Sunteți pe pagina 1din 5

A Criana Difcil

Adaptao do Captulo 16 do Livro A tica na Educao Infantil.


As crianas pequenas ainda no construram um sistema prprio e estvel de sentimentos, interesses, valores e reaes sociais. normal que elas tenham dificuldades sociais provenientes de sua incapacidade para assumir a perspectiva de outros e para pensar alm da superfcie observvel dos eventos. Os professores e pais coercivos podem criar uma criana difcil ao frustrar sua necessidade de ser ativa. Criana difcil aquela que coloca repetidamente em perigo a si mesma ou a outros ou que perturba regularmente as atividades de outros por um comportamento descuidado ou agressivo. O resultado em sala de aula so confrontaes dirias, colegas aborrecidos e freqentes interrupes nas atividades planejadas. Rejeio e desaprovao=sentimento de inferioridade e m-vontade para com os outros. Poucos momentos para compartilhar experincias positivas com os outros= pouca base para vnculo com professor e colegas Enfoque Behaviorista: Enfatiza controle do comportamento da criana pelo adulto. Baseado em recompensas e punies. Por exemplo, um adesivo para quem se comporta ou seu nome escrito no corao da lousa. Crticas ao enfoque behaviorista: 1. No desenvolve a autonomia do individuo, mas refora a heteronomia. Ou seja, ele s se comporta se tem algum regulando seu comportamento. 2. A criana sempre espera uma recompensa e no faz nada por estar consciente de seus deveres e direitos. 3. No leva em conta as construes que a criana pode fazer e rotula, acredita que os estmulos ambientais moldam e controlam as respostas do comportamento do indivduo. 4. O professor preocupa-se em estruturar as presses na sala de aula para evocar a mudana no comportamento, sem uma ateno particular s causas e origens do mau comportamento. 5. No funciona em longo prazo, pois no se fundamenta na conscincia do bom comportamento. 6. Estabelece entre o professor e a criana uma luta de poder, que ignora a motivao da criana para comportar-se mal. O professor no tenta compreender as causas do

mau comportamento, promovendo estratgias construir novas motivaes e novos comportamentos.

Para Piaget todo comportamento tem finalidade e significado. Ento, todo mau comportamento tem finalidade e significado e devemos nos perguntar, por que esta criana se comporta mal?. Toda criana nasce com um conjunto de necessidades e impulsos que sua natureza humana as compele em satisfazer. Estas necessidades incluem aquelas necessrias sobrevivncia fsica, ao conforto e a aprovao social. Piaget fala sobre a vontade de exercer poder e aos sentimentos de inferioridade de quem no consegue. A luta para ter importncia, segundo Adler, um esforo de toda vida para obter reconhecimento e aceitao. Ento, uma criana rejeitada pelo grupo pode tornar-se mal comportada para chamar ateno sobre si e desta forma aumentar suas sensaes de importncia individual. A aprovao ocorre em um contexto social quando um indivduo provoca uma resposta de outro ser humano. importante saber que as respostas no precisam ser positivas para significarem aprovao. Qualquer reao que prove a existncia do indivduo no grupo satisfaz suas necessidades de reconhecimento, quando o adulto responde negativamente e com muita emoo a comportamentos indesejados pode estar aprovando, sem inteno, a criana que recebe pouco reconhecimento. Por exemplo, a criana que apanha do pai e s assim tem sua ateno pode achar (inconscientemente) que a violncia um meio efetivo de obter aprovao social. O comportamento surge de um sistema particular de crenas, formado desde muito cedo na vida. (Adler) DIRETRIZES PARA LIDAR COM A CRIANA DIFCIL 1. Respeitar, valorizar e acreditar na criana, superando a reao de rejeio do grupo. 2. Reconhecer a necessidade subjacente de formar conexes e vnculos com outros e sua capacidade potencial para superar problemas. 3. Quando a criana testar os limites do professor as respostas devem ser assertivas, pois ela capaz de sentir qualquer sinal de hesitao. 4. No reagir com rejeio ou deixar de aprovar, negando os conflitos emocionais da criana, pois fortalecer mais ainda o sistema de crenas da criana difcil. 5. No duvidar da capacidade da criana de resolver seus conflitos e cooperar com os outros, pois com esta dvida ela se conscientizar de sua inadequao. 6. Comunicar respeito, aprovao e f na criana, reconhecendo seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. 7. Aceitar o que ela diz, sente e faz escutar e responder.

