulamentao no Cdigo vai do art. 369 at o art. 399. Primeiramente: o que documento para fins de prova? Poderamos pensar no documento convencional, escrito, em papel, assinado por uma ou mais pessoas. Mas no s isso, como j sabemos. O conceito de documento para fins probatrios mais amplo: qualquer registro de fato ou de manifestao de vontades. Isso pode ser feito em arquivo eletrnico, fotografia, gravao de udio, e at mesmo por meio dos documentos convencionais. O CPC, para disciplin-los, classifica-os em dois grupos: documentos pblicos e documentos particulares. Da, toda a disciplina relacionada fora probante do documento acompanhar essa classificao. Lemos, no art. 364: O documento pblico faz prova no s da sua formao, mas tambm dos fatos que o escrivo, o tabelio, ou o funcionrio declarar que ocorreram em sua presena. Ento, enquanto no documento particular temos algumas regras para solucionar dvidas de data e autoria, no caso do documento pblico isso j fica fora de dvida porque o prprio documento prova isso, pois ocorreu na presena do tabelio ou escrivo ou secretrio. Uma escritura de compra e venda, por exemplo, acompanhada pelo tabelio ou escrivo. Tudo isso ficar registrado no cartrio. No caso do documento particular, como no temos essa segurana na formao do documento, teremos que atribuir um valor diferente. No caso do documento particular, o art. 368 diz: As declaraes constantes do documento particular, escrito e assinado, ou somente assinado, presumemse verdadeiras em relao ao signatrio. Veja que ele no faz prova da formao, portanto, data e autoria esto de fora. H regras prprias para resolver dvidas, o que no ocorre no documento pblico. Em relao ao signatrio: se ele lavra, em instrumento particular, alguma coisa atribuindo certo fato a outra pessoa, isso s provar em relao a ele, mas no em relao a terceiros. Isso deixa bem clara a diferena do tratamento com referncia fora probante do documento pblico. Fora probante: cpias e reprodues; no caso do documento particular, isso no tem maiores problemas: tira-se uma cpia e autentica-se. Ela ter a mesma fora. No caso dos documentos pblicos, temos os registros que

permanecem nos cartrios. Aquele livro no poder sair do estabelecimento do cartrio, nem o banco de dados, obviamente. Como tirar? Da que se fazem as extraes de certido. O registro de nascimento est no cartrio, e o que se tem em casa uma certido do registro guardado no cartrio. O art. 365 bem detalhado e rigorso com relao a isso. S h cpias e certides, na prtica. Os traslados acabam sendo iguais cpia. a reproduo de documento pblico desde que autenticadas por oficial pblico ou conferidas em cartrio, com os respectivos originais (inciso III do art. 365). A cpia do instrumento pblico tem a mesma fora desde que autenticada. O advogado poder autenticar com a original, usando uma cpia, e o prprio escrivo atesta para ele. O que est no inciso III pode ser feito at com o controle digital, que d um nmero de controle que permite conferir a autenticidade. o caso do inciso VI, que diz respeito s formas digitalizadas de provas, importantes para o processo eletrnico: as reprodues digitalizadas de qualquer documento, pblico ou particular, quando juntados aos autos pelos rgos da Justia e seus auxiliares, pelo Ministrio Pblico e seus auxiliares, pelas procuradorias, pelas reparties pblicas em geral e por advogados pblicos ou privados, ressalvada a alegao motivada e fundamentada de adulterao antes ou durante o processo de digitalizao. O documento pode ter sido adulterado antes, e a digitalizao estar comprometida tambm. Mas tambm a manipulao pode ter sido feita no processo de digitalizao, e a percia analisar no o documento, mas o que foi feito nesse processo. As partes so obrigadas a manter consigo os documentos que foram encaminhados digitalmente. o que est no pargrafo nico: Os originais dos documentos digitalizados, mencionados no inciso VI do caput deste artigo, devero ser preservados pelo seu detentor at o final do prazo para interposio de ao rescisria. Mas, sendo ttulo executivo extrajudicial, o juiz poder determinar que esses documentos fiquem acautelados no cartrio ( 2). Isso na hiptese da necessidade de se esclarecer eventual arguio de falsidade.

