Sunteți pe pagina 1din 2

O QUE A SONDA NASOGSTRICA (SNG)?

um tubo flexvel inserido pelo nariz at ao estmago. A sua colocao e troca so responsabilidade do enfermeiro famlia. da de

a 500ml no mximo, dependendo da tolerncia alimentar da pessoa.

DURANTE A ALIMENTAO:
1- Posicionar a pessoa em decbito dorsal (barriga para cima) com a cabeceira elevada ou ento sentada. 2- Verificar o posicionamento correcto da sonda: 2.1- Encher a seringa com 20mL de ar 2.2- Com uma mo na barriga, colocar o ar rapidamente pela sonda e sentir/ouvir o ar a entrar no estomago (som tipo ploc) 2.3- Aspirar o contedo gstrico existente e contabiliza-lo. ATENO: se o contedo for igual ou superior a 150ml, adiar a refeio para 2 horas depois, vigiando o contedo gstrico. Se o contedo for nulo ou inferior a 150ml, administrar a dieta programada.

Se a sonda no estiver posicionada no stio correcto, no administre a dieta e contacte um profissional de sade. Em dvida telefonar ao seu enfermeiro de famlia! 3- Verificar se a dieta est temperatura ambiente. 4- Administrar a dieta, demorando entre 20 e 30 min. devagar,

MATERIAL NECESSRIO PARA CUIDADOS SNG


- Seringa de alimentao de 60ml ou de 100ml. - gua. - Adesivo.

5- No fim administrar 50 ml de gua. ATENO: no esquecer de administrar lquidos (agua, ch ou sumo p.ex.) durante o dia, para hidratao, conforme prescrio do profissional de sade. 6- Deixar a pessoa posicionada da mesma forma durante 30 min, para repousar antes de mobiliz-la, para evitar nusea e vmito.

TIPO DE ALIMENTAO PARA SNG


- Alimentao variada ou de acordo com a prescrio do profissional de sade; - A dieta deve ser liquefeita; - O nmero de refeies deve ser de pelo menos 6 (3 em 3 horas); - A quantidade a ser administrada em cada de refeio deve variar entre 250ml

NO ESQUECER
- A higiene oral extremamente importante! Manter a boca limpa e as mucosas hidratadas fundamental! - A SNG est fixa no nariz atravs dum adesivo, este deve ser trocado pelo menos de 2 em 2 dias ou quando estiver sujo ou a descolar; - No alimentar se a pessoa apresentar nusea e vmito e entrar em contacto com o profissional de sade; - Deixar a pessoa repousar antes 20 a 30 min da alimentao. - Se tiver alguma dvida, no hesite: contacte o seu enfermeiro de famlia!

CENTRO HOSPITALAR DO PORTO

TRABALHO REALIZADO POR: Jacinta Moreira aluna do Curso de licenciatura em Enfermagem do 4ano da ESEP SUPERVISIONADA POR: Enf Cristina Ferreira e Enf Pedro Aniceto de Medicina A (nascente) do HGSA Prof. Liliana Varandas da ESEP REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Home Doctor - Manual de orientao a pacientes com dieta enteral. Departamento de Marketing da Home Doctor [em linha] So Paulo (2010) [Consultado a 1 de Dezembro de 2011]. Disponvel na Internet:<http://www.homedoctor.com.br/arq uivos/manuais/Manual_de_orientacao_dieta_e nteral.pdf>. Santos, C. S. V. B. Nutrio Enteral. In Tcnicas de Enfermagem I. 3edio. Formasau: Coimbra, 2004. Unamuno, M. R. D. L.; Marchini, J. S. Sonda nasogstrica/nasoentrica: cuidados na instalao, na administrao da dieta e preveno de complicaes. Revista Latino-am. Medicina Ribeiro Preto [em linha] Vol. 35 (Jan a Mar 2002), p. 95-101 [Consultado a 1 de Dezembro de 2011]. Disponvel na Internet:<URL:http://www.proac.uff.br/esai2/si tes/default/files/sonda_nasogastrica_artigo.pdf >.

DICAS PARA OS FAMILIARES PASSO A PASSO

S-ar putea să vă placă și