Sunteți pe pagina 1din 2

A BNO DA HONRA. TEXTOS BASE: Ester 6:9 a 11.

9 entreguem-se as vestes e o cavalo s mos dos mais nobres prncipes do rei, e vistam delas aquele a quem o rei deseja honrar; levem-no a cavalo pela praa da cidade e diante dele apregoem: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar. 10 Ento, disse o rei a Ham: Apressa-te, toma as vestes e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que est assentado porta do rei; e no omitas coisa nenhuma de tudo quanto disseste. 11 Ham tomou as vestes e o cavalo, vestiu a Mordecai, e o levou a cavalo pela praa da cidade, e apregoou diante dele: Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar. 12 Depois disto, Mordecai voltou para a porta do rei; porm Ham se retirou correndo para casa, angustiado e de cabea coberta.

Daniel 5:19 a 21.


19 Por causa da grandeza que lhe deu, povos, naes e homens de todas as lnguas tremiam e temiam diante dele; matava a quem queria e a quem queria deixava com vida; a quem queria exaltava e a quem queria abatia. 20 Quando, porm, o seu corao se elevou, e o seu esprito se tornou soberbo e arrogante, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glria. 21 Foi expulso dentre os filhos dos homens, o seu corao foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; deram-lhe a comer erva como aos bois, e do orvalho do cu foi molhado o seu corpo, at que conheceu que Deus, o Altssimo, tem domnio sobre o reino dos homens e a quem quer constitui sobre ele.

Et.10:3.
Pois o judeu Mordecai foi o segundo depois do rei Assuero, e grande para com os judeus, e estimado pela multido de seus irmos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo da sua raa
3

A - O ESPRITO DE HAM ILUDE E ENGANA. Ham foi enganado por um esprito maligno que o alimentou e iludiu e fez com que tomasse atitudes erradas a ponto de perder toda a honra que tinha; e ainda teve que honrar aquele que no se dobrava a ele, Mordecai, grande servo de Deus. Mordecai recebeu toda essa honra porque no se deixou levar pela iluso passageira do poder. Mesmo sendo honrado a ponto de receber a coroa do rei, andar no cavalo do rei, e ser exaltado pelo primeiro-ministro da Prsia, Mordecai voltou tranquilamente para a porta do rei sem se exaltar ou se deixar levar pela soberba. Essa atitude o preservou e no futuro ele foi honrado, no s mais uma vez, mas definitivamente pois ningum mais o tirou do lugar alto. Ham no procedeu assim e foi depois enganado.Da mesma forma que Ham foi enganado, houve um outro rei que se deixou levar pelo engano desse esprito maligno, o rei Nabucodonosor. Nabucodonosor se deixou entorpecer pela iluso do poder e foi roubado na sua honra. Estava no lugar mais alto daquele reino e foi precipitado ao lugar mais baixo. Nabucodonozor cometeu grandes erros na sua caminhada no Reino. B - OS ERROS DE NABUCODONOSOR FORAM: -Deixou seu corao se elevar. -No reconheceu a Deus nos lugares altos. -No valorizou o que recebera do Senhor. -Se deixou dominar por um esprito de arrogncia e soberba. -No permitiu que o Cus dominassem sobre ele. C - EM CONSEQNCIA VEIO A DESONRA: -Pois foi derrubado do Trono Real.

-Passou a comer do pior da terra. -Viveu como um animal. -Ficou exposto, sem cobertura. - A Glria de Deus passou da vida dele.

Repita comigo: Eu no vou me deixar mais enganar por nenhum esprito de soberba, de arrogncia que queiram roubar a minha honra. Eu me humilho diante do Senhor, me humilho diante dos seus enviados, pois reconheo que na minha humilhao que vir a minha honra. Peo perdo por ter sido soberbo, por ter desprezado a cobertura da Igreja Apostlica e de seus enviados, e a partir de agora vou honr-los em tudo o que fizerem. Eu vou viver assim a honra de Mordecai, em nome de Jesus, amm!

Daniel 4: 34,36 e 37.


34 Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao cu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domnio sempiterno, e cujo reino de gerao em gerao. 36 To logo me tornou a vir o entendimento, tambm, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinria grandeza. 37 Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalo e glorifico ao Rei do cu, porque todas as suas obras so verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.

D - EU RECEBO A BNO DA HONRA QUANDO: Em 1 lugar, fico atento s revelaes de Deus e vigio. Mc.13:35-37
35 Vigiai, pois, porque no sabeis quando vir o dono da casa: se tarde, se meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manh; 36 para que, vindo ele inesperadamente, no vos ache dormindo. 37 O que, porm, vos digo, digo a todos: vigiai!

Em 2 lugar, elevo os olhos aos cus em gratido. Salmos 143:8


Faze-me ouvir, pela manh, da tua graa, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.

Em 3 lugar, bendigo ao Senhor mesmo no dia mau.


Hc 3:17e 18.
Porque ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos no produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais no haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvao.

E - TRABALHE PARA ESTAR MAIS PROXIMO DO REI. Et.10:2 .


Quanto aos mais atos do seu poder e do seu valor e ao relatrio completo da grandeza de Mordecai, a quem o rei exaltou, porventura, no esto escritos no Livro da Histria dos Reis da Mdia e da Prsia?
2

S-ar putea să vă placă și