Instrumento pblico essencial ao ato O art. 366 (Quando a lei exigir, como da substncia do ato, o instrumento pblico, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta) que j tivemos a oportunidade de mencionar antes, fala da situao em que o instrumento pblico considerado essencial ao ato, ou seja, for considerado da substncia do ato; neste caso, o juiz no poder admitir nenhuma outra prova, por mais especial que seja. Vamos agora ler o art. 371 para que entendamos a...

Data e autoria do documento particular Eis o artigo: Reputa-se autor do documento particular: I aquele que o fez e o assinou; II aquele, por conta de quem foi feito, estando assinado; III aquele que, mandando comp-lo, no o firmou, porque, conforme a experincia comum, no se costuma assinar, como livros comerciais e assentos domsticos. Em relao ao documento pblico, ele mesmo prova sua formao. Ento a data e a autoria esto fora de dvida. Mas e o documento particular? Ele pode ter sido produzido unilateralmente por algum, que pode ter prdatado ou ps-datado. Como algum que pretendia provar que um documento era da dcada de 40, mas estava grafado em caneta esferogrfica, inventada no final da dcada de 60. Dessa forma no poderia existir um documento que seria da dcada de 40 a ser feito com caneta esferogrfica. Se no houver impugnao, no haver problema. Sendo impugnado, o Cdigo traz algumas regras para simplificar o esclarecimento. Art. 370: A data do documento particular, quando a seu respeito surgir dvida ou impugnao entre os litigantes, provar-se- por todos os meios de direito. Mas, em relao a terceiros, considerar-se- datado o documento particular: I - no dia em que foi registrado; II - desde a morte de algum dos signatrios; III - a partir da impossibilidade fsica, que sobreveio a qualquer dos signatrios; IV - da sua apresentao em repartio pblica ou em juzo; V - do ato ou fato que estabelea, de modo certo, a anterioridade da formao do documento. Inciso I: se esse documento foi levado a registro, da data do registro que se presume que, dali para trs, o documento foi feito. Inciso II: se duas pessoas assinaram um documento no mesmo ato, e uma das pessoas vem a morrer, considera-se que a data da assinatura no pode ter sido posterior data daquela morte. Inciso III: algum sofreu acidente e engessou o brao, ento claramente o documento foi assinado antes.

Inciso IV: aqui no se fala do o ato formal do registro, mas se esse documento, por alguma razo, foi apresentado em repartio pblica, quela data temos certeza que o documento anterior. Inciso V: qualquer outra situao que puder determinar a data do documento. Mas a perguntamos: qual a importncia da data do documento? Suponhamos que aparea um documento assinado em data posterior morte de algum, em meio a uma questo de sucesso. Art. 371: Reputa-se autor do documento particular: I aquele que o fez e o assinou; II aquele, por conta de quem foi feito, estando assinado; III aquele que, mandando comp-lo, no o firmou, porque, conforme a experincia comum, no se costuma assinar, como livros comerciais e assentos domsticos. Este o artigo que indicar quem o autor. No caso do comerciante, este tem um contador e cuida de suas escrituras contbeis. Ele autor, inclusive para fins de responsabilidade perante o prprio fisco. Continuamos na aula que vem.

Prova documental e prova testemunhal

Autenticidade o Onus da impugnao Indivisibilidade do documento Livros comerciais o Fora probante o Indivisibilidade o Exibio Reprodues mecnicas Falsidade documental o nus da prova Arguio de falsidade o Oportunidade o Forma o Procedimento o Sentena Produo da prova documental o Oportunidade o Requisitos

Requisio a reparties pblicas Prova testemunhal o Arts. 400 a 419 Cabimento o Regra geral o Excees o Incio de prova escrita Quem pode depor o Excees Incapazes Impedidos Suspeitos
o

