Sunteți pe pagina 1din 6

Universidade Federal da Bahia Disciplina: Histria da Amrica II Prof: Evergton Sales de Souza Aluno: Thiago Barboza de Oliveira Coelho

Fichamento: ANNA, Timothy. A independncia do Mxico e da Amrica Central. In: BETHEL, Leslie (Org.) Histria da Amrica Latina, da Independncia a 1870, Volume III. Ed. EDUSP. 1 Edio, 2004. PP. 73-118. Os monoplios e controles econmicos dos espanhis eram a principal fonte de queixas das colnias, no se pode esquecer as restries administrativas e sociais impostas pela metrpole. A posio social, legal e consuetudinria, dos trs principais grupos tnicos brancos, mestizos, e ndios era diferente, tendo cada grupo um conjunto especifico de obrigaes fiscais, de direitos civis e de prerrogativas sociais e econmicas. Os ndios representavam a maior parte da populao nacional, seguidos pelos mestizos e pelos brancos, que eram minoria. Estes brancos estavam divididos entre criollos (espanhis nascidos na Amrica) e os espanhis nascidos na Europa. Estes peninsulares constituam a elite administrativa da colnia, pois controlavam os mais altos postos militares e administrativos. Os criollos detinham a maioria (65 por cento) dos cerca de 555 a 600 postos da burocracia vice-real de Cidade do Mxico; ainda assim, com raras excees, os peninsulares tinham posies mais altas, enquanto os mexicanos eram relegados a cargos de nvel mais baixo. Talvez a principal tenso poltica dos brancos nessa sociedade estivesse na aspirao no realizada de avano econmico e social no seio da burguesia que, com o crescimento econmico da Nova Espanha no final do sc. XVIII, aumentava rapidamente de tamanho. Os castas e ndios, maioria populacional, estavam constitucionalmente excludos de cargos pblicos e eclesisticos. Eram submetidos a uma opresso que as leis paternalistas da coroa nada faziam para mitigar.

De 1808 a 1811, uma grande crise agrcola assolou o Mxico e serviu para acender o estopim de revolta em massa de 1810. As rebelies que se iniciaram, em 1810 tentaram corrigir muitos desses abusos; foram no mnimo uma espcie de reao dos ndios e dos castas opresso a que eram submetidos.

Embora as insurreies das classes baixas em 1810 e depois, sobretudo sob o comando de Miguel Hidalgo e Jos Maria Morelos, tenham constitudo uma caracterstica a luta mexicana pela independncia, no foram as camadas mais baixas [...] que determinaram os resultados da independncia ou a forma que os novos paises viriam a assumir. Na verdade, os levantes das classes baixas serviram para retardar e mesmo obscurecer a principal fonte de insatisfao dos mexicanos, o criollismo, ou o anseio dos criollos brancos, da classe media e alta das elites brancas associadas ao Mxico por residncia, posse de bens, ou parentesco, quando no por nascimento, de obter o controle sobre a economia e o Estado.

Pela primeira vez desde as Novas Leis de 1542 a elite (criolla) tomava conscincia de que um ato arbitrrio (Decreto de Consolidao de1804) da metrpole poderia ameaar a prpria existncia de seus membros.

A aliana que se estava formando entre a burguesia criolla e a elite proprietria rompeu-se logo em seguida queda da Espanha, em 1808, diante do ataque napolenico.

Os autonomistas afirmavam que o Mxico constitua um dos reinos formadores da monarquia espanhola, tendo assim direito de criar uma junta provisria que governasse em nome do rei durante a crise. Os absolutistas diziam que a Nova Espanha no era um reino igual aos da Pennsula e toda e qualquer proposta de autonomia regional era ilegal. Pois para eles o Mxico deveria se ser preservado como fornecedor de matais para a metrpole em crise.

O vice-rei Iturrigaray convoca, em setembro de 1808, quatro reunies entre os principais personagens da capital. Ao se dispor a ouvir os criollos o vice-rei comprometeu sua imagem para com os peninsulares, que sob a liderana de Gabriel Yermo tramaram sua deposio.

Segundo Servando Teresa de Mier, a deposio de Iturrigaray justificava a independncia americana, uma vez que o golpe destruiu o pacto entre o Mxico e os reis da Espanha.

Na intendncia de Guanajuato um grupo de criollos abastados tramaram uma conspirao revolucionria para derrubar os absolutistas espanhis e sua audiencia. No vero de 1810 os conspiradores recebem o apoio do proco Miguel Hidalgo, que logo assumiu a liderana da conspirao.

Os conspiradores planejavam uma insurreio em massa apoiado nos ndios que, segundo acreditavam, se uniriam a eles no seqestro das riquezas e propriedades dos peninsulares, mas respeitariam a riqueza e propriedade dos criollos brancos.

A revolta de Hidalgo, embora tenha anunciado que sua meta era a independncia, no se revelou muito clara em seus objetivos, pois carecia de um programa cuidadosamente planejado e de uma firme liderana.

Para a populao europia e criolla da Nova Espanha a revolta era uma insurreio indgena. Por isso, ainda que os lideres tivessem sido criollos o levante de Hidalgo no recebeu apoio de outros integrantes dessa classe.

Mesmo com a execuo de Hidalgo a revolta no foi sufocada. Passando a ser assumida por Jos Maria de Morelos. Morelos buscava alguns objetivos comuns a Hidalgo (independncia, abolio de tributos, escravido e sistemas de casta), porm usa um discurso mais moderado com a finalidade de conseguir apoio dos criollos. Porm no consegue obt-lo.

