Sunteți pe pagina 1din 13

Eletroscpio

Referncia
Alunos da disciplina Produo de Material Didtico (FEP 458) Licenciatura em Fsica - IFUSP -- Turma: Noturno/2005

Introduo
Esta atividade deve ser apresentada antes das aulas tericas, e tem por objetivo despertar o interesse do aluno pelo assunto eletricidade, permitindo que o mesmo observe a existncia de algo invisvel e transforma o fenmeno da eletrizao em algo observvel atravs do uso deste instrumento.

Figura 1

Materiais
Pote de vidro Pedao de fio de cobre com capa Canudo de plstico Cola Folha de alumnio Bola de isopor

Figura 2

Montagem
Pegue o fio, com uso de um estilete ou uma lmina cortante, descasque as extremidades e o meio. Dobre o fio ao meio e passe-o pelo canudo de plstico. As duas pontas do fio devem ser torcidas de forma que fique uma sobra, como da foto em destaque. Fure a tampa de plstico com uso de uma broca ou prego aquecido. Passe o canudo pelo furo e fixe-o com cola. Recorte duas pequenas tiras de folha de alumnio e prenda-as nas extremidades das pontas do fio. Emcape a bola de isopor com folha de alumnio, prenda-a na ponta externa do canudo, deve haver contato entre o cobre e oi alumnio. Limpe bem o pote por dentro, o mesmo deve estar bem seco (importante). Tampe o pote.

Figura 3

Figura 4

Figura 5

Figura 6

Figura 7

Figura 8

Procedimento
Pegue uma rgua e a esfregue com um papel toalha sucessivas vezes Passe a rgua pela bola de alumnio Observe que as palhetas de alumnio de separam Aps esta etapa, encoste o dedo na bola de alumnio e observe o que ocorreu

Figura 9

Figura 10

Figura 11

Figura 12

Roteiro
Descreva o que foi observado durante as duas etapas. O que voc acha que aconteceu com a rgua quando foi atritada com o papel ? O que a rgua pode ter transferido para a bola de alumnio? Se algo foi transferido para a bola de alumnnio porque o efeito repercutiu nas palhetas dentro do vidro ?

Concluses
Voc j deve ter estudado a fora de atrao gravitacional, aquela que proporciona que os corpos sejam atrados uns pelos outros. Deve ter observado tambm que se uma caneta escapa da sua mo, ela cai, porm o contrrio nunca ocorre, ou seja, a caneta no sobe para a sua mo, e o contrrio no ocorre com a fora gravitacional, pois no existe repulso! Prepare-se pois vamos estudar a partir de agora uma outra fora, fora eltrica. Esta pode proporcionar foras tanto de atrao como de repulso. Para as cargas eltricas convencionou-se que elas podem ser ou positivas ou negativas, sendo que as de sinal oposto se atraem e as de mesmo sinal se repelem. Outra cosia que voc deve saber que nos metais tais cargas podem se locomover com facilidade, o

contrrio dos materiais isolantes onde esta possibilidade somente existe em condies especiais. Quanto a rgua, esta pode proporcionar este efeito pois houve uma ao mecnica ao ser atritada copm o papel, proporcionou-se um desequilibrio nas quantidades de cada tipo de carga. Agora voc j esta preparado para ssistir suas aulas com melhor aproveitamento , anote as suas dvidas e no polpe o professor, pergunte, tente entender pois em seguida voc poder ampliar seus experimentos e ajudar seus colegas neste entendimento.

Produo de Material Didtico


Essas atividades foram elaboradas por alunos de Licencatura em Fsica, do IFUSP, no ano de 2006, como atividade da disciplina optativa Produo de Material Didtico.

Eletroscpio
Produo de Material Didtico

Elaborado

Srgio Damlio

S-ar putea să vă placă și