Vamos terminar o contedo da aula passada: cartas. Na prova documental, vimos o tpico da fora probante. Nos documentos pblicos e particulares, a diferena para o processo era a fora probante. A disciplina legal, com relao prova documental, est dividida em trs subsees: da fora probante, da arguio de falsidade e da produo da prova documental. E, neste contexto, um tpico que faltou vermos o das cartas, registros domsticos e registros do credor. Como havamos dito na aula passada, documento, para fins de prova, qualquer registro. Aquilo que comumente chamamos de documento, que um papel com um texto e uma assinatura, , para o Processo, apenas um dos tipos de documento, pois aqui temos um conceito mais amplo. Bilhete, email, foto, ata, o que for: todos podero ser classificados como documentos. Art. 376: As cartas, bem como os registros domsticos, provam contra quem os escreveu quando: I enunciam o recebimento de um crdito; II contm anotao, que visa a suprir a falta de ttulo em favor de quem apontado como credor; III expressam conhecimento de fatos para os quais no se exija determinada prova. Por que o legislador cuidou de disciplinar um registro to informal? Exatamente porque, em algumas relaes jurdicas, especialmente aquelas que ocorrem entre pessoas de uma mesma famlia, como um irmo emprestar dinheiro para outro, h fatos que no podem ser provados exclusivamente por testemunhas. Da a necessidade do que se chama de incio de prova escrita. No se precisa provar cabalmente, mas um incio de prova que se reputa suficiente. Encontraremos a vedao do uso da prova testemunhal em alguns casos. Em alguns casos a formalidade a regra. A base de uma relao de compra e venda entre parentes confiana.

E as anotaes feitas pelo credor? Nisso legislador quer que qualquer anotao feita pelo credor seja usada em favor do devedor. porque o credor tem um domnio maior dos registros. Como compras a crdito base de caderneta, em pequenos mercados. Art. 377: A nota escrita pelo credor em qualquer parte de documento representativo de obrigao, ainda que no assinada, faz prova em benefcio do devedor. Pargrafo nico. Aplica-se esta regra tanto para o documento, que o credor conservar em seu poder, como para aquele que se achar em poder do devedor. Qualquer anotao na caderneta, como um valor pago parcialmente, poder ser usado em benefcio do devedor, mesmo que no tenha havido recibo.

Autenticidade e impugnao da prova documental O art. 372 diz o seguinte: Compete parte, contra quem foi produzido documento particular, alegar no prazo estabelecido no art. 390, se lhe admite ou no a autenticidade da assinatura e a veracidade do contexto; presumindo-se, com o silncio, que o tem por verdadeiro. Pargrafo nico: Cessa, todavia, a eficcia da admisso expressa ou tcita, se o documento houver sido obtido por erro, dolo ou coao. O legislador identificou duas possibilidades de falsidade e autenticidade mais comuns: o documento formalmente autntico, mas seu contedo no . Essa seria uma das formas de falsidade. A outra aquela em que a assinatura verdadeira, o documento originrio verdadeiro, mas foi adulterado posteriormente. uma falsidade material. Neste caso, compete parte contra quem foi produzido o documento arguir a falsidade. E aqui vamos atentar para o uso tcnico de duas expresses: autor do documento aquele que assinou ou o que mandou assinar, como o caso dos livros comerciais. Autoria isso. Quem produziu o documento quem o juntou ao processo, que no necessariamente quem o criou. Produo e autoria so diferentes. Produo juntar aos autos, e autoria o ato de fazer ou assinar o documento. Se passar o prazo e a parte nada disser sobre sua autenticidade, o documento ser tido como verdadeiro, e provar o fato a que se destina. Mas veja o pargrafo nico: Cessa, todavia, a eficcia da admisso expressa ou tcita, se o documento houver sido obtido por erro, dolo ou coao. Na verdade, o documento seria autntico mas foi obtido por erro, dolo ou coao. Se for alegada uma dessas causa de nulidade do prprio ato, cessar a eficcia do documento. A precluso em razo da arguio de falsidade no repercute. Art. 373: Ressalvado o disposto no pargrafo nico do artigo anterior, o documento particular, de cuja autenticidade se no duvida, prova que o seu autor fez a declarao, que lhe atribuda. Aqui temos a questo da indivisibilidade do documento. A parte no pode requerer o aproveitamento

de parte do documento que lhe favorea: O documento particular, admitido expressa ou tacitamente, indivisvel, sendo defeso parte, que pretende utilizar-se dele, aceitar os fatos que lhe so favorveis e recusar os que so contrrios ao seu interesse, salvo se provar que estes se no verificaram. O nus da prova em contrrio transferido para a parte a quem interessar parte do documento. O ru pode invocar, em seu favor, parte do que estiver no documento.