8. Prestar ateno na criana. Reconhecer com contato ocular direto ou com um simples gesto de cabea, ou um sim ou entendo... 9. Usar a escuta reflexiva, repetindo o que a criana disse, tentando entender seus pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou crticas. Isto no quer dizer concordar com o que foi dito. 10. Marcar encontros com a criana para expressar seus sentimentos, mostrando seu carinho e sua preocupao. A criana difcil difcil de amar, pois seus comportamentos so aleatrios. Compreenda o Sistema Interno de Crenas da Criana que tem um mau comportamento: 1) Avalie o conceito que a criana tem de si mesma, dos demais, e seus padres de aproximao e resposta a outros. Autoconfiana ou falta de confiana? Competente ou incompetente? V os outros como objetos, pessoas a quem controlar ou a quem compartilhar? Espera respostas positivas ou negativas? Como reage quando contrariada? O que faz para conseguir o que quer? resistente? Submissa? Agressiva ou rebelde? 2) Observe as reaes e respostas emocionais ao comportamento da criana. Sob que crena a criana est agindo? Caso o professor se sinta inadequado e frustrado, pode ser que ela opere sobre a crena de sua prpria inadequao. Este um padro que se chama passivoagressivo e reflete um padro inconsciente: Para que eu tenha importncia devo ser mais poderosos que os outros. J que no posso vencer em um conflito com uma figura de autoridade, ento no posso ser mais poderoso em uma confrontao direta, mas posso ser mais poderosos em evitar que o outro vena. No cooperando ela frustra os planos do professor. Ou aquela que opera na crena que Eu existo quando tenho a ateno dos outros e busca ateno interrompendo atividades de outros, fazendo palhaada, etc. O sistema implcito de crenas de cada criana to imprevisvel quanto sua herana gentica e experincia pessoal, estes exemplos representam, uma frao das possveis razes, mas tarefa de um professor sensvel sondar o que tem significado para cada criana. 3) Entreviste a criana difcil. Uma estratgia importante conversar com a criana para compreender suas crenas e seu comportamento. Aps um episdio perturbador pedir que a criana fale de seus sentimentos e que explique o mau comportamento, til perguntar sobre o que a levou a se comportar daquela forma. O objetivo ajudar a criana a reconhecer sentimentos e identificar reaes emocionais e comportamentais que seguem um padro. Desafie e Confronte o sistema de crena implcitas da criana: 1) Ajude a criana a considerar outra perspectiva. Pedir que ela pensasse como os ouros pensam, apoiar sua construo de vises alternativas de determinado evento. Encorajar o grupo para expressar seus sentimentos aberta e honestamente, assim ela ser confrontada com os aspectos hostis do mau comportamento.

Orientar feedback como preencher frases do tipo Quando voc ___________, eu sinto _________ porque_________. Fazer cartazes com as frases adequadas em cartolina e pedir para que as crianas expliquem sem nomear os envolvidos. Pedir que refaam a afirmao de sentimentos. Por exemplo, quando algum diz: Eu odeio voc porque voc me empurrou. O professor pode incentivar um repertrio mais amplo de emoes justamente com um vocabulrio de sentimentos. O Fato de vivenciar e identificar a expresso clara de emoes leva a criana difcil a reconhecer os efeitos de seu comportamento. Ajudar a criana a reconhecer e rotular sentimentos que no so conscientes. Desafiando-a perceber-se quando quer chamar a ateno, por exemplo. 2) Ajude a criana a reconstruir sentimentos e padres de reao a outros. O objetivo do professor ajudar a criana a conscientizar-se de seus sentimentos e padres de reao, bem como oferecer modos alternativos de sentir e reagir. Por exemplo, para uma criana que sempre a ltima a chegar fila, a professora pode oferecer a ela a sugesto de ser sempre a ltima para ter certeza que todos j chegaram fila. Esta interveno paradoxal efetiva quando traz a conscincia da criana sua inteno de ser a ltima a fim de controlar o grupo e chamar a ateno. Com a sugesto a professora ofereceu um meio direto e aceitvel de controle. A criana pode optar por continuar a comportar-se deste modo de acordo com a inteno consciente. 3) Saliente as conseqncias naturais e lgicas dos padres de reaes da criana aos outros. Ver captulo 10 do mesmo livro. Oriente a Criana na reconstruo de sentimentos e padres de reao a outros 1) Ajude a criana a estabelecer relaes com outras de formas mais valorizadas e ajude os outros a terem experincias com a criana difcil de formas valorizadas. Isto no fcil, mas possvel. Trabalhar para valorizar algo da criana (um jogo ou livro que ela traga uma sugesto que faa etc.) e refazer os conceitos e padres estabelecidos pelo grupo. Sugerir que o grupo mostre como apreciaram a novidade que ela trouxe ou como foi boa sua sugesto. Pensar em modos de construir elos de amizade pela anlise das qualidades da criana difcil. medida que a criana difcil comea a ter experincias mais positivas com os outros possvel que tambm comece a vincular novos sentimentos positivos a certas interaes com outros. 2) Ajude a criana a construir e conservar novos valores pelo exerccio da vontade. O desafio do professor ajudar para que a criana tenha, repetidamente, essas experincias e, assim, possa construir os novos valores como algo permanente. Isto ocorre com tropeos e gradualmente ela os consolidar. importante que a criana comece a exercitar a vontade, que faa escolhas conscientes nas suas relaes com os outros. 3) Ajude a criana a construir sentimentos de justia e cuidado pelos outros.

Promover o desenvolvimento scio-moral das crianas. Trabalhar deste modo com todas as crianas. Estes princpios tambm so teis para lidar com qualquer criana em momentos difceis. Algumas crianas difceis precisam de auxlio teraputico e familiar. O professor no pode ficar to consumido com o trabalho com a criana difcil a ponto de negligenciar as outras crianas.

DeVries, Rheta A tica na educao infantil: o ambiente scio - moral na escola. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998

S-ar putea să vă placă și