Sunteți pe pagina 1din 2

Maioria simples - Ocorre nos casos em que, em uma eleio, o candidato mais votado, sem levar em considerao a proporo,

assume o cargo em disputa. Assim como a maioria absoluta, a maioria simples exige participao de metade mais um dos membros que compe a casa. A diferena que na maioria simples se exige a metade dos indivduos presentes sesso, e no o total do grupo que compe a casa.

Maioria absoluta - Vide maioria. Eleio por maioria absoluta - Aquela em que os votos compreendem a metade do total possvel mais um.
TEORIA DAS MAIORIAS As maiorias podem ser: a) simples ou relativa = o referencial numrico para o clculo o nmero de membros presentes, desde que haja quorum (que o de maioria absoluta). Exigida para as leis ordinrias

b) qualificada = o referencial numrico para o clculo o nmero de membros da casa, estando ou no presentes desde que haja quorum para ser instalada. Pode ser:

I) maioria absoluta = a unidade ou o nmero inteiro imediatamente superior metade. O conceito equivocado de maioria absoluta como a metade mais 1 s vale para os conjuntos pares, sendo incorreto para os conjuntos mpares (lembre-se que em nosso sistema a maioria dos conjuntos so mpares, ex. STF = 11, SF = 81 e CD = 513). Exigida para as leis complementares.

II) maioria de 3/5 = exigida para as emendas constitucionais.

* CD = 513 membros (MA = 257 e 3/5 = 308) * SF = 81 membros (MA = 41 e 3/5 = 49)

As maiorias apresentam uma ordem crescente de flexibilidade formal.

O art. 47 regra geral aplicada a todos os casos, salvo expressa exceo. Diz: Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses sero tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros. Quando a constituio diz maioria sem adjetivar est se referindo maioria simples. Portanto, quando a constituio no estabelecer exceo as deliberaes de cada Casa sero tomadas por maioria simples, desde que o quorum seja de maioria absoluta. - quorum: o nmero mnimo de membros que devem estar presentes para que a sesso daquele rgo possa ser instalada. A Constituio exige que este nmero seja de maioria absoluta.

Qurum para Deliberao


Maioria Simples, a maioria de votos presentes Maioria Absoluta, a metade mais um dos membros do Congresso Nacional, de suas Casas ou Comisses, necessrios nos casos de:

Perda de mandato parlamentar Rejeio do veto presidencial Aprovao de leis complementares Aprovao do Senado Federal de indicao do Presidente da Repblica para cargo de Ministro do STF ou STJ

Camara dos Deputados 513 Deputados (Maioria Absoluta 257 Deputados) Senado Federal 81 Senadores (Maioria Absoluta 41 Senadores) Congresso Nacional 594 membros (Maioria absoluta 298 membros)

Maioria Qualificada, nmero superior a maioria absoluta.


o

Exemplo:

2/3 (dois teros) dos Deputados Federais para instaurao de processo contra Presidente da Repblica 3/5 (trs quintos) de cada Casa para aprovao de Emenda Constitucional 2/3 (dois teros) do Senado Federal para julgamento do Presidente da Repblica e outros por crime de responsabilidade.

S-ar putea să vă placă și