Livros comerciais No caso dos livros comerciais, considera-se autor o comerciante, e no o contador que o elaborou. A fora probante do livro pode ser separada em duas situaes: quando o litgio se d entre comerciante e algum que no seja comerciante, a fora em favor do no-comerciante. Consumidor, por exemplo. No pode o comerciante invocar a anotao que ele mesmo autor. Quando o litgio entre dois comerciantes ou mais, a sim poder qualquer um deles poder invocar as anotaes por si mesmos feitas, pois h igualdade. o princpio da paridade das armas. Art. 378: Os livros comerciais provam contra o seu autor. lcito ao comerciante, todavia, demonstrar, por todos os meios permitidos em direito, que os lanamentos no correspondem verdade dos fatos. Segunda parte: o nus de provar que o lanamento no corresponde verdade do prprio comerciante. Art. 379: Os livros comerciais, que preencham os requisitos exigidos por lei, provam tambm a favor do seu autor no litgio entre comerciantes. Foi o que vimos. Art. 380: A escriturao contbil indivisvel: se dos fatos que resultam dos lanamentos, uns so favorveis ao interesse de seu autor e outros lhe so contrrios, ambos sero considerados em conjunto como unidade. Vimos em relao ao documento particular, e aqui em relao ao escrito comercial. Note a indivisibilidade. Exibio dos livros: Art. 381. O juiz pode ordenar, a requerimento da parte, a exibio integral dos livros comerciais e dos documentos do arquivo: I na liquidao de sociedade; II na sucesso por morte de scio; III quando e como determinar a lei. Os dois casos que esto expressamente previstos so os dois que envolvam a prpria sociedade. O herdeiro, por exemplo, no sabe quanto o morto tinha

de quotas de uma empresa, qual era o capital que ele possua. Havendo litgio, a parte dever exibir integralmente, ou presumir-se- a veracidade do fato afirmado pela parte contrria. Art. 382: O juiz pode, de ofcio, ordenar parte a exibio parcial dos livros e documentos, extraindo-se deles a suma que interessar ao litgio, bem como reprodues autenticadas. Em outros litgios, mesmo que o comerciante no seja parte, isso poder ser determinado. Precisamos alertar que o Cdigo de 1973. Temos que entender apenas a ttulo de ilustrao. No , portanto, uma relao exaustiva de provas documentais. Notamos, entretanto, que o Cdigo no se tornou obsoleto nesse sentido: nenhuma dessas formas de prova que vimos at agora est em desuso. Art. 383: Qualquer reproduo mecnica, como a fotogrfica, cinematogrfica, fonogrfica ou de outra espcie, faz prova dos fatos ou das coisas representadas, se aquele contra quem foi produzida lhe admitir a conformidade. Pargrafo nico: Impugnada a autenticidade da reproduo mecnica, o juiz ordenar a realizao de exame pericial. Ento precisamos situar, novamente, s formas de registro de 1973. No havia FAX, Internet e cmeras digitais. Fora do papel, qualquer outra forma de registro pode ser considerada documento e, se houver impugnao, o juiz determinar que se realize percia tcnica. O que ainda uma causa de resistncia ao processo judicial eletrnico exatamente isso: o documento tradicional d mais segurana. S se v a imagem, entretanto, do documento eletrnico. Se conseguirmos obter do registro eletrnico e das formas digitalizadas uma segurana equivalente a que o papel oferece, isso estar de bom tamanho. No podemos querer uma segurana maior. A certificao digital, que uma exigncia de segurana, ainda muito cara.