Morelos obteve muitas vitrias importantes, deixou mais claro os objetivos da revoluo, patrocinou uma declarao de independncia, criou um congresso para regularizar seu governo, conduzi a guerra com exrcitos revolucionrios bem organizados e treinados e demonstrou excepcional talento e generoso devotamento a causa.

Foi o governo vice-real que combateu as revoltas na Nova Espanha. Embora representasse a Espanha e fosse leal me-ptria , o regime vice-real formulou a maior parte da estratgia econmica, poltica e militar, ps em campo exrcitos [...], e at mesmo ignorou ou evitou ordens inadequadas ou inoportunas da coroa espanhola.

A espinha dorsal das foras realistas continuou sendo os criollos e os mestizos. A Guerra de Independncia no foi um conflito desequilibrado com um desfecho

predeterminado; foi mais uma luta na qual a nao se viu dividia em suas lealdades e o resultado final no era inevitvel; foi uma guerra civil revolucionria. Os novos impostos institudos por Calleja caminhavam de mos dadas com o declnio generalizado do abastecimento e da renda ocasionados pela revolta. Embora tenham dado coroa condies de postergar a bancarrota financeira, os novos impostos reduziram a produo, desestabilizaram os empreendimentos privados, aumentaram custos, entre outras conseqncias. A Espanha se manteve fiel ao exclusivismo comercial na Amrica espanhola, do que resultaram prejuzos polticos e econmicos. Os ingleses estavam ansiosos para obter acesso legal ao mercado mexicano, mas foram inteis todas as tentativas de chegar a um acordo formal com a Espanha. O maior desafio que o governo vice-real de Nova Espanha enfrentou, alm das prprias rebelies, foi talvez o programa de reforma liberal das Cortes espanholas que governaram a Espanha e as ndias de setembro de 1810 at a restaurao de Fernando VII, em maio de 1814. A maioria dos criollos reconhecia que as Cortes eram to imperialistas quanto os governadores anteriores e sua condio no havia melhorado significativamente com a constituio. O papel mais significativo das Cortes foi a instalao de um frum onde deviam ser expressas as queixas dos americanos contra o ancien rgime. Tal como na Nova Espanha, a administrao e a economia na Amrica Central eram dominadas por um punhado de brancos, uma parcela dos quais, minscula, havia nascido na Europa. A Guatemala tambm tinha experimentado, no final do sc. XVIII, a agitao das idias da Ilustrao, notadamente na Universidade de San Carlos, onde se formara a maioria da liderana criolla. A independncia poltica no fazia parte da discusso da elite da Amrica Central; o que ela ansiava antes de tudo era uma melhoria do comercio local, da navegao e da agricultura. A constituio provocou novas divergncias entre liberais e conservadores, levando ao mesmo tipo de fermento poltico existente no Mxico. Deu um estimulo substancial ao desenvolvimento de um esprito de federalismo na Amrica Central.

Os desejos dos representantes criollos contemplaram amplamente os interesses da elite criolla, mas, tal como os anseios da maioria dos outros deputados americanos, eram expressos em termos liberais e altrustas.

A idia monrquica continuava suficientemente atraente para constituir as bases do compromisso que levou independncia de todo o Mxico, do Yucatn e da Amrica Central.

Embora motivada por antigas insatisfaes dos militares contra a poltica de desmobilizao das foras armadas aps 1814, a revoluo de 1820 obteve rapidamente o apoio dos grupos liberais em expanso na Pennsula.

Foi a instabilidade poltica, a prova da duplicidade espanhola, a permanente tenso entre o velho regime e o novo sistema liberal que mostraram aos mexicanos que o domnio imperial espanhol era agora irrelevante para eles e para seus interesses.

Os membros da sociedade mexicana que defendiam uma reforma moderada e uma monarquia constitucional tinham vencido. Essas metas eram conservadoras quando comparadas aos objetivos radicais das revolues de Hidalgo e de Morelos, mas no eram necessariamente reacionrias.

A independncia ocorreu, portanto, porque a restaurao do regime constitucional mostrou que o esprito imperial espanhol do altar e da coroa estava morto, e o objetivo do liberalismo constitucional espanhol era manter os territrios americanos em dependncia colonial. Isso estimulou a reafirmao de todas as velhas queixas contra o domnio espanhol e, se j haviam sido validas sob o absolutismo, agora, sob o regime liberal, elas se faziam sentir de modo ainda mais intenso.

A confuso na Amrica Central se resolveu, pelo menos temporariamente, quando, uma tentativa de persuadir os indecisos a juntar-se ao Imprio Mexicano, Itrbide ameaou enviar tropas mexicanas Amrica Central.

Em 9 de janeiro de 1822, Ganza anunciou a unio de toda Amrica central ao Mxico. No entanto, alguns da Amrica Central resistiram unio.

Em todo Mxico e na Amrica Central, a perda de confiana, a insegurana e a incerteza tramavam contra a recuperao econmica. A ascenso do militarismo desenfreado, a irrupo de um regionalismo que no era coibido pelas autoridades centrais, a disseminao do banditismo e da violncia poltica todos esses efeitos

indiretos da luta pela independncia continuaram a assolar a regio. Os problemas sociais e econmicos de longo prazo no puderam ser resolvidos em meio instabilidade poltica e ao conflito civil que perduraram durante as varias dcadas vindouras. Todos os demais Estados poderiam, talvez, ter sido resolvidos se tivesse sido feito um acordo sobre a forma poltica que os novos Estados deveriam assumir. As conquistas de Itrbide e do Plano Iguala foram imensas mas foram limitadas, porque agora o Mxico e a Amrica Central tinham de iniciar o processo de reconstruo de sua prprias estruturas sociais, econmicas e polticas.

S-ar putea să vă placă și