Falsidade documental A f do documento cessa, tanto para o documento pblico quanto para o particular, quando for declarada sua falsidade. A diferena que o documento pblico, mesmo impugnado, tem sua f mantida at que seja declarada judicialmente sua falsidade. O particular perder sua f com a simples impugnao, e a abre-se o incidente de falsidade. Art. 387: Cessa a f do documento, pblico ou particular, sendo-lhe declarada judicialmente a falsidade. Pargrafo nico. A falsidade consiste: I em formar documento no verdadeiro; II em alterar documento verdadeiro.

No caso do art. 388, veremos que o legislador refere-se especificamente a um documento particular: Cessa a f do documento particular quando: I lhe for contestada a assinatura e enquanto no se lhe comprovar a veracidade; II assinado em branco, for abusivamente preenchido. Pargrafo nico. Dar-se- abuso quando aquele, que recebeu documento assinado, com texto no escrito no todo ou em parte, o formar ou o completar, por si ou por meio de outrem, violando o pacto feito com o signatrio. Se parte impugnar um documento particular, automaticamente aquele documento fica com a f suspensa, cessada. Qual a relevncia disso? que h os efeitos da antecipao de tutela. O que temos, neste caso, a necessidade de que uma prova seja inequvoca. Ou seja, se a parte impugnar, a prova deixa de ser inequvoca. O juiz no poder conceder uma antecipao de tutela com base num documento controverso. O previsto no pargrafo nico acontece muito em contratos de transferncia de bens. Administrativamente mais fcil, como algum que quer comprovar renda menor. Mas judicialmente incorrer no pargrafo nico deste art. 388. Art. 389: Incumbe o nus da prova quando: I se tratar de falsidade de documento, parte que a arguir; II se tratar de contestao de assinatura, parte que produziu o documento. Inciso I: Tratando-se de falsidade, a parte que arguir, ou seja, em regra ser a parta contra a qual foi produzido o documento. Inciso II: a parte que produziu dever provar a autenticidade, e poder requerer a realizao de percia. A outra parte no poder deixar de fornecer amostra de sua caligrafia para o exame. Muita ateno que autor quem criou, enquanto quem produz a parte.

Arguio de falsidade um incidente simples. Se o processo ainda est na fase instrutria, o incidente ser processado nos prprios autos, e, se estiver encerrada a instruo (todas as provas j tiverem sido produzidas), o incidente ser processado em autos apartados. Art. 390: O incidente de falsidade tem lugar em qualquer tempo e grau de jurisdio, incumbindo parte, contra quem foi produzido o documento, suscit-lo na contestao ou no prazo de 10 (dez) dias, contados da intimao da sua juntada aos autos. Vejam:

qualquer tempo e grau de jurisdio, mas h um prazo de 10 dias contados da data da juntada aos autos. Por isso a parte ter que ser intimada para exercer seu direito. Dica: s vezes, querendo achar uma soluo para determinado problema, isso gerar uma ansiedade, e o leitor ler somente o incio do artigo, e no ver o final. Cuidado. Leia o dispositivo inteiro. A exceo regra do caput pode ser facilmente encontrada no pargrafo. E qual o contexto do dispositivo? ser que se aplica ao caso em anlise? A interpretao, portanto, tem que ser feita com cautela e pacincia. Art. 391: Quando o documento for oferecido antes de encerrada a instruo, a parte o argir de falso, em petio dirigida ao juiz da causa, expondo os motivos em que funda a sua pretenso e os meios com que provar o alegado. Art. 393: Depois de encerrada a instruo, o incidente de falsidade correr em apenso aos autos principais; no tribunal processar-se- perante o relator, observando-se o disposto no artigo antecedente. Ento duas formas: o processo pode correr em apenso, fazendo-se, para isso, uma petio, que no tem requisito especfico, mas o art. 392 diz que Intimada a parte, que produziu o documento, a responder no prazo de 10 (dez) dias, o juiz ordenar o exame pericial. Pargrafo nico: No se proceder ao exame pericial, se a parte, que produziu o documento, concordar em retirlo e a parte contrria no se opuser ao desentranhamento. Observao: a falsidade documental crime. O art. 394 tem a previso da suspenso: Logo que for suscitado o incidente de falsidade, o juiz suspender o processo principal. A finalidade evitar que seja proferido julgamento sem levar em conta aquele documento cuja f ou fora probante est suspensa, o que seria prejuzo para a parte a quem interessa o documento. Finalmente nesta subseo, o art. 395: A sentena, que resolver o incidente, declarar a falsidade ou autenticidade do documento. Aqui a discusso : qual a natureza jurdica desse incidente? uma ao declaratria incidental. Tem por finaldade declarar a existncia ou inexistncia de um direito que se tornou controvertido no decurso do processo. No se trata de prazo preclusivo.

Produo da prova documental Temos aqui a oportunidade, o contraditrio e a requisio a repartio pblica. Para o autor, a oportunidade da prova documental a petio inicial, enquanto para o ru a contestao. Os documentos que cada um tm tero que ser apresentados nesses momentos. Mas h excees. Art. 397: lcito s partes, em qualquer tempo, juntar aos autos documentos novos, quando destinados a fazer prova de fatos

ocorridos depois dos articulados, ou para contrap-los aos que foram produzidos nos autos. Autor e ru podero juntar ao longo do processo, e a parte contrria ser dado o direito de contrapor-se a essa nova prova. Mas, por exemplo, um documento em que h motivo justo para no ter sido apresentado na inicial, ou porque estava sendo omitido pela outra parte, ou por qualquer situao que justifique: poder ser apresentada depois? Sim, desde que se prove como justa a causa para a no-apresentao na hora certa (a petio inicial ou a contestao). Com relao ao contraditrio, o art. 398 prev que Sempre que uma das partes requerer a juntada de documento aos autos, o juiz ouvir, a seu respeito, a outra, no prazo de 5 (cinco) dias. Se o documento for juntado e o juiz emitir sentena sem consider-lo, isso caractrerizar cerceamento de defesa e a sentena poder ser anulada. Se a outra parte no impugnar, a prova , em princpio, unilateral, e no servir para embasar o convencimento. Exemplo: a parte realiza, antes de ajuizar, uma percia. Essa percia resultar em um laudo, em outras palavras, um documento. Isso ser admitido no processo como prova documental, mas no pericial. A prova pericial disciplinada no Cdigo de Processo Civil aquela realizada com participao da parte contrria, com o contraditrio, na fase instrutria. Art. 386, para voltamos: O juiz apreciar livremente a f que deva merecer o documento, quando em ponto substancial e sem ressalva contiver entrelinha, emenda, borro ou cancelamento. Ou seja, se houver algo que o juiz considere sem necessidade de realizar percia, ele decidir se realmente aquilo vlido como prova ou no.

Requisio a reparties pblicas O terceiro tem o dever de colaborar com o esclarecimento da verdade. No caso das reparties pblicas, o funcionamento mais simples: no h necessidade de estabelecer contraditrio pois, sendo pblicos os documentos, so eles considerados verdadeiros salvo se protegidos por sigilo, como declarao de imposto de renda. Art. 399: O juiz requisitar s reparties pblicas em qualquer tempo ou grau de jurisdio: I - as certides necessrias prova das alegaes das partes; II - os procedimentos administrativos nas causas em que forem interessados a Unio, o Estado, o Municpio, ou as respectivas entidades da administrao indireta. [...] Ou seja, a parte alega um vcio num procedimento licitatrio. O juiz poder requisitar procedimento. Se o procedimento est em andamento, seria razovel no requisitar, mas simplesmente requisitar cpia. Essa cpia o 2 prev que pode ser em meio eletrnico, para evitar que o processo administrativo paralise. Leiamos os pargrafos: 1 Recebidos os autos, o

juiz mandar extrair, no prazo mximo e improrrogvel de 30 (trinta) dias, certides ou reprodues fotogrficas das peas indicadas pelas partes ou de ofcio; findo o prazo, devolver os autos repartio de origem. 2 As reparties pblicas podero fornecer todos os documentos em meio eletrnico conforme disposto em lei, certificando, pelo mesmo meio, que se trata de extrato fiel do que consta em seu banco de dados ou do documento digitalizado. Se finalizado, portanto, basta a requisio de cpias. Aula que vem: prova testemunhal.

S-ar putea să vă placă și